segunda, 02 de dezembro de 2013

Cupcakes de chocolate branco

115 Comentários

Comecei a fisioterapia faz duas semanas e isso foi parte do motivo pelo qual eu não postei nada esses dias. Vou sempre antes do trabalho, bem cedo. Nos dias que faço a fisio, meu joelho realmente fica muito, muito melhor. Consigo chegar ao fim do dia, pelo menos! Porém, nos fins de semana não tem fisioterapia e daí o joelho dói demais. Parece que eu não fiz nada a semana toda, parece que o esforço na fisio não está mudando nada.

cupcakes_chocolate_branco
É bem frustrante e um pequeno desespero começa a bater: será que estraguei meu joelho pra sempre? Acabou a solução? Nunca mais vou passear pelas ruas de cidades que quero visitar no futuro? Nunca mais vou chegar ao fim de um dia comum sem a sensação de ter uma corda invisível puxando minha patela para cima como se fosse descolar da perna e sair voando?
Bem, só me resta continuar o tratamento – nem academia ou pilates eu posso, minha fisioterapeuta me proibiu por enquanto – e torcer para uma melhora lenta, mas efetiva e duradoura.

cupcakes_chocolate_branco2
Nessa vibe levemente depressiva, preciso de mais açúcar e doce na vida porque açúcar = amor, né. Então, um cupcake de chocolate branco ajuda nessas horas.

Cupcake de chocolate branco
Rende: 12 cupcakes

113g de manteiga
2/3 de xícara (130g) de açúcar
3 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha ou essência
1 1/2 xícaras (195g) de farinha
1 1/2 colheres de chá de fermento
1/4 de colher de chá de sal
1/4 de xícara de leite

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Bata a manteiga e o açúcar por 3 minutos em velocidade média, até que fique pálido e fofo.
2 – Acrescente os ovos, um a um, batendo bem após cada adição. Termine com o extrato de baunilha, batendo novamente.
3 – Em uma tigela grande, peneire a farinha, o fermento e o sal juntos, garantindo que está bem misturado. Meça a quantidade de leite e reserve.
4 – Alterne a adição dos ingredientes secos e o leite à mistura de manteiga, açúcar e ovos. Faça em cinco partes: farinha, leite, farinha, leite e terminando sempre com a farinha.
5 – Divida a massa entre as forminhas, preenchendo até 2/3 de cada, e leve para assar por 16 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.

Recheio: Ganache de chocolate branco
200g de chocolate branco, picado
80g de creme de leite (fresco ou uht)

1 – Ferva o creme de leite em uma panela e despeje sobre o chocolate picado. Aguarde 2 minutos e depois mexa com um fouet, tomando cuidado para não incorporar ar.
2 – Outra opção é misturar os dois ingredientes em uma tigela e levar ao microondas de 15 em 15 segundos, mexendo entre cada um, até derreter tudo. Seja qual for sua opção, quando tiver sua ganache pronta, reserve-a em temperatura ambiente por 2 horas até esfriar, ou por 30 minutos na geladeira.

Cobertura: Brigadeiro de chocolate branco
395g (1 lata) de leite condensado
200g de creme de leite uht
120g de chocolate branco picado
1 colher de sopa de leite em pó

1 – Leve todos os ingredientes ao fogo baixo em uma panela e mexa até chegar ao ponto em que a cobertura cai em pedaços da espátula quando levantada. Leva aproximadamente 30 minutos no fogo baixo, mas você pode fazer no fogo médio/alto e levará em torno de 15 ou 18 minutos. Porém, vai requerer mais atenção e vigor nas mexidas na panela!

cupcakes_chocolate_branco3
Retire o miolo de cada cupcake, conforme eu ensino aqui, recheie com a ganache de chocolate branco e cubra com o brigadeiro. Bom ou não? Eu duvido que sobre algum por aí. Se quiserem uma voltinha igual a minha, basta usar o clássico bico 1M da Wilton e fazer duas voltinhas bem cheias, até chegar a essa altura.

O que te anima num momento deprê?

  1. Jenifer Oliveira
    02 de dezembro de 2013 - 08:39

    Oi Ju, vc sempre nos alegrando com suas maravilhosas receitas!
    E não desanime não! Faz pouco tempo que vc começou a fisio, tenho certeza que a longo prazo tudo irá melhorar!!! #FocoForçaFé
    Para melhorar minha deprê nada melhor do que um banho de loja, com direito a cabelo, unhas e até uma massagem! E claro uma reunião com os amigos para dar umas boas risadas ajuda muito mais!!! Beijos e boa fisio!

    • 13 de dezembro de 2013 - 00:09

      Jenifer, queria que a fisio me sarasse em 3 sessões! Hahahahaha, mas sei que é apenas milagre. Beijos e obrigada pelo apoio!

  2. Silvia
    02 de dezembro de 2013 - 10:33

    Oi Ju, curto demais o seu blog. Suas receitas são ótimas e já fiz várias.
    Melhoras para o seu joelho. Em breve vc estará ótima e poderá realizar todos os seus passeios!!
    Beijos.

    • 13 de dezembro de 2013 - 00:09

      Silvia, obrigada pelo apoio! :)

  3. Elaine Sousa
    02 de dezembro de 2013 - 12:54

    Oi Juliana, comecei a acompanhar seu blog recentemente e adorei as receitas! Que bom que generosamente as compartilha conosco! Uma pena que esteja com esse problema no joelho, pois sentir dor constantemente não é nada agradável, afeta o humor, a disposição, os relacionamentos… Mas que Deus abençoe a sua recuperação e os profissionais que estão cuidando de você para que esteja bem logo!

    • 13 de dezembro de 2013 - 00:10

      Elaine, muito obrigada pelo carinho e pelos votos de melhora. Espero que continue visitando o blog!

  4. Flávia
    02 de dezembro de 2013 - 16:45

    Oi Ju!!! Boa noite!!!
    Ontem a noite estava olhando o seu site, para ver alguma coisa pra fazer hj!!!
    Pois estou de ferias na Itália na casa do meu namorado!!
    Como ele mora em uma cidade bem pequena a única coisa de podemos fazer nesse frio eh algo para comer!!!
    Então decidi fazer um cupcake de chocolate com amêndoa!! Jah q tem muito aqui!!
    Eu não tinha o termômetro, então decidi fazer soh com a amêndoa triturada!
    Resultado: ficou horrível!!! Hahaha
    A massa ficou meio gelatinosa assim!!
    Mas tudo bem!! Pq mudei totalmente a receita!!
    Jah tinha feito essa massa de chocolate sem a amêndoa, aqui do seu site!! E ficou maravilhosa!!
    Resolvi testar!! E deu super errado!!
    Dai vi essa receita de hj!! Vamos fazer!!
    A massa ficou uma delicia!! Soh q a bundinha queimou um pouquinho!
    E como nunca acho baunilha aqui, coloquei a semente da fava!! Q custa 1 euro a embalagem com 2!!!
    O recheio fiz aquele de limão siciliano!! Q eh o único q tem aqui!! Resultado: ficou azedo q nossa!!
    Mesmo assim meti no meio do cupcake de baunilha!!
    De cobertura peguei um leite condensado(q depois de muita busca tinha encontrado em um mercado e estava guardando para uma ocasião especial, pois uma lada, quando acha, custa 4 euros, ou seja 12 reais e pouco), cozinhei com o creme de leite, não tinha chocolate branco, coloquei o preto mesmo!!
    Mas ficou mole!! Soh q tem uma explicação, decidi fazer uma ganache de briga branco! Cozinhei o leite condensado e depois coloquei o creme de leite!! Resultado: ficou doce demais!!! Meti denovo na panela com um pouco de chocolate preto !! E deu uma coisa mais ou menos!!!
    São quase 8 horas e terminei soh agora!!
    Desculpa escrever um livro!!
    Mas queria te contar!!!
    Jah li o seu site inteiro e estou fazendo as receitas pouco a pouco!!
    Sempre com ajuda do meu amor lindo!!
    Prometo q não vou mais mudar a receita tão drasticamente como fiz hj!!!
    Se quiser alguma coisa da Itália me avisa!!
    Estou voltando 28 de dezembro!! Se quiser algo eu te envio quando voltar!!
    Um bjo
    E muito obrigada pelas receitas maravilhosas!!!

    • 13 de dezembro de 2013 - 00:18

      Nossa Flávia, que aventura gastronômica! O que eu posso te dizer pra não desanimar é que substituir ingredientes em confeitaria é complicado mesmo. Não é como cozinha comum, onde você mede a quantidade de sal pelo seu gosto. Confeitaria tem que ser exata, senão não da certo. Mas não tem problema, porque você vai conhecendo as técnicas pela prática!
      Se eu pudesse te pedir algo da Itália, seria o país inteiro. Amo esse lugar, meu sonho é viajar para conhecê-lo!
      Beijos!

  5. Flávia
    02 de dezembro de 2013 - 16:46

    Meu deus!!! Q enorme q ficou meu comentário!!!
    Hahaha!!
    Desculpa!!

  6. Tatiana
    03 de dezembro de 2013 - 12:01

    Oi Juliana sou uma seguidora do seu trabalho! Adorei as dicas e as receitas! Gostaria de saber se no rendimento das receitas trata-se de cupcakes do tamanho grande? Vc acha que se fazer mini ficam mais secos?

    • 13 de dezembro de 2013 - 00:23

      Tatiana, todos os meus rendimentos são para cupcakes do tamanho tradicional. Para saber quanto rende de minis, basta multiplicar por 2 (geralmente chega a dar até um pouco mais). Os minis não ficam secos se você se atentar para o tempo de assar no forno, que deve diminuir quase para a metade do indicado na receita padrão. Beijos!

  7. Sheila Rodrigues
    03 de dezembro de 2013 - 15:04

    Oi Juliana! Você sempre com essas lindas, apetitosas e abençoadas receitas!!! Muito obrigada por sua disposição e carinho em passar cada detalhe! Oro a Deus e desejo que seu joelho seja totalmente restaurado, sobretudo que seja feita a Boa, Perfeita e Agradável Vontade do Senhor, pois Ele tem grandes propósitos em tudo, mesmo na dor! Creio que Ele te fortalece a cada dia! Deus te abençoe sempre!

    • 13 de dezembro de 2013 - 00:24

      Sheila, obrigada pelo carinho e pelos votos de saúde! Um beijo!

  8. Ana Letícia
    03 de dezembro de 2013 - 15:13

    Ju, me ajuda! Eu faço meus Cupcakes há algum tempo com meu namorado e nós enfrentamos um problema :( Mesmo usando o bico 1M da Wilton nossa voltinha não fica sólida. Ela dá essa volta e desmancha. Não sobe, não fica dura. Muitas vezes fica como uma bola em cima do cupcake porque desmancha todo. O que estamos fazendo de errado? As primeiras até que quase funcionavam, mas a prática não tá levando à perfeição, mas sim à ruína kkk cada dia mais feias. O que fazer pra ela ficar alta e durinha? :/ Bjs, aguardo resposta.

    • 13 de dezembro de 2013 - 00:25

      Oi Ana! Tem certeza que sua cobertura está numa consistência boa para a voltinha? O ponto chave da voltinha é isso. Beijos!

  9. 03 de dezembro de 2013 - 19:04

    Oi Ju! Força nessa sua nova fase! Sei que não eh fácil passar por um problema desse, acredite que as fases ruins passam como as boas! Vc vai melhorar e confie nisso! Adoro suas receitas e seu blog foi muito inspirador para mim! Também adoro cozinhar e tenho uma paixão especial por cupcakes! Vc vai ficar ótima se Deua quiser para correr atrás de novas descoberts culinárias e dividir com a gente! Um grande beijo

    • 13 de dezembro de 2013 - 00:28

      Michelle, espero mesmo que eu melhore logo. Obrigada pelos votos de saúde e pelo carinho! :) Beijo grande!

  10. 03 de dezembro de 2013 - 23:06

    Querida! Vim só desejar melhoras. Espero que passe por tudo isso com muita fé,pq sei que a fé cura qualquer coisa, até as mais impossiveis. Seja forte na fé e vc vai ficar bem.
    Adoro sua pagina, suas receitas e suas fotos!
    Fique bem! Estou torcendo por vc.
    Beijos

    • 13 de dezembro de 2013 - 00:28

      Isa, obrigada pelo carinho! Beijo!

  11. Larissa
    05 de dezembro de 2013 - 20:59

    A única coisa que me anima e ‘conversar’ com Deus, nao há como nao achar que amanha td vai melhorar! Se pudesse mandaria um doce de cupuaçu p vc, é a cara da minha Manaus e uma delicia! Vc iria se animar criando alguma gostosura…duvida: na receita vc fala de uma gema, coloco os ovos separados gemas de claras? E a ganache foi de recheio mesmo? E o brigadeiro de cobertura? Rsrs…vai passar e mta gente lendo seu blog e torcendo por vc! :)

    • 15 de dezembro de 2013 - 00:08

      Larissa, era um erro da receita. Agora está certa! Beijos!

  12. Daniele Pimentel
    06 de dezembro de 2013 - 20:49

    Que legal Ju, receitinha em gramas! Muito obrigada!E confie em Deus que tudo dará certo!

    Abraços!

  13. Eduarda Morandi
    09 de dezembro de 2013 - 00:32

    Ei Ju, tudo bem? Estou testando essa sua receita de cupcakes de baunilha já tem uns dias, a diferença é que faço mini cupcakes com ela, sinto que ela fica um pouquinho densa, não tão soltinha e molhadinha como outras que testei, o que será que pode ser? É assim mesmo ou posso estar fazendo algo de errado? Depois que retiro eles da forma eu dou uma molhadinha com leite condensado e água, ai sim fica perfeitinho e bem molhadinho!
    Ah, incorporo a farinha fora da batedeira, pois li seu post sobre mexer demais e ele ressecar… então isso não pode ser né?
    Help!
    Beijosss

    • 15 de dezembro de 2013 - 00:23

      Eduarda, essa massa de baunilha fica bem fofinha, mas não tão molhadinha assim. Talvez você esteja deixando a massa muito tempo no forno, já que está fazendo minis. Eles tem que ficar bem menos tempo no forno. Geralmente, o recheio do cupcake é molhadinho, então torna a massa toda mais úmida, mas se você prefere mais do que isso, pode continuar molhando como você está fazendo. Beijos!

  14. 09 de dezembro de 2013 - 19:45

    adorei o blog parabéns pelo blog ;D

  15. Michelle Porto
    12 de dezembro de 2013 - 10:19

    Ju, tenho uma duvida qto ao armazenamento dos cupcakes!!! Pode me ajudar???

    Devo armazena-los na geladeira? Isso é regra? Onde moro é mto quente, calor do sertão …rsrs…. E não sei o que fazer!!! Os de cobertura com ganache tbém coloca na geladeira???

    Me ajuda, please!!!???

    Obrigada, Michelle

    • 21 de dezembro de 2013 - 12:31

      Michelle, cupcake, assim como bolos em geral, devem ser consumidos em temperatura ambiente para melhor saborização dos ingredientes da massa. Ou seja, se você colocar um bolo amanteigado na geladeira, a manteiga dentro dele vai endurecer, e quando você for comer ela vai demorar para derreter na sua boca. Isso é apenas um dos “problemas”. Porém, vivemos em um país tropical, então geralmente coberturas como buttercream e recheios cremosos não seguram bem em temperatura ambiente, porque é muito calor.
      Logo, a resposta pras suas perguntas é: depende. Depende da massa, do recheio, da cobertura, do que você usou (frutas frescas devem ser rapidamente consumidas), etc.
      Beijos!

  16. raquel maria vieira
    12 de dezembro de 2013 - 15:12

    oi Ju, descobri essa semana seu site e estou amando. estou me aventurando no mundo dos cupcakes, mas até agora todas as coberturas que faço ficam moles. gostaria de alguma receita que a cobertura fique linda e de pé. por favor me ajude. bjinhos

    • 21 de dezembro de 2013 - 12:33

      Raquel, o blog tem muitas receitas de cobertura. Dê uma “passeada” por aqui que você encontra! Beijos!

  17. 12 de dezembro de 2013 - 18:09

    Cupcakes são tão lindinhos. A única coisa que não gosto é que acho alguns doces demais… Tenho uma amiga que faz uns incríveis, mas eu nunca me aventurei… Vou tentar!
    OBS:Melhoras para o seu joelho. :)

    • 21 de dezembro de 2013 - 12:34

      Se você balancear bem os ingredientes, cupcake não fica muito doce! :) Beijos!

  18. Leticia
    16 de dezembro de 2013 - 10:59

    Ju, essa receita de cobertura dá pra colocar corante? aguenta bastante fora da geladeira?

    • 21 de dezembro de 2013 - 12:39

      Leticia, pode colocar corante sim. Ele segura perfeitamente fora da geladeira, por uns 2 dias. Beijos!

  19. 17 de dezembro de 2013 - 00:05

    I hope your knee starts to feel better soon!! This gorgeous cupcake should definitely help make you feel better – gorgeous as always!

    • 21 de dezembro de 2013 - 12:44

      Amanda, glad you liked the cupcakes. Thanks for the wishes! :)

  20. Dani
    18 de dezembro de 2013 - 19:54

    Qual chocolate branco você usa Juliana?? Melhoras, e um ótimo final de ano ;*

    • 21 de dezembro de 2013 - 22:17

      Dani, eu prefiro Callebaut, mas o preço costuma ser muito alto, então opto pelo Sicao. :)

  21. 20 de dezembro de 2013 - 13:38

    Menina, estou louca pra experimentar tuas receitas de buttercream e pasta americana pra fazer uns cupcakes lindos pro natal! Você podia postar uma ideias né? Já vi lacinhos e coisas do gênero, vou tentar mesclar as duas coisas!
    Vou seguir direto seu blog, adorei tudo!
    Abraço

    • 21 de dezembro de 2013 - 22:20

      Ananda, cupcakes de Natal estarão no blog, pode esperar! Beijos!

  22. 28 de dezembro de 2013 - 14:02

    Oi, Ju! Adoro ler suas postagens (que vão além de apenas deixar receitas). Curso fisioterapia e quis vim te deixar uma mensagem de apoio! O tratamento às vezes parece chato e inválido, mas há resultados sim, não se preocupe. Acho até mais fácil quando é o caso de patologia de joelho, mas a dor realmente pode ser incômoda. Se não ver resultados, procure outro local pra fazer seu tratamento. Todos estudamos as mesmas coisas mas infelizmente nem todos seguimos com o mesmo carinho a profissão… Um feliz 2014!

    • 10 de janeiro de 2014 - 23:09

      Patricia, acho que é isso que está acontecendo. Estou me tratando em um lugar muito esquisito. Acho que vou trocar!
      Obrigada pelo incentivo! Beijos!

  23. katia
    31 de dezembro de 2013 - 19:17

    Fiz essa receita mas coloquei um pouco de gelatina sem sabor, ficou perfeito…

  24. 14 de janeiro de 2014 - 22:15

    Fiz a sua receita e ficou uma delícia! Publiquei no meu blog! :)
    http://culinariacadecasa.blogspot.com.br/2014/01/cupcake-de-chocolate-branco-e-amendoim.html
    Parabéns pelo blog e pelas receitas deliciosas!

    • 16 de janeiro de 2014 - 16:09

      Adriana, que bom que gostou da receita! Ficaram muito bonitos! Beijos!

  25. Camila Farias
    16 de janeiro de 2014 - 13:46

    Prezada JU,
    Estou amaaaaaando seu blog, além de muito charmoso a redação o torna muito atrativo, bem casual!!
    Obrigada pelos toques, fiz o Nhá benta e foi só SUCESSSSSSO, aqui em Recife!!!

    Bjssssssssssssxxx

    Obrigada,

  26. Jessica Mayara
    21 de janeiro de 2014 - 11:37

    Oie, estava pesquisando receitas e encontrei esse blog e simplismente amei ! Parabéns pelo seu trabalho e que de tudo certo na sua vida.
    Sou apaixonada por confeitaria e vou fazer as receitas!

    • 29 de janeiro de 2014 - 22:19

      Jessica, que bom que achou o blog! Espero que continue sempre por aqui!

  27. Iara
    24 de janeiro de 2014 - 11:07

    Bom diia, Ju. Adoro as receitas do blog e o mais legal é que vc além de ensinar a receita, dá dicas e fala sobre suas experiências.
    Sábado irei fazer esses com minha irmã, se eu substituir por chocolate meio amargo tem algum problema?
    Estou muito ansiosa porque apenas os cupcakes já fiz antes e coberturas menos “artísticas” posso assim dizer, mas resolvi encarar o desafio e farei o recheio e a cobertura. Assim que ficarem prontos postarei fotos (se ficarem bonitos, claro hauhahhah)e coloco o link aqui pra vc ver como ficaram.

    Obrigada por todas as suas postagens, beijos.

    • 29 de janeiro de 2014 - 22:31

      Iara, se você usar chocolate meio amargo, vai ter que alterar a quantidade para o recheio: 100g de creme de leite e 180g de chocolate meio amargo. Para a cobertura de brigadeiro, basta substituir a mesma quantidade para o chocolate meio amargo. :)
      Quando eles estiverem prontos, me envie as fotos pelo e-mail: contato@cupcakeando.com.br. Adoro ver as criações de vocês!

  28. Roberta
    31 de janeiro de 2014 - 12:23

    Juliana, boa tarde!
    Estou encantada com suas receitas e seus cupcakes!
    Já fiz algumas e deu super certo! Ameeeei!!
    Agora vou fazer essa de chocolate branco!
    Muito bom poder contar com um apoio culinário deste tipo, onde as receitas realmente dão certo!
    Melhoras pra vc no seu tratamento para o joelho! Que Deus te abençoe!
    Uma abraço!

    • 11 de fevereiro de 2014 - 13:43

      Roberta, que bom que gosta do blog! Se precisar de ajuda, basta comentar que eu respondo! :) Beijo grande!

  29. Roberta
    31 de janeiro de 2014 - 12:25

    Ah, me esqueci de perguntar…..
    Gostaria de fazer alguns cupcakes para o aniversário da minha filha de 1 aninho….você sabe quanto tempo “dura” um cupcake deste de chocolate branco? Pensei em fazer 2 dias antes, o que acha? Será que fica bom?

    Obrigada

    • 11 de fevereiro de 2014 - 14:10

      Roberta, eles ficam bons por uns 3 dias, mas quanto mais fresco ele for feito, mais gostoso ele fica. Beijos!

  30. Clarissa
    21 de fevereiro de 2014 - 23:45

    Ah.. Ju… Como agradecer?!

    Salvando a vida dessas iniciantes de cupcakes! E esse brigadeiro branco..O q é isso!?!? Delicioso!

    Ainda to pegando o jeito de fazer as coberturas, ainda erro o ponto, fica mole ai coloco na geladeira rssss …mas ate q no final dá certo!

    Gosto muito de fazer coberturas de doce de leite e nutella, misturo com o creme de leite, p amolecer um pouco e quebrar um pouco do doce.

    Ju, obrigada por compartilhar e nos ensinar! Bjs

    • 27 de fevereiro de 2014 - 21:10

      Clarissa, que bom que gosta do blog! Obrigada pelos elogios! :)

  31. Paula
    13 de março de 2014 - 19:29

    Olá Jú!
    Quero saber se a ganache de chocolate branco derrete se ficar fora da geladeira?
    Obrigada

    • 23 de março de 2014 - 15:10

      Paula, a ganache dessa receita não derrete fora da geladeira, mas ela fica em uma consistência ideal para recheio, que não é boa para, por exemplo, fazer a voltinha em cima do cupcake. Beijos!

  32. Angela
    15 de março de 2014 - 19:51

    Juliana, estou procurando um cupcake que possa tingir de azul. Minha filha participa de uns Encontros de Semi-Deuses ( sobre Percy Jackson) e a cor preferida dele é azul. Será que com esta receita daria certo? E qual tipo de corante devo usar? Liquido ou em gel? A cobertura de brigadeiro, fica ótima e maravilhosa tingida, mas gostaria de fazer o bolinho tb.
    Essa receita dá certo para minis?
    E para minis de chocolate, vc tem alguma receita especial?
    Tenho feito várias de suas receitas, e elas são ótimas!
    É muito bom achar um blog que as receitas realmente dão certo.
    Bjs

    • 23 de março de 2014 - 15:27

      Angela, dá certo sim, basta usar corante líquido ou em gel. Em gel costuma ser melhor porque é mais concentrado e você usa menos. Qualquer receita de cupcake também da certo com minis, basta ajustar o tempo no forno! Use a minha receita de chocolate que fica uma delícia!

  33. Kristen Elisandra
    06 de abril de 2014 - 00:43

    Oi Juliana tudo bem? Estou com uma dúvida, derreti o chocolate, usei corante de chocolate para tingir depois coloquei o creme de leite e aí, ele ficou estranho soltando óleo de monte o que pode ter acontecido??? Bjks

    • 15 de abril de 2014 - 20:54

      Kristen, você deve ter feito com chocolate branco, certo? Ele tem mais gordura que os outros. Isso junto com o corante, que também é oleoso, deve ter fica muito gorduroso. Outro fator é que talvez você tenha mexido a ganache com vigorosidade demais, e os óleos se soltaram. Ganache tem que ser tratada com carinho. Beijos!

  34. Cristiane
    11 de abril de 2014 - 09:34

    Juliana, muito obrigada pela receita maravilhosa! Meu marido ama chocolate branco aí fiz os cupcakes pro aniversário dele e ficaram deliciosos, isso que foi minha primeira vez fazendo.. obrigada por compartilhar tantas boas receitas!

  35. Taís Abreu
    30 de abril de 2014 - 00:14

    Hoje não tive muito sucesso! preciso de um help! Foi minha 2a. fornada de Cupcakes, e escolhi essa receita. Mas exagerei um pouco na quantidade e extravasou pra fora da forminha :( O que quero saber, Juliana, é…´qual a quantidade mais adequada pra por na forminha? Depende de cada massa? Tem um segredo pra acertar?

    • 04 de junho de 2014 - 10:23

      Taís, depende de cada massa, mas uma regra geral é 2/3 da forminha de papel. O ideal mesmo é você assar apenas um com 2/3 da forminha para ver como a massa se comporta e depois preencher todas as cavidades em outra fornada. Beijos!

  36. 20 de julho de 2014 - 17:31

    qual bico vc usa nas coberturas

  37. Giu Fantini
    27 de julho de 2014 - 17:23

    Ola, Juliana!

    Você pode me tirar uma dúvida a respeito do ganache?!
    Todas as vezes que faço o ganache, primeiro que é uma briga com ele, porque as vezes não fica consistente como eu quero, ou as vezes fica consistente demais!
    Mas a minha dúvida mesmo é que quando ele da certo, depois de um tempo que os cupcakes já estão confeitados, o ganache começa a ficar duro de fora pra dentro. Isso é normal mesmo?! Porque eu vejo fotos de coberturas de ganache e eles não parecem estar secos como ficam os meus.

    Obrigada desde já!

    • 14 de agosto de 2014 - 00:11

      Giu, você precisa acertar a proporção ideal de chocolate e creme de leite para o lugar onde você mora, de acordo com as condições climáticas. A ganache geralmente fica dura do lado de fora sim, porque está em contato com o ar e isso é natural. As coberturas de ganache que não ficam assim provavelmente possuem aditivos como emulsificantes ou glucose. Beijos!

  38. Michele
    20 de agosto de 2014 - 20:42

    Juliana, amo seu blog e babo nas receitas.
    Vou fazer cupcakes de baunilha com cobertura de ganache branca pro chá de bebê de uma amiga.
    Essa receita de ganache dá pra cobertura? Faz a voltinha legal?
    Bjs e espero que seu joelho ja tenha melhorado

    • 20 de agosto de 2014 - 22:47

      Michele, esse ganache fica mole demais pra usar saco de confeitar e decorar. Para ganache branca que dê pra colocar no bico, use 3 partes de chocolate branco pra 1 parte de creme de leite. Beijos!

  39. Kátila
    05 de setembro de 2014 - 20:28

    Oi,Ju!

    Adoro seu site, as receitas são ótimas, as fotos lindas! Um primor!
    Estou me aventurando a fazer cupcakes para o casamento de uma amiga e queria saber quantos cupcakes consigo cobrir com essa receita de brigadeiro branco.

    Obrigada!
    Kátila

    • 09 de setembro de 2014 - 07:52

      Kátila, dos cupcakes grandes, uns 16 a 18 cupcakes, mas isso depende muito de como você faz a sua voltinha. Eu não capricho muito nela porque acho enjoativa e visualmente feio, então costuma render isso aí, até mesmo 20 dependendo. Mas se você caprichar muito, não cobre nem 12 hahahaha. Beijos!

  40. Patrícia Frota
    21 de setembro de 2014 - 16:40

    Oi Juliana!! Estou começando a vender cupcakes na empresa onde trabalho e estão adorando. Comecei com uns bem simples: baunilha com recheio de brigadeiro branco/preto e cobertura de chantilly; chocolate com recheio de brigadeiro branco/preto e cobertura de chantilly. Hoje vou fazer um teste com morangos… o que você me aconselha a fazer? A massa de baunilha e o morango no recheio ou a massa de morango? Ah, mais uma perguntinha, se eu não tiver o bicarbonato de sódio, posso usar apenas o fermento em pó ou vai alterar alguma coisa?? Obrigadaa!!! PS: vou fazer essa receita de chocolate branco. Espero que dê certo rsss :) beijão

  41. Patrícia Frota
    21 de setembro de 2014 - 16:43

    Ah, só mais uma perguntinha… quanto seria 113g de manteiga em colheres de sopa? ou xícaras? Obrigada!

    • 30 de setembro de 2014 - 20:55

      Patrícia, acho que você já até deve ter feito o cupcake, né? Infelizmente o volume de comentários e e-mails é muito grande pra conseguir te responder de prontidão. :) Quanto às dúvidas, você pode sim substituir o bicarbonato por fermento na maioria das receitas, mas em algumas pode não ter o mesmo resultado de textura da massa. Beijos!

  42. Juliana Aleixo
    28 de setembro de 2014 - 09:19

    Oi, eu posso colorir a Cobertura de brigadeiro? Se sim com qual? Gel, líquido? Obrigada.

    • 30 de setembro de 2014 - 21:27

      Juliana, sim, com corante em gel!

  43. Gleici
    01 de outubro de 2014 - 13:05

    Esta cobertura cobre quantos Cupcakes?

    • 02 de outubro de 2014 - 09:49

      Gleici, de 14 a 16 cupcakes, mas depende muito de como você faz sua voltinha. Beijos!

  44. Andreá
    30 de outubro de 2014 - 23:20

    Qual corante posso usar na cobertura, meus filhos querem cupcakes rosa e azul rs

    • 17 de novembro de 2014 - 17:27

      Andreá, corante específico para chocolate ou em gel. Beijos!

  45. Ana Patricia Luna
    02 de dezembro de 2014 - 14:08

    Oi, estou adorando suas receitas. Nesta receita adicionei sonho de valsa na massa e ficou maravilhoso, a clientela esta amando. Beijos

  46. Amanda
    09 de janeiro de 2015 - 19:05

    Amo seu blog, gostaria de saber se posso tingir a ganache branco, com corante normal?

    • 10 de janeiro de 2015 - 12:09

      Amanda, pra tingir a ganache, você tem que usar corante próprio para chocolates, senão corre o risco de estragar sua mistura. Beijos!

  47. Carla
    08 de fevereiro de 2015 - 15:18

    Qual o bico de confeitar q vc usou nessa cobertura???

    • 16 de fevereiro de 2015 - 11:41

      Carla, está descrito no post! Beijos!

  48. Silvia
    20 de fevereiro de 2015 - 12:38

    Juliana, adorei essa receita, vou fazer um bolo de chocolate para o aniversário do meu filho e quero fazer de monstro com aquele bico chuveirinho imitando pelos, estava pensando em fazer com ganache de chocolate branco tingido, mas me interessei por essa cobertura de brigadeiro branco, mas me diz uma coisa, você acha que ficaria muito enjoativo cobrir um colo com essa cobertura?

    • 07 de março de 2015 - 23:57

      Silvia, eu não acho que fica enjoado não, especialmente porque com esse bico acaba ficando pouca cobertura. Beijos!

  49. Juliana Cunha
    16 de março de 2015 - 13:38

    Olá Juliana. Parabéns pelo site e principalmente pelo conteúdo. Você é muito talentosa! Gostaria de te perguntar quais forminhas você utiliza (essas que são da mesma cor dentro e fora)? Outra coisa, para esse brigadeiro branco da cobertura não é necessário manteiga (ela atrapalha no ponto para bico de confeiteiro?)? Super beijo.

    • 16 de março de 2015 - 18:43

      Juliana, eu uso várias marcas de forminhas. Recentemente, descobri as da Ultrafest, que achei ótimas! Quanto ao brigadeiro, geralmente ele vai manteiga sim, é só que esse aí eu não usei, mas você pode colocar (sempre uma colher de sopa pra uma lata de brigadeiro). Beijos!

  50. 24 de março de 2015 - 16:47

    Oi Ju, tudo bem? Tava querendo usar a receita dessa massa pra fazer cupcakes aqui em casa, mas experimentar alguns recheios e coberturas. Como estou morando temporariamente com uma amiga, que acabou de se mudar, não temos muita variedade de eletrodomésticos – no caso a batedeira. É possível que a receita dê certo, caso eu bata a massa na mão mesmo, com colher de pau e muita motivação? Caso não dê certo, você tem alguma dica pra me dar pro sonho dos bolinhos não virar um pesadelo?

    Seu blog é a coisa mais fofa, as receitas parecem deliciosas, as fotos são incríveis, e a parte de design gráfico (que me enche os olhos de amor) é impecável e linda. Vou virar frequentadora, e claro, confeiteira :B

    beijoca!

    • 02 de abril de 2015 - 22:53

      Eduarda, obrigada pelos elogios! <3 Sim, pode fazer na mão sim, basta ter um braço forte! Hahahaha. A maioria de receitas de massa dá pra fazer na mão, só algumas coberturas que eu não recomendo porque demora muito batendo, ou receita de sponge cake, que precisa bater por muito tempo até os ovos espumarem. Beijos!

  51. Babi
    12 de abril de 2015 - 19:41

    fiz a massa do cupcake com recheio de brigadeiro e cobertura de ganache de chocolate ao leite… ficou uma delicia, não sobrou nenhum kkkkkk parabéns pelo blog

  52. Geovana
    21 de abril de 2015 - 21:14

    Oi Ju ,

    Para fazer a cobertura ,que normalmente leva chantili , e preciso ter saco e bico de confeitar ? Se sim qual e o melhor o saco o que e descartável ou o que e de pano ? Geralmente o de pano vem com vários bicos separados e o descartável vem com um só na ponta de plástico . Tem outro modo de fazer coberturas como o da foto ?
    Obrigado , BJS .

    • 22 de abril de 2015 - 07:21

      Geovana, leia o post sobre utensílios básicos aqui no blog, e o de como colocar bicos de confeitar nos sacos. Beijos!

  53. Eduarda
    06 de maio de 2015 - 11:37

    O chocolate branco para a cobertura, pode ser aqueles que compramos em supermercado?

  54. Eduarda
    22 de maio de 2015 - 10:42

    Fiz esse cupcake no dia das mães e foi um sucesso, todos que comeram,amaram. Gostaria de saber se posso acrescentar chocolate em pó na massa para fazer esse cupcake de chocolate, se puder, qual seria a quantidade e se teria que retirar alguma quantidade da farinha de trigo?

    • 22 de maio de 2015 - 11:28

      Eduarda, eu não gosto de fazer adaptações em massas de baunilha para criar cupcakes de chocolate, porque acho que nunca fica com o sabor de chocolate mesmo. Tem várias receitas de cups de chocolate aqui no blog, porque você não experimenta uma delas? Beijos!

  55. Lori
    08 de junho de 2015 - 22:11

    Olá Juliana! Parabéns pelo delicado e lindo blog. Sou super fã de cupcakes. Obrigada por dividir o seu conhecimento e atenção com seus seguidores. Fiz a receita desta massa e deu tudo certo, inclusive uma outra cobertura maravilhosa. Bjo Lori Pires

  56. Paula
    18 de junho de 2015 - 07:39

    Oi Juliana, adoro seu site, sempre pego muitas receitinhas. Parabéns pela dedicação. Estou com uma dúvida, quero tingir a cobertura de brigadeiro e já vi que vc orientou fazer com corante em gel. O corante para chocolate não serve mesmo? Em que momento coloco o corante, só depois da cobertura pronta e fria?
    Bjs,
    Paula

    • 18 de junho de 2015 - 14:42

      Paula, pode ser corante em gel ou para chocolate. Coloque depois que estiver pronto, pra não queimar o corante e deixar tudo com gosto amargo. Beijos!

  57. 14 de julho de 2015 - 02:22

    […] A Juliana do Cupcakeando postou uma receita de dar água na boca de um cupcake de choclate branco! #tentação […]

  58. Ana Angélica
    21 de agosto de 2015 - 19:23

    Olá Juliana!!! Sou fã dos seus cupcakes… Eles são deliciosos!!!! Eu gosto muito dessa receita de brigadeiro (faço tanto branco quanto ao leite)… Será que eu consigo fazer essa mesma receita de brigadeiro no microondas???

    • 25 de agosto de 2015 - 18:51

      Ana, consegue sim, mas como tem muita gordura, você precisa colocar pra ferver num pote de vidro muito muito alto, porque o brigadeiro vai subir bastante e pode sujar seu microondas todo se não estiver num pote adequado. Beijos!

  59. 03 de novembro de 2015 - 22:47

    Ju, tem como fazer em microondas ? Essa receita e a de cenoura com chocolate brasileiro?? E outra,por favor responde adorei o blog

    • 17 de novembro de 2015 - 10:02

      Alice, dá pra fazer no microondas, mas só se for em caneca né? Tipo bolo de caneca. Também não sei quanto tempo você colocaria no microondas.

  60. Fernanda
    23 de março de 2016 - 15:35

    Juliana, você tem alguma receita de Cupcake de Creme Bruleé?

    • 11 de abril de 2016 - 19:44

      Fernanda, ainda não, mas está na lista! É que eu tenho vontade de fazer um creme bruleé de verdade no cupcake, e ainda não descobri como exatamente, mas assim que eu descobrir estará aqui! :)

  61. 06 de abril de 2016 - 07:52

    […] Juliana ser ainda mais emocionante? Isso mesmo, que meu joelho voltasse a ficar estragado. Lembram quando estava péssimo? Pois ele melhorou um pouco, mas nunca 100%. Eu conseguia até fazer exercícios mais complexos […]

  62. BRUNA
    28 de novembro de 2016 - 19:31

    Boa noite!
    Esse creme de leite uht, tem um mínimo de gordura? So acho com 17%, serve?

    Obrigada

  63. Fabi
    19 de janeiro de 2017 - 01:19

    Oi Juliana. Tudo bem? Sigo o seu blog há bastante tempo e esta receita de cupcake de chocolate branco sempre faz sucesso nas festas aqui de casa. Queria tirar uma dúvida com vc: posso congelar a massa da cobertura? Minha ideia era fazer esse brigadeiro da cobertura dias antes da festa, congelar e deixar para montar o cupcake só no dia da festa. Funciona? Tem dicas? Obrigada

    • 19 de janeiro de 2017 - 07:27

      Fabi, que bom que a receita faz sucesso aí!! Sim, pode congelar esse brigadeiro tranquilamente. É só colocar num ziploc bem fechadinho sem muito ar, e botar no congelador. Quando for usar, retire uns 40 minutos antes pra chegar em temperatura ambiente e depois coloque no saco de confeitar ;)

  64. Fabi
    19 de janeiro de 2017 - 13:30

    Obrigada!!! No próximo fim de semana, quero testar o cupcake com mirtilos na massa. Deve ser muito bom. Bjs

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!