terça, 26 de dezembro de 2017

Cupcakes de chocolate branco e buttercream para 2018

5 Comentários

Chega aquela hora de você rever o seu ano e avaliar se ele foi mais bom do que ruim no fim das contas. A ideia, a meu ver, é saber com o que podemos aprender. Ou pelo menos deveria ser isso.
Como eu gosto de dizer ao Sr. Namorado, meu 2017 foi um 7×1 após o outro. Constantemente. Quando eu achava que não dava pra sofrer um golpe mais forte, vinha uma novidade, porque a vida não tá aqui pra nos passar a mão na cabeça e dizer que somos lindos. Não, a vida ta aqui pra dar um tapa na nossa cara e mostrar que ela é dura.

Cupcakes de chocolate branco para o 2018

Cupcakes de chocolate branco para o 2018
Foi um golpe na vida pessoal atrás do outros. Depois na profissional, com baques fortíssimos quase todo mês. E volta e meia eu me remexia com algum golpe forte no peito em alguma situação financeira que me deixava deprê – como quando meu HD externo caiu no chão com todas as fotos da viagem de fevereiro, e nenhum backup.
Parecia sacanagem. Lá pra março, eu já tinha definido 2017 como um dos piores anos da minha vida.

Cupcakes de chocolate branco para o 2018

Cupcakes de chocolate branco para o 2018
Mas é preciso fazer uma análise melhor desse ano, que não foi de todo ruim. Afinal, sempre que algo bom ou ruim acontece com a gente, temos que encontrar um jeito de contornar ou aproveitar aquilo de alguma maneira. Estamos aqui pra isso.
Ao mesmo tempo que levei vários 7×1, coisas maravilhosas surgiram desses gols contra meu time. E mesmo quando nada de bom veio, eu tive a oportunidade de anotar no caderninho da vida: “faça o melhor que puder para nunca mais repetir isso”.
Aprendizado, amigos, é sempre uma das melhores coisas que você pode adquirir nesse mundo.

Por isso, terminamos o ano felizes e desejando mais. Pois não podemos deixar um 7×1 acabar com o time, não é? Vamos time!

Cupcakes de chocolate branco e buttercream para 2018
Rende: 9 cupcakes

100g de chocolate branco, finamente ralado
1/2 xícara (120ml) de leite
3 claras
1 fava de baunilha (ou 1 colher de sopa de extrato ou essência)
1 1/8 xícara (160g) de farinha
3/4 xícara (150g) de açúcar
1 1/2 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de sal
90g de manteiga

para a decor de “2018”
80g de chocolate branco derretido
1 colher de sopa de vodka
1 colher de chá de pó comestível dourado

1 – Ligue seu forno em 170˚C. Abra sua fava de baunilha e separe as sementinhas internas da fava. Use a fava em um extrato de baunilha caseiro. As sementes você pode juntar com o fermento e reservar.
2 – Em uma tigela grande, bata a manteiga amolecida com o açúcar, a farinha, o fermento e o sal. Junto, as sementes da baunilha também. Bata com cuidado pra não espirrar tudo, mas até obter uma farofinha, meio com aparência de areia molhada.
3 – Misture o leite e as claras, e adicione essa mistura em três partes aos ingredientes secos, batendo bem entre cada adição. Raspe o fundo e as laterais da tigela pra não ter gruminhos de massa, e bata mais uma vez por mais 30 segundos. Pare para não desenvolver muito o glúten da massa.
4 – Acrescente o chocolate branco raladinho e misture com uma espátula delicadamente.
5 – Divida a massa entre as forminhas, preenchendo mais ou menos 3/4 de cada uma. Leve para assar por 18 minutos ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.
6 – Decore cada cupcake com buttercream de merengue italiano e cubra com chocolate branco picado grosseiramente, como no vídeo.
7 – Para fazer os 2018 decoradinhos, em um papel manteiga, escreva o 2018 com chocolate branco. Tente fazê-los mais grossos e conectá-los entre si, para que não quebrem. Quando secarem e estiverem bem duros (eu deixei na geladeira um pouco), pinte cada um como um pincelzinho (exclusivo para uso na cozinha!) com a misturinha de vodka e pó comestível dourado. Deixe secar completamente antes de colocar em cima dos cupcakes.

Eu usei o bico 1A da Wilton para fazer o domo. Mas meio que tanto faz, pois se você vai cobrir com o chocolate branco depois, basta fazer uma voltinha por cima e cobrir direitinho.

Cupcakes de chocolate branco para o 2018
Espero que o 2018 de vocês seja melhor que 2017, e assim sempre, a cada ano que passe. :)
Nos vemos em 2018 com muita coisa boa por aqui!

  1. Évylin Koligoski da Silva
    27 de dezembro de 2017 - 11:41

    Passando aqui pra dizer que eu adorei o vídeo, e além do cupcake delicioso outro ponto central foi tu aparecendo no final.
    ADOREI!!!!!! Tu tava muito linda, meiga , doce. Muito tu <3
    Feliz 2018 pra ti e que o cupcakeando continue crescendo e crescendo.
    :)

  2. Cristiane
    27 de dezembro de 2017 - 20:13

    Jú…
    Qual o chocolate branco que vc usa?

    • 29 de março de 2018 - 21:07

      Cristiane, eu uso Callebaut, mas pode usar uma marca nacional mais acessível se quiser!

  3. Ana Cleide Cerveira Lima
    31 de dezembro de 2017 - 01:39

    Ju, amei o video e o cupcake, lindissimos.
    Tua aparicao foi maravilhosa, o visual entao , de uma meiguice so.

    Que o ano de 2018 seja de grandes realizacoes

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!