Semana passada devia ter um post novo no blog, mas fiquei super atarefada com mais uma edição do PicniK, que acontece aqui em Brasília. Dessa vez, foi no Jardim Botânico da cidade, entre árvores e com o céu sempre maravilhoso que nós, brasilienses, temos a sorte de ter.
Sorte! Ela costuma variar de maneiras histéricas e divertidas. Ontem, por exemplo, o Freddie comeu o pé esquerdo do meu chinelo. Busquei meu par reserva, mas alguns passos depois e uma das tiras do pé direito dele cedeu, e lá se foi outro chinelo. Praguejei um pouco e comecei a pensar como eu andaria pela casa descalça, até que percebi a minha sorte: juntei um pé bom de cada e formei um novo par. De cores diferentes, mas novo. Dá pro gasto!
Minha sorte me trouxe outros presentes. Já é minha quarta participação no PicniK e em todas eu só sobrevivi sem enlouquecer porque tive ajuda dos meus amigos. Com tamanha prática, já avisei que estão todos empregados se eu um dia abrir uma lojinha.
Pensando nesse apoio e carinho enorme que eu recebo deles, comecei a entender que não é questão de pura sorte. Nós fazemos escolhas e elas nos levam às pessoas que encontramos. Se elas ficam ou não, depende de nós. São momentos como o PicniK, seja qual for a edição, que eu tenho certeza que fiz as decisões certas na vida, porque não é qualquer amigo que passaria o dia lavando louça, recheando cupcakes, transportando mesas ou embalando brownies.
Então, desculpem o sumiço. Para compensar, um cupcake que fiz quando recebi uma linda prova de chás da Dr. Oetker em casa. Eu amo chá, tomo todos os dias quase compulsivamente. De todos que recebi, gosto mais do Romã & Cranberry, do Maçã Verde e do Frutas Vermelhas. Usei o de Cidreira, Limão & Mel para este cupcake, porque achei o sabor mais marcante. E ficou uma delícia!
Cupcakes de chá preto
Receita do Bakingdom, com alterações.
Rende: 12 cupcakes
1/2 xícara (120ml) de leite
3 saquinhos de chá preto
2 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 3/4 xícaras (195g) de farinha
1/2 xícara (115g) de manteiga
3/4 de xícara (170g) de açúcar
1 1/2 colher de chá de fermento
1/4 colher de chá de sal
1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma panela, ferva o leite até subir. Coloque em um pote ou xícara com os 3 saquinhos de chá e deixe até que chegue à temperatura ambiente. Depois, retire-os e mexa bem. Aqui, eu quis abrir um dos saquinhos usados e colocar metade do conteúdo dele no leite, para dar ainda mais sabor, mas isso é opcional.
2 – Peneire a farinha, o sal e o fermento juntos. Reserve.
3 – Bata a manteiga e o açúcar por 3 minutos, até ficar bem fofo. Adicione um ovo de cada vez e bata mais. Por último, adicione a baunilha e bata mais uma vez.
4 – Alterne a adição dos ingredientes secos e o leite, terminando com os secos.
5 – Distribua entre as forminhas e asse por 18 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada um saia limpo.
Buttercream de mel
Rende: o suficiente para cobrir 20 cupcakes como está na foto
1/2 xícara (115g) de manteiga
2 xícaras (250g) de açúcar impalpável
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de creme de leite
1 saquinho de chá preto
1 – Bata a manteiga sozinha por 3 minutos, até ela clarear bastante.
2 – Acrescente o açúcar e bata com cuidado para não espirrar pela cozinha!
3 – Adicione o mel e o creme de leite. Por último, abra o saquinho e despeje metade do chá. Bata uma última vez por 6 minutos e voilá!
A decoração é com o bico 1M, mas ao invés da tradicional voltinha, eu apenas ziguezagueei em cima do cupcake e caprichei no mel por cima do buttercream. Delícia! Obrigada à Dr. Oetker pelo kit, que deixa claro a qualidade dos chás. Já era fã das essências da marca, agora acrescento outro produto à lista.
Dicas:
– A receita é para chá preto, mas de qualquer sabor que você preferir. Escolha um que seja forte, para que ele possa aparecer no cupcake.
E você, já contou quantos amigos você pode confiar?
Disclaimer: a Dr. Oetker me enviou um kit de chás para experimentar, sob o risco de eu gostar ou não. O post constitui a minha honesta opinião e eu jamais colocaria aqui um produto que eu não fiquei satisfeita.
Mais um sabor diferente para experimentar! Fico impressionada com suas idéias. Você esta de parabéns.. Tentarei desenvolver meu lado criativo também!
Oi Juliana! Eu conheci sue blog ontem e estou encantada com as receitas de cupcakes! Eu jamais imaginaria uma buttercream feita com mel! Também fiquei curiosa em testar :) Parabéns e obrigada por dividir tantas dicas bacanas :)
Marcia, que bom que encontrou o blog! Espero que visite sempre! Grande beijo!
Ganho MUITO com isso todos os dias :*
Coisa LINDA da Ju! <3
Nessas férias estou testando novos cupcakes e já virei fã do seu site! Ótimas receitas, estou testando hoje a de cerveja! haha
Oi Matheus! Depois me diga o que achou!
Beijos!
Huum bem diferente! Devem ter ficado no mínimo exótico pois chá preto tem um gostinho bem peculiar.. e buttercream de mel dever ser tuuuudo de bom ! hehe bjinhos
Carina, ficou bom demais! Você precisa experimentar em casa. Beijos!
Oi Jú :)
Acompanho seu blog há um certo tempo, e adoro as suas receitas!
Faço cupcakes e uso a sua massa de chocolate, apenas diminuindo a quantidade de gordura, pois não somos muito de manteiga :P e gostaria de tirar uma dúvida com você. Reparo que tanto os seus como de todos os profissionais, o topo dos cupcakes ficam sempre com um domo bem suave e a massa sempre grudadinha da forminha no topo, qual o segredo? Porque mesmo que eu preencha os 3/4 da forma com massa, e siga as suas instruções, SEMPRE fica com um domo enorme, e a massa sobe muito pouco nas laterais, ou seja, sobra em cima e falta do lado. Só consegui 1 vez que ficasse certinho, e nunca mais! Pode me ajudar? :)
Oi Ana!
A verdade é que isso depende muito da receita, e também do seu forno. Tente assar em 175˚C ao invés de 180˚C. Uma diferença sutil, mas que pode te ajudar. Se não funcionar, o jeito é procurar uma receita de cupcakes que dê certo com você. Às vezes, ela simplesmente não vai funcionar contigo. Já aconteceu comigo, e eu só troquei por outra receita, que agora dá sempre certo.
Beijos!
o que é açucar impalpável, pode ser de confeiteiro? o cupcake é de chá preto ou de cidreira limão e mel?
Maria
Açúcar impalpável é um tipo de açúcar especial para preparos em confeitaria. Ele tem amido na composição. Açúcar de confeiteiro não é a mesma coisa.
O cupcake é de chá preto no sabor de cidreira, limão e mel. Você pode usar qualquer tipo de chá, desde que seja preto.
Beijos!
Mais uma receita super criativa e diferente!
Parece boa mesmo, vou fazer :oD
Lindo blog, parabéns!
Ótima receita. Um dia irei experimentar :D
Irei fazer essa receita:D Ei citei seu blog no meu blog, pode dar uma olhadinha? rs
http://umamadoradepalavras.blogspot.com.br/2013/07/picnik.html
Adorei a receita, com certeza vou fazer…. Acho que a combinação do chá preto com a cobertura de mel deve ficar deliciosa mas a que vc fez deve ter ficado perfeita…..
Acho que vou testar com chás diferentes….rsrs De fato, chá é uma delícia e atualmente temos sabores tentadores à disposição…
Adoro seu blog, acompanho sempre.
Tb sou de Brasília e não conhecia o Piknik. Numa próxima vou conhecer e, quem sabe participar….
Oi Jú,
Vou tentar! Não sabia que uma diferença tão sutil poderia fazer realmente alguma mudança.
Sempre achei que a culpa era das minhas fôrmas, que não envolvem as forminhas de papel até o topo como as suas, fica em torno de 1cm pra fora.
Será que pode ser isso?
Obrigada! :)
Beijos.
Oi Ana!
Dependendo das suas forminhas de papel, é normal que meio centímetro fique para fora. Mais do que isso, pode ser que atrapalhe mesmo.
Beijos!
Oi Ju, já fiz algumas receitas suas e a ultima de Morango fez super sucesso. Bom, eu percebi uma coisa que me deixou ‘encucada’. Na receita diz 1/2 xícara (240ml) de leite, porém tenho aquele medidor ‘padrão’ e lá 1 xícara é 240ml. Minha dúvida é se o meu medidor não é tão padrão assim ou vc digitou errado? rsrsrsrs.
Beijooos.
Oi Isa! Eu digitei errado mesmo, hahaha, são 120ml! :) Obrigada!
Humm, que delícia! Amo seu blog!
Suas fotos são perfeitas! Que câmera vc usa, Ju?
Beijos!!
Oi Lu!
Minha câmera é uma Nikon D90, antiga e velha, mas ainda muito prestativa! :)
Beijos!
Oi Ju,bom dia!!!
Querida o que você acha do forno elétrico para assar Cupcakes? Já ouvi dizer que é bem melhor, mais rápido, os cups assam perfeitamente. Gostaria de saber se já assou em um, e qual seria sua opnião?
Desde já,grata!!!!!
Bjs!
Oi Tammy!
Meu forno principal é elétrico e eu gosto muito. Acho melhor para regular a temperatura. Quanto a rapidez, isso é relativo. Na verdade, vão assar no mesmo tempo que no forno normal, ou em qualquer forno.
Beijos!
Olá Juliana, acabei de conhecer seu blog e estou encantada, com as fotos, as receitas e as dicas.
Parabéns e muito obrigada.
Tomei a liberdade de postar um foto desse post no face dos meu docinhos, como dica e inspiração dessa receita. Dei os devidos créditos e linkei a sua página também.
Estou ansiosa para testar essa receita com meus chás de cerejas, mirtilos, framboesas…rs
Se me permitir, gostaria de compartilhar mais posts por lá.
Agradeço desde já por tudo (site, receitas, fotos e atenção…rs)
Bjos
Claudia, obrigada! Pode compartilhar o que quiser, desde que direcione de volta para o blog! Beijo grande!
Oi, uma dúvida. O creme de leite da cobertura é fresco? Obrigada!!
Letícia, você pode usar o creme de leite fresco, mas eu utilizei o de caixinha nesse cupcake específico. Tanto faz! :)
Oii!!
Antes dessa eu fiz a receita de RedVelvet aqui do blog e ficou uma delícia. E o buttercream de mel também é uma maravilha! Mas tive um problema com essa massa de cupcake, achei pouquíssimo leite e a massa ficou muito espessa. Como resultado, um cupcake não muito macio e pesado de comer. Será que a medida de leite está correta? Ou onde mais eu poderia ter errado? De sabor, o chá realmente dá um toque especial e diferente.
Obrigada, Juliana, seu blog está de parabéns :)
beijos
Francys, tem certeza que você mediu corretamente? Não apenas o leite, mas também o açúcar e os outros ingredientes? A medida da receita está correta. Beijos e obrigada pelo carinho! :)
[…] Fonte: Cupcakeando […]