quinta, 21 de fevereiro de 2013
Cupcakes de cerveja preta e bacon caramelizado

De vez em quando, eu recebo pedidos dos meus amigos para fazer cupcakes diferentes. Tipo, “tia, faz um cupcake de vodka com limão” ou “que tal um cupcake de pinga?”. Opa, tem um padrão aí. Será que meus amigos são todos cachaceiros? Vou investigar mais e retorno à vocês.
Minha amiga querida, a mesma que viajou para a Itália não faz muito tempo, me pediu um cupcake diferente o suficiente para despertar minha curiosidade: de cerveja. Afinal, o que um bolo tem a ver com cerveja? Nada, eu acho, mas talvez dê certo. Eu nunca duvido, já vi tanta loucura nesse mundo e ele ainda não pára de me surpreender. Peguei a receita e decidi agradar essa amiga no jantar do Ano Novo com esta iguaria.
Eu ainda não estava satisfeita, pois eu precisava de algo para decorar esses cupcakes. Pensei: cerveja combina com noite com amigos, que combina com homens, que combina com… bacon. Meu pensamento pode ser um pouco machista, mas os anos nessa sociedade me fizeram assim, perdão. E bacon é muito bom. Quem discorda?

cupcakes_cerveja_bacon
Ninguém discorda. Olhe para ele. Bacon, tão vermelho, brilhante, gorduroso e tentador. Já fazia um tempo que eu queria testar essa ideia de bacon caramelizado e esse cupcake veio a calhar. Ele ficaria ótimo numa festinha de adultos, não é?

Cupcakes de cerveja preta e bacon caramelizado
Receita parcial do Party Rehab, com adaptações.
Rende: 12 cupcakes

1 1/2 xícaras de farinha de trigo
3/4 de xícara de açúcar mascavo
1/3 de xícara de cacau em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
1 xícara de cerveja preta
1/2 xícara de óleo
2 colheres de sopa de vinagre branco
1 colher de sopa de extrato de baunilha

1 – Ligue seu forno em 180˚C.
2 – Em uma tigela grande, peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal. Acrescente, por último, o açúcar mascavo. Misture bem.
3 – Em outra tigela, misture os ingredientes líquidos: a cerveja, o óleo, o vinagre e a baunilha.
4 – Adicione os líquidos aos secos e misture com uma espátula até que tudo esteja incorporado, mas sem mexer muito ou o bolo vai ficar muito seco.
5 – Divida nas forminhas e asse por 16 minutos ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.

Buttercream clássico
Receita original.

190g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 3/4 de xícaras (200g) de açúcar impalpável, peneirado
1 colher de sopa de leite integral
1/2 colher de sopa de extrato de baunilha branca – você encontra em lojas especializadas em confeitaria
uma pitada de sal

1 – Em uma batedeira fixa, bata a manteiga por 8 minutos na velocidade média. Pare na metade para limpar as paredes da tigela, assegurando que tudo seja batido. A manteiga vai mudar de cor e ficar pálida, quase bege, e fofinha.
2 – Adicione todo o açúcar, a pitada de sal e a baunilha branca de uma vez. Coloque o leite logo depois. Se achar que a cobertura está muito firme, coloque mais 1/2 colher de sopa de leite.
3 – Bata lentamente a princípio – ou o açúcar vai voar na sua cozinha toda! – e depois bata sem parar por 6 minutos.

Bacon caramelizado
12 fatias de bacon
1/2 xícara de açúcar mascavo

passoapasso_bacon_caramelizado
1 – Aqueça seu forno em 180˚C. Forre uma assadeira retangular com papel alumínio. Arrume uma grade em cima dela, uma que possa ir ao forno. Se a grade de resfriamento dos cupcakes pode ir ao forno, ela é ideal. Se não tiver uma, a grade do fogão pode servir, é só colocar a assadeira embaixo.
2 – Coloque o açúcar em um prato e passe cada fatia de bacon por ele, dos dois lados. Se quiser, corte as fatias pela metade. Coloque cada uma na grade, salpicando um pouco mais de açúcar em cima de cada um.
3 – Asse o bacon por 14 minutos. Retire e, com a ajuda de um garfo – ou, como eu, um pegador de macarrão –, vire cada fatia de bacon. Leve para assar por mais 10 minutos.
4 – Quando estiver bem duro e brilhando, lindos e deliciosos, retire a grade e a assadeira do forno, juntas. O açúcar caramelizado deve estar pingando, portanto iria sujar toda a sua cozinha. Retire as fatias e coloque-as em um prato, para esfriar. Não espere muito para retirar da grade, ou irão grudar.

Depois de frios, decorei os cupcakes com um bico pitanga bem aberto, de marca nenhuma – comprei em uma loja fundo de quintal em Buenos Aires –, e passei um fio de nada de mel, antes de colocar os bacons cortados. Sobrou muito bacon, mas nada que o Sr. Namorado não desse conta de consumir. Os que sobrarem podem muito bem virar petiscos doces na festinha, porque são uma delícia por conta própria quando esfriam.

cupcakes_cerveja_bacon2
O veredicto final desse cupcake é que o gosto da cerveja não é predominante, foi até sutil demais para minha amiga, mas está lá. A massa é fofinha e fica bem molhadinha, ótima para comer no mesmo dia que foi feito. Dura uns 3 dias em temperatura ambiente, ou 5 na geladeira.

Dicas:
- Para limpar sua grade, aproveite enquanto o açúcar ainda está morno, senão depois ele endurece e fica ainda pior para tirar de lá. Se quiser, deixe de molho, isso ajuda!
- Você pode usar qualquer marca de cerveja preta que quiser. Eu, leiga em cervejas, usei uma de preço mediano no supermercado, ou seja, não foi nem a mais cara e nem a tão barata que você desconfia. Se você entender melhor de cervejas, use uma que tenha um sabor mais forte para que ele realmente apareça nos cupcakes.
- Dê uma chance ao bacon doce e se apaixone.

E você, conhece alguém que não gosta de bacon?

64 comentários
Veja Também:
  1. sarah
    21 de fevereiro de 2013 - 10:20

    Que legal, Ju! Super diferente! Eu que adoro bacon vou testar! Bjss

  2. Liliane
    21 de fevereiro de 2013 - 11:42

    olá Ju adorei essa receita, fazia tempo q eu estava procurando uma receita com cerveja. só não entendi a quantidade de leite na receita, vc pede 1 colher de leite nos ingredientes e depois diz q colocou 2 primeiro e depois a outra ( 3 então?)(“quanto ao leite, eu coloco duas colheres primeiro e espero tudo ficar bem uniforme antes de adicionar a última.”)bjss

    • 21 de fevereiro de 2013 - 11:45

      Oi Lili!

      Hihi, ignora, eu havia copiado a minha receita antiga e depois decidi dividir ela pela metade, mas não mudei as instruções. Erro meu! ;) Agora tá direitinho!
      Quando testar, me diga o que achou!

      Beijo!

      • Débora
        27 de fevereiro de 2013 - 16:17

        Oi Ju, vasculhando a internet a procura de receitas de cupcakes achei vc! Sou de Fortaleza e estou começando um pequeno negócio na minha propria cozinha… sentindo como vai ser… e vendo os posts fiquei super animada! Sou apaixonada por cupcakes e aqui na minha cidade confesso que ainda não encontrei nenhum lugar que fizesse um de respeito! Tomara que de certo! Bjuu

        • 27 de fevereiro de 2013 - 17:22

          Oi Débora!

          Que legal, seja bem vinda ao blog! Espero que encontre o que procura por aqui, sejam dicas, receitas ou simplesmente um lugar legal pra visitar! :)

  3. Eliane Reis
    21 de fevereiro de 2013 - 12:10

    Oi Juliana, tudo bem?
    A tempo venho vasculhando a net procurando receitas de cupcakes, e pra minha felicidade hoje cheguei aqui. Adorei esse cantinho, suas receitas e dicas. Copiei algumas e vou testar, principalmente a de buttercream com sabor de sorvete, não só pelo sabor mas pelo fato de que essa cobertura poderá resistir ao calor do Rio, é claro com ressalvas. Assim que eu testar as receitas volto pra comentar.
    Adorei também a dica da farinha. Meus bolos não solam nunca, mas sempre acreditei que poderiam ficar mais leves, e acho que agora com a dica da farinha vou conseguir esse objetivo, leveza.
    Beijinhos e sucesso sempre.

    • 21 de fevereiro de 2013 - 14:10

      Oi Eliane!

      Que bom te ver por aqui, seja bem vinda!
      Quando testar o buttercream, me diga o que achou! Acho que nesse calor do RJ de agora, ele não vai aguentar muito, mas em um bom ar condicionado, tudo fica melhor!

      Beijo grande!

  4. Liliane
    21 de fevereiro de 2013 - 12:13

    valeu Ju…vou fazer depois te conto !!! bjoss :)

  5. 21 de fevereiro de 2013 - 12:27

    Oi Juliana!

    Conheci seu blog ontem e AMEI! Adoro cozinha, assim como você, sendo assim nem preciso dizer que você se tornou uma inspiração, né?!

    Bom, era só para parabeniza-la e dizer que amei as receitas, amei o blog e o capricho com que tudo é feito!

    Beijos,
    Mari

    • 21 de fevereiro de 2013 - 14:11

      Oi Mariana!

      Seja bem vinda! Que bom que gostou do blog! :)
      Esteja sempre por aqui!

      Beijo grande!

  6. Ana Carolina de Oliveira
    21 de fevereiro de 2013 - 17:16

    Juliana dá pra caramelizar o bacon em um tabuleiro forrado com papel manteiga ??
    Bjo!

    • 21 de fevereiro de 2013 - 17:20

      Oi Ana!

      Dá sim, mas há uma pequena possibilidade do papel queimar, graças ao açúcar caramelizado. Recomenda-se o papel alumínio, mas eu faria com papel manteiga se só tivesse isso em casa – mas eu sou meio doida!

      Beijos!

  7. Ana Carolina de Oliveira
    21 de fevereiro de 2013 - 17:39

    Olha! Eu achei que o papel alumínio grudasse o açúcar! Papel Alumínio é ainda mais fácil! hehe

    Obrigada!

    • 21 de fevereiro de 2013 - 17:41

      Ana, o açúcar vai grudar em qualquer coisa que você colocar ali embaixo. Talvez grude até menos no papel alumínio! Esse açúcar que pinga você pode praticamente descartar, porque ele só estará maleável quando quente e, quando esfriar, vai endurecer muito.

      Beijo!

  8. Marina Lemos
    23 de fevereiro de 2013 - 16:25

    Ju, ontem eu e meus pais recebemos alguns amigos para jantar, e, como sempre, fiquei responsável pela sobremesa… Fiz mini cupcakes de chocolate, a cobertura de negresco, e um pouco do recheio do biscoito oreo, para rechear o cupcake! ficou DI-VI-NO, obrigada pelas ótimas receitas sempre! beijão!

    • 23 de fevereiro de 2013 - 20:31

      Oi Marina!

      Que bom que gostaram! A cobertura de negresco realmente é fatal, não tem como não gostar. Hahaha!

      Beijos!

  9. sarah
    25 de fevereiro de 2013 - 10:31

    Ju, vi essa receita no site sweetapolita, e o site casarei postou o link.. Fui ver a receita mas achei alguns ingrediente estranhos (tipo a maionese), e aí queria, humildemente, hahaha, sugerir pra vc adaptá-la. Tem uma cara linda!! Bjss

    (http://sweetapolita.com/2013/02/vanilla-cream-filled-double-chocolate-cake-for-two/)

    • 25 de fevereiro de 2013 - 11:14

      Oi Sarah!

      Vi essa receita quando ela postou, adorei! Na verdade, usar maionese em bolos – especialmente de chocolate – é mais comum do que você imagina. Maionese nada mais é do que ovos com óleo, que é o que é usado em bolos também, não é? Maionese costuma deixar a massa ainda mais úmida. Acho que você deveria tentar, vai que você se surpreende! ;)
      Eu mesma vou fazer um cupcake com maionese em breve, e ele vem pro blog!

      Beijos!

  10. Mariana
    25 de fevereiro de 2013 - 15:09

    Que delícia de blog. Adicionei aos meus favoritos!

  11. vivi
    27 de fevereiro de 2013 - 14:21

    lindaaa. dia desses eu estava assistindo a guerra dos cupcakes e vi uns ingredientes meio maluquinhos…dentre alguns tinha cerveja e baicon. acredita que lembrei na hora de vc?! pena que ninguém escolheu esses ingredientes… sniff sniff
    bom deve ser delicioso. fiquei pensando no salgadinho do baicon com açúcar…. vc é uma chef maravilhosa.
    bom queria te perguntar, vou fazer hoje e espero que dê tempo de vc ver.
    a receita do red velvet é só eu dobrar pra fazer mais? rs
    e pq vc prefere óleo de canola?!
    não poderia ser de milho?! li que o de milho além de ser saudável não deixa cheiro de óleo. rs
    obrigada
    besos
    vivi

    • 27 de fevereiro de 2013 - 14:26

      Oi Vivi!

      Acho que sei que episódio é esse, eu também vi e achei graça porque ninguém queria usar esses ingredientes. E diziam “que absurdo, cupcake com bacon?? Não existe!”.
      A receita do red velvet é só dobrar, para fazer o dobro de cupcakes. E quanto ao óleo, pode ser de milho também, é só uma questão de preferência já que eu escuto dizer que o de canola é o mais saudável. Já fiz com óleo de soja e achei gostoso igual.

      Beijos!

  12. vivi
    27 de fevereiro de 2013 - 14:39

    amada desculpa mais só mais uma perguntinha rs.
    o que vc acha de café no cupcake de chocolate?!
    café pronto amargo?! com açucar?! ou solúvel?!
    fica bom mesmo ou a gente nem percebe?!
    eu por exemplo não faço meus cake com manteiga, por além de muito caro não consegui ver diferença. acredita?!
    nem os meninos que eu vendo. rs
    faço com óleo de milho. rs
    pobre tem disso, não consegue diferenciar chuchu de caviar. rsrsr
    besos
    vivi

    • 27 de fevereiro de 2013 - 15:31

      Vivi,

      Café no cupcake de chocolate deixa tudo ainda mais gostoso. O café costuma evidenciar ainda mais o sabor do chocolate! Eu gosto bastante. Uso café pronto, sem açúcar, no lugar da xícara de água que pede a minha receita de cupcakes de chocolate.
      Eu não sou muito boa com perceber sabores também, mas noto perfeitamente a diferença que o uso da manteiga faz nos cupcakes, bolos e até pratos comuns, se comparado com margarina e afins. O óleo geralmente não muda muito, a não ser na consistência!

      Beijos!

  13. vivi
    27 de fevereiro de 2013 - 17:35

    Desculpa sou uma idiota, vc fala que não muda muito óleo? como assim?!vc quer dizer que entre manteiga e margarina tem diferença.
    e entre manteiga e óleo não tem muita diferença?!
    desculpe a burrice.
    e quanto ao café, será que rola um pouquinho de café com açúcar?!
    na minha receita não vai água,(não entendo o pq da água) daí eu ia colocar menos leite. rs
    desculpa esse tanto de pergunta.
    desculpa mesmo e obrigada.
    besos
    vivi

    • 27 de fevereiro de 2013 - 17:40

      Vivi, eu quis dizer que não muda muito o sabor em se tratando de manteiga para óleo. A grande diferença mesmo é na textura final do bolo e, claro, no método de mistura (não dá pra bater óleo e açúcar na batedeira, como a maioria das receitas com manteiga faz).
      Quanto ao café, não entendi bem o que você perguntou. Depende da receita em questão, eu mencionei a troca na minha receita de cupcakes de chocolate, mas dependendo de como a sua receita é feita, pode ser que dê pra usar café líquido ou até café em pó solúvel. Depende muito!

      Beijos!

  14. vivi
    27 de fevereiro de 2013 - 18:03

    OBRIGADA.
    é realmente não consegui ver diferença no sabor mesmo.
    pra mim o óleo e a manteiga só tiveram uma diferença…. o preço. rsrsr
    então quer dizer que posso usar, manteiga, margarina ou óleo. a grande diferença será na textura, e não sabor.
    obrigada vc me salvou. heheh
    não farei mais perguntas por enquanto.
    mais uma vez obrigada e desculpa.
    vou fazer o red velvet hoje.
    só não achei manteiga sem sal. vou fazer com sal mesmo.
    besos
    desculpa
    vivi

    • 27 de fevereiro de 2013 - 22:44

      Vivi, pra fazer um bolo, você precisa de algum tipo de gordura. Óleo, manteiga e margarina são gorduras. A diferença entre elas é a consistência (líquidas ou sólidas), a textura no resultado final e o sabor. Margarina, por exemplo, deixa um sabor terrível, na minha opinião, literalmente sem graça nenhuma e com uma película de gordura na sua língua. Isso sem contar que nem comida é.
      Beijos!

  15. Kizzy Pereira
    27 de fevereiro de 2013 - 22:18

    Oi, Ju!!

    O bacon empata com a manteiga no quesito delicias salgadas. Amo de paixão e adoreia a ideia desse cupcake, perfeito para uma festa com tema boteco.
    Preciso muito da sua ajuda, preciso fazer uma cobertura branca que seja gostosa e que tenha estabilidade, eu adoro os buttercream, mas eles ficam amarelinhos por causa da manteiga.

    Me ajuda, please!

    Beijos minha gurua.

    • 27 de fevereiro de 2013 - 22:48

      Oi Kizzy!

      Gostosa e com estabilidade, sem usar manteiga, não existe, hahahaha. Buttercream pode ser feito completamente com gordura vegetal hidrogenada para ficar bem branquinha, mas o sabor – na minha opinião – fica horrível e não é saudável.
      Você pode fazer chantilly estabilizado, que sai branquinho. Vende em caixinhas parecidas com as de leite em lojas de confeitaria, é só seguir as instruções na embalagem. Mas daí, já aviso, o sabor também não é 100%, mas é melhor que o buttercream com gordura vegetal hidrogenada.

      Beijos!

  16. Danielle
    28 de fevereiro de 2013 - 17:40

    Ju do céu!!! Acabei de fazer e ficou muiiiito bom! Eu odeio cerveja, mas o bolinho ficou maravilhoso…e esse bacon sem noção? dá vontade de comer um balde.
    Faço cupcakes por encomenda e com certeza esse entrará pro cardápio..rsss Muito, muito obrigada por compartilhar suas receitas.

    Muito sucesso pra vc! bjo grande, Dani

    • 28 de fevereiro de 2013 - 21:02

      Oi Dani!

      Na próxima vez que chamar os amigos pra sua casa, faz um monte de bacon caramelizado e eu aposto que vão implorar pra você cozinhar na casa de cada um pra sempre! ;)

      Que bom que gostou! Beijo!

  17. Kizzy Pereira
    28 de fevereiro de 2013 - 21:25

    Jú,

    O que vc acha da cobertura de cream cheese? eu fico vendo as fotos dos red velvets americanos e a cobertura é tão branquinha.

    • 28 de fevereiro de 2013 - 21:31

      Kizzy,

      Cobertura de creamcheese realmente fica bem branquinha, mas é ainda mais difícil ter estabilidade e consistência para usar em saco de confeitar. Geralmente, ela fica bem mais mole que o buttercream e só colocando muito açúcar – muito mesmo! – para ficar um pouco mais consistente.

  18. Vivian
    02 de março de 2013 - 13:11

    Juliana, toda vez que eu vejo Guerra dos Cupcakes me vem seu site na hora! Adoro aquele programa, ainda mais depois que descobri seu site.
    Essa receita tá bem a cara do programa né? Cheia de ingredientes fora do comum pra um cupcake. Acho que não encaro essa não. shauhsusha.
    Beijos

    • 03 de março de 2013 - 23:12

      Oi Vivian!

      Eu adoro esse programa hahaha!
      Um dia tentei fazer um cupcake em menos de 45 minutos só para ver se eu conseguiria no programa… foi quase!

      Beijo!

  19. Bruna
    05 de março de 2013 - 00:44

    Oi Juliana, adorei descobrir seu blog! Vou começar a testar suas receitas. Adoro fazer cupcakes!

    Esse cupcake deve ficar maravilhoso. Eu faço um brownie de cerveja preta que é sucesso em todas reuniõezinhas de amigos.

    Beijo

  20. Clovis
    07 de março de 2013 - 12:20

    Qua a cerveja preta utilizada?

    • 07 de março de 2013 - 14:28

      Oi Clovis!

      Pode usar qualquer uma que você aprecie. Eu não me lembro qual a marca que eu usei…

      Beijo!

  21. Natália
    26 de março de 2013 - 15:59

    Para fazer o Buttercream pode usar a baunilha normal por que não achei a baunilha branca?

    PS: Adoro suas receitas

    • 28 de março de 2013 - 13:27

      Oi Natália!

      Pode sim, mas há chance do buttercream ficar um pouco mais escuro por causa da cor da baunilha comum (preta).

  22. 23 de junho de 2013 - 08:27

    Depois de um tempo namorando essa receita, finalmente fiz ontem. Sensacional. Tudo funciona muito bem. Parabéns aos envolvidos ;)

  23. Bárbara Pinto
    15 de julho de 2013 - 21:48

    Oi Ju!
    Amo teu blog e tô sempre de olho aqui pegando tuas dicas maravilhosas.
    Com essa massa, quanto mais ou menos da forminha tu enche? 2/3? Metade?

    • 20 de julho de 2013 - 18:03

      Sempre encho 2/3 da forminha, Bárbara! A não ser que a receita especifique para encher mais ou menos. Beijos!

  24. Mariana
    08 de agosto de 2013 - 00:58

    Olá, acabei de descobrir seu blog e já amei. estava atras de um cupcake com bacon, pq vi na guerra dos cupcakes que a moça fez por causa do Elvis Presley.
    Você usa cerveja preta tipo malzebier?
    Vou testa e falo como fico.

    • 13 de agosto de 2013 - 19:56

      Mariana, honestamente não me lembro mais qual cerveja usei nesse cupcake. Sei que era preta, acredito que pode ser malzebier se ela for preta (nota-se que entendo bastante de cerveja, só que não).

      Beijos!

  25. 10 de agosto de 2013 - 02:14
    • 13 de agosto de 2013 - 20:07

      Mariana, ficou com uma cara muito boa! Que bom que gostou da receita!

  26. Halisson
    14 de agosto de 2013 - 16:24

    Olá Juliana, primeiramente gostaria de parabenizar por seu blog, as receitas e as dicas são passadas de uma maneira muito didática e práticas. Já testei algumas dicas suas e realmente deram muito certas. Minha maior dificuldade é com as coberturas, pois todos nos queremos coberturas bem firmes e que aguentem o calor, irei testar o buttercream, o chantilly feito do zero não é tão estável, neh? Agradeço mais algumas dicas sobre as coberturas.
    Parabéns

    • 27 de agosto de 2013 - 13:25

      Oi Halisson, o blog é cheio de dicas com relação às coberturas. Dê uma lida nos posts sobre elas!

      Beijos e fique sempre por aqui!

  27. Paloma Ribeiro
    23 de agosto de 2013 - 21:56

    Juliana amei seu blog, fui tentar fazer o buttercream e ele ficou muito mole, começou a derreter na hora, não sei se é pq aqui em Cuiabá é muito quente, mas fiquei muito triste, o que eu faço? Diminuo a manteiga ou aumento a açúcar? tem como fazer um buttercream de bacon direto?

    • 12 de setembro de 2013 - 13:42

      Paloma, é o clima, infelizmente. Não tem como melhorar isso, porque o buttercream é bem sensível à temperatura. Você pode acrescentar mais açúcar, mas não vai ajudar a segurar mais, só vai melhorar a consistência, e ainda vai ficar extremamente doce e enjoado. Melhor você usar coberturas como brigadeiro, que segura no calor.

      Beijos!

  28. Nathália Garcia
    14 de setembro de 2013 - 23:59

    Olá Ju!
    Td bem?

    Eu e meu namorado estamos testando algumas receitas suas, e fizemos o buttercream esse final de semana, só que na hora que nós batemos ele ficou com um consistência ótimo, quando fomos confeitar os cupcakes parece que a cobertura meio que ficou derretida, agente queria saber oq fazer pra ele não ficar mais assim, pois nós queremos uma cobertura que apareca o desenho do ‘bico’.
    Ajuda ageeeente hahaha

    Beijos

    • 22 de setembro de 2013 - 19:26

      Nathália, provavelmente estava muito quente e o buttercream não aguentou. Tente a cobertura de brigadeiro que segura melhor no calor. Beijos!

  29. 11 de novembro de 2013 - 21:40

    […] Recipe & Photo Credit: www.cupcakeando.com.br […]

  30. Caroline
    14 de novembro de 2013 - 16:16

    OLá Juliana!! amo o seu blog e já testei algumas de suas receitas!! Estou querendo fazer essa de cerveja preta, qual cerveja vc usou? A preta ou a malzbier? a preta é escura e a malzbier é escura e adocicada!!
    Bjos

    • 14 de novembro de 2013 - 17:56

      Caroline, que nem eu falei no post, eu sou bem leiga quanto a cervejas. E já não me lembro mais do rótulo dela pra te dizer exatamente qual era. Porém, vou reproduzir o que eu escrevi lá no post, nas dicas: – Você pode usar qualquer marca de cerveja preta que quiser. Eu, leiga em cervejas, usei uma de preço mediano no supermercado, ou seja, não foi nem a mais cara e nem a tão barata que você desconfia. Se você entender melhor de cervejas, use uma que tenha um sabor mais forte para que ele realmente apareça nos cupcakes.
      Beijo grande!

  31. Josilene do Carmo
    04 de janeiro de 2014 - 23:07

    Oi boa noite, eu sou do rio de janeiro e gostei muito do seu site estou começando um pequeno negócio e suas dicas me abriram vários horizontes. Um beijo e sucesso.

  32. Fernanda
    16 de janeiro de 2014 - 15:22

    Oi, gostaria de compartilhar com você um cupcake bem gostoso que eu mesma inventei e se puder, publicar no seu site. É de coco e amêndoas, que nem aquele bombom branquinho, do FR. Se quiser, entre em contato! bjim

  33. Flávia
    12 de fevereiro de 2014 - 17:35

    Obaaaa…vou aguardar esse cupcake de coco e amêndoas inventado pela Fernanda, testado pela Juliana! Eu amo aquele bombom do FR! rs! Então Juliana, eu gostaria de saber se vc tem alguma sugestão de recheio para esse cupcake de cerveja preta! Estou louca p fazer, mas adoro cupcake com recheio, só não consigo pensar em algum q fique bom, até pq eu ainda não fiz esse cupcake p saber sobre o sabor! E ae, vc tem alguma dica!? Bjinhos!!!

    • 16 de fevereiro de 2014 - 17:56

      Flávia, eu colocaria como recheio uma ganache de chocolate ao leite, para balancear com o meio amargo da cerveja. Acredito que deve ficar uma delícia! Me conte depois! Beijos!

  34. Carla
    26 de março de 2014 - 12:52

    Juliana, tem um perfil no instagram que vende cupcakes com suas fotos e ainda usa sua receita.
    Falta de ética ne?

    • 26 de março de 2014 - 17:33

      Carla, achei o instagram dela e já conversamos, ela apagou as fotos. Na verdade, como minhas receitas estão na internet, elas podem ser usadas para qualquer que seja o propósito: vender ou não. Eu realmente não tenho como controlar isso. Porém, fotos são propriedade intelectual minha e, como tal, devem receber créditos por isso, né? Mas obrigada pelo alerta! Não sei o que seria de mim sem vocês, leitores queridos. :)

  35. Mariana
    09 de abril de 2014 - 15:47

    Olá Ju, eu estou querendo fazer um cupcake com uma cobertura bem firme e cor de rosa, estou pensando em fazer o buttercream por achar que ele é mais firme, mas também fiquei em dúvida sobre o merengue. Você tem alguma dica? beijoos

Deixe seu comentário

64comentários