quarta, 05 de junho de 2013

Cupcakes de cerveja de trigo, no Dia da Cerveja Brasileira

18 Comentários

Adoro posts coletivos, e vocês?
Pois aqui está mais um e, como sempre, com um motivo comemorativo. Dessa vez é nobre: uma das paixões brasileiras. É o Dia da Cerveja Brasileira.

dia_da_cerveja_cupcake
Bom de participar desses dias é que me forço a procurar coisas diferentes para cupcakes, e pesquisar um pouco mais sobre. De cervejas, eu não entendo muito. Sei que três são o suficiente para me deixar alegre – sou fraca –, mas quando me disseram que cervejas tem os mesmos tons e sobretons de vinhos, eu tive certeza que não sei de nada mesmo.
Fui atrás de uma receita de cupcake com cerveja que não incluísse chocolate, já que a maioria usa. Acho que é para mascarar um pouco o amargo natural da cerveja. Achei essa receita que tem amargo no nível certo e ainda usa uma cerveja diferente. Pode ser mais complicada de encontrar, mas nos faz conhecer coisa nova, né? Eu sempre penso assim.

cupcake_cerveja_trigo
Usei uma garrafa da St. Gallen Weissbier, uma cerveja de trigo (também chamada de Hefeweizen) brasileira, como diz o rótulo: “Elaborada segundo o tradicional método da região sul da Germânia. Produzida com a cristalina água, puros maltes de trigo e cevada, lúpulo e levedura das montanhas de Teresópolis, Rio de Janeiro”. Achei tão chique que tive que reproduzir.
Junto comigo, entraram na onda da cerveja o Cozinha em Cena e o Culinarístico. Corre lá nos blogs das meninas pra ver as outras delícias com cervejas brasileiras!

Bolinhos com Brigadeiro de Colorado Indica, da Sara.
Bolo de chocolate cremoso com Baden Baden Chocolate, da Priscila.

Cupcakes de cerveja de trigo
Receita da Stef, do Cupcake Project, com adaptações.
Rende: 8 cupcakes

2 claras de ovo
1/2 xícara de açúcar
1 colher de chá de fermento
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de xícara de óleo
3 colheres de sopa de leite
1 1/2 xícaras de farinha
1/2 xícara de cerveja de trigo, da sua preferência

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento e o bicarbonato juntos.
2 – Bata as claras até que picos leves se formem. Eles são os picos que caem levemente quando levantamos a pá da batedeira.
3 – Adicione o açúcar às colheradas e bata rapidamente depois de cada adição.
4 – Adicione o óleo, em fio, e bata rapidamente. Por último, adicione as colheres de leite e bata novamente. Nessas fases, é importante não bater mais do que 5 segundos, somente para incorporar. Se você se exceder, vai retirar muito do ar que as claras agregaram quando batemos inicialmente.
5 – Agora com uma espátula, acrescente metade dos ingredientes secos e misture, dobrando a massa sobre si mesma, como já expliquei no blog e como este vídeo ensina.
6 – Alterne com a cerveja. Misture novamente. Por último, acrescente o resto da farinha.
7 – Preencha as forminhas de papel com 3/4 de massa e asse por 16 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo. Retire-os imediatamente da fôrma assim que remover do forno.

cupcake_cerveja_trigo2
Como cobertura, usei o buttercream com gosto de sorvete, pois como o bolinho não é tão doce, não ficaria enjoativo. Ficou uma delícia! Diferente, e uma excelente comemoração para o Dia da Cerveja Brasileira.

E qual a sua cerveja brasileira favorita?

  1. Maíra Salomão
    05 de junho de 2013 - 16:48

    Adoro seus cupcakes com ingredientes inusitados, Juliana! E essa cobertura linda, como se faz?

  2. ana cleide
    05 de junho de 2013 - 17:22

    Amiga Juliana,

    Sempre me surpreendendo. Embora não seja adepta de cerveja, nunca gostei, vou experimentar essa receita, usando a Nacional. Tens alguma sugestão?
    Tenha um dia regado a cupcakes .
    Um abração, Ana Cleide

    • 06 de junho de 2013 - 21:05

      Oi Ana!

      Não conheço essa cerveja, Nacional. Ela é de trigo? Se sim, é só usar da mesma forma que eu indico na receita.

      Beijos!

  3. Anna
    06 de junho de 2013 - 14:58

    Oi Juliana! Como vc fez essa cobertura? Usou bico?
    Beijos!

    • 06 de junho de 2013 - 21:07

      Anna e Maíra, essa cobertura eu fiz com um bico genérico de pitanga aberta, que comprei por aí e não tem marca ou número. Só pressionei bastante no topo do bolinho e fui soltando pressão e subindo, até formar esse pico. Bem simples mesmo! :)

      Beijos, meninas!

  4. Fabi
    06 de junho de 2013 - 19:13

    Bem legal esse! Quero muito testa a cobertura de chiclete! deve ser ótima! Segue o link de uma receita:
    http://www.createdby-diane.com/2012/02/bubble-gum-cupcakes.html
    Você consegue traduzir essa receita, acho super difícil receitas em inglês, mesmo sabendo inglês! Seria ótimo ter aqui no cupcakeando =)

  5. Marília
    11 de junho de 2013 - 10:27

    Oi Juliana, tudo bem?
    Por ser doceira, você saberia me dizer onde posso comprar em Brasília aqueles confeitos quadradinhos de chocolate que coloca no brigadeiro?

    • 18 de junho de 2013 - 11:32

      Em lojas de confeitaria sempre tem, Marília! :)

  6. Fernanda
    17 de julho de 2013 - 16:37

    Oi Juliana! Quanto à temperatura da cerveja, deve ser gelada ou em temperatura ambiente mesmo? Obrigada, beijos!

    • 20 de julho de 2013 - 18:19

      Oi Fernanda! É em temperatura ambiente. Sempre que for assar alguma coisa, os ingredientes devem estar em temperatura ambiente, a não ser que esteja especificado na receita.

      Beijos!

  7. Luísa
    20 de fevereiro de 2014 - 14:52

    Fiz e achei muito bom! Ficou bem fofinho! :D

  8. 03 de março de 2014 - 11:42

    […] Cupcakes de Cerveja de Trigo […]

  9. Jéssica
    24 de março de 2014 - 20:17

    Ju, adoro seu blog *-*

    posso substituir por qualquer cerveja do mercado?

    Vlw =)

    • 26 de março de 2014 - 16:47

      Jéssica, se for cerveja de trigo, sim. Tem que olhar na embalagem e ver se ela é de trigo. :)

  10. Jaqueline
    26 de maio de 2014 - 08:55

    Oi Juliana….. como faço essa cobertura…. ou encontro pronta pra comprar?

    Obrigada!

    • 06 de junho de 2014 - 07:50

      Jaqueline, você não encontra pronta pra comprar, só fazendo. ;) A receita para era está no blog, basta procurar no Menu! Beijos!

  11. Marina
    04 de dezembro de 2014 - 22:17

    Oi Juliana, gostaria de saber se você tem alguma receita de cupcake que use cerveja normal sem ser de trigo, desde já agradecida. Abraço!

    • 26 de dezembro de 2014 - 23:47

      Marina, todas as receitas estão no menu do blog. Beijos!

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!