sexta, 23 de novembro de 2012
Cupcakes de cenoura brasileiros

Pode ser que eu tenha procurado mal pelo Google, mas não achei uma boa receita de cupcakes de cenoura brasileiros por aí. Já fiz por aqui a versão americana, que é muito gostosa, mas não tem nada que se iguale aquele bolo de cenoura amarelinho, com cheiro de amor da vovó e cara de lanche da tarde. Na falta de receitas, parei e usei a cuca – às vezes é bom. Porque eu vou atrás de uma receita quando é só usar a de família?


Quando fui me aventurar nessa receita, já me avisaram que era um caminho perigoso. Que a maioria dos bolos de cenoura costumam solar e que é difícil de fazer. Que só a vovó consegue! Como sou abusada, eu tentei mesmo assim, e foi um sucesso!
O segredo para não solar é deixar a preguiça brasileira de lado e parar com essa mania de misturar tudo no liquidificador. Quando você faz isso, é muito provável que você vai desenvolver muito o glúten da farinha e eu já expliquei por aqui que não é isso que queremos. Então, pegue sua espátula e vamos juntos aprender essa moleza!

Cupcakes de cenoura brasileiros
Rende: 16 cupcakes

1 xícara de óleo vegetal, de canola ou girassol
4 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de cenoura picada
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
pitada de sal

1 – Ligue seu forno em 180˚C.
2 – Em uma tigela grande, peneire a farinha, o fermento e o sal. Lave, descasque a cenoura e então pique em pequenos pedaços, para que você possa medir em uma xícara.
3 – Em um liquidificador, pulse a xícara de óleo, os ovos, a cenoura e o açúcar até que fique uniforme. Pode colocar tudo de uma vez só, mas não deixe ligado batendo sozinho: faça com pequenos pulsos, para não bater demais os ovos. Retire quando não houverem mais grandes pedaços de cenoura.
4 – Derrame a mistura em uma tigela grande e, em três partes, adicione os ingredientes secos, misturando com uma espátula, “dobrando” a mistura sobre ela mesma. O movimento é: circunde a tigela com a espátula, leve-a ao fundo e puxe um pouco de massa para cima, jogando delicadamente sobre a farinha. Repita algumas vezes até que os ingredientes secos estejam incorporados. Não mexa muito, ou a massa ficará dura e o bolo vai solar.
5 – Divida entre as forminhas e asse por 18 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada um saia limpo.


Cobertura de ganache de chocolate

400g de chocolate meio amargo, picado finamente
200g de creme de leite fresco, com 35% ou mais de gordura

1 – Pese o chocolate picado em uma balança, dentro de uma tigela. Mantenha-a ali e zere a balança, então pese a quantidade de creme de leite por cima. É o jeito mais fácil de medir os ingredientes da ganache.
2 – Misture com uma colher, para garantir que cada pedacinho de chocolate esteja envolto em creme de leite. Leve ao microondas em intervalos de 30 segundos, retirando e mexendo em cada um, até derreter tudo e ficar bem uniforme.
3 – Deixe descansar por 2 horas ou, preferencialmente, durante a madrugada. A ganache irá endurecer conforme chegar à temperatura ambiente e ficará na consistência ideal para usar com um bico de confeitar.

Eu sei que a cobertura clássica de bolo de cenoura é brigadeiro, mas tomei a liberdade criativa de fazer uma ganache com chocolate meio amargo. Ficou muito gostoso, mas ainda não supera o brigadeiro! Se você preferir, é só fazer a sua melhor receita de brigadeiro e mandar bala. Ou então colocar um brigadeiro em cima dessa ganache, o que acha?


Para a cobertura de ganache, a dica é fazer no dia anterior e deixar esfriar de madrugada. Assim, quando os cupcakes esfriarem, é só dar uma mexida para incorporar tudo e colocar no saco de confeitar. Para fazer as rosas que eu fiz nos cupcakes, usei o bico 1M, da Wilton, e comecei no centro, aplicando pressão constante e circulando o centro. No final, é só parar de apertar o saco, puxar para dentro de leve e a pontinha no final fechará a rosa. O processo é como o demonstrado nesse vídeo. Fica lindo!

Dicas:
- Essa receita básica serve perfeitamente para fazer um bolo inteiro de cenoura, basta trocar para uma fôrma correspondente e aumentar o tempo no forno para aproximadamente 35 minutos.
- Os cupcakes dessa receita não formam domos, mas são igualmente gostosos!
- Eles duram no máximo 2 dias fora da geladeira, se ninguém comer tudo antes!

Bolo de cenoura te lembra o que?

98 comentários
Veja Também:
  1. Larissa (prima da Verônyca)
    23 de novembro de 2012 - 09:11

    Eba! Vou fazer! :)

  2. 23 de novembro de 2012 - 09:35

    Juliana, acho que já comentei aqui que nunca fiz cupcakes, é uma falha no meu ‘currículo’ na cozinha…na realidade comentei isso para confessar que essa sua receita me deixou com muita vontade de largar tudo que estou fazendo agora e comprar ingredientes e acessórios para fazer meu primeiro cupcake da vida.
    Ficaram lindos, as fotos estão divinas e a sua receita me parece nota 10.
    Beijos!

    • 23 de novembro de 2012 - 10:23

      Sara, nem precisa transformar em cupcake… você pode fazer um bolo inteiro de cenoura com essa receita, que tal? Tentei pensar em um filme que combine com ele, mas a especialista é você! Depois me fala se gostou! :)

      Obrigada! Um beijo!

  3. 23 de novembro de 2012 - 12:41

    Minha receita de bolo de cenoura é parecidíssima com essa que vc descreveu aí, e nunca tive problema de solar. Tanto o bolo quanto os cupcakes sempre ficam deliciosos!! Agora vou ter que testar essa “cobertura”… hummmm

    beijo

    • 23 de novembro de 2012 - 12:46

      Oi Babi!

      Pois é, eu notei que a maioria das receitas boas de cenoura seguem esse padrão. É o básico do básico do bolo de cenoura! :)
      Testa a cobertura e me diz o que achou!

      Um beijo!

  4. 23 de novembro de 2012 - 13:40

    oi Ju, lindas as fotos e a receita, como sempre!! A dica, que você claramente explicou e que pra mim não era dica, era falta de um bom liquidificador foi ótima! Eu sempre batia óleo e cenoura bem, depois os ovos e jogava nos secos reservados porque o liqui nunca dava conta de fazer tudo sozinho, mas nunca achei q essa era a razão para solarem!! lendo e aprendendo sempre!! ótimo findi querida, com muitas idas à cozinha para nosso deleite depois :) bjos

    • 23 de novembro de 2012 - 15:22

      Oi Graziele!

      Pois é, muita gente quer poupar trabalho e coloca tudo no liquidificador, naqueles enormes né? Mas a chance de solar assim é muito grande! Viu só como os seus nunca solavam? ;)
      Bom fim de semana pra você!

      Um beijo!

  5. Andréa da Silva Vargas
    23 de novembro de 2012 - 14:44

    Adoooro bolo de cenoura,cupcake então deve ser showwww….

  6. Brenda D'Angelo Querobim
    25 de novembro de 2012 - 15:10

    Eba! Deu certinho! Segui seu conselho e coloquei o brigadeiro como recheio e cubra com ganache…. Maravilhoso!

  7. Patrícia Moura
    26 de novembro de 2012 - 15:27

    Adorei, Cupcake de cenoura e bolo de cenoura são os preferidos de minha filha de 4 anos, então tenho que fazer toda semana. Estes serão feitos ainda hoje…

  8. David
    27 de novembro de 2012 - 14:13

    Ju, que maravilha de Blog! Tinha tantos dias que eu não via…
    Como tá lindo e gostoso!! Vamos marcar uma sessão de comidinhas…
    Beiijo lindaaa <3

  9. 27 de novembro de 2012 - 17:17

    Oi Ju! Passei um tempo sumida e quando volta a bisbilhotar seu blog encontro uma receita mais legal que a outra! ;) Oba! Parabéns! Beijos

  10. michele
    28 de novembro de 2012 - 23:33

    Oi Juliana, estou de novo por aqui, e qnd abri sua página…que surpresa!!! Ontem fiz bolo de cenoura com cobertura de chocolate..e para testar virei um pouco da massa nas forminhas de cupcake, …e não é que ficaram incríveis!!! Muita coincidência. Pena que eu não tirei foto.
    BJs
    Michele

    • 29 de novembro de 2012 - 02:28

      Tem coisa melhor que bolo de cenoura? Hmmmmm… :)

  11. Adriana
    01 de dezembro de 2012 - 11:49

    Oi Juliana, acompanho o blog ha algum tempo já, e tenho que dizer, ele é maravilhoso!! Voce realmente é apaixonada, assim como eu….tbm amo cupcakes! Queria te perguntar uma coisa, vc usa bicos da Wilton??? Como é que eu faço pra comprar um bico 1M da Wilton?? Menina, que coisa dificil de achar, nossa, faz meses que to tentando encontrar e tá muito dificil….quem sabe vc tem alguma ideia de onde posso encontra-lo….obrigada e Parabéns!!!

    • 01 de dezembro de 2012 - 17:45

      Oi Adriana!

      Que bom que você gosta do blog! :)
      O 1M é meio complicado de achar, e parece que está esgotado na loja online Celebrate, que costuma ter tudo. Já tentou procurar no Mercado Livre? Às vezes, alguém está se desfazendo…. Você também pode comprar o 1M da Mago, que é bem parecido! Qualquer bico pitanga aberto vai produzir um efeito bonito no cupcake, o 1M da Wilton só costuma ser o mais utilizado.

      Um beijo!

  12. Silvana
    03 de dezembro de 2012 - 22:24

    Juliana, esta foi a melhor receita de cupcake de cenoura ;) fácil e maravilhosa!!! Super recomendo…

    • 04 de dezembro de 2012 - 02:17

      Uma delícia né, Silvana? Que bom que gostou! :)

  13. 05 de dezembro de 2012 - 10:20

    oi juliana adorei a receita,tenho um pouco de trauma c ganache,o meu só deu certo uma vez afff.Vc coloca na sua receita que tem que ser o creme de leite fresco,a dúvida é posso usar o c. de leite de caixinha?ou não?bjks

    • 06 de dezembro de 2012 - 00:10

      Oi Jaque!

      Ganache é um pouco perigosa mesmo, mas depois que você entende como ela funciona, fica bem mais tranquilo. Você pode sim usar creme de leite de caixinha, mas o ideal mesmo é usar o creme de leite fresco, de 35% de gordura. Isso porque a gordura a mais deixa a ganache mais firme, porém macia.
      Aqui no blog da Sam, ela fez um post bem explicadinho sobre ganache, até com as proporções diferentes para o creme de leite em caixinha. Como ainda não fiz um post sobre, indico esse. Dá uma lida e, se tiver dúvidas, pode me consultar!

      Um beijo!

  14. Luh Andrade
    05 de dezembro de 2012 - 10:47

    Olá Ju! Conheci seu site essa semana e estou apaixonada. Queria só fazer uma perguntinha. Para o ganache, tem que ser necessariamente o creme de leite fresco? Pq minha mãe já fez com o de caixinha para colocar em pavês e bolos e deu super certo. Estou fazendo esses de cenoura hoje para o aniversário do meu pai. Estão no forno! Hehehe Beijos e sucesso! Parabéns pelo site!

    • 06 de dezembro de 2012 - 00:12

      Oi Luh! Que bom! Seja bem vinda ao blog!

      Oi Jaque!

      Tem várias consistências para ganache, dependendo da quantidade de líquido você coloca nela. Essa proporção que eu dei nessa receita é a ideal para usar no saco de confeitar. Se você mudar a quantidade de líquido para mais, ela começa a ficar mais líquida, quase como uma calda de chocolate.
      Você pode sim usar creme de leite de caixinha, mas o ideal mesmo é usar o creme de leite fresco, de 35% de gordura. Isso porque a gordura a mais deixa a ganache mais firme, porém macia. Aqui no blog da Sam, ela fez um post bem explicadinho sobre ganache, até com as proporções diferentes para o creme de leite em caixinha. Como ainda não fiz um post sobre, indico esse. Dá uma lida e, se tiver dúvidas, pode me consultar!

      Um beijo!

  15. 08 de dezembro de 2012 - 04:29

    I love how rich and decadent that icing looks :)

  16. 27 de dezembro de 2012 - 07:34

    [...] Clique aqui para ver a receita de cupcakes de cenoura brasileiros, o nosso clássico! [...]

  17. Vivian
    04 de janeiro de 2013 - 15:15

    Estava atrás de uma receita de cupcake de cenoura pro meu namorado! Ele adora o bolo e eu aprendi a fazer pra ele, e queria fazer diferente. A receita é a mesma que eu faço, mas cobertura! Meu Deus! Fiquei com agua na boca!
    Muito bom o site, visitarei sempre! Beijos.

    • 04 de janeiro de 2013 - 18:59

      Oi Vivian!

      Quando a gente fala de cupcake de cenoura, eu acho que é sempre bom manter o básico da receita, né? Mas se quiser variar, que tal colocar umas gotas de chocolate na massa? Ou então tentar com essa cobertura de ganache mesmo, que fica uma delícia!! :)

      Um beijo! Volte sempre aqui!

  18. Vivian
    09 de janeiro de 2013 - 10:50

    Com certeza acredito em manter o básico, sempre dá certo mesmo! hehehe. E pra ele bolo de cenoura TEM que ser tradicional, então pro aniversário dele eu vou fazer o básico, na próxima vou seguir sua dica! Adorei seu site e a Yoko também, coisa linda ela! Beijos

  19. Laura Marques
    25 de janeiro de 2013 - 16:09

    não vai manteiga ?

    • 25 de janeiro de 2013 - 21:48

      Oi Laura!

      É só óleo mesmo, não vai manteiga!

      Beijão!

  20. Nayara
    27 de janeiro de 2013 - 16:07

    Júúúú! Eu fiz e ficou PERFEITO! Acertei tudo! Vou mandar fotos no seu email! Tenho uma dúvida, minha forma é de doze bolinhos, mas essa massa dá para uns 18! Tudo bem deixar a massa reservada para assar na segunda fornada? Obrigada

    • 27 de janeiro de 2013 - 22:39

      Oi Nay!

      Que bom!! Essa massa realmente rende muito, porque ela, na verdade, é para bolo. Você pode assar um mini bolinho, ou assar mais cupcakes e dar de presente! Não é bom guardar a massa para assar depois, seja na geladeira ou no congelador, porque o fermento já está fazendo efeito assim que entra em contato com líquidos. Já ouvi falar de casos de sucesso congelando a massa (no freezer mesmo), depois deixando voltar à temperatura ambiente e então assando normalmente. Eu nunca tentei!

      Beijo grande!

  21. Ana Carolina de Oliveira
    29 de janeiro de 2013 - 18:06

    O meu ganache não fica com essa consistencia .. quando eu vou confeitar o cupcake com ele .. ele fica meio mole .. como eu faço pra deixar ele durinho assim ?? Existe algum outro tipo de cobertura de chocolate que de pra fazer que seja durinha ??

    PS: AMO SUAS POSTAGENS :)

    • 29 de janeiro de 2013 - 18:13

      Oi Ana!

      Você está usando as medidas certinhas? Pesou direitinho? E deixou ele ficar completamente frio? Também ajuda deixar um pouco (pouco mesmo, tipo quatro minutinhos) na geladeira antes de colocar no saco de confeitar.
      Outra cobertura além dessa, só de brigadeiro. Mas daí não é ganache, né?

      Beijo! :)

  22. Nayara
    01 de fevereiro de 2013 - 15:00

    Juh meu ganaChe foi endurecendo demais em temperatura ambiente! Isso é normal? Chegou a um ponto em que eu conseguia tirar a flor intacta de cima do bolinho! :(

    • 01 de fevereiro de 2013 - 19:58

      Oi Nay!

      O certo é que a ganache fique firme, talvez até um pouco dura dependendo da temperatura ambiente de onde estiverem os cupcakes. Da próxima vez, você pode fazer a ganache com um tantinho a mais de creme de leite, tipo duas colheres de chá a mais.

      Beijo!

  23. Juliana
    10 de fevereiro de 2013 - 18:14

    Oi, Juliana. Amei seu blog, fuço nele o tempo todo atrás de coisas gostosa. Parabéns!!! Meu bolo de cenoura nunca deu problema e fica bem laranja, igual a cenoura. Se um dia quiser testar a receita, lá vai.

    2 cenouras grandes picadas/ 2 ovos/ meia xícara de óleo/ 1 xícara e meia de açúcar/ meia xícara de maizena/ 1 xícara e meia de farinha de trigo/ 1 colher de sopa de fermento em pó.

    Bata os ovos, o óleo e a cenoura no liquidificador. Passe para uma tigela e acrescente os demais ingredientes, misturando bem. Leva ao forno médio, numa assadeira untada e enfarinhada por 25 minutos.

    A receita é de bolo normal, na forma, mas já fiz nas forminhas de cupcake e ficam do mesmo jeito.

    :)

    • 11 de fevereiro de 2013 - 00:37

      Oi Ju, xará!

      Obrigada, que bom que gosta do blog! :)
      O seu bolo está com cara de que fica bem fofinho, por causa da maizena. Gosto de bolos com ela. Na próxima fornada aqui em casa, vou testar sua receita!

      Beijos!

  24. Thais
    22 de março de 2013 - 17:42

    Ju, eu queria saber se podia fazer a cobertura com chocolate ao leite

    espero respostas ^.^

    • 24 de março de 2013 - 22:50

      Oi Thais!

      Dá pra fazer com chocolate ao leite, mas aí a proporção é de 3 partes de chocolate ao leite para 1 parte de creme de leite fresco (38% de gordura). O processo é o mesmo!

      Beijo!

  25. Wyllame Stella
    25 de março de 2013 - 19:26

    Olá, tudo bom?
    Eu sempre faço ganache e todas as vezes deram certo, exceto a que acabei de fazer, pois depois que o chocolate derreteu e foi misturado o creme de leite.. depois de uns segundos, a ganache começou a liberar uma água! Nunca tinha acontecido isso! O que será que deu errado, e tem como salvá-la?? Obrigada! Beijos..

    • 28 de março de 2013 - 13:25

      Oi Wyllame!

      Provavelmente, você aqueceu demais a ganache, ou mexeu com muita intensidade. Ela é delicada, então essas alterações mínimas costumam danificá-la. Essa camada não é bem de água, e sim a gordura do creme de leite que se soltou da ganache. Você pode tentar refrigerá-la um pouco e mexer novamente, para reincorporar a gordura, mas muito provavelmente, se adquirir a consistência, o sabor vai ser diferente.

      • Wyllame Stella
        29 de março de 2013 - 23:29

        Muito obrigada pela dica!
        Vou tentar de novo! :)

  26. Gaby
    10 de abril de 2013 - 09:44

    Fiz essa receita de cenoura e ficou muito boa! Bem fofinha, não solou. Perfeita. Recheei com ganache de chocolate. E reendeu bastante, 18 cupcakes.

  27. 30 de abril de 2013 - 16:52

    Já visitei tantas vezes seu blog!! Seja tirando minhas dúvidas, seja procurando receitas e desta vez não poderia sair sem comentar.
    Seu modo de escrever, suas fotos, seu blog em geral nos dá uma confiança em arriscarmos a fazer cupcakes!!!
    Eu adoro cozinhar, mas estou aprendendo e testando a fazer estes famosos “cupcakes” e sempre que surge algumas dúvidas venho em seu blog consultar…
    Parabéns pelo blog!!!
    Bjos

  28. Fabi
    13 de maio de 2013 - 11:46

    Fiz essa receita ontem! Foram os cupcakes que mais gostei, muito gostoso! Poréeem alguns murcharam muuuito e eu não entendo porque… eu fiz exatamente como você disse! =( e a ganache ficou muito boa, deixei descansando durante a madrugada, também fiz exatamente como você disse mas ela ficou um pouco mais mole do que deveria! O que será que eu fiz de errado?
    Beijos!

    • 13 de maio de 2013 - 18:28

      Oi Fabi!

      É normal eles abaixarem, essa receita não costuma formar domos. Mas se ela abaixar muito e chegar a solar, é porque você bateu demais a massa e o glúten desenvolveu muito!
      Já a ganache, ela pode ter ficado mole por causa da temperatura na sua cidade. Ou até a temperatura da sua mão!

      Beijos!

  29. Patricia
    20 de maio de 2013 - 16:35

    Juliana olá!! Fiz essa receita ontem… deu super certo… ficou super delicioso… levei lá pra minha igreja para um encontro de jovens e eu nem consegui separar um pra mim… todos disseram que estava uma delicia… eu provei em casa e realmente a massa estava muitoooo boa!! Adorei! Bjus

  30. JACQUELINE
    12 de junho de 2013 - 10:38

    Olá, gostei muito de seu blog, bem organizadinho, gostaria de receber uma receita básica de cupcake, tipo, aquela ão falha nunca. Pois até faço uns bolos gostosinhos pelos amigos, mas não acertados cupcakes, quando não queima, fica fundo no meio ou transborda tudo, que coisa menina!
    Aguardo sua ajuda, Beijinho.

    • 18 de junho de 2013 - 12:59

      Oi Jacqueline, tem uma receita de baunilha aqui no blog que nunca falha. Dê uma olhada e veja se acerta com ela!

      Beijos!

  31. Francine Souza
    16 de junho de 2013 - 21:20

    Eu ADOOOORO ler seu blog e vivo aqui tirando minhas dúvidas ! Fico brava só com essas forminhas, pois a gente coloca e não ficam LINDOS como os seus. Acabam dobrando, entortando…e tem horas que crescem e ficam LINDOS, passando da forma e daí é só abrir o forno pra todo mundo baixar. Queria tanto que ficassem com esses domos lindos iguais quando estão dentro do forno. Qual o segredo pra isso Juliana? Fecho tudo, não deixo nem entrar ar na cozinha, mas qdo vejo, já eram !Obrigada

    • 18 de junho de 2013 - 23:11

      Francine, provavelmente seu problema é a temperatura do forno (que pode estar muito elevada ou muito baixa), a quantidade de massa que você coloca na forminha ou a própria receita. Depende muito, não há um segredo ou uma ação específica que torna qualquer tentativa infalível.
      Recomendo encontrar uma receita que você se dê bem e checar a regulagem do seu fogão!

      Beijos!

  32. Fabia Lopes
    05 de julho de 2013 - 20:10

    Fiz a sua receita ontem a noite e segui o passo-a-passo, ficou maravilhosoooo! A família toda adorou!
    Só que eu fiz o recheio de brigadeiro mole e ficou ótimo também! Farei alguns para o batizado da minha filhinha nesse mês com decoração de anjinhos em pasta americana! Obrigada

  33. graziella
    09 de julho de 2013 - 09:23

    Podemos colocar brigadeiro como recheio…fica ótimo!!! Gostei de sua receitas vou testar este fim de semana…aniver do marido…ele adora bolo de cenoura!!! Hummm….estou anciosa!

  34. Greicy
    17 de julho de 2013 - 14:47

    Acabei de fazer essas delicias, facil, gostoso e ficaram super fofinhos = P

  35. Janaina Ferreira e Barbosa
    02 de agosto de 2013 - 15:27

    Tragédia, essa é a unica palavra para descrever… Tenho certa experiência em confeitaria, e já fiz muito bolo de cenoura na vida, mas dessa vez foi uma coisa de assustar. Fiz mis-en-place e medi todos os ingredientes com medidores padrão, bati pouco a massa, como vc recomenda, só pulsando o liquidificador, juntei a farinha em tres partes, etc. E fui colocar nas formas: forradas com forminhas impermeaveis, uma colher de sorvete para cada, cheguei a 20 formas e ainda tinha massa, e muita… opa, algo está errado, ela falou 16 na receita ( as minhas formas são padrão tradicional de cupcake). Imaginei: bom, se eram 16 e estou com 20, a massa não deve crescer muito, vamos dividir o que restou da massa nas formas. Resultado: transbordaram no meu forno, e não assaram de jeito nenhum a 180 graus em 18 minutos. Aumentei para 200, e la vai tempo, e nada deles assarem. Quando a massa que caiu começou a cheirar queimado, finalmente o palio saiu menos sujo. Tirei do forno, deixei esfriar, tentei desenformar ( cortando a massa que estava grudada nas formas, ai vi que a metade tinha queimado o fundo… o que sobrou, consegui a muito custo retirar das forminhas de papel( porque elas estavam imprestáveis). O gosto ficou bom, eles são realmente bem fofos, um pouco doces para o meu gosto,como bolo deve ficar excelente, mas acho que não terei coragem de repetir a receita… :(

    • 13 de agosto de 2013 - 19:28

      Oi Janaina!

      Calma, não se desespere.
      Primeiro, a quantidade de cupcakes que cada receita rende não é um número fixo e pode (provavelmente vai) variar na sua casa. Você deve sempre preencher a forminha até 2/3 (padrão) senão eles vão transbordar e vão fazer toda essa lambança que você descreveu. Se quiser tentar novamente a receita, faça da maneira que eu falei aqui e jamais tente fechar a quantidade de cupcakes na sua casa com o mesmo que é indicado na receita. Essa quantidade deve servir como guia, como uma noção de mais ou menos quantos vão dar, ok?

      Beijos!

  36. Thais
    02 de agosto de 2013 - 19:49

    Uauu! Ficou ótimo, e olha que nao sou muito boa com bolos.
    Obrigada, vou visitar o cupcakeando com mais freqüência.

  37. Mariana cristine
    12 de agosto de 2013 - 19:51

    Oiiiii,
    Estou testando suas receitas, ja fiz a da cerveja com bacon (alias eu comentei na da receita de cerveja preta com bacon e postei o link da foto no meu face, só que não dava para vc ver, agora arrumei e dá), ai meu namorado reclamo q queria um bolo de cenoura , só que todos os meus bolos sem ser de caixinha fica solado. Mas fiz o seu e não fico. Mas ao inves de ganache usei a receita do brigadeiro, ficou ótimo.

  38. Elaine
    14 de agosto de 2013 - 17:00

    Adorei seu trabalho, está me ajudando muito com os cupcakes. Gostaria de uma dica pra fazer ganache no fogão, porque no meu micro ondas dá sempre errado. Beijo e obrigada

    • 27 de agosto de 2013 - 13:26

      Elaine, é só esquentar o creme de leite até começar a sair fumacinha, não precisa borbulhar, e depois derramar por cima do chocolate picado e mexer. Eu prefiro pelo microondas. Talvez você esteja colocando no microondas por muito tempo.

      Beijos!

  39. Daniela
    16 de agosto de 2013 - 11:55

    Adorei essa receita. Quis fazer na mesma hora. Mas usei farinha de trigo integral (era o que tinha em casa) e fiz cobertura de brigadeiro.
    Nem deu tempo de tirar foto.
    Parabéns pelo site!!!
    Vou testar outras receitas.

  40. Fernanda
    04 de setembro de 2013 - 12:05

    Oi Juliana!
    quero testar essa receita, mas tenho uma duvida, vc sabe quanto tempo eles duram na geladeira? confeitados e bonitinhos com a ganache em cima.

    • 12 de setembro de 2013 - 19:12

      Fernanda, devem durar uns 5 dias dentro da geladeira. Beijos!

  41. 11 de setembro de 2013 - 13:44

    Os meus bolos e cupcakes de cenoura ficam deliciosos, nunca “solam”.
    Sua receita também é otima!
    Que lindeza que ficaram ……… e que gostosura, tenho certeza rsrs
    Parabéns.
    Beijos.

  42. Gabriella
    11 de setembro de 2013 - 20:13

    Oi Juliana! Eu faço meu ganache com 500g de chocolate meio amargo, uma lata de creme de leite 25% e uma colher de sopa de glucose. Mas depois de aplicado no cupcake ele fica soltando/desgrudando… sera que é a glucose que causa isso? Beijao!

    • 13 de setembro de 2013 - 00:28

      Gabriella, a ganache feita com creme de leite de caixinha, como a que você usou, costuma fazer isso. É normal! Beijos!

  43. Douglas
    15 de setembro de 2013 - 22:29

    Juliana, eu fiz essa receia e deu super certo, a massa ficou bem leve e não ficou gordurosa como a receita que eu costumava usar. Eu só achei eles meio sem cor pra um bolo de cenoura.Se eu aumentar a quantidade de cenouras vai alterar na consistência do bolo?
    Outra dúvida, eu comprei aquelas forminhas de silicone, e queria saber se posso utilizar elas como suporte para a forminha de papel?

    Parabéns pelo site!

    • 22 de setembro de 2013 - 19:31

      Douglas, se você acrescentar muita cenoura, vai sim alterar a receita e provavelmente solar e/ou ficar com o gosto ruim. Na verdade, a cor do bolo tem mais a ver com a cor das cenouras que você usou que com a quantidade.
      Pode usar as formas de silicone pra segurar as de papel, sim. :)

  44. Isabelly
    19 de setembro de 2013 - 15:17

    Oi Ju, posso substituir o óleo pelo de soja? Bjs

  45. Beta
    20 de setembro de 2013 - 20:38

    Juliana, obrigada por compartilhar suas receitas e dicas! Sou fã do seu blog! Fiz o cupcake de cenoura e ficou fantástico!! Parabéns!! Bj

  46. Polyane
    23 de setembro de 2013 - 14:28

    Olá Juliana, já tenho seu blog nos meus favoritos. Nunca tinha feito um cupcake e resolvi fazer este de cenoura, ficou muito bom e bonito (o que é raro quando faço bolos e afins) hahaha, o de banana também fiz e todo mundo elogiou. Parabéns e obrigada pelas receitas! ;D

  47. Maysa Rodrigues
    03 de outubro de 2013 - 18:14

    Ju, tenho uma dica que é baseada nas receitas da vovó. Experimente trocar o óleo do bolo de cenoura por manteiga com sal (mesma medida). Não tem erro! Eu costumo sempre fazer essa troca. A massa, depois de assada, fica muito mais fofinha! Ah, e hoje foi a minha primeira visita ao blog. Simplesmente amei!! Parabéns pelas receitas e pelo capricho! Beijinhos!

  48. Fernanda Alexandre
    14 de outubro de 2013 - 17:11

    Oi Ju, adorei a receita e o blog também!
    Dúvida: Posso substituir o chocolate amargo da ganache por cacau em pó? Será a mesma medida?
    Beijos!

    • 08 de novembro de 2013 - 17:04

      Fernanda, tem que ser chocolate em barra, viu? E não pode ser aqueles “cobertura”, e sim o chocolate puro. Beijos!

  49. Flávia
    08 de novembro de 2013 - 17:10

    Olá Juliana!Fiz a sua receita de cupcake de cenoura, e adorei! Ficou uma delícia!!!

  50. Ciça
    11 de novembro de 2013 - 16:48

    Olá Juliana. Sou apaixonada por cupcakes e adoro demais o seu site!!

    Me tira uma dúvida, essa receita de cupcake de cenoura, eu consigo fazer metade dela?

    Beijos.

    • 13 de novembro de 2013 - 23:25

      Ciça, qualquer receita você pode diminuir ou aumentar, basta dividir todos os ingredientes, ou multiplicá-los. Beijos!

  51. Thamilli Carmo Santos
    17 de novembro de 2013 - 20:33

    Fiz a receita e deu super certo,,,muito obrigada pela receita..!!!!bjsss

  52. Daniela
    03 de dezembro de 2013 - 15:13

    Ola Juliana, gostaria de saber se dá pra fazer a ganache com creme de leite de caixinha, muito obrigada!
    Daniela Renzi

  53. Bia
    10 de janeiro de 2014 - 16:09

    Oi Ju, eu comecei a fazer e vender cupcakes esse começo de ano, 2014, so havia feito de chocolate e ovomaltive e hoje arrisquei o de cenoura, mas com brigadeiro!!!
    Eles estao no forno, e o cheiro já tomou conta da casa!!! O meu rendeu mais de 30 unidades, pois coloquei clara em neve!! Fica delicioso@@

    bjs do Ceara

  54. Stella
    31 de janeiro de 2014 - 09:13

    Olá Juliana!
    Ultimamente minhas ganaches têm ficado muito molengas.(acredito que seja por causa do calor.. 34ºC).
    Segui os mesmos procedimentos de sempre, deixei a noite inteira descansando fora da geladeira para endurecer a ponto de confeitar. No dia seguinte o desespero… estava muuuito mole, muito mesmo!!! Usei 650g de chocolate meio amargo p/ 300g de creme de leite sem soro. Era p um aniversário em outra cidade!
    Pra corrigir, coloquei mais 150g chocolate derretido e endureci no modo rápido! Ficou bemmm firme dessa vez. (Antes bem firme do que molenga a ponto de escorrer, rsrsrs)

    A dúvida é: qual o modo correto de corrigir?

    Adoro seu blog!!! bjos :)

    • 11 de fevereiro de 2014 - 13:43

      Stella, você fez certo mesmo. O ideal é acrescentar mais chocolate, aos poucos. Talvez você tenha colocado demais. Ganache é complicado porque não sustenta muito bem no calor, ela é bem temperamental. Beijos!

  55. Juliane
    14 de fevereiro de 2014 - 00:33

    Oi Ju, fiz este cupcake e amei, ficaram lindos e gostosos ;)
    Obrigada pela receita, adoro seus posts..
    Também moro em Brasilia e não sei onde encontro um bom saco de confeitar, os que eu comprei são frágeis demais. Obrigada

    • 16 de fevereiro de 2014 - 18:06

      Juliane, nas lojas de confeitaria da cidade vendem sacos de confeitar de plástico e também de pano. Os de pano são mais resistentes, mas você precisa lavar eles, o que dá trabalho. Os de plástico eu reutilizo umas 5 vezes até eles ficarem frágeis demais, aí jogo fora. Beijos!

  56. Jaque
    16 de fevereiro de 2014 - 16:27

    “O segredo para não solar é deixar a preguiça brasileira de lado e parar com essa mania de misturar tudo no liquidificador”
    Um tanto quanto preconceituoso e generalista. Ok, tem pessoas que gostam da culinária de liquidificador, mas não acredito que os brasileiros de modo geral sejam assim no preparo de suas receitas, se fosse assim, a vovó só faria bolo solado.

    • 16 de fevereiro de 2014 - 18:20

      Jaque, como em muitos posts do meu blog, eu costumo brincar bastante e escrever esse tipo de coisa nesse tipo de tom. A verdade é que boa parte da confeitaria brasileira usa liquidificador, mas isso é quase uma afronta em qualquer outro lugar do mundo. Isso, inclusive, acontece com muitas outras coisas que só se vê no Brasil e que são afrontas lá fora também, como o uso de leite condensado e margarina (dois ingredientes que chegam a ser considerados lixo em outros países).
      Minha avó e minha mãe usaram liquidificador (e margarina e leite condensado) a vida toda, e suas receitas são muito gostosas. Falo pelo que eu conheço: todos que usam liquidificador em confeitaria o fazem pela praticidade. Eu acredito que devemos fazer o que fica melhor pra gente. Se usar liquidificador fica melhor por X motivos, então use. O mesmo pra margarina e pro leite condensado. Porém, aqui no blog, eu vou sempre dizer a minha preferência, com argumentos retirados da experiência que tive.
      Pra fechar: minha mãe e minha avó sempre usaram liquidificador, mas elas nunca bateram a farinha no aparelho para misturar na massa, o que essencialmente é o que faz o bolo solar. ;)
      Beijos!

  57. Gina
    11 de março de 2014 - 15:27

    Jú (desculpe o excesso de intimidade, mas você me deixou tão a vontade, que me sinto sua amiga de infância rsrs). Obrigada por todas as dicas, principalmente a do liquidificador, eu NUNCA tinha conseguido fazer um bolo de cenoura fofinho, ficava sempre parecendo um pudim oleoso. Fiz os cupcakes, eu e meu filhão de 8 anos, e foi um sucesso, e olha que nem fiz a ganache, fiz aquela cobertura tradicional de bolo de cenoura. Ficaram um pouco tortos porque, como decidi fazer de última hora, comprei as forminhas descartáveis numa casa especializada, mas que não tinha a forma de alumínio, nem no supermercado próximo. Nem por isso sobrou algum, aqui em casa somos tolerantes com as diferenças, ou procuramos ser na maior parte do tempo.
    Ainda vou fazer muitas receitas que vi aqui.
    Continue assim, se expressa muito bem e com total simplicidade.
    Grande Beijo, Gina.

    • 23 de março de 2014 - 15:07

      Gina, que bom que deu certo! Geralmente, o problema de solagem do bolo de cenoura é sempre esse da farinha. Fazendo dessa forma que ensinei, vai dar certo! Beijos!

  58. Rafaela
    25 de março de 2014 - 20:30

    Parabéns essa receita de massa é perfeita, fazia uma parecida mas a cenoura era totalmente triturada, essa fica com pequenos pedacinho, e muito macia.Já foi para os favoritos :)

  59. Fabiana Paim
    04 de abril de 2014 - 14:10

    Nossa… maravilhoso… já havia tentado fazer várias receitas e nenhuma ficava boa, sempre solava, não crescia ficara feio. Mas esse é maravilhosos… muito obrigada por compartilhar conosco…
    Beijos
    Fabi

  60. 07 de abril de 2014 - 01:06

    […] Olá, pessoal, faz um tempo que não atualizo aqui, não é? Pois então, a faculdade começando e as coisas ocorrendo todas ao mesmo tempo, resulta nisso: abandono do blog. Não é por nada não, mas não me esqueci daqui, só não tive tempo de atualizar. Enfim, essa semana eu trago a receita de um cupcake de cenoura, que – para variar –  retirei do blog Cupcakeando. […]

  61. Patricia Afonso
    15 de abril de 2014 - 17:56

    Olá! Gostaria de fazer uma cobertura com Nutella, mas queria firme como o ganache pra decorar como os seus… será que se eu acrescentar umas 2 colheres de sopa de Nutella ao ganache fica muito mole? Alguma sugestão? Vou fazer amanhã para a Páscoa! Adorei o blog!

  62. Patricia Afonso
    18 de abril de 2014 - 18:06

    Acrescentei Nutella na cobertura de ganache e deu certo! Ficou bem gostoso.

Deixe seu comentário

98comentários