segunda, 12 de março de 2018

Cupcakes de cenoura americano com bundinhas de coelho, para a Páscoa

2 Comentários

Já conseguiram decidir o que vão comer na Páscoa?
Todo ano eu passo por isso: são tantas opções de doces que eu fico meio perdida. Tem bolo, tem cupcake, tem ovo recheado, tem ovinhos, tem brigadeiro, tem bolo de pote, cheesecakes, pudins diferentes… gente, como vocês conseguem escolher apenas um?

Cupcakes de cenoura americanos com bundinhas de coelhinhos para a Páscoa

Cupcakes de cenoura americanos com bundinhas de coelhinhos para a Páscoa
Eu me lembro vagamente do que era a Páscoa pra mim. Eu amava ovos de chocolate branco, especialmente Galak, e minha mãe sempre providenciava um pra mim. A Galak um ano lançou um ovo que fez sensação, pelo menos na minha memória: ele continha pedacinhos coloridos que explodiam na boca. Alguém lembra desse ovo?
Eu comia um dele inteiro por dia, se deixassem. Era muito viciada.

Cupcakes de cenoura americanos com bundinhas de coelhinhos para a Páscoa
Depois passou um pouco a vibe do chocolate branco, e eu fiquei viciada no ao leite – provavelmente pela quantidade de açúcar que ele tem, a mais que um amargo ou meio amargo. Criança, sabe como é.
Me lembro também da época que viciei em ovos mais amargos, mas foi uma paixão breve. E uma paixão que nunca tive, foram esses ovos com casca recheada… de mousse, de creme ou sei lá. Não sei, sinto que perde um pouco o sentido do ovo de páscoa, que era de abrir e ver o que vinha dentro – e, claro, depois comer a casca.

Cupcakes de cenoura americanos com bundinhas de coelhinhos para a Páscoa
A decoração de Páscoa desse ano é essa bundinha fofa de coelho. Mas o que importa mesmo é a receita do cupcake embaixo dela: cenoura americano. Eu simplesmente adoro essa receita. Claro que sou eternamente mais fã da nossa maneira de fazer bolo de cenoura, tradicionalmente laranjinha e delicioso, mas a massa de cenoura americana também é incrível exatamente por ser diferente.
Com especiarias como canela, cravo e noz moscada, a massa do cupcake traz mais profundidade de sabor. E a cenoura ralada, ao invés de batida, garante que a massa mantenha mais umidade que outras. Por isso, esse bolo fica fofinho mas ainda úmido. Recheio? Não precisa, mesmo. Não coloque. Aproveite essa massa.

Cupcakes de cenoura americano com bundinhas de coelho, para a Páscoa
Rende: 12 cupcakes

Massa
1 1/4 xícara (170g) de farinha
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de canela
1 xícara (210g) de açúcar
2 ovos
1/2 xícara (108ml) de óleo
1/4 xícara (70ml) de iogurte
1 1/2 xícara (170g) de cenoura ralada fina

Cobertura
1 receita de buttercream de merengue italiano

coco ralado para cobrir a cobertura

Patinhas de coelho
Pasta americana branca e rosa

1 – Ligue o forno em 180˚C. Peneire a farinha, o bicarbonato, o fermento e a canela em pó numa tigela e reserve. Em outra tigela maior, coloque os ovos, o açúcar e o óleo e bata por 2 minutos, até clarear bastante. Adicione o iogurte e bata novamente até misturar.
2 – Adicione os secos aos poucos, em partes, e bata somente até incorporar. Por último, adicione a cenoura raladinha e misture batendo de leve ou com uma espátula fazendo movimentos envolventes.
3 – Divida a massa entre as forminhas, preenchendo 2/3 de cada uma, e leve para assar por 13 minutos. Remova quando estiverem prontos e deixe esfriar.
4 – Para fazer as patinhas, é só formar um triângulo a partir da bolinha branca, e amassar de leve para ela ficar no formato de um triângulo abaulado. Depois com a pasta rosa clara, faça mini bolinhas e amasse entre os dedos para fazer a sola da patinha e dos dedinhos. Cole com um pouco de água – pouquinho de nada, é só pra grudar mesmo. Se você deixar muito empapado de água, vai escorrer ao invés de grudar. Faça bolinhas brancas para a bundinha do coelho também e deixe todos secando para decorar depois.
5 – Cubra cada cupcake com o buttercream como eu mostro no vídeo, e depois deixe-os na geladeira por uns 10 minutos, para firmar a cobertura melhor. Isso ajuda pra passar no coco ralado. Retire e, com cuidado, passe no coco ralado até cobrir toda a cobertura. Depois posicione as patinhas e o pompom até que grudem. Sirva :)

Cupcakes de cenoura americanos com bundinhas de coelhinhos para a Páscoa

Cupcakes de cenoura americanos com bundinhas de coelhinhos para a Páscoa
Como tem cenoura fresca na massa, recomendo que eles fiquem na geladeira enquanto não forem consumidos para que durem mais. Se lá ficarem, retire da geladeira e aguarde uns 20 minutos antes de servir, para que a cobertura não esteja dura na hora de morder.

  1. Luciana
    17 de março de 2018 - 07:12

    Ficaram uma gracinha! Juliana, já experimentou fazer a “nossa” massa de cenoura e acrescentar as especiarias?

  2. Ana
    07 de junho de 2018 - 01:05

    Ju, que tipo de iogurte vc usa nessa receita? Tem q ser o grego ou o natural serve?

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!