Já tem uns dois anos que eu não vou em festas juninas. Sempre fico naquela “fim de semana que vem eu vou”, mas acabo sempre em casa resolvendo alguma coisa, descansando ou cozinhando. Sinto falta de quando eu era pequena e o tempo parecia infinito.
Sinto falta das festas juninas também. Me lembro antigamente (parece até que sou idosa) quando as festas eram bem família, tranquilas e focadas na comilança e nas dancinhas. Eu ia com minha mãe e tinha até mesa pra sentar. Não precisava nem chegar muito cedo, era horário padrão: ou seja, quando escurecia.
Hoje em dia – e isso eu estou falando de dois anos atrás, da última vez que fui – as festas estão mais focadas na balada com mil shows e atrações que mal tem espaço pra caminhar. Claro, falo daqui de Brasília.
Eu, que não sou fã de lugar lotado e encontrei um namorado que compartilha do mesmo gosto, tenho que chegar às vezes 30 minutos antes do horário que a festa estava marcada para começar. Senão, não tem vaga pro carro, nem lugar pra sentar e muito menos paciência pra ficar na fila gigantesca pra comprar comidinhas.
Talvez seja isso que me desanime a ir pras festividades juninas anuais. Mas não posso desanimar tanto, afinal não tem comidas mais saborosas e mais brasileiras que nessa época, né? Tem um motivo pra Copa acontecer nesses meses.
Pra comprovar, as blogueiras resolveram fazer um post coletivo de festa junina! Só tem delícia, sô, então corre pra ver.
Queijadinha, no Marola com Carambola, da Amanda e da Eloah.
Sopa de milho verde, no Cozinha em Cena, da Sara.
Chá de amendoim, no Culinarístico, da Priscila.
Cupcakes de canjica
Rende: 12 cupcakes
Para os cupcakes
1 receita de cupcakes de baunilha
Recheio de canjica
Receita da Escrevendo Abobrinhas, com adaptações.
250g de canjica
1/2 lata (198g) de leite condensado
1/2 vidro (100ml) de leite de coco
750ml de leite
1/4 de colher de chá de sal
1/2 pacote (50g) de coco ralado, úmido e adoçado
2 cravos
1/4 de colher de chá de canela
1 colher de sopa de açúcar
1 – Assim como a Manu, eu não deixei a canjica de molho por horas a fio porque queria fazer rápido. Então, usei a dica dela na receita: lavei a canjica em água corrente até a água parar de sair branca e coloquei pra ferver na panela de pressão com bastante água, contando 15 minutos após a pressão. Fiz isso 3 vezes, misturando toda vez que eu abria, e ficou ótimo.
2 – Depois, escorra a água e acrescente apenas 500ml do leite, os cravos, o leite condensando, o leite de coco, o coco ralado e o sal. Faça na panela de pressão mesmo. Ferva, mexendo sempre, até adquirir a consistência de creme.
3 – Aqui, eu fui adicionando aos poucos mais leite, só pra deixar ele mais cremoso. Quando a canjica estiver consistente o suficiente pra servir de recheio – não pode estar muito líquida senão ela vai inundar o cupcake –, basta remover do fogo.
4 – Por último, adicione a canela e o açúcar, enquanto ainda está bem quente e mexa. Prove e veja se prefere com mais açúcar. Pode retirar os cravos se desejar, vamos decorá-los com cravinhos limpos de qualquer jeito.
Esse cupcake é muito simples, porque comida de festa junina tem que ser simples. Abra um buraco bem caprichado para o recheio e mande bala na canjica. De verdade? Eu sugiro deixar os cupcakes já abertos (use o cone para tampar e evitar o ressecamento), esquentar a canjica e servir bem na hora, como se fosse o prêmio final da festa junina. Quentinho assim parece que fica ainda melhor.
Essa receita de canjica rende um monte, então da pra rechear os 12 cupcakes e ainda sobra pra comer puro.
O que você mais gosta de comer durante festas juninas?
Ju, que delicia deve ficar esse cupcake hein!!!! Vou testar com certeza! E eu como vc, não gosto de lugares cheios, por isso passa ano e entra ano acabo não indo em festas juninas!!! Mas acabo sempre reunindo alguns amigos e faço uma festinha em casa mesmo, com direito a pescaria entre outros joguinhos típicos dessas festas!!! O que mais gosto de comer, são os bolos caseiros e tudo o que for de milho…. =) beijoooos
Aqui na minha cidade ainda tem festas juninas de escola, onde dá pra comer muito e com tranquilidade.
Na região que eu moro (Ponta Grossa – PR) é comum ter pinhão, quentão (que é feito de vinho), pipoca, pastel, paçoca, doce de abóbora, pé de moleque, entre outros.
Canjica tem também, mas esse eu passo, não sou fã hehehehe.
Mas quem sabe fazer esse cupcake pra alegrar as avós que amam né?!
Beijo.
Fernanda, dê uma chance pra canjica, quem sabe! Essa ficou muito boa! :D
Ju, vou dizer que suas fotos estão cada vez melhores. E cupcake de canjica deve ser no mínimo interessante. Tenho que fazer pra provar; ainda mais com esse sabor de festa junina que eu adoro!
bjos
Henrique, obrigada! :D Experimenta porque ficou muito bom!
[…] em Cena com a Sopa de milho verde Cupcakeando com Cupcakes de canjica Culinarístico com Chá de […]
they look delicious!
Thanks Dina!
Ju, suas receitas são sempre incríveis.. Juntar canjica e cupcake em uma receita só, foi demais!! Obrigada!! Gostaria de dar a sugestão de um cupcake de Tiramissu nas próximas quem sabe.. Beijos!
Renata, anotado!! Beijos!
Ju! Qual a numeração da sua forminha?
Mimi, eu uso forminhas para cupcake. A etiqueta delas vem escrito para cupcake mesmo. Porém, pelo que avaliei, elas são do tamanho da 0B. Beijos!
Adorei esta receita Ju. Preciso fazer. Sou apaixonada por canjica, então acho que vou gostar ne? Rs
Ah tb adorei fazer parte deste post coletivo.
Abraços,
Amanda, essa canjica é muito boa! Acho que você vai gostar!
Que bom que gostou de participar do post coletivo, vamos fazer outros, né?! Beijão!
Ficou lindo! Adorei :D
Amo o seu blog. Todos os dias entro e pelo menos uma vez ao dia falo sobre ele com alguém… Parabéns!!!!
Como assim “canjica”, Ju?
É como vcs chamam o milho de mungunzá?
Essa canjica seria o milho q usamos p preparar o mungunzá?
Sou de Alagoas. fiquei confusa pq canjica é um outro tipo de comida típica das festas juninas daqui. tbm feita de milho, mas é tipo um mingau durinho, sabe?
Mas essa canjica que vc fala é um milho, certo?
Meirielle, não sei te dizer exatamente porque aqui no pacote, na minha cidade, só diz “canjica” hahahaha. É um grão branco, no mesmo formato do milho sim. Beijos!