A Kaza Chique é uma das lojas com produtos de confeitaria que eu costumo recomendar aqui no blog. Lá, você encontra produtos de casa e cozinha em geral, incluindo de confeitaria. Além disso, a loja ainda oferece cursos de cozinha e organização de casa. E quando eu digo cursos, eu quero dizer MUITOS. Sério, eles têm uma lista gigantesca de cursos já programados. Toda vez que eu pego o panfleto com os cursos e datas, eu fico assustada com a quantidade e variedade.
As opções são muitas e os professores são ótimos! Eu mesma fiz um curso profissionalizante de confeitaria lá, em busca de mais conhecimento, e recomendo. É uma ótima oportunidade de fazer contatos e conhecer ao vivo técnicas de confeitaria que às vezes a gente tem até medo de tentar em casa.
Pra provar que tem um monte de coisa linda na loja – incluindo pratos e louças –, as fotos desse cupcake tem itens que você pode encontrar lá! Esses dois pratos – azul turquesa e laranja – e o belo pratinho branco em cima, estão disponíveis na loja. Eu teria os dois pra sempre aqui pra servir meus convidados com cor e vibrância na mesa. E pra combinar com o sabor do cupcake: essa cafeteira italiana linda na foto também está na loja. Pessoalmente, eu acho super chique fazer café nela, não sei vocês, hahaha.
A Kaza Chique fica na 102 norte, em Brasília (DF). Fica virada para os hospitais e é uma loja grande, não tem como errar. Mas se você for de outro estado, dá pra comprar pelo site ou entrando em contato com a loja. Dê uma olhada nas coisas lindas e bacanas que eles têm lá! :)
Esses cupcakes não têm lactose na massa. Fiz de presente de cinco anos de namoro para o Sr. Namorado, maravilhoso. Te amo, meu amor. O buttercream tem manteiga, é claro, portanto não acho que posso chamar de cupcake sem lactose. Ficou uma DELÍCIA. Sério, eu achei um dos melhores cupcakes que já fiz pra esse blog. A massa é incrível e merece ser feita pura, pra um bolo da tarde também.
Cupcakes de café e mel com buttercream de café e merengues
Rende: 10 cupcakesMassa
1 1/2 colher de chá de café instantâneo (granulado)
1/2 xícara (120ml) de água fervente
4 ovos, separando claras e gemas
1/3 xícara (65g) de açúcar
2 1/2 colheres de sopa (35ml) de óleo
1/3 xícara (115ml) de mel
1 1/2 xícara de farinha
pitada de sal
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de cravo em póCobertura
1/2 receita de buttercream de merengue italiano (IMBC)
2 colheres de chá de extrato de café (ou essência)Merengues, ou suspiros, de café para decorar
1 clara
1/4 xícara de açúcar
pitada de cremor tártaro ou duas gotinhas de suco de limão
1 colher de chá de granulados de café instantâneo, quebradinhos até virar uma farinha1 – Ligue seu forno em 160˚C. Para a massa: misture o café granulado com a água fervente. Dissolva bem e reserve para esfriar.
2 – Em uma tigela, bata as gemas e o açúcar até que fique uma mistura mais clara. Adicione o óleo e o mel e bata novamente para incorporar tudo.
3 – Peneire a farinha, o sal, o fermento, o bicarbonato e o cravo em pó em outra tigela. Alterne a adição desses secos com o café dissolvido às gemas batidas, misturando para incorporar tudo mas evitando bater demais pra não desenvolver o glúten e solar a massa.
4 – Bata as claras até atingirem ponto de neve e as adicione em três partes à massa, misturando com uma espátula com movimentos envolventes. A ideia é não deixar a massa desinflar todas as bolhinhas maravilhosas de ar das claras, então faça direitinho e devagar!
5 – Divida a massa entre as forminhas e asse por 15 minutos, até que os cupcakes estejam coradinhos e um palito inserido no centro de cada um saia limpo.
6 – Para a cobertura, basta seguir as indicações da receita no link acima e, no final, adicionar o extrato ou essência de café.
7 – Para os merengues: aqueça seu forno até uns 100˚C ou o mais baixo possível. Se seu forno não tiver uma temperatura muito baixa, quando assar os merengues, deixe a porta entreaberta com a ajuda de uma colher de pau. Cubra uma assadeira com papel manteiga.
8 – Bata a clara por alguns segundos até que ela aumente de tamanho e crie bolhinhas. Acrescente o açúcar, o cremor (ou limão) e o sal e bata em velocidade máxima até chegar ao ponto de merengue. O ponto é quando você levanta o batedor e o merengue faz um bico que permanece pra cima. Se você virar o pote, ele não vai cair. Pode testar.
9 – Acrescente metade do granulado de café e misture com uma espátula, delicadamente.
10 – Coloque em um saco de confeitar com o bico da sua preferência (eu usei um redondo comum) e faça seus merengues em cima do papel manteiga. Salpique o restinho do granulado de café por cima e leve para assar por 50 minutos no mínimo. Sim, demora, porque merengue é pra secar aos poucos. Dependendo do tamanho dos seus merengues (os meus tinham o tamanho de uma colher de sopa), podem levar mais um tempinho pra secar, é claro.
11 – Decore seus cupcakes com o buttercream e finalize com o merengue. Se quiser mais crocância, quebre alguns merengues e salpique por cima também. Ma-ra-vi-lho-so.
Por favor, não recheie este cupcake. É sério, gente, vamos começar a aproveitar o sabor da massa. Essa aqui é tão incrível, com o mel, os cravos, o café, a fofura das claras em neve… não tem motivo pra rechear, de verdade. Prometo!
O bico usado na decoração é o 2F da Mago.
Disclaimer: a Kaza Chique e o Cupcakeando fizeram uma parceria para o uso dessas louças no food styling das fotos. O post constitui a minha honesta opinião e eu jamais colocaria aqui um produto, serviço ou loja que eu não fiquei satisfeita ou que eu não goste pessoalmente.
Oi, Ju!
Essa receita me deu água na boca! Será que posso substituir a água por café coado se eu não tiver o café instantâneo em casa?
Beijos!
Maysa, pode sim! :) É que com o café solúvel fica mais forte, mas podes fazer um café bem poderoso e usar!
Olá Juliana!!
Essa xícara AMEI!!!! Também encontro na Kaza Chique? Bjs
Arlete, acho que eles não têm elas lá não… mas não custa nada pedir para adquirirem pra você! :)
Oi Juliana!
Acompanho seu blog há muito tempo e amo suas receitas, já fiz várias delas.
Só que eu nunca consegui fazer com que meus cupcakes ficassem redondinhos em cima. Eles sempre ficam retos. Não sei o que faço de errado!
Bjs
Aline, tudo depende da receita mesmo. Procure receitas que formam o domo. Todas aqui do blog formam, e quando não forma eu costumo avisar na receita. Beijos!