segunda, 23 de setembro de 2013

Cupcakes de baunilha, feitos com óleo

78 Comentários

Eu só tenho três palavras para vocês: Rock in Rio.
Sim, eu fui. Esta é a segunda edição que eu vou e provavelmente a última. Fui na primeira pelo evento e nesta segunda por um artista específico. Não vejo motivos para ir na próxima, a não ser que o Eminem ou o Cake participe.
Eu não fui para o fim de semana do rock. Ou o que quer que isso signifique. Fui nos dias 14 e 15 porque, desde os meus 13 anos de idade, sou uma ardente admiradora de Justin Timberlake. Não sei se me enquadro em fã, porque quando penso em fã, imagino aquelas meninas de 18 anos que berravam insandecidas a cada movimento de quadril que ele fez durante o show.
Eu admiro o artista, o bom humor, o trabalho, a evolução e a pessoa de Justin Timberlake. Afinal, temos que concordar que sair disso para isso é uma verdadeira evolução. Eu não berrei insandecida porque ele requebrou, ou porque ele é bonito e charmoso. Na verdade, passei parte do show sem palavras para agradecer o Sr. Namorado por me colocar a menos de 40 metros do Justin e outra parte cantando as músicas.

cupcakes_baunilha_oleo
Talvez porque eu tenha ido no que chamam de “fim de semana do pop no Rock in Rio”, ou talvez porque eu me considero muito tolerante, mas eu detesto ter que ouvir de qualquer pessoa que “o Rock in Rio não é mais um festival de rock”.
Primeiro, nunca foi, já que a primeira edição em 1985 teve Alceu Valença, Elba Ramalho, Baby Consuelo e Al Jarreau. Segundo, o nome Rock in Rio é uma referência ao termo em inglês “rocking” que significa algo do tipo balançar ou agitar, ou seja, agitando o Rio de Janeiro. Terceiro, se o fato de ter “rock” no nome impede o evento de ter Ivete Sangalo, Jessie J ou Katy Perry, então “Rio” também impede o festival de acontecer em Lisboa, Madri e Las Vegas (o próximo lugar que a produção quer ir) – e isso é muito estúpido, ok?
Rock in Rio é um festival de música. Por mais que existam críticas, pop, funk, axé, samba e jazz são estilos de música e, portanto, tem todo o direito de aparecer por lá. A produção faz o melhor que pode: divide as bandas em dias que combinam, para que os metaleiros não se irritem com o pop e as fãs insandecidas de Justin não morram de medo das rodinhas punk.

cupcakes_baunilha_oleo
Então, vá no dia da sua banda e pare de ser tão purista e preconceituoso. E isso vale para todos os lados. Que tal mais amor, tolerância e música, e menos – bem menos – mimimi?

Cupcakes de baunilha, feitos com óleo
Receita por Glorious Treats.
Rende: 14 cupcakes

1 1/4 xícaras de farinha de bolo
1 1/4 colheres de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
2 ovos
3/4 de xícara de açúcar
1 1/2 colheres de chá de extrato de baunilha
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de buttermilk

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela grande, peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal.
2 – Na tigela da batedeira, coloque os dois ovos e bata por 20 segundos. Adicione o açúcar e continue batendo em velocidade média por 30 segundos.
3 – Acrescente a baunilha e o óleo e bata novamente, por mais uns 30 segundos.
4 – Adicione os ingredientes secos em três partes, alternando com o leite e batendo rapidamente entre adições, apenas para incorporar tudo. Não bata demais ou a massa ficará dura, seca e pode solar.
5 – Divida a massa em forminhas de papel, dentro da fôrma de metal – essa massa é bem líquida! –, e asse por 13 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.
6 – Remova do forno e deixe esfriar dentro da fôrma de metal por 2 minutos, nada mais, nada menos que isso. Retire imediatamente em seguida, ou a forminha de papel pode começar a soltar.

Essa massa foi um pedido de leitores, que queria uma receita de cupcake de baunilha que não precisasse de manteiga. Às vezes, é bem chato ter que esperar a manteiga amolecer só pra fazer um bolo, então que tal fazer com óleo? A cobertura que usei foi o buttercream com gosto de sorvete, e um pouco de corante laranja em gel. O bico é o 1M da Wilton, como sempre para conseguirmos voltinhas clássicas como essa.

Você foi no Rock in Rio? Que dias? O que achou dos shows?

  1. Fabíola
    23 de setembro de 2013 - 09:02

    Juliana, qual a diferença de fazer ele com manteiga e com óleo? É a textura?

    • 06 de outubro de 2013 - 19:30

      Oi Fabíola! Sim, bolos feitos com manteiga tem mais sabor, enquanto que bolos com óleo nem tanto. Por isso, o óleo costuma ser usado em receitas de bolos com temperos mais fortes, para se destacarem melhor (como canela, cardamomo, baunilha, etc). Quanto à estrutura, bolos com manteiga tem farelos mais finos e se desfazem mais quando são fatiados, enquanto que bolos com óleo são mais densos.

  2. Daiana
    23 de setembro de 2013 - 09:07

    oi lindoca!! qual receita é essa de buttercream com gosto de sorvete??

  3. Gabriela Nunes
    23 de setembro de 2013 - 09:23

    ola gostei da receita, mas queria saber qual foi a cobertura que vc usou, bjos

    parabéns pelo blog

  4. Jordana
    23 de setembro de 2013 - 09:46

    Também tenho essa dúvida, já quis experimentar, mas fiquei com medo que sem manteiga ficasse menos gostoso. ;P O que você achou?
    beijinho! ;)

    • 06 de outubro de 2013 - 19:31

      Jordana, essa receita achei bem saborosa. Honestamente, prefiro as com manteiga, acho mais gostosas, mas essa é uma alternativa para quem sempre acha que bolo com manteiga fica com muito gosto de manteiga (o que não faz o menor sentido, mas enfim… hahaha).

  5. 23 de setembro de 2013 - 09:57

    Oi, tem receita desse buttercream com gosto de sorvete?
    Parece bem interessantemente gostoso….rs

    Perguntinha poderia substituir o buttermilk por iogurte natural?

    • 06 de outubro de 2013 - 19:32

      Claudia, a receita está no blog, é só procurar no Menu!
      Pode substituir o buttermilk por leite integral, mas por iogurte vai deixar a massa muito compacta e densa. Beijos!

  6. Andréa
    23 de setembro de 2013 - 10:20

    que bacana!!! eu fui em 2001 pra ver Nsync! Iria ver JT agora mais com filho pequeno complica haha tbm sou uma fã sem histeria ,ficar gritando “gostoso” é vergonhoso demais kkkkkkk adorei a receita ,tbm faço com óleo ,canola ,milho ou girassol
    :)

  7. Janaína
    23 de setembro de 2013 - 10:59

    OI Ju..acho que vou te chamar assim,,porque venho aqui todos os dias, (acho que já me sinto em casa)estou vendendo cupcakes e a maioria das receitas pego do seu blog, ou dou adapta como as minhas..sabe como é né? Parabéns tem me ajudado muito a ganhar um didim num momento difícil que estou passando, e acho que mesmo que passar o momento difícil ,vou continuar a vender,porque estou apaixonada em faze-los, amo arte e os Cupcakes pra mim é uma arte, acho lindos, e estou vendo como as pessoas tem gostado e o didim bom que entra..muito obrigada mesmo. A pergunta é já fiz alguns cupcakes com óleo e não ficam macio como com os de manteiga e fora que óleo a receita fica mais barato, tirando o de cenoura que fica uma delícia, esse vc sentiu alguma diferença, no toque dele? na maciez?

    Ju Obrigadão de Novo Bjs

    • 06 de outubro de 2013 - 19:34

      Janaína, expliquei a diferença em um comentário anterior. Procura aqui em cima e dá uma lida! Beijos!

  8. Joana - RJ
    23 de setembro de 2013 - 12:44

    Olá Juliana!!
    Parabéns pelo seu site…ele é fantástico!!! Estou a cada dia mais apaixonado por ele…você é simpática e demonstra amor no que faz…assim como você também sou apaixonada por cupcakes e após um ano fazendo para a família e amigos resolvi investir na comercialização também como segunda fonte de renda, pois trabalho como assistente social e tenho um horário flexível. Pretendo fazer um curso de gastronomia ou confeitaria, mas como agora está difícil vou testando novas receitas, coberturas, etc. e você apresenta coisas bem interessantes. Esse final de semana vou testar o buttercream de merengue e depois te falo. Parabéns!!!
    Obs: meu maior problema era calcular o preço dos cupcakes e você, mais uma vez, me ajudou bastante.
    Bjs

  9. 23 de setembro de 2013 - 13:25

    Oi, Ju! Sempre acompanho seu blog, inclusive já li inteiro várias e várias vezes… Essa é a minha primeira vez comentando aqui, acho que o assunto Justin fez com que eu me pronunciasse…haha Porque eu fui completamente infectada pelo vírus Timberlake nesse Rock in Rio. Eu era muito fã na época de N’Sync, mas depois fui crescendo e meio que parei de acompanhar o trabalho dele. Quando assisti o show no Rock in Rio simplesmente me encantei e aquela paixão reacendeu…haha Em tempos em que praticamente qualquer um pode ser cantor com Auto-tune e afins, é impossível não se admirar com o talento desse homem, em como ele é um artista completo, que dança, canta, atua. Fora a parte dele ser lindo, inteligente, engajado em causas nobres e tudo mais. Sorte da Jessica Biel. Hahaha Pra mim ele foi O nome do Rock in Rio. :)

    Bom, falando agora sobre a receita, nunca fiz bolos de baunilha com óleo, mas quando faço de chocolate tenho a impressão de que as massas feitas com óleo não ficam tão macias quanto as com manteiga (nunca fiz cupcake com óleo, digo em relação aos bolos grandes mesmo). Será só impressão?

    Vou aproveitar a chance de te dar os parabéns pelo blog e dizer que me inspiro muito com seus posts e suas receitas. Me identifico muito com você e sua paixão pela confeitaria e fotografia, pois sou exatamente assim…rs Parabéns pelo trabalho!!! :)

    • 06 de outubro de 2013 - 19:41

      Oi Carol! Assino embaixo de tudo o que você disse sobre o Sr. Timberlake. Bom saber que mais gente vê além da imagem de N’Sync que as pessoas insistem em associar a ele, apesar de DÉCADAS terem passado.
      Muitas receitas de chocolate são feitas com óleo, ou com manteiga derretida. Eles costumam ficar melhores sim quando a gordura está líquida. Ainda preciso descobrir exatamente o porquê e, assim que eu souber, posto aqui no blog. ;)
      Beijo grande!

  10. Tatiane
    23 de setembro de 2013 - 14:04

    Será que finalmente vou conseguir acertar uma receita de massa de baunilha?
    Já testei várias de suas receitas e todas ficam deliciosas, mas meus cupcakes de baunilha nunca ficam bons. A massa fica pesada e não cresce quase nada.

    Vou testar essa! =D

    • Zulma Patrocinio Oliveira
      01 de abril de 2014 - 14:11

      Parabens!fiquei encantada com tudo. Obrigada pela dedicação!

  11. Daniela
    23 de setembro de 2013 - 14:11

    Sou leitora fantasma do seu blog há 2 semanas e cada dia eu me encanto e me derreto por suas receitas (mas ainda pelas suas fotos!).
    Eu sei que você é SUPER ocupada e deve ter milhares de outras prioridades, mas posso fazer um humilde pedido/sugestão? É que minha falecida madrinha costumava fazer uns biscoitinhos de cebola (esses ao melhor estilo padaria), mas eu nunca encontrei uma receita decente =/

    Se você souber de alguma, ficarei imensamente grata *-*

    • 06 de outubro de 2013 - 19:48

      Daniela, vou te dizer que nunca vi esses biscoitos! Mas adoraria comer, porque adoro cebola… você tem a receita?!
      Beijos!

  12. Thaysi
    23 de setembro de 2013 - 14:24

    Então, não fui ao Rock in Rio, foi bem mais tranquilo assistir no Multishow. rs… Mas concordo com o que você disse a respeito de ter muita gente por aí de mimimi e falando besteira antes mesmo de ao menos se dar o trabalho de pesquisar o real significado do festival.
    Quanto a receita, ADORO baunilha, vou experimentar essa.
    Buttercream com sabor de sorvete… tem receita?
    Beijo

    • 06 de outubro de 2013 - 19:48

      Thaysi, tem sim, a receita está no blog. Basta procurar no Menu! Beijos! :)

  13. jaqueline
    23 de setembro de 2013 - 17:44

    JUliana,esse vou experimentar com certeza!

  14. Sheila Gomes
    23 de setembro de 2013 - 18:54

    Oi Juliana,

    Eu acabei de terminar os cupcaKES. Coloquei recheio de morango e a cobertura de brigadeiro branco de sua autoria. Comi quase chorando de tão bom. O buttermilk transforma a massa em uma nuvem deliciosa.

    Obrigada pro compartilhar seus segredos!!!

    Um abraço e sucesso!

  15. Simone
    24 de setembro de 2013 - 11:43

    Ju, vim te agradecer. Embora vc tenha dito ao final da receita q ainda nao era sua opção perfeita e final para cupcake de chocolate, eu fiz e tds amaram! Eu buscava uma massa de chocolate ja ha algum tempo e nao ficava satisfeita. A sua ficou maravilhosa, mt elogiada e eu plenamente feliz. Cheguei a me perguntar, foi eu q fiz msm? rs
    Qt ao post de cima, eu tenho uma certa resistencia qt a massas com óleo. Sei q manteiga tb faz mal, mt gordura, mas quando vejo uma receita com óleo normalmente eu nao faço. Vc achou essa boa?!

    • 06 de outubro de 2013 - 19:55

      Simone, a verdade é que manteiga é o que menos faz mal para o nosso corpo porque ela é uma gordura animal, natural, que nosso organismo digere tranquilamente. Já o óleo e a margarina são gorduras vegetais, que nosso corpo não consegue quebrar tão facilmente. O ideal é comer sempre manteiga, mas com moderação, como tudo na nossa vida.
      Essa receita é muito boa, mas, novamente, deve ser apreciada com moderação. Beijos!

  16. cintia carrion
    24 de setembro de 2013 - 14:39

    que delicia, o melhor cupcake de baunilha que ja fiz!

  17. Daniel Câmara
    25 de setembro de 2013 - 12:31

    A voltinha Clássica e Perfeita da Juliana!!

    Parabéns

  18. Erica
    25 de setembro de 2013 - 14:16

    Seu blog é lindo! Parabéns e obrigada por compartilhar tanta coisa boa! Queria fazer uma pergunta, o que vc acha das formas de silicone para cupcakes? Tem diferença no resultado final? E aquela máquina de cupcake da britania, a cupcake maker? Vc poderia falar alguma coisa sobre ela? MUITO obrigada.

    • 06 de outubro de 2013 - 20:02

      Erica, as forminhas de silicone tem o mesmo efeito da de metal. Já a máquina de cupcake, eu não recomendo. Ela deixa os cupcakes muito secos. Beijos!

  19. niina
    27 de setembro de 2013 - 00:24

    eu posso substituir a farinha de bolo por farinha de trigo comum? se sim, qual eu uso com ou sem fermento?

    • 06 de outubro de 2013 - 20:11

      Niina, pode sim. Use a sem fermento, pois já tem fermento na receita.

  20. 30 de setembro de 2013 - 15:33

    Olá Juliana, muito bom seu blog. Estou me preparando para enviar ao forno minha segunda experiência com cupckaes. Queria a sua opinião sobre colocar mel na massa do cupcake. Grato. Fábio Costa

    • 06 de outubro de 2013 - 20:17

      Fábio, tem muitas receitas que usam mel, fica uma delícia. Você só precisa procurar uma receita específica para isso, porque não dá para simplesmente substituir pelo açúcar. Beijos!

  21. Vivian
    30 de setembro de 2013 - 22:34

    Ju, fugindo TOTALMENTE do assunto cupcakes, vi o show do Justin pela tv e fiquei tão feliz por ele! Tb não me enquadro como fã, mas fui no Rock in Rio qdo ele tava com o ‘N Sync e sabe qdo vc se sente orgulhosa pela pessoa??
    Qdo vi o show do grupo achei super legal.. na época, eu tava com 13 anos, ou seja, não tinha lá um grande senso crítico das coisas. Mas gostei de ver ele voltando novamente como atração principal e dando conta do recado sozinho, sem precisar de mil efeitos, trocas de roupa e etc e tal. Achei mto legal ver q ele saiu daqui como o carinha “bonitinho” da boy band, e voltando como um artista completo q canta, dança, atua, produz, e faz td mto bem.

  22. josiane nunes
    01 de outubro de 2013 - 14:03

    Boa tarde Jú.

    Duvida fiz alguns cup cake com 200grs manteiga quase todos desgrudaram da forminha. depois de muito pesquisar diminui a quantia de manteiga para 100grs e não deixei tomar vento, coloquei uma toalha de mesa bem fina em cima dos cup e sobre uma grade de resfriamento fiz 170 e nem um desgrudou. Estou em duvida foi menos manteiga,não ter tomado vento,ficado sobre a grade de resfriamento? deixei 2 minutos dentro das formas de cup depois coloquei na grade… Seu site é maravilhosos, beijos..

    • 06 de outubro de 2013 - 20:20

      Josiane, eu precisaria ver toda a receita pra saber como ela é. Provavelmente, foi a diminuição da manteiga e o fato de você ter deixado eles na grade de resfriamento.
      Beijos!

  23. Carol
    01 de outubro de 2013 - 18:07

    Olá Juliana! Descobri seu blog esse fds e fiquei encantada! Tudo muito lindo, parabéns!! ^.^

  24. Emmy
    01 de outubro de 2013 - 19:38

    Olá!
    Primeiramente, gostaria de parabenizá-la pelo blog, é perfeito, e venho acompanhando há tempo!
    Eu simplesmente me apaixonei pela baunilha, e procuro qualquer receita relacionada a ela! Descobri recentemente um “Delipaste de baunilha”, que é uma pasta concentrada, vc já usou nos cupcakes? Estou afim de utilizar mas não sei de que maneira.. se puder me ajudar agradeço! Beijos e sucesso!

    • 06 de outubro de 2013 - 20:24

      Oi Emmy, nunca usei essa Delipaste, mas tenho vontade. Não sei como seria a melhor forma de usá-la em cupcakes, porque nunca a vi “pessoalmente”, hahaha. Beijos!

  25. ana cleide cerveira lima
    02 de outubro de 2013 - 12:03

    Oi Juliana,

    So agora to experimentando essa nova receita, sempre faço a outra receita de baunilha, mas sem problema nenhum. Vou fazer conforme a receita, claro, e qualquer duvida comentarei.

    Fica com Deus. Abraços!

  26. Priscila Pugliesi
    03 de outubro de 2013 - 17:31

    Ju,
    vc já fez cake pops?
    Faz um post pra gente, faz, faz, faz???
    bjobjo

    • 06 de outubro de 2013 - 20:33

      Oi Priscila! Já fiz sim, mas ainda estou aperfeiçoando a técnica dos cakepops. Assim que eu arrumar um jeito infalível, vou postar aqui no blog pra vocês! Beijo!

  27. ana cleide cerveira lima
    03 de outubro de 2013 - 19:29

    Juliana,

    A receita ficou maravilhosa, embora tenha ficado muita ansiosa para o resultado final e, a voltinha uma beleza ( bico 1M da Wilton ). Vou repetir , usando corante na cobertura, pois no momento só´tinha cores fortes e não queria que ficasse descaracterizado.
    Abraços e obrigada pela receita.

  28. marcia medeiros
    04 de outubro de 2013 - 19:22

    ola,conheci seu blog esta semana e achei muito lindo e bem feitinho :parabens! . . .pretendo experimentar algumas receitinhas e quero saber se posso utilizar a farinha -de- bolo que vc ensinou em todas receitas ou qdo nao esta especificado tem que ser farinha de trigo mesmo?

    • 06 de outubro de 2013 - 20:39

      Marcia, geralmente dá pra substituir em todas as receitas de confeitaria, mas quando não dá, a receita indica direitinho. Beijos!

  29. Vania Cunha Folly
    04 de outubro de 2013 - 19:33

    Amo demais fazer cupcakes. Aprendi com uma grande amiga e não paro mais de fazê-los.
    Vou testar esta receita no fim de semana.

  30. josiane nunes
    07 de outubro de 2013 - 16:43

    OI Jú
    Este final de semana fiz as duas receitas a de oleo e a de manteiga, as duas ficaram maravilhosas… tinha receio de fazer e usar buttermilk, mais é fantastico o efeito que ele da na massa, leveza total ficou muito bom com óleo. em relação ao sabor realmente o de manteiga é mais saboroso, mais a textura dos dois ficaram iguais…Depois de recheado e coberto, não da pra saber quem é quem… Só reduzi para 100grs de manteiga, unica coisa que fiz diferente.. Beijos, fique com Deus…

    • 08 de novembro de 2013 - 15:08

      Josiane, que bom que gostou! Realmente, o com manteiga é muito mais gostoso. Beijos!

  31. Maggie
    09 de novembro de 2013 - 16:54

    Oi Ju,
    eu leio seu blog com frequencia… acho que já li quase todos artigos e receitas… rsrs! Adoro suas dicas nas receitas. Tenho uma dúvida sobre se é normal a forminha de papel grudar tanto no cupcake. As minhas ficam bem coladas e quando vamos comer fica muita massa grudada no papel. Isso é normal? Ou será que as forminhas não são de boa qualidade… ou tenho de esperar o cupcake esfriar antes de comer(humm, difícil… adoramos cupcake quente!) Nesta receita você escreve que elas podem soltar, meu probleminha é o contrário. Passei a fazer os cupcakes sem papel, direto na forma untada. Talvez você tenha uma dica para me ajudar. Abraços e parabéns pelo lindo blog! Adoro e fico surfando nele muitas vezes! Maggie

    • 09 de novembro de 2013 - 22:47

      Maggie, quando o cupcake está quente, é normal ele se soltar na forminha de papel quando a puxamos. Isso porque, quente, ele ainda está com as moléculas de gordura em estado líquido, então elas não seguram os farelos direito. Agora, se mesmo em temperatura ambiente, ele ainda sim gruda nas forminhas de papel, então talvez sua receita tenha açúcar demais. Tente diminuir um pouco. Beijos!

      • Maggie
        10 de novembro de 2013 - 14:57

        Oi Ju,
        fiz a receita de cupcakes de baunilha e saíram super bem da forminha! A receita qu eu usei antes foi com óleo ao invés de manteiga. A receita dos Cupcakes de baunilha ficou super gostosa! Obrigada! Fiz 12 mas ficaram bem mais altos que os das suas fotos… Será que fiz algo errado? Os cupcakes tem algum tamanho padrão quando prontos? Ach, meu butercream do post buttercream-e-um-ode-a-manteiga eu fiz a receita da metade e nem leite coloquei, mas ficou muito mole… Bjs, Maggie

        • 10 de novembro de 2013 - 16:06

          Maggie, você só deve ter enchido as forminhas mais do que eu encho normalmente. Se não transbordaram, não tem problema nenhum. Quanto ao buttercream, devia estar quente na sua cidade, por isso ele não aguentou. Tente colocar na geladeira por uns minutos e bater novamente, para ver se ele firma. Beijos!

          • Maggie
            10 de novembro de 2013 - 17:16

            Oi Ju, muito obrigada pelas respostas! Vou ver se coloco menos massa na próxima vez e hoje estava muito abafado aqui em Itajaí, SC, pode ter sido a razão de não firmar bem o buttercream. Já coloquei na geladeira e vou tentar novamente. Estou morrendo de vontade de testar os cupcakes de morango! vou ver e faço no próximo final de semana. Muito obrigada pelo seu tempo e por este blog! Beijos!

  32. Eduarda Morandi
    02 de dezembro de 2013 - 00:27

    Ei Ju, tudo bem ?
    Estou querendo fazer um cupcake sem lactose e achei que o com óleo fosse uma boa alternativa, da para fazer o buttermilk com leite de soja??? Ou você tem alguma receita que não leve leite? Ou que possa ser substituída por leite de soja? Obrigada
    Beijos

    • 13 de dezembro de 2013 - 00:08

      Eduarda, nunca fiz buttermilk com leite de soja, mas acredito que se ele tiver a quantidade de gordura de um leite integral padrão, não vai ter problema. Ainda estou testando receitas sem lactose pra encontrar uma que eu considere ideal! Beijos!

  33. Josilene Carmo
    02 de fevereiro de 2014 - 16:03

    Oi Juliana eu fiz essa receita e amei o resultado final ,a minha família também aprovou. Um abraço e eu adoro suas receitas.

  34. 01 de março de 2014 - 18:14

    Juliana,

    Descobri hoje a sua página e já estou salvando quase todas as receitas para testar em minha nova casa! Gostaria de saber se no lugar das forminhas de metal posso colocar as de silicone?

    • 23 de março de 2014 - 09:51

      Amanda, pode sim, claro! Que bom que achou o blog! :)

  35. Ana Paula
    18 de abril de 2014 - 21:09

    Olá Juliana,

    Você que fotografa os cupcakes? Se sim, qual maquina você utiliza e já fez curso?

    • 27 de maio de 2014 - 18:15

      Ana, sim, eu que fotografo tudo do blog. Tenho uma Nikon D90 e nunca fiz curso, exceto as aulas de fotojornalismo na faculdade. Beijos!

  36. Juliana
    30 de maio de 2014 - 00:49

    Olá Juliana, gostaria que você me tirasse uma dúvida, se possível. Toda vez que faço um bolo e acrescento delipaste ou corante em gel ele não cresce. Porque será? Já fiz separadamente e com os dois ingredientes e isso sempre acontece.
    Obrigada e sucesso!!!

    • 07 de junho de 2014 - 17:13

      Juliana, talvez depois de adicionar você esteja mexendo demais a massa para incorporar esses ingredientes. Isso faz o bolo solar. O ideal é misturar a delipaste com a manteiga quando estiver batendo, e o corante, misturar com o líquido da receita quando for adicionar. Assim, você bate apenas uma vez. Beijos!

  37. Olivia Basso
    24 de junho de 2014 - 15:19

    Ola Juliana, eu fiz a receita 3 vezes, cuidei para não bater muito a farinha, mas os cupcakes não crescem, não fazem a voltinha em cima, ele não fica solado, o gosto fica ótimo.
    Será que a massa ficoumuito mole e ele não consegue crescer?
    Eu já testei outras receitas do site, e todas deram certo. São maravilhosas.
    Beijão

    • 25 de junho de 2014 - 22:19

      Olivia, você mediu todos os ingredientes direitinho? Seu forno está regulado? Tem vários motivos pra não funcionar, dê uma lida no FAQ do blog pra saber mais. Beijos!

  38. daniela
    26 de fevereiro de 2015 - 14:19

    Juliana onde encontro delipaste de baunilha em Brasília? Obrigada

    • 08 de março de 2015 - 00:54

      Daniela, em lojas de confeitaria!

  39. Rachel
    24 de março de 2015 - 17:47

    Oi Juliana…..adoro suas receitas…como li no post anterior que o butermilk pode ser trocado por leite, gostaria de saber a proporção…. a mesma quantidade de butermilk seria a de leite? essa receita rende 14 cupcakes…posso dobrar a receita ou o ideal seria fazer uma receita por vez? Obrigado

    • 02 de abril de 2015 - 22:59

      Rachel, sim, a mesma quantidade. Pode dobrar sim! :)

  40. Cristiane
    06 de maio de 2015 - 17:59

    Olá,estava procurando uma receita com óleo e está ficou muito boa,fica bem úmido.
    Tive que cuidar pois no meu forno demora mais para assar , os meus renderam menos pois acho que minhas forminhas são maiores.
    Adoro cupcakes e seu site dá muitas dicas.
    Bjs!!!

  41. Rose Utida
    26 de julho de 2015 - 19:38

    Oi Juliana. Fiz esta receita no formato de mini cupcakes e alguns desgrudaram da forminha. Eu usei as da Mago. Você tem alguma dica para grudar a forminha de novo? Uma dica para embalá-los? Eu pensei em usar wrapper mas não sei se é melhor tirar os cupcakes das forminhas, já que estão desgruddas mesmo. Não fica lá grande coisa. Eu vi num site em que passavam o cupcake pelado em chocolate branco e depois em confeitos. Não sei o que é melhor. O que vc acha? Minha preocupação é uma encomenda que tenho. Grata pela sua atenção.

    • 27 de julho de 2015 - 14:50

      Rose, quando elas descolam por completo, não tem o que fazer não. Se estiverem descolando só um ladinho, eu costumo “colar” no bolinho de volta com o recheio ou com a cola de CMC que eu uso para pasta americana, mas só se for pouca coisa senão você arrisca deixar tudo empapado e feio. Essa dica do chocolate com confeitos é bem legal, não conhecia! Eu faço essa receita direto como tradicional e como mini e ela nunca descolou das forminhas… talvez deixando mais tempo no forno você elimine esse problema (coisa de um minuto a mais é suficiente). Beijos!

  42. Maíra
    06 de outubro de 2015 - 09:00

    Descobri seu blog a um ano mais ou menos, mas só ontem experimentei fazer suas receitas… Que maravilha, sem palavras pra essa massa e a cobertura de brigadeiro saborizada com leite em pó que você ensinou em outro post, me senti no paraíso comendo os cupcakes!! Muito obrigada por compartilhar conosco suas receitas, Ju! Grande beijo!!

    • 15 de outubro de 2015 - 18:31

      Maíra, que bom que gostou das receitas! Beijo!!

  43. Nena
    22 de outubro de 2015 - 14:18

    Juliana,na receita esta dizendo farinha de bolo,que farinha seria esta mistura pronta p/bolo?

    • 22 de outubro de 2015 - 15:24

      Nena, é só seguir o link que está na receita pra descobrir o que é! :)

  44. Giselle
    29 de dezembro de 2015 - 09:55

    Olá, bom dia!

    Meu nome é Giselle e adoro me aventurar na cozinha e adoro tentar fazer cupcakes,rsrs.
    Só tenho um problema e uma dúvida…
    Tenho intolerância à lactose e ñ posso comer manteiga.
    Posso substituir a manteiga por óleo, sempre? E a proporção seria igual?

    Beijos e obrigada!

    • 17 de janeiro de 2016 - 22:31

      Giselle, nem sempre. Você tem que pensar que manteiga é uma gordura “dura”, ou seja, tem um formato em temperatura ambiente, enquanto o óleo é líquido em qualquer temperatura. Isso influencia e muito na receita, tanto nas proporções quanto na maneira de medir. O ideal é procurar uma receita já adaptada com o uso do óleo. Beijos!

  45. Hellaine
    18 de junho de 2016 - 12:21

    Oi Ju!
    Amo seu blog e toooodas as receitas de cupcake que eu já fiz até hoje são as suas. Às vezes faço algumas adaptações. Essa de baunilha por exemplo, ao invés de óleo udo azeite extra virgem e adiciono uma colher de sopa de canela quando é pro cupcake de churros.
    Bjaumm

  46. Ana Claudia
    26 de maio de 2017 - 22:55

    Muito boas suas receitas, já fiz várias, mas hj precisava de uma receita sem manteiga, pq não tenho em casa, esse Cupcake me surpreendeu, q massa deliciosa e super fofinha, eu amei vai ser a minha receita de massa de baunilha! Obrigada por compartilhar conosco suas maravilhas!

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!