sexta, 26 de fevereiro de 2016

Cupcakes de arco-íris e brigadeiro de Nutella

12 Comentários

Dei uma sumida durante esses últimos dias depois do Dia dos Namorados, mas tudo foi por uma boa causa. O sumiço se deu pois tirei esses dias de férias do meu trabalho para arrumar minha casa.
Já faz mais de um ano (eeee!) que moro sozinha e, acreditem ou não, não arrumei tempo durante esse período para decorar o apartamento. Sabem, quadros e tal. Me senti satisfeita por um tempo com a estante completa, com todos os meus utensílios de fotos e cozinha – pratos, copos, canudos coloridos, paninhos, stands de cupcake e bolo, etc etc. Mas essas paredes sem nenhum quadrinho ou arte já me incomodavam desde o começo.
A gente vai deixando pra frente pela falta de tempo e dinheiro, mas agora eu já não tinha mais desculpas: juntei uma grana e mãos à obra.

cupcake_arcoíris3
Postei algumas coisas no Instagram do blog, vocês viram? Na verdade eu não terminei tudo ainda: a parede em cima do baú da mesa de jantar e a parede do outro lado ainda faltam ser arrumadas. Preciso do Sr. Namorado para opinar e martelar paredes. Mas finalizei um cantinho do quarto, que gosto de chamar de Cantinho do Amor de Pêlos.

cantinho_amor_pelos_ape
É o cantinho que vou visitar diariamente, pois aí tem os meus colares favoritos, e aproveitarei para sempre ver uma foto do Freddie, da Yoko e da Mel (que ainda vou colocar). E lembrar que, não importa o que aconteça, ame seu cachorro. Porque eles te amam de volta, incondicionalmente.
Apesar de querer esperar pelo Sr. Namorado para pendurar os quadros, eu mesma martelei a parede para pendurar esse quadro azul tiffany e o octógono decorativo. E tenho que dizer para vocês que por mais que uma mulher se liberte das amarras sociais da sociedade machista e lute pelos seus direitos, nada será mais incrível e independente do que martelar a parede da sua casa por conta própria e corretamente. VIVA!
Além desse cantinho, eu terminei meu Jarro de Memórias, ou Memories Jar. É um projeto pessoal para valorizar mais a minha vida. Toda vez que algo legal, divertido ou que toquem meu coração aconteça, eu vou escrever em um papelzinho, colocar a data e deixar no vaso. No final do ano, a ideia é reler todos os momentos. O Sr. Namorado também está participando. Para aqueles dias que você pensa que a vida é terrível: não é, é só porque estamos vendo pela ótica errada.

cupcake_arcoíris
Eu quis usar uma receita nova para fazer esses cupcakes, que foram um pedido de uma amiga. Mas basicamente qualquer receita de baunilha ou de massa “simples” funciona, basta usar os corantes para colorir tudo. E claro, se vocês tiverem o tempo e disponibilidade, façam corantes naturais. A Dulce Delight tem um vídeo maravilhoso de tão lindo sobre como fazê-los de várias cores!

Cupcakes de arco-íris e brigadeiro de Nutella
Rende: 8 cupcakes
Receita da Baking Bites, com adaptações.

1 1/2 xícaras (195g) de farinha
1 1/2 colheres de chá de fermento
uma pitada de sal
1/2 xícara (100g) de açúcar
2 ovos
1/2 xícara (120ml) de óleo
1/2 xícara (120ml) de leite
1 colher de chá de extrato de baunilha

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Essa massa é incrivelmente fácil, porque você já vai ter trabalho colorido e dividindo depois. Então, é só misturar todos os ingredientes de uma vez só em uma tigela grande e ser feliz. Bata com um fouet levemente, só pra quebrar os ovos e misturar tudo e ta pronto!
2 – Divida a massa igualmente entre 5 tigelas. Eu gosto de pesar a massa inteira e dividir depois, mas se não tiver uma balança, basta dividir às colheradas que ta tudo certo.
3 – Adicione uma gota de corante em cada tigela: azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Misture bem com uma colher para cada tigela. Tenha certeza que toda a massa está colorida, pra não ter traços de branco no meio do cupcake.
4 – Divida a massa entre as forminhas da seguinte forma: uma colher de sopa de cada massa por vez, na ordem: azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. Não precisa espalhar a massa com a colher, basta colocar em cima e deixar que ela mesma se espalhe sozinha. Preencha somente até 2/3 de cada forminha. Se quiser mudar a ordem das cores, fique a vontade!
5 – Leve para assar por 18 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo. Retire e deixe esfriar, para decorar.

Cobertura de brigadeiro de Nutella
Rende: a voltinha clássica em 20 cupcakes, pelo menos

1 lata (395g) de leite condensado
1 caixa (200g) de creme de leite uht
1 colher de sopa de leite em pó
100g de Nutella
30g de chocolate meio amargo
1 colher de sopa de manteiga com sal

1 – Junte todos os ingredientes numa panela e mexa com uma espátula no fogo médio até desgrudar do fundo. Quando desgrudar, ferva por mais 4 minutos, até que o brigadeiro caia da espátula em pedaços, e não em fio. Ele deve manter o formato quando cai por cima.
2 – Transfira para uma travessa ou prato, espalhe bem e cubra com um papel filme. Deixe chegar completamente à temperatura ambiente antes de colocar no saco de confeitar.

Será que vocês querem saber mais sobre esses DIYs que eu fiz? Porque é fácil ver no Pinterest as coisas lindas e prontas, mas efetivamente fazer, especialmente traduzindo as coisas para o português no nosso Brasilzão, é bem diferente. Se quiserem, se tiverem interesse, deixem aí nos comentários que eu faço um post sobre esses DIY – o octógono com a flor, o porta-colares de pedras preciosas e o jarro de memórias!

cupcake_arcoíris2

O que vocês têm no quarto ou casa de vocês de decoração bacana, feita em casa, por vocês mesmos? Também sentem aquele orgulho de realização toda vez que passam por esses projetos prontos? :)

  1. Kathellyn
    26 de fevereiro de 2016 - 08:56

    Bom dia Jú !!!
    Sou sua leitora já faz algum tempo e todos os dias entro aqui no blog para ler e reler uma receita nova e saber das novidades, já li seu blog inteiro e continuo relendo rsrsrsr .Amo seu trabalho e o carinho e o cuidado que você tem pelo blog.Você me inspira! Muito obrigada por me ensinar, muito do que eu sei hoje, eu aprendi com você, amo cozinhar ,mas minha paixão se resume ao lado doce da cozinha ,porque será? rsrsr.
    Você já pensou em fazer mais vídeos em seu canal no You Tube ? Eu amaria…hahaha.
    Que Deus te abençoe e que Ele realize os desejos do seu coração segundo a vontade d´Ele para sua vida. Pois a vontade d´Ele é boa ,perfeita e agradável. Bjos no seu coração.

    • 04 de março de 2016 - 15:12

      Kathellyn, obrigada pelo carinho! Eu tenho planos de gravar mais vídeos para o blog, o problema é arrumar tempo… hehehehe Beijos!

  2. Kathellyn Nattany
    26 de fevereiro de 2016 - 09:24

    Ops ……Voltei hahhah
    Então eu e meu esposo fizemos uma estante de nichos e colocamos algumas decorações que lembram o nosso namoro, nosso casamento e as lembranças dos lugares que já visitamos ou que ainda queremos visitar. Restaurei um vaso antigo e eu fiz um arranjo com orquídeas. A próxima ideia é uma mesa de paletes com o tampo de espelhos e de vidro e um sofás de paletes para o jardim. E desde já queremos sim um post com seu DIYs.
    E que cupcakes maravilhosos, indo testar a receita em 3…2…1….
    Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii……..
    Bjos.

  3. Iahel Manon
    26 de fevereiro de 2016 - 16:49

    Olá, Juliana!
    Super te entendo! Aqui em casa eu furei todas as paredes para pendurar meus quadros e prateleiras. E realmente, a sensação de fazer essas coisas sozinhas é muito boa!!!
    Agora brinco que sei usar a minha batedeira tão bem quanto a minha furadeira! rs
    Um grande abraço e adoro o seu blog.

    • 04 de março de 2016 - 15:13

      Iahel, somos as RAINHAS DA COZINHA E DAS OBRAS! hahahahaha Beijos!

  4. Marluce Toledo
    29 de fevereiro de 2016 - 10:07

    Olá Juliana! Leio seu blog com frequência, sua página no FB e insta. Adoro suas receitas e as utilizo, pois trabalho por conta própria com cupcakes a quase 1 ano. Desde o início vc me serviu de inspiração e o brigadeiro que utilizo nos meus cupcakes, são da sua receita. Não sou de comentar com frequência, mas gostaria de agradecer sua generosidade e atenção em dividir conosco seu conhecimento! Muito sucesso para vc! Bjs!

    • 11 de abril de 2016 - 17:06

      Marluce, obrigada pelo carinho!! :)

  5. Larissa Marques de Oliveira
    29 de fevereiro de 2016 - 15:48

    Oi Ju! Lindos seus cupcakes! Esse negócio de arrumar a casa é mesmo um projeto né? Estou querendo dar uma repaginada no meu quarto, já tenho até espelhos novos, mas falta tempo (e dinheiro, não vou negar, rsrs) pra ver as outras coisas…meu guarda roupa não tem porta, é uma cortina, tipo essas de chita e os nichos em cima. A da cama também fui eu que encapei com palha e os detalhes do mesmo tecido do guarda roupa. Aquela pegada rústica sabe, rsrs. Agora quero um ar mais moderno com outra estampa.
    A propósito, acho que será muito legal e inspirador você mostrar mais um pouquinho das coisas pra gente. Enfim, um grande abraço e parabéns pelo trabalho!

    • 11 de abril de 2016 - 17:29

      Larissa, vou planejar mostrar essas coisas (vulgo: vou arrumar direitinho pra não passar vergonha no vídeo hahahaha)! Adoro a pegada rústica! Num futuro, acho que vou ter uma casa assim.

  6. 01 de março de 2016 - 16:50

    Nossa aqui em casa tenho coisinhas feitas por mim em todos os cantos da casa.. dá uma passadinha no meu blog pra conhecer e ver minhas artes também!!! Bj

  7. João Ulisses
    29 de setembro de 2016 - 16:52

    Oi Juliana, Parabéns pelo blog!
    Gostaria de saber se essa receita da pra fazer bolo de 15cm?, se não tem outra recita que possa modificar ?
    Obrigado!!

    • 06 de outubro de 2016 - 22:24

      João, dá sim, acho que ainda sobra um pouco de massa.

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!