segunda, 17 de setembro de 2012

Cupcakes de alfajor, ou alfajor de cupcake

26 Comentários

Ahhh Buenos Aires. Mais alguém escuta a voz da Madonna cantando Don’t Cry For Me Argentina quando pensa na Argentina? Madonna, doce de leite, chás e alfajores. Bem, eu descobri que los hermanos são bem mais que isso: eles também são a maior quantidade de lindos parques por quarteirão, populados por muita gente com cachorros felizes. Eles são os mais bonitinhos cafés intimistas da esquina, e as menores livrarias em portas que você jamais imaginaria achar.
Adorei Buenos Aires muito mais do que imaginava que fosse gostar. Honestamente, minha única reclamação da cidade é nunca ter sido tão mal atendida, em absolutamente todos os lugares que fui, com exceção do hotel e do bistrô econômico da esquina. Porém, temos que entender o humor dos argentinos, considerando a economia atual do país.
Como o roteiro clichê da cidade não interessa a mim e ao Sr. Namorado – não pagamos nenhum absurdo por uma noite de tango, e sim vimos um belo casal dançando na feira de San Telmo mesmo –, vou compartilhar algumas dicas de foodies como nós.
Para quem curte utensílios ou objetos de decoração de cozinha como eu, vale visitar a extensa Avenida Jujuy. Cheguei no cruzamento dela com a Avenida San Juan e já dei de cara com a Bazar Chef. Fali. Andei mais um pouco e vi uma outra loja na esquina da rua Cochabamba, a El Nuevo Emporio, com muita coisa para confeitaria. Fali mais uma vez. Tudo na avenida é uma perdição, então é bom ir com calma – e dinheiro.
Outra loja excelente foi a Dona Clara, que fica na rua José Bianco, e tem absolutamente tudo para confeitaria. Consegui finalmente achar alginato de sódio para fazer esferificação e cacau extra negro! Ainda recebi uma receita de cupcakes do caixa na hora de pagar que preciso testar.

Metade disso são muffins, ao invés de cupcakes. :(
Claro que eu precisava provar um cupcake argentino, então fomos até a famosa Muma’s Cupcakes, que aparentemente é a única loja especializada da cidade. A variedade de sabores é pequena, mas são gostosos, além de ficar perto de um Starbucks. Outra obsessão minha é chá. O atencioso Sr. Namorado pesquisou extensivamente e achou uma casa de chás linda, a Chez Pauline, na rua Juncal. Comprei um delicioso chá preto com pedaços de chocolate e doce de leite, chamado Dolce Vita.

Chá pra todos os gostos!
Então, é, a viagem me faliu. E foi só metade dela, já que depois passei mais uma semana em Porto Alegre e Gramado, me entupindo de alfajor e chocolate. Inspirada, voltei com a ideia fixa de produzir um cupcake de alfajor, ou pelo menos que homenageasse esse doce que nos faz imediatamente pensar na Argentina.

Cupcakes de alfajor
Rende: 12 cupcakes

1/2 xícara (115g) de manteiga sem sal
2/3 de xícara de açúcar
2 ovos e 2 gemas
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de maizena
1 1/2 colheres de chá de fermento em pó
pitada de sal
1/4 de xícara de iogurte natural

1 – Ligue o forno em 180˚C. Em uma tigela, peneire a farinha, a maizena, o fermento e o sal juntos.
2 – Bata a manteiga e o açúcar até que a mistura fique pálida e fofa. Leva uns 4 minutos.
3 – Acrescente os ovos e as gemas, um por um. Por fim, misture o extrato de baunilha.
4 – Alterne a adição dos ingredientes secos e do iogurte à massa, batendo somente até incorporar tudo.
5 – Asse por 18 minutos ou até que um palito inserido no centro de cada um saia limpo. Espere que esfriem completamente para o próximo passo!

Recheio

1 pote de doce de leite argentino, mas, se não encontrar, use a sua marca favorita

1 – Retire os cupcakes das forminhas.
2 – Corte horizontalmente cada cupcake. Eu fiz apenas um corte, mas depois de pronto decidi que teria ficado ainda melhor se tivesse feito dois andares de recheio. Recomendo que faça assim, fica mais gostoso ainda!


3 – Espalhe um pouco além de 1/2 colher de sopa de doce de leite sobre uma das metades, mas sem chegar até a borda. Feche com a outra metade. Repita no segundo andar, se houver.
4 – Cubra uma assadeira com papel manteiga e posicione os cupcakes recheados. Leve ao freezer enquanto você prepara a cobertura.

Cobertura

500g de chocolate meio amargo, entre 50% a 70% de cacau

1 – Pique todo o chocolate. Eu uso uma faca sem serra, mas faça da maneira que for melhor para você. Depois de picado, separe aproximadamente 1/3 do chocolate.
2 – O resto você vai derreter completamente. Se tiver um termômetro – e isso tudo fica tão mais fácil com ele! –, a temperatura certa para atingir é 41˚C. Você pode derreter no microondas ou em banho-maria: eu escolho sempre o microondas por ser mais fácil e prático. Se preferir o banho-maria, garanta que o chocolate em momento algum chegará perto de uma gota de água, porque eles não se gostam. No microondas, leve o chocolate de 15 em 15 segundos na potência máxima, removendo para mexer a cada intervalo. Cheque a temperatura constantemente e pare assim que atingir 41˚C ou mais.
3 – Acrescente o resto do chocolate e misture até que tudo esteja derretido. Continue mexendo e checando a temperatura: ela deve descer até 31-32˚C. Esse é o ponto no qual o chocolate está temperado e é preciso manter essa temperatura para podermos banhar os cupcakes. Minha dica é manter uma panela de água fervendo ao lado e, quando a temperatura da tigela com o chocolate cair, mergulhar rapidamente na água para reaquecê-la, tomando todo o cuidado que mencionei sobre a água!
4 – Retire os cupcakes do freezer. Com a ajuda de dois garfos de cozinha – ou, se você tiver, garfos para banhar bombons – mergulhe os cupcakes no chocolate. Trabalhe rápido, mas com cuidado. Quando estiverem completamente cobertos, levante-os, espere que o excesso de chocolate caia um pouco e então posicione-os novamente no papel manteiga. Repita o processo com todos.


Quando você terminar o último cupcake, os primeiros já deverão estar secos e firmes. É só colocá-los em forminhas limpas de novo e voilá, pode saborear o seu cupcake inspirado nos deliciosos doces argentinos que nos fazem acabar com qualquer dieta! Eles podem ser mantidos em temperatura ambiente, mas duram mais tempo na geladeira.

Dicas:
– Você pode substituir o açúcar da receita por açúcar mascavo, para dar um sabor a mais à massa. É só tirar a mesma medida do mascavo, mas pressione bem para compactá-lo no medidor.
– Não é preciso deixar os cupcakes na geladeira depois de banhados no chocolate. O certo é que ele endureça sozinho e mantenha-se em temperatura ambiente. Se isso não acontecer, significa que o processo de temperar o chocolate não deu certo. Mas ainda dá pra comer o bolinho, claro!

  1. Mariana Bastos
    17 de setembro de 2012 - 21:31

    Olá Juliana! Que ótimo que você voltou de viagem. Estou curiosa com relação ao post sobre as lojas e os produtos argentinos que você comprou. Acesso seu blog todos os dias. Gosto muito da sua forma de escrever. Em breve estarei testando o seu “cupcake salgado” (amei essa sua ideia). Beijos, Mariana Bastos.

    • 17 de setembro de 2012 - 22:02

      Oi Mariana! Que bom que gostou do blog, espero que goste também do cupcake de pizza. É muito bom, um favorito aqui em casa!
      As lojas estão aí no post, a grande maioria delas. Mas se tiver alguma dúvida ou quiser alguma dica mais específica sobre Buenos Aires, pode me mandar um e-mail pelo Contato! ;)

      Grande beijo!

  2. Paola
    02 de outubro de 2012 - 19:54

    Hello, can I get the cupcake_alfajor recipe in english.

    Thank you!

    Hola, me puedes dar la receta de cupcake alfajor en español.

    muchas gracias!

    Paola

  3. Marcia Ribeiro
    26 de outubro de 2012 - 12:10

    Olá
    Fiquei feliz em descobrir seu blog
    Impressionante como penso como vc em relaçao aos USA
    Morei lá por 2 anos e amei tudo ( Starbucks…. Cupcakes ficaram na lembrança rs)
    Oreos faz mais o gosto de minha filha
    Peguei muito de suas dicas e certamente estarei visitando sempre, já que amo fazer cupcakes
    Sempre para família e amigos ( hoje mesmo estarei fazendo o Red Velvet)
    Ah, amei a forma como escreve…. Só podia ser jornalista rs
    Xoxo

    • 26 de outubro de 2012 - 15:05

      Oi Marcia! Que bom que gostou do blog, seja bem vinda!
      Eu não entendo a raiva de alguns com relação aos EUA, é um país muito bonito. Não é o melhor do mundo, como alguns americanos acham, mas existe patriotismo em qualquer lugar, né?
      Que legal! Eu quero saber depois do que acharam das receitas que você fizer daqui! Me conte!

      Um beijo!

  4. Estela
    10 de dezembro de 2012 - 02:29

    Ola! É a primeira vez que visito o seu blog e já AMEI!! Você escreve muuuito bem!!
    Mas eu não tenho termômetro para alimentos. Tem alguma forma de fazer esse tipo de cobertura sem o uso de termômetros?? Se sim, tem como você me explicar??
    Parabéns pelo maravilhoso Blog!!
    Beijos e obrigada!!

    • 10 de dezembro de 2012 - 02:46

      Oi Estela! Bem vinda ao blog! Obrigada pelos elogios!!

      Dá pra fazer sem o termômetro, mas as chances de errar são muito maiores. Faça do mesmo jeito que eu explico, mas, ao levar ao microondas novamente quando o chocolate já estiver quase completamente derretido, faça com muito cuidado para não esquentar demais. É melhor mexer e mexer até derreter os pedacinhos que faltam, ou retirá-los, do que esquentar demais e queimar o chocolate.
      Então, coloque o resto do chocolate e mexa sem parar, até que quase tudo esteja derretido. Faça um teste simples: mergulhe levemente o dedo no chocolate e leve até seu lábio. A sensação deve ser de chocolate frio, apesar da mistura estar morna. Outro teste é mergulhar uma colher de chá e esperar secar: ele deve endurecer em menos de 2 minutos. Se não acontecer isso, o chocolate não foi temperado, provavelmente por causa da temperatura.
      Depois disso tudo, faça o procedimento de mergulhar os cupcakes dentro. A cada 3 cupcakes gelados (o gelo do cupcake faz a temperatura do chocolate na tigela abaixar), leve o chocolate para o microondas por 3 segundos, somente para voltar a temperatura certa! Misture novamente logo depois e continue.

      Tente e me diga se conseguiu! :)

      Um beijo!

      • Estela
        10 de dezembro de 2012 - 12:41

        Oi Juliana!!
        Muito obrigda!! Tentarei fazer e logo que terminar eu te digo se deu certo. Mas restou uma pequena duvida. É o seguinte:caso apos os testes eu perceber que o chocolate nao foi temperado, o que eu faço?? Jogo fora,reaqueço..?

        Um beijão!!

        • 10 de dezembro de 2012 - 18:30

          Oi Estela!

          Tive que recorrer a um blog que gosto muito, sobre chocolate, porque também não sabia o que você podia fazer sem ter noção da temperatura exata do chocolate.
          A resposta que obtive é que, se o chocolate não endurecer sozinho com o teste, provavelmente ele se aqueceu demais. Você deve colocar mais pedaços de chocolate natural (dos que você não derreteu), para abaixar ainda mais a temperatura dele. O ideal é colocar mais ou menos 20% da quantidade de chocolate que você tem derretido. E daí é mexer, mexer e mexer até que ele fique uniforme. Se você notar que o chocolate está ficando muito duro e seco e os pedaços novos ainda não derreteram, leve ao microondas novamente por somente 4 ou 5 segundos, retire e volte a mexer até derreter tudo. Daí você refaz o teste e vê se funciona! :)

          Me avisa do resultado! Um beijo!

  5. Estela
    11 de dezembro de 2012 - 23:07

    Ju, sabe do que eu lembrei? Eu tenho esse chocolate aqui em casa, e uma vez, quando eu avia feito cupcake eu coloquei essas gotinhas em cima para decorar. Como o cupcake ainda estava quente elas derreteram e formaram essa uma casquinha. Nas proximas vezes, vou usar esse ao inves de ficar me preocupando em temperar o chocolate.

    http://www.harald.com.br/produtos/Detalhes.aspx?ProdutoId=68. O chocolate que eu estava falando é esse ai. Ele é um pouquinho doce demais, mas das proximas vezes eu posso usar o meio amargo

    Fica a dica!

    Beijão

    • 12 de dezembro de 2012 - 11:12

      Oi Estela!

      Esse chocolate, na verdade, não é o que chamamos de chocolate puro. Ele é um tipo de chocolate feito com outros ingredientes acrescentados à ele para que não precise temperar. O resultado é um chocolate com um sabor diferente (para especialistas em chocolate, o sabor chega a ser inconsumível), mas que endurece sem precisar temperar. Ainda vou fazer um post sobre chocolate e daí vou falar sobre essa cobertura fracionada, mas se é melhor para você usar, sem sombra de dúvidas, use. Não acho que as pessoas tem que se privar de fazer uma receita só porque alguém diz que o ingrediente X é ruim para ela. Se é bom pra você, é o que importa! :)

      Um beijo!

  6. Lahrissa
    19 de julho de 2013 - 03:02

    Pra fazer + de 50 cups, preciso comprar duas barras?

    • 20 de julho de 2013 - 18:28

      Lahrissa, duas barras de quê? Chocolate? Para mais de 50 cupcakes, talvez você precise de 2kg de chocolate temperado, para mergulhar corretamente cada um deles.

  7. Thais
    23 de julho de 2013 - 21:54

    Boa noite, Ju’

    Qual a validade deles?

    Obrigada.

    • 29 de julho de 2013 - 23:11

      Oi Thais, eles duram de dois a três dias em temperatura ambiente.

  8. 30 de julho de 2013 - 08:05

    […] de banana e mergulhei no chocolate temperado. Se não sabe temperar um chocolate, eu ensinei neste post. Fiz alguns a mais, claro, porque ninguém nega banana com chocolate. Ficou muito […]

  9. Inara
    06 de novembro de 2013 - 16:59

    Achei interessantíssimos esses cupcakes!! vou tentar… hehe. Quanto ao chocolate, estava lendo os comentários… aqui onde moro não tem jeito… tem que ser o fracionado, mesmo não sendo tão saboroso (o que eu concordo inteiramente, pois sou chocólatra assumidíssima, mas acho injusto alguns especialistas acharem “inconsumível”, uma vez que as vezes temos que nos adaptar com a necessidade, não necessariamente com que mais gostamos)… uma vez que, a não ser no inverno (que não chega a ser um inverno de verdade) o ao leite não resiste fora da geladeira… é mto calor… e não é problema na temperagem não… tem dias que a barra derrete antes mesmo de ir pro banho maria.. ¬¬

    • 09 de novembro de 2013 - 22:30

      Inara, é mesmo, infelizmente vivemos em um país tropical, abençoado por Deus, e tudo mais. Não tem problema algum usar o fracionado, basta escolher uma marca boa que tenha um sabor gostoso! Beijos!

  10. 09 de janeiro de 2014 - 09:40

    […] era assustador naquele sol. Como já dei dicas de onde comprar coisas de confeitaria em Buenos aqui no blog, nesse post resolvi indicar meus três lugares favoritos na cidade para fugir do calor em um ar […]

  11. Bia
    10 de janeiro de 2014 - 08:35

    Bom dia Mariana, devem estar bem gostosos estes alfajor.. Bem doce tb!!Meu esposo quem vai gostar mais.kk Sobre calor, acho que está a mesma coisa por aqui, nunca vi igual. Moro no Rio Grande do Sul em Novo Hamburgo pertinho de Gramado. Realmente estou preocupada com calor tão intenso e sufocante como dissestes antes. Adoro teu blog sinto falta quando fico sem ler. Tu escreves tão bem tão gostoso de ler ..obrigada por tudo e um beijinho para ti.

  12. 10 de janeiro de 2014 - 15:36

    Eu estive na Muma’s… tinha que ir, né? A fama é grande… Comemos 2 cup cakes e realmente são muito gostosos mas nada tão “UAU!!!”… Mas vale sim a visita e os pesos deixados lá. A variedade de sabores é grande, eu até trouxe o cardápio deles(não sei pq….) mas não provei nenhum muffin, só mesmo o cup…

    vou fazer sua receita, claro…rsrs

    • 12 de janeiro de 2014 - 14:45

      Ana, concordo com você, eles não são nada UAU! São apenas bons. Já não concordo com a variedade, porque fui duas vezes na minha viagem anterior e os sabores em dias bem diferentes eram os mesmos (e os cupcakes expostos também). Beijos!

  13. Gisele
    09 de abril de 2014 - 21:01

    Olá estou inda para argentina Buenos aires semana que vem será que vc me indica um lugar para comprar produtos da Wilton..
    Aguardo

    • 27 de maio de 2014 - 14:53

      Gisele, aí no post estão as lojas! :)

  14. 12 de janeiro de 2016 - 07:27

    […] e deixando de lado para endurecer novamente. Não sabe como temperar? Eu expliquei em detalhes aqui! Decore com uma castanha, amêndoa ou noz em cima, ou com detalhes em chocolate branco como eu fiz […]

  15. 31 de março de 2017 - 08:01

    […] Casca do ovo 200g de chocolate derretido e temperado (veja como aqui) […]

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!