quinta, 18 de abril de 2013

Cupcakes de açaí

41 Comentários

Uma coisa que me seduz em receitas de cupcakes é algum ingrediente maluco. Tipo, sei lá, abacate, ou bacon. Ou açaí. Não é maluco fazer um bolo de açaí? Eu topei a ideia.
O fato é que eu detesto açaí. Aquele gosto de terra molhada me dá até vontade de vomitar. Mas entendo o fascínio que ele produz nas pessoas, além dos benefícios que ele traz pro corpo. Sabiam que ele é considerado umas das 10 comidas mais saudáveis do mundo? E nós, brasileiros, temos abundância de açaí no nosso país. Isso é muito legal!

cupcake_acai
Resolvi fazer essa receita inusitada para participar do concurso cultural do Quitutes da Andréa, em parceria com a CupoNation, porque o prêmio é um multiprocessador. Gente, eu quero um multiprocessador há tantos anos que eu já joguei pro alto, desisti e comecei a torcer pra tropeçar em um na rua qualquer dia, a caminho da padaria ou sei lá. O concurso vai até o dia 24 desse mês e incentivo todos a participarem!
Quando um dos requisitos do concurso era um cupcake criativo, eu soube que não tinha opção a não ser fazer o de açaí. A massa é bem densa e o sabor de açaí chega a ser sutil, mas a cobertura dá um gás a mais e fica delicioso!

Cupcakes de Açaí
Rende: 12 cupcakes

1 xícara e 2 colheres de sopa (250g) de açúcar
150g de manteiga
2 ovos
1 clara
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 xícara de polpa de açaí (preferencialmente puro, sem guaraná ou nada do tipo)
1/2 xícara (115ml) de leite
2 1/4 xícaras (250g) de farinha
1 colher de sopa de fermento
1/4 de colher de chá de sal

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Peneire farinha, fermento e sal em uma tigela e reserve.
2 – Bata a manteiga e o açúcar até que fique pálido e fofo, o que leva aproximadamente 3 minutos. Em outra tigela, misture a polpa de açaí com o leite.
3 – Adicione, então, os ovos e a clara, um a um. Bata novamente.
4 – Alterne a adição da polpa e leite com os ingredientes secos. A polpa de açaí deve estar líquida, levemente espessa. Garanta que ela não está nem um pouco congelada! Bata mais um pouco, mas tome cuidado para não bater muito e desenvolver o glúten.
5 – Divida a massa entre 12 forminhas e asse por 16 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.

Buttercream de açaí

1/2 receita de buttercream de merengue italiano

4 colheres de sopa de polpa de açaí

1 – Faça o buttercream como manda a receita. Ao fim, adicione as colheres de sopa de açaí aos poucos, provando até chegar ao sabor ideal, sem perder a consistência do buttercream! Para mim, o ideal foram 4 colheres de sopa, e deixei o restinho para jogar por cima se fosse necessário.

cupcake_acai2
Aí você pode jogar granola por cima e colocar umas bananas cortadas também, como eu fiz, e fingir que é um belo pote de açaí!

Que sabor inusitado de cupcake você já comeu?

  1. Maíra Salomão
    18 de abril de 2013 - 09:13

    Cada ideia que você tem, Juliana! Os cupcakes ficaram lindos e eu fiquei super curiosa ;-) Boa sorte no concurso, eu também sonho com um processador!

  2. Roberta Martins
    18 de abril de 2013 - 10:22

    Nossa, nunca comento, mas hj fui obrigada.. Que ideia incrível!! Muuuita sorte e sucesso no concurso, acho seus cupcakes lindos de mais! Hoje mesmo já comprarei as coisas para tentar me aventurar. :D só uma dúvida, achas que da de trocar a farinha normal por integral?!

    Obrigada e boa sorte novamente!

    • 21 de abril de 2013 - 10:46

      Oi Roberta!

      Comente sempre por aqui! :)
      Nessa receita específica, pela quantidade extra de líquidos, eu não sei se usar a farinha integral ficaria bom. Te aconselho a tentar primeiro substituindo metade da farinha comum por farinha integral, e adicionar umas 2 colheres de sopa de leite. Se der certo, tente substituir tudo depois!

      Beijos!

  3. 18 de abril de 2013 - 13:06

    Menina, que lindos os cupcakes que você faz! Tenho vontade de comer todos rsrs

    Descobri seu blog a pouco tempo, por uma divulgação da Mari Assmann e adorei :D

    Gostaria de tirar uma dúvida contigo, se você não se importar ^^

    Sempre que asso cupcakes, eles acabam deixando a forminha de papel super transparente, quase que roubando a pigmentação, sabe?

    Ano passado quis fazer cupcakes de chocolate para o meu aniversário e comprei formas de mini-cupcake lilás com bolinhas brancas. Depois de assados, a forma ficou praticamente transparente e toda branca, nem sinal do lilás e das bolinhas :(

    Tem alguma dica pra isso não acontecer? Não sei se foi a marca, mas as que eu comprei eram da Wilton.

    Beijos e parabéns pelo trabalho tão lindo!

    • 21 de abril de 2013 - 10:49

      Oi Pamela!

      Infelizmente, depende da marca. Descobri com a prática que as forminhas da Wilton são terríveis, além de muito pequenas. Uso as forminhas da Mago, brasileira, e acho demais! Elas mantém a pigmentação e ainda são grandes, do tamanho que eu acho certo para um cupcake. Às vezes, pode ser também que sua receita seja mais gordurosa que outras, e daí fatalmente ela vai atravessar a forminha.
      Dica: Você pode assar em uma forminha branca comum e, depois de frio, colocar os cupcakes (ainda com a branca) dentro das forminhas decoradas! Fica diferente, bonito e ainda mantém as cores!

      Beijo!

  4. Raíssa Silva Hardt
    18 de abril de 2013 - 13:09

    Olá, adorei a ideia. Vou tentar fazer.

    Fiquei curiosa pra ver uma foto do bolo cortado. Você tem? *-*

    Beijos, obrigada.
    Parabéns pelo trabalho!

    • 21 de abril de 2013 - 10:50

      Oi Raíssa!

      Não tenho… esqueci de tirar a foto da mordida. :(
      Obrigada pelos elogios!

      Beijos!

  5. 18 de abril de 2013 - 14:48

    Os cupcakes estão parecendo deliciosos!!!
    eu AMO açai hahaha, quero muito testar fazer esse cupcake *-*
    Também fiquei curiosa para ver o bolinho cortado!!

    Beijos,
    Ana.

  6. 18 de abril de 2013 - 15:33

    Olá Juliana,
    obrigada pela participação, ficaram lindos e pela receita
    deliciosos!

    Beijos, boa sorte!

  7. ana cleide
    18 de abril de 2013 - 23:07

    Nós maranhenses usamos a juçara ( que e´um caroço bem menor e mais escuro ), que e´uma delicia, mas vou tentar com açai que e´uma bebida tipica do Estado do Pará.
    Fico torcendo pelo teu sucesso nesse concurso.

    Obrigada pelas receitas que tens enviado. To sempre experimentando e divulgando o BLOG. Sucesso!

    Abraços

  8. Sue
    19 de abril de 2013 - 08:59

    Olá!!Adoro seu blog e hj percebi que temos mais duas coisas em comum:queremos muuuito um processador e odiamos açai!
    Boa sorte no concurso!

  9. Sâmia
    19 de abril de 2013 - 09:11

    Aaaaaaaaaaaaaaaaaah, nem acredito! Já testar isso!!!
    Obrigado, Juuuu!
    =)

  10. Patricia
    22 de abril de 2013 - 16:17

    Juliana,

    Preciso te contar uma coisa, busquei tanta receita em tantos sites que fiquei doida!!! Tantas não ficaram boas ou não achamos nada de mais, mas quando achei o seu blog, impressionante, TODAS FICARAM ÓTIMAS, E LINDAS!!! O bolo eu fiz de chocolate com recheio que aprendi aqui e a cobertura com “gosto de sorvete” foi a melhor! Além de leve, fácil e levar poucos ingrediente, eu usei um corante rosa que dei um charme no cupcakes. Queria agradecer pelo seu Blog existir, não vivo mais sem!!! Foi sucesso na festa!! Um grande Beijo!

    • 30 de abril de 2013 - 17:41

      Patricia, que bom! Fico muito feliz em ler essas coisas! Espero que o blog continue ajudando todos vocês! Beijos!

  11. Bruna Carolina
    25 de abril de 2013 - 10:57

    Oi Ju, sumi né? Primeiro eu queria te parabenizar pela criatividade, cara, açaí? Também não como, mas enfim… pra quem gosta vai ser uma maravilha.
    Mas hoje eu queria fazer uma pergunta, em algum momento você já tentou misturar chocolate branco no IBMC? Queria fazer isso, mas antes vim perguntar se você já tentou. hihi

    • 30 de abril de 2013 - 17:43

      Oi Bruna!

      Já fiz IMBC de chocolate branco, sim. A quantidade é um pouco menos do que o com chocolate meio amargo, porque o chocolate branco costuma ser mais mole que os outros, pela falta de cacau nele. Coloco mais ou menos 90g para a receita inteira de IMBC que eu ensino no blog.

      Beijo!

  12. João
    28 de abril de 2013 - 03:30

    Ju, sou apaixonado por Açaí, fiz a receita, ficou maravilhosa.
    No imbc eu dei uma exagerada e coloquei quase 40 colheres de açaí, não encorporou, daí coloquei um pouco mais de manteiga, ficou maravilhoso.
    Ps: você respondeu meu email, fiquei super feliz mas acabei esquecendo de mandar um obrigado !
    Beijão

    • 30 de abril de 2013 - 17:55

      Oi João! Que bom que deu certo!

      Beijos!

  13. Priscila
    29 de abril de 2013 - 15:12

    Oi Juliana! Descobri seu blog vasculhando a net em busca de receitas de cupcakes… tudo começou quando eu resolvi que a festa de aniversário da minha filha será de cupcakes. E acabei tomando gosto pela coisa e agora estou me aperfeiçoando. Uma coisa que eu notei é que existem muitas questões sobre o cupcake que me deixaram de cabelos em pé. Consistência da massa, desgrudar do papel, cresce demais ou “de menos” (por medo de transbordar), no forno fica altinho, abre o fono, acabou a “boniteza” toda… algumas questões, ok, resolvidas. Mas o bolo redondinho é uma realizade que ainda não alcancei. Qual o segredo????
    E o chatilly???? Ah, essa praga que eu nunca consigo dar o ponto… me ensina?

    beijos!

    Pri

  14. Cibele
    02 de maio de 2013 - 15:53

    Estou amando seu blog…a vontade é de fazer uma receita por dia…rss…quem sabe…

    Adoro fazer cupcakes, mas às vezes eles soltam das forminhas no dia seguinte…por que será?

    Obrigada!!!

    • 07 de maio de 2013 - 23:21

      Oi Cibele!

      Isso acontece, geralmente, porque o clima está muito úmido ou os cupcakes ficaram menos tempo que deveriam no forno. Isso deixa tudo muito úmido e as forminhas descolam. Também pode ser simplesmente uma questão de qualidade das forminhas.

      Beijo!

  15. Priscila
    02 de maio de 2013 - 18:42

    Posso substituir pelo buttercream com gosto de sorvete?

  16. Fabiana
    06 de maio de 2013 - 16:35

    olá!! Estou amando seu site! Estou comecando agora a fazer cupcakes e aí comprei um kit da TALA ICING SYRINGE SET… não é um saco… é um SERINGA… ele é bom de manusear… me parece, séra que fiz mal? Eu tenho a impressao que o bico e mais fino do que deveria ser para decorar o cupcake com essa voltinha fofa…. sera que se eu comprar outro aleatório vai rosquear/caber nessa seringa!?

    • 07 de maio de 2013 - 23:28

      Oi Fabiana!

      Não sei te responder isso porque nunca vi ou usei uma dessas seringas pessoalmente. Chuto que provavelmente ela só encaixe bicos pequenos, que não servem para fazer a voltinha clássica. Só servem para detalhes em cupcakes.

      Beijos!

  17. Thais
    07 de maio de 2013 - 11:32

    Bom dia Juliana!

    O buttercream pode ser o “normal” gostinho de sorvete com o açai?

    Obrigada. bjs

  18. Fabiana
    08 de maio de 2013 - 14:19

    Juliana, aonde você comprou seu saco e bicos de confeitar? aonde posso comprá-los em brasilia?

    • 13 de maio de 2013 - 14:19

      Fabiana, vende em lojas de confeitaria e até em supermercados. Procure na Festiva (506 sul) ou no Rei das Embalagens (514 sul).

  19. Priscila
    08 de maio de 2013 - 16:36

    Moro sozinha, eu e o meu boy magia não damos conta de comer todas as receitinhas que eu faço, o que é uma pena, pq eu A-DO-RO cozinhar.
    Para a felicidade dos colegas de trabalho e amigos próximos, eu faço, como 1, meu boy magia come mais alguns, e os outros eu saio distribuindo, e essa receita bateu recorde de elogios!
    Fiz o buttercream com gostinho de sorvete, coloquei 10 colheres de açaí (recomendo da marca Split, é a melhor consistência e melhor sabor, eleito por mim e o boy magia)
    gostei muito, muito mesmo! :]

    • 13 de maio de 2013 - 14:20

      Oi Priscila!

      Sua vida é igual a minha! Meus colegas de trabalho estão sempre engordando, levemente, porque sempre sobra pra levar pra eles! Hahahaha :)

      Beijos!

  20. 18 de junho de 2013 - 23:01

    menina, eu já faço bombons de chocolate com recheio de açaí (eu chamo de Jussara), agora nunca pensei em fazer cupcake., mais vou pedir licença que tenho que testar sua receita, e vou aproveitar e testar com outras frutas da regiao. nunca vi ninguém fazer aqui em São Luís-MA. Amei ideia, meus parabéns.

    • 18 de junho de 2013 - 23:24

      Oi Karine!

      Legal, gostei bastante desse recheio de açaí! Se puder me passar a receita, adoraria testar por aqui para recheio de cupcake.

      Beijos!

  21. Tiago
    16 de outubro de 2013 - 17:12

    Não posso trocar o o buttercream de merengue, pelo buttercream com gosto de sorvete, ou pelo tradicional mesmo?

  22. Liege Castro
    14 de junho de 2014 - 19:14

    Primeiramente parabéns pelo seu talento e desprendimento para poder compartilhar com todos esse dom.

    Sou bibliotecária e tbm apaixonada pelo universo da culinária de um modo geral e como paraense (a terra do açaí) não poderia deixar de comentar sobre esse cupcake, já provei outros desse sabor, mas acho que o seu será mais saboroso e desde já peço sua autorização para postá-lo em minha página no face (Rocambole & CIA. Irei fazer essa sua receita, depois comentarei o resultado.

    Obrigada e boa noite!

    • 25 de junho de 2014 - 11:22

      Liege, claro que pode postar na sua página, desde que cite o Cupcakeando e coloque o link para o blog! :) Obrigada!

  23. 26 de setembro de 2014 - 18:09

    achei uma delicia so de olhar essa sua receita de cupcake de açai!

  24. Bárbara Pereira Vale
    28 de setembro de 2014 - 11:51

    Ju, eu gostaria de saber se a polpa de açaí, usada na massa e cobertura, já deve ser adoçada, ou é natural mesmo?
    Porque eu costumo adoçar o açaí antes de tomar e acho bem ruim o açaí não adoçado, tem e esse gosto de terra mesmo que você comentou, então fiquei na dúvida.
    Adoro seu blog e o acompanho a bastante tempo, apesar de ser a primeira vez q comento.
    Ah, e por falar em ingrediente inusitado, gostei da ideia de um cupcake de abacate, teria alguma sugestão de uma receita na qual eu pudesse fazer essa substituição?
    Bjs

    • 30 de setembro de 2014 - 21:28

      Bárbara, eu usei sem açúcar, senão ia ficar muito doce com o açúcar que já vai na massa. Quanto ao cupcake de abacate, um dia vou fazer e coloco no blog uma receita específica pra ele! Beijos!

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!