segunda, 28 de janeiro de 2013

Cupcakes cremosos de banana

19 Comentários

Algumas coisas acontecem para nos mostrar que precisamos mudar. Pode ser uma pequena coisa, um sinal que deixamos de ver como tal, algo diferente.
O primeiro sinal de que precisávamos de um novo presépio foi quando o menino Jesus sumiu. E, como ignoramos redondamente, inclusive mantendo a árvore de Natal sem a criança, alguém lá em cima resolveu nos dar um sinal mais forte: minha mãe deixou o José cair no chão e quebrar em mil pedacinhos. Só sobrou Maria, dois reis magos – e não sei onde está o terceiro –, uma cabra e uma ovelha.
Agora, definitivamente, precisamos de um novo presépio.
Eu acredito tanto nesse tipo de sinal que recebemos da vida que costumo deixar de fazer coisas se tudo começa a dar errado. Exemplo: outro dia me peguei em um desejo incontrolável de comer minha fatia de torta favorita, de uma confeitaria de Brasília. Rodei duas filiais atrás da fatia e não encontrei. Quando partia para a terceira, pensei “acho que realmente não é pra achar”. Economizei uns quilos a mais, talvez.
Não que isso me impeça de ir atrás da mesma fatia no dia seguinte, mas vocês entenderam.

cupcake_cremoso_banana
Eu tenho essa mania de querer transformar tudo em cupcake, então não demorou muito tempo até fazer uma versão da torta cremosa de banana – para os americanos, banana cream pie.

Cupcakes cremosos de banana
Rende: 12 cupcakes

1 receita de cupcakes de baunilha
1/2 receita do creme de recheio da torta cremosa de banana
1 receita de chantilly da torta cremosa de banana
2 bananas maduras

1 – Quando prontos e completamente frios, faça um buraco de recheio em cada um deles, como eu mostro aqui (http://www.cupcakeando.com.br/dicas/confeitaria-101-como-rechear-um-cupcake/). Se quiser, pode até fazer um cone maior, mas mantenha sempre uma borda. Dessa vez, não vamos usar a tampinha do cone, então pode (comer) jogar fora.
2 – Recheie cada cupcake com uma generosa colher de sopa do creme.
3 – Corte as bananas em fatias de meio centímetro – ou maiores, dependendo do seu gosto – e posicione-as em cima do cupcake e do creme. Eu coloquei cinco rodelas por questões estéticas, mas você pode colocar quantas o cupcake aguentar!
4 – Cubra com uma boa camada de chantilly e delicie-se!

cupcake_cremoso_banana2
Esse cupcake tem que ficar na geladeira, por causa do creme, do chantilly e também porque ele é incrivelmente mais gostoso geladinho. Se eles acabarem antes de você conseguir comer, entenda como um sinal: de que são deliciosos demais para qualquer pessoa se conter e que você precisa fazer mais!

Você acredita nesse tipo de sinal da vida?

  1. Beatriz
    28 de janeiro de 2013 - 12:58

    Oi, Juliana! Que ideia mais fantástica! Adoro banana e estou doida pra experimentar a receita aqui em casa. As bananas recebem algum tratamento especial para não oxidarem ou você aconselha cortá-las na hora de servir? Parabéns pela criatividade; fiquei fã do seu blog! Beijos e ótima semana!

    • 28 de janeiro de 2013 - 14:58

      Oi Beatriz!

      Que bom que gostou do blog! Passe sempre por aqui! :)
      Como elas vão ficar cercadas pelo cupcake, creme e pelo chantilly, eu não tive muitos problemas com oxidação. Mas, se quiser garantir, você pode pincelá-las levemente com claras de ovos.

      Beijão!

  2. Jordana
    28 de janeiro de 2013 - 15:42

    Lindoooo!!!! Adoro o teu blog, vou fazer aqui em casa.

    Beijos!

  3. Ana Paula
    28 de janeiro de 2013 - 18:05

    Eu sou APAIXONADA por essa fruta…amoooo banana. Vou fazer esse com certeza !!!
    Dá pra trocar o chantilly por ganache de chocolate meio amargo, né???

    Bjs

    • 29 de janeiro de 2013 - 07:46

      Oi Ana!

      Dá sim! Se você preferir, não tem problema nenhum! O chantilly deixa mais leve e mantém o original da torta, mas pode ser com ganache também!

      Beijo!

  4. Denise
    31 de janeiro de 2013 - 17:15

    Oi, Juliana. Nessa minha busca incessante pelos cupcakes mais bonitos acabei encontrando o seu bolg, que, por sinal, gostei bastante e vou acompanhá-lo sempre que der.
    Eu li tanto aqui que nem sei ao certo aonde li que você faz encomendas… Enfim, vou começar agora (que aperfeiçoei as coberturas e decorações) a fazer encomendas também. O que mais gosto de fazer são mini cupcakes. E o que eu queria saber de você é se você cobra por unidade ou, por exemplo, a cada 50 ou 100 cupcakes e qual o valor em média cobrado. Desculpa a indiscrição, mas estou num dilema…
    Obrigada. Beijo.

    • 01 de fevereiro de 2013 - 01:08

      Oi Denise! Que bom que gostou do blog!

      Faço encomendas sim, e cobro por unidade, com descontos para grandes encomendas. Mas o preço que eu cobro é diferente do preço que você vai cobrar, pois nossos ingredientes provavelmente terão preços diferentes também! E é neles que você tem que se basear.
      Esse post da Sam, no Fofurices, explica bem como cobrar pelo seu trabalho. Se precisar de mais ajuda, aconselho a checar esse post! :)

      Beijão!

      • Denise
        02 de fevereiro de 2013 - 15:11

        Ok, muito obrigada! Beijo

  5. Diogo Boaretto
    02 de fevereiro de 2013 - 11:04

    Bom dia Juliana,

    venho acompanhando seu blog a algum tempo, adoro todas as receitas, elas ficam perfeitas!!! Parabéns!!

    Gostaria de saber se você não tem uma receita de ganache de chocolate branco para cobrir Cupcake, pois tentei algumas e nao deu certo. Elas acabam ficando moçe demais ou dura demais. =/

    Obrigado

    • 02 de fevereiro de 2013 - 13:33

      Oi Diogo!

      Que bom que gosta do blog, obrigada! :)
      Para a ganache de chocolate branco, você precisa seguir uma proporção de 3 partes de chocolate branco pra 1 parte de creme de leite fresco (com 35% de gordura). Por exemplo, 300g de chocolate branco e 100g de creme de leite, entende? E daí deixar chegar à temperatura ambiente naturalmente. Assim, deve ficar na consistência ideal. Mas, se ficar muito duro, o jeito é acrescentar um pouco de creme de leite (1 colher de sopa de cada vez). Se ficar muito mole, acrescente mais chocolate branco (1 colher de sopa de cada vez).

      Beijo!

  6. Graciela Müller
    25 de julho de 2013 - 17:28

    Oi Juliana!!! Como vc estou descobrindo o mundo da culinária, através da minha filha q esta fazendo cup cakes e vendendo para os coleguinhas e amigos!!! vc teria receita de chantilly q fique mais tenro e não se desmsncha, tendo em conta q moro em uma região bem quente? Preciso de uma receita feita de produtos fáceis, pois onde moro não acho nada em mercado! abraço, curti muito tua página, abraço !!!

    • 29 de julho de 2013 - 23:17

      Oi Graciela! Todo chantilly é sensível à temperatura quente, não tem jeito. Existem alguns, desses industrializados (que eu honestamente acho terríveis no sabor), que sustema melhor no calor, mas todos eventualmente vão derreter se ficarem em locais muito quentes ou abafados. Você pode achá-los para vender em lojas de confeitaria.

      Beijos!

  7. Polly Lyra
    13 de agosto de 2013 - 16:40

    Juu, vc acha que se eu rechear esse cupcake com doce de leite ficaria gostoso??? Estou perguntando a sua opnião mesmo, afinal vc entende dessas coisas infinitamente mais do eu rs.

  8. Maria Julia
    12 de março de 2014 - 17:49

    Oi Juliana, acompanho seu site a um tempo e acho as receitas fantásticas.. primeiro queria te dar parabéns, e mais.. É verdade que fazer cupcakes em forma de silicone não dá certo?
    E queria te pedir uma coisa.. Faz um cupcake de Romeu e Julieta? hahahaha. Beijos

    • 23 de março de 2014 - 15:09

      Maria, dá certo sim! Talvez eles não fiquem exatamente retos e bonitinhos como fazer em uma fôrma de metal, mas mesmo assim dá certo! Anotei sua sugestão, pode ficar tranquila que vai entrar pro blog! :)

  9. Simone
    08 de setembro de 2014 - 14:19

    Olá Juliana, amei seu blog, uma delícia de ver, de ler e receitas super originais, vou experimentar várias e essa de banana me chamou muita atenção, pois adoro! Vi que esse creme da cobertura é feito com creme de leite fresco, mas como utilizou no cupcake, ficará fora da geladeira… vc sabe a validade? Agradeço e estarei sempre por aqui, parabéns pelo seu trabalho! ;)

    • 09 de setembro de 2014 - 08:00

      Simone, na verdade, esse cupcake aí eu costumo deixar na geladeira porque ele tem o creme do recheio de o chantilly, que ambos devem ficar refrigerados. Só retiro de lá na hora de servir. Beijos!

  10. Jéssica
    18 de fevereiro de 2015 - 17:17

    Juliana, tenho um pouco de receio em fazer massas cremosas, das ultimas vezes em que fiz, a receita pedia creme de leite e ficou extremamente mole, parecia que não tinha assado por dentro, e fora que as forminhas de papel pareciam fazer parte da massa, de tão grudadas que ficaram, hahahha.
    Essa receita fica fofinha ou a massa tb gruda?
    Obrigada :)

    • 19 de fevereiro de 2015 - 07:30

      Jéssica, essa receita não tem creme de leite na massa não. Você leu a receita? É uma massa de baunilha comum, ela não gruda na forminha. Beijos!

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!