segunda, 29 de dezembro de 2014

Cupcake de chocolate e ganache de chocolate branco

58 Comentários

Todo fim de ano eu começo a pensar em como vou levar o ano seguinte. Geralmente, tento resumir o que foi este ano e o que preciso mudar. Já defini que 2015 vai ser o ano de me dedicar mais a mim do que a qualquer outra coisa ou pessoa.
Às vezes a gente se entrega demais pro que não tem necessidade. Foi conversando com uma amiga que me dei conta disso recentemente. É dar o melhor de si, sim, mas não se desgastar. É fazer até onde dá e fazer bem. Fazer além quando dá, e não sempre, por medo ou pressão. Chega de pressão. Viver uma coisa de cada vez, quando dá, aos poucos. Cada dia é um dia.

cupcake_ganache_chocolate_branco2
Infelizmente, não tenho nenhuma viagem planejada pra 2015. Estou pagando tantas coisas dessa reforma e mudança que é impossível. Acho que só viajo novamente em 2016. Mas não estou tão triste! Já fiquei mais deprê por passar muito tempo sem viajar, mas não dessa vez.
Estou curtindo a casa nova e acho que 2015 vai ser produtivo com relação a isso. Ando tão empolgada com a cozinha que quero inventar coisa nova a cada 2 horas: levanto, cozinho, sento, descanso e 2 horas depois já quero levantar de novo. O sinal de que 2015 vai ser bom foi quando acertei uma receita de macaron pela primeira vez na cozinha nova. Mas não, não vou colocar a receita aqui ainda porque macaron é aquela coisa, né, dá errado direto. E essa receita deu certo nas primeiras fornadas e errado nas últimas que iam saindo, então primeiro vou desvendar esse mistério e como resolvê-lo pra depois colocar aqui pra vocês!

cupcake_ganache_chocolate_branco
Então, um excelente 2015 cheio de realizações e coisas boas pra todos nós! Espero que o blog continue ajudando/entretendo vocês e vida longa para os cupcakes, para a confeitaria e para tudo que acontece dentro de uma cozinha!

Cupcake de chocolate e ganache de chocolate branco
Rende: 14 cupcakes, ou 30 mini cupcakes
Receita por Sweet Savory Life, com adaptações, mas a receita original foi apagada.

1/2 xícara (118ml) de água
1/2 xícara (118ml) de café forte
1/2 xícara (60g) de cacau em pó
1 1/2 xícaras (170g) de farinha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de fermento
1/4 de colher de chá de sal
113g de manteiga
1/2 xícara (115g) de açúcar comum
1 xícara (200g) de açúcar mascavo
1 ovo
1 colher de chá de extrato de baunilha

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Misture a água, o café e o cacau em uma tigela, com um fouet, até obter uma mistura uniforme. Peneire a farinha, o bicarbonato, o fermento e o sal em outra tigela.
2 – Em uma tigela, bata a manteiga e os açúcares, até obter um creme fofo. Adicione o ovo e em seguida o extrato de baunilha. Bata bem
3 – Adicione a mistura de cacau e bata até incorporar tudo. Por último, adicione os ingredientes secos e bata somente até incorporar tudo – tome cuidado pra não espirrar farinha pela cozinha!
4 – Divida a massa entre as forminhas e leve para assar por 20 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.

Cobertura de ganache de chocolate branco

350g de chocolate branco picado
100ml de creme de leite uht ou fresco

1 – Em banho-maria ou no microondas, derreta o chocolate branco com o creme de leite. Transfira para uma tigela e deixe em temperatura ambiente até esfriar e adquirir a consistência para saco de confeitar. Se não endurecer o suficiente, coloque na geladeira mexendo de 10 em 10 minutos até chegar lá.

cupcake_ganache_chocolate_branco3
Para a cobertura igual à da foto, é só usar o bico 1M da Wilton, e fazer a clássica rosa, começando do centro e circulando até a borda, arrematando no final. Mas com ganache eu geralmente gosto mesmo é de passar no cupcake com uma espátula e deixar meio bagunçado. Um bagunçado “proposital” fica muito bonito!

Um excelente 2015 pra todos nós, pessoal! Que muitas gostosuras ainda saiam das nossas cozinhas, seja doce, salgado, agridoce, azedo, amargo ou simplesmente com amor! :)

  1. 29 de dezembro de 2014 - 10:29

    Que seu 2015 seja incrível! Parabéns pelo seu trabalho! <3

  2. Maitê
    29 de dezembro de 2014 - 11:53

    Se esse blog tivesse posts diários, seria o meu blog mais acessado, certeza! :)

    Qual é a função do café nessa receita? Fica sabor forte?

    Um ótimo 2015 pra você também, com muita inspiração e disposição pra cozinhar e curtir a casa nova!

    • 29 de dezembro de 2014 - 14:17

      Maitê, já da um trabalhão com posts semi-semanais, imagina diários! Até gostaria, mas daí teria que ter uma verba do blog pra poder me sustentar e viver dedicada a ele. Infelizmente não ganho um tostão aqui hehehe :(
      O café ajuda a realçar o sabor do chocolate. Café e chocolate são tipo melhores amigos, assim como queijo e goiabada! :) Mas você pode fazer sem, substituindo a quantidade de café forte por leite! Beijos!!

      • Maitê
        29 de dezembro de 2014 - 17:55

        Eu entendo que não dá pra ser diário, mas adoro cada receita, cada história que você conta, dá vontade de fazer todas! Aí é outro problema, perder todas as calorias das delícias! ;)
        Uma pena que você não tenha retorno financeiro, mas que você merece, isso é indiscutível!
        Vou testar a receita com café sim, mesmo não sendo a maior fã!
        Beijos!

        • 30 de dezembro de 2014 - 07:41

          Maitê, vamos fazer uma campanha pra eu ganhar pelo menos uns tostões pra pagar a hospedagem do blog! hahahahaha Obrigada pelos elogios! Testa sim, você não sente muito o gosto do café, ele só ajuda a fortalecer o chocolate! :)

          • 30 de dezembro de 2014 - 14:41

            Não rola colocar aqueles esquemas de doação? Tem muito site que se mantém assim. Tem muita gente que fica feliz em doar pequenas quantidades.

          • 30 de dezembro de 2014 - 16:50

            Fernanda, já pensei nisso, mas fico com medo do pessoal achar ruim, achar que “estou ficando vendida” e outros mimimis. É difícil as pessoas entenderem que tem gastos grandes em manter um blog… :( Mas é algo a se pensar! :D

  3. Tânia
    29 de dezembro de 2014 - 16:18

    Oiee Ju,
    Conheci o Blog pela Dani Noce, do ICKFD, e estou amando cada receitinha de cupcakes e todo o seu amor e carinho nos posts e olha que nem faz muito tempo que eu tô acompanhando hehe. Tem como não se apaixonar pelo teu Blog? Com certeza não existe essa opção! Hehe. Um Feliz 2015 e que a cozinha nova renda muitas receitas ainda mais maravilhosas. Beijão!

    • 29 de dezembro de 2014 - 17:06

      Tânia, seja bem vinda! Que bom que gostou do blog! :) Um ótimo 2015 pra você também!

  4. Nicole
    29 de dezembro de 2014 - 19:02

    Olá Juliana! Tudo bem?

    Gostaria de saber se dá pra trocar o cacau em pó por Nescau? Alteraria muito a receita ou dá pra sair bacana?
    Parabéns pelo trabalho!

    Beijinhos!

    • 30 de dezembro de 2014 - 07:43

      Nicole, pode sim, mas vai ser muito doce, e talvez não cresça tanto pois não haverá cacau para reagir com o bicarbonato. Faz o teste e me diz o que achou! Beijo! :)

  5. cintia
    29 de dezembro de 2014 - 20:41

    Vou esperar vc desvendar os mistérios dos Macarons pois comprei o forno da Brastemp por sua influência, mas mesmo assim não consegui acertar ainda. Mas que o forno é show isso é.

    • 30 de dezembro de 2014 - 07:43

      Cintia, também adorei o forno, já fiz muitas coisas nele e até agora não me decepcionou! :)

  6. Ágatha
    29 de dezembro de 2014 - 21:23

    Oi Ju! Conheci seu blog faz 1 ano, e já li todos os posts e acompanho sempre! Todo dia entro e dou uma olhada, mesmo que não tenha post novo, fico olhando e re-olhando receitas que já li e li novamente.

    Amo seu blog, desejo um ótimo 2015, tudo de bom! Um beijão!

    • 30 de dezembro de 2014 - 07:43

      Ágatha, obrigada! Um ótimo 2015 pra você também, continue sempre por aqui!

  7. 29 de dezembro de 2014 - 23:36

    Ju, que confeitos fofos! Está na programação das férias fazer vários e vários confeitinhos para usar o ano todo!

    De férias, fico dividida. Tenho tempo e vontade de cozinhar, mas só vendo na universidade. E a família toda de regime, fica uma semana me xingando a cada sobremesa que eu faço HAHAHA

    Mas fica aqui uma certeza: assim que tiver uma oportunidade, farei uma receita de chocolate com café! É uma daquelas receitas que a gente lê e não entende por que não pensei nisso antes!

    Feliz 2015, com uma cozinha repleta de cheiros, sabores e texturas! E claro, muito sucesso em tudo na sua vida!

    • 30 de dezembro de 2014 - 07:47

      Amanda, férias não presta pra mim, porque quero fazer uma receita atrás da outra se eu ficar em casa. Por isso eu viajo, talvez, senão imagina o tanto de comida sem destino! Afinal, não tem gente suficiente pra comer isso tudo hahahaha. Faz sim essa receita, ela é ótima, um sabor bem denso e forte de chocolate! Um lindo 2015 pra você também, cheio de açúcar! Beijos! :)

  8. Vanessa Rodrigues da Silva Lucas
    30 de dezembro de 2014 - 09:12

    Amei, e amo seu blog, me inspira, já estou crescendo na arte de fazer essas delícias, minhas crianças estão amando o meu aprendizado, kkk. Obrigada pelo carinho que você faz seu blog, e por nos passar isso com tanta sutileza. Feliz ano novo!! Que 2015 seja mais doce ainda.

  9. Gleici Schiavo
    30 de dezembro de 2014 - 09:33

    Feliz 2015!!!! vc prefere fazer seu ganache no microondas ou em banho maria? qual creme de leite vc usa pois a maioria não da ponto de bico e o de latinha nestle e fresco tenho dificuldade de achar.

    • 30 de dezembro de 2014 - 11:11

      Gleici, costumo fazer no microondas por praticidade, mas quando tenho tempo, faço fervendo o creme de leite e vertendo sobre o chocolate. Deixo 2 minutos parado e mexo com um fouet (sem bater, delicadamente). Qualquer creme de leite uht serve. Eu vario muito a marca, mas uso sempre o de caixinha e descarto aquela aguinha extra do soro que vem nele. Beijos!

  10. Roberta Nascimento
    30 de dezembro de 2014 - 12:04

    Oi Juliana, eu de novo querendo tirar duvidas..rs
    Já li nos comentários que posso substituir o café por leite, mas e o açúcar mascavo, posso substituir pelo branco refinado? Pois pretendo fazer os cupcakes para a ceia de ano novo, mas como minha família tem muitas crianças queria uma receita de chocolate mais clássica, com um sabor que agrade os adultos e a criançada tbm.

    • 30 de dezembro de 2014 - 16:48

      Roberta, você pode sim substituir o açúcar pelo cristal. Pode ser que altere um pouco a consistência (pode ficar um pouco menos fofinho), mas nada que deixe a massa horrível. Mas se quiser tentar com o açúcar mascavo pra sua família, eu diria que as chances da criançada perceber que tem açúcar mascavo são ínfimas. O mascavo ajuda a realçar o sabor do chocolate, então acaba que o sabor mais forte mesmo é do cacau/chocolate. Beijos!

  11. Fernanda
    30 de dezembro de 2014 - 14:16

    Oi, Juliana!Há tempos descobri seu blog e acompanho sempre. Adorei!!! Adoro fazer bolos e tal. Feliz 2015 para você!!!

  12. jaqueline
    30 de dezembro de 2014 - 17:05

    Parabéns mais uma vez,que cupcake lindo!Vou experimentar com certeza.
    Feliz 2015 pra vc,te desejo toda sorte de bençãos dos céus.

  13. Ana Paula
    31 de dezembro de 2014 - 00:36

    Salivei com esse cupcake! rsrsrs
    Liiindo e com certeza delicioso. Parabéns pelo blog e que 2015 seja top. Bjs

  14. Elaine Sousa
    31 de dezembro de 2014 - 16:10

    Ju, feliz 2015! As viagens exteriores são importantes, mas creio que a descoberta do novo dentro do rotineiro é o que mais traz prazer, pois renova as energias e motiva a seguir para o próximo sonho. Pode ser um outro tipo de viagem para se descobrir em 2015, né!? Muito obrigada pelas deliciosas receitas de 2014 e que venham as novas para 2015!

    • 01 de janeiro de 2015 - 12:24

      Elaine, concordo plenamente com você. Tudo de bom pra você também nesse 2015! Um beijo!

  15. Neusa Bertossi
    02 de janeiro de 2015 - 18:08

    Muita gratidão pelos seus deliciosos ensinamentos amorosos

  16. Geovanna
    13 de janeiro de 2015 - 20:40

    Oi, acabei de conhecer seu trabalho e acho que vou voltar muitas vezes aqui hehe. Parabéns!
    Essa receita de ganache dá pra quantas voltinhas mais ou menos?

    • 14 de janeiro de 2015 - 14:21

      Geovanna, seja bem vinda! :) Essa receita aí rende mais ou menos umas 14 voltinhas iguais as da foto em cupcakes grandes :)

  17. Mitchelly
    25 de janeiro de 2015 - 16:19

    Oi, como o cacau não tem açúcar, os cupcakes ficam com sabor meio amargo? Se sim, posso substituir por chocolate em pó?
    PS: Amo o seu blog, muito bem organizado, fotografias lindas. Parabéns. :)

    • 03 de fevereiro de 2015 - 23:17

      Mitchelly, o cacau é balanceado pela quantidade de açúcar na receita. Ele fica com verdadeiro sabor de chocolate, mais do que gosto de açúcar. Se você usar chocolate em pó, vai ficar mais doce, mas não dá errado não. Beijos!

  18. Bianca
    27 de janeiro de 2015 - 20:54

    Que delícia!! Fiz e ficou fantástico, meus filhos adoraram. Parabéns pelo sucesso.

  19. Mônica
    28 de fevereiro de 2015 - 10:06

    Bom dia Juliana!!! Ontem testei essa receita e não podia deixar d postar que deu boa hein!!! Hehe… Maravilhosa! A massa fica extremamente fofa, o gosto do café fica na medida certa (usei o solúvel mesmo, forte como a receita pede) e o gosto do açúcar mascavo imperceptível… Gente! Façam sem medo! Eh perfeito! Parabéns Jú!!! Vc tem sido minha inspiração a cerca d uma ano qdo descobri teu blog! Passo horas lendo suas sagas e revendo as receitas!!! Bjinhos

  20. LILIAN
    28 de março de 2015 - 19:58

    Nossa! Você é maravilhosa!!! Muito obrigada!!!

  21. Fran
    06 de maio de 2015 - 20:49

    Jú, que 2015 seja excelente para você. Quero lhe parabenizar pelo seu trabalho, já visitei muitos sites com receitas de “cupcakes”, mas o seu é simplesmente maravilhoso, completo. Você é perfeita no que faz. Tenho apenas uma dúvida: por que algumas receitas de cupcakes levam óleo e outras manteiga. Qual a diferença?

    Beijos e Parabéns;;;;1

    • 11 de maio de 2015 - 18:15

      Fran, que 2015 seja doce pra você! :) Cada receita tem uma química, então às vezes usamos óleo e às vezes usamos manteiga. Com óleo costuma ser uma massa mais úmida e mais uniforme, mas com menos sabor. Com manteiga, você tem mais sabor, ela fica mais firme e compacta e mais sequinha. Não quer dizer que fique seca, isso depende apenas do tempo no seu forno. Beijos!

  22. Samantha
    18 de maio de 2015 - 14:00

    Olá Juliana…parabéns pelos post! Sempre muito bom acompanhar vc aqui.
    Tenho uma dúvida em relação ao Ganache…na verdade inventei de fazer os cupcakes pra festinha do meu filho cujo tema é pirata. A receita do cupcake vou fazer de baunilha e gostaria de tingir o ganache de azul. Meu receio é qual corante usar…e como tingir? Pensei em adicionar o corante ao creme de leite e depois misturar ao chocolate…
    Tenho medo de perder o ponto para confeitar no bico…
    Se puder me ajudar… agradeço demais!

    Abraço, Samantha

    • 22 de maio de 2015 - 11:10

      Samantha, pra tingir ganache, tem que usar corante em gel para chocolates para evitar que o chocolate “congele”, como a gente chama quando ele endurece e fica com gosto ruim. É só acrescentar à ganache quando estiver pronta e ainda líquida. Não coloque corante antes de ferver o creme de leite. Beijos!

  23. Vania Misael
    22 de junho de 2015 - 11:11

    Olá Juliana.

    Fiz essa receita e não deu muito certo. O Cupcake não cresceu, porém o que teve de massa ficou muito bom.
    Onde será que eu errei.

    • 13 de julho de 2015 - 17:28

      Vania, é bom conferir se você mediu tudo direitinho e se o seu fermento não estava passado da validade. Você pode ter batido demais a massa também, o que sola o bolo. Beijos!

  24. Lívia
    15 de julho de 2015 - 20:15

    Oi Juliana! Queria rechear esse cupcake, que recheio você recomenda para não ficar muito enjoativo?

    • 25 de julho de 2015 - 01:30

      Livia, eu colocaria uma geleia de frutas vermelhas sem açúcar! Beijos!

  25. 01 de agosto de 2015 - 13:06

    Hum…!!!! Delicia.. Mais uma receita aprendida!!!

  26. Ariane
    03 de agosto de 2015 - 12:55

    Oi… fiquei com uma dúvida, o chocolate branco tem que ser aqueles específicos pra cobertura ou pode ser qualquer chocolate desses em barra que encontramos no mercado (tipo galak)?

    • 07 de agosto de 2015 - 16:17

      Ariane, pode ser qualquer CHOCOLATE branco. Esses “específicos pra cobertura” não são exatamente chocolate, então nem tem sabor direito. Pode usar qualquer chocolate de mercado. Beijos!

  27. Juliana
    23 de agosto de 2015 - 15:35

    Oi Ju, belo post. Esse é um dos meus preferidos (pelo sabor da massa e cobertura rs). Eu posso substituir chocolate picado pela mesma quantidade de nutella? No caso, a minha dúvida é se a consistência da ganache fica a mesma…

    Obrigada, mais uma vez, e sucesso.

    • 25 de agosto de 2015 - 18:52

      Juliana, da última vez que fiz ganache de nutella, não deu certo. Acho que a proporção é diferente, mas ainda não testei pra te dizer com certeza. Beijos!

  28. Beatriz
    08 de janeiro de 2016 - 23:33

    Oi Juliana :) estava procurando por receitas de cupcake e quando achei essa do seu blog me deliciei e fiz *-* simplesmente perfeito, adorei. A massa nao ficou tão doce assim e ficou com um gosto forte do café (deve ser porque usei um café extra forte) porém com a cobertura ele ficou docinho e super combinou com o café! Sem contar que a massa ficou super leve e fofinha. Parabéns pelo blog e com certeza vou fazer mais receitas daqui s2

  29. Celia
    01 de março de 2016 - 12:32

    Oi. gostaria de saber se essa receita de ganache da para fazer em um dia e comer no outro? Ele fica arrumadinho como está no foto?
    Obrigada

    • 11 de abril de 2016 - 17:29

      Celia, a ganache é até bom você fazer no dia anterior para decorar no outro, quando ela já ganhou consistência ideal. Decore no dia seguinte e você vai ver. Beijos!

  30. Virginia Uchôa
    26 de maio de 2016 - 10:34

    Juliana,

    Estou dando uma olhadinha no teu blog e estou adorando… Mas eu nunca fiz cupcakes, cheguei até seu blog por tá querendo aprender a fazer. Vi que a receita da massa vai variando de acordo com o recheio que você vai usar, vi cupcakes de chocolate com e sem café e etc. Para quem tá iniciando qual receita você indicar?
    Eu queria aprender fazer uma de baunilha e um de chocolate, os recheios acaba um pouco mais tranquilo. Eu acho né?! Eu fico com receio pois odeio cupcake seco, por isso estou pesquisando bem… Apesar de que ninguém respondeu o motivo dele ficar tão seco. Você sabe? Bom, acho que isso…

    E parabéns pelo Blog.

    • 05 de junho de 2016 - 22:17

      Virginia, eu recomendo tu começar pela tradicional de baunilha, a primeiríssima do blog, porque ela também te ensina um pouco de técnica (bater a manteiga e o açúcar SEMPRE). O cupcake não precisa sempre ter recheio, viu? Ele não vai ficar seco se você assar pelo tempo certinho indicado na receita. Mas se quiser recheios, tem vários no blog! Recomendo você testar umas ganaches, que são sempre coringas! :)

  31. Gabrielle
    01 de setembro de 2016 - 11:48

    Oi, adorei sua receita! Só gostaria de saber se essa cobertura continua firme fora da geladeira, pois onde eu moro faz muito calor… :(

    • 28 de setembro de 2016 - 01:17

      Gabrielle, o ganache não é exatamente muito estável ou boa pro calor. Se estiver muito quente mesmo, sugir trocar pra outra cobertura mais tranquila, como brigadeiro ou merengue. :)

  32. Carol
    28 de novembro de 2016 - 13:50

    Olá, Juliana! Parabéns pelo blog, adorei!
    Li nos comentários anteriores que você aconselha fazermos a ganache em um dia para decorar no outro. Nesse caso, devo armazenar a ganache na geladeira?
    Outra questão que não entendi direito foi sobre a adição de corante, devo ferver o creme de leite? Como assim?
    Existe alguma marca de corante que você indique?
    Abraços!

    • 13 de dezembro de 2016 - 23:02

      Carol, se deixar a ganache descansando durante a noite, é só cobrir ela com plástico filme e deixar em cima da sua bancada pra usar logo na manhã do dia seguinte. Se você quiser colorir a ganache, coloque o corante depois que derreter tudo junto, e não antes pois isso amarga o corante. Não é pra ferver o creme de leite, é pra derreter junto, em banho maria ou no microondas, conforme a receita diz! Pra corante, eu indico os da Wilton para chocolate (tem que ser para chocolate, senão corre o risco de talhar a ganache).

  33. 24 de agosto de 2017 - 13:31

    Primeiramente, o seu blog é perfeito.
    Já está sendo meu favorito.
    “Segundamente” rs, eu tenho uma pergunta. Será que se eu adicionar manteiga gelada na cobertura , essa cobertura endurece mais rapidamente sem risco de desandar ?

    Bjs e obrigada !

    LuRussa
    http://www.lurussa.com

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!