quinta, 30 de agosto de 2012

Creme de limão siciliano, ou lemon curd

61 Comentários

Finalmente, depois de muitas preparações, entro em férias temporárias com uma linda viagem para o sul do Brasil e Buenos Aires. Embarco ainda hoje e não poderia estar mais ansiosa, por dois motivos. Primeiro, eu nunca visitei nenhum país da América Latina (Cidade Del Leste não conta). Segundo porque não fiz nenhuma parte do planejamento da viagem. Tudo ficou a cargo do Sr. Namorado e eu não faço ideia de onde ele vai nos meter.
Viajar é a minha segunda paixão, depois de cozinhar, portanto meu dinheiro poupado anualmente vai para meus planos de conhecer muitos países. Como ninguém tem sempre a chance de ficar um tempão viajando, os dias geralmente são contadinhos, né? Então eu criei a compulsiva prática de roteirizar todas as minhas viagens. Até o passeio à Goiânia no fim de semana.


Já vieram me dizer que isso era horrível e prejudicava a espontaneidade da viagem… Meus roteiros não servem como obrigatoriedade do que deve ser feito, e sim como um guia para eu não me perder dentro da fascinação e euforia. Às vezes, a gente quer fazer tudo-junto-ao-mesmo-tempo-agora e acaba não fazendo nada.
Mas, dessa vez, me liberei desse vício e determinei que o Sr. Namorado devia fazer tudo sozinho. Ele esperneou, mas cedeu e fez todo o roteiro do que vamos conhecer sem o menor pitaco meu. Logo, dá pra entender porque eu estou tão ansiosa, né?


Essa receita é bem famosa nos EUA e costuma ser consumida pura mesmo, com muffins e um cafezinho. Já vi gente passando em torrada. Gosto muito dela porque sou fã do limão siciliano – aquele amarelinho – e acho a textura ideal para um recheio de cupcake. É de dar água na boca!

Creme de limão siciliano, ou lemon curd
Receita original da Sprinkles Bakes, reduzida.
Rende: 1 1/2 xícara, o suficiente para rechear aproximadamente 25 cupcakes

55g de manteiga
1/2 xícara de açúcar
1 ovo
1 gema
1/6 de xícara e 2 colheres de sopa de suco de limão siciliano, coado

1 – Bata a manteiga e o açúcar por aproximadamente 2 minutos.
2 – Acrescente o ovo e a gema, um de cada vez, e depois o suco de limão. Bata até incorporar. Vai parecer que talhou, como a massa de baunilha clássica, mas é normal.
3 – Leve ao fogo médio, mexendo sempre. Use uma espátula, pois ajuda a raspar o fundo da panela. Quando não aparentar mais ter talhado, aumente o fogo ligeiramente e cozinhe, sem parar de mexer. Finja que é um brigadeiro!
4 – A mistura vai engrossar bastante. Meça a temperatura com um termômetro: quando chegar a 75˚C, pode tirar do fogo! Para quem não tem um, isso leva aproximadamente 3 minutos a partir do momento em que a mistura deixou de parecer talhada.

O ponto certo é assim: quando o creme cobrir a espátula e, passando um dedo, você tem uma linha perfeita que não desaparece.
5 – Transfira para uma tigela e cubra com papel plástico. Ele deve encostar em cima da superfície do creme, para evitar a formação de uma película enquanto ele esfria.


6 – Leve à geladeira até que fique completamente frio, quando estará pronto para ser o recheio dos seus cupcakes!

O creme ainda vai ficar mais grosso conforme for esfriando. Ele dura uma semana na geladeira, com o papel plástico por cima, e até 2 meses no congelador. Você pode facilmente dobrar ou triplicar essa receita, se precisar rechear mais cupcakes.

Portanto, pessoal, o blog entra em férias temporárias até o dia 12 de setembro, quando voltamos à programação normal. Volto com coisas novas para a cozinha – isso é inevitável e espero que o Sr. Namorado tenha colocado uma loja dessas no roteiro, ou eu vou surtar –, novas inspirações e com a cabeça renovada.

Até a volta! :)

  1. Dani
    24 de setembro de 2012 - 15:06

    Eu fiz! Pena que deu errado: esqueci do açúcar XD

    • 24 de setembro de 2012 - 15:28

      Menina! Hahahaha! Esse é o bom do mise en place, o ato de separar todos os ingredientes antes de começar a receita. Você não esquece nada!
      Bem, agora é tentar mais uma vez, né? Hehe! :)

  2. 18 de outubro de 2012 - 12:26

    Oi Juliana!
    Será que os cupcakes com esse recheio podem ficar fora da geladeira???

    Bjk

    • 18 de outubro de 2012 - 13:09

      Oi Andrea!
      Podem sim, mas não mais que um dia! O ideal é recheá-los no dia do consumo. :)

      Um beijo!

  3. Kizzy Pereira
    27 de novembro de 2012 - 19:26

    Oi, Ju!

    Acho que a minha receita não deu muito certo. Acho que errei a mão com o limão, ficou azedo demais, e a minha receita ficou translucida diferente da sua foto. Sera que se eu misturar creme de leite para aliviar o azedo fica bom para rechear os cupcakes?

    Beijos.

    • 27 de novembro de 2012 - 19:49

      Oi Kizzy!

      Não tem problema ele ter ficado translúcido, desde que tenha a consistência necessária para rechear os cupcakes. A consistência meio de lava de vulcão, ficou assim?
      Quanto a ficar muito azedo, você pode tentar colocar açúcar até melhorar o sabor. Pra isso, você vai ter que levar o curd para o fogo novamente em uma panela, para dissolver o açúcar. O risco é acabar doce demais, então vá aos poucos!
      Outro detalhe do lemon curd é que ele adquire a aparência normal depois de chegar à temperatura ambiente. Coloca na geladeira e checa de novo amanha antes de decidir jogar fora! :)

      Um beijo!

  4. Kizzy Pereira
    27 de novembro de 2012 - 20:24

    É por isso que eu digo que vc é um anjo, sempre me salvando. Vou fazer alguns testes e amanhã te conto como foi.
    gostou dos meus Cupcakes?

    Obrigada e Beijos.

    • 29 de novembro de 2012 - 02:12

      Achei lindos, Kizzy! Adorei as fofuras das florzinhas! :)

  5. Nayara
    19 de janeiro de 2013 - 21:27

    Ju minhas xícaras vão só até 1/4! Como meço 1/6?

    • 20 de janeiro de 2013 - 03:46

      Oi Nayara!

      Você tem a de 1/3? Se tiver, preencha metade dela, isso dá 1/6! Ou então, se só tiver a de 1/4, coloque metade dessa mais 1 colher de sopa. Dá na mesma!

      Um beijo!

  6. 28 de fevereiro de 2013 - 10:15

    […] natural sem açúcar e usei óleo de girassol, que era o que tinha na minha cozinha. Aproveitei um creme de limão siciliano que estava na geladeira, completei com metade da receita de buttercream de merengue italiano e cai […]

  7. 28 de março de 2013 - 13:13

    […] de laranja, ou orange curd
 Receita original de lemon curd da Sprinkles Bakes, com alterações.
 Rende: 1 1/2 xícara, o suficiente para rechear […]

  8. 08 de maio de 2013 - 08:16

    […] bem gostoso, que sua mãe vai amar, e cubra com a cobertura que achar melhor. Eu fiz um recheio de creme de limão siciliano e cobri com buttercream. Bem simples! Que todos vocês tenham um lindo dia das Mães neste fim de […]

  9. 13 de maio de 2013 - 14:14

    […] creme de limão siciliano (rodei, rodei, rodei e acabei usando também a receita do Cupcakeando aqui. Nào gostei muito da receita do Joy of Baking dessa […]

  10. Ana Caroline
    04 de junho de 2013 - 00:44

    Oii amo as suas receitas gostaria de saber se tem como fazer esse creme para cobrir o cup cake…beijão

    • 06 de junho de 2013 - 20:49

      Oi Ana!

      Esse creme é muito mole para virar cobertura, e diria até que muito azedo para tal. Você pode misturá-lo com buttercream que fica muito gostoso! Só tome cuidado para não misturar muito, e perder a consistência do buttercream.

      Beijos!

  11. Daniella
    04 de junho de 2013 - 22:51

    Oi Juliana, adoro seguir seu blog e adoro suas receitas, sempre dão super certo… tentarei essa também. Me diz uma coisa num cupcake de baunilha com esse recheio posso cobri-lo com o que???? Um merengue talvez????

    • 06 de junho de 2013 - 20:58

      Oi Daniella!

      Pode cobrir com o que você quiser, que ache que combina! Merengue fica bom porque é um doce que contrasta com o azedinho.

      Beijos!

  12. 05 de julho de 2013 - 14:34

    Pergunta sinistra do dia…alguma chance de substituir a manteiga por outro derivado? Creme de leite fresco, por exemplo… :o)

  13. Carol
    22 de julho de 2013 - 01:15

    Fiz conforme a receita mas achei que ficou com cheiro e gosto de ovo frito… Ficou azedinho e tal mas o cheiro é de ovo. Será que cozinhei pouco?

    • 22 de julho de 2013 - 23:33

      Oi Carol!

      Talvez você tenha cozinhado pouco mesmo. É sempre bom remover a membrana das gemas, e também peneirar a mistura antes de levar para gelar.

      Beijos!

  14. Marisa Lopes
    22 de julho de 2013 - 09:00

    oi juliana…
    tem alguma diferença se eu usar outro tipo de limão?
    um abraço!!!

    • 22 de julho de 2013 - 23:35

      Marisa, não, mas daí não será creme de limão siciliano, e sim do limão que você usar. O gosto vai mudar um pouco, mas continua delicioso.

  15. 21 de outubro de 2013 - 16:42

    eu queria saber o tipo do açúcar,e é um todo e uma gema separada?

  16. 21 de outubro de 2013 - 16:43

    que dizer um ovo inteiro e uma gema separada ?

    • 08 de novembro de 2013 - 17:59

      Romélia, pode ser cristal ou refinado, tanto faz. E sim, é um ovo inteiro e uma gema.

  17. Sheila Gomes
    26 de janeiro de 2014 - 15:35

    Que delícia de creme!!! Fiz hoje e recheei cupcakes de baunilha. Juliana, se puder me esclarece uma coisa? Eu tentei fazer a receita de brigadeiro com suco e raspas de limão siciliano, mas, ficou com uma aparência de “talhado”, com um sabor incrível, porém eu não utilizei nas voltinhas (preferi fazer uma receita sua com chocolate branco). O que será que houve? O suco de limão pode ter esculhambado com o leite condensado?

    Obrigada por ser tão disposta e ensinar com carinho!!!!

    • 29 de janeiro de 2014 - 22:40

      Sheila, leite condensado é derivado de leite e, como todo derivado de leite, em contato com ácidos (suco de limão, por exemplo), ele talha (água separa da gordura). É melhor você fazer o brigadeiro só com as raspas. Se achar que falta sabor, use um pouco de essência de limão. Beijos!

  18. Juliana Viterbino
    15 de maio de 2014 - 21:28

    O meu tambem deu super errado…
    Ficou com cheiro e gosto de ovo. Além de uma consistencia estranha, soltanto um liquido. Como se fossem duas coisas, uma mais consistente, e outra só um liquido gorduroso.
    Não entendi o que fiz de errado =/

    • 05 de junho de 2014 - 23:43

      Juliana, tem certeza que seguiu a receita direitinho, com todas as medidas corretas?

  19. Luiz
    02 de junho de 2014 - 00:51

    Eu procurei o Siciliano mas não achei então fiz com o Taiti, ficou delicioso, translucido e mesmo com o fogo baixo, queimou um pouco, mas acho que foi por conta da panela…

    Fiz bolinhos de laranja e vou rechear com esse creme mesmo..rs
    Foi cobrir com merengue

  20. Ramon Abreu
    20 de junho de 2014 - 14:50

    Oi Ju! Então, preciso te contar minha aventura. Aqui na minha cidade, pro ser interior, é muito difícil encontrar limão siciliano, então da primeira vez que fiz, usei o limão branco (ou limão galego, limão cravo) e não deu certo. Mas há uma semana, meu pai encontrou um pé de limão siciliano e me trouxe alguns. Hoje andando pelo seu site, me deparei com essa receita de novo e verifiquei que tinha todos os ingredientes e resolvi testar… Estou encantado! Deu tudo certo e é SUPER delicioso. Não quero saber de outra coisa. Muito obrigado pela receita! Essa vai pro caderno

    • 25 de junho de 2014 - 20:54

      Ramon, que sorte a sua achar um pé de limão siliciano! Acho que eu ficaria tão feliz que não saberia o que fazer hahahaha. Que bom que deu certo! Beijos!

  21. maria luiza
    21 de julho de 2014 - 13:12

    Voce disse passeio de fim de semana a Goiania…fiquei curiosa. Sou de Anapolis.

    • 05 de agosto de 2014 - 16:49

      Maria, Goiânia é perto de Brasília, e apesar de eu detestar a cidade, acabo visitando de vez em quando. Beijos!

  22. Bianca
    05 de agosto de 2014 - 17:29

    Olá Juliana, delicioso passear pelo teu site! Comprei o Limoncelo aquele licor de limão siciliano e pensei em colocar um pouquinho, talvez substituir uma pequena parte do suco do limão pelo licor, tu já fizeste assim? será que dá certo? bjs

    • 20 de agosto de 2014 - 21:11

      Bianca, acho que você pode acrescentar um pouquinho no lugar de um pouco do suco. Eu não trocaria tudo por conta do teor alcoolico e da intensidade, mas acho que vale o teste! :) Beijos e me conta como ficou!

  23. Michele
    30 de agosto de 2014 - 09:36

    Virei fã de carteirinha do seu blog, principalmente pelo carinho que vejo com que vc responde a todos. Tem como vc transferir pra mim esse 1/6 por ml e esses 55g por colheres? rs desde já muitíssimo obrigada.

  24. Amanda
    03 de dezembro de 2014 - 00:33

    Oi, Juliana!

    Aqui onde eu moro não tem limão siciliano… Pelo menos não achei até hoje. Você acha que dá pra substituir pelo cravo ou taiti? Qual você indicaria?

    • 26 de dezembro de 2014 - 23:11

      Amanda, pode usar o limão que você tiver em casa!

  25. Vera
    19 de fevereiro de 2015 - 00:22

    Prazer em conhece-la e sou novata, estou em fase de testar tudo pela frente.. adoro cupcake, mas preciso variar, a familia quer outras novidades. Estou procurando os ingredientes de sua receita ,mas no meu computador não aparece, será que poderia verificar isso para mim. Gostaria de saber também se você tem alguma lista de qual massa combina com qual recheio e cobertura idem…agradeço desde já.

    • 19 de fevereiro de 2015 - 07:32

      Vera, como assim não aparece? Não tenho como verificar pra você porque não vejo seu computador hahahaha, você precisa mandar um print da sua tela pelo menos pra eu poder ver como é.
      Não tenho esse tipo de lista porque não acredito que devemos nos limitar a combinações pré-determinadas de sabores. Tudo combina com tudo contanto que você tenha criatividade. :)

  26. Juliana Cunha
    27 de abril de 2015 - 13:56

    Ju não tenho essa medida de 1/6 de xícara; poderia me passar a medida do limão somente em colheres de sopa ou em mL?Uma dúvida, será que posso usar a base desse recheio e substituir o limão por maracujá? Neste caso qual seria a quantidade de maracujá? Super beijo e obrigada por sempre responder às perguntas deixadas aqui. Você é uma querida!

    • 30 de abril de 2015 - 14:16

      Juliana, flor, você tem a medida de 1/3? É só preencher metade dela. Acho que é mais fácil assim. Um pouquinho a mais ou a menos não influencia, não. Pode sim fazer um curd de maracujá, coloque a mesma quantidade indicada aí, só que de maracujá. Prove enquanto ferve e veja se está bom de azedo/doce pra você, senão é só balancear com mais suco ou mais açúcar. Beijos!

  27. Gilmária
    05 de maio de 2015 - 15:26

    Juliana, será que posso usar esse recheio nos bem casados? Vou casar dia 13/05 e gostaria de usar esse recheio.

    • 05 de maio de 2015 - 15:47

      Gilmária, dá sim! Mas tenha certeza que ele ficará bem firme depois de pronto e frio, porque se ficar muito líquido, aí vai escorrer do bem casado. Beijos!

  28. Juliana Carvalho
    08 de maio de 2015 - 13:12

    Oi Jú! Descobri seu site faz pouco tempo e estou encantada…moro no Chile e faço cups pra venda, e sempre busco receitas “abrasileiradas” para mostrar um pouco da gente…aqui é uma facilidade só achar o limão siliciano, já o maracujá é uma raridade, rsrsrs… En fim…queria uma ajudinha…com que posso cobrir um cup com esse creme de limão…chantilly comum???? Help, tenho entrega para amanhã, rsrsrsrs…bjus!

    • 11 de maio de 2015 - 18:33

      Juliana, depende do seu gosto, hahahaha. Pode ser com merengue, tem receita de um cupcake assim aqui no blog. Beijos!

  29. 19 de julho de 2015 - 19:02

    Será que esse creme fica legal como recheio de torta?

  30. Madalena
    20 de outubro de 2015 - 13:36

    Adorei!! Já fiz duas vezes e sempre deu super certo. Delicioso.

  31. Ronaldo
    09 de dezembro de 2015 - 11:07

    Olá Juliana!! Vc acha que essa receita de lemon curd combina como recheio de um bolo red velvet?

    • 18 de dezembro de 2015 - 16:43

      Ronaldo, eu pessoalmente não gosto, mas já me pediram para fazer assim e gostaram da mistura, então acho que vai do seu gosto mesmo. Beijos!

  32. RENATA
    15 de junho de 2016 - 18:50

    A receita ficou maravilhosa e apliquei em bem casados!!!! Obrigada

  33. daiane
    19 de julho de 2016 - 19:58

    fiquei com duvida 1/6 de xícara e 2 colheres é de suco de limão siciliano?

  34. Virginia
    31 de julho de 2016 - 17:45

    Olá Juliana amo esse recheio já fiz algumas vezes só quem em bolos e tortas que ficam na geladeira.
    Desta vez me pediram como recheio de bolo com pasta americana, teria que finalizar ele a noite para entregar ele no dia seguinte.
    Fico com medo de esse recheio ficar 24h fora da geladeira, apesar de a pasta criar uma “capa” o que protege um pouco mais do contato com ar.
    Moro no RS e a temperatura nessa época do ano está variando entre 12c° e 24c°.
    Gostaria da tua opinião em relação a fazer ou não.
    Muito obrigada.

    • 20 de setembro de 2016 - 15:19

      Virginia, eu acho que esse recheio não pega muito bem em bolos com pasta americana porque ele é muito úmido, e o bolo com pasta americana tem que ser mais sequinho. Na verdade, não sei nem se minha opinião te ajuda agora, já está tarde, hahahaha.

  35. Elivete
    14 de novembro de 2016 - 14:10

    Oi Ju.. Tenho que fazer alguns docinhos, para um casamento então gostaria de alguma sugestão de doces diferentes.. Obrigado e bjos.

    • 13 de dezembro de 2016 - 22:44

      Elivete, tem um monte no blog, dá uma lida por aí!

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!