Estava aqui pensando em como já fomos próximos e em como estamos distantes. São coisas que acontecem na vida, a gente se aproxima e se separa dos outros com bastante facilidade. Eu até deixei de ficar tão triste com isso. Aprendi com o Sr. Namorado, quando ainda éramos amigos: se a pessoa não quer ser minha amiga, não tem nada que eu possa fazer, muito menos sofrer por isso pra sempre.
Como proteção pessoal, absorvi esse ensinamento para mim desde então e tenho aprendido diariamente em como colocá-lo em prática. Talvez até demais, às vezes. Mas, honestamente? Só tem me feito bem.
O tempo que não gasto conjecturando os motivos desse afastamento e porquê você foi tão frio quando veio aqui em casa, e em todas as outras (poucas) vezes que nos vimos – esse tempo, eu estou usando para dedicar aos que ficaram. Aos que estão chegando. Aos que foram, mas voltaram.
Não vamos mais correr atrás de amizades importantes, Juliana? Vamos sim, quando vale a pena. Recebi sinais claros, quase outdoors coloridos com fogos de artifício, de que não valia a pena, pelo menos não pra você. E se você não quer ser amigo, não tem motivo para forçar.
Todo mundo tem esse amigo de que estou falando. E se ele voltar, resolver que a amizade vale a pena, que está tudo bem, eu vou receber de braços abertos. Mas com o coração acanhado. Tem coisas que ficam no S2.
Já havia um tempo que eu queria fazer uma cobertura ou recheio de mousse, acho a ideia incrível em bolos e em cupcakes só podia ser incrível também. Claro, a mousse não segura fora da geladeira. Você até pode colocar um pouco de gelatina no chantilly (como já fizemos aqui) para que ele segure melhor, mas o sabor modifica, a textura da mousse não fica igual e então é melhor simplesmente deixar na geladeira mesmo.
Cobertura de mousse de chocolate
Rende: o suficiente para cobrir 15 cupcakes com a voltinha da foto
Receita pela Stef, do Cupcake Project.1 1/2 xícara de creme de leite fresco (mais de 35% de gordura)
4 ovos
2 colheres de sopa de açúcar refinado
340g de chocolate amargo ou meio amargo (mais de 60% de cacau), picado
4 colheres de sopa (56g) de manteiga1 – Bata o creme de leite em uma tigela até obter picos bem firmes, quase antes de virar manteiga. Reserve na geladeira.
2 – Em uma batedeira fixa, bata os ovos e o açúcar por uns 10 minutos, até que vire uma espuma bem grossa e pálida. Dá pra fazer com batedeira de mão? Dá, se você conseguir bater por 10 minutos sem parar. Malhação na cozinha!
3 – Em um banho-maria, derreta o chocolate picado e a manteiga, lentamente para não queimar o chocolate.
4 – Acrescente o chocolate derretido aos ovos batidos, em três partes e misturando delicadamente com uma espátula para não retirar o ar que foi incorporado aos ovos. Faça movimentos envolventes, de baixo para os lados e para cima, com a espátula.
5 – Por último, acrescente o chantilly batido em três partes, fazendo o mesmo movimento delicado para garantir que o ar incorporado vai se manter. Assim que tudo estiver uniforme, ele vai estar ainda bem mole para colocar no saco de confeitar. Leve para a geladeira por uns 10 minutos, retire e misture com a espátula – sempre muito delicadamente! – e então coloque no saco para confeitar. Seja rápido para que a mousse não derreta no saco antes de chegar ao cupcakes.
Essa cobertura não deve ficar fora da geladeira, tipo nunca. Ela é para se colocar no cupcake e consumir na mesma hora. No Natal, dê aquela escapadinha da mesa e diga “vou preparar a sobremesa”. Mantenha a mousse na tigela, então dê aquela boa misturada com a espátula, com delicadeeeeza, e decore seus cupcakes imediatamente.
Dá um trabalhinho a mais? Sim, mas olha. Essa mousse é tão incrível, que acho que vale a pena. E sim, os ovos estão crus, então adquira ovos de confiança, ou avise seus convidados já que tem muita gente que não consome ovo cru.
E se sobrar um pouco de cobertura, como sobrou aqui, nada que um copinho ou um pote bonito não resolva, porque afinal de contas é uma mousse!
E tem cupcake de Natal chegando pra essa mousse, aguardem!
Já teve um amigo que se afastou tanto que você já não o reconheceu mais como amigo?
Oi Ju!!
Que receita boa essa!! Vou tentar fazer esse mousse.
Sim, já tive várias amizades que se perderam dessa forma. Conforme as coisas vão acontecendo nas nossas vidas, pessoas vão deixando de fazer parte dela e outras vão surgindo a nossa volta. Mas é sempre assim, temos que estar dispostos a conviver com essas mudanças.
Beijos
Gabriel, é uma delícia, você vai amar! E é assim mesmo, né. Alguns ficam, outros se vão. O que importa é estar bem consigo mesmo. :) Beijinhos!
Ju, posso substituir o creme de leite fresco pela nata? Aqui onde moro é impossível encontrar creme de leite fresco, obrigada.
Francine, eu nunca usei nata na cozinha, porque não vende aqui em Brasília. Mas se ela bate chantilly, pode usar sim! :)
Olá Ju, adorei a sua cobertura e acho que vai ficar perfeita para o que tenho em mente rs.
Eu super me identifiquei com o que disse, eu sofri muuito com aqueles que eu pensei que fossem meus amigos, e sinceramente deixá-los para lá foi a coisa mas difícil e a melhor de todas elas. A gente sofre (eu sou uma manteiga derretida e muito carente de amigos rsrs), mas a gente aprende. E que bom que eu não sou a única a sofrer desse jeito.
Um grande beijo e um Feliz Natal pra vc e toda a sua família.
Juliana, a sua receita é muito legal e deve ficar deliciosa. Não sei se gostei mais da receita ou do que vc escreveu sobre essas amizades que se vão e como é duro, porém necessário, aprender a conviver com isso e seguir adiante, mesmo com o coração doendo. Como disse o Sr. Namorado, se a pessoa não quer… a gente tem mais é que respeitar. E se respeitar também. Os que ficam são os importantes, os que estão ali do nosso lado, que nos entendem e nos confortam e nos alegram. Um brinde a eles. Feliz Natal! Beijos e sucesso!
Deve Ficar uma delicia ! Vote acha Que posso user Para rechear Bolo? Preciso de uma receita de rechear de Bolo naked cake . Vc tem Altima ? Abs
Priscilla, pode usar como recheio sim, mas lembre-se de manter dentro da geladeira. Beijos!
Oi Ju, tudo bem? Te entendo super! Tem algumas pessoas que parecem que só falam com a gente quando vamos atrás, elas não fazem nem questão. Fiquei meses sem falar com uma amiga por causa disso, arrumou um namorado e ignorou a super amizade que tínhamos. Fiquei muito triste, mas deixei ir. Mudando de assunto: qual é o nome desse bico? Amei! Fui procurar nas minhas coisas hoje, crente que tinha um igual, mas não achei e vi ele aqui em um post quando fui procurar sobre cupcakes de chocolate. Acho que confundi com o 1M da Wilton. Rs Obrigada! Beijos, Mari
Mariana, esse aqui é um sem marca, mas pitanga aberto com vários dentinhos. Eu comprei em uma loja de confeitaria de Buenos Aires, sem marca. Beijos!
Parabéns Juliana! Seu blog é PERFEITO! Receitas maravilhosas, bem explicadas e resultados incríveis! Muita sucesso pra você! Amei conhecer seu blog!!
Laís, obrigada a você! :D