Chegou a mesa de jantar! Quem me acompanha no Instagram já está sabendo, né? Ela chegou depois de meses (mesmo!) de demora e vários imprevistos. Dica: jamais encomendem algo de 20 de novembro pra frente, em ano nenhum, porque você provavelmente vai enfrentar férias coletivas de um monte de serviços e mofar enquanto espera seu produto.
Mas a mesa chegou, linda e maravilhosa, e o que importa é isso. Não podia ser nenhum outro modelo mais bonito que esse, que combinasse mais com a proposta inteira do apê. E mais: junto com ela, ainda vieram outras duas cadeiras pra não deixar mais a transparente lindona órfã! Ou seja, consegui montar a área de jantar da maneira que eu imaginava, e estou completamente apaixonada.
Tanto que no dia seguinte à chegada da mesa, já enchi ela de coisas de cupcakes para encomendas, hahaha. Coitada.
Além disso, o vidro que ficava atrás da pia foi trocado pela cor correta. Não sei se vocês lembram quando ele veio na cor errada – que nem era feia, só não combina nadinha com o nicho azul Tiffany maravilhoso. Então agora já foi trocado e está lindo também! Só não tiro uma foto pra vocês do conjunto completo agora, porque a mesa está uma bagunça com materiais de modelagem de pasta americana. Sacomé, morar sozinha é isso.
O que importa é que a cozinha está completa. E a sensação de concretizá-la, do jeitinho que eu quis e sonhei, é muito boa. Espero do fundo do coração que todos vocês tenham essa oportunidade também, porque é muito recompensante para quem ama esse cantinho da casa um pouquinho mais do que os outros.
Próximos passos? A estante da sala, que vai abrigar todos os itens decorativos e coisinhas fofas que ficaram na casa de Dona Mamãe por enquanto. E depois uma mini horta vertical perto da janela, pra cultivar todos os temperinhos que eu mais gosto e dar um verde nesse apê.
Já tem um tempinho que fiz essa cobertura, mas me lembro sempre da gostosura que ela é. Sei que nem todo mundo curte creamcheese, já que não é costume brasileiro. Porém, convido a todos a fazerem em casa e provar. O cacau eleva essa cobertura pra outro patamar! Nunca imaginei que creamcheese + cacau seria uma combinação tão incrível.
Cobertura de creamcheese de cacau
Rende: o suficiente para cobrir 12 cupcakes generosamente90g de creamcheese, levemente gelado
100g de manteiga em temperatura ambiente
1 1/2 xícaras (170g) de açúcar impalpável
1/4 de xícara + 2 colheres de sopa (45g) de cacau em pó1 – Bata a manteiga por 5 minutos, até que fique bem mais clara e uniforme. O ideal é que ela esteja em temperatura ambiente, mas em ponto de pomada, ou seja não dá pra usar aquela manteiga molenga. Pra achar o ponto de pomada, é quando você pressiona a manteiga com seu dedo e ela cede, mas mantém o formato e não gruda de volta no seu dedo.
2 – Acrescente o creamcheese levemente gelado em colheradas de chá, aos poucos, em velocidade baixa. Quando acrescentar tudo, aumente para a velocidade média e bata por mais 30 segundos até incorporar tudo.
3 – Desligue a batedeira e adicione todo o açúcar e o cacau, peneirados, de uma vez só. Cubra com um pano e ligue a batedeira na velocidade mínima por 30 segundos. Depois aumente para a velocidade média e cheque pra ver se já é seguro tirar o pano sem que exploda açúcar e cacau na sua cozinha.
4 – Bata somente até incorporar todo o cacau e açúcar, parando na metade para mexer com uma espátula e ter certeza que tudo está sendo misturado. Se você bater demais, a cobertura vai desandar. Se estiver muito quente, leve a tigela para a geladeira por 5 minutos e bata novamente.
Antes de usar para decorar, eu gosto de deixar na geladeira mais um pouco. Ela segura voltinhas perfeitamente se o clima da sua cidade colaborar, é claro.
Ju, dá pra trocar o cacau por chocolate em pó/achocolatado? Gente, praticamente sempre dá, mas não é a mesma coisa de sabor e nem de consistência. Se esforcem pra achar cacau na cidade de vocês (e façam um estoque quando encontrarem, já que dura bastante mesmo num pote bem vedado), vale a pena!
Olha, eu lembro até hoje o motivo no qual eu vim parar no seu blog: o fato de eu não saber fazer a “bendita” voltinha do cupcake!
Vi várias receitas suas, tudo explicadinho, mas nunca surgia a oportunidade até que veio o aniversários do meus priminhos gêmeos e minha prima pediu (na verdade ela impôs!) que queria cupacacke com voltinha e tudo e foi graças a sua receita de Cupcake de laranja com brigadeiro amargo que a minha vida mudou e eu me tornei gente realizada de verdade!
Daniela, hahahaha, que bom saber que o blog te ajudou!
Jú….
Já que este post é sobre cobertura quero tirar uma dúvida sobre a cobertura de brigadeiro amargo.
Eu fiz, coloquei no saco de confeitar…. E levei à geladeira… Depois tirei 1 hora antes de usar.
Não consegui espremer de jeito nenhum :-(
Como você faz? Tira do fogo, deixa esfriar e depois coloca no saco? ou Coloca direto no saco e deixa em temperatura ambiente?
Help me!!!!
Fabiana, você deixa ele esfriar em temperatura ambiente. Na geladeira, é claro que ele vai endurecer demais, flor, ninguém consegue usar com ele duro assim. E eu deixo esfriar num prato, não dentro do saco. Depois de frio é que eu coloco no saco para confeitar. Beijos!
Ju, qual é a diferença do açúcar impalpável, o açúcar de confeiteiro e o glaçúcar? Você podia fazer um post sobre os tipos de açúcar, assim como fez um sobre os tipos de farinha, né?
E qual pá da planetária você usa na hora de bater a manteiga?
Fê, a diferença basicamente é a quantidade de amido de milho em cada um e o número de vezes que eles foram processados na hora de fabricar (o que os torna mais finos quanto mais processado). Eu pretendo mesmo fazer um post sobre eles, só me falta: tempo hahahahaha. Mas virá! Confie! kkkkk
Eu uso a pá de raquete pra bater, porque evita a formação de bolhas dentro da cobertura! :)
Fico no aguardo então, hehe!
Boa! Por falar em mesa de jantar, você bolou alguma solução inteligente pra usar essa mesa como bancada? As vezes quebro a cabeça pensando se compro uma de mármore, uso um tampo improvisado de inox ou algo assim pra eu poder abrir a pasta americana porque bancadas de pia de apartamento são tão Estreitas!
Camila, como a encomendei, pedi um reforço na estrutura para aguentar sovadas de massa, e ela veio também com um tampo de vidro temperado bem grosso, para trabalhar em cima. Mesmo assim, vou providenciar uma placa de granito/mármore só pra trabalhar com chocolate, fondant e etc, pra não estragar a mesa. Beijos!
Parabéns pela mesa e pelas cadeiras que felizmente vc encontrou pra fazer par.
Felicidades na sua mesa! Que ela tenha sempre bons amigos em volta dela e muitos sorrisos!!
Beijos!!
Isa, sempre! :)
Essa cobertura parece ficar muito boa mesmo, irei testar!
A sua matéria sobre farinha é muito boa mesmo!!! Parabéns!
Polain
Poxa Juliana, faltou foto da mesa, né?
Estamos esperando desde o ano passado também para ver como vai ficar! rs
Amanda, aiiiii, vou tirar! Juro!
Jú…
Você já testou a cobertura chamada chantininho?
Fabiana, já sim! Tenho até um post pronto sobre ela hahahaha, mas ainda queria fazer mais testes e comparar com o buttercream em questão de resistência ao calor. Beijos!
Jú…
Obrigada por responder!!!
Aguardando o post!!!! :-)
Ju, essa cobertura deve ser de arrasar, daquelas que você faz e todo mundo fica perguntando “nossa, o que vai nessa coisa gostosa?!” Hahah parabéns pelo apto, meu sonho dourado dos 23 anos é estar morando num apto meu, com muito azul Tiffany (vulgo turquesa), minha cor predileta, minha cor DA VIDA! Hahahah
Ju, em meio a tantos cupcakes gostosos, acho que uma receita super legal pra você aprimorar, testar e encontrar a mais gostosa era de um brownie diviníssimo! Estou querendo fazer umas marmitinhas fofas com um combo brownie + cupcake pra presentear pessoas mais próximas e sem dúvida, confiaria numa receita sua!
Camila, que todas possamos um dia ter nossas cozinhas azul tiffanys hahahahah! <3 Muito amor! Sim, eu uso uma receita de brownie que eu amo, já já entra no blog, mas enquanto isso vai lá no Technicolor Kitchen e procura a receita de brownies de cacau, que é a que eu mais amo no planeta inteiro! :)
[…] trazer ainda mais o chocolate pra nossa língua. Eles combinam, tipo irmãos. A cobertura foi a de creamcheese de cacau, que é PERFEITA pra esse cupcake. Sério, não tem como ser melhor. Ela por si só já é […]
Oi Juliana, adoro suas receitas e suas dicas…Mas gostaria de saber se nessa cobertura de cream cheese com cacau posso trocar o cacau por leite ninho?? porque vou fazer o aniversário do meu filho dos minions e queria a cobertura clara pra tingir de amarelo e azul… Desde já agradeço…
Paula, acho que você pode tentar! Pode ser uma experiência interessante. Mas lembra que leite em pó tem açúcar, então a cobertura pode ficar mais mole e bem mais doce. Beijos!
Olá, encontrei o seu blog e estou amando as receitas! Eu fiz o Cupcake Devil’s Cake e ficou muito bom, mas a cobertura não gostei muito. Não consegui Incorporar bem o cacau e acredito que tenha sido pelo cacau que eu usei (ele não é tão bem refinado, e mesmo peneirando ainda ficaram flocos grandes, e não sei a marca também). Queria saber qual Mara usa ou onde encontrar um de boa qualidade, que acredito que vá fazer uma grande diferença, principalmente em coberturas ou recheios que não precisam assar! Desde já agradeço a atenção e parabenizo pelo blog!
Mayara, eu uso cacau em pó da Callebaut, e de vez em quando da Mavalério também. Não é tão ruim. Mas o ideal mesmo é você peneirar várias vezes o cacau se ele apresenta esse problema de não uniformizar muito bem. Beijos!
[…] fonte: Cupcakeando […]
Oiii Ju!
Depois de tentar fazer ganache pra usar como cobertura dos meus cupcakes e nao ter sucesso algum pq simplesmente meu ganache derrete todo e as minhas voltinhas lindas viram sopa em 2 mins eu decidi procurar alguma receita diferente pra fazer, e achei essa aqui!
Ela eh MARAVILHOSA!
Nao fica enjoativa, a textura eh mto boa pra confeitar, e pra mim que sou marinheira de primeira viagem, nao achei dificil de fazer, to usando ela pra confeitar uns cupcakes de redvelvet que achei aqui no seu blog!
Alias amooo o teu blog, e ele me ajuda absurdamente!
Parabens! E receita super mega aprovada!
OBS: Alguma dica do pq eu n consigo fazer meu ganache fazer o papel dele de ficar lindo e saboroso nas minhas voltinhas? =(
Anna, que bom que deu certo com você! Olha que para marinheira de primeira viagem, você começou enfrentando uma tempestade, porque geralmente coberturas de creamcheese são mais molengas e difíceis de trabalhar. Parabéns!! Quanto ao ganache, confesso que eu mesma não tenho muito jeito em acertar a consistência certa dele. Gosto mais do ganache de banhar do que o de bico, porque eu nunca acerto o de bico 100%. Tudo tem a ver com o clima que temos aqui, e não apenas a temperatura, porque a umidade influencia também. Por isso é tão complicado! Mas continuamos tentando… sempre! Beijos!
[…] americano) Cobertura de chocolate (qualquer uma, buttercream, creamcheese ou brigadeiro. Recomendo esta aqui) Biscoito de chocolate moído (Oreos ou Negresco! Uns 5 biscoitos são suficientes para produzir […]
Juuu, que sensacional esse cupcake!! Amo chocolate com sabor intenso! E essa cobertura parece de arrasar! Vou testar certamente! Vc acha que da certo fazer essa massa tipo bolo? Em uma forma maior? Tomara quesim! Um beijão e obrigada pelas receitas!!
Flávia, da certo sim! :D