quarta, 03 de abril de 2013
Cobertura de brigadeiro

O blog está com uma novidade! Depois de muito penar sozinha para achar posts de receitas para enviar a vocês nos comentários, resolvi dar um jeito na casa. Estava bem bagunçado mesmo.
Então, convoquei minha designer fofíssima, a Bruna, e minha programadora querida, a Mari, pra fazer uma limpeza no closet – vulgo, arrumar o menu de receitas. Agora, se quiserem achar uma receita específica, é só ir ali no Menu e ver as ilustrações mais meigas do mundo, feitas pela Bru. Cada uma leva a uma página separada, com fotos de cada receita, bem mais fáceis de visualizar. Espero que gostem!

cobertura_brigadeiro
Enquanto isso, as novidades do Freddie são: a) ele tem as patinhas mais gostosas da face da terra, b) ainda estou morrendo de medo de soltar a Yoko com ele, já que ele insiste no rabo dela, e c) ele soluça por 5 minutos quando acorda, todas as vezes. Me sinto aquelas mães de primeira viagem, em que tudo que ele faz é lindo e “corre, pega a câmera!”.

cupcake_pascoa
À pedidos, vou passar a receita da cobertura de brigadeiro do cupcake de Páscoa da semana passada. Não tem nada de especial nele, não é gourmet nem nada. É simplesmente brigadeiro, em um ponto mais firme, para que ele mantivesse as voltinhas do saco de confeitar.
A única particularidade da cobertura é a quantidade de ingredientes “diferentes”. Isso porque eu queria achar um brigadeiro que não cristalizasse – ou seja, não enchesse de pedrinhas de açúcar depois de algumas horas. Todo mundo já comeu um brigadeiro assim e ainda é gostoso, mas nem tanto, né?
Bem, achei uma receita na internet que me deixou muito feliz. É do lindo Gastronómicas e ela prometia um brigadeiro que não cristalizava de jeito nenhum. Testei e é verdade. Três dias depois e nada de pedrinhas.

Cobertura de brigadeiro
Receita do Gastronómicas, com adaptações.
Rende: cobre +ou- 15 cupcakes com a voltinha clássica

1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 colher de sopa de leite em pó integral
4 colheres de sopa de cacau em pó ou 100g de chocolate branco picado
1 colher de sopa de manteiga com sal

1 – Em uma panela grande, de fundo grosso, junte todos os ingredientes e mexa com uma espátula, em fogo médio.
2 – Vai demorar muito pra esse brigadeiro pegar o ponto, porque é muito líquido em uma mistura só. O meu levou quase 50 minutos, mexendo sem parar. É importante que você não pare de mexer, senão ele ficará com grumos que não irão passar pelo bico de confeitar depois.
3 – Retire do fogo quando o brigadeiro chegar no ponto de bico. É um pouco além do ponto de enrolar: minha dica é contar uns 5 minutos depois que ele chegar ao ponto de enrolar, mexendo sempre. Nesse estágio, se você levantar a espátula, o brigadeiro irá cair em “pedaços”, e não em fitas.
4 – Transfira para uma tigela (preferencialmente de vidro ou porcelana) e espere esfriar completamente antes de colocar no saco de confeitar.

A variedade dessa cobertura é ótima: você pode fazer de chocolate ao leite, chocolate amargo, chocolate branco, chocolate belga, limão, amêndoas, pistache… de tudo! É só saborizar da maneira que você preferir.

Gostou do novo menu do blog?

172 comentários
Veja Também:
  1. Beatriz
    03 de abril de 2013 - 11:59

    Perfeito! Adorei a receita, deve ficar uma delícia! Beijos

    • Maria Valquíria
      11 de janeiro de 2014 - 14:47

      Achei a receita maravilhosa.

  2. 03 de abril de 2013 - 12:09

    amei o novo layout, mais fácil e mais organizado, como tudo por aqui :) bjos

    • 03 de abril de 2013 - 22:59

      Obrigada, Grazi! :)

    • 15 de maio de 2013 - 22:41

      Boa noite, como fazer brigadeiro branco ?

      • 20 de maio de 2013 - 22:19

        A receita está aí no post, Marcilia, dê uma lida! :)

  3. 03 de abril de 2013 - 12:36

    Na verdade eu acho que não cristaliza por causa do creme de leite. Sempre coloco eles nas minhas coberturas de brigadeiro e dão super certo, só demoram um pouquito mais no forno! :)
    Beijos Ju. Adorei a novidade nas “receitas”!

    • 03 de abril de 2013 - 23:00

      A ideia é exatamente ampliar a quantidade de líquidos e sólidos na receita, para evitar que os cristais de açúcar se aproximem e, bem, cristalizem! Por isso o creme de leite, o leite em pó e a manteiga. :)

  4. Maíra Salomão
    03 de abril de 2013 - 15:08

    Oi Ju,
    O novo layout ficou ótimo, até descobri umas receitas que eu não tinha visto! Fora que as fotos facilitam para buscar a receita, além de abrir o apetite ;-) Eu queria lhe pedir uma dica: você já fez aquele bolo de Kitkat e M&M? Estou pensando em fazer para o aniversário da minha priminha, mas preciso de um recheio que seja firme para que a montagem não se desfaça. Será que essa cobertura de brigadeiro serve?
    Ah, e queremos mais fotos da raposinha!!
    Beijos,

    • 03 de abril de 2013 - 23:03

      Oi Maíra!

      Que bom que gostou! Agora ficou bem mais fácil de visualizar, né?
      Essa cobertura tem a consistência ótima para recheios também! Ela fica firme o suficiente para manter o bolo em pé, sem escorregar. Pode usar que vai ser sucesso!

  5. Augusto
    03 de abril de 2013 - 18:11

    Ahh ta… kkk pensei que era uma receita especial, Mas caraca 50 minutos pra dar ponto?? kkk, Valeu Juliana!!Vou testar aqui!

    • 03 de abril de 2013 - 23:07

      Hahaha, é Augusto, demora, mas vale a pena!

      Beijos!

  6. João Pedro
    03 de abril de 2013 - 20:07

    Oi Ju, comecei a acompanhar seu blog, muito bom aliás.
    Tenho uma dúvida que ninguém consegue me responder, as vezes assistindo ao The Cupcake War percebo que as confeiteiras conseguem fazer glace, ibmc, buttercream e outros com o sabor de qualquer fruta quase, eu queria saber se por exemplo para fazer uma cobertura de pêssegos, maçãs, uvas, ou qualquer outra fruta sem desandar. Se você puder me ajudar fico muito grato ! Beijos e parabéns pelo blog..

    • 03 de abril de 2013 - 23:13

      Oi João!

      Que bom que curte o blog!
      O The Cupcake Wars é uma utopia linda para confeiteiros. Primeiro porque tudo lá é feito com ingredientes bons, segundo porque é uma sala toda refrigerada com ar condicionado. Na nossa realidade, o Brasil não tem manteiga da qualidade dos EUA e nem clima adequado pra essas coisas. Hahaha!
      Então, para fazer buttercreams já é complicado. Imagine os que misturam sabores de frutas. Isso porque frutas tem água naturalmente, então pode desestabilizar o buttercream. Portanto, depende muito da fruta e da receita de buttercream que você quer fazer. Não tem como eu te dizer um jeito infalível. Entende?
      O jeito é ir procurando receitas de buttercreams com frutas ou outros sabores (já passei alguns aqui no blog), que são garantidos como certos.

      Beijos!

  7. Dani
    04 de abril de 2013 - 09:09

    Adoreiiii =D Parabéns.

  8. Camila
    04 de abril de 2013 - 09:21

    Adoro o blog! Essa cobertura deve ser perfeita. Você podia ensinar a fazer o coelhinho. Bjs

    • 04 de abril de 2013 - 09:26

      Oi Camila!

      Quero sim ensinar o coelhinho, mas ele é bem complicado por causa das orelhinhas. Ainda preciso descobrir um jeito simples de fazê-las. :)

  9. Erika
    04 de abril de 2013 - 09:48

    Ju, desde as minhas tentativas frustradas com coberturas de buttercream e cream cheese, que derreteram por causa do calor infernal do Rio de Janeiro, passei a adotar o brigadeiro e o ganache como minhas favoritas: todo mundo gosta, são rápidos e fáceis de fazer, e não derretem. A minha cobertura de brigadeiro, ao contrário da sua, leva só mais uma c.s. de manteiga e 30g de chocolate em barra. Fica pronta mais ou menos no mesmo tempo em que o brigadeiro de enrolar e não cristaliza. Ah, e para evitar os grumos, mexo sempre com um fouet! O brigadeiro branco é o mais versátil, pois dá para acrescentar sabores facilmente.

    • 10 de abril de 2013 - 10:28

      Oi Erika!

      Impressionante a ganache não derreter também, porque ela costuma ser bem frágil. Já brigadeiro é ótimo pro calor!
      Eu costumo fazer em fogo alto, o que diminui o tempo de fervura em uns 20 minutos, mas houve uma vez que, fazendo isso, o brigadeiro cristalizou um pouco. Então, quando posso e tenho tempo, prefiro manter os 45 minutos de fervura hahahaha.

      Beijos!

  10. vivi
    04 de abril de 2013 - 11:05

    amei. aliás amo tudo que vc faz. perfeito a nova ferramenta de busca e… esse brigadeiro sei não, é muito demorado. rs mas parece ser delicioso.
    amada me diz uma coisinha…. um queque seu custa quanto?!
    e o filho?! muitas estripulias?! cuidado para não mimá-lo demais.
    depois quando for adolescente não adianta reclamar. kkkkkkkk
    mãe tem um leve tendencia a estragar os filhos, principalmente os meninos….. heheheh
    besos
    vivi

    • 10 de abril de 2013 - 10:29

      Oi Vivi!

      Queque? Você diz cupcake? Hahahaha
      Já estraguei o filho, ele só sabe dormir na cama, porque eu acostumei ele assim. O Sr. Namorado ficou com raiva, mas aceitou os pêlos dele na fronha também.

      Beijo!

  11. sarah
    04 de abril de 2013 - 13:20

    Ju, me tira uma dúvida, nas receitas que vc indica bicarbonato, eu posso trocar por fermento? Nunca dão certo minhas receitas de bolo com bicarbonato!

    • 10 de abril de 2013 - 10:30

      Oi Sarah!

      O bicarbonato está mais presente em receitas com cacau em pó, porque ele tem uma reação química com o cacau que produz o mesmo resultado do fermento. O mesmo para o buttermilk. O bicarbonato precisa de outro ingrediente ácido para reagir, senão a única coisa que ele vai fazer na massa é deixar um sabor amargo.
      No fim das contas, a lógica é: você pode substituir bicarbonato por fermento, mas não pode substituir fermento por bicarbonato, a não ser que você faça alterações nos outros ingredientes também. Ou seja, trocando o leite por buttermilk, por exemplo.

      Beijo!

  12. Beatriz
    06 de abril de 2013 - 00:01

    Oi Ju!

    Primeiramente parabéns pelo blog, como várias pessoas á disseram por aqui, você escreve muito bem e detalhadamente, e este é um dos motivos que me faz acompanhar seu blog! Conheço há pouco tempo mas já quero tentar todas as receitas na minha casa! hehe

    Bom, eu já tentei fazer o brigadeiro com e sem o creme de leite mas nunca consegui chegar no ponto de bico! Sempre derrete assim que faço a voltinha com o bico de confeitar! Aqui na minha cidade é muito quente e abafado no verão, então todas as minhas coberturas derretem, menos o buttercream (vai entender)…

    A propósito, você já ensinou essa massa de chocolate? Tenho uma parecida, mas essa da foto está com uma cara muito boa!

    Beijos,
    Bia

    • 10 de abril de 2013 - 10:36

      Oi Beatriz!

      Que bom que gosta do blog, obrigada por visitar!
      Engraçado o brigadeiro não funcionar com você, mas o buttercream sim. Geralmente é o inverso! Talvez você não esteja cozinhando o brigadeiro por tempo suficiente. Ele deve chegar a um ponto além do de formar bolinhas. Como eu indico na receita, é quando você levanta um pouco com a espátula e ela cai em pedaços, não em fitas.
      Essa massa de chocolate está no blog, foi uma das primeiras! Procura no Menu que você acha!

      Beijos!

  13. Carla
    06 de abril de 2013 - 16:41

    Ju, se fizer sem o leite em pó tem algum problema? E sem o chocolate, para ficar brigadeiro branco será que dá certo? Depois de pronto, posso levar à geladeira? Bjs!

    • Tammy
      12 de maio de 2013 - 11:44

      Vejo aqui muito comentários de receitas de brigadeiro para não cristalizar. Ju, vc sabe que se colocar para cada lata de leite condensado 1 colher de sobremesa de glucose de milho ele não cristaliza?? Bjs flor.

      • 13 de maio de 2013 - 17:58

        Oi Tammy!

        Há boatos de que essa receita aí não cristaliza, mas como é mencionado do post da Gastronómicas, tem gente que já cristalizou com isso também. Eu até hoje não tive erro com essa receita que postei, mas acredito que também possa cristalizar algum dia. Brigadeiro é meio de lua, mesmo! Hahahaha!

        Beijos!

  14. Sâmia
    06 de abril de 2013 - 17:12

    Ju, o blog ta xuxu beleza como sempre. Amo de paixão e indico pra todo mundo. Tem um primo meu que acha o máximo o nome do seu blog, hahaha.
    Olha só, será que é possível tingir essa cobertura (usando a versão com chocolate branco)? Se sim, em gel o corante?
    Beijoooo e obrigada por mais uma receita maravilhosa!

  15. MoMo Gazoni
    07 de abril de 2013 - 11:15

    Olá Juliana,
    amei descobrir seu blog, suas receitas são ótimas e muito bem explicadas. Todas que tenho feito ficam deliciosas, só estou com dificuldade quanto a qualidade das manteigas para o preparo da cobertura buttercream. Tenho notado que o sabor varia muito de uma marca de manteiga para outra, e como sou bem exigente quanto a qualidade dos insumos que uso, gostaria de saber sua sugestão em relação a marca da manteiga que gostou mais, tanto em sabor quanto em textura.
    Mil bjos
    MoMo Gazoni

  16. Sâmia
    09 de abril de 2013 - 13:44

    Geeeeeeente, eu testei a cobertura. Excelente! Usei parte da dica que postaram em comentário aí, enfim, mudei algumas coisas e ficou pronto rapidinho. Não cristalizou, ficou perfeito e delicioso. Troquei a colher de leite em pó por 100 ml de leite e adicionei mais uma colher de manteiga. Aaaah, cuidem, não façam como eu que usei uma colher de cabo muito curto e uma panela de cabo muito curto tbm… Resultado: Quando ferveu saltou no meu dedo, aí como não podia parar de mexer eu só lambi o dedo rapidinho e continuei. To aqui com bolha no dedo, mas a cobertura ficou perfeita, deu super certo como todas as receitas que pego aqui com a Juliana. Obrigadoooo, Juuuu!

    • 10 de abril de 2013 - 10:42

      Oi Sâmia!

      Que bom que deu certo! Vou tentar da sua maneira e ver se diminuo esse tempo todo de preparo, porque é chato mesmo ficar 45 minutos mexendo panela.

      Beijos!

  17. Beatriz
    10 de abril de 2013 - 12:10

    Ju, testei essa cobertura nesse fim de semana!
    Acrescentei alguns ingredientes extras e fiz cobertura de brigadeiro branco! Fiquei 30 minutos cozinhando o brigadeiro até ficar como você falou e ficou maravilhoso! A melhor cobertura que eu fiz até hoje, nem acredito que consegui! O pessoal que viu a foto dos meus cupcakes no facebook até pensou que eram comprados hahah
    Beijinhos

    • 11 de abril de 2013 - 18:01

      oi Bia!

      Que bom que deu certo! Tem fotos? Mande pra mim lá no facebook!

      Beijos!

  18. Beatriz Assis
    11 de abril de 2013 - 01:52

    Ju, suas receitas são ótimas, adoro o seu site. Só gostaria de dar uma sugestão: Bem que você podia fazer um post de BICOS né? Mostrar como ficou a voltinha com o bico 6B, como ficou a voltinha com o bico 1M, e quais são as variações principais. Muita gente, como eu, se perde um pouco nisso ai. Obrigada :)

  19. Juliana Albuquerque
    12 de abril de 2013 - 23:54

    Ju!!!!
    eu fiz essa cobertura e finalmente encontrei um brigadeiro que não fica ruim depois de algumas horas….!!! Amei demais!!!
    Eu não usei o leite em pó porque não tinha aqui, mas mesmo assim deu super certo…fiz e todo mundo amou…e depois de 3 dias continuava lisinha, brilhante e saborosíssima!!!
    E olha que eu já tinha tentado de tudo, ou ficava molenga ou impossível de fazer passar pelo bico…da última vez, pra você ter uma idéia, dei ponto de enrolar e usei meio quente pra conseguir passar no bico (pesquisas na internet, rsrs), mas algumas horinhas depois ela ficou esquisita…estava firme é verdade, mas estava dura, cristalizada, sem brilho..
    Obrigada!
    Ah! Você usa cobertura de beijinho? Acha que se fizer como nesse brigadeiro, acrescentando o creme de leite ela vai ficar boa também?

    • 21 de abril de 2013 - 10:35

      Oi Ju!

      Que bom que deu certo contigo! Acho que se tirar o leite em pó não deve dar problema mesmo, não.
      Eu faço cobertura de beijinho também, mas a minha nunca cristalizou! E eu faço do jeito padrão: leite condensado, coco e manteiga, mais nada! O seu cristaliza?

      Beijo!

  20. Juliana Albuquerque
    27 de abril de 2013 - 02:12

    Nossa só agora que vi sua resposta desculpa…
    Ué menina, às vezes acontece de cristalizar, mas fiz um teste aqui acrescentando o creme de leite, ficou excelente!! Muito mais cremosa, saborosa e bonita!!
    Adotei as duas já!!!
    Obrigada pelas dicas sempre valiosas!!!

    Beijo!

  21. Giselle Garcia
    01 de maio de 2013 - 20:05

    Adorei seu blog. Super interessante… Hoje arrisquei fazer cupcake sem glúten – porque minha filha tem intolerância – e usei a sua receita de cobertura de brigadeiro. Deu SUPER certo! Ficou uma delícia!!! Vou experimentar outras receitinhas daqui em breve e volto para contar as experiências.

    • 07 de maio de 2013 - 23:21

      Oi Giselle!

      Que legal! Que bom que meu blog está te ajudando!
      Beijos!

  22. gi
    04 de maio de 2013 - 14:01

    fiz essa receita e algo saiu errado ..mexi por 30 minutos sem parar ai vi que ja tava no ponto …coloquei no refratario quando fui ver tinha virado pedra ..endureceu demais e depois nao teve mais jeito ..por favor me ajude a ver aonde errei ..fiquei tao triste .

    • Giselle Garcia
      07 de maio de 2013 - 22:51

      Ju,
      Não tenho ideia do que possa ter acontecido, porque eu segui a receita direitinho. A única diferença foi o tempo… que na sua receita está 50 minutos e realmente com 30 minutos ou até deixaria um pouco menos, já fica no ponto! Meu braço doeu um pouco para confeitar porque ficou bem firme. Mas o interessante é que fica uma cobertura bem firme e que não desfaz com facilidade! Dá pra brincar muito com os bicos de confeitar!!!Todos os ingredientes que usei foram de primeira e fiz com chocolate em pó, panela inox com fundo bem grosso, fogo baixo e espátula de silicone para mexer… detalhes pra ver se descobre o que deu errado!!!!!!!!!!!!!!!!

    • 07 de maio de 2013 - 23:23

      Oi Gi!

      Provavelmente, você estava cozinhando em fogo alto, então ele ficou pronto mais rápido do que deveria e acabou passando do ponto!

      Beijos!

  23. 08 de maio de 2013 - 15:55

    Adorei! Estava doida atrás de uma cobertura de brigadeiro que ficasse com essa textura. Acabei de descobrir teu blog, e tô adorando, é daqueles que dá vontade de sair correndo pra testar as receitas.
    Beijos e sucesso!

    • 13 de maio de 2013 - 14:19

      Que bom que gostou do blog, Heloísa! ;)

  24. Fabiana
    09 de maio de 2013 - 19:49

    nossa… ia ficar muito bom de pistache, mas não faço a mínima ideia de como fazer!!! Você podia ensinar!! Estou amando suas receitas =)

    • 13 de maio de 2013 - 17:52

      Oi Fabiana!

      Vou fazer um de pistache algum dia e posto aqui pra vocês! :)

  25. Fabiana
    10 de maio de 2013 - 17:18

    Tem como fazer com cacau e colocar corante de chocolate depois.. tipo vermelho?

    • 13 de maio de 2013 - 17:53

      Oi Fabiana!

      Não entendi bem o objetivo disso… mas se você fizer com cacau, ele vai ficar preto/marrom, como todo brigadeiro. Qualquer corante que você usar depois não vai surtir muito efeito porque não vai sobrepor a cor do preto/marrom. Melhor é colorir o de brigadeiro branco!

      Beijos!

  26. Bianca
    13 de maio de 2013 - 15:29

    Juliana,
    nessa receita posso colocar corante, qual tipo, para dá cor ao meu brigadeiro? Obrigada

    • 13 de maio de 2013 - 18:29

      Oi Bianca!

      Corante em gel, de preferência!

  27. Gabriela
    14 de maio de 2013 - 01:17

    Ju, ela fica bem durinha e não derrete como está na foto? Tenho q decorar uma mesa de doces já tentei várias coberturas e nenhuma fica como essa da foto. Tem como também deixar o creme de cor verde e rosa e qual.corante devo usar?

    • 15 de maio de 2013 - 10:39

      Oi Gabriela!

      Se você fizer como indicado na receita e acertar o ponto, fica bem firme sim.
      Para colorir, só vai dar certo para brigadeiro branco, é claro. Use corante em gel.

  28. Gabriela
    15 de maio de 2013 - 11:26

    Ju eu fiz , so ficou 20 minutos no fogo e já tava no ponto . ai acabou ficando duro demais depois .

    • 20 de maio de 2013 - 22:11

      Oi Gabriela!

      Você fez em fogo médio como eu indiquei? No fogo alto, ele vai ficar pronto mais rápido e vai ficar duro mesmo. Seu fogão pode estar desregulado também.

  29. 15 de maio de 2013 - 14:37

    oi Ju, amei a cobertura, só uma coisa, será que dá pra fazer o brigadeiro no microondas e depois acrescentar o creme de leite? não sei se já tentou, mas eu faço brigadeiro no micro em 5 minutos para o ponto do bico, aí deixaria um pouco mais e por fim colocaria o creme de leite, acho que vou tentar assim, pq dá mto trabalho fazer o brigadeiro para cobertura no fogão… já tenho que fazer uma massa especial rsrsrs… bjos

    • 20 de maio de 2013 - 22:12

      Oi Graziele!

      Acredito que não dá certo, porque você precisa cozinhar o creme de leite junto com o brigadeiro para não cristalizar. No seu caso, você vai cozinhar sem o creme de leite e depois adicionar. Você pode tentar e ver no que dá, mas recomendo fazer na panela e fogão mesmo.

      Beijos!

  30. Soraya Veiga
    20 de maio de 2013 - 11:29

    Oi Juliana! Seu blog é um sonho! Que bom que cheguei aqui! Vou testar esse brigadeiro com certeza. Vc poderia me dizer qual bico de confeitar vc utilizou nesses cupcakes das fotos…estou tendo dificuldades em encontrar o bico certo. Achei esse seu perfeito. Sucesso, querida! Bjo!

    • 20 de maio de 2013 - 22:37

      Oi Soraya!

      É o clássico 1M da Wilton! :)

      Beijos!

      • Soraya Veiga
        21 de maio de 2013 - 00:10

        Obrigada, querida! Bjs!

  31. Patricia Moraes
    08 de junho de 2013 - 14:20

    Oi Ju!
    Eu fiz um curso de brigadeiro, e aprendi uma dica super importante na hora de deixar o brigadeiro esfriar.
    Depois que colocar na vasilha de vidro, cubra com MAGIPLAC, mas cubra mesmo, colocando em cima do brigadeiro… NÃO na vasilha, é como se cobrisse o brigadeiro para dormir, rs.

    Esse belo gesto, vai fazer com que o seu brigadeiro não crie aquela camada dura, por causa do contato com oxigênio. No curso, a gente cobria com o plástico e ia direto pra geladeira…. Depois de frio, ele continua super macio, e dura uns 3 dias assim, mantendo bem coberto. Vale super a pena!
    Sou sua fã! Beijosss mil

    • 18 de junho de 2013 - 08:48

      Oi Patricia!

      É o que eu sempre faço, mas acho que esqueci de mencionar isso no post. Obrigada por me relembrar!

      Beijos!

  32. Lola
    20 de junho de 2013 - 16:02

    Olá Ju!!
    Eu adoro o seu blog (é lindo o layout, e as receitas então nem se fala – já salvaram a minha VIDA alguns pares de vezes), acho que já fucei em tudo relacionado a doces, rs!
    Queria saber como faço para transformar esta receita em brigadeiro rosa (se é melhor com nesquik ou com gelatina de morango, e quais seriam as medidas). Também queria saber se você tem alguma dica para o brigadeiro não ficar muito grudento (tipo, além do normal), porque muitas vezes eu já errei a mão e ele fica impossível de usar no saco de confeitar. Não sei se é o fogo, o jeito de mexer… me ajuda? *-*

    Beijos e parabéns pelo seu trabalho, você me inspira muito.

  33. Cris
    25 de junho de 2013 - 21:07

    Vou tentar fazer essa cobertura. Onde encontro esse bico 1M da Wilton? Não consegui encontrar. Vou testar suas receitas. Quanto tempo essa cobertura pode ficar fora da geladeira? Seu blog é ótimo.

    • 29 de junho de 2013 - 20:42

      Oi Cris!

      Em lojas de confeitaria você encontra o bico 1M da Wilton, mas ele costuma esgotar muito rápido.
      A cobertura de brigadeiro dura uns 4 dias fora da geladeira.

      Beijos!

  34. 27 de junho de 2013 - 18:31

    [...] de esfriar, eu cobri com brigadeiro. Achei a receita per-fei-ta no Cupcakeando. Fiz só metade e deu para cobrir todos os [...]

  35. Laiz
    30 de junho de 2013 - 14:20

    Oi, Ju! O meu brigadeiro não deu muito certo =( Passou do ponto e ficou duro (puxa-puxa rs), demorou 35 minutos pra ficar pronto! O que pode ter dado errado, eu fiz em fogo baixo!
    Beijinhoos

    • 05 de julho de 2013 - 21:22

      Oi Laiz!

      Certeza que você usou todos os ingredientes certinho? Seu fogo pode estar desregulado também. Quando digo fogo baixo, quero dizer na menor boca do fogão, no fogo mais baixo. Tem alguns fogões cuja menor chama é a média da maioria das pessoas. Pode ter sido isso.
      Beijos!

  36. Cris
    02 de julho de 2013 - 00:11

    Oi Juliana também não acertei o ponto, ficou duro. Não deu para confeitar. Não sou muito boa em ponto de brigadeiro, ou fica duro ou fica mole demais. Vou tentar de novo e te conto se acertei. O bico ainda não achei, vou tentar na Barra Doce. bjs

    • 05 de julho de 2013 - 21:38

      Deixe menos tempo, Cris. Seu fogo pode ser mais forte que os outros.

      Beijos!

  37. Priscilla de Oliveira Dias
    02 de julho de 2013 - 20:23

    Oi Jú boa noite, amei seu site gostaria de saber qual o segredo para a massa de chocolate ficar tão escura. Abraços e beijos

    • 05 de julho de 2013 - 21:40

      Oi Priscilla!

      O segredo é o cacau que você usa. Tem alguns que são mais fortes e escuros que outros, e isso deixa a massa mais ou menos escura.

      Beijos!

  38. Ellen Ferreira
    03 de julho de 2013 - 20:57

    Olá Ju,

    Gostaria de saber se posso adicionar chocolate me pó ao buttercream tradicional, o que tem gosto de “sorvete de baunilha”?.

    Att,

    Ellen

    • 05 de julho de 2013 - 22:00

      Oi Ellen, você pode adicionar cacau em pó. Chocolate em pó deixará a receita muito doce.

  39. Rafa
    08 de julho de 2013 - 17:32

    Adorei a receita, parabéns! Gostaria de de saber como eu faço para acrescentar o limão nela? Queria uma cobertura mais azedinha para contrastar com o doce da massa de chocolate! Outra coisa, tem problema se eu colocar um pouco de corante nessa cobertura?

    • 16 de julho de 2013 - 23:35

      Oi Rafa!

      Use 3 colheres de sopa de suco de limão, omitindo o cacau é claro.
      Pode usar corante sim, desde que faça com o brigadeiro branco. No preto, não vai aparecer nada.

      Beijos!

  40. Vanessa Souza
    14 de julho de 2013 - 17:36

    Juliana…

    Menininha, to apaixonada pelo seu blog… Estou a quase uma semana olhando detalhe por detalhe e me apaixonando cada vez mais… QUE BRIGADEIRO É ESSE???? Fiz o cupcake red Velvet e coloquei ele e estou apaixonada…. Perfeito… Que Deus te abençoe e vc possa nos presentear cada vez mais com essas maravilhas… Agora quero tentar cupcake salgado, será que dá certo????
    Um abraço.

    • 17 de julho de 2013 - 00:04

      Vanessa, testa sim o cupcake salgado! Depois me diga o que achou!

      Beijos!

  41. Marisa Lopes
    22 de julho de 2013 - 08:48

    oi juliana, me tira uma dúvida: esse cacau que vc usa nas receitas é o mesmo chocalate em pó? tem alguma marca especifica que vc usa? e qnts porcento de cacau? um abraço…

    • 22 de julho de 2013 - 23:34

      Marisa, é cacau em pó mesmo. Chocolate em pó é outra coisa. Eu costumo variar bastante na marca de cacau em pó, porque honestamente não encontrei uma que eu ache perfeita. Portanto não posso te indicar a que eu uso, se nem eu estou satisfeita com ela!

      Beijos!

  42. Carolina
    22 de julho de 2013 - 12:26

    Bom dia! Adorei as dicas.
    Tenho uma duvida, qual a durabilidade/validade desta cobertura?

    • 22 de julho de 2013 - 23:39

      Oi Carolina!

      Ela dura uns 3 dias fora da geladeira, e uma semana na geladeira, em um pote vedado.

  43. Paula
    23 de julho de 2013 - 14:13

    Adorei essa receita, exatamente o que eu precisava :D
    Só tenho uma dúvida… se eu colocar chocolate derretido no lugar do chocolate em pó da certo do mesmo jeito? E que quantidade eu deveria colocar?

    • 29 de julho de 2013 - 23:02

      Oi Paula! Dá certo sim, você deve colocar a quantidade que eu indico na receita, 100g. :)

  44. Leticia
    29 de julho de 2013 - 15:25

    Oi Ju! Me tira uma dúvida. Para colorir o brigadeiro branco tenho que colocar o corante no início da mistura dos ingredientes ou depois do brigadeiro pronto. Bjs.

    • 30 de julho de 2013 - 20:40

      Leticia, eu coloco mais ao final, pois no começo a mistura ainda está bem líquida e pouco concentrada. Acrescentando ao final, você chega mais próxima da cor que ele realmente será quando esfriar.

      Beijos!

  45. adriana portas
    31 de julho de 2013 - 11:04

    vc acha q se eu trocar o cacau por chocolate em po 50% tipo do padre da certo?

    • 01 de agosto de 2013 - 07:53

      Dá certo, mas fica muito doce.

  46. Nena
    01 de agosto de 2013 - 13:11

    Oi!!!
    Que cupcakes lindos!!!!
    Deixa te perguntar, essa cobertura dura qto tempo fora da geladeira sem derreter? Será que aguenta 6 horas fora entre decorar e a hora de comer?

    • 13 de agosto de 2013 - 19:22

      Oi Nena! O brigadeiro não derrete fora da geladeira e ele dura aproximadamente 3 dias em temperatura ambiente.

      Beijos!

  47. cintia carrion
    18 de agosto de 2013 - 15:14

    Ju, fiz a receita na Máquina de fazer pão, programei o ciclo geléia e quando faltava 25 minutos pro término do ciclo, atingiu o ponto desejado, ficou perfeita e ainda por cima não deu trabalho nenhum adorei!

    • 29 de agosto de 2013 - 22:54

      Cintia, que legal saber que dá pra fazer numa máquina de pão!

  48. Stela
    20 de agosto de 2013 - 22:05

    Oie..parabéns pelas receitas. Gostaria de fazer um brigadeiro de maracujá, poderia me ajudar com a medida do maracujá? obrigada.

    • 29 de agosto de 2013 - 23:09

      Stela, use 1/8 de xícara de suco de maracujá concentrado para essa receita que indico no post.

      Beijos!

  49. Sarah
    31 de agosto de 2013 - 18:48

    Outro dia fiz brigadeiro e quando fui colocar no saco de confeitar grudava muito no saco de confeitar…Você sabê o que aconteceu ou uma maneira de evitar?? Será o ponto do brigadeiro??
    Amo seu site!!!!!! Muuuuuito lindo!! E nos ajuda tanto!!!
    bjos

    • 12 de setembro de 2013 - 14:46

      Sarah, a cobertura de brigadeiro gruda no saco de confeitar, isso é normal! Beijos!

  50. 02 de setembro de 2013 - 08:23

    [...] confeitar Tesoura Espátula ou colher Bico de confeitar Liguinhas elásticas Cobertura (eu usei um brigadeiro branco puro e outro colorido com corante em [...]

  51. 04 de setembro de 2013 - 04:51

    Olá! Realmente gostei da receita e pretendi experimentá-la em breve. Só gostaria de saber se você tem uma idéia do período de validade desse brigadeiro e se podemos conservar o cupcake fora da geladeira com ele e ainda ficará bom para consumo. Desde já, obrigada pela receita…

    • 12 de setembro de 2013 - 19:11

      Sâmya, a cobertura dura 3 ou 4 dias fora da geladeira, mas no 4 ela já está quase cristalizando. O cupcake com ela na geladeira deve durar uns 6 dias, já decorado. Beijos!

  52. Annanda Carvalho
    05 de setembro de 2013 - 22:57

    nossa é exatamente a cobertura que eu procurava!!! todas as outras de brigadeiro fica duras e açucaradas!!!!
    ha uma duvida, o bicarbonato deixa o chocolate mais escuro?

    • 12 de setembro de 2013 - 19:14

      Annanda, não conheço nada sobre o bicarbonato deixar o chocolate mais escuro. Isso é simplesmente questão da qualidade do cacau ou do chocolate que você usa. Beijos!

  53. patricia barbosa da silva
    21 de setembro de 2013 - 17:37

    Ola,parabens suas receitas sao otimas …testei e deu certo.Gostaria de fazer essa cobertura com geleia de morango sera que da?Obrigada .beijus.

    • 22 de setembro de 2013 - 19:47

      Patricia, nunca tentei, mas acho que o gosto não vai ficar muito bom. Você pode tentar, de qualquer forma, e volte aqui pra me contar! Beijos!

  54. Mariana
    25 de setembro de 2013 - 16:29

    Oi Ju, primeiramente parabéns pelo blog! Dá vontade de experimentar todas as receitas!! haha
    Essa receita se faz no fogo baixo (na menor boca do fogão, no fogo mais baixo)ou médio?
    Outra coisa, posso substituir o cacau em pó por 100g de chocolate meio amargo? Beijos

    • 06 de outubro de 2013 - 20:04

      Oi Mariana, é no fogo baixo, conforme diz a receita. E pode substituir sim. Beijos!

  55. maria clara
    03 de outubro de 2013 - 10:53

    deve ficar uma delicia nunca comi mas deve ficar uma delicia
    bjs

  56. Lucas Cassimiro
    14 de outubro de 2013 - 11:45

    Olá Ju!! =D

    Eu posso usar manteiga sem sal? Se sim, ao usar essa manteiga, devo inserir na receita uma pitada de sal?

    • 08 de novembro de 2013 - 16:37

      Lucas, pode sim! Basta acrescentar uma pitadinha de sal, coisinha de nada. Ou simplesmente deixar sem! Beijos!

  57. Vanessa
    14 de outubro de 2013 - 20:38

    Olá. Adoro suas receitas e dicas. Vez ou outra estou por aqui fazendo minhas pesquisas… Gostaria de saber se essa cobertura fica “grudenta”, como aqueles brigadeiros “puxa-puxa”? Mesmo em dias quentes ele se mantem mais firme???

    • 08 de novembro de 2013 - 17:13

      Vanessa, não sei bem como é o puxa-puxa (juro, nunca comi brigadeiro assim), mas não acho que seja o caso da minha receita. Ele aguenta bem no calor!

  58. 16 de outubro de 2013 - 22:17

    QUAIS AS CHANCES DE FAZER ESSA COBERTURA NO MICROONDAS QUE NEM QUANDO FAÇO BRIGADEIRO DE GORDINHA PRA COMER PURO DE COLHER? será que funciona? acho que vou tentar… :}}

    • 08 de novembro de 2013 - 17:18

      Cacá, acho que vale a tentativa! Depois me diga se funcionou! Beijos!

  59. Carla
    01 de novembro de 2013 - 11:31

    Oi Juliana. Essa cobertura aguenta calorão do verão sem derreter?
    Quero começar a fazer uns testes para o aniversário do meu sobrinho, que será em janeiro, mas fico com medo de não aguentar o calor.
    Eu ia fazer com cobertura de ganache, que adoro, mas acho que derrete mais fácil que o brigadeiro, né? O que vc acha?
    Quero também fazer com chocolate meio amargo, é só substituir o cacau por 100g de chocolate?

    • 09 de novembro de 2013 - 22:13

      Carla, aguenta sim, brigadeiro segura muito bem no calor. E sim, como eu disse na receita, basta substituir por 100g de chocolate. :)

  60. Andressa
    02 de novembro de 2013 - 14:46

    Fiz a de brigadeiro tradicional mesmo, simplesmente sensacional!! Sempre achei brigadeiro muito doce, esse fica na medida, acabei comendo a colheradas hahaha um perigo!! Mas muito fácil de trabalhar, a consistência é ótima, a voltinha fica tranquila de fazer! Pra levar pra vida!!

    • 09 de novembro de 2013 - 22:15

      Andressa, parte do motivo dele não ficar muito doce é a manteiga com sal (segredo de cozinha!). O sal dá uma quebrada no doce exagerado, e ainda deixa o sabor do chocolate mais evidente. Que bom que gostou! Beijo!

  61. CRISTIANE
    13 de novembro de 2013 - 22:40

    Tenho me arriscado nos Cupcakes… E sua receita é simplesmente tudo pra mim… Parabéns e obrigada por partilhar…

  62. CRISTIANE
    18 de novembro de 2013 - 09:14

    Juliana… posso abusar ;). Pretendo comprar um forno, você me indica algum… tentei pesquisar na net, mas não achei…

    • 04 de dezembro de 2013 - 10:38

      Cristiane, assumo que não entendo nada de marcas de fornos. O que sei é que, preferência minha, eu opto por fornos com marcadores digitais e que você pode escolher entre a ventoinha funcionar ou não. Beijos!

  63. Julia Maria
    02 de dezembro de 2013 - 17:50

    Ju mi essa cobertura!
    Posso usar o doce de leite no lugar do leite condensado???
    Preciso de uma cobertura de doce de leite bem durinha, tipo essa!!!

    Beijinhos

    • 13 de dezembro de 2013 - 00:21

      Julia, eu já fiz cobertura simples de doce de leite para cupcakes no blog, procure no Menu o cupcake de paçoca pra você ver! Beijos!

  64. brenda
    23 de dezembro de 2013 - 13:11

    ADOREI!A receita e posso dizer que è uma delicia!
    (os:assim como tudo que a senhora posta.Adoro o blog da senhora ela muito “legal”)

  65. 04 de janeiro de 2014 - 23:21

    Fiz hoje (04/01/14) esta cobertura de “brigadeiro” e ficou “deliciosa” e levou mais ou menos 30/35min, opção para estes dias de muito calor aqui em Porto Alegre/RS. Brigaduuu

    • 11 de janeiro de 2014 - 20:45

      Que bom que gostou, Raquel! :)

  66. 13 de janeiro de 2014 - 09:57

    Muito legal vou começar a fazer agora acho que vai dar certo!!!!!!!!!!!

  67. 16 de janeiro de 2014 - 02:52

    Ola, amei seu Blog !!
    Me ajuda em uma dúvida, quando voce fala em aromatizar o brigadeiro, sabor limão, amendoas é colocando essencia ? Qual a quantidade ? em qual momento devo acrescenta-la ?
    Grata

    • 16 de janeiro de 2014 - 16:13

      Rosana, pode ser com essência, ou com pastas saborizadas, ou com o próprio ingrediente que você quer o sabor. A quantidade varia, dependendo do que você for usar, mas geralmente é com base no gosto mesmo. Acrescente depois de pronto, se for essência, e antes se for o ingrediente em si – mas isso também pode variar. Beijos!

  68. Karin
    22 de janeiro de 2014 - 10:58

    Oi Juliana, realmente o seu site é show!!! Adoro as receitas, as fotos…Muito capricho e dedicação…Parabéns! Bjs

    • 29 de janeiro de 2014 - 22:22

      Karin, obrigada! Continue sempre por aqui! :)

  69. Nagylla
    31 de janeiro de 2014 - 23:46

    Adorei a receita, fiz td certinho conforme a receita, mas não consegui fazer o bico pitanga, mas consegui fazer outros bicos como o cesta e o cruz, e fazendo muita força, queria que você me desse uma dica pra ele ficar um pouco mais maleável! Obrigada

    • 11 de fevereiro de 2014 - 16:13

      Nagylla, provavelmente o brigadeiro ficou muito firme. Tente deixar menos tempo no fogo!

  70. Glenda
    04 de março de 2014 - 20:29

    Não entendi o ponto do brigadeiro…D: como assim ponto de enrolar?

    • 23 de março de 2014 - 10:01

      Glenda, quando você faz brigadeiro em casa para enrolar e fazer bolinhas, o ponto que ele chega (mais firme e consistente) é chamado de ponto de enrolar.

  71. Bianca
    05 de abril de 2014 - 10:47

    Olá Juliana. Adorei sua página!!
    Estou começando a fazer cupcake de curiosa que sou. Mas o ponto da cobertura é que tá me deixando louca! rs rs
    Ontem mesmo fiz uma cobertura que ficou, depois de esfriar, em ponto de enrolar!! :/
    É isso?! Como colocar no saco de confeitar assim?! Tenho que deixar esfriar pra colocar no saco?
    Help meeeee! kkkkkkk

    Bjs

    • 15 de abril de 2014 - 20:49

      Bianca, sim, espere esfriar pra colocar no saco, senão você queima sua mão, né? Se for brigadeiro, o ponto de enrolar é o certo para o saco, basta colocar e confeitar. Beijos!

  72. 21 de maio de 2014 - 16:09

    Juuu seu blog eh lindo!! já fiz algumas receitas e sempre da certinho…
    agora estou com uma pequena duvida.. caso eu queria colorir essa receita, qnto devo colocar de corante? li em algum comentario q vc acrescenta mais ao final… a quantidade vai meio no olho? eh melhor corante em gel ou liquido??
    obrigadaaaaa beijos

    • 06 de junho de 2014 - 07:44

      Francine, eu prefiro corante em gel porque acho mais concentrado. A quantidade depende do quanto você quer de cor na cobertura, mais vibrante ou não. Lembrando sempre que o corante deixa de colorir efetivamente depois de um certo ponto, não importando o quanto você vai colocar a mais. Beijos!

  73. rosana
    25 de maio de 2014 - 11:14

    Esse brigadeiro é sem dúvida o melhor para cobrir cups! Eu tenho feito com Chocolate em pó, aquele da Nestlé, porque não acho o cacau…comecei a fazer cupcake na brincadeira porque nem ando muito pela cozinha…. hehe e levava pro trabalho para os colegas. O pessoal gostou tanto que já me fizeram várias encomendas, e já tenho mais uma pro fim de semana que vem, aniversário de 1 ano…me pediram de maracujá. Vou testar essa receita colocando o suco de maracujá!

  74. Raylene Alvarenga
    29 de maio de 2014 - 14:45

    Oii Juliana!
    Amei seu blog…
    No fim da receita você diz que pode fazer de tudo:
    “A variedade dessa cobertura é ótima: você pode fazer de chocolate ao leite, chocolate amargo, chocolate branco, chocolate belga, limão, amêndoas, pistache… de tudo! É só saboriar da maneira que você preferir.”

    Qual seria mais ou menos a quantidade de limão, maracujá, pistache, laranja, pra colocar nessa receita?

    Desde já agradeço!!!

    • 07 de junho de 2014 - 17:11

      Raylene, depende de cada um! Hahahaha. Limão e laranja, por exemplo, são apenas as raspas, já que o suco em si, especialmente de limão, só irá talhar o brigadeiro. Maracujá e pistache eu recomendaria usar delipaste. Beijos!

  75. Viviana
    19 de junho de 2014 - 18:45

    Oi Juliana, cada dia mais olhando e amando as coisas que vc faz e diz. Obrigada por compartilhar tantas coisas boas.

    E eu sempre faço brigadeiro e fico me perguntando pq fica com a casquinha dura por fora no dia seguinte sendo que faço a receita tradicional com leite condensado, manteiga e chocolate em pó 50% cacau apenas. O segredo então para não cristalizar é acrescentar o oreme de leite e a colher de leite em pó?

    Outra coisa que tenho dúvida que vc talvez possa me ajudar. Eu uso chocolate Nestle e aquelas barras de 1kg, queria saber se serve essas barras para usar nessas receitas ou teria que ser a barra tradicional de 150/170g? Fico na dúvida pq as barras de 1kg mostra o processo de temperagem, que faço para fazer as coberturas das trufas ou pão de mel, então não sei se essas barras dariam certo usar sem fazer a temperagem. :)
    Se puder me ajudar eu agradeço muito!!

    • 25 de junho de 2014 - 20:53

      Viviana, o segredo do brigadeiro não cristalizar é o creme de leite nessa proporção. O leite em pó ajuda também, mas já fiz sem várias vezes e nunca deu errado. Quanto ao chocolate, pode usar as barras de 170g sim, o importante é usar chocolate, e não cobertura. Nessas barras de 1kg ou mais, você vê escrito exatamente se é chocolate ou cobertura (cobertura é um chocolate misturado com gordura pra endurecer sem temperagem). Se você não quiser fazer temperagem, aí então tem mesmo que comprar o cobertura e não o chocolate. :)

  76. Mariana Oliveira
    01 de julho de 2014 - 12:05

    Ooiii, amei encontrar o seu blog! Gostaria de saber se você sabe alguma receita de brigadeiro de stikadinho?
    Adoraria saber fazer, amo suas receitas!
    Beijos

    • 01 de julho de 2014 - 15:19

      Mariana, o que é stikadinho? Hahahaha perdoe minha ignorância, nunca ouvi falar.

  77. Mariana Oliveira
    03 de julho de 2014 - 11:33

    Aaa sim aqui no Sul tem um chocolate com gosto de morango que chamamos de stikadinho…
    Mas gostaria de saber como faço para fazer um brigadeiro com o sabor de morango?
    Obrigada!
    Beijoo

  78. Mariana Oliveira
    08 de julho de 2014 - 00:05

    Huuuuum que delicia, obrigada!
    Irei fazer

  79. maria eduarda
    22 de julho de 2014 - 17:34

    fui tentar fazer a cobertura de brigadeiro, porem quando ela esfria, e eu vou tentar confeitar, parece que nao firma a cobertura, ela ta em um ponto bom. qndo fui colocar ela no saco ela nao estava grudando no prato que eu deixei ela nem nada, parecia ate uma massinha =c

    • 05 de agosto de 2014 - 17:26

      Maria, você seguiu a receita direitinho? O tempo de cozimento? Achei estranha a descrição do seu brigadeiro… ele não gruda no prato mas não firma? Ou ele está muito duro ou muito mole. Beijos!

  80. Anna
    16 de agosto de 2014 - 15:22

    Adorei a Receita! Qual recheio combina com essa cobertura? bjs

    • 20 de agosto de 2014 - 22:15

      Anna, como brigadeiro é bem doce, o ideal é fazer um recheio azedinho ou amargo, mas tem que goste de rechear com brigadeiro também e ter uma mini bombinha de chocolate e açúcar, hahahah. Beijos!

  81. 21 de agosto de 2014 - 19:43

    Simplesmente fantástica a receita. Parabéns :)

  82. Anna
    23 de agosto de 2014 - 15:50

    Obrigada, pensei em fazer com geleia de framboesa! Ah Juliana e qual chocolate eu uso? o próprio pra cobertura ou o de barra normal mesmo? bjs

    • 25 de agosto de 2014 - 18:28

      Anna, é chocolate de verdade! Chocolate “próprio para cobertura” na verdade é uma mistureba de produtos químicos que tem bem pouco cacau em si! Beijos!

  83. 26 de agosto de 2014 - 15:53

    Ju, me tira uma dúvida? Posso usar corante em gel nesse brigadeiro? Vou fazer um brigadeiro verde e vou usar o chocolate branco.

  84. 31 de agosto de 2014 - 12:21

    Obrigada, lindona! Sucesso pra vc :)

  85. Gabi
    01 de setembro de 2014 - 02:03

    Adorei seu site! Muitas dicas legais! Estou com uma dúvida: o creme de leite não vai talhar no fogo??
    E o leite em pó, qual você usa?? Eu estava pensando em não usar o leite em
    Pó… Da uma diferença muito grande?? Beijos

    • 01 de setembro de 2014 - 09:48

      Gabi, deveria talhar, mas nunca talhou comigo, nas 6573846587 vezes que fiz, então mantenho a receita hahahaha. Leite em pó integral, qualquer marca. Tirá-lo corre o risco de cristalizar, mas já fiz sem uma vez e deu certo também. Beijos!

  86. Fabi
    02 de setembro de 2014 - 15:48

    Jú,

    Posso fazer essa cobertura a noite para usar no dia seguinte?

    Pensei em guardar já no saco para confeitar?

    Pode?

    A propósito.. seu blog é MARAVILHOSO!!!!

    • 09 de setembro de 2014 - 07:44

      Fabi, pode sim! Mas eu prefiro guardar em um pote de vidro bem vedado (se for usar logo no dia seguinte, eu deixo fora da geladeira mesmo) e colocar no saco só quando for confeitar. Isso porque antes de colocar no saco é bom dar uma mexidinha com uma colher, pra deixar o brigadeiro maleável. Beijos!

  87. 03 de setembro de 2014 - 12:38

    Oi, Juliana!!
    Eu fiz essa cobertura com chocolate branco e ficou muito show!! A textura dela é o que eu estava procurando!
    Obrigada pelas dicas! Seu blog é lindo e me ajuda muito!!

    Ah… a minha pegou ponto em menos de 30 minutos em fogo médio.

    • 09 de setembro de 2014 - 07:46

      Dafne, tenho percebido que meus brigadeiros estão levando menos tempo também, mas provavelmente porque estou radicalizando e fazendo em fogo alto, hahahaha. Beijos, que bom que gostou!

  88. Soyara de Andrade Bueno
    05 de setembro de 2014 - 10:17

    Oi, Ju
    Gostaria de saber como vc consegue, que o seus brigadeiros para cobertura,
    fiquem foscos? Pessoalmente, não gosto do aspecto úmido dos meus brigadeiros e em nenhuma outra cobertura. Tem algum truque? ou é a iluminação na hora das fotos? Obrigada.

    • 09 de setembro de 2014 - 07:48

      Soraya, acho que é a iluminação, porque todos ficam brilhosos, que é o que eu acho mais bonito! Você pode retirar a manteiga da receita, talvez isso ajude a ficar menos brilhoso. Beijos!

  89. Kátila
    17 de setembro de 2014 - 18:11

    Oi, Ju! Adoro seu site, suas receitas e as fotos! Queria saber quantos cupcakes consigo cobrir com uma receita da cobertura de brigadeiro branco. Obrigada!

    • 17 de setembro de 2014 - 18:14

      Kátila, o rendimento ta lá na receita! Eu sempre coloco. Beijos!

  90. Raíssa
    30 de setembro de 2014 - 22:04

    Oi Juliana! Conheci o blog esses dias e estou adorando! E, por coincidência, também sou de Brasília :) Sei que o post é antigo, mas uma dúvida: será que se eu dividir a receita no meio e em uma parte por cacau e na outra o chocolate branco dá certo? Pergunta besta mas bateu a dúvida! Heheh
    Parabéns pelo blog!!

    • 01 de outubro de 2014 - 11:51

      Raíssa, seja bem vinda ao blog! :) Dá sim, mas eu faria um de cada vez, porque prefiro ferver tudo junto do que chegar no ponto e só depois acrescentar esses ingredientes. Beijos!

  91. Ariane
    02 de outubro de 2014 - 12:35

    Oi, Ju. Tudo bem? Uma dúvida, para rechear um bolo esse brigadeiro é ideal ou será que existe uma receita melhor? Obg, beijos :)

    • 06 de outubro de 2014 - 07:02

      Ariane, eu recheio com esse aí mesmo, só acrescento um pouco de creme de leite depois de pronto pra ficar menos consistente. Beijos!

  92. Vanessa ͡° ͜ʖ ͡°
    08 de outubro de 2014 - 00:04

    Obg pelas dicas, eu nunca fui de cozinhar mais a desocupada da minha professora de inglês queria que a gnt fizesse um pra levar pra ela, só que detalhe ela quer tudo em inglês, mais vlw mesmo pelas dicas.

Deixe seu comentário

172comentários