O blog está com uma novidade! Depois de muito penar sozinha para achar posts de receitas para enviar a vocês nos comentários, resolvi dar um jeito na casa. Estava bem bagunçado mesmo.
Então, convoquei minha designer fofíssima, a Bruna, e minha programadora querida, a Mari, pra fazer uma limpeza no closet – vulgo, arrumar o menu de receitas. Agora, se quiserem achar uma receita específica, é só ir ali no Menu e ver as ilustrações mais meigas do mundo, feitas pela Bru. Cada uma leva a uma página separada, com fotos de cada receita, bem mais fáceis de visualizar. Espero que gostem!
Enquanto isso, as novidades do Freddie são: a) ele tem as patinhas mais gostosas da face da terra, b) ainda estou morrendo de medo de soltar a Yoko com ele, já que ele insiste no rabo dela, e c) ele soluça por 5 minutos quando acorda, todas as vezes. Me sinto aquelas mães de primeira viagem, em que tudo que ele faz é lindo e “corre, pega a câmera!”.
À pedidos, vou passar a receita da cobertura de brigadeiro do cupcake de Páscoa da semana passada. Não tem nada de especial nele, não é gourmet nem nada. É simplesmente brigadeiro, em um ponto mais firme, para que ele mantivesse as voltinhas do saco de confeitar.
A única particularidade da cobertura é a quantidade de ingredientes “diferentes”. Isso porque eu queria achar um brigadeiro que não cristalizasse – ou seja, não enchesse de pedrinhas de açúcar depois de algumas horas. Todo mundo já comeu um brigadeiro assim e ainda é gostoso, mas nem tanto, né?
Bem, achei uma receita na internet que me deixou muito feliz. É do lindo Gastronómicas e ela prometia um brigadeiro que não cristalizava de jeito nenhum. Testei e é verdade. Três dias depois e nada de pedrinhas.
Cobertura de brigadeiro
Receita do Gastronómicas, com adaptações.
Rende: cobre +ou- 15 cupcakes com a voltinha clássica
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 colher de sopa de leite em pó integral
4 colheres de sopa de cacau em pó ou 100g de chocolate branco picado
1 colher de sopa de manteiga com sal
1 – Em uma panela grande, de fundo grosso, junte todos os ingredientes e mexa com uma espátula, em fogo médio.
2 – Vai demorar muito pra esse brigadeiro pegar o ponto, porque é muito líquido em uma mistura só. O meu levou quase 50 minutos, mexendo sem parar. É importante que você não pare de mexer, senão ele ficará com grumos que não irão passar pelo bico de confeitar depois.
3 – Retire do fogo quando o brigadeiro chegar no ponto de bico. É um pouco além do ponto de enrolar: minha dica é contar uns 5 minutos depois que ele chegar ao ponto de enrolar, mexendo sempre. Nesse estágio, se você levantar a espátula, o brigadeiro irá cair em “pedaços”, e não em fitas.
4 – Transfira para uma tigela (preferencialmente de vidro ou porcelana) e espere esfriar completamente antes de colocar no saco de confeitar.
A variedade dessa cobertura é ótima: você pode fazer de chocolate ao leite, chocolate amargo, chocolate branco, chocolate belga, limão, amêndoas, pistache… de tudo! É só saborizar da maneira que você preferir.
Gostou do novo menu do blog?
Perfeito! Adorei a receita, deve ficar uma delícia! Beijos
Achei a receita maravilhosa.
amei o novo layout, mais fácil e mais organizado, como tudo por aqui :) bjos
Obrigada, Grazi! :)
Boa noite, como fazer brigadeiro branco ?
A receita está aí no post, Marcilia, dê uma lida! :)
Na verdade eu acho que não cristaliza por causa do creme de leite. Sempre coloco eles nas minhas coberturas de brigadeiro e dão super certo, só demoram um pouquito mais no forno! :)
Beijos Ju. Adorei a novidade nas “receitas”!
A ideia é exatamente ampliar a quantidade de líquidos e sólidos na receita, para evitar que os cristais de açúcar se aproximem e, bem, cristalizem! Por isso o creme de leite, o leite em pó e a manteiga. :)
Oi Ju,
O novo layout ficou ótimo, até descobri umas receitas que eu não tinha visto! Fora que as fotos facilitam para buscar a receita, além de abrir o apetite ;-) Eu queria lhe pedir uma dica: você já fez aquele bolo de Kitkat e M&M? Estou pensando em fazer para o aniversário da minha priminha, mas preciso de um recheio que seja firme para que a montagem não se desfaça. Será que essa cobertura de brigadeiro serve?
Ah, e queremos mais fotos da raposinha!!
Beijos,
Oi Maíra!
Que bom que gostou! Agora ficou bem mais fácil de visualizar, né?
Essa cobertura tem a consistência ótima para recheios também! Ela fica firme o suficiente para manter o bolo em pé, sem escorregar. Pode usar que vai ser sucesso!
Ahh ta… kkk pensei que era uma receita especial, Mas caraca 50 minutos pra dar ponto?? kkk, Valeu Juliana!!Vou testar aqui!
Hahaha, é Augusto, demora, mas vale a pena!
Beijos!
Oi Ju, comecei a acompanhar seu blog, muito bom aliás.
Tenho uma dúvida que ninguém consegue me responder, as vezes assistindo ao The Cupcake War percebo que as confeiteiras conseguem fazer glace, ibmc, buttercream e outros com o sabor de qualquer fruta quase, eu queria saber se por exemplo para fazer uma cobertura de pêssegos, maçãs, uvas, ou qualquer outra fruta sem desandar. Se você puder me ajudar fico muito grato ! Beijos e parabéns pelo blog..
Oi João!
Que bom que curte o blog!
O The Cupcake Wars é uma utopia linda para confeiteiros. Primeiro porque tudo lá é feito com ingredientes bons, segundo porque é uma sala toda refrigerada com ar condicionado. Na nossa realidade, o Brasil não tem manteiga da qualidade dos EUA e nem clima adequado pra essas coisas. Hahaha!
Então, para fazer buttercreams já é complicado. Imagine os que misturam sabores de frutas. Isso porque frutas tem água naturalmente, então pode desestabilizar o buttercream. Portanto, depende muito da fruta e da receita de buttercream que você quer fazer. Não tem como eu te dizer um jeito infalível. Entende?
O jeito é ir procurando receitas de buttercreams com frutas ou outros sabores (já passei alguns aqui no blog), que são garantidos como certos.
Beijos!
João, vc pode saborizar o buttercream com pó saborizante de boa qualidade, vi em um curso
Adoreiiii =D Parabéns.
Adoro o blog! Essa cobertura deve ser perfeita. Você podia ensinar a fazer o coelhinho. Bjs
Oi Camila!
Quero sim ensinar o coelhinho, mas ele é bem complicado por causa das orelhinhas. Ainda preciso descobrir um jeito simples de fazê-las. :)
Ju, desde as minhas tentativas frustradas com coberturas de buttercream e cream cheese, que derreteram por causa do calor infernal do Rio de Janeiro, passei a adotar o brigadeiro e o ganache como minhas favoritas: todo mundo gosta, são rápidos e fáceis de fazer, e não derretem. A minha cobertura de brigadeiro, ao contrário da sua, leva só mais uma c.s. de manteiga e 30g de chocolate em barra. Fica pronta mais ou menos no mesmo tempo em que o brigadeiro de enrolar e não cristaliza. Ah, e para evitar os grumos, mexo sempre com um fouet! O brigadeiro branco é o mais versátil, pois dá para acrescentar sabores facilmente.
Oi Erika!
Impressionante a ganache não derreter também, porque ela costuma ser bem frágil. Já brigadeiro é ótimo pro calor!
Eu costumo fazer em fogo alto, o que diminui o tempo de fervura em uns 20 minutos, mas houve uma vez que, fazendo isso, o brigadeiro cristalizou um pouco. Então, quando posso e tenho tempo, prefiro manter os 45 minutos de fervura hahahaha.
Beijos!
amei. aliás amo tudo que vc faz. perfeito a nova ferramenta de busca e… esse brigadeiro sei não, é muito demorado. rs mas parece ser delicioso.
amada me diz uma coisinha…. um queque seu custa quanto?!
e o filho?! muitas estripulias?! cuidado para não mimá-lo demais.
depois quando for adolescente não adianta reclamar. kkkkkkkk
mãe tem um leve tendencia a estragar os filhos, principalmente os meninos….. heheheh
besos
vivi
Oi Vivi!
Queque? Você diz cupcake? Hahahaha
Já estraguei o filho, ele só sabe dormir na cama, porque eu acostumei ele assim. O Sr. Namorado ficou com raiva, mas aceitou os pêlos dele na fronha também.
Beijo!
Ju, me tira uma dúvida, nas receitas que vc indica bicarbonato, eu posso trocar por fermento? Nunca dão certo minhas receitas de bolo com bicarbonato!
Oi Sarah!
O bicarbonato está mais presente em receitas com cacau em pó, porque ele tem uma reação química com o cacau que produz o mesmo resultado do fermento. O mesmo para o buttermilk. O bicarbonato precisa de outro ingrediente ácido para reagir, senão a única coisa que ele vai fazer na massa é deixar um sabor amargo.
No fim das contas, a lógica é: você pode substituir bicarbonato por fermento, mas não pode substituir fermento por bicarbonato, a não ser que você faça alterações nos outros ingredientes também. Ou seja, trocando o leite por buttermilk, por exemplo.
Beijo!
Oi Ju!
Primeiramente parabéns pelo blog, como várias pessoas á disseram por aqui, você escreve muito bem e detalhadamente, e este é um dos motivos que me faz acompanhar seu blog! Conheço há pouco tempo mas já quero tentar todas as receitas na minha casa! hehe
Bom, eu já tentei fazer o brigadeiro com e sem o creme de leite mas nunca consegui chegar no ponto de bico! Sempre derrete assim que faço a voltinha com o bico de confeitar! Aqui na minha cidade é muito quente e abafado no verão, então todas as minhas coberturas derretem, menos o buttercream (vai entender)…
A propósito, você já ensinou essa massa de chocolate? Tenho uma parecida, mas essa da foto está com uma cara muito boa!
Beijos,
Bia
Oi Beatriz!
Que bom que gosta do blog, obrigada por visitar!
Engraçado o brigadeiro não funcionar com você, mas o buttercream sim. Geralmente é o inverso! Talvez você não esteja cozinhando o brigadeiro por tempo suficiente. Ele deve chegar a um ponto além do de formar bolinhas. Como eu indico na receita, é quando você levanta um pouco com a espátula e ela cai em pedaços, não em fitas.
Essa massa de chocolate está no blog, foi uma das primeiras! Procura no Menu que você acha!
Beijos!
Ju, se fizer sem o leite em pó tem algum problema? E sem o chocolate, para ficar brigadeiro branco será que dá certo? Depois de pronto, posso levar à geladeira? Bjs!
Vejo aqui muito comentários de receitas de brigadeiro para não cristalizar. Ju, vc sabe que se colocar para cada lata de leite condensado 1 colher de sobremesa de glucose de milho ele não cristaliza?? Bjs flor.
Oi Tammy!
Há boatos de que essa receita aí não cristaliza, mas como é mencionado do post da Gastronómicas, tem gente que já cristalizou com isso também. Eu até hoje não tive erro com essa receita que postei, mas acredito que também possa cristalizar algum dia. Brigadeiro é meio de lua, mesmo! Hahahaha!
Beijos!
Ju, o blog ta xuxu beleza como sempre. Amo de paixão e indico pra todo mundo. Tem um primo meu que acha o máximo o nome do seu blog, hahaha.
Olha só, será que é possível tingir essa cobertura (usando a versão com chocolate branco)? Se sim, em gel o corante?
Beijoooo e obrigada por mais uma receita maravilhosa!
Olá Juliana,
amei descobrir seu blog, suas receitas são ótimas e muito bem explicadas. Todas que tenho feito ficam deliciosas, só estou com dificuldade quanto a qualidade das manteigas para o preparo da cobertura buttercream. Tenho notado que o sabor varia muito de uma marca de manteiga para outra, e como sou bem exigente quanto a qualidade dos insumos que uso, gostaria de saber sua sugestão em relação a marca da manteiga que gostou mais, tanto em sabor quanto em textura.
Mil bjos
MoMo Gazoni
Geeeeeeente, eu testei a cobertura. Excelente! Usei parte da dica que postaram em comentário aí, enfim, mudei algumas coisas e ficou pronto rapidinho. Não cristalizou, ficou perfeito e delicioso. Troquei a colher de leite em pó por 100 ml de leite e adicionei mais uma colher de manteiga. Aaaah, cuidem, não façam como eu que usei uma colher de cabo muito curto e uma panela de cabo muito curto tbm… Resultado: Quando ferveu saltou no meu dedo, aí como não podia parar de mexer eu só lambi o dedo rapidinho e continuei. To aqui com bolha no dedo, mas a cobertura ficou perfeita, deu super certo como todas as receitas que pego aqui com a Juliana. Obrigadoooo, Juuuu!
Oi Sâmia!
Que bom que deu certo! Vou tentar da sua maneira e ver se diminuo esse tempo todo de preparo, porque é chato mesmo ficar 45 minutos mexendo panela.
Beijos!
Ju, testei essa cobertura nesse fim de semana!
Acrescentei alguns ingredientes extras e fiz cobertura de brigadeiro branco! Fiquei 30 minutos cozinhando o brigadeiro até ficar como você falou e ficou maravilhoso! A melhor cobertura que eu fiz até hoje, nem acredito que consegui! O pessoal que viu a foto dos meus cupcakes no facebook até pensou que eram comprados hahah
Beijinhos
oi Bia!
Que bom que deu certo! Tem fotos? Mande pra mim lá no facebook!
Beijos!
Ju, suas receitas são ótimas, adoro o seu site. Só gostaria de dar uma sugestão: Bem que você podia fazer um post de BICOS né? Mostrar como ficou a voltinha com o bico 6B, como ficou a voltinha com o bico 1M, e quais são as variações principais. Muita gente, como eu, se perde um pouco nisso ai. Obrigada :)
Ju!!!!
eu fiz essa cobertura e finalmente encontrei um brigadeiro que não fica ruim depois de algumas horas….!!! Amei demais!!!
Eu não usei o leite em pó porque não tinha aqui, mas mesmo assim deu super certo…fiz e todo mundo amou…e depois de 3 dias continuava lisinha, brilhante e saborosíssima!!!
E olha que eu já tinha tentado de tudo, ou ficava molenga ou impossível de fazer passar pelo bico…da última vez, pra você ter uma idéia, dei ponto de enrolar e usei meio quente pra conseguir passar no bico (pesquisas na internet, rsrs), mas algumas horinhas depois ela ficou esquisita…estava firme é verdade, mas estava dura, cristalizada, sem brilho..
Obrigada!
Ah! Você usa cobertura de beijinho? Acha que se fizer como nesse brigadeiro, acrescentando o creme de leite ela vai ficar boa também?
Oi Ju!
Que bom que deu certo contigo! Acho que se tirar o leite em pó não deve dar problema mesmo, não.
Eu faço cobertura de beijinho também, mas a minha nunca cristalizou! E eu faço do jeito padrão: leite condensado, coco e manteiga, mais nada! O seu cristaliza?
Beijo!
Nossa só agora que vi sua resposta desculpa…
Ué menina, às vezes acontece de cristalizar, mas fiz um teste aqui acrescentando o creme de leite, ficou excelente!! Muito mais cremosa, saborosa e bonita!!
Adotei as duas já!!!
Obrigada pelas dicas sempre valiosas!!!
Beijo!
Adorei seu blog. Super interessante… Hoje arrisquei fazer cupcake sem glúten – porque minha filha tem intolerância – e usei a sua receita de cobertura de brigadeiro. Deu SUPER certo! Ficou uma delícia!!! Vou experimentar outras receitinhas daqui em breve e volto para contar as experiências.
Oi Giselle!
Que legal! Que bom que meu blog está te ajudando!
Beijos!
fiz essa receita e algo saiu errado ..mexi por 30 minutos sem parar ai vi que ja tava no ponto …coloquei no refratario quando fui ver tinha virado pedra ..endureceu demais e depois nao teve mais jeito ..por favor me ajude a ver aonde errei ..fiquei tao triste .
Ju,
Não tenho ideia do que possa ter acontecido, porque eu segui a receita direitinho. A única diferença foi o tempo… que na sua receita está 50 minutos e realmente com 30 minutos ou até deixaria um pouco menos, já fica no ponto! Meu braço doeu um pouco para confeitar porque ficou bem firme. Mas o interessante é que fica uma cobertura bem firme e que não desfaz com facilidade! Dá pra brincar muito com os bicos de confeitar!!!Todos os ingredientes que usei foram de primeira e fiz com chocolate em pó, panela inox com fundo bem grosso, fogo baixo e espátula de silicone para mexer… detalhes pra ver se descobre o que deu errado!!!!!!!!!!!!!!!!
Oi Gi!
Provavelmente, você estava cozinhando em fogo alto, então ele ficou pronto mais rápido do que deveria e acabou passando do ponto!
Beijos!
Adorei! Estava doida atrás de uma cobertura de brigadeiro que ficasse com essa textura. Acabei de descobrir teu blog, e tô adorando, é daqueles que dá vontade de sair correndo pra testar as receitas.
Beijos e sucesso!
Que bom que gostou do blog, Heloísa! ;)
nossa… ia ficar muito bom de pistache, mas não faço a mínima ideia de como fazer!!! Você podia ensinar!! Estou amando suas receitas =)
Oi Fabiana!
Vou fazer um de pistache algum dia e posto aqui pra vocês! :)
Tem como fazer com cacau e colocar corante de chocolate depois.. tipo vermelho?
Oi Fabiana!
Não entendi bem o objetivo disso… mas se você fizer com cacau, ele vai ficar preto/marrom, como todo brigadeiro. Qualquer corante que você usar depois não vai surtir muito efeito porque não vai sobrepor a cor do preto/marrom. Melhor é colorir o de brigadeiro branco!
Beijos!
Juliana,
nessa receita posso colocar corante, qual tipo, para dá cor ao meu brigadeiro? Obrigada
Oi Bianca!
Corante em gel, de preferência!
Ju, ela fica bem durinha e não derrete como está na foto? Tenho q decorar uma mesa de doces já tentei várias coberturas e nenhuma fica como essa da foto. Tem como também deixar o creme de cor verde e rosa e qual.corante devo usar?
Oi Gabriela!
Se você fizer como indicado na receita e acertar o ponto, fica bem firme sim.
Para colorir, só vai dar certo para brigadeiro branco, é claro. Use corante em gel.
Ju eu fiz , so ficou 20 minutos no fogo e já tava no ponto . ai acabou ficando duro demais depois .
Oi Gabriela!
Você fez em fogo médio como eu indiquei? No fogo alto, ele vai ficar pronto mais rápido e vai ficar duro mesmo. Seu fogão pode estar desregulado também.
oi Ju, amei a cobertura, só uma coisa, será que dá pra fazer o brigadeiro no microondas e depois acrescentar o creme de leite? não sei se já tentou, mas eu faço brigadeiro no micro em 5 minutos para o ponto do bico, aí deixaria um pouco mais e por fim colocaria o creme de leite, acho que vou tentar assim, pq dá mto trabalho fazer o brigadeiro para cobertura no fogão… já tenho que fazer uma massa especial rsrsrs… bjos
Oi Graziele!
Acredito que não dá certo, porque você precisa cozinhar o creme de leite junto com o brigadeiro para não cristalizar. No seu caso, você vai cozinhar sem o creme de leite e depois adicionar. Você pode tentar e ver no que dá, mas recomendo fazer na panela e fogão mesmo.
Beijos!
Oi Juliana! Seu blog é um sonho! Que bom que cheguei aqui! Vou testar esse brigadeiro com certeza. Vc poderia me dizer qual bico de confeitar vc utilizou nesses cupcakes das fotos…estou tendo dificuldades em encontrar o bico certo. Achei esse seu perfeito. Sucesso, querida! Bjo!
Oi Soraya!
É o clássico 1M da Wilton! :)
Beijos!
Obrigada, querida! Bjs!
Oi Ju!
Eu fiz um curso de brigadeiro, e aprendi uma dica super importante na hora de deixar o brigadeiro esfriar.
Depois que colocar na vasilha de vidro, cubra com MAGIPLAC, mas cubra mesmo, colocando em cima do brigadeiro… NÃO na vasilha, é como se cobrisse o brigadeiro para dormir, rs.
Esse belo gesto, vai fazer com que o seu brigadeiro não crie aquela camada dura, por causa do contato com oxigênio. No curso, a gente cobria com o plástico e ia direto pra geladeira…. Depois de frio, ele continua super macio, e dura uns 3 dias assim, mantendo bem coberto. Vale super a pena!
Sou sua fã! Beijosss mil
Oi Patricia!
É o que eu sempre faço, mas acho que esqueci de mencionar isso no post. Obrigada por me relembrar!
Beijos!
Olá Ju!!
Eu adoro o seu blog (é lindo o layout, e as receitas então nem se fala – já salvaram a minha VIDA alguns pares de vezes), acho que já fucei em tudo relacionado a doces, rs!
Queria saber como faço para transformar esta receita em brigadeiro rosa (se é melhor com nesquik ou com gelatina de morango, e quais seriam as medidas). Também queria saber se você tem alguma dica para o brigadeiro não ficar muito grudento (tipo, além do normal), porque muitas vezes eu já errei a mão e ele fica impossível de usar no saco de confeitar. Não sei se é o fogo, o jeito de mexer… me ajuda? *-*
Beijos e parabéns pelo seu trabalho, você me inspira muito.
Vou tentar fazer essa cobertura. Onde encontro esse bico 1M da Wilton? Não consegui encontrar. Vou testar suas receitas. Quanto tempo essa cobertura pode ficar fora da geladeira? Seu blog é ótimo.
Oi Cris!
Em lojas de confeitaria você encontra o bico 1M da Wilton, mas ele costuma esgotar muito rápido.
A cobertura de brigadeiro dura uns 4 dias fora da geladeira.
Beijos!
[…] de esfriar, eu cobri com brigadeiro. Achei a receita per-fei-ta no Cupcakeando. Fiz só metade e deu para cobrir todos os […]
Oi, Ju! O meu brigadeiro não deu muito certo =( Passou do ponto e ficou duro (puxa-puxa rs), demorou 35 minutos pra ficar pronto! O que pode ter dado errado, eu fiz em fogo baixo!
Beijinhoos
Oi Laiz!
Certeza que você usou todos os ingredientes certinho? Seu fogo pode estar desregulado também. Quando digo fogo baixo, quero dizer na menor boca do fogão, no fogo mais baixo. Tem alguns fogões cuja menor chama é a média da maioria das pessoas. Pode ter sido isso.
Beijos!
Oi Juliana também não acertei o ponto, ficou duro. Não deu para confeitar. Não sou muito boa em ponto de brigadeiro, ou fica duro ou fica mole demais. Vou tentar de novo e te conto se acertei. O bico ainda não achei, vou tentar na Barra Doce. bjs
Deixe menos tempo, Cris. Seu fogo pode ser mais forte que os outros.
Beijos!
Oi Jú boa noite, amei seu site gostaria de saber qual o segredo para a massa de chocolate ficar tão escura. Abraços e beijos
Oi Priscilla!
O segredo é o cacau que você usa. Tem alguns que são mais fortes e escuros que outros, e isso deixa a massa mais ou menos escura.
Beijos!
Olá Ju,
Gostaria de saber se posso adicionar chocolate me pó ao buttercream tradicional, o que tem gosto de “sorvete de baunilha”?.
Att,
Ellen
Oi Ellen, você pode adicionar cacau em pó. Chocolate em pó deixará a receita muito doce.
Adorei a receita, parabéns! Gostaria de de saber como eu faço para acrescentar o limão nela? Queria uma cobertura mais azedinha para contrastar com o doce da massa de chocolate! Outra coisa, tem problema se eu colocar um pouco de corante nessa cobertura?
Oi Rafa!
Use 3 colheres de sopa de suco de limão, omitindo o cacau é claro.
Pode usar corante sim, desde que faça com o brigadeiro branco. No preto, não vai aparecer nada.
Beijos!
Juliana…
Menininha, to apaixonada pelo seu blog… Estou a quase uma semana olhando detalhe por detalhe e me apaixonando cada vez mais… QUE BRIGADEIRO É ESSE???? Fiz o cupcake red Velvet e coloquei ele e estou apaixonada…. Perfeito… Que Deus te abençoe e vc possa nos presentear cada vez mais com essas maravilhas… Agora quero tentar cupcake salgado, será que dá certo????
Um abraço.
Vanessa, testa sim o cupcake salgado! Depois me diga o que achou!
Beijos!
oi juliana, me tira uma dúvida: esse cacau que vc usa nas receitas é o mesmo chocalate em pó? tem alguma marca especifica que vc usa? e qnts porcento de cacau? um abraço…
Marisa, é cacau em pó mesmo. Chocolate em pó é outra coisa. Eu costumo variar bastante na marca de cacau em pó, porque honestamente não encontrei uma que eu ache perfeita. Portanto não posso te indicar a que eu uso, se nem eu estou satisfeita com ela!
Beijos!
Bom dia! Adorei as dicas.
Tenho uma duvida, qual a durabilidade/validade desta cobertura?
Oi Carolina!
Ela dura uns 3 dias fora da geladeira, e uma semana na geladeira, em um pote vedado.
Adorei essa receita, exatamente o que eu precisava :D
Só tenho uma dúvida… se eu colocar chocolate derretido no lugar do chocolate em pó da certo do mesmo jeito? E que quantidade eu deveria colocar?
Oi Paula! Dá certo sim, você deve colocar a quantidade que eu indico na receita, 100g. :)
Oi Ju! Me tira uma dúvida. Para colorir o brigadeiro branco tenho que colocar o corante no início da mistura dos ingredientes ou depois do brigadeiro pronto. Bjs.
Leticia, eu coloco mais ao final, pois no começo a mistura ainda está bem líquida e pouco concentrada. Acrescentando ao final, você chega mais próxima da cor que ele realmente será quando esfriar.
Beijos!
vc acha q se eu trocar o cacau por chocolate em po 50% tipo do padre da certo?
Dá certo, mas fica muito doce.
Oi!!!
Que cupcakes lindos!!!!
Deixa te perguntar, essa cobertura dura qto tempo fora da geladeira sem derreter? Será que aguenta 6 horas fora entre decorar e a hora de comer?
Oi Nena! O brigadeiro não derrete fora da geladeira e ele dura aproximadamente 3 dias em temperatura ambiente.
Beijos!
Ju, fiz a receita na Máquina de fazer pão, programei o ciclo geléia e quando faltava 25 minutos pro término do ciclo, atingiu o ponto desejado, ficou perfeita e ainda por cima não deu trabalho nenhum adorei!
Cintia, que legal saber que dá pra fazer numa máquina de pão!
Oie..parabéns pelas receitas. Gostaria de fazer um brigadeiro de maracujá, poderia me ajudar com a medida do maracujá? obrigada.
Stela, use 1/8 de xícara de suco de maracujá concentrado para essa receita que indico no post.
Beijos!
Outro dia fiz brigadeiro e quando fui colocar no saco de confeitar grudava muito no saco de confeitar…Você sabê o que aconteceu ou uma maneira de evitar?? Será o ponto do brigadeiro??
Amo seu site!!!!!! Muuuuuito lindo!! E nos ajuda tanto!!!
bjos
Sarah, a cobertura de brigadeiro gruda no saco de confeitar, isso é normal! Beijos!
[…] confeitar Tesoura Espátula ou colher Bico de confeitar Liguinhas elásticas Cobertura (eu usei um brigadeiro branco puro e outro colorido com corante em […]
Olá! Realmente gostei da receita e pretendi experimentá-la em breve. Só gostaria de saber se você tem uma idéia do período de validade desse brigadeiro e se podemos conservar o cupcake fora da geladeira com ele e ainda ficará bom para consumo. Desde já, obrigada pela receita…
Sâmya, a cobertura dura 3 ou 4 dias fora da geladeira, mas no 4 ela já está quase cristalizando. O cupcake com ela na geladeira deve durar uns 6 dias, já decorado. Beijos!
nossa é exatamente a cobertura que eu procurava!!! todas as outras de brigadeiro fica duras e açucaradas!!!!
ha uma duvida, o bicarbonato deixa o chocolate mais escuro?
Annanda, não conheço nada sobre o bicarbonato deixar o chocolate mais escuro. Isso é simplesmente questão da qualidade do cacau ou do chocolate que você usa. Beijos!
Ola,parabens suas receitas sao otimas …testei e deu certo.Gostaria de fazer essa cobertura com geleia de morango sera que da?Obrigada .beijus.
Patricia, nunca tentei, mas acho que o gosto não vai ficar muito bom. Você pode tentar, de qualquer forma, e volte aqui pra me contar! Beijos!
Oi Ju, primeiramente parabéns pelo blog! Dá vontade de experimentar todas as receitas!! haha
Essa receita se faz no fogo baixo (na menor boca do fogão, no fogo mais baixo)ou médio?
Outra coisa, posso substituir o cacau em pó por 100g de chocolate meio amargo? Beijos
Oi Mariana, é no fogo baixo, conforme diz a receita. E pode substituir sim. Beijos!
deve ficar uma delicia nunca comi mas deve ficar uma delicia
bjs
Olá Ju!! =D
Eu posso usar manteiga sem sal? Se sim, ao usar essa manteiga, devo inserir na receita uma pitada de sal?
Lucas, pode sim! Basta acrescentar uma pitadinha de sal, coisinha de nada. Ou simplesmente deixar sem! Beijos!
Olá. Adoro suas receitas e dicas. Vez ou outra estou por aqui fazendo minhas pesquisas… Gostaria de saber se essa cobertura fica “grudenta”, como aqueles brigadeiros “puxa-puxa”? Mesmo em dias quentes ele se mantem mais firme???
Vanessa, não sei bem como é o puxa-puxa (juro, nunca comi brigadeiro assim), mas não acho que seja o caso da minha receita. Ele aguenta bem no calor!
QUAIS AS CHANCES DE FAZER ESSA COBERTURA NO MICROONDAS QUE NEM QUANDO FAÇO BRIGADEIRO DE GORDINHA PRA COMER PURO DE COLHER? será que funciona? acho que vou tentar… :}}
Cacá, acho que vale a tentativa! Depois me diga se funcionou! Beijos!
Oi Juliana. Essa cobertura aguenta calorão do verão sem derreter?
Quero começar a fazer uns testes para o aniversário do meu sobrinho, que será em janeiro, mas fico com medo de não aguentar o calor.
Eu ia fazer com cobertura de ganache, que adoro, mas acho que derrete mais fácil que o brigadeiro, né? O que vc acha?
Quero também fazer com chocolate meio amargo, é só substituir o cacau por 100g de chocolate?
Carla, aguenta sim, brigadeiro segura muito bem no calor. E sim, como eu disse na receita, basta substituir por 100g de chocolate. :)
Fiz a de brigadeiro tradicional mesmo, simplesmente sensacional!! Sempre achei brigadeiro muito doce, esse fica na medida, acabei comendo a colheradas hahaha um perigo!! Mas muito fácil de trabalhar, a consistência é ótima, a voltinha fica tranquila de fazer! Pra levar pra vida!!
Andressa, parte do motivo dele não ficar muito doce é a manteiga com sal (segredo de cozinha!). O sal dá uma quebrada no doce exagerado, e ainda deixa o sabor do chocolate mais evidente. Que bom que gostou! Beijo!
Tenho me arriscado nos Cupcakes… E sua receita é simplesmente tudo pra mim… Parabéns e obrigada por partilhar…
Juliana… posso abusar ;). Pretendo comprar um forno, você me indica algum… tentei pesquisar na net, mas não achei…
Cristiane, assumo que não entendo nada de marcas de fornos. O que sei é que, preferência minha, eu opto por fornos com marcadores digitais e que você pode escolher entre a ventoinha funcionar ou não. Beijos!
Ju mi essa cobertura!
Posso usar o doce de leite no lugar do leite condensado???
Preciso de uma cobertura de doce de leite bem durinha, tipo essa!!!
Beijinhos
Julia, eu já fiz cobertura simples de doce de leite para cupcakes no blog, procure no Menu o cupcake de paçoca pra você ver! Beijos!
ADOREI!A receita e posso dizer que è uma delicia!
(os:assim como tudo que a senhora posta.Adoro o blog da senhora ela muito “legal”)
Fiz hoje (04/01/14) esta cobertura de “brigadeiro” e ficou “deliciosa” e levou mais ou menos 30/35min, opção para estes dias de muito calor aqui em Porto Alegre/RS. Brigaduuu
Que bom que gostou, Raquel! :)
Muito legal vou começar a fazer agora acho que vai dar certo!!!!!!!!!!!
Ola, amei seu Blog !!
Me ajuda em uma dúvida, quando voce fala em aromatizar o brigadeiro, sabor limão, amendoas é colocando essencia ? Qual a quantidade ? em qual momento devo acrescenta-la ?
Grata
Rosana, pode ser com essência, ou com pastas saborizadas, ou com o próprio ingrediente que você quer o sabor. A quantidade varia, dependendo do que você for usar, mas geralmente é com base no gosto mesmo. Acrescente depois de pronto, se for essência, e antes se for o ingrediente em si – mas isso também pode variar. Beijos!
Oi Juliana, realmente o seu site é show!!! Adoro as receitas, as fotos…Muito capricho e dedicação…Parabéns! Bjs
Karin, obrigada! Continue sempre por aqui! :)
Adorei a receita, fiz td certinho conforme a receita, mas não consegui fazer o bico pitanga, mas consegui fazer outros bicos como o cesta e o cruz, e fazendo muita força, queria que você me desse uma dica pra ele ficar um pouco mais maleável! Obrigada
Nagylla, provavelmente o brigadeiro ficou muito firme. Tente deixar menos tempo no fogo!
Não entendi o ponto do brigadeiro…D: como assim ponto de enrolar?
Glenda, quando você faz brigadeiro em casa para enrolar e fazer bolinhas, o ponto que ele chega (mais firme e consistente) é chamado de ponto de enrolar.
Olá Juliana. Adorei sua página!!
Estou começando a fazer cupcake de curiosa que sou. Mas o ponto da cobertura é que tá me deixando louca! rs rs
Ontem mesmo fiz uma cobertura que ficou, depois de esfriar, em ponto de enrolar!! :/
É isso?! Como colocar no saco de confeitar assim?! Tenho que deixar esfriar pra colocar no saco?
Help meeeee! kkkkkkk
Bjs
Bianca, sim, espere esfriar pra colocar no saco, senão você queima sua mão, né? Se for brigadeiro, o ponto de enrolar é o certo para o saco, basta colocar e confeitar. Beijos!
Juuu seu blog eh lindo!! já fiz algumas receitas e sempre da certinho…
agora estou com uma pequena duvida.. caso eu queria colorir essa receita, qnto devo colocar de corante? li em algum comentario q vc acrescenta mais ao final… a quantidade vai meio no olho? eh melhor corante em gel ou liquido??
obrigadaaaaa beijos
Francine, eu prefiro corante em gel porque acho mais concentrado. A quantidade depende do quanto você quer de cor na cobertura, mais vibrante ou não. Lembrando sempre que o corante deixa de colorir efetivamente depois de um certo ponto, não importando o quanto você vai colocar a mais. Beijos!
Esse brigadeiro é sem dúvida o melhor para cobrir cups! Eu tenho feito com Chocolate em pó, aquele da Nestlé, porque não acho o cacau…comecei a fazer cupcake na brincadeira porque nem ando muito pela cozinha…. hehe e levava pro trabalho para os colegas. O pessoal gostou tanto que já me fizeram várias encomendas, e já tenho mais uma pro fim de semana que vem, aniversário de 1 ano…me pediram de maracujá. Vou testar essa receita colocando o suco de maracujá!
Oii Juliana!
Amei seu blog…
No fim da receita você diz que pode fazer de tudo:
“A variedade dessa cobertura é ótima: você pode fazer de chocolate ao leite, chocolate amargo, chocolate branco, chocolate belga, limão, amêndoas, pistache… de tudo! É só saboriar da maneira que você preferir.”
Qual seria mais ou menos a quantidade de limão, maracujá, pistache, laranja, pra colocar nessa receita?
Desde já agradeço!!!
Raylene, depende de cada um! Hahahaha. Limão e laranja, por exemplo, são apenas as raspas, já que o suco em si, especialmente de limão, só irá talhar o brigadeiro. Maracujá e pistache eu recomendaria usar delipaste. Beijos!
Oi Juliana, cada dia mais olhando e amando as coisas que vc faz e diz. Obrigada por compartilhar tantas coisas boas.
E eu sempre faço brigadeiro e fico me perguntando pq fica com a casquinha dura por fora no dia seguinte sendo que faço a receita tradicional com leite condensado, manteiga e chocolate em pó 50% cacau apenas. O segredo então para não cristalizar é acrescentar o oreme de leite e a colher de leite em pó?
Outra coisa que tenho dúvida que vc talvez possa me ajudar. Eu uso chocolate Nestle e aquelas barras de 1kg, queria saber se serve essas barras para usar nessas receitas ou teria que ser a barra tradicional de 150/170g? Fico na dúvida pq as barras de 1kg mostra o processo de temperagem, que faço para fazer as coberturas das trufas ou pão de mel, então não sei se essas barras dariam certo usar sem fazer a temperagem. :)
Se puder me ajudar eu agradeço muito!!
Viviana, o segredo do brigadeiro não cristalizar é o creme de leite nessa proporção. O leite em pó ajuda também, mas já fiz sem várias vezes e nunca deu errado. Quanto ao chocolate, pode usar as barras de 170g sim, o importante é usar chocolate, e não cobertura. Nessas barras de 1kg ou mais, você vê escrito exatamente se é chocolate ou cobertura (cobertura é um chocolate misturado com gordura pra endurecer sem temperagem). Se você não quiser fazer temperagem, aí então tem mesmo que comprar o cobertura e não o chocolate. :)
Ooiii, amei encontrar o seu blog! Gostaria de saber se você sabe alguma receita de brigadeiro de stikadinho?
Adoraria saber fazer, amo suas receitas!
Beijos
Mariana, o que é stikadinho? Hahahaha perdoe minha ignorância, nunca ouvi falar.
Aaa sim aqui no Sul tem um chocolate com gosto de morango que chamamos de stikadinho…
Mas gostaria de saber como faço para fazer um brigadeiro com o sabor de morango?
Obrigada!
Beijoo
Mariana, já fiz no blog: http://www.cupcakeando.com.br/receitas/cupcakes-de-morango-e-chocolate-com-brigadeiro-de-morango/
Huuuuum que delicia, obrigada!
Irei fazer
fui tentar fazer a cobertura de brigadeiro, porem quando ela esfria, e eu vou tentar confeitar, parece que nao firma a cobertura, ela ta em um ponto bom. qndo fui colocar ela no saco ela nao estava grudando no prato que eu deixei ela nem nada, parecia ate uma massinha =c
Maria, você seguiu a receita direitinho? O tempo de cozimento? Achei estranha a descrição do seu brigadeiro… ele não gruda no prato mas não firma? Ou ele está muito duro ou muito mole. Beijos!
Adorei a Receita! Qual recheio combina com essa cobertura? bjs
Anna, como brigadeiro é bem doce, o ideal é fazer um recheio azedinho ou amargo, mas tem que goste de rechear com brigadeiro também e ter uma mini bombinha de chocolate e açúcar, hahahah. Beijos!
Simplesmente fantástica a receita. Parabéns :)
Obrigada, pensei em fazer com geleia de framboesa! Ah Juliana e qual chocolate eu uso? o próprio pra cobertura ou o de barra normal mesmo? bjs
Anna, é chocolate de verdade! Chocolate “próprio para cobertura” na verdade é uma mistureba de produtos químicos que tem bem pouco cacau em si! Beijos!
Ju, me tira uma dúvida? Posso usar corante em gel nesse brigadeiro? Vou fazer um brigadeiro verde e vou usar o chocolate branco.
Bee, pode sim! :)
Obrigada, lindona! Sucesso pra vc :)
Adorei seu site! Muitas dicas legais! Estou com uma dúvida: o creme de leite não vai talhar no fogo??
E o leite em pó, qual você usa?? Eu estava pensando em não usar o leite em
Pó… Da uma diferença muito grande?? Beijos
Gabi, deveria talhar, mas nunca talhou comigo, nas 6573846587 vezes que fiz, então mantenho a receita hahahaha. Leite em pó integral, qualquer marca. Tirá-lo corre o risco de cristalizar, mas já fiz sem uma vez e deu certo também. Beijos!
Jú,
Posso fazer essa cobertura a noite para usar no dia seguinte?
Pensei em guardar já no saco para confeitar?
Pode?
A propósito.. seu blog é MARAVILHOSO!!!!
Fabi, pode sim! Mas eu prefiro guardar em um pote de vidro bem vedado (se for usar logo no dia seguinte, eu deixo fora da geladeira mesmo) e colocar no saco só quando for confeitar. Isso porque antes de colocar no saco é bom dar uma mexidinha com uma colher, pra deixar o brigadeiro maleável. Beijos!
Oi, Juliana!!
Eu fiz essa cobertura com chocolate branco e ficou muito show!! A textura dela é o que eu estava procurando!
Obrigada pelas dicas! Seu blog é lindo e me ajuda muito!!
Ah… a minha pegou ponto em menos de 30 minutos em fogo médio.
Dafne, tenho percebido que meus brigadeiros estão levando menos tempo também, mas provavelmente porque estou radicalizando e fazendo em fogo alto, hahahaha. Beijos, que bom que gostou!
Oi, Ju
Gostaria de saber como vc consegue, que o seus brigadeiros para cobertura,
fiquem foscos? Pessoalmente, não gosto do aspecto úmido dos meus brigadeiros e em nenhuma outra cobertura. Tem algum truque? ou é a iluminação na hora das fotos? Obrigada.
Soraya, acho que é a iluminação, porque todos ficam brilhosos, que é o que eu acho mais bonito! Você pode retirar a manteiga da receita, talvez isso ajude a ficar menos brilhoso. Beijos!
Oi, Ju! Adoro seu site, suas receitas e as fotos! Queria saber quantos cupcakes consigo cobrir com uma receita da cobertura de brigadeiro branco. Obrigada!
Kátila, o rendimento ta lá na receita! Eu sempre coloco. Beijos!
Oi Juliana! Conheci o blog esses dias e estou adorando! E, por coincidência, também sou de Brasília :) Sei que o post é antigo, mas uma dúvida: será que se eu dividir a receita no meio e em uma parte por cacau e na outra o chocolate branco dá certo? Pergunta besta mas bateu a dúvida! Heheh
Parabéns pelo blog!!
Raíssa, seja bem vinda ao blog! :) Dá sim, mas eu faria um de cada vez, porque prefiro ferver tudo junto do que chegar no ponto e só depois acrescentar esses ingredientes. Beijos!
Oi, Ju. Tudo bem? Uma dúvida, para rechear um bolo esse brigadeiro é ideal ou será que existe uma receita melhor? Obg, beijos :)
Ariane, eu recheio com esse aí mesmo, só acrescento um pouco de creme de leite depois de pronto pra ficar menos consistente. Beijos!
Obg pelas dicas, eu nunca fui de cozinhar mais a desocupada da minha professora de inglês queria que a gnt fizesse um pra levar pra ela, só que detalhe ela quer tudo em inglês, mais vlw mesmo pelas dicas.
Oi, Ju. Tudo bem? Fiz esse brigadeiro e deu muito certo, ficou firminho e lindo. =)
Só uma duvida, depois que faço a voltinha no cupcake o brigadeiro “seca” por fora, não fica todo cremosinho. É assim mesmo?
Allana, secar é natural com qualquer coisa em contato com o ar. Mas ele não fica duro nem cristalizado. Se ficou assim com você, então é porque a receita cristalizou. Beijos!
Oi! Tenho uma dúvida. Moro fora do Brasil e aqui é super difícil achar creme de leite de lata. Só encontramos creme de leite fresco. Será que dá certo fazer com ele? Espero resposta!Obrigada
Nathalie, da sim! Fica até mais gostoso! Beijos!
Oii Ju!
Nessa cobertura, se fizer com chocolate branco, você acha que dá certo acrescentar corante em gel ? Não deve desandar, né?
Um beijo!
Thaís, se você não colocar muito, da certo sim. Mas o ideal é um corante pra chocolates! Beijos!
Ju, boa tarde!
O corante em gel é o alimentício mesmo ou o específico para chocolate?
Beijos
Maíra, tanto faz, mas o pra chocolates é melhor. Beijos!
[…] confeitar e é muito gostosa! Eu encontrei a receita no blog Cupcakeando e você pode conferi-la aqui. Para fazer a voltinha utilizei o bico de confeitar 1M da Wilton. E você? Também não acha […]
Oi tudo bem adorei seu site. .vc pode me dizer o prq do leite em pó na receita, o meu brigadeiro empolou o leite em pó no final do cozimento e olha q penerei misturei muito bem e só aconteceu de aparecerem os gruminhos do po no final. Prq será?
Será a marca qual vc usa, aqui em Curitiba usei Piracanjuba.
obrigadao
Fabíola, o leite em pó ajuda a aumentar a quantidade de proteína no brigadeiro pra não cristalizar. Pra ter empelotado no fim do cozimento, muito provavelmente foi o creme de leite, e não do leite em pó, afinal mexendo bastante você teria acabado com os grumos dele, né? Beijos!
Ju, boa tarde!
Essa receita de brigadeiro rende quantos mais ou menos em formato de bolinha?
Beijos!
Maysa, depende do quão generosas são suas bolinhas, hahahaha. Bolinhas de tamanho médio rendem mais ou menos umas 20 unidades, eu acho. Beijos!
Juliana, amo suas receitas e sua maneira divertida de escrever. Moro na Noruega e sua receita do cupcake de chocolate com buttermilk é a minha receita vencedora para todos os bolos que faço. Mudei uma vez e me dei mal… nao devia mexer em time que estava ganhando. Agora cá estou de novo. Vou fazer agora a cobertura de brigadeiro. Seu novo blog ficou ainda mais lindo, parabéns!
Juliana,
Encontrei seu blog faz poucos dias e já experimentei duas receitas que ficaram ótimas!
A maneira como vc explicou o ponto dessa cobertura de brigadeiro me ajudou muito. Ficou ótimo!!
Obrigada!
Beijo
Olá, Juliana!
Já fiz essa receita com cacau e deu super certo, mas tenho uma dúvida. Se fizer com chocolate branco não vai ficar muito doce?
Carol, fica mais doce sim, por isso é bom contrabalancear com um cupcake mais amargo. Beijos!
E se eu eu colocar uma colher de chocolate em pó e 5 colheres de ovomaltine? Será que daria certo? Acho que sim né, não tem pq não dar, q besteira hahaha
Karina, aposto que sim! Experimenta e me diz o que achou! Cozinha é isso mesmo, testar loucuras sem medo de ser feliz :)
Olá!
Eu poderia trocar o cacau em pó por chocolate em pó?
Obrigada! :)
Letícia, pode sim, só vai ficar mais doce. Beijos!
Ju, pode usar leite em pó desnatado?
Ana, até pode, mas ele tem menos proteína que o integral, daí pode não ajudar tanto a não cristalizar. Beijos!
[…] Passei a semana, desejando ter disposição de ir pra cozinha e fazer meus cupcakes, e pensei muito no blog também e consegui! Trago aqui para vocês uma receita de Cupcake de Cenoura com cobertura de brigadeiro, muito delicinha! (Adaptei as receitas do ICKFD e da Cupcakeando) […]
Juliana quantos cupcakes dá pra cobrir com essa receita?
Roberta, o rendimento está na receita :)
Juliana, sou de Brasília, vou fazer alguns cupcakes para o aniversário da minha filha que vai ser no final de maio. Conhecendo o clima daqui, qual cobertura vc recomendaria??
Obs. Preciso de uma que de pra colorir e deixar azul.
Obrigada desde já.
Vanessa, não sei como vai estar no fim de maio, esse ano as temperaturas estão todas esquisitas. Se estiver calor, brigadeiro branco ou merengue podem ser coloridos. Beijos!
Realmente falar de clima em Brasília é muito complicado, rsrsrs. Mas do jeito que estão as coisas é melhor apostar que vai estar calor. Pensei mesmo em fazer essa de brigadeiro branco, porque fiquei com medo de errar o merengue. Minha dúvida agora é o recheio, já que a de brigadeiro é mais doce, ou é melhor deixar sem??
Desculpa esse monte de perguntas, mas minhas receitas preferidas são as suas e todas as que fiz ficaram ótimas, então melhor perguntar pra quem sabe né… =)
Beijoss
Vanessa, depende do seu gosto, flor. Não gosto de ficar indicando mix and match de recheios e coberturas, porque depende do gosto da pessoa mesmo. Acho que tudo combina com tudo. :)
Olá, adorei a receita deve ficar uma maravilha, gostaria de saber se posso utilizar o chocolate branco fracionado. Bjs.
Oii!! é possível colorir o brigadeiro branco?
Adriele, sim, use corante em gel para chocolate. Beijos!
Segui tudo direitinho, conforme a receita, mas meu brigadeiro chegou (e passou, acredito) no ponto em menos da metade do tempo indicado. Na hora de confeitar, após esfriar, o brigadeiro ficou com uma consistência bem firme, quase impossível de confeitar. Fiz tanta força que a manga “cuspiu” o bico junto com o brigadeiro. Alguma dica do que pode ter acontecido?
Bruna, seu fogo devia estar mais alto do que o mínimo. Isso varia dependendo do fogo, é normal. Melhor identificar o ponto pelo jeito da cobertura, por como fica na espátula, do que pelo tempo. Beijos!
Bom dia Juliana!
Seu sua página é divina!
Parabéns!!!
Quero saber forma e tempo para armazenamento desse brigadeiro no refrigerador e freezer.
Mt obrigada!
Camila, eu não coloco no freezer, deixo no máximo na geladeira, onde ele dura uns 8 dias tranquilamente. Beijos!
Pode ser feito colorido?
Use corante em gel.
[…] o faço constantemente, com o tempo fui adaptando a receita que postei pela primeira vez aqui em 2013. Além disso: fui compreendendo cada vez mais como ela funciona, portanto decidi trazer alguns […]
Juliana, boa tarde.
Essa quantidade de receita, dá para quantas coberturas de cupcake?
Anie, está indicado na receita!
Juliana.
Gostei e vou fazer.
Eu posso já rechear o cupcake e fazer a cobertura?
Obrigada
Angelina, você diz usando essa receita? Sim, ela serve como recheio também!
Para fazer o brigadeiro branco seguindo essa receita tem que colocar o chocolate branco derretido? Não pode deixar apenas deixar sem o cacau?
Boa tarde, eu gostaria de saber se essa cobertura de brigadeiro pode ser adaptada para coberturas com nutella ou ovomaltine, ou se a buttercream adaptada é uma opção melhor! Obrigada!!
Camila, você pode fazer brigadeiro de nutella e de ovomaltine ou buttercream de nutella e de ovomaltine, são sabores diferentes. O brigadeiro vai ficar mais doce, enquanto o buttercream tem o sabor da manteiga mais acentuado. Aí depende do seu gosto mesmo.
Amando tudo isso.
Gostaria de saber se posso fazer este brigadeiro no microondas,e se puder , quantos minutos ???
Parabéns é muito obrigada em compartilhar conosco os seus conhecimentos e sua curiosidade .
Ana, eu confesso que nunca fiz essa cobertura no microondas. Todas as vezes que fiz brigadeiro no microondas ele fica bem puxa puxa, então não fica o ideal para a cobertura. Além disso, toda vez que eu faço brigadeiro no microondas, ele sobe tanto que transborda do pote e suja o microondas todo. Aí acabo sempre fazendo na panela :)
Oie para fazer com chocolate ao leite é 100 gramas também?
Kêmila, isso mesmo!
Olá, testei a receita desta cobertura de brigadeiro e ficou parecendo um puxa-puxa, nem pensar em por em um saco de confeitar… Segui a risca o passo-a-passo da receita. O que pode ter dado errado? Obrigada.
Anelise, o puxa-puxa acontece quando tem pouca gordura no brigadeiro, eu acho. Você seguiu todas as medidas da receita mesmo? Se sim, acho estranho ter ficado puxa-puxa :(
A receita é de 3 de abril de 2013. Estamos em 2016, quase três anos depois. Continua auxiliando muita gente. Passei aqui pra te dizer gratidão pelas suas partilhas. Você aí de tão longe colaborando e de forma indireta fazendo gente feliz. Fiz a receita pro aniversário da minha filha Lumiá que fará hoje 4 anos. Queria poder enviar a foto do cupcake de tão lindo que ficou. Abraço grande.
Emilia, que bom!! Fico muito feliz! Manda pra contato@cupcakeando.com.br! Quero ver :)
Olá, amo suas receitas. Tava atrás de um brigadeiro q nem o q vc descreveu. Eu fiz com materiais de qualidade, ficou 30 minutos, mesmo mexendo sem parar com colher de silicone, começou a endurecer muito e pegar na panela aí desliguei. ele depois de frio ficou bem macio, mas não gostei do sabor e tb a textura, não saiu do bico de confeitar. Achei estranho.
Helen, deve ter ficado muito duro pra não ter saído do bico de confeitar, não? Se foi isso, talvez o fogo estivesse muito alto para fazê-lo. Dê uma olhada na revisão dessa receita, que postei no blog. É só procurar por “cobertura brigadeiro revisitada”. Quanto ao sabor, aí não sei te dizer o problema, se você diz que usou ingredientes de qualidade… :(
Olá! Estava procurando uma receita de cobertura de brigadeiro para cupcake que ficasse com a consistência boa, e achei o site. Adorei as receitas e era o que eu estava procurando, mas fiquei com algumas dúvidas:
1) Se eu utilizar essa receita em dobro, para fazer em maior quantidade, dá certo?
2) Eu fiz ontem a noite, com todas as medidas certinhas e tudo de boa qualidade, fiquei o tempo indicado, mas ao confeitar, achei que ele estava meio puxa-puxa, mesmo assim coloquei no bico e consegui confeitar, mas achei que tive que fazer muita força no braço. Eu errei o ponto, o bico (que achei que talvez estivesse muito fino), ou fica assim mesmo? rs
Pretendo repetir a receita e ver se acerto mais na próxima. :)
Adorei o site, que não conhecia, e já separei algumas receitas para experimentar. Agradeço!
Oi Camila! Vamos lá: 1) dá certo sim, só use uma panela maior para o brigadeiro não espirrar pra fora (especialmente o branco, ele “cresce” dentro da panela quase como quando a gente ferve leite). 2) Eu até hoje não entendi o que significa esse “puxa-puxa” que alguns de vocês relataram. Não sei se já aconteceu comigo… se ficou duro pra sair do bico, é porque ele ficou muito tempo cozinhando, ou cozinhou pelo tempo da receita mas em um fogo mais alto. Você já viu a renovação dessa receita? Dá uma lida, o post lá está mais completo ainda: http://www.cupcakeando.com.br/receitas/cobertura-de-brigadeiro-revisitada/
Beijos!
Lindo o novo layout do blog, Ju! Parabéns!!!
Deixa eu te perguntar: leite em pó junto com cacau em pó ou chocolate ao leite? Qual é a função do leite em pó?
Maria, era para evitar a cristalização aumentando a quantidade de gordura na receita, mas já faço sem e não cristaliza! Veja a receita nova de Brigadeiro no menu! :)
Bom dia! Sou nova nessa área e estou com uma dúvida. Posso usar corante? Seria o comum ou para chocolate? Adorei sua receita e quero fazer pro aniversário da minha filha, mas estou com essa dúvida cruel!!!
Obrigada pela atenção!
Fernanda, pro brigadeiro branco, pode sim. Se você não usar chocolate na receita, pode usar o corante comum, líquido, mas se for usar chocolate, daí faça com o corante próprio pra chocolates.
Olá! Posso colocar corante no caso do chocolate branco? Se sim qual indicado? Gel, pó, líquido? E qual o momento para colocar? No começo? Depois de pronto? Desde já obrigada
Milene, pode usar sim, corante para chocolate ou em gel, coloque no final depois de tirar do fogo e depois que tiver esfriado um pouquinho. Beijos!