segunda, 17 de agosto de 2015

Cobertura de brigadeiro, revisitada

111 Comentários

Se tem uma cobertura que eu faço sempre, quase toda semana, é de brigadeiro em ponto de bico. Faço muito, muito mesmo, seja pra cobrir cupcakes ou pra recheio, ou até pra brigadeiro de colher. Esse é o nível de versatilidade dessa receita pra mim.
Minha especialidade não é brigadeiro, muito menos essas diversas utilizações do nosso doce brasileiro, então considerem este post e esses comentários a minha opinião baseada na minha experiência. Não me responsabilizo por kgs a mais no corpo de ninguém, hihihi.

cobertura_brigadeiro_revisitado2
Como o faço constantemente, com o tempo fui adaptando a receita que postei pela primeira vez aqui em 2013. Além disso: fui compreendendo cada vez mais como ela funciona, portanto decidi trazer alguns detalhes e mudanças para vocês, que sempre me fazem perguntas lá no post antigo.

– Esse brigadeiro, quando feito na consistência certa para decorar como cobertura, não tem consistência para enrolar. Nem se você colocar na geladeira. Ele amolece e fica todo tortinho na forminha de brigadeiro. No entanto, ele fica ótimo como recheio, assim como cobertura, porque está sempre bem cremoso e maleável. Se você gostar de um brigadeiro mais molenga como recheio, é só acrescentar um pouco mais de leite condensado ou creme de leite depois de pronto.
– Sim, você leva o creme de leite para ferver junto com o leite condensado. Eu nunca, nunca, nunca tive um creme de leite uht (de caixinha) talhando nesta receita. Milagre? Sei lá, mas como nunca tive o problema, continuo fazendo assim.
– Na receita antiga, eu pedia para mexer por quase 50 minutos em fogo baixo. Claro que fazendo essa cobertura tantas vezes, eu rapidamente perdi a paciência de ficar tanto tempo na frente do fogão. Então comecei a fazer em fogo médio. Depois em fogo alto. Porque eu vivo perigosamente. Agora, consigo fazer a cobertura em menos de 20 minutos. Leia a receita pra ver como eu faço.

cobertura_brigadeiro_revisitado
– Esse brigadeiro foi eleito pelo Sr. Namorado como a receita assassina. Ele borbulha muito quando está quase pronto na panela e estoura pedaços de brigadeiro pelando de quente pro alto. Isso pode acertar você, seu braço, sua mão ou até seu olho – acredite, já acertou meu olho e o do Sr. Namorado! É perigoso! Eu uso uma luva de cozinha pra mexer quando ele está quase pronto pra evitar mais dores. Ele borbulha assim por causa do creme de leite (acredito que tenha a ver com a quantidade de gordura), então se você fizer a receita sem o creme de leite, não vai ter esse problema – mas não vai ter um brigadeiro liso, flexível, brilhante e sem cristalização.
– Na receita original, tinha leite em pó. Uns dias, eu não tinha em casa, mas fiz sem e não cristalizou. Agora faço quase sempre sem e nunca cristaliza, então deixei como opcional na receita.
– O brigadeiro tem tempos de cozimento diferentes dependendo do que você acrescenta para saborizar. Com chocolate meio amargo, eu costumo cozinhar por 18 minutos seguindo a receita abaixo. Com chocolate branco ou sem chocolate, costuma cozinhar em 15 minutos. Se eu deixo mais que isso, ele fica muito duro quando esfria – no caso do chocolate branco. Ainda estou investigando os motivos dessa diferença, hehehe.
– Se optar por colocar essências ou extratos no brigadeiro, faça depois de retirar do fogo. Senão a essência ou extrato vai evaporar e sumir.

Cobertura de brigadeiro
Rende: cobre +ou- 15 cupcakes com a voltinha clássica

1 lata (395g) de leite condensado
1 caixinha (200g) de creme de leite uht
1 colher de sopa de leite em pó integral (opcional)
1 colher de sopa de manteiga com sal (se usar manteiga sem sal, coloque uma pitada)

Para saborizar
100g de chocolate da sua preferência (meio amargo, amargo, ao leite, branco, de morango, etc)
ou 4 colheres de sopa de cacau em pó
ou 1 1/2 colher de sopa de delipaste
ou 4 colheres de sopa de leite em pó
etc etc, seja feliz e criativo

1 – Em uma panela grande, de fundo grosso, junte todos os ingredientes e mexa com uma espátula, em fogo médio. Quando eu uso chocolate amargo, meio amargo ou ao leite, costumo colocar ele antes na panela e derreter em fogo baixo mexendo sem parar. Com o branco, eu misturo tudo mesmo, porque ele não é fácil de derreter e você corre o risco de queimar.
2 – Cozinhe o brigadeiro em fogo alto a princípio, mexendo sem parar com uma espátula. Raspe sempre as laterais e o fundo, especialmente o cantinho da panela. Mexa bastante em fogo alto até o brigadeiro começar a borbulhar nas laterais. Então, diminua para o fogo médio e continue mexendo. Logo ele vai começar a borbulhar loucamente. Se ainda tiver forças, mantenha no fogo médio e continue raspando as paredes e o fundo da panela sempre. Se em algum momento você raspar e vier algum pedaço de queimado junto, então diminua para o fogo baixo – significa que você não está mexendo rápido o suficiente e é melhor cozinhar no fogo baixo do que queimar o doce e perder tudo.
3 – Como eu disse acima, o tempo de cozimento depende da saborização que você colocou. O certo é medir pela consistência mesmo: o brigadeiro deve estar mais firme, brilhoso, e ele cairá da espátula em pedaços, e não em fita ou fio. Veja o vídeo que postei no instagram com um exemplo! Se ainda tiver dúvidas, retire a panela do fogo, pegue um prato limpo e coloque um pouquinho de brigadeiro. Leve para o congelador por um ou dois minutos, depois retire e, com uma colher, puxe o brigadeiro para cima. Se ele manter o biquinho, está no ponto.
4 – Transfira para uma tigela ou prato – não precisa untar! Depois de alguns minutos, só pra esfriar um pouco, cubra com um papel plástico. Deixe esfriar COMPLETAMENTE antes de colocar no saco de confeitar. Eu deixo em temperatura ambiente, mas você pode levar para a geladeira pra acelerar o processo. Só tenha certeza de que ele está em temperatura ambiente na hora de colocar no saco, senão vai estar duro demais.

Depois, coloque em um saco de confeitar e mande bala nos cupcakes. Se for jogar granulados por cima, faça imediatamente após colocar a cobertura nos bolinhos, porque depois de alguns minutos em contato com o ar, ela começa a “secar”. O brilho permanece – se você tiver feito a receita certinha!

cobertura_brigadeiro_revisitado3
O que sobrar da cobertura (se você não comer) pode ser armazenado em um pote bem fechadinho por até uma semana na geladeira. Nunca congelei, então não sei se fica bom. Até porque ele nunca durou mais do que uma semana na geladeira: ou eu coloco em cupcakes ou eu como em colheradas todo dia depois do trabalho. #vaigordinha

  1. Luane
    17 de agosto de 2015 - 10:05

    Oi Ju…
    Adoro essa receita mas ainda não consegui dar o ponto certinho.
    Se eu quiser colorir o de chocolate branco, faço o mesmo passo a passo? tem corante especial pra colorir chocolate, você já usou dele? Gostou?
    Beijoos!

    • 25 de agosto de 2015 - 12:10

      Luane, pra colorir é só usar corante em gel ou para chocolate. Eu uso em gel, geralmente, mas prefiro o para chocolate, só pra não correr o risco de “dar ruim” por causa do chocolate no brigadeiro. Beijos!

      • Débora Cavalcanted
        04 de agosto de 2016 - 15:08

        Na hora de colocar o corante é antes ou depois de ir ao fogo?

  2. Jaqueline
    17 de agosto de 2015 - 11:23

    Bom dia Ju,

    desde que faço cupcakes utilizo sua receita de brigadeiro….e realmente é infalível….. dá super certo!
    Mas tenho feito com o cacau em pó e as vezes forma umas bolinhas….como se o cacau não dissolvesse totalmente…. como posso resolver isso?

    E sobre congelar brigadeiro….. já fiz isso várias vezes e fica perfeito, deixo descongelando em temperatura ambiente.

    Beijos

    • 25 de agosto de 2015 - 12:12

      Jaqueline, agora vou congelar uma vez pra ver se presta mesmo! Quanto às bolinhas do cacau, eu geralmente “bato” com um fouet um pouco de leite condensado com o cacau e depois misturo ao brigadeiro para cozinhar. Isso faz as bolinhas estourarem. Beijos!

    • 25 de agosto de 2015 - 18:49

      Quando tô com preguiça de peneirar o cacau em pó (ou com preguiça de lavar a peneira depois), eu primeiro derreto a manteiga no fogo baixo, quando ela tá derretida eu desligo o fogo e dissolvo o cacau nela. Depois do cacau bem dissolvido, coloco o resto dos ingredientes, mexo bem e só ligo o fogo depois de tudo misturado. Dá super certo e o brigadeiro fica super lisinho! Não gosto de usar espátula, então faço com colher de pau mesmo, afinal, eu posso sair da casa da vovó, mas a casa da vovó não sai de mim.

      No começo eu ligava o fogo pro leite condensado ir esquentando e colocava os ingredientes um a um enquanto isso, mas depois que comecei a misturar tudo ANTES de ligar o fogo, meus brigadeiros começaram a ficar mais lisos, mas não sei se isso tem alguma coisa a ver ou se é a minha prática que melhorou com o tempo.

      • 25 de agosto de 2015 - 18:58

        Fernanda, boa a dica da manteiga! E o resto eu também fazia igual você, hahahaha e agora melhorou! :)
        Beijos!

  3. Priscila
    17 de agosto de 2015 - 11:42

    Nossa Ju, é mesmo uma receita assassina, meu namorado se protege todo quando vai mexer pra mim kkkkkkkk, meu braço fica todo cheio de pintinhas queimadas com o que respinga, pior ainda quando uso ela como recheio de bolo, que ainda acrescento mais creme de leite, é uma tortura mexer, só cozinhando mesmo com muito amor pra conseguir ainda insistir nessas gostosuras ;) Adoro seu blog :**

    • 25 de agosto de 2015 - 12:13

      Priscila, usa uma luva de forno mais fina, amiga! hahahaha Imagina ficar com o braço todo manchado… Eu te entendo hahahah Beijos!

  4. Vanessa
    17 de agosto de 2015 - 14:47

    Oi Ju, adoro seu site. Me tira uma duvida, no quase de saborear com delipaste coloco no cozimento ou qdo estiver pronto ? Bjs.

    • 25 de agosto de 2015 - 12:14

      Vanessa, só fiz uma vez com delipaste e coloquei antes de cozinhar, deu super certo. Beijos!

  5. 17 de agosto de 2015 - 15:52

    Meu negócio deslanchou depois que conheci seu site. Suas receitas são maravilhosas e aprovadíssimas pelos meus clientes. Obrigada por compartilhar. Muito sucesso pra ti. Gratidão

    • 25 de agosto de 2015 - 12:14

      Renata, que bom que deu certo!! Beijos, flor!

  6. ana cleide cerveira lima
    17 de agosto de 2015 - 18:42

    Oi Juliana, realmente , essa cobertura com leite empo e´muito bom . E´so ter paciência pra dar o ponto certo.

    E, então, sair da dieta!
    Sucesso!!!

  7. DAIANA BRAGA PEREIRA
    17 de agosto de 2015 - 19:10

    Oi Juliana, veio acompanhando o blog há algum tempo e aproveito muito as suas dicas. Também uso essa receita de brigadeiro para recheios e coberturas. Queria perguntar qual marca de leite condensado você usa? Eu normalmente uso o leite moça da Nestlé, já tentei fazer o brigadeiro com outras marcas de leite condensado e demorou muito para dar ponto. Bom, queria trocar essa ideia com você ou é só eu que implico com o leite condensado.

    bjs

    • 25 de agosto de 2015 - 12:18

      Daiana, eu não me prendo muito à marcas de leite condensado porque opto por investir no chocolate (ou no caso, no saborizante do brigadeiro). Eu vou no mais barato das marcas mais conhecidas mesmo. Não arrisco também a comprar uma qualquer. Geralmente fico com o Piracanjuba ou Italac. Gosto da consistência dos dois. Beijos!

  8. 17 de agosto de 2015 - 19:33

    Eu já fiz no fogo alto desde a primeira vez que vi essa receita porque pensei “meeeeeeu, nem a pau que eu fico 50 minutos mexendo isso”. Se a panela tiver fundo grosso e você ficar mexendo sem parar, ele cozinha rápido e não empelota. Mas vamos combinar né galera, brigadeiro empelotado é tudo de bom. Se você não for usar com bico de confeitar, deixa empelotar à vontade, principalmente se você for servir o cupcake pra alguém como eu. Amo aquelas pelotinhas grudando nos dentes!

    No último fim de semana eu fiz esse brigadeiro para o bolo de aniversário da minha mãe e como fiz duas receitas, coloquei uma barra de chocolate meio amargo e duas colheres de sopa de cacau em pó. Ficou divino!

    Ah, e pro cacau em pó não empelotar, é só peneirar ele na panela e misturar muito bem todos os ingredientes antes de ligar o fogo.

    • 25 de agosto de 2015 - 12:19

      Fernanda, concordo em gênero, número e grau. Brigadeiro empelotado é uma delícia sem tamanho. Não tem nada mais gostoso do que ficar passando a língua eternamente naqueles pedacinhos que grudam nos dentes. Masssss para o saco de confeitar as empelotinhas não são legais. Beijos!

  9. Juliana
    17 de agosto de 2015 - 19:51

    #vaigordinha HUSHUSAHUSHAUSHAUSH melhor site <3 alegria do dia é receber uma notificação por e-mail de postagem nova hahaha. Texto muito informativo e muito útil para mim. Obrigada!

    • 25 de agosto de 2015 - 12:19

      Ju, que bom que curte, hehehe! Beijo grande!

  10. Dio Cesonis
    19 de agosto de 2015 - 13:16

    O seu blog é um modelo de como todo site de receitas e culinária deveria ser, é impecável, sua capacidade de adaptar receitas tradicionalmente americanas aqui para o Brasil é incrível. Sempre quis fazer muitos doces diferentes, mas sempre me desanimava ao ver mil ingredientes que eu não conseguiria encontrar por aqui.

    Nota 10, Obrigado.

    Seria MUITO legal no futuro uma receita de macaroon também, um doce incrível mas não tão popular infelizmente.

    Abraços.

    • 25 de agosto de 2015 - 13:53

      Dio, muito muito obrigado pelo carinho! Quanto ao macaron, eu to tentando achar uma receita perfeita e infalível, mas até agora nada… já tentei umas 7 vezes! hahahahah Beijos!

  11. Kacyanne
    19 de agosto de 2015 - 16:03

    Acabei de fazer essa cobertura, ficou maravilhosa! Fiz com com cacau em pó. Ela deu o ponto de bico e não é cansativa para mexer (pelo menos pra mim). Parabéns pelas receitas! Estou adorando. Beijos

  12. Patricia
    20 de agosto de 2015 - 08:22

    Bom dia meninas, bom dia Ju!
    Eu sempre faço esse brigadeiro, tanto o de chocolate meio amargo, quanto a de chocolate branco.
    Mas uso somente o leite condensado, o creme de leite e o chocolate. Sempre dá certo e fica lindooooo!!!
    A maneira que vc explica é perfeita e por isso nunca errei o ponto.
    Faço sempre na chama alta pq tenho tendinite e qto menos eu puder mexer melhor pra mim haha
    Realmente epirra muitoooo… meu marido morre de medo de tentar kkkkkkkkkkkk por isso sempre sobra mim.
    Comprei uma espatula bem cumprida e isso ameniza os ataques do brigadeiro kkkkkkkkkkkk
    Adoro suas receitas!!!!
    bjuss

  13. denyse
    20 de agosto de 2015 - 13:31

    Oi, Juliana! Estava com saudade! Estou um tempão sem Internet e sem poder dar uma olhadinha no blog. Eu também tinha uma receita de 50 min, mas como acho isso um suplício, nunca fiz. Minha filha fez um recheio com chocolate em barra que açucarou e endureceu, não sei como ela conseguiu. Vou falar pra ela copiar sua receita. Obrigada.Beijo.

  14. ariany
    21 de agosto de 2015 - 14:47

    oola ju tem tempo q nao passo por aqui.. mas aproveitando o post gostaria de saber pq sempre que faço o brigadfeiro nao fica lisinho como o seu, o meu fica sempre pontinhos de cacau

    • 25 de agosto de 2015 - 18:48

      Ariany, mais em cima eu expliquei como se livrar das pelotinhas! Coloquei no post também!
      Beijos!

  15. Gabrielle
    21 de agosto de 2015 - 15:46

    Eu adorei essa receita! Agora sempre faço, ,as errei na primeira vez… O branco, de tanto que cozinhei, virou doce de leite! E o preto não saía da manga de confeitar… E uma outra vez o cacau em pó formou mini pelotinhas… Depois disso, tudo certo, não furou mais, e eu sempre fiz em fogo alto, sou assim, desmaiada de preguiça… A cozinha e seus mistérios

  16. Márcia
    21 de agosto de 2015 - 22:18

    Esse cacau em pó pode ser aquele 50%? É o que tenho em casa e queria fazer hoje mesmo!!!

    • 25 de agosto de 2015 - 18:51

      Márcia, pode sim! Só vai ficar mais docinho :) Beijos!

  17. Cristiana
    25 de agosto de 2015 - 10:37

    Oi Ju! Já coloquei em pratica algumas receitas, o meu problema esta na cobertura, estou lendo muito e testando, a de chocolate não é meu ponto forte, fiz essa receita e é muito gostosa, mas acho que errei o ponto o ficou muito dura, ai acrescentei leite e ficou muito mole!! Socooorro!! uheuehue

    • 25 de agosto de 2015 - 18:54

      Cristiana, tem que acertar o ponto na panela! Hahahahah prática, prática, prática!

  18. 25 de agosto de 2015 - 11:35

    Ju, aceita um conselho de quem faz mais brigadeiro que tudo pra vender? :P
    Acrescente na sua receita de brigadeiro: 1 colher de sopa BEM cheia de glucose para cada lata de leite condensado. Pode ser Mel, pode ser Karo, pode ser Glucose de milho. Isso vai fazer o brigadeiro: cozinhar mais rápido, não cristalizar (aumenta a duração do brigadeiro pra 5 dias sem cristalizar, eu AGARANTIUUUUUUU hahahaha) e ficar com um brilho incrível.
    O mel dá um sabor diferente pro brigadeiro, não adianta.

    E espirra mesmo, tem que usar uma colher de pau dessas vagabundas de feira, com o cabo beeeem comprido. hehehehe

  19. 25 de agosto de 2015 - 11:37

    Ah, e o motivo do brigadeiro endurecer com diferentes chocolates é a quantidade de manteiga de cacau. Quando o chocolate que está cozido no brigadeiro esfria e cristaliza, ele dá efeitos diferentes. hehehehehe

    • 25 de agosto de 2015 - 18:57

      Lilian, eu já fiz com glucose, mas não gostei do pós-sabor que deixou na língua. Com o creme de leite, ele também não cristaliza, então prefiro no lugar da glucose! A gordura na receita também deixa ele bem brilhoso, então também evito a glucose pra isso. Mas ela faz isso tudo aí mesmo, é verdade! Já fiz brigadeiro com mel também, achei bom! Dá um toque legal, não acha?!
      Quanto à manteiga de cacau, acho que você tem razão, eu não tinha pensado nisso ainda! Beijos mil! :)

  20. 25 de agosto de 2015 - 19:58

    Olá boa noite.
    Que post calórico rsrsrs
    Hoje eu falei de cobertura no meu blog recém inaugurado. Usei uma de suas coberturas como exemplo, mas dei os devidos créditos. Espero que não se importe. Antes mesmo de iniciar o blog, o seu já era referência pra mim, nas minhas aventuras com mini cupcakes. Abraços, Nathália Martins

  21. Sheila Menezes
    26 de agosto de 2015 - 13:58

    Olá, Juliana!
    Adoro sua receitas e suas dicas são D+.
    Gostaria de saber qual a marca de chocolate que usa, principalmente no brigadeiro branco, porque já tentei fazer brigadeiro branco com algumas marcas de chocolate mais acho que fica gorduroso e com um sabor diferente.
    Qual marca você me aconselha a usar?
    Bjos!!
    Sheila

    • 26 de agosto de 2015 - 15:09

      Sheila, brigadeiro branco fica sim mais gorduroso. O que você pode fazer é não colocar a manteiga e reduzir a quantidade de creme de leite pra uns 150g mais ou menos, daí diminui a quantidade de gordura. Pra mim não tem muita diferença com marca, mas, claro, aconselho a usar Callebaut se você puder que é a melhor. Beijos!

  22. Laís
    27 de agosto de 2015 - 14:30

    Oi Juliana! Primeiro, parabéns pelo site, adoro suas receitas, são realmente incríveis! Segundo, eu queria tentar usar essa cobertura para decorar um bolo fazendo rosas sabe, nas laterais e no topo, você acha que daria certo ou esse tipo de decoração só da certo mesmo com coberturas como o buttercream ou chantilly por exemplo?

    • 16 de setembro de 2015 - 23:00

      Laís, eu já fiz um bolo de rosas com o brigadeiro, mas ele precisa ficar um pouco mais duro que esse ponto de cobrir cupcakes. Senão ele vai caindo aos poucos das laterais. Ou você pode ir fazendo cada carreira de rosas e deixando na geladeira por 30 minutos entre cada uma, pra gelar bem e fixar no lugar. E depois o bolo tem que ficar na geladeira, senão as rosas começam a cair. Beijos!

  23. 28 de agosto de 2015 - 11:53

    Ju, eu vejo que vc nunca usa adaptador de bico, eu sempre uso, mas precisa mesmo? Depende da cobertura, de mim? O que faço?

  24. Daniele
    02 de setembro de 2015 - 14:01

    Adoro essa receita, mas borbulha mesmo! Caso descubra alguma forma de amenizar, não esqueça de nos avisar. Fico cheia de bolhas, mas não tiro antes do tempo.

  25. Camila
    08 de setembro de 2015 - 09:18

    Bom dia Juliana.
    Qual o número e a marca do bico para esse tipo clássico de cobertura?
    Obrigada :*

  26. Micaella
    10 de setembro de 2015 - 17:23

    Quando vi essa receita pensei…IIIi acho q vai dar ruim..desandar …etc etc…mas como sou impulsiva kkkk resolvi fazer e foi eleito la em casa como a melhor cobertura de brigadeiro possivel… Aproveitando…adoooro teu blog. :)

  27. Isabela
    14 de setembro de 2015 - 20:48

    Ju, quantos dias FORA da geladeira dura ?

    • 16 de setembro de 2015 - 23:31

      Isabela, até uns três, mas eu pessoalmente não deixo passar de dois. Beijos!

  28. Juliana
    30 de setembro de 2015 - 14:52

    Olá Juliana.. td bem? Uma dúvida… pra fazer a cobertura de brigadeiro branco posso fazer somente com leite em pó, fica tão bom tanto quanto feito com chocolate branco?
    Obrigada.. bjoss

    • 15 de outubro de 2015 - 17:35

      Xará, pode fazer sem o chocolate sim, daí fica um brigadeiro branco, né? Não tem o saborzinho do chocolate branco. Beijos!

  29. 01 de outubro de 2015 - 11:48

    […] Cobertura Brigadeiro para cobertura […]

  30. 14 de outubro de 2015 - 02:19

    Oi Ju! Meu nome e carol, e sou uma leitora fanatica do seu blog! Eu moro na Australia ha quase 10 anos, e depois de tear dois pequeninos, virei stay home mum e fazedora de delicias! Abri um negocio aqui e to espalhando o brigadeiro da Ju por aqui! Sucesso absoluto! Muito obrigada pelas receitas e inspiracoes! Ate me arrisquei a criar uma receita de salted caramel brigadeiro e tem sido o mais vendido! To indo pra ai de ferias mes que vem, Se precisar de algo daqui pode falar. To te devendo muitos favores! Tenho familia ai em Brasilia, entao fica facil! Beijinhos e valeu!!!

    • 19 de outubro de 2015 - 18:00

      Carol, obrigada pelo carinho!! Que bom que o blog está te ajudando e fazendo sucesso por aí. Sabia que tem versão em inglês? Passe para seus conhecidos também! Puxa, se tiver algo muito exótico de cozinha aí e quiser trazer pra mim, eu ia achar o máximo. Manda um e-mail pra contato@cupcakeando.com.br a gente se fala! :) Beijos enormes!

  31. Natalie
    25 de outubro de 2015 - 11:42

    Olá Juliana!!

    Não conhecia seu blog e fui testar essa receita de cobertura de brigadeiro…simplesmente maravilhoso!!!
    Consegui fazer em 20 minutos, mexendo sem parar!!!!
    Aprendi que ñ se pode deixar esfriar totalmente pois senão ele fica difícil de passar pelo bico!!!
    Fiz ontem e o doce que sobrou virou uma casquinha em cima, tipo cristalizado….
    Ah!!! Ví uma dica aqui nos comentários de colocar glucose….hum…vou tentar!!!
    Um abração!!!!
    Obs:Pena que ñ tem como postar as fotos dos cupcakes, pois eles ficaram lindos!!!

  32. Marina
    06 de novembro de 2015 - 15:44

    Ontem eu fui fazer essa cobertura pra usar no cupcake de laranja, mas como eu tinha feito poucos cupcakes, tentei diminuir as proporções da receita. Quando o brigadeiro tava no inicio do cozimento (tava bem liquido ainda) eu provei e achei meio doce entao resolvi colocar um pouco mais de cacau em pó. Antes de atingir o ponto de cair em pedaços eu tava achando muito ruim de mexer e percebi que não tava queimando mas meio que tava grudando na panela, entao desliguei e depois de frio ficou meio grudento, meio borrachudo, parecia um chiclete… o que deu errado? foi pouco leite em pó? muito creme de leite? muito cacau?

    • 17 de novembro de 2015 - 10:12

      Marina, talvez tenha sido a sua proporção de ingredientes. Quando diminuir, você coloca metade de tudo, então o leite condensado é 197g aproximadamente e 100g de creme de leite. O saborizante, se for cacau em pó, você também coloca só metade, e ajusta conforme seu gosto. Pra ele ter ficado meio chiclete, talvez tenha sido a quantidade de creme de leite que não foi a exata, é ele que deixa o brigadeiro mais flexível e menos puxa-puxa.

  33. Janice
    05 de dezembro de 2015 - 16:05

    Olá Juliana!
    Os cupcakes podem ficar soltos na geladeira de um dia para o outro sem prejuízos para a cobertura? Ou devo colocá-los dentro de uma embalagem?

    • 07 de dezembro de 2015 - 16:20

      Janice, podem sim, mas sem embalar eles ficam ressecados mais rápido. Se for embalar, você faz sem a cobertura. Depois faz ela na hora de servir e coloca por cima!

  34. Rachel
    15 de dezembro de 2015 - 14:23

    Loucaaaa para testar essa receita! rsrsrs…Posso usar chocolate em pó? Vc já usou? bjs

    • 18 de dezembro de 2015 - 16:50

      Rachel, pode sim! Com chocolate em pó vai ficar aquele gostinho tradicional de brigadeiro de festa :)

  35. Neusa
    16 de dezembro de 2015 - 20:17

    Juliana, simplesmente fantástico!! Correu lindamente e ficaram lindos… Sou sua fã!
    Obrigada!!

  36. Tânia Iguatemy
    19 de dezembro de 2015 - 23:38

    Oie Ju, passando aqui para dizer que testei essa receita de brigadeiro, para cobrir os cupcakes do aniversário do meu namorado e deu super certo!! :)))
    Pela primeira vez conseguir fazer uma cobertura que tivesse a consistência exata para usar os meus lindos bicos de confeitar rs, fiquei tão feliz que resolvi dá uma passadinha e agradecer por tantos posts lindos que você publica aqui no blog e por tanto amor e dedicação que você demonstra ter! Um Feliz Natal e um 2016 repleto de coisas boas e muitas receitas para compartilharmos! Beijos :D

    • 20 de dezembro de 2015 - 23:58

      Tânia, que bom que deu certo contigo! Obrigada a você pelo carinho e companhia por aqui. Um ótimo Natal e 2016 para você também! :)

  37. Gabriela
    22 de dezembro de 2015 - 14:17

    Ju, fiz essa receita no micro-ondas e ficou per-fei-ta!!!
    Os cuidados que se devem ter são: usar uma vasilha grande( eu uso aquela da batedeira) e mexer de 1 em 1 minuto até dar o ponto.

  38. Amanda
    10 de janeiro de 2016 - 11:34

    Oie!!! Amo seu blog! Minha bebe vai fazer três aninhos e quero muito que tenha cupcakes com cobertura de buttercream, mas infelizmente, as confeiteiras perto de casa só fazem com marshmelow, que não tem boa consistência, nem aguenta um tempofora da geladeira…. O tema será frozen, então tudo tem q ser azul, ou branco, é? rsrsrs Minha dúvida é quanto a cor, vi lá em cima que você disse para colocar ou corante em gel, ou para chocolate. Até aí, meu cérebro loiro entendeu…. rsrssrsrs Mas preciso sabem em qual momento colocar o corante? Muito obrigada e que Deus te abençoe infinitamente! Bjos.

    • 25 de janeiro de 2016 - 22:36

      Amanda, coloque depois que retirar do fogo, com o brigadeiro ainda maleável para mexer com a espátula e misturar bem a cor. Beijos!

  39. 03 de março de 2016 - 07:14

    […] eles vão ressecar e perder um pouco o sabor do tamarindo. 6 – Decore como preferir. Eu fiz uma cobertura de brigadeiro de chocolate branco, porque o cupcake em si não é muito doce, então achei que combinou perfeitamente. Fiz uma rosa […]

  40. Anna Camila
    22 de março de 2016 - 17:14

    Oi Juliana, tô adorando seu blog… conheci por acaso numa pesquisa do Google e já fucei até por aqui! rs
    Queria saber se essa cobertura é boa pro calor…
    Vou fazer uma Oficina de Cupcakes numa festa e as crianças vão decorar, então como vc disse que ela seca, talvez não seja a melhor opção…
    Qual cobertura vc me indica?

    Obrigada!
    =D

    • 11 de abril de 2016 - 19:43

      Anna, brigaeiro é ótimo para o calor, pode mandar bala! :)

  41. Adriana
    20 de abril de 2016 - 12:22

    Ju, conheci seu blog a pouco tempo e já estou amando as dicas *-* vou testar essa receita porque sempre meu brigadeiro fica ou mole demais ou duro que nem sai do saco de confeitar haha
    uma dúvida que eu sempre tive: faz diferença no ponto final do brigadeiro entre usar cacau em pó ou chocolate em barra? não sei se é lógico, mas penso que quando derretemos um chocolate, ele endurece depois de frio, ai queria saber se isso tbm ajuda quando faz brigadeiro ou se viajei na ideia hahah

    • 05 de junho de 2016 - 09:56

      Adriana, com chocolate em barra você tem uma consistência mais firme no final, mas com o cacau em pó você tem mais sabor de chocolate (a não ser que sua barra seja chocolate amargo, daí fica quase igual). É bem do jeito que você pensou mesmo :)

  42. Laudiceia
    29 de abril de 2016 - 14:11

    Boa tarde Ju!
    Posso usar essa receita e fazer brigadeiro de enrolar, pois adoro a textura e sabor desse brigadeiro! Será que dá certo, alguém já fez??

    • 05 de junho de 2016 - 10:12

      Laudiceia, até dá, mas você tem que cozinhar ele ainda mais! Tipo mais uns quase 10 minutos. Porque como tem muita gordura nesse brigadeiro, ele fica bem mole e elástico, então no ponto de confeitar com o bico ele aparenta firme, mas quando você enrola e coloca na forminha ele aos poucos vai achatando. Se você quiser aquele brigadeiro bem firminho e redondo com essa receita, tem que cozinhar bem mais. Beijos!

  43. Gabriela
    15 de agosto de 2016 - 17:19

    Oi Ju, nossa que fofa vc.. explicando tudo direitinho e respondendo todas… parabéns!! uso muito suas receitas e sempre fiquei muito feliz.. kkk ate a cobertura do Cupcake.. eu nao sei oq acontece.. eu ja fiz de tudo e nao consigo o ponto exato… quando coloco fica lindo e depois derrete horrores.. e fica sem forma… eu nunca consegui uma cobertura nem parecida com as suas.. por favor me ajude.. sera que eu tiro antes do tempo? tem alguma panela ideal?

    obrigada!!!

    • 28 de setembro de 2016 - 01:00

      Gabriela, qual cobertura você tem dificuldade? Brigadeiro mesmo? Se for, e ele não estiver tomando consistência, talvez você esteja tirando do fogo muito cedo mesmo. Está deixando esfriar completamente também? Isso é importante! Beijo!

  44. Izabel
    05 de setembro de 2016 - 16:50

    Olá Ju, parabéns pelo seu site, adoro!
    Posso fazer essa receita no microondas? Obrigada! Bjo

    • 28 de setembro de 2016 - 01:26

      Izabel, eu nunca testei no microondas porque não tenho um pote grande o suficiente para levar ao microondas e que não derrame o brigadeiro. Porque ele cresce e muito, e pode transbordar no micro.

    • Isa
      09 de abril de 2017 - 16:00

      Meu microondas é de 30 litros e eu faço em um bowl de vidro bem alto porque primeiro o brigadeiro cresce depois desce. No meu da por volta de 8 minutos, aos 5 dou uma olhada e uma mexida pra ver como está. Não empelota, não queima a mão e não perde tempo, e o melhor… fica perfeito!!! O ponto tá certo quando ele desce totalmente e forma tipo umas bolinhas, dai basta mexer que fica lisinho!

  45. 16 de novembro de 2016 - 07:17

    […] o centro de cada bolo saia limpo. Deixe que esfriem completamente. 6 – Para a cobertura: siga a receita da cobertura de brigadeiro do blog fielmente. Espere chegar em temperatura ambiente para cobrir o bolo – ajuda se você cobrir com […]

  46. Nirla
    05 de janeiro de 2017 - 01:04

    Olá posso usar esssa receita com o leite em pó para fazer recheio de um naked mas usando no bico, ele vai ficar no modelo que eu deixar com o bico colocando por cima

  47. Elena
    24 de janeiro de 2017 - 21:10

    Oi Juliana, primeiramente obrigada por compartilhar suas delicias!
    Gostaria de saber se posso fazer essa receita no micro-ondas?
    Já fiz um recheio de brigadeiro para bolo bem parecido com o seu, mas a receita pede farinha de trigo e é feita no micro. Será que a sua dá certo?
    Beijos!

    • 02 de março de 2017 - 22:54

      Elena, eu não recomendaria porque com o creme de leite, a mistura costuma subir bastante na panela no fogão e fazer bolhas bem grandes. Dentro do seu microondas, é capaz que transborde ou suje as paredes/teto com as bolhas.

    • Cecilia
      12 de março de 2017 - 20:20

      Eu costumo fazer em microondas, dá certo, mas tem que ser em uma tigela BEM grande e alta, porque ele borbulha e cresce muitoooooooooo.
      Vou tirando e batendo com mixer pra dissolver qualquer bolotinha. Fica ótimo.

  48. GLEIDE
    05 de março de 2017 - 19:58

    OI
    Posso ser chata e perguntar se voce já mediu à quantos graus chega? não consigo acertar o ponto.

    • 28 de março de 2017 - 11:27

      Gleide, eu acho que já medi mas não me lembro mais quanto foi. Quando eu fizer novamente, vou medir e atualizo o post!

  49. 17 de março de 2017 - 10:15

    Oi Ju! Tudo bem?
    Você tem preferência por alguma marca de chocolate? Usa em gotas ou em barra?
    Pergunto isso porque o último brigadeiro que fiz, querendo melhorar a qualidade, usei chocolate nobre em gotas da marca Sicao (acho aquele belga caríssimo e acho o sabor do Sicao satisfatório). Mas alguma coisa não deu muito certo. Não sei se foi o chocolate ou se foi questão de ponto mesmo. :(
    Beijo,
    Ana

    • 28 de março de 2017 - 17:02

      Ana, querida, eu uso callebaut geralmente, mas se for pra economizar, prefiro Sicao ou Nestlé (dos nacionais). O que você tem que ficar atenta é se você usou chocolate ou cobertura. Cobertura não é chocolate! Ela endurece sem temperagem, tem só sabor de chocolate, e a Sicao vende isso em gotas assim como muitas outras marcas. Você pode ter confundido o pacote com o chocolate de verdade, acontece muito, tem que ler com atenção pra ver se diz “cobertura”. :)

      • 04 de abril de 2017 - 15:10

        Oi Ju! Obrigada por responder!!! :)

        Até conferi, mas meu chocolate é chocolate mesmo. Não é cobertura. Deve ter sido alguma outra coisa que fiz errado e não estou lembrando, afinal sempre fiz essa mesma receita e nunca tinha cristalizado com tão pouco tempo. Vou tentar de novo e te falo.

        Beijo!

        Ana

  50. Evelyn
    03 de abril de 2017 - 09:59

    Juliana, que receita maravilhosa! E com uma riqueza de detalhes o que a torna bem fácil. Queria saber se vc já fez só com o creme de leite e o leite condensado? E adicionando suco concetrado de fruta, tipo maracujá e limão, no lugar do chocolate?
    Outra coisa, pra por corante, posso fazer sem o chocolate? Abraços!

    • 03 de abril de 2017 - 12:58

      Evelyn, eu já fiz só com o creme de leite e o leite condensado, dá certo sim. E já usei o suco em pó pra saborizar, mas o suco líquido, concentrado, nunca usei. Deve funcionar se você não colocar demais. Você pode fazer sem chocolate também, daí vai ser um brigadeiro branco, de leite condensado, apenas. O chocolate (você pode até usar o branco, nesse caso) ajuda a dar mais firmeza ao brigadeiro no final. O brigadeiro branco sem chocolate branco você vai ver que fica mais elástico, puxa-puxa.

  51. Cristina Silveira
    17 de abril de 2017 - 17:21

    Oi ju
    Será que se eu fizer com chocolate branco e colocar corante azul da certo ?!
    É q eu preciso para colocar em cupcakes tipo o modelo da frozen.

  52. Larissa
    10 de maio de 2017 - 18:32

    Olá!!! Gostaria de saber se essa cobertura de brigadeiro para Cupcake dura um bom tempo fora da geladeira. Sei que isso pode variar de acordo com o clima… Mas vc pode me dar uma ideia de quanto tempo a cobertura dura sem despencar? Rs
    Obrigada!!!

    • 11 de maio de 2017 - 21:56

      Larissa, essa cobertura não derrete fora da geladeira, e já usei ela em climas bem quentes e ela segurou muito bem. Só não colocaria no sol direto :)

  53. sheila
    23 de maio de 2017 - 17:27

    Nossa! Você salvou meu dia !
    Perdi a conta de quantas vezes fui fazer essa receita e nunca dava ponto (ficava muito mole) !!
    Mas também nunca deixei o tempo suficiente no fogo !! Não deixo borbulhar porque fico com medo de queimar tudo …

    Agora vou testar assim :)

    Muito obrigada ;)

  54. Carol
    24 de maio de 2017 - 21:41

    Oi Ju, gostaria de saber se dá pra fazer com margarina também. Fico no aguardo ❤️

    • 25 de maio de 2017 - 12:20

      Carol, dá certo sim, mas prefiro omitir a manteiga, ao invés de usar margarina. Margarina faz super mal :(

  55. Yuana
    06 de junho de 2017 - 14:37

    Oiiii tudo bem? Na matéria você fala de um vídeo mas não achei
    Beijos

  56. Ana Cleide Cerveira Lima
    08 de junho de 2017 - 01:52

    Ah Ju, fazendo receita atras da outra. O resultado uns quilos a mais. Como fazer sem provar? kkkkk
    Queria ideias pra meu arraial. Um abracao!!!

    O bolo de cenoura tenho feito bastante sucesso. Um a delicia com cafe!

  57. Luana
    24 de junho de 2017 - 20:27

    Bom dia, boa tarde e boa noite eu gostaria de saber qual é a marca do creme de leite que você usa, apesar de ser tudo creme de leite no mercado ha uma grande variedade e são poucos os cremes de leite que não talham!
    Acabei de conhecer o seu blog e amei de tal forma (bate até uma invejinha de tanta criatividade de tanta perfeição e cuidado com o seu conteúdo kkkk).

    • 01 de julho de 2017 - 16:53

      Luana, bem vinda! Creme de leite de caixinha eu uso Italac ou Piracanjuba, gosto dos dois pela consistência deles e porque geralmente vem bem homogêneo – tem uns que vem com o soro separado mesmo na caixinha. :)

  58. Gisele
    15 de julho de 2017 - 13:17

    Olá , vim deixar mensagem apenas de agradecimento!
    Hoje eu tinha uma encomenda de 60 cupcakes fora os 200 doces que já tinha feito , eu ninca havia feito brigadeiro a ponto de bico ou ganache zero experiência neles , e hoje pela madrugada eu deitei pra descansar e encontrei esse site maraaa, com a receita do brigadeiro em ponto de bico nossa ficou perfeito e recebi elogios de todos. Obrigada

  59. 28 de agosto de 2017 - 05:55

    Uma dica para dissolver completamente o cacau em pó é usar uma colher de sopa de rum ou conhaque para dissolver antes de colocar junto com o leite condenhsado, e o sabor do brigadeiro fica maravilhoso e a durabilidade aumenta até 15 dias nào açucara.

    • 26 de setembro de 2017 - 13:49

      Dalvaci, que dica maravilhosa! Vou testar e acrescentar aqui na receita, obrigada :)

  60. Geysa
    05 de setembro de 2017 - 11:08

    Olá querida obrigada por ensinar com tanto detalhes essa receita,fiz e confeitei um bolo pro meu marido.Ficou lindo e delicioso. Ótima receita,creio que será a minha preferida por décadas.bjos

  61. Gloria
    10 de setembro de 2017 - 14:20

    Oi Juliana fiz hoje a tua receita e gostaria de saber se posso decorar hoje os cupcakes com o brigadeiro, é para amanhã de manha. Muito obrigada

    • 26 de setembro de 2017 - 14:01

      Gloria, pode sim! Te respondi meio tarde, desculpe…

  62. 04 de novembro de 2017 - 09:58

    Receita top!!! Sempre faço!! Obrigada, Ju!

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!