segunda, 18 de dezembro de 2017

Cheesecupcakes de mirtilo, duas cores

0 Comentários

Os mirtilos estavam na promoção nesse fim de ano. Quer dizer, estavam mais baratos do que o normal, e isso significa promoção – mas não significa preço incrivelmente barato.
Achei bandejinhas de 125g por 8 reais, o que é barato, mas é caro se você considerar o valor em si. Mas como na maioria das vezes encontramos essa frutinha por 20 e poucos reais, eu achei 8 uma pechincha. E levei vários potinhos.

Cheesecupcakes de mirtilos
Então tinha que gastá-los com algo e logo achei este cheesecake para fazer cheesecupcakes deliciosos!
Mas tive que adaptar e muito a receita que está no site da Tastemade. Aliás, ela nem parece a receita do vídeo. No vídeo é uma coisa e na receita é outro. É uma das coisas que eu mais tinha raiva de fazer receitas de sites famosos, é que parece que ninguém testou a receita antes de postar. Ou que fizeram qualquer uma pro vídeo e depois anotaram quaisquer quantidades na escrita.
Nunca dava certo.

Cheesecupcakes de mirtilos

Cheesecupcakes de mirtilos
Adaptei algumas medidas e deu certinho. Então, espero que gostem.
Ah! Sim, eu apareci no vídeo. Pela primeira vez, borrada. Mas vamos com calma ok? Estou falando pela primeira vez também, e isso já é um avanço pro canal :)
Fiquem com a fofura do Freddie no final do vídeo – tem que ver até o fim pra ver meu filhotinho!

Cheesecupcakes de mirtilo, duas cores
Rende: 7 cheesecupcakes grandes
Receita bem adaptada da Tastemade.

Fundo de biscoito
85g de biscoitos moídos (usei maizena, mas você pode usar qualquer outro)
50g de manteiga, derretida

Creme
1 xícara (140g) de mirtilos
3 colheres de sopa (45g) de açúcar
2 colheres de chá de suco de limão (usei siciliano, mas pode ser tahiti)
2/3 colher de chá de gelatina em pó, sem sabor

220g de creamcheese
1/2 xícara (140ml) de iogurte sem açúcar
1/2 xícara (65ml) de creme de leite (pode ser fresco ou de caixinha)
3 colheres de sopa (45g) de açúcar
2 colheres de sopa de suco de limão

2/3 colher de chá de gelatina em pó, sem sabor
1/4 xícara (32ml) de creme de leite (pode ser fresco ou de caixinha

1/4 xícara (32ml) de creme de leite fresco, para bater chantilly
2 colheres de sopa de açúcar impalpável
mirtilos para decorar

1 – Comece pelo fundo, a base dos cheesecupcakes. Processe os biscoitos se já não o tiver feito, e acrescente a manteiga derretida, processe novamente. Até chegar a uma consistência de areia molhada.
2 – Em uma panela pequena, cozinhe os três primeiros ingredientes do creme (mirtilos, açúcar e suco) por mais ou menos 5 minutos em fogo médio, sendo no mínimo 2 com a mistura fervendo. Os mirtilos vão estourar enquanto isso, mas facilite com as costas da espátula ou colher que estiver usando. Retire do fogo e espere uns 10 minutos. Adicione os 2/3 colher de chá de gelatina e misture bem até derreter. Reserve essa mistura, que é quase uma geleia.
3 – Em uma tigela grande, acrescente o creamcheese, iogurte, creme de leite, açúcar e suco de limão. Bata com um fouet até misturar tudo. Tudo bem se tiver alguns gruminhos!
4 – Esquente o creme de leite um pouquinho no microondas e adicione a gelatina em pó. Misture bem para não ter nenhum grumo de gelatina, mas se houver, passe por uma peneira antes de prosseguir.
5 – Adicione essa mistura de creme de leite e gelatina ao creme de creamcheese, misture bem com o fouet.
6 – Divida o creme em duas tigelas. Em uma delas, adicione os mirtilos estourados e não estourados da “geleia”, e na outra adicione uma a duas colheres de sopa apenas do caldo da geleia. A maior parte deve ficar em uma das tigelas, para que uma tenha mais cor que a outra e a gente consiga fazer as duas cores. Misture bem com uma colher.
7 – Na forminha de cupcake, coloque uma colher de sopa cheia da misturinha de “areia” de biscoito. Pressione no fundo com um copo ou potinho. Leve para a geladeira por uns 15 minutos para endurecer.
8 – Depois, coloque uma a duas colheres de sopa do creme mais escuro, garantindo que está colocando também alguns mirtilos. Dê umas batidinhas na bancada para nivelar o creme e leve para o congelador por 15 minutos.
9 – Retire e coloque o creme mais claro, novamente mais umas duas colheres de sopa. Como não vamos assar e ele não vai crescer, você pode preencher até o topo da forminha de papel. Leve para o congelador por mais 30 minutos, ou deixe na geladeira de madrugada para servir no dia seguinte.
10 – Bata o creme de leite fresco com o açúcar até virar chantilly. Coloque em um saco de confeitar com bico 1A da Wilton, e faça uma bolinha em cada um. Decore com mirtilos e sirva imediatamente. Se não for comer na hora, deixe na geladeira, afinal são cheesecupcakes não-assados!

Cheesecupcakes de mirtilos

Dicas:
– Use uma forminha muito boa, grossa e de boa qualidade. Se usar uma muito fina e ruim, o papel vai rasgar com a umidade do cheesecake quando você for remover.
– O único creme de leite que precisa ser o fresco é o pra bater chantilly. Todos os outros podem ser o de caixinha, sem problemas.

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!