Ando viciada em podcasts novamente. Assim, “novamente” porque a onda podcasts foi bem mais intensa uns 4 anos atrás. Agora a vibe geral são canais do Youtube. Eu passei minha febre dos podcasts também, mas agora voltou, com podcasts americanos sobre gastronomia e culinária.
Estou viciadíssima no Spilled Milk, da Molly e do Matthew, dois divertidos apresentadores do podcast. Gente, se você entende inglês, por favor escute esse podcast. É MUITO divertido! Cada episódio é sobre um ingredientes, um prato ou alguma coisa relacionada a comida, e eles basicamente passam o programa inteiro falando sobre tudo que conseguem lembrar sobre o assunto. Tipo o episódio de cenouras, no qual os dois passaram o programa inteiro relembrando como eles comiam cenouras quando pequenos. No final, rola uma receitinha rápida pra gente tentar, e na verdade o programa inteiro tem várias ideias de comida – por exemplo, quando o Matthew sugere colocar um pouco de manteiga queimada no risoto pronto antes de servir. Porque nunca pensei nisso antes??
Mesmo que você não faça nada do que eles sugerem, só o papo maluco dos dois já vale. Eles são muito engraçados.
Outro que eu ando escutando bastante é o Eat Your Words. Ele fala de livros recém-lançados e bate um papo com o autor sobre os assuntos da obra. É bem informativo e legal pra conhecer livros novos. Divertido? Não é de morrer de rir, mas de vez em quando da pra ter umas risadinhas. Claro, em inglês também.
Em português, eu escuto fielmente o Nerdcast há muitos e muitos anos. Toda sexta, um episódio bacana. Às vezes é ruim, às vezes é excelente. Mas confesso que não encontro muitos brasileiros que me distraiam tanto quanto esse: Matando Robôs Gigantes eu escuto vez em nunca, mas acho bem desengraçado. Porque desengraçado é diferente de chato.
A receita de hoje é um anexo legal para aquele post sobre como fazer grandes encomendas. Afinal, o que fazer com aquele monte de massa de recheio de cupcake que sobrou? Cakepops.
Cakepops de chocolate e doce de leite
Rende: 25 a 30 cakepops3 3/4 de xícaras (400g) de bolo de chocolate, ou a mesma medida de centros de cupcakes retirados para rechear, esfarelados
1/2 xícara (160g) de doce de leite firme
300g de chocolate meio amargo temperado
confeitos1 – Para despedaçar a massa, basta pegar duas metades de recheio e esfregar uma na outra até despedaçar tudo. Ou esfregar delicadamente entre as palmas da sua mão mesmo. Esfarele bem, sem deixar pedaços grandes no meio!
2 – Adicione 100g do doce de leite e misture. Vá testando a liga, a massa deve se juntar e formar uma bolinha quando você tenta enrolar. Isso pode variar dependendo da massa que você usou, se ela tem muita gordura ou mais farinha, etc. Eu usei essa receita de cupcake de chocolate e precisei dos 160g de doce de leite para os 400g de bolo.
3 – Modele bolinhas de 20g aproximadamente cada e disponha em um tabuleiro forrado com papel manteiga. Maiores do que isso você corre o risco de caírem dos palitos quando ficar em pé. Se fizer cakepops que ficam “deitados”, como os da foto, então pode fazer um pouco maior. Mas não exagera, não é uma maçã do amor!
4 – Leve para gelar enquanto tempera o chocolate. Deixe na geladeira, e não no congelador. No congelador, eles podem pegar muita umidade e gelar demais, podendo quebrar o chocolate depois de cobertos.
5 – Passe a ponta do palito em um pouco de chocolate temperado e espete em cada bolinha gelada. Leve novamente para a geladeira por uns 5 minutos para que o chocolate grude na massa.
6 – Comece a cobrir as bolinhas com o chocolate: mergulhe delicadamente cada uma e levante, sacudindo levemente e batendo na lateral do pote com muito, MUITO cuidado, para que o excesso caia. Se quiser grudar confeitos nelas, faça enquanto o chocolate ainda está mole, antes de endurecer nos cakepops, o que vai acontecer rápido porque eles estão geladinhos. Se quiser decorar com traços de chocolate por cima, então espere endurecer antes.
Eu mantive os cakepops na geladeira enquanto não estavam sendo servidos, porque gostei deles geladinhos. Mas se você temperou corretamente seu chocolate ou se usou cobertura, eles podem ficar do lado de fora tranquilamente.
Dicas:
– Se o chocolate temperado estiver muito espesso e você não conseguir deixá-lo liso nos cakepops, derreta um pouco de manteiga de cacau dentro para que ele fique mais líquido. Para essa quantidade de 300g, comece com 1/2 colher de chá e aumente se achar necessário.
– Usei palitos de plástico, aqueles brancos da Wilton. Se não encontrar e só achar aqueles de churrasco, corte a ponta afiada com uma tesoura própria para isso, para que não fique fiapos.
– Também dá pra fazer sem os palitos, basta banhar cada bolinha com o auxílio de garfos para banhar bombons.
Vocês têm algum podcast brasileiro pra me indicar? Especialmente se for de gastronomia ou culinária, vou adorar!
Infelizmente não tenho pra te indicar, mas eu já fiz cakepops algumas vezes e adorei ver que estava fazendo tudo certinho, pois confio muito nos seus posts. Eu coloco um lacinho no palito, fica lindinho nas mesas de aniversário. Beijo, Juliana.
[…] cada bolo para nivelá-los. O que sobra você pode e deve comer, porque é MUITO bom. Garanto. Ou faça cakepops. Cubra com um pouco de ganache uma base firme para bolo e coloque a primeira camada. Se quiser […]
Escute Mamilos! Bem informativo e rende diversas risadas <3
Tamires, viciei em Mamilos! Obrigada!!