Cozinha é tentativa e erro. Volta e meia eu digo isso pra vocês nos comentários quando não sou capaz de tirar alguma dúvida. A questão é que boa parte do que eu sei de cupcakes e até mesmo de confeitaria foi com base em muitos dias em pé, na cozinha, testando receitas e mais receitas que encontrava pela internet e em livros de culinária. Isso rendeu muita farinha no chão, formigas por todo o lado, buttercream entupindo a pia, massa pingando na bancada, chocolate na bochecha (como foi que ele chegou ali?) e dedos coloridos de corante. Um dia, até a façanha de estourar – sim, estourar! – um pote de vidro que tinha pertencido à minha vó eu consegui, e voou chocolate por toda a mesa. A sorte (ou milagre) é que eu tinha acabado de sair de perto pra buscar uma espátula, senão podia até ter voado vidro no meu olho.
Então, quando leio o comentário de alguém perguntando “será que dá certo se eu substituir isso por isso?” ou “posso acrescentar não-sei-o-que na massa?”, minha resposta padrão é “vai com fé”. Sério! O máximo que pode lhe acontecer é não dar certo e você ter perdido umas gramas de ingredientes. Mas pode ficar sensacionalmente bom, já pensou?!
Claro que eu não recomendo o “vai com fé” se você está preparando uma encomenda para um cliente, ou para uma festa especial. O “vai com fé” serve para você, em casa de boa, fazendo um cupcake pra família. Depois de testar e ter certeza que a ideia dá certo, aí sim parta para aplicar em encomendas e outras coisas importantes.
Essa cobertura foi descoberta em um dia de testes, como os vários que já tive. Eu precisava de uma cobertura completamente preta para desenhar faces do Jack em cima de cupcakes, pro aniversário de uma amiga que ama o personagem. Testei umas três receitas diferentes até encontrar essa, que era a mais preta que eu consegui chegar.
Ela não é 100% preta, mas eu diria que ela é uns 89% preta, o que já é muito! E o melhor: feita com nutella, o que deixa MUITO saboroso. Pela quantidade de corante, eu não gostei de usá-la como única cobertura de um cupcake. Se usar, é melhor comer um só!
Buttercream (quase) totalmente preto
Receita por 52 Kitchen Adventures.
Rende: voltinha simples para 12 cupcakes
1/2 xícara (115g) de manteiga
1 xícara de nutella
1 xícara de açúcar impalpável
1 colher de chá de leite
1 colher de chá de corante preto em gel de boa qualidade
1 – Em uma batedeira, bata a manteiga até ficar bem lisa. Ela deve estar em temperatura ambiente! Em seguida, acrescente a nutella e bata até incorporar bem.
2 – Acrescente o açúcar e bata novamente, até incorporar tudo. Comece na velocidade baixa para que ele não espirre por toda a sua cozinha, como talvez pode ter acontecido comigo…
3 – Adicione o leite e o corante. Bata até que tudo esteja bem uniforme. Se achar que precisa de mais cor, adicione mais corante, de 1/2 em 1/2 colher de chá, mas lembre que depois de certo ponto o corante não faz mais tanto efeito, não importando o quanto você use. Se quiser a cobertura mais firme, adicione mais açúcar, aos poucos. Cuidado para não ficar muito doce!
Ela segura muito bem uma voltinha, mas acho que ficaria muito mais bonita se fosse um detalhe na cobertura, como uma flor em cima da voltinha, ou algo assim. Fica delicado!
Quantos testes malucos você já fez na cozinha? Conte um causo!
Fiquei curiosa, deve ter ficado delicioso, irei testar também!
Nossa Ju vc é incrível mesmo…. Acredita que estava na internet procurando um glace beeeeeem preto????? Também preciso desenhar algo nos cupcakes e buscava algo assim. Ate pensei em comprar aquele pronto da Wilton mas minha salvadora (vc) chegou… Meu único problema é a resistência dele pois o desenho ficaria na vertical e minha cidade esta um verdadeiro forno… por ser base de buttercream, será que não irá escorrer???? Vou hoje comprar corantes para começar a testar também… Pensei de inicio no glace real… Vamos ver o que dá…
Vanessa, se estiver muito quente na sua cidade, o buttercream não segura muito bem, não. Só ficando na geladeira ou em local resfriado. Se for apenas alguns detalhes, melhor você usar glacê real mesmo. Beijos!
nossa esses buttercream são gostosos demais com tudo isso posso fazer muitas receitas gostosas de fazer e os ovos de pascoa………
Oi Ju!!!
Testado e aprovado..mas realmente,ficou muito melhor,como um detalhe apenas,do que no cake todo.Beijo e obrigada!!
Ju você é Fantástica!
Olá,
Acompanho sempre o blog e adoro as receitas. Certa vez, num workshop de final de ano promovido por uma loja da minha cidade, a palestrante disse que para tingir qualquer coisa de preto, primeiro tinhamos que tingir de marrom escuro e depois, de preto. Isso está correto?
Karine, o que ela falou está certo! É muito difícil chegar em cores como o preto e o vermelho sem usar muito, MUITO corante. Então, nos aproveitamos de truques, como tingir de marrom primeiro e depois preto. No caso dessa cobertura, o segredo do escuro do preto aqui é a Nutella, que é naturalmente mais escura (e gostosa), então já começamos em um tom escuro. Daí, usamos o corante preto. No caso do vermelho, por exemplo, tem receitas que começam com beterraba, pra colorir um pouco, e depois entra o corante. ;)
Achei lindo! Bem diferente!
Beijo
Ju, me aventurei no mundo dos cupcakes há mais ou menos um ano e seu blog foi um dos meus grandes achados! Tento aproveitar ao máximo as suas dicas e releio suas receitas inúmeras vezes para firmar bem a ideia na cabeça, rs.
Mas ainda me considero muito leiga no assunto e gostaria de tirar uma dúvida contigo: recentemente fiz alguns cupcakes e tentei fazer a famosa voltinha com ganache. Misturei chocolate meio amargo derretido com creme de leite e deixei chegar a sua temperatura ambiente e mesmo assim, não consegui :(
A minha pergunta é: ganache é a escolha mais apropriada para se fazer a voltinha ou deve-se usá-lo mais como recheio??
Adoro o seu trabalho!
Vou tentar fazer este buttercream!
Beijos grandes!
Daniela, eu não gosto muito de ganache como cobertura, opção minha. Prefiro ela como recheio. Porém, ela é muito comum como cobertura. Provavelmente, se ela ficou mole, você precisava ter colocado menos líquido (creme de leite). Talvez esteja muito quente na sua cidade também e isso influencia. Beijos!
Tambem sou novo e ando testando as coisas… pra voltinha com ganache ficar firme tive que coloca-lo um tempo na geladeira… adoro o site! bjs
Adoro o Jack também, fiquei curiosa imaginando como os seus cupcakes dele ficaram!
Vou testar essa receita um dia!
Nathália, pena que não tirei foto… mas minha amiga que recebeu os cupcakes era sua xará. :)
Juliana, moro em Natal-RN e pretendo testar essa cobertura para o próximo fim de semana, vc acha que posso cobrir na sexta? ( a festa é no sábado). muda muito com a temperatura?
Luciana, não sei como está o clima na sua cidade, mas se estiver muito quente, pode ser que ela não aguente muito bem. Vale fazer um teste no dia anterior pra ver como ela segura. Nunca deixe pra experimentar uma receita nova no dia da entrega, vai que dá errado. Beijos!
Ju, adoreeei a receita que você fez e estou louca pra começar a testar todas aqui do site! Mas eu queria saber qual a altura da sua forma de cupcakes, porque todas as formas que vejo por aí são muuito pequenas! Brigada :D Beijos!
Vixe, Lívia, não sei direito qual a altura dela, mas pelo que eu vejo no mercado, é padrão. Provavelmente as forminhas que você compra são maiores, mas não tem problema nenhum, porque a base já vai estar lá pra segurar a massa. Beijos!
adorei esse butterceam de amoras com muito chocolate …..
seu aprovado tenho muitas ideais com seu amor com aprovada de papos ideais com seu me aventurei no mundo dos cupcakes há mais ou menos um ano e seu blog foi um dos meus grandes achados! Tento aproveitar ao máximo as suas dicas e releio suas receitas inúmeras vezes para firmar bem a ideia na cabeça, rs.
Mas ainda me considero muito leiga no assunto e gostaria de tirar uma dúvida contigo: recentemente fiz alguns cupcakes e tentei fazer a famosa voltinha com ganache. Misturei chocolate meio amargo derretido com creme de leite e deixei chegar a sua temperatura ambiente e mesmo assim, não consegui :(
A minha pergunta é: ganache é a escolha mais apropriada para se fazer a voltinha ou deve-se usá-lo mais como recheio??
Adoro o seu trabalho!
Vou tentar fazer este buttercream!
Beijos grandes!amor.
Melize, você tentou fazer com ganache, é isso? Ganache também segura voltinhas, mas provavelmente devia estar muito quente na sua cidade, e a ganache não segura bem no calor. Buttercream também não. Eu costumo usar como recheio mesmo, prefiro. Beijos!
Ju minha linda obrigada pela resposta (2° comentário) mas não consigo chegar na cor preto com o glacê real nem por um decreto… Alguma dica???
Vanessa, procure uma marca muito boa de corante em gel. Esse buttercream é o mais próximo que você vai chegar do preto, mas, como eu disse no post, mesmo assim não vai ficar completamente preto!
Ju, você diz pra usar um bom corante, mas como sou nova nisso, não sei um bom, pode falar o que você usou?
Ludmilla, eu uso os corantes da Americolor, considero os melhores (do mundo!), mas eles não vendem no Brasil. Aqui, eu aconselharia comprar os corantes da Wilton ou, em segunda opção, os da Mix. Beijos!
Oi Ju, tudo bem?! Comecei a acompanhar seu blog ontem e amei! Já li praticamente todos os posts. Hahaha! Também sou de Brasília e quero começar a fazer cupcakes e receitas de culinária em geral. Comecei a cozinhar há pouco tempo receitinhas salgadas que tem dado super certo; e como eu sou completamente LOUCA por doces, quero arriscar nisso tb. Enfim, você poderia me indicar algum livro interessante sobre confeitaria?! Quais livros você tem e quais gosta?!
Essa é até uma sugestão de post! =D
Amei o post das sugestões dos instrumentos básicos pra confeitaria, vou já adquirir os meus! =** Beijos!!
Barbara, seja bem vinda ao blog! :D
É verdade, seria um post bacana. Vou providenciar! Tem muitos livros bacanas para estudar confeitaria mais a fundo. Pessoalmente, gosto muito desses dois:
– Panificação e Confeitaria Profissionais, de Wayne Gisslein (da Le Cordon Bleu)
– The Cake Bible, da Rose Levy Beranbaum (apenas importado e em inglês)
O primeiro está disponível no Brasil, na Livraria Cultura, mas é bem caro (acho que uns R$ 200). O segundo é um dos melhores livros sobre confeitaria que existem, mas nunca foi traduzido para português (e duvido que um dia seja, infelizmente). Se tiver a chance de comprar lá fora, ele nem é tão caro, você só precisa saber ler em inglês.
Tem um outro livro da editora Larousse, “Confeitaria”, da série Cozinha Passo a Passo, que é muito bonitinho: ele mostra receitas com passo a passo ilustrado, ensinando técnicas também, além de mostrar os utensílios.
Beijos!
Oi Ju!.. tudo bem?…
Perfeito seu blog…. estamos entrando nesse mundo dos cups mas quase p/ desistir qdo uma receita não da certo…. . Posso te fazer uma pergunta?… como faço p/ conseguir uma cobertura vermelha?… ja tentamos mas não nada… chegamos no rosa, roxo cada tom que dá medo….
Me ajuda??….bjss… e parabens pelo blog….. e pelo trabalho lindo que faz!!…
Debora, pela minha experiência, infelizmente é impossível chegar a uma cobertura completamente vermelha (que não seja pasta americana, e da já comprada pronta). Vermelho e preto são cores muito difíceis de chegar, tanto que nesse post eu explico que isso ainda não é preto 100%, mas é o mais próximo que cheguei. Beijos!
Oi Ju, amei seu blog!
Gostaria de saber qual é o nome do bico que usou?
bjs!
Ana, acho que foi um bico sem marca ou número que comprei na Argentina. Mas ele pode ser substituído pelo 1M da Wilton. Beijos!
Oi ju,eu aqui denovo.. vc acha que e possivel adaptar essa receita ao buttercream de merengue italianl/suíço ?! Beijo
Brenda, pra ficar pretinho assim, só essa receita. Mesmo que você acrescente nutella e corante no buttercream de merengue, não fica tão escuro. Beijos!
Juliana, vc teria uma receita de buttercream BRANCA, pois dizem que ela fica amarela por causa da manteiga.aguardo retorno
norys
Norys, infelizmente, qualquer coisa que você fizer com manteiga vai ficar levemente amarelado, incluindo o buttercream. Beijos!
Oi!
Eu adoro confeitaria, sempre me divirto com receitas novas e sites fantásticos (como o seu!) que encontro aqui. Passeando pelo site essa receita me chamou a atenção. Eu não gosto de usar corante, então sempre procuro ingredientes com a cor desejada. Já experimentou usar o black cocoa powder?
Luisa, conheço o black cocoa powder mas nunca achei pra vender por aqui. E como é difícil de encontrar, mesmo que eu achasse, talvez não indicaria no blog porque quase ninguém ia conseguir fazer. Eu achei cacau negro na Argentina e é ótimo para fazer coberturas pretas. Sabe onde vende no Brasil? :)
Oi, Jú, vi uma vez uma cobertura de cupcake nesta cor, mas era ganache, você sabe me dizer eu seu só consigo esta cor com corante na ganache? Seu trabalho é lindo! É gostoso ver o carinho com o qual você trata da confeitaria! Parabéns!
Karla, se era ganache, provavelmente usou um chocolate bem amargo e escuro, daí você chega próximo desse preto, mas ainda assim eu usaria um pouco de corante (próprio para chocolate). Obrigada pelos elogios! Beijos!
Oi Ju, tudo bem? Sem querer importunar mas já importunando… Será que essa receita da certo pra fazer um azul marinho bem escuro, ou é besteira botar tanto corante assim? P.S da ultima vez que tentei fazer Buttercream preto e vermelho quase gastei todo o gel e a cor não pegava :/
Gracielle, deve dar certo sim, mas lembre-se que depois de um certo ponto, não adianta o quanto de corante você colocar porque ele não vai ficar mais escuro ou mais azul. Beijos!
Oi Ju ^^
Por falar em coberturas de cores fortes, vc tem alguma dica para eu conseguir colorir meu buttercream de vermelho? Rsrs sei q se eu colocar um corante vermelho diretamente ele vai ficar rosa, mas por qual cor eu começo? Laranja ou amarelo?
Beatriz, o vermelho (assim como o preto) é uma cor quase impossível de chegar no buttercream. Você vai ter que usar muito corante e ainda sim não vai chegar no tom certo. Não recomendo, muito corante deixa o gosto terrível e ainda não faz bem pra saúde. Beijos!
Esse butercream pode ser usa como cobertura de bolo ???????????
Raphaella, buttercream é uma cobertura de bolo!
Olá! Por favor, vou precisar usar corante vermelho no buttercream e a cor não fica ela botei muito corante. Como atingir o vermelho? Misturo com outra cor? Obrigada!
Angela, é praticamente impossível chegar nas cores preta e vermelha em buttercream. Nos EUA, se vende já pronto. Eu pessoalmente nunca cheguei ao vermelho de verdade em coberturas, no máximo fica um rosa bem forte. Beijos!
Outra dúvida… Qual cobertura resiste melhor ao calor, buttercream, chantilly ou o merengue suíço? Obrigada
Angela, merengue! :)
Ju preciso fazer um bolo do mickey com chantilly preto e vermelho, o que você me indica, tingir o chantilly ou o buttercream? Obrigada :)
Ju, xará, não recomendo nenhum dos dois, porque você vai precisar usar muuuuuuito corante pra chegar no tom e daí fica um gosto muito ruim, se é que você consegue o tom certo. De qualquer forma, é mais fácil pelo chantilly.
Olá juh. Você acha que pra cobrir um bolo todo com ele não é gostoso?
Será que consigo tingir o chocolate 1/2 amargo se preto? Aguardo … Beijos. Amei a dica,mas como é pra cobrir um bolo grande, não sei se ficaria gostoso. Pois você disse que era melhor apenas em detalhes né
PAtricia, eu usaria pra fazer uma fina camada, apenas. Porque ele fica muito amargo mesmo :(