quarta, 11 de julho de 2012

Buttercream e um ode à manteiga

436 Comentários

Um dos blogs que acompanho tem um nome que faz muito sentido pra mim: é o Always with Butter. Traduzindo, sempre com manteiga. Porque tudo no mundo fica mais gostoso com manteiga. Um dia, de papo com o Sr. Namorado, chegamos à brilhante conclusão que todos já sabemos: quanto mais gordura, mais saboroso. Já notou que salgadinho frito é mais atraente pra você do que o assado? Especialmente no dia que bate aquela fome no intervalo da aula da faculdade. Enroladinho frito sempre vai ser mais gostoso que enroladinho assado.
Como manteiga é pura gordura, a lógica está completa. Ela melhora o pão, o bolo, o cupcake, a lasanha, o risoto e até o miojo do fim de semana (joga uma colher de chá de manteiga quando ele estiver pronto e quentinho pra você ver!).

Cupcake rosaFofo!
O buttercream era um mistério pra mim. Tinha medo de fazer porque me assustava produzir algo com manteiga no nosso clima tão quente. Minha primeira tentativa não foi boa, pois a cobertura não segurou bem com o bico de confeitar. Foi uma das minhas primeiras lições sobre não desistir quando algo dá errado na cozinha, por mais frustrante que possa ser.
Quando encontrei essa receita de buttercream, resolvi tentar pela propaganda que vinha junto. “O sabor é igual sorvete de baunilha”, dizia. Eu duvidei – e me enganei. Realmente, é igual sorvete de baunilha. Quando acabei, eu e o Sr. Namorado queríamos comer direto da vasilha, de colher, embaixo do edredon assistindo filme.

Buttercream com gosto de sorvete
Receita original no Sweetapolita.
Rende: cobrir +ou- 25 cupcakes com a clássica voltinha.

370g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
3 1/2 xícaras (400g) de açúcar impalpável, peneirado
3 colheres de sopa de leite integral
1 colher de sopa de extrato de baunilha branca – você encontra em lojas especializadas em confeitaria
uma pitada de sal

1 – Em uma batedeira fixa, bata a manteiga por 8 minutos na velocidade média. Pare na metade para limpar as paredes da tigela, assegurando que tudo seja batido. A manteiga vai mudar de cor e ficar pálida, quase bege, e fofinha.
2 – Adicione todo o açúcar, a pitada de sal e a baunilha branca de uma vez. Quanto ao leite, eu coloco duas colheres primeiro e espero tudo ficar bem uniforme antes de adicionar a última. Caso esteja numa consistência adequada para o bico de confeitar, não precisa de mais leite, a não ser que você prefira uma cobertura mais mole.

Buttercream nascendo
3 – Bata lentamente a princípio – ou o açúcar vai voar na sua cozinha toda! – e depois bata sem parar por 6 minutos.

Pronto! Agora você pode colorir com corante alimentício em gel – o líquido pode prejudicar a consistência. Faça de gota em gota e lembre-se que qualquer cor irá se misturar com a tonalidade natural do buttercream, que é bege por causa da manteiga. Não ache que vai colocar o vermelho ali e vai sair da cor do Natal, já que é mais provável que fique um vermelho pastel. Depois é só colocar no seu saco de confeitar e ser criativa – ou comer a cobertura toda de colherada porque ela é muuuito irresistível!

Quais pratos ficam melhor com manteiga? E porque essa malvada é tão saborosa, hein?

  1. 16 de julho de 2012 - 03:01

    Lembro a primeira vez que fiz buttercream de ovomaline.Minha mãe surtou devida a tanta manteiga. Depois a peguei colocando dentro do pote e comendo e suspirando.
    Não posso fazer e não deixar pra ela, senão dá briga.

    • 16 de julho de 2012 - 07:15

      Hahahahaha! Bem verdade, Prisla! Ninguém resiste!

      • Cida
        21 de janeiro de 2016 - 01:41

        Olá Juliana, parabéns pelo seu blog, é tudo de bom. Poderia me passar a receita de buttercream de ovomaltine?
        Fiquei com vontade de provar depois do comentário acima hehehe deve ser muitooooo bom.

        • 25 de janeiro de 2016 - 22:54

          Cida, quem fez foi a leitora acima, eu adoraria ter a receita dela também! Hahahaha
          Mas vocês me incentivaram a testar em casa, vou inventar uma receita e trago pra vocês :D

          • Aline
            26 de janeiro de 2016 - 21:52

            Juliana qual a marca de manteiga usar beijos

          • 05 de fevereiro de 2016 - 17:44

            Aline, a que você preferir ;)

  2. 30 de julho de 2012 - 12:24

    I’ve been searching for the perfect buttercream : one that tastes like heavy cream, is light and not too sweet and finally I got it. Try using salted butter in this recipe and replace milk for double cream. You’ll love it for sure.

    Guaranteed! :)

    • 30 de julho de 2012 - 12:32

      Really? Salted butter? That should be fun! I have to try it this week! Thanks for the tip Leemz! :)

      • Karen
        02 de abril de 2013 - 17:26

        Eu usei com manteiga com sal e realmente fica muito mais gostoso! :D

  3. 02 de agosto de 2012 - 12:31

    […] receita de cupcakes de baunilha 1 receita de buttercream-sorvete Corantes alimentícios em […]

  4. Georgia
    13 de setembro de 2012 - 14:01

    Posso usar açúcar impalpável? :D

    • 13 de setembro de 2012 - 15:02

      Pode sim! Quis dizer a mesma coisa!

      Aliás, fica melhor chamar de açúcar impalpável, já que tem algumas marcas de açúcar que vendem o refinado com nome de confeiteiro. Obrigada pelo toque Georgia! ;)

      • 20 de setembro de 2014 - 19:12

        Olá Juliana,eu moro em Arapiraca-AL aqui não tem muitas opções de lojas de confeitaria.Eu vi esta receita e adorei!Queria saber se eu posso usar o glaçúcar união “Açúcar de Confeiteiro” até eu achar o açúcar impalpavel. Pode ser esse?para fazer o buterrcrem?Vai fazer alguma diferença?
        Obrigada

        • 23 de setembro de 2014 - 00:04

          Melyssa, já tentei com açúcar de confeiteiro e não saiu direito, não criou consistência. Mas tem pessoas aqui nos comentários, que você pode ler, que dizem já ter usado e deu certo. Beijos!

      • Jéssica Barra
        09 de dezembro de 2014 - 23:00

        Sobre o açúcar mesmo que eu estava pensando. Pelo que você falou nesse comentário então você usou o açúcar de confeiteiro e o chamou de açúcar impalpável? Eu antes de fazer pela primeira vez o buttercream eu pensava se o açúcar impalpável ficava melhor do que o de confeiteiro, por ter adição de amido. Dai pensei que você tinha usado ele mesmo, e já tava feliz, porque o meu com açúcar de confeiteiro sempre derrete por conta do calor KKKKK Me tira essa dúvida, pfvr.

        • 27 de dezembro de 2014 - 00:16

          Jéssica, usei açúcar impalpável, como eu disse no comentário e como está na receita! :) Acho que nunca usei o confeiteiro pra nada, pra ser honesta, hahahaha. Beijos!

  5. Daniely
    26 de setembro de 2012 - 11:31

    Oi Juliana, gostei mto da receita! Posso utilizar a essência de baunilha no lugar do extrato?

    • 26 de setembro de 2012 - 12:07

      Oi Daniely! Pode sim, apesar de eu não achar o sabor igual. Tente achar uma de baunilha branca, para não afetar a cor do seu buttercream. Caso não ache, use menos do que pede na receita. Escolha uma essência de uma boa qualidade, como a da Dr. Oetker! :)

      Beijo!

  6. Cláudia
    27 de setembro de 2012 - 15:51

    Oi Juliana, achei seu questionamento sobre a manteiga muito pertinente.
    E aproveito para te fazer uma pergunta: qualquer manteiga faz um bolo bom?
    Certa vez, num curso de culinária, a professora disse que não existe essa de “manteiga x” para se fazer um bolo gostoso, fofinho e úmido.
    Você concorda?

    • 27 de setembro de 2012 - 18:03

      Olha, eu tenho minha marca de manteiga favorita. Ela se tornou favorita por vários fatores: gosto da consistência dela quando está em temperatura ambiente, a embalagem vem com marcações internas para cortar e dividir na quantidade que eu quero e é a única que mamãe usa. Porém, quando essa não está disponível no mercado e eu preciso urgente de manteiga, costumo comprar outras marcas. Honestamente, não vejo tanta diferença no sabor final e nunca tive problemas com a estrutura só porque troquei a marca.
      Eu acredito que o que faz um bolo ser fofinho e úmido é muito mais a técnica, o cuidado e o amor (<3) que se coloca no processo de fabricação. ;)

      • Amábella
        13 de abril de 2014 - 15:25

        pode me dizer q manteiga é essa q ja vem com as medidas de corte pois ainda to meia crua com isso e não recebo muito apoio em casa para fazer esse trabalho lindo…

        • 27 de maio de 2014 - 16:36

          Amábella, geralmente são as compradas em tabletes na sessão de frios do supermercado. Fica do lado das vendidas em potes.

  7. 01 de outubro de 2012 - 15:42

    Oi Juliana!
    Realmente, manteiga eh muito bom! Algumas receitas pedem por gordura vegetal, e eu acho muita gordura demais!! E trans! Mas a manteiga eh legal! O que eu tb nao gosto eh da quantidade de acucar que vai pra fazer buttercream e outras coberturas de cupcake!! :(

  8. 10 de outubro de 2012 - 21:02

    Sempre fiz o buttercream com manteiga sem sal em temperatura ambiente, açúcar de confeiteiro e baunilha, mas resolvi testar esta receita quando li você dizendo que era igual a sorvete!

    Confesso que troquei o leite – não sou fã – por creme de leite e vou te dizer: gostei muito do resultado, mesmo não usando a baunilha branca!

    Não ficou tão doce quanto a minha receita original e estou pensando seriamente em substitui-la! rs

    Agora me pintou uma dúvida: será que dá pra transformar esse buttercream em buttercream de chocolate somente acrescentando o chocolate derretido, como na receita original?

    Beijo!

    • 10 de outubro de 2012 - 21:20

      Oi Roberta! Bem vinda! :)

      A baunilha branca é só para não alterar muito a cor dele ao fim, mas usar a comum dá o mesmo resultado!

      Ainda não testei uma versão dessa cobertura de chocolate, mas pelas minhas pesquisas você pode diminuir a quantidade de manteiga para 230g e acrescentar 140g de chocolate meio amargo derretido (em temperatura ambiente!) depois que você bater a manteiga pelos 8 minutos iniciais. Desta forma, você pode até omitir o leite (ou creme de leite!), porque a consistência deverá ser ideal no final. Se não achar, acrescente o líquido 1 colher de chá por vez!

      Vou testar aqui, você testa daí, que tal?! Me dê um feedback! :)

      Beijos!

      • 31 de outubro de 2012 - 16:09

        Juliana, me animei!

        Vou fazer um teste nesse final-de-semana e depois venho te contar.

        :)

        Beijo!

        • 31 de outubro de 2012 - 16:36

          Eu testei aqui e deu muito certo, Roberta! Aliás, está no post dos cupcakes de halloween de cemitério, dá uma olhada!

          Um beijo!

          • 03 de novembro de 2012 - 20:05

            Rá! Eu vi!
            Sabe que seu blog já entrou pra minha lista de favoritos e a visita assídua é obrigatória, né?! rs
            Se cada vez que eu viesse aqui você ganhasse uma moeda, ficaria milionária em menos de um mês! hahaha
            Hoje eu testei a sua receita do cupcake de pizza. Deixei um comentário lá. Beijo!

          • 04 de novembro de 2012 - 23:19

            Hahaha, que bom que você gostou do blog, Roberta! Faço tudo com muito carinho para vocês! :)

            Eu vi a foto no Facebook, ficou com uma cara ótima, me deu desejos de fazer de novo aqui… muito gostoso né?!

            Um beijo!

  9. carol
    27 de outubro de 2012 - 10:40

    Olá, gostaria de saber o que é açúcar impalpável e que horas devo
    acrescentar o extrato de baunilha branca na receita ?

    • 27 de outubro de 2012 - 11:25

      Oi Carol!

      Açúcar impalpável é um tipo que açúcar processado mais vezes que os outros mais comuns na nossa cozinha, tornando-o bem mais fino, quase como maizena. Ele é ideal para preparos como buttercream, mas não serve para substituir o granulado ou refinado. Você encontra ele em lojas especializadas em confeitaria.
      A baunilha vai no segundo passo! Acho que não estava escrito antes, então mudei, obrigada por avisar!

      Um beijo!

  10. Ana Paula Legey
    30 de outubro de 2012 - 17:18

    Oi Juliana,

    Amei o seu blog! Seus cupcakes são lindos mesmo! Estava buscando receitas de buttercream e vim parar aqui, justamente pq minha primeira tentativa falhou… Eles não se sustentaram bem fora da geladeira… Estava pensando em fazer essa sua receita… Ela segura bem no calor fora da geladeira???

    Abs!

    • 30 de outubro de 2012 - 18:15

      Oi Ana! Bem vinda, e que bom que gostou do blog!

      Essa receita, por ser toda de manteiga, segura bem em temperaturas até 32˚C, contanto que esteja na sombra. Se você quiser que ela segure melhor no calor, pode trocar metade da manteiga indicada na receita por gordura vegetal hidrogenada, aquela vendida em sacos perto da manteiga no supermercado. Porém, ela muda o sabor final da cobertura, e deixa um gosto ranhoso na boca no fim da mastigação. :/
      Minha outra receita de buttercream, a de merengue italiano, costuma aguentar melhor em altas temperaturas. Mas não é motivo para colocá-la no sol ou em um calor intenso: tome muito cuidado!
      Aliás, ambas as coberturas devem ser mantidas fora da geladeira para consumo. Caso queira deixá-las na geladeira para preservar do calor ou do mofo, é recomendado que sejam retiradas de lá pelo menos 30 minutos antes de comer.

      Um beijo!

  11. Amanda
    31 de outubro de 2012 - 00:21

    Posso usar corante em pó?

    • 31 de outubro de 2012 - 08:07

      Pode sim Amanda! Mas ele é menos concentrado que o em gel, portanto você talvez tenha que usar bastante pra chegar na cor que você quer. Isso e, também, corantes em pó existem em menos cores que em gel. :/

      Um beijo!

  12. Ana
    31 de outubro de 2012 - 21:29

    Olá Ju, primeiro quero lhe parabenizar pelas receitas, eu estou encantadíssima pelos cupcakes. rs
    Hoje fiz essa receita de Buttercream e um ode a manteiga…
    deu tudo muito certo, segui passo a passo… na hora de provar, achei um tanto salgado :( foi quando percebi que usei a manteiga COM SAL :( mas o resultado da cosistência foi ótimo!
    vou fazê-la novamente em breve!
    Obg pelas dicas.

    • 01 de novembro de 2012 - 00:51

      Oi Ana! Obrigada!

      Hahahaha, menina, e não é que um dia eu passei pelo mesmo que você? Fui fazer a cobertura, toda alegre, e no fim, quando fui provar, estava salgadinho. Fui conferir a embalagem da manteiga e era com sal! Ri muito, mas cobri os cupcakes mesmo assim e entreguei para meus amigos. Sabe que eles nem reclamaram? Aliás, ouvi elogios de como a cobertura não era extremamente doce como elas costumam ser.
      Claro que não falei naaaaada sobre o sal pros meus amigos! ;)

      Um beijo!

  13. sibele ferreira barbos
    02 de novembro de 2012 - 15:42

    Qto tempo posso conservar na geladeira? è que vou vazer alguns testes para o aniversário da minha filha que vai ser dia 10 e vou dar de lembrancinhas um capcake na caixinha de acetato como lembrança, já consegui uma receita facil de cupcake de chocolate, já fiz e gostei agora falta uma cobertura. Como gosto de testar antes pra ver se acerto o ponto, não queria mexer na quantidade da receita pois tenho medo de errar, ai gostaria de saber se der certo se posso conservar na geladeira pra decorar no dia da festa!Bjos

    • 02 de novembro de 2012 - 16:07

      Oi Sibele! Obrigada!

      Essa cobertura dura uma semana na geladeira, em um ziploc bem fechadinho. No congelador, dura até 3 meses. O procedimento de descongelar e reutilizar é o mesmo que expliquei no seu comentário da cobertura de negresco. Vou reproduzir aqui:
      “Quando for reutilizar, se estiver na geladeira, é só tirar de lá, esperar ficar em temperatura ambiente, bater novamente e usar. No congelador, retire no dia anterior e coloque na geladeira, para ir descongelando aos poucos, e repita o procedimento da geladeira quando for usar.”

      Você está certa, tem que testar antes mesmo! Senão, na hora, pode dar errado e só vai te dar dor de cabeça.

      Um beijo!

  14. SIBELE FERREIRA BARBOSA
    02 de novembro de 2012 - 15:43

    PARABÉNS PELO BLOG, ESTA MEMSO LINDO..Qto tempo posso conservar na geladeira? è que vou vazer alguns testes para o aniversário da minha filha que vai ser dia 10 e vou dar de lembrancinhas um capcake na caixinha de acetato como lembrança, já consegui uma receita facil de cupcake de chocolate, já fiz e gostei agora falta uma cobertura. Como gosto de testar antes pra ver se acerto o ponto, não queria mexer na quantidade da receita pois tenho medo de errar, ai gostaria de saber se der certo se posso conservar na geladeira pra decorar no dia da festa!Bjos

  15. SIBELE FERREIRA BARBOSA
    02 de novembro de 2012 - 16:49

    Oi Juliana, mais uma vez obrigada! Não sei se tem como apagar mais meu comentário repetiu ai duas vezes…rs BJOS

  16. Ana Cláudia
    08 de novembro de 2012 - 16:49

    Oi Juliana, começei a fazer cupcakes pra vender na facul…e tenho umas perguntinhas…não curto tanto buttercream com aquele super gosto de manteiga, fica me lembrando pão com manteiga rs esse buttercream fica assim? ah, tem diferença de açúcar impalpável pra açúcar de confeiteiro? e qual manteiga você usa? rs
    obrigada. Beeijo

    • 08 de novembro de 2012 - 19:53

      Oi Ana! Bem vinda ao blog!

      Eu não acho esse buttercream tão amanteigado, realmente acho que ele tem sabor de sorvete. Porém, qualquer cobertura com base de manteiga vai ter um forte sabor do ingrediente, infelizmente não tem outro jeito de contornar isso. O jeito é você fazer as clássicas coberturas de brigadeiro, ou de ganache de chocolate, ou até com creamcheese.
      Impalpável e confeiteiro deveria ser a mesma coisa. Eu chamo de açúcar impalpável porque já vi refinado sendo vendido como confeiteiro. Ele tem que ser bem fino, como maizena, e formar blocos quando armazenado.
      Eu uso manteiga sem sal em tabletes de 200g, que ficam perto das manteigas em potes comuns. Costumo varias as marcas, mas geralmente prefiro Itambé, acho mais gostosa.

      Um beijo!

  17. Nitya zelaya
    13 de novembro de 2012 - 13:18

    Oi Juliana, gostariade saber quanto tempo dura em temperatura ambiente, dura uns 2 dias sem geladeira?

    • 13 de novembro de 2012 - 16:13

      Oi Nitya!

      A cobertura dura dois dias inteiros fora da geladeira, mas como tem leite e manteiga, é melhor manter na geladeira até a hora de consumir. Daí é só esperar uns 30 minutos para voltar à temperatura ambiente para comer! :)
      Porém, se você colocar frutas frescas na cobertura, ela dura menos e deve ser consumida em no máximo um dia.

      Um beijo!

  18. 14 de novembro de 2012 - 09:43

    Juliana, td bem!!
    Estou lendo e amando seu blog!! Vou tentar fazer esta cobertura hoje, para um lanchinho em comemoração ao meu aniversário!! Mas, moro no interior do Rio Grande do Norte, e tenho algumas dúvidas: Dá para confeitar bem esse bolo, fica as marquinhas do bico pitanga?? Mesmo deixando na geladeira e tirando na hora de servir, será que não vai desmoronar??
    Bjokas!!

    • 14 de novembro de 2012 - 14:08

      Oi Janete!

      Esse buttercream segura perfeitamente as marquinhas do bico pitanga! O ideal é decorar somente próximo de servir, para continuar fresco e segurando bem. Mantenha longe de locais fechados e quentes, deixe em locais abertos, bem ventilados e cobertos, longe do sol. Assim, o buttercream segura perfeitamente em temperatura ambiente.
      Se o dia estiver muito muito quente aí no Rio Grande do Norte, deixe na geladeira e retire alguns minutos antes de servir (uns 15).

      Um beijo!

  19. 14 de novembro de 2012 - 16:41

    Juliana, nem esperei sua resposta e já fiz!! O sabor é mais que maravilhoso, ficou mt bom!! Mas acho que deveria ter feito com o açúcar de confeiteiro mesmo, o impalpavel parece que deixa um pozinho na boca, no final. Meu desejo mesmo era fazer o buttercream de merengue italiano, mas sem o termômetro, não quis arriscar. Meus cupcakes ficarm lindos e estão na geladeira, meus convidados irão babar!! Xero!!!

    • 14 de novembro de 2012 - 16:46

      Ah que bom Janete!
      Tira uma foto pra eu ver, sim? Vou fazer uma sessão especial no blog para as fotos de vocês! :)
      Talvez a marca que você comprou de açúcar seja diferente. Geralmente, o impalpável é mais fino que o confeiteiro. Da próxima vez, então, você já sabe qual é melhor pra você! :)

      Um beijo!

      • Inara
        20 de fevereiro de 2013 - 09:45

        Olá! sei que esse post tá aqui há um tempinho já, mas estava procurando umas receitas diferentes para meus cupcakes e cheguei em você… é minha primeira visita… e parabéns! vc tem dicas ótimas… =) Tenho uma tia que vende produtos para sorveteria e confeitaria… e eu estava tendo problemas com o glacê dos meus cupcakes, que também ficavam com o ‘pozinho’… ela me disse que apesar de serem muito parecidos, o impalpável tem aluns componentes diferentes do e confeiteiro, por isso, geralmente o impalpável deixa esse ‘pozinho’, aí ela me sugeriu o Glaçúcar, da União… e ficou ótimo… achei o resultado melhor que o impalpável e o confeiteiro! bjs

        • 20 de fevereiro de 2013 - 10:32

          Oi Inara!

          Seja bem vinda ao blog! :)
          Eu já usei o Glaçúcar, da União, e achei o resultado bem mais açucarado que com o impalpável. Mas, acredito, também depende muito da marca de impalpável que a gente encontra por aí. Eu uso o da Mix, e acho ótimo. Ele fica açucarado porque é normalmente assim mesmo. Já fui em algumas lojas de cupcake nos EUA e são todos assim, com o tal “pozinho”. Então, desencanei. Quando quero um buttercream liso, faço o de merengue italiano. ;)

          Beijos!

  20. 14 de novembro de 2012 - 20:11

    Ok, depois postarei as fotos!! Coloquei uns confeitos coloridos e salpiquei ovomaltine, uma vez que recheei os cupcakes com brigadeiro de ovomaltine. Ainda não experimentei, mas segundo minha filha Laura, está delicioso, principalmente o buttercream, que até ontem eu nem sequer sabia o que era!! Agora será amigo íntimo da minha família!!! KKKKKKKK!! Xero!!

  21. gisely
    14 de novembro de 2012 - 23:22

    Nossa adorei teu blog explica muito bem .. começei e pouco tempo a me apaixonar por isso .. estou esperando minha primeira forma e vou testar com tuas receitas ..e futuramente quero ter um negocio ..parabens

  22. gisely
    16 de novembro de 2012 - 00:36

    aonde eu encontro esse açucar que vc cita na receita?? ou eu posso usar açucar normal..

    • 16 de novembro de 2012 - 18:15

      Oi Gisely! Vou colar aqui o que te respondi no outro post:

      Açúcar impalpável é um tipo mais refinado de açúcar, ou seja, mais fino do que os outros. O açúcar refinado não é próprio para essa receita, infelizmente. Você precisa procurar açúcar impalpável, ou de confeiteiro… provavelmente vende em lojas de confeitaria na sua cidade!

      Um beijo!

  23. gisely
    18 de novembro de 2012 - 14:35

    obrigado Juliana..

  24. Sheila
    22 de novembro de 2012 - 17:41

    Oi Juliana,

    Será q se colocar gelatina incolor em pó o buttercream não derreta com facilidade?
    Bjs

    • 22 de novembro de 2012 - 21:01

      Oi Sheila!

      Eu nunca tentei, mas pode ser que fique com a textura de pudim… e gelatina, na verdade, tem que ser mantida na geladeira né? Não sei se funcionará! Mas tente e me diga! Também vou fazer um teste assim que possível! :)

      Um beijo!

  25. Sheila
    23 de novembro de 2012 - 08:30

    Obrigada pela resposta. Tbm vou testar e te digo. Bjs

  26. mara
    25 de novembro de 2012 - 10:43

    ola juliana, preciso da sua ajuda. Fiz seu buttercrem mais ficou mole não sei se é por que coloquei corante demais. Coloquei mais açucar mais não teve jeito não deu o ponto. O sabor é exelente e tenho 60 cup pra fazer e estou com medo de derreter.
    bjoss

    • 25 de novembro de 2012 - 10:50

      Oi Mara!

      Podem ter acontecido várias coisas, entre elas o simples fato de estar muito quente na sua cidade. Confira essas coisas:
      – Você bateu a manteiga e o creme por todo o tempo indicado na receita? É muito importante, tanto antes de colocar o açúcar quanto depois.
      – Você adicionou toda a quantidade de leite? Se sim, tente colocar somente meia colher de chá, ou seja só algumas gotinhas.
      – Pode ter sido muito corante também. Você usou corante em gel? Em gel é melhor pois não acrescenta umidade ao creme, mas se você só tiver líquido, elimine o leite, senão vai ter muita água no creme e ele vai ficar mole.
      – Também não deixe a cobertura batendo por muito tempo além do indicado na receita. Se você deixar, pode ocorrer a separação dos ingredientes e virar uma bagunça inutilizável.
      – Garanta que você está usando o açúcar impalpável também. Ele é importante, pois contém um pouco de maizena, responsável por absorver ainda mais líquido.

      Tenta de novo e me diz como saiu!

      Um beijo!

  27. mara
    26 de novembro de 2012 - 22:14

    O juliana acho que bati demais mesmo. Usei corante em gel, coloquei 2 colheres de leite de uma vez e a essência de baunilha foi liquida uma colher de sopa cheia. Com certeza vou fazer de novo e vou seguir suas dicas direitinho. Muito obrigada pela sua atenção isso faz a diferença viu pode ter certeza.
    Grande beijo.

    • 26 de novembro de 2012 - 23:51

      Provavelmente foi a quantidade de líquido mesmo. Depois me diz se deu certo! ;)

  28. Natália Peon
    26 de novembro de 2012 - 22:33

    Olá, Juliana!
    Primeiramente, parabéns pelo blog!
    Sou novata nessa onda de cupcakes e, embora já tenha feito alguns com moderados elogios, achar seu material foi fundamental! Principalmente, por essa matéria de buttercream, que era um bicho de 7 cabeças pra mim e, depois de seguir suas orientações, ficou tudo tranquilo.
    Eu sou vegetariana e procuro reduzir evolutivamente o uso de leite e ovos também na minha comida, por isso, ao invés das 3 colheres de leite integral, coloquei 2 de creme de leite de soja e a mágica também funcionou.
    Também tenho fotos de alguns cupcakes, que fiz nas minhas primeiras tentativas com glacê e topping de brigadeiro. Se ajudar em alguma coisa, só falar!
    Obrigada!

    • 26 de novembro de 2012 - 23:53

      Oi Natália!

      Bem vinda ao blog! :)
      Que bom que minhas dicas ajudam! Essa é a ideia!
      Aposto que deve ter ficado bom do mesmo jeito. Não tenho nada contra substituições mais saudáveis e/ou sem alergias na cozinha. Na verdade, acho que devem acontecer, temos que exercer a criatividade também, né?
      Me mande fotos das receitas daqui do blog! Adoro ver! :)

      Um beijo!

  29. gisely
    27 de novembro de 2012 - 23:02

    vc poderia me falar qual manteiga usar?

    • 29 de novembro de 2012 - 02:13

      Gisely,
      Tem que ser manteiga sem sal. A marca fica à sua preferência!

      Um beijo!

  30. Iris
    27 de novembro de 2012 - 23:49

    Oi Juliana!
    Depois de algumas pesquisas e muita ansiedade para começar os experimentos finalmente fiz o primeiro cupcake :)!
    Antes disso fui a uma loja de temperos para me equipar de cremor tártaro, baunilha, temperos em geral e tal. Pois não sabia de que sabor seria o meu amigo. Foi então que comprei o Apple pie. Logo fiquei imaginando um delicioso cup de maça… Fui tb a lojas especializadas em confeitaria pois queria dar charme a eles (assim bem lindos que nem os seus). Ali foi bonito, comprei bico pétala, folha e serra, além do saco, e forminhas, açúcar enfeites, etc etc…. Acreditei que estava pronta para fazer a coisa…
    A massa escolhida foi a de baunilha simples, porém sem a baunilha pois não sou muito chegada nela não! Coloquei o apple pie.E ficou muito gostosa viu! Quando assado fiz um furo neles e acrescentei o recheio de maçã assada, cobri com doce de leite e tentei e tentei e tentei fazer o diacho das voltas altas do cupcake bonito… Isso foi difícil! Isso ainda tá difícil, kkkk!
    Fiz o buttercream conforme sua receita, novamente sem a baunilha porém com canela, o que garantiu um aroma, um sabor e um tom, hum… Imagina ficou cheiroso, gostoso e bonito (isso na batedeira, viu!)
    Na hora de confeitar, Juliana, foi um tal de vaza creme por cima, por baixo uma meleira kkkkkk… E dos 3 bicos que comprei nenhum deu o efeito que eu queria: aquela volta clássica e linda do cupcake… Ficou pequenininho e xôxo o meu creme, kkkk! Meus filhos e meu marido me consolaram bastante, kkkk, comeram muito disseram que estavam bem gostosos. É valeu !
    Hj comprei o bico pétala e fui experimentar usa-lo com o buttercream que sobrou, comprei tb o bico adaptador, ficou bem mais fácil porém o tamanho do bico não me permitiu dar altura ao meu amigo… Me diga aí, por favor, qual é que vc usa ….
    Bj

    • 29 de novembro de 2012 - 02:18

      Oi Iris!

      Que legal! Bom saber que você foi atrás pra tentar essa aventura que é fazer cupcakes! Hahahaha!
      Eu tinha muita dificuldade com sacos de confeitar também, mas é questão de prática. Dicas que te dou:
      – não encha demais o saco, senão você não tem controle.
      – use uma liga de borracha pra fechar o saco lá no topo!
      – No começo, faça sempre com o adaptador de bicos, até pegar o jeito da pressão que você tem que exercer e daí você passa a usar sem, como eu mostro aqui.
      O bico mais comum para fazer as voltinhas de cupcake é o 1M da Wilton, mas tem várias marcas que fazem bicos parecidos. Qualquer bico pitanga aberto serve, na verdade.
      Pra fazer a cobertura ir bem alto, comece fazendo uma volta inteira na base, e depois vá “crescendo”, devagar e sempre! Se você for “crescendo” de uma vez, sem a base, a voltinha vai cair pra dentro, tipo como um vale, haahaha!

      Um beijo! :)

  31. Mônica
    03 de dezembro de 2012 - 12:31

    A manteiga utilizada na receita é manteiga mesmo ou margarina?

    • 03 de dezembro de 2012 - 13:37

      Oi Mônica!

      É manteiga mesmo, sem sal.

      Um beijo!

  32. Gilcilene
    03 de dezembro de 2012 - 21:05

    Posso usar açúcar de confeiteiro em vez de açúcar impalpável?

    • 04 de dezembro de 2012 - 02:15

      Oi Gil!

      Tem que ser açúcar impalpável, mas algumas marcas chamam o “açúcar impalpável” de “açúcar de confeiteiro”. Você tem que procurar na embalagem alguma citação ao açúcar impalpável ou então esfregue um pouco do açúcar no cantinho do saco e veja se a sensação lembra farinha. Se você sentir os grãozinhos, não dá pra usar.

      Um beijo!

  33. Amanda
    03 de dezembro de 2012 - 21:53

    Juliana, tbm sou de brasília e gostaria que vc me indicasse alguma loja especializada em confeitaria por aqui! (: obrigada!

    • 04 de dezembro de 2012 - 02:17

      Oi Amanda!

      Aqui na nossa cidade, eu vou muito no Rei das Embalagens (514 sul) e na A Festiva (506 sul), ambas na W3. Elas costumam ter de tudo! Outra loja que recentemente está com muitos produtos é a Parabéns, da 204 norte.

      Um beijo! :)

  34. Fátima
    04 de dezembro de 2012 - 08:14

    Nossa, seu blog é lindo!Seus cupcakes, suas receitas, decoração, tudo lindo e de muito bom gosto…Parabéns!
    Sou celíaca, tenho intolerância permanente ao glúten e vou tentar adaptar algumas receitas suas para sem glúten!
    A poucos dias fiz o cupcake de morango com as devidas adaptações para sem glúten! ficou ótimo!Mando a foto do meu para você depois ver como ficou…
    Obrigada por nos dar tantas dicas maravilhosa para todas nós…
    Parabéns pelo seu trabalho…é tudo lindo e de muita delicadeza
    Grande abraço e sucesso sempre!

    • 04 de dezembro de 2012 - 12:08

      Oi Fátima! Que bom que gosta do blog! Fico muito feliz com os elogios!

      Eu tenho uma amiga que também é celíaca e já fiz cupcakes de chocolate sem glúten para ela. Ficaram deliciosos! Um dia vou colocar a receita aqui!
      Acho chato que seja tão difícil encontrar ingredientes que tornam a culinária celíaca mais fácil. Penei para achar a tal goma xantana e, depois, acabei desistindo e procurando outra receita que não a usasse.
      Me manda fotos que eu adoro ver os resultados de vocês!

      Um beijo! :)

      • Fátima
        04 de dezembro de 2012 - 16:55

        Oi Juliana! Obrigada por me responder…
        Realmente é um pouco difícil encontrar produtos sem glúten…mas já estou adaptada…Até bem pouco tempo atrás era muito mais complicado encontrar farinhas ou produtos que melhoram a qualidade da culinária sem glúten mas hoje temos várias opções de lojas especializadas que vendem produtos para intolerantes, temos sites e blogs com muita informação e uma infinidade de receitas que nos ajudam bastante!
        E para acertarmos temos que ter boa vontade, persistência e amor que dá certo!
        Estarei colocando uma foto do cupcake de morango que adaptei e por sinal ficou ótimo!
        Obrigada.Bjos

  35. Laiz
    05 de dezembro de 2012 - 16:13

    Oi Juliana, amei seu blog. Também sou fã de doces, adoro inventar uma coisa nova na cozinha (mas só nos doces mesmo, os salgados eu deixo a desejar haha).
    Bom, quero testar essa receita, mas posso trocar o açúcar impalpável pelo açúcar de confeiteiro?
    Beijos :)

    • 06 de dezembro de 2012 - 00:13

      Oi Laiz! Que bom que gostou do blog!

      Tem que ser açúcar impalpável, mas algumas marcas chamam o “açúcar impalpável” de “açúcar de confeiteiro”. Você tem que procurar na embalagem alguma citação ao açúcar impalpável, ou então esfregue um pouco do açúcar no cantinho do saco e veja se a sensação lembra farinha. Se você sentir os grãozinhos, não dá pra usar.

      Um beijo!

  36. Aline
    06 de dezembro de 2012 - 19:00

    Oi Juliana!

    Parabéns pelo blog! Descobri há pouco tempo, mas já virei leitora assídua! E vim te dizer que você conseguiu me ensinar a fazer um buttecream que segurou firme, apesar do calor enorme que faz aqui no norte do Brasil!rsrs
    Porém,quero te contar: bati minha manteiga por 8 minutos e ela não esbranquiçou nem ficou fofa! O que posso ter errado? usei a marca Aviação sem sal, em temperatura ambiente, no ponto de pomada, é isso mesmo? Ou ela tem que estar meio fria ainda?
    Minha batedeira é igual a sua, kitchen aid. Qual batedor você usa?Eu usei aquela pá, que tem formato de triângulo vazado. Acertei?
    Como eu disse anteriormente, o creme segurou, mas achei ele muito brilhoso, penso que ele poderia ter ficado mais firme!
    Continue postando, viciei no blog! beijos

    • 09 de dezembro de 2012 - 09:28

      Oi Aline! Obrigada e bem vinda ao blog! :)

      Que coisa, não esbranquiçou?
      Bem, confesso que não sei porque a manteiga não esbranquiçou com você. O batedor certo é esse mesmo, de pá, e o ponto de consistência da manteiga é esse mesmo, de pomada. Ela deveria mudar de cor conforme você fosse batendo.
      Como eu nunca usei Aviação, penso que talvez seja apenas uma diferença de marcas. Eu só uso Itambé. Que tal você fazer um teste e comprar outra marca?
      Depois me diga como foi porque fiquei realmente curiosa!

      Um beijo!

  37. Aline
    10 de dezembro de 2012 - 12:57

    Ju, consegui comprar uma Batavo esse fim de semana! Vou experimentar e te conto depois, beijos!

  38. gisely
    22 de dezembro de 2012 - 13:09

    por que meu buttercrean fica mole ..nao consigo deixar que nem da foto acima … to desesperada rs

  39. Carla
    23 de dezembro de 2012 - 01:57

    Olá, queridona. Primeiramente, quero elogiá-la por compartilhar conosco suas adoráveis receitas.
    Seguinte, eis uma dúvida cruel,rs.
    Minha batedeira, é aquela comunzona mesmo, não tem raquete :/. É possível, fazer esse buttercream com a bendita? Corro o risco de fazer e talhar?

    Pretendo fazer cupcake de chocolate e essa cobertura, vou entregar os mimos para algumas pessoas agora no Natal, tomara que tu consiga ler e me responder a tempo.
    Mas sinto que dará certo. =]
    Um beijo, viu? Torça por mim,rs.

    • 23 de dezembro de 2012 - 22:45

      Oi Carla! Que bom que gosta do blog! :)

      Dá pra fazer com a batedeira de mão também, mas pode ser que canse muito o seu braço. Acho que seria melhor para você fazer esse buttercream, que é mais rápido e tranquilo de fazer com batedeira de mão!

      Tire fotos pra eu ver como ficou! Um beijo! :)

  40. gisely
    24 de dezembro de 2012 - 00:18

    JuLiana por que meu buttercrean nao sai firme que nem o seu?? aonde posso ta errando??

    • 24 de dezembro de 2012 - 09:07

      Podem ter acontecido várias coisas, entre elas o simples fato de estar muito quente na sua cidade. Confira essas coisas:
      – Você bateu a manteiga e o creme por todo o tempo indicado na receita? É muito importante, tanto antes de colocar o açúcar quanto depois.
      – Você adicionou toda a quantidade de leite? Se sim, tente colocar somente meia colher de chá, ou seja só algumas gotinhas.
      – Pode ter sido muito corante também. Você usou corante em gel? Em gel é melhor pois não acrescenta umidade ao creme, mas se você só tiver líquido, elimine o leite, senão vai ter muita água no creme e ele vai ficar mole.
      – Também não deixe a cobertura batendo por muito tempo além do indicado na receita. Se você deixar, pode ocorrer a separação dos ingredientes e virar uma bagunça inutilizável.
      – Garanta que você está usando o açúcar impalpável também. Ele é importante, pois contém um pouco de maizena, responsável por absorver ainda mais líquido.

  41. gisely
    28 de dezembro de 2012 - 01:07

    JUliana .. pode ser o açucar de confeiteiro??

    • 28 de dezembro de 2012 - 13:19

      Tem que ser açúcar impalpável, Gisely.

  42. gisely
    28 de dezembro de 2012 - 23:18

    vi que pode fazer o açucar impalpavel em casa misturando maisena vc aconselha a fazer??

    • 29 de dezembro de 2012 - 01:18

      Você pode tentar, Gi, mas acho melhor comprar pronto mesmo. Se realmente não tiver como você comprar açúcar impalpável, tenta em casa com maizena. :)

  43. gisely
    29 de dezembro de 2012 - 11:09

    moro em cidade pequena ai dificil encontrar essas coisas por aqui tem que na outra cidade .. vou tentar e te falo .. ou fazer hj.. tomare que de certo .. obrigado ..

  44. Maderson
    11 de janeiro de 2013 - 20:25

    Como dimunir a receita para usar só 200g de manteiga?

    • 11 de janeiro de 2013 - 20:49

      Oi Maderson!

      Fica assim:

      200g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
      1 3/4 xícaras de açúcar impalpável, peneirado
      1 colher de sopa de leite integral
      1/2 colher de chá de extrato de baunilha branca – você encontra em lojas especializadas em confeitaria
      uma pitada de sal (ainda menor que antes, pitadinha mesmo)

      E o processo para fazer é igual! Ok?

      Um beijo!

  45. Maderson
    11 de janeiro de 2013 - 21:03

    Vlw (:

  46. tati
    14 de janeiro de 2013 - 09:38

    Olà! fiquei com uma dúvida, posso substituir o extrato de baunilha por essência de boa qualidade? Parabéns pelo blog e pelo modo singular de passar seus conhecimentos! desde já agradeço.

    • 14 de janeiro de 2013 - 12:00

      Oi Tati!

      Pode sim, não tem problema! Tente usar uma que seja baunilha branca, mas se também não achar, pode ser a comum, pretinha também. Só use um pouco menos, para não interferir tanto na cor do buttercream!

      Um beijo!

  47. Barbara de Oliveira
    14 de janeiro de 2013 - 16:09

    Olá! Essa semana pretendo fazer cupcakes pela primeira vez!!! vou tentar esse Buttercream, porém não encontro o açucar impalpavel. Vi algumas receitas caseiras na internet. O que você acha? Alguma experiência?
    Obrigada.
    Abs!!

    • 14 de janeiro de 2013 - 23:06

      Oi Barbara!

      Tentei fazer açúcar impalpável duas vezes em casa, seguindo essas receitinhas caseiras, mas confesso que não gostei do resultado. Dá pro gasto se você só tiver essa opção, mas o ideal mesmo é comprar pronto. Isso porque as fábricas de açúcar possuem máquinas ideais para moer as partículas e garantir que elas serão bem pequenininhas! Em casa, a gente usa o liquidificador ou o multiprocessador, e eles não são tão bons assim nesse processo.
      Porém, tente você em casa e veja o que achou ou se conseguiu um buttercream firme! Se sim, então pronto! :)

      Um beijo!

  48. Carol
    21 de janeiro de 2013 - 18:43

    Posso usar glaçucar?

    • 21 de janeiro de 2013 - 19:40

      Oi Carol!

      Tem que ser açúcar impalpável, viu? Senão não funciona.

      Beijo!

  49. Less
    22 de janeiro de 2013 - 21:17

    Se eu usar margarina sem sal, vai alterar a consistência?

    • 23 de janeiro de 2013 - 18:10

      Oi Less!

      Escuto boatos de que usar margarina não altera a consistência, mas afeta e muito o sabor. Você pode tentar e ver se te agrada. Eu honestamente prefiro usar manteiga, porque margarina não é saudável (é pura gordura trans).

      Um beijo!

  50. Bruna
    23 de janeiro de 2013 - 19:23

    Oi, Juliana!
    Adorei seu site!
    Estava em busca de uma boa receita de cobertura para cupcakes e gostei da sua. Vou tentar! Só uma dúvida: Glaçúcar não é o mesmo que esse tal açúcar impalpável? Obrigada e Parabéns pelo seu trabalho!

  51. Bruna
    23 de janeiro de 2013 - 19:25

    Acabei de ver sua resposta pra outra pessoa a respeito do glaçúcar!

    • 23 de janeiro de 2013 - 19:30

      Oi Bruna!

      Que bom que gosta do blog! :)
      Como você já leu, infelizmente o glaçúcar não funciona como açúcar impalpável. Você pode processá-lo no liquidificador várias vezes com um pouco de maizena e tentar obter algo parecido, mas o infalível é comprar pronto mesmo. Vende em lojas de confeitaria!

      Beijão!

  52. Bruna
    23 de janeiro de 2013 - 20:59

    E a outra receita com chocolate que eu vi você comentando com alguém nos comentários? Nessa não vai esse açúcar?

  53. Bruna
    23 de janeiro de 2013 - 21:11

    Juliana, por favor, qual é o bico usado para fazer essa clássica voltinha de cobertura?

    • 23 de janeiro de 2013 - 23:37

      Bruna,

      O buttercream de chocolate que comentei aqui foi feito nesse post. De novo, precisa de açúcar impalpável. Nunca usei glaçúcar em nenhuma receita minha, especialmente de cobertura.
      O bico da voltinha clássica é o 1M, da Wilton. :)

      Beijo!

  54. Alessandra
    24 de janeiro de 2013 - 20:54

    Oi Juliana,

    Adorei o seu blog, principalmente porque precisava de umas dicas de adaptações de receitas para nosso clima e acesso restrito a ingredientes e utensílios. Morei um ano nos EUA e fiz o curso de confeitar da Wilton, mas voltei e moro no interior de SP e baunilha branca por aqui, por exemplo, nunca vi… Essa receita do buttercream cobriria um bolo de que tamanho, você saberia dizer? E tem como deixar o buttercream mais branco? Lembro de um produto vendido nos EUA que “clareia” coberturas, mas não comprei e não sei se aqui tem equivalente. Outra dúvida, é possível fazer flores, como rosa por exemplo? Sei que não ficaria como o glacê real, mas ele seca um pouco?

    Muito obrigada,

    Alessandra

    • 24 de janeiro de 2013 - 21:15

      Oi Alê!

      Que bom que gosta do blog! Fico feliz em te ajudar! A Wilton é demais, né?
      Essa receita cobre um bolo de 20 centímetros de diâmetro e 6 centímetros de altura perfeitamente, com o suficiente para recheá-lo também.
      Para fazer um buttercream mais branco, você teria que fazer com gordura vegetal hidrogenada, numa proporção de 2/3 de gordura e 1/3 de manteiga. Ou fazer todo de gordura, mas honestamente o sabor fica horrível.
      Com esse buttercream, você consegue fazer rosas sim, mas não ficam tão perfeitinhas quanto com glacê real. Como essa cobertura tem açúcar impalpável e nenhum ovo, ela “seca” em contato com o ar, formando uma leve e delicada crosta.

      Espero ter ajudado! Um beijo!

      • Mônika
        10 de fevereiro de 2013 - 11:57

        Oi, Juliana
        Há pouco tempo tenho lido seu blog, e fiquei maravilhada com as boas idéias e dicas que compartilha com todos seus leitores.Então, vou dar uma idéia em relação a obter um creme de coloração mais branca: creio que o corante white-white da Wilton atinja o objetivo esperado. Só que, como ele é líquido, provavelmente seja necessário diminuir um pouquinho a quantidade de leite. Nunca testei, mas um professor confeiteiro, com quem fiz uma aula dessas bem baratinhas, mas que super valem à pena, deu essa dica de como deixar a cobertura, glacês ou massas para modelarem em açúcar bem branquinhas.

        • 10 de fevereiro de 2013 - 12:48

          Oi Mônika!

          Eu já testei esse corante da Wilton e, infelizmente, ele não deixou o buttercream completamente branco. Ele clareia, sim, mas não o suficiente para quem quer algo branco puro. O mais próximo de branco que podemos chegar é fazendo um buttercream com maior proporção de gordura hidrogenada que de manteiga, e daí o sabor não fica tão bom. Porém, esse corante da Wilton é ótimo para glacê real!

          Beijos!

  55. Pallomma
    25 de janeiro de 2013 - 19:13

    fiquei na duvida, oleite é liquido ou em po?!

    • 25 de janeiro de 2013 - 21:51

      Oi Pallomma!

      É leite líquido. Todas as minhas receitas usam leite líquido, a não ser que eu especifique o contrário! O normal é o leite líquido mesmo, nunca achei nenhuma receita de confeitaria que use leite em pó… :)

      Um beijo!

  56. AMANDA
    26 de janeiro de 2013 - 20:49

    OI JULIANA, AMEIIIIII SEU BLOG, EU ADORO BLOGS DE CUPCAKES, MAS O SEU FOI O MELHOR QUE EU ACHEI, QUERO TESTAR ESSE Buttercream LOGO, LOGO, E QUERO TE FAZER UMA PERGUNTA .
    VOCÊ SABE QUAL BICO E QUAL É A TECNICA PARA FAZER UMA FLOR MARAVILHOSA QUE VEJOS EM VARIOS CUPCAKES, MAS NÃO TENHO IDEIA DE QUAL BICO USAR.

    • 27 de janeiro de 2013 - 14:16

      Oi Amanda!

      Que bom que gostou do blog! :)
      Mas não sei de qual flor você está falando, porque tem vários tipos. Me mostre uma imagem dela que eu te digo qual bico foi usado!

      Beijo!

  57. Ana Carolina de Oliveira
    06 de fevereiro de 2013 - 21:39
  58. Ana Carolina de Oliveira
    06 de fevereiro de 2013 - 21:52

    eu vi esse post logo depois!! hehe

    obrigada!

  59. Camila
    07 de fevereiro de 2013 - 17:14

    Ooii. Amei o site :) ja que nao tive tempo de ler TODOS os comentarios, se eu substituir a manteiga por margarina (aquelas de talete) eh o mesmo resultado?
    Obrigada :)

    • 07 de fevereiro de 2013 - 17:36

      Oi Camila!

      Eu sei, são muitos comentários hahaha. Mas, dica: você pode usar a busca do seu navegador quando tiver milhares de comentários assim! É o que eu faço em outros blogs! :)
      Eu nunca fiz buttercream com margarina, até porque o nome é butter(manteiga)cream. Não sei se daria a consistência necessária, mas você pode tentar em casa. De qualquer forma, te alerto para evitar margarina – se possível, abolir da sua vida – em comidas: ela é cheia de gordura trans e faz muito mal para saúde, sabia? Dá uma lida: http://vidaprimal.wordpress.com/2011/04/09/margarina-nao-e-comida/

      Beijos!

  60. Vivian
    13 de fevereiro de 2013 - 22:00

    a primeira vez q eu fiz buttercream foi com essa receita, achei q ia dar tudo errado como todas minhas coberturas para cupcake, mas não, deu tudo certissimo, e consegui cobrir meus cupcakes com a voltinha classica. Mas queria saber se tem como deixar o gosto da manteiga mais suave ?
    amo seu blog, um dos meus favoritos !
    beijos

    • 14 de fevereiro de 2013 - 00:18

      Oi Vivian!

      Para cortar o gosto da manteiga, você pode colocar essência de amêndoas no lugar da de baunilha. Dá uma melhorada sutil, mas no fim das contas não muda muito. Tem muita manteiga então no fim das contas fica com o sabor dela mesmo.

      Beijo!

  61. 21 de fevereiro de 2013 - 10:03

    […] Buttercream clássico Receita original. […]

  62. terezinha
    23 de fevereiro de 2013 - 22:25

    ESSA RECEITA PODE SER USADA PARA COBERTURA DE BOLOS MAIORES, TRABALHANDO COM BICO?

  63. Gustavo
    26 de fevereiro de 2013 - 13:47

    Olá Juliana! Uma delícia seu blog!
    Falando sobre os buttercream, eu sou um entusiasta da confeitaria e de uns tempos pra cá, ainda mais entusiasta dos buttercream.
    Um dos problemas que eu sempre tive ao tentar fazê-lo foi a consistência, justamente porque o sabor ficava incrível mas não tinha muita estrutura. Eu vi sua receita e fiquei imaginando se o efeito de sustentação é dado pelo açucar impalpável e se ele conseguiria um efeito similar com açucar de confeiteiro puro (já que o impalpável tem amido na sua formulação). Você chegou a testar só com açucar de confeiteiro?
    Uma famosa rede de confeitaria americana, a Crumb Boss passa uma receita de buttercream que leva uma quantidade pequena de gordura vegetal hidrogenada justamente pra dar mais sustentação e moldabilidade à cobertura. Você já viu essa receita com um pouco de gordura vegetal?
    Um grande abraço!

    • 26 de fevereiro de 2013 - 15:44

      Oi Gustavo!

      Bem vindo ao blog! :)
      Todos os buttercreams feitos com açúcar impalpável ganham parte da consistência graças ao amido que vem no açúcar processado. Logo, é difícil garantir que usar açúcar de confeiteiro brasileiro vai dar a mesma consistência. Eu tentei uma vez, faz muito tempo, e não ficou nem perto da consistência ideal – e também não achei o gosto tão bom. Ainda preciso tentar de novo, pois pode simplesmente ter sido um bad buttercream day, como diriam os americanos, hahaha.
      Eu conheço a Crumb Boss, sigo o canal dela no Youtube (aliás, aquela mulher que grava é muito chatinha, não é?). Ela usa gordura vegetal hidrogenada (o Crisco de lá) também porque barateia e muito o preço de produção, o que é ideal especialmente para confeitarias. Além disso, é verdade que a gordura vegetal oferece maior sustentação ao buttercream além de permitir que ele mantenha a consistência melhor em climas mais quentes. Isso porque o ponto de derretimento da gordura vegetal é maior do que da manteiga. Uma dica fácil é substituir 1/3 da quantidade de manteiga por gordura vegetal hidrogenada, isso se você quiser manter o sabor gostoso. Dá até pra trocar tudo, 100%, mas honestamente fica terrível.

      Beijo grande!

  64. Sara
    02 de março de 2013 - 08:52

    Olá, qual o seu buttercream preferido?

    Sara

    • 03 de março de 2013 - 23:09

      Oi Sara!

      Eu gosto muito do IMBC e prefiro no lugar deste aqui, mas honestamente não tenho um preferido… não consigo escolher!

  65. Valdirene
    02 de março de 2013 - 21:08

    Oi Ju! Fiz meu primeiro buttercream, ficou com a consistência um pouco mole, mas coloquei só um pouquinho na geladeira e deu certo. Confesso que não sou muito fã de manteiga, mas gostei muito do resultado. Muito obrigada por suas dicas. Ah, fiz a receita da sua massa de baunilha, eu simplesmente amei, foi a melhor que fiz até agora.
    Bjos

    Val

    • 03 de março de 2013 - 23:14

      Oi Val!

      Da próxima vez, elimine o leite! Ou coloque bem pouco. Isso deve resolver a consistência!
      Que bom que gostou da receita de baunilha!

      Beijos!

  66. Sara
    05 de março de 2013 - 16:56

    Testado e aprovado! Maravilhoso :)

  67. 13 de março de 2013 - 18:13

    Juliana,fiquei muito feliz,em encontrar o seu blog,show,perfeito.Muito obrigada pelas dicas.
    Estava insegura em relação ao buttercream.

  68. Tatiana
    14 de março de 2013 - 19:42

    Olá, Jú!
    Amo seu blog e sempre venho conferir as novidades…Tem uma cobertura de manteiga muito gostosa que minha avó faz há muitos anos e fica com uma consistência ótima para confeitar. É só bater a manteiga do mesmo jeito e quando estiver bem fofinha acrescentar uma receita de brigadeiro ( eu faço bem durinho, para a cobertura ficar mais consistente), e quem gostar tbém pode colocar baunilha ou uma bebiba tipo rum ou licor, mas eu prefiro só com o brigadeiro.

    Bjos

    • 14 de março de 2013 - 21:18

      Oi Tatiana!

      Gostei da receita! Mas quanto de manteiga vai? E quanto da receita de brigadeiro?

      Beijos!

  69. Carolina Pinheiro
    18 de março de 2013 - 23:26

    Ola Juliana! AMEI seu blog, DEMAIS! Obrigada!! Eu sempre tnho um probleminha cm buttercream, pois sempre fica acucarado. eu usaca aucar impalpavl e me falar para mudar para o galcucar (o unico que conheco eh da uniao). Nada da certo… Voce pode me ajudar, please??? bjinhos

    • 20 de março de 2013 - 00:06

      Oi Carol!

      Que bom que gostou do blog! Alguém já havia me perguntado a mesma coisa aqui nos comentários, então vou repetir minha resposta, tá?
      “Eu já usei o Glaçúcar, da União, e achei o resultado bem mais açucarado que com o impalpável. Mas, acredito, também depende muito da marca de impalpável que a gente encontra por aí. Eu uso o da Mix, e acho ótimo. Ele fica açucarado porque é normalmente assim mesmo. Já fui em algumas lojas de cupcake nos EUA e são todos assim, com o tal “pozinho”. Então, desencanei. Quando quero um buttercream liso, faço o de merengue italiano. ;)”

      Beijos!

  70. Shamella Ferreira
    25 de março de 2013 - 12:57

    Olá Juliana, venho acompanhando o seu blog a algum tempo, e tenho adorado suas postagens, já faz parte da minha pagina de favoritos … rs. Sou de goiania, e sou apaixonada pela a arte dos cupcakes, confesso que tenho a maior vontade de aprender … mais ainda me falta oportunidade.Bom mais tenho uma pequeninha duvida quanto as suas receitas, principalmente sobre o Buttercream, onde vc diz manteiga … vc usa a manteiga de leite mesmo, ou vc usa a margarina (qualy)?
    Ah e mais uma vez parabéns pelo o blog, ta me salvando … =)tirando muitas duvidas sobre a produção dos belissímos cups!

    • 28 de março de 2013 - 13:22

      Oi Shamella!

      Que bom que gosta do blog. De Brasília pra Goiânia é um pulo, né?
      É manteiga mesmo. Manteiga, manteiga, da boa. Margarina nem comida é. Se puder abolir da sua dieta, fará um bem a si mesma e a sua família!

      Beijos!

  71. ana maria
    27 de março de 2013 - 18:27

    Juliana,
    sua receita de buttercream é maravilhosa! Tinha tentado outra receita, mas não gostei. A sua é muito melhor, tanto no gosto quanto na textura. Colori de rosa clarinho para cobrir alguns cupcakes e presenteei meus amigos do trabalho, todos adoraram. Tô tão animada, que minha próxima tentativa vai ser o cupcake de baunilha. Bjs!

  72. 28 de março de 2013 - 11:34

    […] com o chocolate. Honestamente, achei muito gostoso e devo repetir mais vezes. Como cobertura, fiz o buttercream clássico e misturei no mesmo saco de confeitar a cor natural e outra colorida, com quatro gotas de corante […]

  73. Patricia Moraes
    03 de abril de 2013 - 15:27

    Oi Ju, tudo bem? Você poderia me ajudar numa dúvida cruel? Rs Eu acompanho, assim como você, muitas receitas americanas, e muitas delas citam a cobertura de Ice Frosting. Ju…o que é isso??? É parecida com Buttercream, ou é algo absolutamente diferente? Obrigada mesmo pela ajuda, e parabéns pelo blog…sou fã!

    • 03 de abril de 2013 - 23:07

      Oi Patricia!

      Acho que você está falando de icing e frosting. São coisas diferentes, mas nem tanto. As duas são coberturas para doces e, dependendo da receita, ambas podem ser usadas em saco de confeitar. Mas, para entender melhor de uma maneira ampla, frosting costuma ser melhor para trabalhos em saco de confeitar enquanto que o icing pode, às vezes, ser bem líquido. Frosting = buttercream, icing = glacê real firme. Mais ou menos isso, entende?

      Beijos!

  74. Pietra
    03 de abril de 2013 - 20:38

    Minha batedeira não é planetária,altera a consistência da cobertura?

    • 03 de abril de 2013 - 23:14

      Pietra,

      Não altera, mas você vai precisar bater os 8 minutos no braço e, talvez, te canse bastante.

  75. Paola
    05 de abril de 2013 - 11:26

    Juliana,
    Fiz metade dessa receita de buttercream mas ele não ficou no ponto, não deu nem para usar no bico de confeitar…
    Fiquei imaginando o que podia ter dado errado, se as proporções não ficaram certas, se bati demais, ou talvez se a manteiga estava mole demais, o dia estava quente…
    Podes me dar uma luz do que pode ter acontecido??
    Parabéns pelo seu blog, ele é lindo e as receitas são muito didáticas! Você se expressa muito bem!
    Abraços, Paola :)

    • 10 de abril de 2013 - 10:32

      Oi Paola!

      Muita coisa pode ter acontecido, mas o mais provável, se você seguiu a receita à risca, é que estava muito quente na sua cozinha e/ou cidade.

      Beijo!

  76. valeria theodoro
    21 de abril de 2013 - 22:13

    olá,Adoro seu blog e fiz ontem essa cobertura,adorei e usei o gel colorante na cor vermelha mas não coloquei muito com medo de mudar a consistência dele então gostaria de saber se isso pode ocorrer ou devo alterar algo da receita pra isso não acontecer,Obrigada bjs.

    • 30 de abril de 2013 - 17:40

      Oi Valeria!

      Se usar corante em gel, dá pra colocar mais do que o normal porque ele é bem concentrado, mas uma quantidade limite seria 1 colher de sopa para essa receita inteira aqui. Isso porque, mais do que a consistência, o sabor vai mudar muito e seus convidados podem até ficar com a língua colorida, o que não é nem um pouco atraente.

      Beijos!

  77. Eliane Custódio
    25 de abril de 2013 - 14:21

    sou iniciante neste maravilhoso mundo dos Cup Cakes, e gostaria muito de fazer um de cenoura…por acaso você teria a receita pra me dar? minha filha adora bolo de cenoura, mas nunca acertei, fica pesado, abatumado…. um horror. pensei em você pra poder fazer uma surpresa com um cup de cenoura pra ela? Você pode me ajudar?

    • 30 de abril de 2013 - 17:44

      Oi Eliane!

      Já fiz duas receitas de cupcakes de cenoura aqui, uma americana e outra brasileira. Procura no Menu que você acha bem fácil! :)

      Beijos!

  78. Viviane
    28 de abril de 2013 - 12:21

    Meu buttercrem desandou tudo e virou uma meleca…. não sei onde errei, mas enfim… vou experimentar sua receita Juliana e te digo, senão virei aqui pedir socorro! Obrigada!

  79. ayrton
    05 de maio de 2013 - 22:42

    adorei a receita, mas tenho algumas dúvidas, posso usar o açucar de confeiteiro ou tem que ser exatamente o impalpável?e quanto tempo essa cobertura pode ser conservada e sobre quais condições? P.S. adorei o site, o melhor que ja vi *u*

    • 07 de maio de 2013 - 23:25

      Oi Ayrton!

      Tem que ser o impalpável, porque ele é o que contém amido! Essa cobertura dura uma semana na geladeira, em um ziploc bem fechadinho. No congelador, dura até 3 meses.

  80. Gleice
    07 de maio de 2013 - 11:30

    Juuuu adorei seu blog. to iniciando nesse mundinho de cupcakes e tô amando tudo que to aprendendo aqui!!! beijuxxxxxxx

    • 07 de maio de 2013 - 23:28

      Oi Gleice! Que bom, fico feliz!!

      Beijo grande!

  81. Maria
    07 de maio de 2013 - 11:51

    Gostaria de saber se quando utilizo o buttercream o bolo decorado devera permanecer na geladeira ate hora de servir, ou se aguenta temperaturas altas.

    • 07 de maio de 2013 - 23:30

      Maria, o buttercream só segura até uns 28˚C, na sombra e em locais arejados. Acima disso, ele derrete, como qualquer cobertura feita de manteiga. Você não precisa deixar o bolo na geladeira, mas se estiver muito quente por aí, talvez seja melhor mesmo.

  82. Fabiana
    09 de maio de 2013 - 19:46

    Consegui fazer, só que errei um pouco… porque fui fazer meia receita! ai na parte do leite, coloquei 2 colheres, ao invez de uma e meia… e uma inteira de baunilha, acho que por isso ficou meio mole :/
    mas consegui e ficou SUPER GOSTOSO, superou minhas espectativas, fiquei com medo de ser muito doce enjoativo sabe! mas adorei! e ainda fiz recheio de nuttela!!!

  83. Daniela
    16 de maio de 2013 - 14:18

    Dá p fazer em batedeira comum? Sem ser essas profissionais?

    • 20 de maio de 2013 - 22:26

      Dá sim, Daniela, mas seu braço pode ficar cansado de bater por 8 minutos seguidos.

  84. Danielle
    20 de maio de 2013 - 19:38

    Olá Juliana! Parabéns pelo blog! Nunca usei buttercream com receio de q não “agüente” nem mesmo ficar exposto em uma festa. Essa receita q vc passou, além de deixa-lis e pelo q li, também deliciosos, tem boa durabilidade (não derrete facilmente)? Me diga qual marca de manteiga vc costuma usar. Obrigada!

  85. Cinthya Carrilho
    29 de maio de 2013 - 01:23

    Olá Ju!! Sou aeromoça de profissão e apaixonada por cupcakes… Me aventurando nesta área, achei seu blog e ameiii ! Ja esta na barra ” favoritos”.
    Testei seu bolo de cenoura e foi sucesso !
    Testei o buttercream tipo sorvete… Excelente . Reconheço q poderia ter ficado mais durinho … Abusei do leite…. Mas, perfeito!

    Agora, como vc… Estou penando p achar uma receita de cup de chocolate . Nao testei a sua, pq quero apenas c cacau…. Testei uma do blog da Marta Stewart e gostei ….
    Vc tem alguma outra pra dividir conosco ?

    Parabéns pelo blog! Lindo, pratico de acessar e delicioso;)
    Bjos

    • 06 de junho de 2013 - 20:21

      Oi Cinthya!

      Pode testar a minha receita de cupcake de chocolate, porque ela só tem cacau. :)
      Que bom que gosta do blog!

      Beijos!

  86. Josyane
    01 de junho de 2013 - 12:06

    Juliana, tudo bem?! :D
    Então, queria saber quanto tempo esse buttercream pode ser armazenado na geladeira?
    Desde já, obrigada! Beijinhos :*

    • 06 de junho de 2013 - 20:39

      Josyane, essa cobertura dura uma semana na geladeira, em um ziploc bem fechadinho. No congelador, dura até 3 meses!

  87. Verucia
    17 de junho de 2013 - 22:26

    Com essa quantidade de ingredientes, quantos cupcakes eu consegui fazer?

    • 18 de junho de 2013 - 23:18

      Verucia, o rendimento está descrito na receita!
      Beijo!

  88. Carla Tichovitz
    21 de junho de 2013 - 10:11

    Olá, gostei muito do seu blog, quero começar a fazer cupcakes pra fora, ultimamente tenho feito para casa e amigos, mas ainda não fiz com buttercream pq tinha medo de errar, estava decorando com chantilly mesmo. Será que você poderia colocar uns post sobre prazo de validade, diferença manteigaxmargarina (que fico muito em dúvida principalmente qdo dá a aparência que vai coalhar e não dar certo), ponto certo do brigadeiro para fazer a cobertura do cupcake, tentei fazer mas ficou duro e começou a sair por fora do saco de confeitar por cima, uma bagunça, o ponto da ganache também, muitas dúvidas né. Espero que me ajude. Obrigada.

    • 22 de junho de 2013 - 17:53

      Oi Carla!

      Vamos por partes!
      Prazo de validade de quê? Se for do buttercream, dê uma olhada em comentários anteriores que eu falo sobre o prazo de validade (se é que já não falei no post).
      A diferença entre manteiga e margarina é: nunca use margarina. Não tem sabor, não tem a quantidade certa de gordura para algumas receitas e ainda por cima faz mal (http://vidaprimal.wordpress.com/2011/04/09/margarina-nao-e-comida/).
      Cobertura de brigadeiro já fiz no blog, é só procurar no menu!
      Sobre a ganache, vou fazer um post específico sobre ela em breve, mas você pode procurar receitas que eu fiz ganache e ler minhas dicas no post! :)

      Beijos!

  89. Vagner Monthay
    27 de junho de 2013 - 17:43

    Boa tarde Juliana
    Seu blog é ótimo, uma mão na roda pra quem esta começando no ramo dos cupcakes, como eu hehehe. Na verdade já tem um tempo que faço pra vender na faculdade e estou sempre à procura de novas receitas. Fiz o Buttercream e deu certo, ficou muito bom! apenas uma ressalva para a textura, achei um pouco granulada, da pra sentir o açúcar. Essa textura açucarada é assim mesmo ou fiz algo de errado? E a quantidade desse açúcar pode ser diminuída? Quanto?(a única mudança que fiz foi usar 200g de manteiga e 170 gramas de gordura hidrogenada).
    Da uma olhada no resultado http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10201529876635435&set=a.10201529842154573.1073741827.1432474462&type=3&theater

    Grande abraço e OBRIGADO!

    • 29 de junho de 2013 - 21:26

      Oi Vagner, que bom que o blog te ajuda!
      A textura do buttercream com açúcar impalpável é essa mesma, não tem nada de errado.
      Não dá pra diminuir a quantidade de açúcar sem sacrificar a consistência, mas aí fica a seu critério. Quanto ao uso de gordura hidrogenada, eu sempre digo por aqui que não sou a favor. Não fica com um gosto bom e nem sequer é saudável para você ou para seus clientes. Mas daí também fica a seu critério! :)
      O link não está abrindo aqui…

      Beijos!

  90. Cristiane
    30 de junho de 2013 - 23:17

    Fiz ontem e ficou muito bom! Obrigada pelas dicas e parabéns pelo site. Gosto demais!

    • 05 de julho de 2013 - 21:25

      Que bom que gostou, Cristiane! :)

  91. Wyllame
    01 de julho de 2013 - 22:38

    Esse buttercream me conquistou! :)
    Só que eu uso 200g de manteiga sem sal, 360g de açúcar de confeiteiro Impalpável, 2 col. de leite e 1/2 col. ext. de baunilha. Dá pra cobrir exatamente 12 cupcakes (e sobra um pouquinho para comer com bolachas, hahaha).
    Já experimentou substituir o leite e a baunilha por suco concentrado de maracujá? Fica uma delícia! Olha no link a foto! http://migre.me/fgUsk
    Adoro seu blog.. está de Parabéns!!! bjinhos

    • 05 de julho de 2013 - 21:34

      Oi Wyllame!

      Ele parece uma delícia, parabéns! Maracujá é tudo de bom! :)
      Obrigada pela dica! Beijos!

  92. Bruna Fonseca
    10 de julho de 2013 - 15:23

    Juliana, primeiramente parabéns pelo blog!!! Adoro suas dicas e receitas, gostaria de saber se você teria algum post a respeito do açúcar. É algo que me confundo muito porque estão vendendo mais de um tipo de açúcar como sendo o de confeiteiro, enfim… Se não tiver fica a dica para uma próxima rsrs. Valeu!! Beijos

    • 16 de julho de 2013 - 23:37

      Oi Bruna!

      Ainda não tenho uma receita sobre açúcar, mas terei em breve! Fique atenta!

      Beijos!

  93. 11 de julho de 2013 - 20:07

    Oi Juliana, concordo total! Manteiga é vida! Tudo fica melhor! Até o miojo! Sempre uso! Haha! E ponho temperinho verde ainda, outro must pra quem como eu costuao se aventurar na cozinha pra fazer salgados, mas vendo seu blog meu deu muita vontade de sair por aí fazendo cupcakes lindos como os teus! Parabéns! Amei o blog!

    • 16 de julho de 2013 - 23:49

      Oi Larissa!

      Que bom, fico feliz em ver que mais gente concorda com a manteiga. Abaixo margarina!

      Beijos!

  94. Simone
    12 de julho de 2013 - 19:52

    Juliana parabéns pelo blog e pelas receitas maravilhosas, sou fã rsrs… Esse Buttercream dá para fazer o cupcake tipo Nhá-Benta? Você já fez esse cupcake?
    Beijinhos!

    • 16 de julho de 2013 - 23:52

      Oi Simone, que bom que gosta do blog! O buttercream não dá pra fazer nhá benta, porque não é marshmallow. Você estaria inventando um novo tipo de cupcake hahahahaha. Mas não sei se daria certo, acho que a manteiga derreteria quando mergulhada no chocolate quente.

      Beijos!

  95. Simone
    17 de julho de 2013 - 08:54

    rsrs…obrigada Juliana!

  96. Yasmin
    17 de julho de 2013 - 12:44

    Oi Juliana!

    Domingo passado foi aniversário do meu pai, e fiz cupcakes pra comemorar :)
    Fiz essa receita de buttercream, mas ficou com muito gosto de manteiga, achei até que tinha usado a com sal, mas não… O que pode ter acontecido? Como posso evitar isso nas próximas vezes que for fazer?
    To começando a correr de buttercream, é a segunda vez que fica forte assim :(

    Beijos

    • 20 de julho de 2013 - 18:18

      Oi Yasmin!

      Buttercream sempre vai ficar com gosto de manteiga. O próprio nome já diz: butter – manteiga e cream – creme. É um creme de manteiga.
      Se o gosto de manteiga te incomoda, você pode fazer buttercream com chocolate, limão, mel, etc, outros sabores que podem mascarar um pouco a manteiga.

      Beijos!

  97. Larissa
    18 de julho de 2013 - 21:05

    Ola boa noite adorei seu site e gostaria de saber se posso usar margarina light de boa qualidade

    • 20 de julho de 2013 - 18:25

      Larissa, eu sou completamente contra qualquer tipo de uso para margarina, seja de boa, média ou péssima qualidade. Pra mim, qualquer margarina é um veneno para nosso corpo. Honestamente, te recomendo a não usar, de maneira alguma. Se você realmente quiser usar, então substitua apenas 1/3 da quantidade de manteiga da receita, senão ela pode não emulsificar corretamente.

      Beijos!

  98. Larissa
    22 de julho de 2013 - 11:35

    Bom dia eu resolvi e comprei a manteiga e fiz a receita,nunca tinha comido buttercream e todos gostaram obrigada pela receita maravilhosa bjnhs e fique com Deus.Ps o buttercream é ótimo pra fazer as rosas ficaram perfeitas

  99. Julia
    22 de julho de 2013 - 12:20

    Olá, Juliana.
    Eu nunca tinha feito/comido buttercream e depois de ver a receita no seu blog resolvi experimentar.
    Achei bem gostoso, mas o meu ficou muito doce e gorduroso. É normal ele deixar aquela sensação de gordura na boca? Ou eu fiz alguma coisa errada?
    Além disso, o meu buttercream ficou com um pozinho açúcar impalpável perceptível ao paladar. Se eu diminuir a quantidade de açúcar, a consistência será muito afetada?
    A última dúvida é: quando levado à geladeira, fica bem durinho, quase com a consistência de sorvete? Pois o meu ficou assim.

    Obrigada :)

    • 22 de julho de 2013 - 23:39

      Oi Julia!

      Buttercream é uma mistura de manteiga e açúcar, então a melhor resposta para você é que sim, é normal ficar com sensação de gordura na boca. Afinal, manteiga é gordura.
      Quanto ao “pozinho” do açúcar, é normal ficar assim. Se você diminuir a quantidade de açúcar, o que vai acontecer é que a consistência vai diminuir e se alterar. Se o clima na sua cidade estiver muito bom, dá pra fazer isso sem prejudicar a consistência.

      Beijos!

  100. Taty
    22 de julho de 2013 - 18:01

    Juliana, adorei seu blog, seus textos são super bacanas, instrutivos, me deu vontade de fazer tudo, rsrs! Essa semana resolvi tentar fazer os cupcakes pela primeira vez. Teste a receita de butter cream diminuída e ficou maravilhosa, realmente deu certo e tem gosto de sorvete de baunilha! Agora vou tentar acrescentar chocolate.

  101. Joyce
    23 de julho de 2013 - 11:44

    AAAAhhhh Amei essa receita fiz pela primeira vez e de cara ficou bom, e também deixou os cupcakes muito fofos e gostosos…
    Peguei algumas dicas com você “Juliana” que me ajudaram bastante.
    Parabéns pelo seu ótimo trabalho, Beijos!!
    Obrigada =D

    • 29 de julho de 2013 - 22:52

      Que bom que minhas dicas te ajudam, Joyce! :)

  102. Micaele
    25 de julho de 2013 - 12:04

    Oi Juliana! Primeiramente parabéns pelo seu blog, é lindo e suas dicas são incríveis! ! Há tempos eu buscava referências de cupcakes mas nada realmente me chamava a atenção. .. Até hoje! Rsrs
    Vou testar ainda hoje essa receita ( quero fazer um cupcake de sunday, ia usar sorvete de verdade mas vamos combinar que seria um tanto quanto complicado! Rsrs) mas queria te perguntar outra coisa. .. Estou tentando fazer uma cobertura de creamcheese pro meu red velvet, mas ja testei várias receitas e todas ficam muito moles e derretem ou ficam muito doces.. Não vi se vc tem algum post sobre isso, mas gostaria suuuper de uma ajudinha sua!! ;) beijos e obrigada! !!

    • 29 de julho de 2013 - 23:14

      Oi Micaele!

      Tenho sim alguns posts com receitas de creamcheese, é só procurar no Menu do blog! Porém, já te alerto que coberturas de creamcheese geralmente ficam moles mesmo, não tem muito jeito não.

      Beijos!

  103. Tuani de Carvalho
    31 de julho de 2013 - 22:22

    Ola, gostei muito das dicas vou começar a fazer cupcakes, na verdade já fiz uma vez com cobertura de cream cheese com manteiga, porém achei muito doce, se caso quiser diminuir a quantidade de açúcar tanto da massa quanto do buttercream será que altera a consistência?

    E vi várias pessoas perguntando sobre o açúcar impalpável, na verdade é um açúcar mais fino com amido de milho, peguei uma receita da internet de açúcar impalpável, dá pra fazer e dá certo utilizei pra fazer glacê, é só misturar 500g de açúcar de confeiteiro com 3 colheres de sopa de amido de milho e bater no liquidificador aos poucos. Beijos e obrigada.

    • 13 de agosto de 2013 - 09:36

      Oi Tuani, dá pra diminuir a quantidade de açúcar sim, mas definitivamente vai alterar a consistência tanto da cobertura de creamcheese quanto do buttercream.

      Beijos!

  104. Natália
    04 de agosto de 2013 - 15:53

    Oie
    Ele realmente fica bem doce, ou a retardada aqui se passou na quantidade de açúcar? xD

    • 13 de agosto de 2013 - 19:36

      Natália, ele fica bem doce mesmo! Hahahaha ;)

  105. Suellen
    04 de agosto de 2013 - 23:16

    Oie Juliana,

    Primeiro lugar quero te parabenizar muito pelo site, muito caprichoso o cuidado que você tem com cada receita e a maneira como você expõe aqui eu só falto comer a tela.
    Sou bem +- na cozinha mais até que sai algumas coisinhas boas rsrs e estou querendo me aventurar no mundo dos cupcakes, estou mega empolgada e tendo o cuidado de não fali de vez porque a vontade que da é sair comprando tudo que vejo pela frente entretanto com falta de experiência ainda não sei que material comprar( aliás seu post sobre os utensílios mais importantes me ajudou muito e estou me baseando nele rs)as melhores marcas, nem os melhores lugares e principalmente os melhores preços, nessa área são muitas marcas, tantos chocolates, manteigas, farinhas e ainda tem esse bendito extrato de baunilha (te juro que nem sabia que existia)que eu cheguei a conclusão que vou ficar louca. Por exemplo esse extrato de baunilha branca é o mesmo que você ensinou a fazer? se não qual a marca? Eu estou tentando comprar as favas, ainda não achei, mais até achar e ficar pronto vai demorar, você não tem algum de boa qualidade pra me indicar. Se não for pedir demais você poderia fazer um post com algumas dicas sobre os principais e melhores marcas de alimentos pra as receitas de cupcakes para as iniciantes como eu. Desculpe pelo longo comentário, esse seu site vicia eu conheci a uns 3 dias e desde então já entrei umas 500x rsrs.

    Obrigada e mais uma vez parabéns…

    • 13 de agosto de 2013 - 19:41

      Oi Suellen!

      Seja bem vinda ao blog e espero que ele te ajude bastante!
      O extrato de baunilha que eu ensino no blog fica preto, como na foto e como são os comuns que encontramos por aí. A baunilha branca só é encontrada como essência, e em lojas especializadas de confeitaria. A marca tanto faz, honestamente.
      Quanto aos produtos e alimentos, eu realmente não gosto de indicar marcas. Só indico quando eu realmente acho que ela é boa e merece ser indicada. Não quero fazer um post desse tipo porque não acho que ninguém deva seguir exatamente as marcas que eu uso. Acho que cada um pode experimentar e encontrar as marcas que eles acham boas e com um bom custo-benefício, entende? Não me leve a mal.
      Se eu puder te ajudar com outras coisas, é só perguntar.

      Beijos!

  106. Neemyas
    05 de agosto de 2013 - 12:38

    OI Juliana, gosto muito do seu blog!eu estava com uma duvida,pode fazer o buttercream substituindo o extrato de baunilha por essência?é que na cidade onde moro,não vedem favas nem extrato,e a essência é a única opção…agradeço desde já.

  107. Isabela e Gabriela
    07 de agosto de 2013 - 19:26

    Olá,Juliana

    Eu e minha irmã vamos participar de uma feira de empreendedorismo na escola, e vamos fazer cupcakes. Gostamos muito da sua receita de buttercream, porém devido nossa inexperiência, rsrsr, não sabemos se é manteiga mesmo ou se é aquelas margarinas que vendem em tabletes para culinaria. Sei que a pergunta pode parecer boba, mas nós só temos 12 anos. obrigado

    • 13 de agosto de 2013 - 19:50

      Meninas, é com manteiga mesmo. Manteiga manteiga, a boa e velha manteiga. Passem longe da margarina para sempre. Hahahaha. Beijos!

  108. 07 de agosto de 2013 - 19:53

    Olá Juliana, estou encantada com suas dicas, adorei a receita do buttercream, sou iniciante com cupcakes, minha paixão… vou tentar fazer, parabéns pelas receitas.

  109. Joice S. Joenck Fediuk
    12 de agosto de 2013 - 23:48

    Olá Juliana, Parabéns pelo seu blog, estou adorando tudo. Testei essa receita por aqui e deu certo. Só fiquei com uma dúvida: a cobertura fica dura mesmo quando vai a geladeira? minha ficou feito pedra…rss ai tive a idéia de colocar segundos no microondas e foi p/ batedeira de novo..rs (graças q deu certo) Mas queria saber: posso mesmo guardá-la na geladeira ou fiz errado? Obrigada.

    • 13 de agosto de 2013 - 20:48

      Oi Joice! Fica dura sim, porque ela é feita de manteiga. Manteiga na geladeira não endurece? Pois é!
      Você pode sim guardar na geladeira, mas para comer depois é preciso removê-la de lá e deixá-la chegar a temperatura ambiente. :)

  110. Cristiane
    14 de agosto de 2013 - 21:53

    Boa noite
    , estou fazendo o creme de buttercream pela 1º vez , como faço para deixar ele mais firme , pois é para um casamento em uma chácara , tenho medo que vai derreter tudo.

    • 27 de agosto de 2013 - 13:33

      Cristiane, não tem como fazer ele ficar mais firme. A receita é igual. Você pode retirar a quantidade de leite. Mas a cobertura vai derreter em qualquer ambiente mais quente porque é feita de manteiga. Se precisar de uma cobertura mais firme no calor, use a de brigadeiro.

  111. Daniel Câmara
    15 de agosto de 2013 - 13:13

    Você é incrível em seus Posts. Diz a linguagem que precisamos para aprender.
    Adorando todas essa “aulas”.

    Abraços!

  112. Ana
    16 de agosto de 2013 - 14:55

    Oi Juliana estou adorando seu blog,comecei a fazer cupcakes esta semana,sou péssima na confeitaria ,mas achei a receita perfeita de cupcake de chocolate,não sobra 1.Agora vou tentar fazer sua receita de ButterCream, espero que de certo!

  113. Catharina Mendonça
    19 de agosto de 2013 - 17:04

    Olá Juliana, amooooooooooo seu blog!!!!!
    Queria saber qual palheta vc usa para fazer essa cobertura???? É aquela que parece um fouet???
    Bjs

    • 29 de agosto de 2013 - 23:00

      Catharina, para essa cobertura, eu uso o batedor de raquete.

  114. Bruna Gomes
    26 de agosto de 2013 - 12:58

    Olá Juliana, me tira uma dúvida!
    Posso usar MARGARINA sem sal no lugar da manteiga?
    Suas receitas são ótimas, parabéns !

    Bjs

  115. 28 de agosto de 2013 - 10:22

    Juiana, adooroo seu blog e suas idéias….são inspiração para os meus rsrs…
    Tenho uma dúvida. Quando acrescento algo pastoso ou mais líquido ao buttercream (banana ou creme de leite )”ele desanda” mesmo seguindo a receita corretamente. Qual o segredo?
    Obrigada.

    • 12 de setembro de 2013 - 14:05

      Vandressa, é porque você está acrescentando muito líquido. O buttercream é delicado e você não deve adicionar muito líquido, senão ele vai perder a consistência.

  116. mariane
    04 de setembro de 2013 - 01:13

    adoro esse blog!!!

  117. Alana Maíra
    13 de setembro de 2013 - 14:39

    olá, Boa Tarde!
    sou nova por aqui e estou adorando seu blog, queria muito testar essa receita, e queria saber se posso usar a batedeira comum ,mesmo, pois não tenho a planetária, implica no resultado final?

    Obrigada!

    • 22 de setembro de 2013 - 19:14

      Oi Alana! Você pode usar a batedeira comum também, mas lembre-se de usar uma espátula para tirar parte do buttercream das paredes da tigela de vez em quando, para que tudo seja misturado plenamente. Se for com a batedeira de mão, talvez seu braço comece a doer depois de um tempo, já que são 8 minutos batendo sem parar. Beijos!

  118. Alice Duarte
    17 de setembro de 2013 - 17:30

    Eu posso adicionar um pouco de Nutella no final, sem que desande a essa cobertura?

    • 22 de setembro de 2013 - 19:34

      Alice, pode sim! Acrescente 80g de nutella, no máximo, sempre tomando cuidado com a consistência da cobertura. Beijos!

  119. Priscila
    17 de setembro de 2013 - 18:54

    Eu simplesmente não consigo a textura ideal. Já tentei seguir suas dicas para tirar as bolhas da massa, mas não rola. Sempre ficam bolhinhas, tem algum outro truque? Será que é minha batedeira?

    • 22 de setembro de 2013 - 19:35

      Priscila, sempre vai ficar algumas bolhas, é normal. O melhor jeito de removê-las é com a dica que eu dei. Você também pode usar o batedor de raquete na planetária, que fará o mesmo efeito da espátula. Beijos!

  120. Karen
    19 de setembro de 2013 - 09:39

    Oi Juliana estou adorando seu blog esta de parabéns! Bom tenho uma duvida quando ao buttercream, em um curso que fiz de cupcake me falaram que ele não é muito gostoso por ficar com gosto de manteiga sempre utilizei o Ganache por medo do gosto do buttercream não ser bom…. mas pelo que vi da sua receita parece ficar muito bom não parecer manteiga

    • 22 de setembro de 2013 - 19:42

      Karen, buttercream significa creme de manteiga, então ele sempre vai ter sabor de manteiga. É normal. É que nós, brasileiros, não estamos acostumados com esse sabor maravilhoso porque nossa indústria tem, por anos e anos, nos entupido de gordura vegetal hidrogenada e margarina, que tem gosto ruim e fazem mal à saúde. Passe para a manteiga! :)

  121. Mônica
    23 de setembro de 2013 - 13:14

    Estou amando e aprendendo muito aqui.
    Vou tentar fazer o buttercream pra colocar nos meus cupcakes.
    Obrigada pelas dicas e receitas divididas conosco!!!!!

  122. Lais Monteiro
    24 de setembro de 2013 - 14:52

    Oi Ju !!!
    Você é a salvação das minhas gordices da tarde. rsrsrs
    Recebi a infeliz oportunidade de fazer o bolo para uma festividade aqui na minha igreja, e tive a pior idéia do mundo de fazer cupcakes! rsrsrsr Tá tudo comprado e esperando a cozinheira aqui, mas tenho uma pergunta: A batedeira influencia no preparo ? Na receita vc fala de batedeira fixa. Me explica !!!!!
    Bjusss

    • 06 de outubro de 2013 - 19:59

      Lais, como você deve ter visto na receita, o buttercream precisa bater por muito tempo, muitos minutos. Por isso, uma batedeira fixa é ideal. Mas se você só tiver uma de mão e achar que seus braços aguentam, dá na mesma. Beijos!

  123. Thatiane
    02 de outubro de 2013 - 11:08

    Olá Ju!!

    Acho o seu blog super lindo você está de parabéns ^^. Então eu andei pesquisando algumas receitas de buttercream e vi que a sua é a que leva mais manteiga, é quase a mesma proporção do açúcar, enquanto as outras são metade do açúcar para manteiga, muito menos. to na dúvida de como fazer, vc ja testou essas outras receitas? outra coisa rsrs eu preciso fazer cupcakes vermelho e azul (homem-aranha) para uma festa e to em dúvida de como fazer, o red velvet eu já fiz e é muito bom, mas ele é de chocolate, vc acha que chocolate com buttercream fica enjoativo? tava pensando em fazer baunilha e tingir de vermelho mesmo… e o recheio, não gosto de nada muito doce por isso penso tanto rsrs… dúvidasss Help me please ^^ Obrigada Bjs

    • 06 de outubro de 2013 - 20:26

      Thatiane, nunca vi receita de buttercream (que dão certo) com a proporção de 1 manteiga e 1/2 açúcar. Pode me passar a receita para eu dar uma olhada?
      Chocolate com buttercream fica muito gostoso, mas vale lembrar que o buttercream é bem doce naturalmente. É bom fazer um cupcake de chocolate meio amargo.

  124. Leila
    05 de outubro de 2013 - 15:35

    Oie Ju…

    Fui tentar fazer mas ele talhou, tem como recuperar?

    Beijos.

    • 06 de outubro de 2013 - 20:41

      Leila, em que momento ele talhou?

  125. 07 de outubro de 2013 - 19:27

    Juliana, estou me aventurando por estas delicias de “cupcakes”, então procurando dicas sobre “bicos” de confeitar que cheguei até voce, voce poderia me dizer quais os bicos que devo ter?? pois vou comprá-los e não sei bem ao certos quais devo ter. Adoreiii seu blog, já esta nos “favoritos”. Abraços

    • 08 de novembro de 2013 - 15:12

      Raquel, que pergunta complicada, hahahaha. Você deve comprar os que você gosta. Para as voltinhas, eu tenho mais de 15 bicos diferentes, e gosto de todos eles. Cada um faz um efeito diferente, então você tem que saber qual efeito você quer. Beijos!

  126. Ellen Silva
    09 de outubro de 2013 - 18:41

    Olá querida tudo bem??? Parabéns pelo belo trabalho. Uma dúvida a respeito do buttercream, como posso fazer usando chocolate? tanto branco como ao leite, meio amargo??? e tem quer ser chocolates nobres ou fracionados??

    obrigadaaaaaaaaaaaaaa

  127. Joice
    11 de outubro de 2013 - 19:11

    Ju,

    Estou com uma dúvida. Como moro em um sítio nós temos manteiga de verdadeee, pura, feita em casa mesmo… ela tem um sabor marcante, muito gostoso. É essa mesma manteiga que devo usar ou ao invés dela margarina?

    Obrigada

    • 08 de novembro de 2013 - 15:59

      Joice, manteiga caseira é boa demais. Se puder usá-la, melhor ainda! Beijos!

  128. Beth
    14 de outubro de 2013 - 19:07

    Oi Juliana,

    Aprendi a fazer Cupcakes para saciar a vontade das minhas 4 filhas (melhor maneira de economizar!!!KKKK), só que tomei gosto pela coisa e estou pensando em fazer para vender. Na escola em que trabalho todos amaram algumas experiências que fiz. Quero saber se posso substituir a baunilha por essência de rum,que para mim dá um sabor especial. E que cobertura combinaria com recheio de maracujá?
    Há, e seu blog é maravilhoso e muito esclarecedor.

    Mil beijocas!!!!

    Beth

    • 08 de novembro de 2013 - 17:10

      Beth, pode sim substituir por essência de rum, deve ficar uma delícia! Para recheio de maracujá, eu faria uma cobertura de brigadeiro de chocolate branco. Acho que combina bastante! Beijos!

  129. Larissa
    19 de outubro de 2013 - 19:58

    Tenho que fazer cupcakes com buttercream para amanhã, nao posso sair pra comprar manteiga, posso usar margarina ? E trocar o açúcar impalpável por de confeiteiro ?

    • 08 de novembro de 2013 - 17:52

      Larissa, não e não! Hahahaha. Tem que ser manteiga e tem que ser impalpável, senão não vai ganhar consistência, ok? Beijos!

  130. Flavia Cecilio
    21 de outubro de 2013 - 06:13

    A primeira e unica vez q fiz buttermilk ficou com muito gosto de manteiga….nao sei onde errei.
    Ficou horrivel..nunca mais tentei por medo de ficar igual…onde deve ser q errei???

    • 08 de novembro de 2013 - 17:54

      Flavia, manteiga é feito de leite (creme de leite fresco, na verdade). Talvez você tenha colocado muito suco de limão/vinagre. Mas, honestamente, não vejo problema no gosto de manteiga, acho uma delícia. Beijos!

  131. Ligivania Aguiar
    27 de outubro de 2013 - 20:41

    Olá Ju!
    Quero fazer cupcake pra vender aos colegas de trabalho,qual melhor cobertura vc me sugere? Levando em conta a locomoção e a temperatura no percurso, pois eu estou em recife e aqui é muito quente.E o buttercream pode ser guardado na geladeira ou congelador por quanto tempo?

    Obrigada!

    • 09 de novembro de 2013 - 21:38

      Ligivania, essa cobertura dura uma semana na geladeira, em um ziploc bem fechadinho. No congelador, dura até 3 meses. Use cobertura de brigadeiro, que segura muito bem no calor! Beijos!

  132. Luciana
    29 de outubro de 2013 - 19:57

    Acabei de fazer, pela primeira vez. Ficou perfeito. Adorei o resultado. Tingi de verde e decorei como se fosse uma árvore de Natal. Ficou lindo! Parabéns pelo blog!!

  133. Anne
    31 de outubro de 2013 - 11:08

    Ola, Juliana. Estou começando a comercializarbolos e recebi um pedido de um bolo de 2 andares.Todo confeitado com rosas. Sempre faço com ganache. Mas, a cliente quer algo mais econômico

  134. Anne
    31 de outubro de 2013 - 11:33

    Desculpa o comentario quebrado.Estou c problemas no teclado. Entao, gostaria muito que vc me indocasse uma cobertura gostosa e que ficasse firme nim clima tropical. Vc acha q essa sustenta? Ou ussria o glace? Poderia me indicar uma receita? Mto obrigada Estoi pesquisanso td no seu blog. Bkissss

    • 09 de novembro de 2013 - 22:12

      Anne, brigadeiro aguenta bem no calor! Tem receita dele aqui no blog, basta pesquisar lá no Menu! Beijos!

  135. Andressa
    08 de novembro de 2013 - 13:58

    Oi Jú, tudo bem?

    A tempos frequento seu blog em busca de dicas e receitas deliciosas e agora estou com uma dúvida e queria sua ajuda. Eu adoro esse Buttercream e um dia eu fiz em casa decorando os cupcakes com aquele formato de botão de rosa feito com o bico pétala 126 da Wilton. Agora minha sobrinha vai fazer 15 anos e pediu que eu fizesse para ela dar de lembrancinhas, só que nunca fiz em grande quantidade e estou com medo. Ela quer 200 e pra ajudar a festa é dia 12/12/13 às 21h, o que você acha me ajuda será que essa cobertura aguenta a temperatura de SP? Quantas receitas dessa vou ter que fazer para decorar 200 cupcakes? Obrigada, Andressa.

    • 09 de novembro de 2013 - 22:38

      Andressa, não sei como é a temperatura de SP nessa época do ano, porque não moro aí. O buttercream aguenta em temperatura ambiente, em locais ventilados. Preferencialmente, no ar condicionado. No sol ele vai derreter e no abafado ele também vai derreter. Se quiser uma cobertura mais garantida, faça de brigadeiro ou de pasta americana pura, que aguentam perfeitamente no calor. Sobre a quantidade, basta multiplicar essa receita pela quantidade necessária de cupcakes que você precisa, sempre deixando uma margem para cima. Beijos!

  136. Mari
    13 de novembro de 2013 - 23:46

    Eu posso outro açúcar … Aonde encontro açúcar impalpável ?

    • 13 de novembro de 2013 - 23:54

      Oi Mari, tem que ser impalpável. Vende em lojas de confeitaria. Beijos!

  137. Valessa
    20 de novembro de 2013 - 12:50

    Bom dia.. moro em Rondônia e aqui é tão quente, que antes mesmo de terminar de bater o creme ele já está molenga e sem modelagem, alguma sugestão?

    • 04 de dezembro de 2013 - 11:12

      Valessa, nenhuma. Infelizmente, buttercream não suporta altas temperaturas. Se puder deixá-lo em um local com ar condicionado, ele vai firmar melhor. Beijos!

  138. Ingrid
    22 de novembro de 2013 - 11:13

    Oi Juliana, vou tentar fazer a receita hoje, e queria saber se esse extrato de baunilha é líquido?? Beijão!

  139. ariany
    04 de dezembro de 2013 - 10:45

    ju na falta de manteiga sem sal, posso substituir pela mant com sal ou margarina sem sal? é que onde eu moro nao consigui achar mant sem sal por perto

    • 13 de dezembro de 2013 - 00:30

      Ariany, buttercream tem que ser feito com manteiga mesmo, ou pelo menos com 2/3 de manteiga, sendo que os outros 1/3 pode ser de margarina. Butter = manteiga, cream = creme. Beijos!

  140. Luciene
    08 de dezembro de 2013 - 21:29

    Olá!
    Qro saber se posso trocar o açucar impalpavel pelo o de confeiteiro… Pensei em colocar chocolate em pó tb, será que fica bom?
    Obrigada bjokas..

    • 15 de dezembro de 2013 - 00:18

      Luciene, tem que ser impalpável mesmo. O de confeiteiro não dá consistência. Se quiser fazer ele de chocolate, pode acrescentar cacau em pó, mas chocolate em pó vai ficar muito enjoado e doce.

  141. Marlete
    16 de janeiro de 2014 - 14:40

    juliana , não da para fazer com açucar refinado ?

    • 16 de janeiro de 2014 - 16:18

      Marlete, não dá. Tem que ser impalpável. :)

  142. Lia
    17 de janeiro de 2014 - 23:12

    Olá Juliana, vi muitas perguntas mas acho que ainda não solucionei minha dúvida. Como esse buttercream vai somente manteiga, açúcar e leite a impressão que eu tenho que se o cupcake ficar fora da geladeira ele vai perder a beleza das voltinhas da cobertura. Sinceramente não testei, mas estou em dúvida se daria certo, pois faço para vender. Suas fotos são impecáveis. Desde já agradeço.

    • 20 de janeiro de 2014 - 11:16

      Lia, a cobertura deve ser consumida em temperatura ambiente. O problema é que temperatura ambiente deveria ser uns 25°C, aproximadamente, coisa que não temos no Brasil normalmente. Ela segura muito bem fora da geladeira, se você chegar à consistência ideal, mas para vender, fora de casa, talvez não seja a cobertura apropriada, considerando que ela deverá ficar em lugares mais quentes e/ou abafados. Beijos!

  143. Regina
    22 de janeiro de 2014 - 15:58

    Oi Juliana!
    Que site maravilhoso. Sabe sou como você, amo tudo que tem manteiga, principalmente na confeitaria
    Tenho uma dúvida: se eu dobrar a quantidade da receita o tempo para bater é o mesmo?E se eu cobrir um bolo e colocá-lo na geladeira, quando ficar em temperatura ambiente ele ficará com aquele aspecto suado? Agora já são duas dúvidas. Nunca fiz cupcake e irei fazer neste domingo para o niver de meu pai.
    Beijos e aguardo respostas.

    • 29 de janeiro de 2014 - 22:25

      Regina, mesmo dobrando os ingredientes, não precisa dobrar o tempo de bater. Você está dobrando a quantidade, mas não está alterando nenhum ingrediente, então continua a mesma coisa. Quanto ao bolo, se você cobrir com pasta americana e deixar na geladeira, ele vai suar por conta da umidade da geladeira e do bolo. A pasta vai ficar toda molhada e levar algumas horas para secar novamente fora da geladeira. Beijos!

  144. 24 de janeiro de 2014 - 03:02

    Oi Juliana, como faço esse Buteercream, maravilhoso que já usei e é o melhor, de sabor chocolate ? Posso colocar chocolate em pó ?

    • 29 de janeiro de 2014 - 22:29

      Rosana, conforme eu postei para outro comentário aqui:
      Ainda não testei uma versão dessa cobertura de chocolate, mas pelas minhas pesquisas você pode diminuir a quantidade de manteiga para 230g e acrescentar 140g de chocolate meio amargo derretido (em temperatura ambiente!) depois que você bater a manteiga pelos 8 minutos iniciais. Desta forma, você pode até omitir o leite (ou creme de leite!), porque a consistência deverá ser ideal no final. Se não achar, acrescente o líquido 1 colher de chá por vez!

  145. Déia
    04 de fevereiro de 2014 - 16:44

    Oi Juliana, parabéns pelos Cupcakes incríveis que vc faz, me inspiram pq eu tbm adooro fazê-los *.*
    Eu queria tirar uma dúvida, estou querendo fazer esse buteercream de chocolate, mas como vc fez e passou a espátula eu não tenho certeza, dá pra fazer as voltinhas com ele tbm?

    • 15 de fevereiro de 2014 - 00:12

      Déia, tudo bem? Não sei onde você viu que eu usei a espátula com esse buttercream. Usei o bico de confeitar, conforme a foto. Para fazê-lo de chocolate, basta seguir as receitas que ensinei aqui nos comentários! Beijos!

  146. Juliana soares
    04 de fevereiro de 2014 - 18:15

    Oi Juliana, estou começando a fazer cupcakes com uma amiga e meu “medo” como o da maioria das gurias é com o Buteercream as pessoas tem a ilusão de que no sul é frio (moro em Porto alegre RS) mais o calor nessa época é escaldante. Quero sabe se eu posso manter essa receita de Buteercream básico que tu passou na geladeira e por quanto tempo. Beijão

    • 15 de fevereiro de 2014 - 00:13

      Juliana, pode manter na geladeira por até uma semana, mas buttercream é para ser consumido em temperatura ambiente. Se estiver muito quente, procure lugares mais secos e ventilados. Beijos!

  147. cristiane rodrigues
    06 de fevereiro de 2014 - 14:44

    oi!
    nossa seu blog é maravilhoso. Parabéns! Mas estou frustradíssima estou tentando fazer o buttercream e não ta dando certo, marco tudo, os minutos, cada quantidade, forma de fazer, tudo igual, e ele fica mole, será que é esse calor? Comprei manteiga e açúcar impalpável de excelente qualidade, mas ainda não saiu meu primeiro buttercream! :( queria fazer um bolo com rosas de buttercream para o aniversário da minha filha … quero muito acertar!

    • 16 de fevereiro de 2014 - 13:45

      Cristiane, se estiver muito quente onde você mora, não adianta que o buttercream não vai aguentar. Você pode fazer e manter na geladeira o tempo todo, mas não é o indicado porque ele vai endurecer demais e ficar ruim de comer. Beijos!

  148. Jo
    06 de fevereiro de 2014 - 16:44

    Oi, Juliana.

    Qual sua receita para transformar açúcar de confeiteiro em impalpável?
    Parabéns pelo blog.
    Bjs.

    • 16 de fevereiro de 2014 - 13:47

      Jo, açúcar de confeiteiro não vira açúcar impalpável corretamente. O certo mesmo é comprar pronto, porque ele passou pelos processos industriais adequados para estar impalpável. Tem gente que faz em casa batendo o açúcar de confeiteiro com maizena, mas eu já tentei e não deu certo comigo, então não recomendo. Beijos!

      • Jo
        01 de março de 2014 - 15:04

        É,eu tentei fazer, mas não deu muito certo mesmo não. Eu só achava impalpável da marca Arcolor e como sou novata nessa “turma” não sabia se a marca era boa. Resolvi comprar e vi a diferença. Acho que meu buttercream ficou meio mole, na sua foto ele parece mais consistente, se bater por mais tempo ele vai ficando mais firme?

        • 23 de março de 2014 - 09:51

          Jo, ele fica mais firme se você colocar mais açúcar, mas daí começa a ficar enjoado demais. E dependendo da temperatura na sua cidade, nem aumentando a quantidade de açúcar vai resolver. Beijos!

  149. Tatiana
    14 de fevereiro de 2014 - 13:59

    Boa tarde Juliana.
    Estou com uma dúvida, um pouco diferente de todas as anteriores.
    Comi uns cupcakes com coberturas de buttercream com sabores um tanto quanto diferente. Sabores como blueberry, melona, pistache, pessego…http://goodiesbakery.com.br/delicias/
    Como faço pra adicionar esses sabores no buttercream?
    bjo.

    • 16 de fevereiro de 2014 - 18:09

      Tatiana, depende do que é que você quer incluir no buttercream. Varia porque depende da consistência (consistência é a chave do bom buttercream). Aqui no blog eu já fiz alguns cupcakes com buttercream saborizado, basta dar uma olhada no Menu! Beijos!

    • Simone
      03 de outubro de 2014 - 19:15

      Olá Tatiana, vi sua pergunta para Juliana aqui no Cupcakeando e eu também gostaria de saber como fazer essas coberturas de buttercream com sabores e também acessei as receitas que a Juliana citou… e não achei a que eu quero que é pistache… vc fez? Tem alguma dica? Obrigada, Simone

  150. Wyllame
    17 de fevereiro de 2014 - 15:57

    Oii Juliana!
    Tenho muita vontade de experimentar seus cupcakes, o problema é que moro no interior de São Paulo! :[

    Parabéns pelo seu blog :D

  151. Sara
    25 de fevereiro de 2014 - 05:22

    Olá Juliana:-)
    Faço aniversario amanha e a minha questao é a seguinte posso collocar a cobertura hoje de noite outenho de colocar só amanha? E guardo no frigorifico ou fora? Aqui em Portugal está frio:-) obrigada

  152. Danielle
    08 de março de 2014 - 23:56

    Olá Juliana,
    Gostaria de tirar uma duvida com você. Qual a diferença desse Buttercream para o Buttercream de merengue italiano? Seria a textura, o sabor…
    Obrigada!;)
    bjos

    • 23 de março de 2014 - 14:58

      Danielle, esse buttercream é o chamado clássico, porque ele é feito puramente com manteiga e açúcar batidos. Não tem técnica específica envolvida. Ele fica bem doce, um pouco menos firme, forma uma casquinha conforme fica em contato com o ar e você sente os grãos de açúcar quando come. Já o buttercream de merengue italiano é feito a partir de um merengue, o que o torna mais consistente, mais resistente ao calor (mas também não é nenhum milagre). Ele também é menos doce e permite uma combinação maior de sabores, além de não ter a textura de grãos de açúcar quando você come.
      Eu prefiro o de merengue italiano, mas gosto é gosto. :)

  153. Gabriel
    19 de março de 2014 - 15:37

    Oi Juliana, gostaria de tirar uma dúvida:Fiz o creme de manteiga como manda a receita (só troquei o extrato por essência de baunilha e diminui o açúcar). O tempo de batimento foi cronometrado, mas mesmo assim o resultado final foi um líquido (parecido com a textura do leitelho). Pode me dizer o que fiz de errado? Há como salvar a cobertura?

    • 23 de março de 2014 - 16:59

      Gabriel, se você diminui o açúcar, então você não fez como manda a receita, hahahaha. Provavelmente foi isso que estragou a cobertura. Ela bateu por muito tempo sem a quantidade certa de açúcar e acabou talhando (separando o líquido). Outra razão pode ser que está muito quente na sua cidade. Infelizmente, não tem como resolver, só começando de novo. :(

  154. Rosana
    22 de março de 2014 - 10:25

    Bom dia Juliana!
    Esses dias recebi uma encomenda de cupcakes.
    Foi o proprio aniversariantes quem quiz encomendar. Um menino de 8 anos qr seu cupcake de massa branca e cobertura de baunilha! Ok. Tdo anotado eis q te conheci com a receita do buttercream.
    Comprei tdos os ingredientes, em excessao do extrato de baunilha, q nao encontrei.
    Feito os cupcakes chegou a hora do temido buttercream. Fiz e de aparencia ficou legal, deu pra trabalhar bem com bico. Só q, eu achei q visualmente falando ficou como ‘molhada’ humida demais, na sua foto parece estar sequinha….
    Ao paladar confesso q nao é a melhor cobertura do mundo, mass tb nao me decepcionei como alguns comentarios em outros sites.
    No aspecto aparencia ja aconteceu c vc?
    Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos!
    Otima semana!
    Bj

    • 23 de março de 2014 - 17:06

      Rosana, ele vai secando conforme fica em contato com o ar, mas inicialmente ele tem aparência “molhada” mesmo. É normal! Que bom que deu certo, espero que o aniversariante tenha gostado! :)

  155. DALIANE
    24 de março de 2014 - 13:11

    OLHA SUAS RECEITAS ME AJUDARM MUITO EM MINHA NOVA FASE DA MINHA VIDA, ANTES SÓ TRABALHAVA COM BOLOS E DOCES AGORA ESTOU COM MEUS CUPCAKES, TENHO UM BEBÊ DE 4 MESES E OS CUPCAKES VÃO ME AJUDAR BASTANTE EM MINHAS DESPESAS, SÓ TENHO A AGRADECER!

  156. Beca
    27 de março de 2014 - 14:12

    Oi Ju!
    Esses das, eu e minha amiga tivemos a ideia de fazer cupcake para levr na escola.
    Eu achei esse blog fantástico, me ensinou várias coisas q eu num sabia… alias essa materia sobre o buttercreamme ajudou muiiito, esgava em duvida sobre usar o buttercream ou o fondant, dessa vez usei fondant, mas graças a seu post, usarei buttercream da proxima vez!
    OBRIGADO MEEESMO! Adorei♡♥♡♥♡♥

    • 01 de abril de 2014 - 13:52

      Beca, que bom que achou o blog! Seja bem vinda :)

  157. francieli
    27 de março de 2014 - 15:13

    eu queria saber se posso trocar a manteiga pela margarina sem sal

    • 01 de abril de 2014 - 13:55

      Francieli, tem que ser manteiga mesmo! Se não achar sem sal, use a com sal, tem muita gente que usou e gostou do resultado. Beijos!

  158. 01 de abril de 2014 - 17:57

    Ola Ju
    Adoro fazer doces de todos os tipose para fazer o buttercream, gostaria de saber se a manteiga é essencial ou a margarina pode ser usada… sera q nao vai dar o mesmo resultado?

    • 02 de abril de 2014 - 14:06

      Luma, tem que ser manteiga, senão não da certo. Beijos!

  159. 01 de abril de 2014 - 18:56

    Ju, uma pequena perguntinha… qal a diferença entre açucar impalpavel e o de confeiteiro??? ME DA UM HELP!
    Parabens pelo blog, hiper fantastco!

    • 02 de abril de 2014 - 14:07

      Bibi (ou Luma?), o açúcar impalpável é preparado especialmente, misturado com amido de milho também. Tem que ser ele, o de confeiteiro não serve. Beijos!

  160. sara cristina de morais
    03 de abril de 2014 - 00:14

    queria saber se para fazer o Buttercream posso usar o açúcar de confeiteiro que não é a impalpavel a

  161. sara cristina de morais
    03 de abril de 2014 - 00:24

    continuando…
    a açucar refinada.por favor me responde pois preciso saber para poder fazer aqui na minha casa.Sou como você adoro culinária passo o dia todo pensando no que vou prepara para comer.pois faço cozinhaterapia isto me relaxa depois de um dia cheio.
    bjos!!!

    • 15 de abril de 2014 - 20:32

      Sara, tem que ser impalpável, comprado pronto! Beijos!

  162. 05 de abril de 2014 - 16:39

    Ju, vc nao vai acreditar, eu fiz co margarina com sal e glaçucar, osabor ficou perfeitoooooo fiz um rosinha igual o seu e puis morango em cima, ficou lindo!

    • 15 de abril de 2014 - 20:52

      Beca, que bom que deu certo, mas porque margarina? Faz tão mal pra saúde que você não tem ideia. Tire ela da sua vida. :)

  163. Tonny
    09 de abril de 2014 - 03:14

    Oi…voce sabe me dizer se posso decorar o cupcake com buttercream, e depois terminar a decoraçao com pasta americana? O buttercream nao vai favorece no derretimento da pasta?

    • 27 de maio de 2014 - 14:51

      Tonny, se você deixar a pasta americana secar 24h e usar um pouco de CMC nela, o buttercream não a derrete. Beijos!

  164. Suzana
    11 de abril de 2014 - 12:51

    Oi (:
    Posso fazer esse buttercream com chocolate? Daria certo ?

    • 27 de maio de 2014 - 15:16

      Oi Suzana, sim, pode. Você pode diminuir a quantidade de manteiga para 230g e acrescentar 140g de chocolate meio amargo derretido (em temperatura ambiente!) depois que você bater a manteiga pelos 8 minutos iniciais. Desta forma, você pode até omitir o leite (ou creme de leite!), porque a consistência deverá ser ideal no final. Se não achar, acrescente o líquido 1 colher de chá por vez!

  165. Luciana
    14 de abril de 2014 - 19:57

    Juliana,

    Agora fiquei curiosa… qual a marca da manteiga que vc prefere???
    bjs e parabéns pelo BLOG!!!

    • 27 de maio de 2014 - 16:39

      Luciana, uso muito Itambé e gosto, nunca tive problemas com ela! Beijos!

  166. Kamila
    14 de abril de 2014 - 23:23

    Olá! Amei seu blog, já li vários posts, rs! Obrigada por todas as dicas que você nos dá, estou começando a fazer cupcakes e popcakes, aproveitando, se você tiver algumas dicas e idéias sobre popcakes ficarei muito contente em ler :-) !
    Deus te abençoe!

    • 27 de maio de 2014 - 16:40

      Kamila, pretendo fazer posts sobre popcakes também, fique ligada no blog! :)

  167. Jackeline
    29 de abril de 2014 - 00:22

    Oii Ju, tudo bem? Sabe, estou com uma dúvida. Posso usar glaçucar ao invés de açúcar impalpável?
    beijos

    • 30 de maio de 2014 - 14:02

      Jackeline, tem que ser impalpável! :)

  168. francieli
    29 de abril de 2014 - 14:38

    queria saber se faz diferença mmanteiga sem sal e com sal para o butercreem????posso usar qualy

  169. francieli
    29 de abril de 2014 - 14:41

    queria vender capcake, na rua msmo…
    só que stou em duvida qual cobertura usar para nao derreter.
    qual o sabor que vc axa q mais vende?????

    • 30 de maio de 2014 - 14:05

      Francieli, tem que ser manteiga, e usando a com sal a diferença é que ela vai ficar levemente salgada, apenas. Se quer uma cobertura que não derrete, use brigadeiro. Beijos!

  170. Denyse
    04 de maio de 2014 - 10:51

    Achei que nunca conseguiria fazer buttercream, uma coisa com um nome tão chique. Mas pesquisando, vi que era simples e fiz. A princípio queria fazer só com manteiga e leite condensado. Sabe, antigamente meu glacê era assim: margarina de tabletinho e leite condensado. O sal da margarina tirava o super doce e eu era LOUCA por isso, todos os meus bolos eram assim. Antigamente tambem não tinha esse negócio de superaquecimento e não derretia nada. Aí descobri a gordura hidrogenada (arg!), era a moda. Hoje em dia, claro, fecho com você sobre a manteiga, mas queria usar o leite condensado, será que dá? Gosto de ler todos os comentários, mas isso ninguém perguntou, né? Muito obrigada pelas dicas, estão sendo super importantes. Um beijo.

    • 04 de junho de 2014 - 11:56

      Denyse, não sei como ficaria a consistência da cobertura com leite condensado, precisaria mesmo testar pra descobrir. Qual era exatamente a receita? Beijos!

  171. 06 de maio de 2014 - 16:04

    Estou doida pra testar essa receita!!! O meu primeiro buttercream saiu super esquisito, acho que foi a manteiga gelada… não ficou consistente..

  172. Bruna
    08 de maio de 2014 - 22:38

    Olá Jú,

    Amei seu blog..as receitas..tudo tão lindo e perfeito..faz todas nós querermos virar aprendizes de confeiteira..

    Eu faço cupcakes amadoramente..e não sou mto fã do famoso e amado buttercream..

    Uso a receita do “frosting”..a com gordura vegetal e manteiga..e na primeira tentativa tbm me deparei com aquele gosto meio pastoso..

    A dica que li em algum lugar..que juro que não lembro..é de usar suco de frutas concentrado..como limao..laranja..maracujá..

    O gosto pastoso some..e fica realmente mto gostoso..

    Sem falar que a vantagem do frosting x buttercream é a textura lisinha e perfeita..

    Espero que a dica ajude leitoras como eu que dispensam o queridinho das coberturas..

    Um abraço e parabens de novo pelo blog..

  173. Nicole
    12 de maio de 2014 - 16:21

    Oi Juliana,
    Eu pensei em por o buttercream em um naked cake. Será que ele fica firme no recheio. Ou sairia escorrendo?
    Outra coisa depois de usar na cobertura de um cupcaketeria que usar no mesmo dia ou fica firme por mais dias?
    Beijos =)

    • 05 de junho de 2014 - 23:32

      Nicole, buttercream é bem consistente se feito corretamente e se o clima na sua cidade ajudar. Pode usar como recheio no naked cake sim. Idem para a cobertura dos cupcakes, ele aguenta perfeitamente 2 dias se o clima ajudar. Beijos!

  174. Lidiane
    16 de maio de 2014 - 13:01

    Juliana,

    Ontem participei, como convidada, da premiação relativa as comidinhas editada pela revista veja comer& beber. Depois da premiação, recebi a revistae e vi que voce foi um das juradas. Mas o que me surpreendeu no evento foi que considerarem a Casa de Biscoitos Mineiros, as Vivent Casa de Chá e o Ernesto Café, como casa de bolos caseiros, o que na verdade não são, podem ser considerados qualquer outra coisa, mas casa especializada em bolos caseiros nunca, jamais! Achei injusto para com as demais que foram apresentadas, e que realmente são casas especializadas na produção de bolos caseiros, só trabalham com isto. Logo, ficamos, na verdade, sem saber qual a melhor neste segmento, pois pelo contexto em que foi apsentada, não houve esta avaliação, de verdade. E você o que achou???

    • 05 de junho de 2014 - 23:54

      Lidiane, concordo com a sua crítica à premiação e inclusive repassarei aos responsáveis. Eu prestei atenção a isso quando fui convidada para ser jurada e tomei o cuidado de selecionar uma casa de bolos para a categoria de bolos. Afinal, como você mesma mencionou, em um contexto com outras lojas grandes e famosas da cidade que vendem outras coisas que também são muito boas, fica difícil que uma casa de bolos caseiros vença, pela simples razão da fama e do quão conhecida ela é. Enfim, como eu disse, repassarei para a equipe da revista sua crítica muito bem colocada. Beijos!

  175. Tiago
    16 de maio de 2014 - 19:42

    Olaa ;)
    Pelo que observo em sua foto você usa uma batedeira planetária! Até ai beleza. Mas eu consigo esse mesmo resultado usando uma batedeira ”normal”??

    Grande abraço e Parabéns pelo blog ^^

    • 05 de junho de 2014 - 23:58

      Tiago, consegue sim, mas pode ser um trabalho forte de braço pra você! Hahahaha. Beijos!

  176. Neia
    20 de maio de 2014 - 11:10

    Oi Ju, acho que você salvou a festinha da minha filha rsrsrs
    Ela fará um ano semana que vem e eu estava desesperada à procura de uma cobertura firme e saborosa para os cupcakes.
    Pergunto à você: Moro no Rio (mega quente) e os bolinhos serão feitos e confeitados na véspera da festa, eles ficarão expostos na mesa durante o evento…essa cobertura aguenta esse período sem derreter? O sabor seria bom mesmo eu usando essência ao invés de extrato de baunilha? Para conseguir o efeito do bico que vc usou na foto do post como devo fazer? Muitos beijos e acabas de ganhar mais uma fã!

    • 06 de junho de 2014 - 07:27

      Neia, eu estava de férias e não pude responder rápido. De qualquer forma, se estiver muito quente no Rio, o buttercream não segura muito bem, não, a não ser que esteja no ar condicionado. Pode usar essência sim, só não vai ter tanto sabor de baunilha. Não sei qual efeito da foto exatamente você quer dizer, mas essa voltinha foi feita com o bico 1M da Wilton. Beijos!

  177. agatha
    22 de maio de 2014 - 10:28

    Parabéns pelo blog, ,otimas receitas.!
    Quero testar essa receita, , mas fiquei com dúvida depois quando adiciona o corante vc mexe com a mão ou na batedeira. ?

  178. karla jackeline
    29 de maio de 2014 - 09:59

    Oi Juliana

    Bom dia !!!!

    Eu Ameii seu site!!!! E eu fiz ontem essa cobertura e é simplesmente Maravilhosa ….. E parabéns pelo site que Deus te dê força, saúde, pra continuar porque agora vc tem a fã número 1 … Obrigado

  179. Mariana
    07 de junho de 2014 - 21:38

    Oi Juliana!! Adoro seu site! Tem me ajudado bastante! Só tenho uma dúvida… por quanto tempo posso guardar esse buttercream? Pode congelar igual o de merengue italiano?

    • 13 de junho de 2014 - 18:19

      Mariana, pode sim! Ele dura mais ou menos uma semana na geladeira e uns 3 meses congelado. Beijos!

  180. janaina
    10 de junho de 2014 - 18:22

    nossa como vc mim ajudou ,estou a procura a dias de uma receita de cobertura de cupcakes firme, pois tenho um aniversario e tenho q fazer , ela mim explicou perfeitamente como fazer ,pois nunca fiz…vou tenta espero q de tudo certo…

  181. Amanda
    11 de junho de 2014 - 15:00

    Ótimas receitas, fotos lindas! Blog inspirador para quem gosta de confeitaria.

    Já tinha feito o buttercream antes mas não estava satisfeita com o sabor. Este ficou leve tanto em consistência quanto sabor. Receita clara, não gera nenhuma dúvida e dá certo logo da primeira vez. Perfeito!

    Esta foi a primeira receita do blog que fiz, mas vou fazer as outras!

    A internet hoje está cheia de receitas, existem 1 milhão de sites e blogs neste estilo, mas são poucos os que tem receitas boas e que realmente funcionam. Alguns então são extremamente mal escritos.

    Sei que sou a milésima pessoa a dizer, mas obrigada pela receita e parabéns pelo blog!

    • 21 de junho de 2014 - 13:49

      Amanda, obrigada pelo carinho! Que bom que gosta do blog, faço tudo com muito esforço pra que fique bom desse jeito! :D Beijos!

  182. Luele Cristina
    30 de junho de 2014 - 00:57

    Oii Juliana ^_^
    Gostaria de saber se quem não tem batedeira em casa pode bater no liquidificador ou a mão?
    Modifica o resultado do Buttercream?
    Obrigada.

    • 30 de junho de 2014 - 19:03

      Luele, pode bater na batedeira de mão sim, mas seu braço deve cansar, batendo 9 minutos seguidos, não? Beijos!

  183. Gabriela Santos
    01 de julho de 2014 - 18:52

    Nossa amei o seu blog, muito bom, obrigada por dividir os conhecimentos.
    Quanto o vermelho pastel rs, aprendi recentemente para chegar no vermelho perfeito, primeiro colore com o laranja, e depois com o gel vermelho, fica perfeito.

    Bjs

    • 03 de julho de 2014 - 21:09

      Gabriela, eu já tentei assim e no máximo chego a um rosa bem escuro. Mas não é vermelho. Vou ter que tentar de novo, se você conseguiu! Beijos!

  184. Marta Ferreira
    03 de julho de 2014 - 11:47

    Amo buttercream. Muita gente não gosta por causa do gosto de manteiga, mas eu nem ligo e como igual sua mãe. Principalmente o de chocolate. Vou testar essa receita. Obrigada.

  185. 05 de julho de 2014 - 20:42

    Não deu certo =/ fiz como na receita mas ficou mole antes mesmo de acrescentar o leite e o corante . Usei a manteiga Becel , não sei se foi isso que deu errado . O que fiz de errado Juliana me ajuda =/

    • 10 de julho de 2014 - 23:20

      Lívia, Becel não é manteiga, é margarina. Você precisa usar manteiga de verdade! Beijos!

  186. Fátima
    07 de julho de 2014 - 20:05

    Oi Juliana, amei o blog. Estou iniciando nos cupcakes, sempre faço para meu amigos e familiares (minhas cobaias, rsrsrs) e adorei a receita do buttercream, porém tenho uma dúvida; posso usar o glaçúcar UNIÃO em substituição ao impalpável?

    • 10 de julho de 2014 - 22:55

      Fátima, pela minha experiência, não. Precisa ser impalpável. Porém, tem gente que comentou aqui dizendo que usou e deu certo. Você pode testar em casa. Beijos!

  187. Juliana
    08 de julho de 2014 - 21:35

    Ju! Estava procurando uma receita de red velvet, encontrei teu blog e me apaixonei! Parabéns pelo teu trabalho!
    Seguinte, tua sugestão pra cobertura de red velvet lá no outro post é com cream cheese; porém eu gostaria de uma cobertura que desse pra usar com o bico de confeitar e achei essa de buttercream…será que os sabores red velvet+buttercream casam bem? Bjos!

    • 10 de julho de 2014 - 23:06

      Juliana, claro! Fica uma delícia! :)

  188. Flávia Adriane
    09 de julho de 2014 - 09:09

    Olá, Juliana, parabéns pelo blog, adorei tudo aqui!
    Fiz uma receita sua da massa do cupcake de coco, ficou tão bom que não precisava nem de cobertura! Tava doida pra encontrar a massa perfeita e acho que achei! ;)
    Aí fui tentar, cheia de medo, fazer o buttercream. Buttercream é de “butter”, né… E, bom, sei lá… Eu não sei se é o meu gosto mesmo ou se deu errado. É assim mesmo? Com forte gosto de manteiga e sentindo a “poeirinha” do açúcar? A consistência ficou perfeita, confeitei direitinho. Usei manteiga sem sal da marca Aviação, batedeira fixa e açúcar de confeiteiro da União. A única coisa de diferente que acho que possa ter feito o meu buttercream não ficar com gosto de sorvete é que eu usei aromatizante artifical de baunilha da Mavalério e não extrato de baunilha… Foi isso? E o “pozinho” de acúcar que a gente sente quando mastiga? É assim mesmo?
    Eu achei que não tava certo, mas o Sr. Marido aqui em casa amou mesmo assim! rsss
    Beijocas!

    • 10 de julho de 2014 - 23:07

      Flávia, é assim sim, ta certinho. Parece estranho, mas buttercream clássico é desse jeito. Beijos!

  189. Kérin
    14 de julho de 2014 - 17:51

    Juliana, adorei seu site, estou iniciando com cupcakes e as suas dicas são preciosas. Pelo que entendi o buttercream é feito com manteiga, é isso? Mas aquelas embalagens para uso culinário não são margarinas, que vem com as medidas? Ou estou enganada? Outra coisa, os cupcakes cobertos com ela tem que ser consevados na geladeira e duram quantos dias? Bjs

    • 04 de agosto de 2014 - 11:43

      Kérin, você tem que procurar na embalagem o que é manteiga, e não “aroma idêntico ao de manteiga” ou “creme vegetal”. Esses são margarina. Pra confirmar, você pode olhar os ingredientes dos produtos: se tiver um monte de coisas diferentes, é margarina. O único ingrediente de manteiga é creme de leite! :) Cupcakes com buttercream duram aproximadamente dois a três dias fora da geladeira, mas conservam melhor na geladeira. Só retire dela uns 30 minutos antes de consumir senão o buttercream vai estar duro como pedra. Beijos!

  190. Fátima
    14 de julho de 2014 - 19:06

    Oi Juliana,

    Voltei para dizer que fiz essa cobertura e, realmente, ela é deliciosa. Obrigada por compartilhar receita conosco.
    bjks!

  191. Andrea Chaves
    15 de julho de 2014 - 00:22

    Amei o site, adoro me aventurar no mundo dos doces… vou fazer um bolo de aniversario e quero decora-lo com rosetas de buttercream, vi que você usou a planetária para bater e vou usar também só fiquei com duvida sobre o batedor que você uso, não foi aquele espiral né foi o de massas médias certo? Dá diferença?
    Obrigada por compartilhar conosco suas ideias, são maravilhosas!
    bjinhos

    • 04 de agosto de 2014 - 11:46

      Andrea, é o batedor raquete, mas você também pode fazer com o globo, a diferença é que ele vai incorporar mais ar ao buttercream e deixar ele cheio de bolhinhas de ar. Beijos!

  192. Bruna
    17 de julho de 2014 - 00:58

    Parabéns por este Blog Lindooo… Com receitas Maravilhosas!
    Gostaria de saber como faço uma cobertura vermelha bem vermelha mesmo? Já procurei em tido e não encontro… vi em alguns cupcakes da Minnie e precisooo muuitooo!!
    Tem alguma para indicar??

    BeiiijOs

    • 05 de agosto de 2014 - 15:32

      Bruna, pela minha experiência, infelizmente é impossível chegar a uma cobertura completamente vermelha (que não seja pasta americana, e da já comprada pronta). Vermelho e preto são cores muito difíceis de chegar. Provavelmente o cupcake da Minnie que você viu era uma cobertura vermelha comprada pronta que vende nos EUA. Beijos!

  193. Flávia Adriane
    21 de julho de 2014 - 10:10

    Juliana, repeti a receita agora com açúcar IMPALPÁVEL ao invés do açúcar de confeiteiro da União e ficou muuuuuuuito melhor!! Realmente parece sorvete, uma delícia! Obrigada! Beijocas!!

  194. Marlon Veriano
    26 de julho de 2014 - 00:21

    Oi, tudo bem? n.n
    Tenho uma pequena dúvida. Com todo esse creme delicioso no cupcake como você faz pra transportá-lo?? Tem um suporte especial, você gela ele, qual o melhor jeito que você sugere?? n.n

    • 14 de agosto de 2014 - 00:05

      Marlon, não tem muito segredo não. Eu levo em caixas de transporte para cupcakes ou caixas comuns com esteiras antiderrapantes no fundo. Se quiser gelar um dia antes para deixá-los mais estáveis, só tenha certeza de avisar o cliente ou as pessoas que vão comer de que tem que esperar a cobertura voltar à temperatura ambiente, senão fica muito ruim. Beijos!

  195. Favara
    26 de julho de 2014 - 19:07

    Ju, acabei de fazer a cobertura e coloque 1 colher de morangos moídos e retirei 1 colher de leite ficou ótimo.
    Deus te abençoe muito por compartilhar com nós o que você sabe e namorado também,pois ele coopera indo as compras beijos.

  196. Nájila
    01 de agosto de 2014 - 12:26

    Oi Juliana, seu blog é lindo, suas receitas fantásticas!

    Vim pedir uma receita, moro em Porto Velho-RO, mais quente que Brasilia, e longe de tudo, não encontro certos ingredientes por aqui, e uma receita que quero fazer vai o famoso cream cheese. Já vi receitas caseiras em outros sites, mas confesso que estou com medo até de testa-las e estraga ingredientes que poderia usar em outras receitas. Como li seu blog do começo ao fim (mentirinha – vi as receitas que mais me atraiu, senda quase todas kk)confio em você. Se puder me passar uma receita de cream chesse vou ficar muito grata e feliz :D

    • 14 de agosto de 2014 - 00:38

      Nájila, nunca fiz creamcheese caseiro, mas se eu achar uma boa receita, coloco aqui com certeza :)

  197. Luana
    04 de agosto de 2014 - 10:23

    Bom dia Juliana,estou encantada com seu blog e suas receitas!

    Quero começar fazer cupcakes para vender,o buttercream derrete fácil? pois fiz de glacê normal com o corante e ele ficou mole rápido e desmanchando.Qual é a cobertura mais resistente? Bjs

    • 14 de agosto de 2014 - 00:44

      Luana, buttercream derrete se o clima na sua cidade for muito quente. Brigadeiro segura melhor. Beijos!

  198. Rio-California
    13 de agosto de 2014 - 17:40

    Oi, Juliana. Parabens pelo blog. Sempre encontro dicas preciosas para o que estou buscando.

    Moro na California e aqui se usa muito a pasta americana. E bastante acessivel e o clima seco ajuda a segurar qualquer decoracao.

    Minha pergunta do momento e: posso utilizar essa cobertuta de buttercream num bolo que vai receber a pasta americana?

    Obrigada!

    • 20 de agosto de 2014 - 21:52

      Oi pessoa (seu nome não é Rio-California, né?), pode sim! O ideal é passar uma camada bem fina, até pra “colar” a pasta americana no bolo. Beijos!

  199. Ruth
    01 de setembro de 2014 - 19:33

    Oi Juliana.
    Primeiro, parabéns pelo site. Realmente é muiiiito bom.
    Depois de fazer a receita dos alfajores (q fez muito sucesso), essa semana foi a vez do buttercream e tenho q concordar: manteiga é tudo de bom.
    Como sou de salvador-Ba, o calor de um domingo ensolarado não ajudou muito, então acho q não consegui a consistência ideal. Mas ficou gostoso sim. Usei num cupcake de chocolate (100% cacau) recheado com um pouquinho do buttercream e um morango inteiro. O domingo foi doce doce.
    Obrigada, mais uma vez.
    P.S: Já na expectativa… esperando o fds para testar uma nova receita :)

    • 09 de setembro de 2014 - 07:40

      Ruth, que bom que gostou do sabor! Esse calor do Brasil é fogo mesmo, essas receitas não sobrevivem com manteiga… Beijos!

  200. Jessica
    02 de setembro de 2014 - 09:52

    Oiiii acabei de conhecer o blog e ja fiquei apaixonada!!!! Eu tenho uma duvida, vc fala tanto sobre a baunilha branca para nao interferir na cor final… E se eu quiser que a minha cor seja rosa posso usar sabor de morango???? É pq quando comi achei o sabor incrivel mesmo, realmente fica parecendo sorvete como o sorvete tem varios sabores e cores fiquei na duvida… Mais exemplos tipo se a minha cor final for amarelo posso usar sabor de abacaxi ou maracuja???? E assim por diante se é que vc me entende :-) desde ja obrigada

    • 09 de setembro de 2014 - 07:42

      Jessica, se você só quiser colorir seu buttercream, basta usar corante em gel, não necessariamente saborizantes. Essência apenas, mesmo que colorida, muito dificilmente deixará seu buttercream muito colorido. A baunilha branca é usada para deixar o buttercream o mais claro possível, já que usar a baunilha comum é acrescentar uma cor mais escura. Mas geralmente a quantidade é tão pequena que isso também não influencia muito na cor. Beijos!

  201. adrianne cortez cardoso
    02 de setembro de 2014 - 19:03

    Posso fazer a receita dividida por tres?

  202. Bruna
    04 de setembro de 2014 - 16:19

    Ju, esse blog é incrível! Estou apaixonada por cupcakes graças a você! hehe
    Posso saber qual câmera você usa para tirar essas fotos lindas?
    Bjos e parabéns pelo trabalho!

    • 09 de setembro de 2014 - 07:47

      Bruna, a minha é uma D90 Nikon, velha e adorável! :) Beijos!

  203. Marcos
    10 de setembro de 2014 - 11:47

    Querida, queria saber como aqui na minha cidade em lugar algum se encontra o extrato de baunilha se posso substitui por aqueles que vende em lugar próprio de confeitaria tem com nome Açucar Vanille e tem Vanillina (um açucar parece que concentrado com aroma ou sabor de baunilha)

    • 12 de setembro de 2014 - 16:33

      Marcos, pode usar açúcar de baunilha sim, um saquinho por receita é suficiente. Beijos!

  204. Adaires
    12 de setembro de 2014 - 20:14

    Oi ju , fiquei fã do seu blog , vou fazer amanha Buttercream confesso que tou com medo!

  205. Adaires
    12 de setembro de 2014 - 20:34

    Oi ju o leite e em po ou liquido, porfavor m ajude!

    • 15 de setembro de 2014 - 22:14

      Adaires, é leite líquido, comum, integral! Beijos!

  206. Maggah
    13 de setembro de 2014 - 02:20

    Oi Juliana, tudo bem?
    Parabéns pelo site, tem dicas ótimas e receitas maravilhosas.
    Descobri há pouco tempo e já testei uma receita aqui…
    Fiz cup de baunilha e usei esse buttercream. De recheio eu coloquei geléia de morango. Ficaram fofos ^^
    Estou pensando em comercializar. E quanto a data de validade?
    Como funciona? Deve ficar na geladeira? fora ? Em quanto tempo deve ser consumido?
    Pensei em colocar glucose de milho na cobertura de butter pra ver se segurava mais, mas fiquei com medo de dar errado. O que vc acha?
    Obrigada! beijos!! Ganhou uma fã ;)

    • 15 de setembro de 2014 - 22:21

      Maggah, a data de validade varia em cada cupcake. O ideal é servir em temperatura ambiente mesmo, e geralmente dura dois dias fora da geladeira, mas como eu disse varia conforme a receita. A glucose na verdade dá mais estabilidade, não deixa cristalizar e dá mais brilho as coberturas, mas quanto à preservação ela não é tão efetiva. Que bom que gosta do blog! :)

  207. Viviane
    16 de setembro de 2014 - 08:58

    Oi Juliana, eu vi uma receita de buttercream, que vai além da manteiga também a gordura vegetal, diz que ela fica mais consistente e dura mais tempo.

    • 16 de setembro de 2014 - 09:50

      Viviane, existe sim, é com aquela gordura vegetal que vem em um saquinho, junto com as manteigas. Eu já fiz com ela e ela dura mais fora da geladeira mesmo, se o clima estiver quente. Porém, o gosto é insuportável, incomestível, na minha opinião. Então optei por fazer buttercream só com manteiga mesmo, quando o clima permitir. Um dia vou colocar no blog a receita do outro pra quem tiver interesse também. :) Beijos!

  208. Adaires
    16 de setembro de 2014 - 14:26

    Oi juliana, moro em manaus como falei pra vc tinha uma encomenda de copkakes a receita saiu boa, mas Buttercream desandou muito ficou tipo um sorvete derretido usei a manteiga Becel sem sal , o açúcar impapavel que parece maisena usei corante em gel, mas leite coloquei em pó, , fiquei deseperada ja tava na hora da entrega, corri para seu blog, o que m socorreu foi a cobertura de brigadeiro ficou incrivel.Quero muito aprender a fazer o Buttercream, sera que é o clima de Manaus, ou eu não soube fazer.bjs m ajudeeee!

    • 16 de setembro de 2014 - 15:05

      Adaires, seu erro foi usar Becel, que não é manteiga e sim margarina. Leia o rótulo direitinho das embalagens, pois tem muita marca querendo enganar o consumidor por aí. Manteiga é manteiga, margarina não é manteiga, nem as que vem “com gosto de manteiga”. Outro detalhe: mesmo usando manteiga, se estiver muito quente por aí, o buttercream não segura, infelizmente. Beijinhos!

  209. 18 de setembro de 2014 - 19:02

    Oi adorei seu blog você é demais sou apaixonada por confeitaria adorei todas suas receitas queria sabe se eu usar,manteiga com sal,se quando tirar o sal que vai na receita fica menos salgadinho?
    Bejos!

    • 19 de setembro de 2014 - 08:02

      Melyssa, pode usar manteiga com sal, é só tirar o sal da receita. :) Beijos!

  210. 20 de setembro de 2014 - 19:30

    Oi Juliana, mais uma dúvida. Estou começando agora, e não yenho a batedeira que você usa (Planetária)a minha é simples, mesmo assim dá certo fazer o buterrcrem nela? Ainda vou compra-la.Se sim,o tempo e a velocidade são os mesmos? E se eu quiser fazer alguma decoração final em cima do buterrcrem com pasta americana? Essa decoração vai derreter ou vai ficar firme?
    Obrigada! Você está me ajudando muito!

    • 23 de setembro de 2014 - 00:06

      Melyssa, funciona sim, você só precisa trabalhar mais com o braço e provavelmente vai se cansar muito rápido, porque você precisa bater bastante. A pasta americana não derrete se você usar CMC e deixar secar por mais de 24h. Beijos!

  211. 23 de setembro de 2014 - 23:00

    Oi Juliana eu comecei a fazer cupcakes para ajudar em casa e foi muito legar pois fui conhecendo varias receitas de massa, hj eu ja faço as que deram certo e testei sua receita de buttercream de sorvete e ficou maravilhosa eu só tenho que agradecer….obrigada

  212. Vinicius
    16 de outubro de 2014 - 19:14

    Oi Juliana, fiz essa receita de buttercream, segui todos os passos, mas no fim acabou desandando um pouco. Ficou com uma aparencia meio talhada, provavelmente acho que foi por causa do calor, o clima estava bem quente quando fui fazer. Acha que seu fizer em um dia mais fresco vai dar certo?
    Obrigado!!

    • 27 de outubro de 2014 - 14:55

      Vinicius, provavelmente! Calor é fatal pra buttercream. Tente intercalar com uns minutos na geladeira também. Beijos!

  213. Beatriz Abreu
    21 de outubro de 2014 - 20:42

    Oi Juliana, boa noite!!

    Tentei a receita de buttercream, e ele talhou. Existe uma explicação para isso? A qualidade da manteiga interfere? Fiquei frustrada…rs…
    Me ajuda???? ^_^

    Beijos!!

    • 03 de novembro de 2014 - 16:36

      Beatriz, não sei bem como é esse “talhar”, talvez ele tenha apenas derretido porque estava muito quente, não? Você precisa seguir exatamente as quantidades da receita, sim. Beijos!

  214. Maria
    29 de outubro de 2014 - 23:16

    Oi Juliana amei seu blog! Estou me aventurando no mundo dos cupcakes a pouco tempo mas minha mãe já fazia bolos… Ela tinha me ensinado uma receita de creme de manteiga só de manteiga e açúcar que eu não gostava, assistindo uns cursos eu aprendi a fazer um que levava manteiga, açúcar impalpável, leite em pó e leite condensado, ficou uma delícia! Ja esperinentei esse? E esse que você fez com manteiga, açúcar e leite fica bom mesmo? Rs

    Beijo

    • 17 de novembro de 2014 - 17:25

      Maria, não conheço essa cobertura com leite condensado, mas parece boa! Esse aqui fica muito bom, mas é doce, não é pro paladar de todo mundo. Beijos! :)

  215. Thaís Abrão
    06 de novembro de 2014 - 14:21

    Oii Juliana! Posso fazer o buttercream de véspera e deixar na geladeira? Ou, por exemplo, se ele ficar meio mole pelo calor, colocar na geladeira antes de confeitar?

    • 17 de novembro de 2014 - 18:36

      Thaís, pode fazer antes sim, mas depois que tirar da geladeira, espere chegar à temperatura ambiente e bata novamente antes de confeitar. Se ele amolecer demais, deixe na geladeira um pouquinho (uns 10 minutos) e bata novamente. Beijos!

  216. Leticia
    26 de novembro de 2014 - 11:05

    Não tive muita sorte. Fiz duas vezes,a primeira com açúcar de confeiteiro (já sabes) e a segunda com impalpavel. Coloquei duas de leite. Mesmo assim a voltinha não suporta. Ela cai, estou culpando o calor do Rio.

  217. Fabiana
    03 de dezembro de 2014 - 17:13

    Olá ju esse extrato de baunilha branca q vc fala é a essencia de baunilha transparente? vc falou q gosta da dr oetker será q tem a essencia de baunilha dessa marca transparente?já vi transparente de outro sabor, a e como faço para medir 370 gr de manteiga? nao tenho balança bjs

    • 26 de dezembro de 2014 - 23:12

      Fabiana, branca ou transparente é a mesma coisa. Vende em lojas de confeitaria e não tem da Dr. Oetker, pelo que eu saiba. E 370g de manteiga dá mais ou menos 1 xícara + 10 colheres de sopa de manteiga. Beijos!

  218. 08 de janeiro de 2015 - 23:26

    Olá Juliana !! uma das melhores receitas que já vi e testei!!! aradeço muito!!! o outro dia experimentei com leite condesado ao vez do leite é ficou muito lindo e gostoso!!!beijoss

  219. Ariana
    14 de janeiro de 2015 - 20:37

    Olá Querida, Parabéns pelo site, estou amando, ja testei 2 receitas e deram super certo!!! Agora quero fazer este buttercream, mas gostaria de saber se eu posso usar o extrato de baunilha normal, de cor escura? Bom vai ficar, è claro, mas mudaria o consistência?
    Muito obrigada, pela dedicação.
    Abraços

    • 16 de janeiro de 2015 - 18:17

      Ariana, pode usar o normal sim, não afeta tanto assim a cor não. Beijos!

  220. Ana
    10 de fevereiro de 2015 - 15:04

    Dá pra colocar a manteiga com sal, mas depois não colocar a pitada de sal?

    • 16 de fevereiro de 2015 - 14:10

      Ana, dá sim, mas talvez fique um pouquinho salgado seu buttercream, porque não dá pra controlar a quantidade de sal na manteiga com sal. Beijos!

  221. Everton
    24 de fevereiro de 2015 - 00:16

    Olá Juliana,
    Me chamo Everton, to tentando fazer o buttercream digamos “perfeito” pra minha pessoa hahah. Moro no Sul e as temperaturas são bem variáveis…
    Já fiz varias vezes mas não acerto o ponto do buttercream e com ou sem cream cheese. Queria saber se tem como deixar bem seca tipo um veludo mesmo que não derreta, que você toque e não grude no dedo. Tem uma loja na minha região que faz e não faço ideia como eles produzem to loco pra saber. Tem alguma ideia ou sugestão?

    • 08 de março de 2015 - 00:42

      Everton, provavelmente, essa loja está fazendo glacê real (royal icing), que endurece por fora e fica mole por dentro. O buttercream dessa receita aqui também forma uma casquinha, mas ela é bem mais frágil.

  222. Djanan
    29 de abril de 2015 - 14:25

    Oi Juliana, gostaria de saber se dá para substituir a manteiga por margarina sem sal?

  223. 09 de maio de 2015 - 16:17

    Ameiii a receita, sempre tremia na hora de fazer o buttercream porque ficava prevalecendo o gosto todo de manteiga, agora está um creme gostoso e levinho.

  224. 10 de maio de 2015 - 13:11

    Oi Juliana.
    Escrevo apenas para dizer que seu site além de liiiindo é maravilhoso!
    Começei com o Red velvet e, meu deus, se tornou um dos preferidos por aqui.
    Da outra vez, fiz o buttercream de outra confeiteira mas ficou péssimo para confeitar.
    Acabei de fazer seu receita e, realmente, queremos comê-la inteira, vendo um filme, num dia chuvoso. Hahahaha
    Parabéns!!! Suas receitas são demais!

  225. Mayara
    20 de maio de 2015 - 09:59

    Olá Juliana, tudo bem? Conheci hoje seu trabalho e já gostei. Também faço cupcake já faz um tempinho, porém tem algo no meu buttercream que não me agrada, a aparência dele me parece meio grotesca, não ficacomo se fosse macio aveludado, e quando paro de apertar o saco de confeitardo , nunca faz aquela puxadinha, sempre quebra. Acrescenro leite e essência de baunilha líquido, mas mesmo assim n adianta, o sabor sempre fica bom. Vi a quantidade de ingredientes do seu buttercream, e para cada 370gr de manteiga, usa 400gr de açúcar impalpavel, e no q faço uso 200gr de manteiga para cada 500gr de açúcar, será q esse é o problema? Obrigada :*

    • 22 de maio de 2015 - 11:26

      Mayara, sim, é uma das razões, seu buttercream está muito seco. Tente a minha receita e veja o que acha!

  226. 26 de maio de 2015 - 11:35

    […] vídeo usa buttercream, ou creme de manteiga, cuja receita pode ser encontrada aqui.) Crianças costumam gostar muito de bolos de Kit Kat, tipo esses: Se você for como eu e […]

  227. 07 de julho de 2015 - 07:39

    […] Buttercream e um ode à manteiga […]

  228. Tati
    21 de agosto de 2015 - 03:07

    Fica bom se eu fizer com chantilly líquido que vem na caixinha e misturar com manteiga, leite condensado e leite ninho? Será que dará uma consistência parecido com esse buttercream?

    • 25 de agosto de 2015 - 18:37

      Tati, acho que é uma mistura meio exótica, né? Chantilly falso com manteiga?! Mas sou a favor das experiências! Teste e me diz se deu certo! :)

  229. Gabryella Santos
    23 de dezembro de 2015 - 18:29

    Pode usar gordura vegetal no lugar da manteiga ?

  230. Ingrid
    08 de fevereiro de 2016 - 13:22

    Tem que ser em batedeira planetaria ou pode ser na de mao?

    • 10 de fevereiro de 2016 - 08:18

      Ingrid, pode ser na de mão, mas você precisa de bastante muque. Beijos!

  231. Viviane
    13 de fevereiro de 2016 - 22:45

    Ju, posso usar a margarina Qually ao invez da manteiga?

  232. Giorgia Rocha
    23 de abril de 2016 - 17:04

    Perfeita!! Fiz num dia muuuuito quente e mesmo assim aguentou. Acredito que em dias normais, de temperatura mais amena fique ainda melhor! Obrigada!

  233. Débora
    03 de outubro de 2016 - 21:23

    To morrendo de medo desse buttercream derretr no calor de Natal. A primeira vez que tentei deu nisso e até agora não tive coragem de tentar de novo até ter essa certeza que vai segurar. Oremos!

  234. Mateus
    09 de dezembro de 2016 - 10:35

    Juliana, bom dia!
    Qual a antecedência que vc orienta para preparar o buttercream? E caso queria armazená-lo na geladeira como devo proceder para chegar na consistência ideal, já que ele inrijece na geladeira.

    • 27 de dezembro de 2016 - 22:10

      Mateus, pode preparar quando quiser e congelar por meses ou deixar na geladeira por até uma semana e meia mais ou menos. Mas pra confeitar, claro, você precisa tirar da geladeira e esperar ficar completamente em temperatura ambiente. Beijos!

  235. Olivia
    26 de janeiro de 2017 - 22:16

    Como conservar depois de pronto no cupcake? Coloca na geladeira ou não? Qtas horas dura? Obrigada

    • 02 de março de 2017 - 23:13

      Olivia, se você já colocou no cupcake, é hora de consumir hehehe. No cupcake dura no máximo uns dois dias fora da geladeira. Na geladeira, dura três ou quatro.

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!