quinta, 29 de novembro de 2012

Buttercream de merengue suíço

105 Comentários

Outro dia, resolvi imaginar minha vida sem manteiga. Seria triste, com poucas opções de cozinha e bem menos saborosa. O que aconteceu começou com um e-mail de um leitor, perguntando como fazer buttercream com margarina, porque manteiga sem sal era difícil de achar na cidade dele.
Por mais que eu já ache Brasília bem limitada na questão de ingredientes diferentes – é só comparar com São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e outras –, dá-se um jeito de encontrar o que você quer. E o que falta não é nada essencial na cozinha. Como manteiga sem sal.

A manteiga!O pequeno paraíso de gordura animal.
Eu não sei viver sem manteiga sem sal. A manteiga sem sal pode virar salgada, aromatizada ou o que eu bem preferir. Vira bolo, buttercream, pão, tudo na minha vida. Já a manteiga salgada não pode virar tudo. Pelo menos, quando eu inadvertidamente troquei manteiga sem sal pela salgada, o buttercream ficou bem ruinzinho pro meu paladar.
Nem vou começar a falar da margarina. Honestamente, não consigo achar palavras para descrever minha aversão à ela. Ainda não encontrei uma – nem as metade margarina, metade manteiga – que tivesse o sabor minimamente agradável. Todas me deixam com uma camada de gordura na língua e não têm o menor sabor. Se eu tiver que viver de margarina, acho que vou definhar.

Buttercream de merengue suíço de chocolate! Hmmmmmm…
Eu provavelmente estou exagerando demais. Cidades pequenas, do interior, têm de tudo e ainda são capazes de terem coisas com mais qualidade e menor preço. As que não têm, nada que uma pequena viagem de carro e uma despensa enorme não resolva.
Essa receita é uma variação de buttercream de merengue. Vale explicar que existem pelo menos 4 maneiras diferentes de fazer merengue – e, logo, o buttercream que vêm dele. Cada pessoa escolhe a que é mais adequada, fácil ou saborosa para ela.
Aqui no blog, eu já dei a receita de buttercream de merengue italiano (IMBC). Esta, agora, é suíça. A vantagem dela sobre o IMBC é que você consegue fazer sem termômetro de doces, porém o IMBC costuma ser um pouco mais estável sob temperaturas mais altas. A escolha é sua!

Buttercream de merengue suíço
Receita da Martha Stewart, com alterações.
Rende: o suficiente para cobrir 40 cupcakes com a voltinha clássica

5 claras de ovo
1 xícara e 2 colheres de sopa de açúcar refinado
1/8 de colher de chá de sal (uma pequena pitada)
1/2 colher de chá de cremor tártaro
400g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 1/2 colher de chá de baunilha branca

1 – Na tigela da batedeira, ou em uma que possa ir ao banho-maria, misture as claras, o açúcar e o sal. Coloque sobre uma panela com um pouco de água, mas sem encostar na tigela, e ligue o fogo. Não saia de perto e mexa sempre, com um batedor de ovos ou até mesmo um garfo. Vamos cozinhar lentamente as claras até que atinjam 71˚C (160˚F). O segredo para quem não tem termômetro é: mergulhe um dedo e esfregue com o polegar, se você não sentir mais o granulado do açúcar, está pronto!

Esse é o antes e o depois: a primeira foto é o começo, acabei de acrescentar o açúcar. Depois, fica igual a segunda foto, um pouco mais líquido!
2 – Retire e imediatamente leve para bater na velocidade média-alta. Acrescente o cremor tártaro aqui, antes que as claras comecem a criar volume. Bata por cerca de 10 minutos, até que a tigela esteja quase na temperatura ambiente.
3 – Adicione a manteiga, cortada em pequenos pedaços, e depois a baunilha branca. Se parecer muito mole e esquisito, fique tranquila e continue batendo. As coisas vão se entender lá dentro e ficar tudo bem no final!

Esse post devia ter saído ontem, mas eu me meti em um desafio que tem me feito dormir 6 horas totais desde segunda-feira. Para quem mora em Brasília, o Cupcakeando (ou seja, euzinha!) estará na próxima edição do Picnik!


Vai ser no dia 8 de Dezembro, às 14hs, no Calçadão da Asa Norte, ali pertinho da ponte do Bragueto. Dá uma olhada na página do evento no Facebook, que explica melhor. Quem quiser passar por lá, comer cupcakes e biscoitos decorados, ficarei muito feliz! Vou estar na praça de alimentação do evento com cupcake de pizza e até os de cachorro, então podem levar os felpudinhos também!

Dicas:
– Se quiser um buttercream sabor chocolate, como o meu, é só acrescentar 130g de chocolate derretido e em temperatura ambiente no final. Fica uma delícia!
– O bico que usei para a voltinha da foto é um bico de pitanga bem aberto que achei em Buenos Aires. Não tem marca ou número, mas parece bastante o 5B da Mago.

O que seria de você sem manteiga?

  1. 29 de novembro de 2012 - 10:18

    Olá Juliana, parabéns pela participação nesse evento, se eu morasse aí, iria com certeza!!!
    Adorei a receita com merengue suiço, a outra receita ainda está na minha lista de receitas a fazer.

  2. 29 de novembro de 2012 - 10:36

    Ah também não vivo sem manteiga sem sal. Nunca provei um cupcake vegano, vi uma vez naquele programa “guerra dos cupcakes” em que a moça venceu com os cupcakes veganos e fiquei até curiosa em saber o sabor. Aqui no Brasil até tem uma loja em que não vai produto de origem animal, minha cunhada comprou para minha sobrinha alérgica a leite e ovos, da pricake, e disse que são mto bons.

    • 29 de novembro de 2012 - 21:32

      Oi Cintia!

      Já ouvi falar dessa Pricake, preciso muito conhecer!

  3. 29 de novembro de 2012 - 11:53

    oi Ju, eu faço esse merengue inclusive nos macarons e sempre dá certo, mas eu esquento as claras diretamente em uma panelinha até o açúcar derreter todo e jogo imediatamente na batedeira, acho mais fácil que banho maria e nada nunca desandou :) boa sorte no seu evento, uma ótima maneira de dar publicidade às coisas lindas que tu faz… bjos

    • 29 de novembro de 2012 - 21:32

      Oi Grazi!

      Dá pra fazer do seu jeito também, mas em banho-maria é mais garantido para não deixar passar do ponto e cozinhar as claras. Ensinei dessa forma pra ser mais certeiro! :) Porém, depois da prática, a gente já vai direto, né? Hahaha!

      Um beijo!

  4. Edirlene
    30 de novembro de 2012 - 08:53

    Que delícia Juliana…
    Hoje vou testar esta receita… deve ter ficado uma delicia. E que charme essa cobertura.

    beijos

  5. wania
    30 de novembro de 2012 - 22:25

    Oi, Juliana, queria deixar minha opinião sobre a manteiga. Ha tempos venho acompanhando seu blog, fiz a receita do cupcake de baunilha direitinho e ficou muito gorduroso. Meu marido, que não gosta de nada mais engordativo, disse: por mim não precisa fazer mais. Daí fiz com Qualy(minha preferida), melhorou muito. E minha mãe por sua vez sugeriu: vamos fazer com Qualy light. Foi nossa melhor escolha, super fofinho, saboroso e nem um pouco gorduroso. Para o nosso paladar: perfeito!

    • 01 de dezembro de 2012 - 02:13

      Oi Wania!

      Eu realmente não gosto de margarina, fica um sabor muito ranhoso no final, tipo um filme sobre a língua. Isso eu acho gorduroso. Manteiga realmente é mais engordativo que margarina, mas eu sou adepta à filosofia de que não temos que diminuir a quantidade de calorias para comer mais, e sim comer as coisas normais em menor quantidade.
      Mas eu entendo que nem todo mundo pensa como eu ou tem o mesmo gosto pela margarina. Culinária é assim mesmo, pegar uma receita e adequá-la ao que você acha que fica melhor! Que bom que com a Qualy ficou ótimo para vocês, porque essa receita é realmente muito boa!

      Um beijo!

  6. 01 de dezembro de 2012 - 14:22

    Juliana,
    É sempre um prazer abrir o teu Site e deparar com as delicias postadas. Minha família jamais usou margarina, mesmo porque, sou de uma cidadezinha chamada GASPAR (SC). Quase todos tem uma vaca leiteira no quintal.Leite, nata e manteiga? Todos tem na geladeira.
    A pergunta: Ganhei manteiga de cacau em pó(Callebaut).Posso substituir a manteiga convencional pela de pó ao fazer brigadeiros?
    Para que serve essa manteiga? Por favor, me ajude!

    • 01 de dezembro de 2012 - 17:50

      Oi Vanessa! Que bom que você curte o blog!

      Minha família comia margarina durante um tempo, mas aos poucos largamos esse vício porque era mais comodidade que preferência de sabor: margarina está sempre molinha, até na geladeira.
      Chocolate branco, cientificamente falando, não é chocolate porque não é feito de cacau, e sim de manteiga de cacau, que é exatamente o que você tem! Se você usar no brigadeiro, vai acabar com um sabor de chocolate branco de leve. Recomendo usar se o brigadeiro for de chocolate branco, se não, continue com a manteiga comum. Você pode usar a manteiga de cacau em pó pra fazer chocolate branco em casa, é só procurar alguma receita na internet! Eu ainda não tentei, senão te passava hahahaha.
      E que inveja da sua cidade, eu adoraria ter uma vaquinha leiteira pra sempre ter leite e manteiga fresca! :)

      Um beijo!

  7. Irenice
    01 de dezembro de 2012 - 18:41

    Oi Juliana, acabei de descobrir o blog e você está de parabéns pelo trabalho lindo e amor pela culinária, eu também sou fã dos cupcupcakes, adoro misturas e sabores e com certeza por fazer suas receitas.
    Agora papo sério, sou uma fiel adoradora dos cupcake mas simplismente odeio o Buttercream, não consigo usar como cobertura, então uso uma ganache de chocolate básica deixo na geladeira até que endureça e bato na batedeira, ela fica com uma consistência maravilhosa consigo até trabalhar com bicos, no caso do chocolate branco uso corante para chocolate e fica lindo. Como acho que você também adora cupcakes queria te contar ( quem sabe uma dia consigo usar o buttercream) beijosscakes.

  8. 01 de dezembro de 2012 - 20:31

    Oi Juliana! :) Comecei a acompanhar seu blog esses dias! Quero fazer esse buttercream! Mas fiquei com uma dúvida, a baunilha branca, é a essência ou a baunilha mesmo? Boa Sorte no evento! :D Beijos.

    • 02 de dezembro de 2012 - 00:15

      Oi Daniella! Bem vinda ao blog! :)

      Baunilha branca costuma ser essência, vendida em lojas especializadas. Porque o extrato, feito da baunilha de verdade, fica pretinho por causa da fava de baunilha, e daí pode afetar na cor final do buttercream. Mas, se você só tiver a essência ou extrato de baunilha (como o caseiro que eu ensinei a fazer aqui), pode usar sem problemas!

      Um beijo!

  9. Mariana
    09 de dezembro de 2012 - 14:53

    Oi Juliana! Eu também moro em Brasília e queria muito saber aonde você compra o cremor tártaro, mirtilos, as seringas que utiliza para a corbertura dos cupcakes e etc. Já rodei em vários lugares e não consigo achá-los, com exceção da manteiga que graças à Deus aqui sempre encontramos hahahaha. Você também sabe aonde vende formas para cortar biscoitos? O único lugar que já encontrei foi no Rei das Embalagens, porém estavam bem caras e com pouca variedade. Com a aproximação do Natal bateu aquela vontade infantil de fazer biscoitos natalinos e enfeitá-los hahaha.

    • 10 de dezembro de 2012 - 02:15

      Oi Mariana!

      Eu costumo comprar tudo no Rei das Embalagens, que você já conhece, na A Festiva (506 sul, na W3) e na Parabéns (204 norte, se não me engano). Alguns ingredientes você pode achar em mercadinhos gourmets, como o La Palma e o Oba. Não entendi o que você quis dizer com seringas para as coberturas… são os sacos de confeitar?
      Essas lojas que citei tem vários cortadores de biscoito, a Festiva tem gavetas e gavetas de cortadores! Mas se você quiser algum formato diferente, eu aconselho a procurar na internet, em sites como Mercado Livre ou Barra Doce!

      Um beijo! :)

  10. 10 de dezembro de 2012 - 09:24

    […] e centenas de biscoitos decorados depois, eu estou um caco feliz. O Picnik, que falei sobre aqui, foi ótimo! Foi lindo ver as crianças fascinadas com os cupcakes de tutti frutti, os jovens […]

  11. Gabriela
    11 de dezembro de 2012 - 18:02

    Levando em conta que essa receita é menos estável que o IMBC, será que, ainda assim, pode ser congelada? Vi no post do IMBC que vc disse que ela pode ser congelada por até dois meses, mas retirando e batendo de novo pra reutilizar.
    Bjs

    • 12 de dezembro de 2012 - 11:08

      Oi Gabi!

      Ela é menos estável, mas é pouca coisa. Pode ser congelada sim, pelo mesmo tempo que o IMBC e reutilizada da mesma forma que mencionei no post.

      Um beijo!

  12. 28 de dezembro de 2012 - 09:53

    […] receita de buttercream de merengue suíço 1 1/2 colher de sopa de champanhe rosé 2 gotas de corante rosa em gel […]

  13. sarah
    11 de janeiro de 2013 - 17:20

    Oi, Juliana! Sofro com a falta de ingrediente aqui em Teresina.. Manteiga sem sal, só em pouquíssimos lugares! E bem cara! Como vc não como margarina, e tento fazer meu marido entender que embora mais calórica, ela é sim mais saudável. Como diz meu pai, margarina é uma graxa! Em relação aos cupcakes, a única coisa que eu não consigo fazer mesmo é essa cobertura bonitinha.. Acho que como aqui é mto quente, elas nunca ficam no ponto certo pra confeitar bonitinho. E o saco de confeitar e um outro problema. O que vc usa é o de pano? Tô adorando o site! Bjss

    • 11 de janeiro de 2013 - 20:47

      Oi Sarah!

      Que bom que você concorda comigo sobre manteiga. Hahaha! Minha opinião é que é claro que ela é mais calórica, mas ninguém deveria sair por aí comendo 6 cupcakes de uma vez. Comendo um ou dois, em uma ocasião especial, qual é o problema? ;)
      Eu tenho sacos de decorar de pano, sim, mas ultimamente tenho usado muito os descartáveis. Comprei um pacote com 100 unidades por uma bagatela quando estava nos EUA e eles duram pra sempre, porque costumo usar a dica para não sujar sacos de confeitar.

      Passe sempre por aqui! Um beijo!

  14. Cláudia
    12 de janeiro de 2013 - 15:51

    Oi Ju, tudo bem?

    Estou com dúvidas nessa baunilha branca, só conheço a tradicional, faz diferença?

    Bjo!

    • 12 de janeiro de 2013 - 16:01

      Oi Cláudia!

      Pode usar a normal sim, o probleminha dela é que ela é preta. O ideal é usar a branca porque daí seu buttercream não tem mais alterações de cor. Mas se só tiver da tradicional, não tem problema nenhum!

      Um beijo!

  15. sarah
    05 de fevereiro de 2013 - 10:14

    Ju, eu de novo! Hahahaha, tô lendo todo seu blog! :) Me diz, essa receita de buttercream dá pra cobrir qnts cupcakes? Bjss

    • 05 de fevereiro de 2013 - 12:19

      Oi Sarah! Cobre aproximadamente 40 cupcakes, como eu indiquei na receita! :)

      Beijos!

  16. Sara
    21 de fevereiro de 2013 - 10:01

    Olá, para que serve o cremor de tartaro?

    obrigada

    • 21 de fevereiro de 2013 - 10:06

      Sara, serve para dar mais estabilidade às claras. Elas batem com mais facilidade, crescem mais e se mantém assim melhor no ambiente. Como resultado, o buttercream acaba mais estável também. Se você não tiver cremor em casa, pode usar duas ou três gotinhas de suco de limão! ;)

  17. Catherine
    21 de fevereiro de 2013 - 11:18

    Oi. Amei o teu Blog.

    Uma dúvida, o extrato de baunilha branca que você se refere não é o mesmo que açucar de baunilha?! Posso usar açucar de baunilha?!

    Obrigada.

    • 21 de fevereiro de 2013 - 11:25

      Oi Catherine!

      Não é o mesmo, não. Mas você pode sim usar açúcar de baunilha: basta misturar ele ao açúcar comum da receita!

      Beijos!

  18. Isabela
    24 de fevereiro de 2013 - 12:05

    Oi meninas! Se eu nao acrescentar a manteiga tenho um marshmallow ne? ….e para fazer um de chocolate, so com chocolate derretido? nao posso usar cacau em po ou achocolatado? alguem ja tentou?

    • 24 de fevereiro de 2013 - 12:57

      Oi Isabela!

      Se você não acrescentar a manteiga, você tem um merengue, que ainda não é considerado exatamente um marshmallow porque não é estável (você precisa usar gelatina pra estabilizar, assim ele mantém o formato em temperatura ambiente).
      Nunca tentei fazer um merengue de chocolate, então não saberia te dizer se é só acrescentar chocolate (em pó ou derretido) e nem a quantidade exata. Se eu descobrir como é, eu posto aqui!

      Beijo!

  19. ana
    07 de março de 2013 - 21:50

    tenho umas duvidas e gostaria que vc me ajudasse.
    Primeiro pq usar ovo? precisa mesmo? vejo receitas que não usam.
    O que é cremor tartaro e onde encontrar? e baunilha branca? onde encontrar? não pode ser substituida pela essencia normal?? e por fim, posso acrescentar nutella nessa receita e virar um buttercream de nutella? obrigada.

    • 08 de março de 2013 - 15:04

      Oi Ana,

      Sim, precisa de ovo, não existe merengue sem ovo para essa receita. É um buttercream diferente.
      Cremor tártaro você encontra em supermercados ou lojas gourmet, ou até lojas de confeitaria. Baunilha branca também, e você pode substituir pela normal mas isso pode fazer com ela tinja o buttercream um pouco.
      Pode acrescentar sim, cerca de 80g de nutella.
      Ana, a maioria das suas perguntas eu já respondi para alguem nos comentários aí em cima, você pode procurar com a busca do navegador o termo que você tem dúvida e achar a resposta! :)

      Beijos!

  20. Carol
    09 de março de 2013 - 19:10

    Oi, Ju. Só uma perguntinha de novo. Todo mundo fala para colocar o cupcake para esfriar em uma grade…e senão tiver essa grade para esfriar o cupcake?? ele vai ficar ruim?

  21. maria Helena
    15 de março de 2013 - 08:39

    Fiz a receita e depois de algumas horas ficou poroso…mas o sabor continuou o mêsmo…

    • 15 de março de 2013 - 09:35

      Oi Maria, como assim poroso? Com bolinhas de ar, você quer dizer?

  22. 28 de março de 2013 - 13:15

    […] 1 receita de merengue suíço […]

  23. Ana Carolina
    07 de abril de 2013 - 21:51

    Perguntinha! fiz essa semana o buttercream normal, onde só leva manteiga e açucar….porém não gostei muito, achei que cheirava muito a manteiga rsrs e achei o gosto meio amanteigado demais e bastante açucarado, além de ter ficado meio mole (talvez pelo calor do RJ e isso pq estamos em temperaturas mais amenas esses dias). Mas o que queria saber é: notei que esse daí leva bastante manteiga, queria saber se vai ficar amanteigado demais igual esse que fiz.

  24. amanda jorge
    11 de abril de 2013 - 19:33

    oi como faço pra deixar uma cobertura firme e que não desmanche em temperatura ambiente???

    • 21 de abril de 2013 - 10:32

      Oi Amanda!

      Você tem que achar a cobertura que mais combine com o seu clima. Tem várias aqui no blog, dá uma pesquisada!

      Beijo!

  25. Leticia
    09 de maio de 2013 - 09:45

    Olá Juliana! Gostaria de saber se eu dobrar a receita dá certo e esse buttercream pode ser feito de chocolate, nutella ou morango? Se sim quanto acrescento desses ingredientes? Bjs e obrigada! Seu blog é maravilhoso!!!

    • 13 de maio de 2013 - 17:33

      Oi Letícia!

      Dá certo sim, você só vai precisar de ma batedeira enorme! A minha Kitchenaid, por exemplo, só suporta 1 1/2 receitas dessas.
      Quanto a saborizar, dá uma lida nas dicas desse post que eu ensino! É a mesma coisa pra nutella. Já pro morango, use cerca de 3 colheres de sopa de purê de morango para cada receita.

      Beijos!

  26. Larisse
    19 de maio de 2013 - 21:54

    O que é cremor tártaro ?

    • 20 de maio de 2013 - 22:36

      É um ingrediente que serve para estabilizar as claras, Larisse.

      Beijos!

  27. Aldo
    15 de junho de 2013 - 04:20

    Olá juliana. Eu achei esse cremor tártaro aki na minha cidade. Tem diferença entre ele e o emulsificador p/ dar firmeza na cobertura?
    obrigado

    • 18 de junho de 2013 - 23:01

      Oi Aldo, tem sim diferença, não são a mesma coisa. Se não puder usar o cremor tártaro, pingue três ou quatro gotas de suco de limão, funciona mais ou menos da mesma forma.

      Beijos!

  28. Cris
    28 de junho de 2013 - 15:02

    Você compra seus bicos de confeitar na Barra Doce? Não consigo achar o 1M da wilton! Essa cobertura parece ficar bem cremosa e saborosa. Qual receita de chocolate que você usa?

    • 29 de junho de 2013 - 21:36

      Oi Cris!
      Comprei meus bicos em vários lugares diferentes, mas nunca comprei bicos na Barra Doce. O 1M é difícil mesmo de achar.
      E não entendi bem o que você quis dizer com “receita de chocolate”.

      Beijos!

  29. Cris
    03 de julho de 2013 - 17:12

    Qual a receita de cupcake de chocolate que você usa? é essa que tem no blog? obrigada

    • 05 de julho de 2013 - 21:51

      Oi Cris, é sim, é a receita que está no blog! ;)

  30. roselane
    04 de julho de 2013 - 17:00

    gostaria de saber se cremor tartaro é o mesmo que emustab

    • 05 de julho de 2013 - 22:01

      Oi Roselane, não é não, é bem diferente. Cremor tártaro vende em lojas de confeitaria também. Beijos!

  31. Fabiana
    25 de julho de 2013 - 14:35

    é menos doce que buttercream? =)

    • 29 de julho de 2013 - 23:15

      Fabi, ele é um buttercream, e é bastante doce, mas eu pessoalmente acho menos doce que o buttercream tradicional.

      Beijos!

  32. Ana Claudia de Almeida Dias
    12 de agosto de 2013 - 08:59

    Juliana
    Esses dias vi um programa (Batalaha Culinaria)e os participantes fizeram uma cobertura para o cupcake Red Velvet, que ia manteiga, cream cheese, acucar confeiteiro e um deles colocou favas de baunilha e o outro essencia de baunilha…..parecia uma delicia !! mas infelizmente, eles nao disseram a quantidade dos ingredientes. Voce por acaso conhece esta cobertura ? Se sim, poderia postar a receita ? Obrigada…bjs

    • 13 de agosto de 2013 - 20:19

      Oi Ana! Tenho algumas coberturas de creamcheese aqui no blog, é só procurar no Menu! Beijos!

  33. Leticia
    26 de agosto de 2013 - 08:49

    Oi Ju! Posso colocar doce de leite nesta receita para fazer um buttercream de doce de leite? Qual seria a quantidade certa? Bjs…

    • 12 de setembro de 2013 - 13:47

      Letícia, pode sim! Coloque no máximo 80g de doce de leite na receita completa. Adicione aos poucos e, se achar que o buttercream está ficando muito mole antes de completar os 80g, pare de adicionar.

      Beijos!

  34. Annanda Carvalho
    05 de setembro de 2013 - 22:41

    Oi Ju!fiquei apaixonada pelo blog, se eu te contar que nunca na minha vida comentei em algum blog que seja(eu só os olho rsrsr)estou muito feliz em ver suas receitas, são maravilhosas, aprendi uma receita de cupcake bem prática,básica e gostosa, porém estava faltando os recheios e as coberturas( não faltam mais rsrsr)
    estou super ansiosa para testa-lás !!!! GRANDE BEIJO…

  35. 22 de outubro de 2013 - 09:10

    […] Como esse bolo eu tive a oportunidade de provar, e digo que gostei bastante do resultado. Mas para um bolo prestígio, acho que ainda dá para melhorar! A massa ficou da cor que eu queria, bem escura, contrastando com o branco do recheio, mas achei ela um pouco pesada. Uma massa mais leve teria ficado mais saboroso. O recheio ficou gostoso, não muito doce, mas ainda testaria umas outras opções antes. O melhor disso tudo para mim foi a cobertura! Há tempos eu queria testar o tal do “buttercream de merengue suiço de chocolate”, que encontrei aqui: http://www.cupcakeando.com.br/receitas/buttercream-de-merengue-suico/ […]

  36. Bia
    11 de novembro de 2013 - 11:33

    Concordo contigo Ju. Não adianta fazer um bolo com produtos(margarina) que mudam o sabor da receita porque engorda menos e depois comer o bolo TODINHO de uma só vez por exemplo, porque não foi feito com manteiga que é engordativa, mas que é maravilhosaaaa . Ju, eu li onde vc escreveu que coloca manteiga em tudo eu coloco na minha SOPA tb no inverno. adoro ler tuas informações .. adorooooo

  37. Ludmyla
    20 de novembro de 2013 - 07:45

    Bom dia Juliana! Gostaria de saber se para tingir o merengue é só usar corante em gel? O tingimento diminui a estabilidade e durabilidade? Posso confeitar cupcakes com ele tingido para usar no dia seguinte em fotos? Vão permanecer bonitos de um dia para o outro? Seu blog é tuuuuudo! Obrigada

    • 04 de dezembro de 2013 - 11:07

      Ludmyla, pode usar corante em gel ou líquido. O gel é melhor exatamente porque não influi na consistência do merengue ou do buttercream. Em líquido, ele pode desestabilizar a cobertura, dependendo da quantidade que você usar. O merengue deve ser usado para decorar os cupcakes na mesma hora que é feito, porém o buttercream pode ser guardado na geladeira e usado no dia seguinte, tingido ou não. Se resolver guardar na geladeira, retire no dia seguinte, espere chegar à temperatura ambiente e bata com a batedeira mais uma vez, para voltar à consistência normal. Beijos!

  38. Jane Gomes
    21 de novembro de 2013 - 22:37

    Oi, Ju, tudo jóia? Em Buenis Aires que lojas vc indica pra comprar produtos de confeitaria? Tem alguma legal pra comprar coisinhas da wilton ou outra marca?
    Bjs adoro teu Blog!
    Jane

  39. Ana Carolina
    09 de fevereiro de 2014 - 17:03

    Da pra conservar o merengue de algum jeito?

    • 16 de fevereiro de 2014 - 17:48

      Ana, infelizmente, o merengue começa a secar em contato com o ar. Desconheço alguma maneira de guardá-lo com sucesso, ele tem que ser usado assim que é feito mesmo. Beijos!

  40. Stella
    19 de fevereiro de 2014 - 01:30

    Olá Juliana! :)

    Li num outro blog bastante conhecido (ickfd), que não podia usar corante em gel no merengue suíço, pois é feito à base de gordura e pode desestruturar o merengue. Achei estranho, pois o Buttercream de merengue suíço vai manteiga, ou seja gordura, e fica maravilhoso. E na composição do corante em gel ou softgel também não tem nada de gordura. O_O

    Ah.. não encontro cremor tártaro na minha cidade, o que eu posso usar para substituir?

    Obrigada! Beijos!

    • 27 de fevereiro de 2014 - 20:49

      Stella, canso de usar corante em gel no merengue e nada acontece. O ideal é usar corante em pó, mas usar o em gel também pode e não influencia na maioria das receitas. Que eu saiba, corante em gel nem sequer tem gordura.
      Pode usar umas gotinhas de limão no lugar do cremor – duas ou três é suficiente!
      Beijos!

  41. joana
    11 de abril de 2014 - 14:31

    Olá, sou do Paraná, não sou culinarista, só curiosa e gosto de aprender novas coisas, meu trabalho é artesanatos, porém tenho muita vontade de fazer cupcake´s os seus são lindos, me responderia uma pergunta, fazendo a gentileza? Outro dia, fiz, pela primeira vez o Marshmallow, aquele clara + agua + banho maria=bater na batedeira, ficou bom na hora, mas no dia seguinte, não era a mesma coisa, estava pesado, parecia uma borracha meio amolecida, acho que não daria para colocar em um bico de confeitar. Não sei qual é o merengue que faz aquelas coberturas enroladinhas, e também aqueles enfeites tipo florzinhas,bichinhos etc. Tem coisa na internete que estou confusa. Poderia me esclarecer alguma coisa. Obrigada, e parabéns,seus cupcakes são lindos.

    • 27 de maio de 2014 - 15:17

      Joana, é só mandar suas perguntas que eu respondo se eu puder. :)

  42. Vivian Costa
    28 de abril de 2014 - 10:47

    Olá,

    Primeiramente gostaria de agradeçer o seu blog, pois amo ele…
    Tudas as coisas q eu faço do seu blog da certo. Porem fui fazer essa cobertura e ficou muito esquizito no final.. queria te fazer umas perguntas.
    No item 2 voce fala que é para bater durante 10 min ate a ficar em temperatura ambiente… pois entao a minha ficou nessa temperatura bem antes dos 10 min… e fiu add a manteiraga e no fim ficou um treco aquoso e pedacinho de manteiga… .
    bater por dez minutos é para deixar o merengue bem firme?

    No fim consegu salvar.. mas ainda ficou estranho…

    Obrigada bjus

    • 30 de maio de 2014 - 13:56

      Vivian, você tem que sempre adaptar a receita para o seu ambiente e seus utensílios. Provavelmente, estava mais frio na sua cozinha e ele chegou à temperatura ambiente mais rápido, ou até mesmo sua tigela da batedeira era mais fria que o comum (de metal, talvez?). São detalhes que você tem que considerar quando for fazer uma receita, porque ela certamente vai variar. O melhor é seguir pela temperatura. Eu costumo esperar ele ficar levemente morno, porque a manteiga vai entrar um pouco fria ainda, então os dois vão se balancear. Beijos!

  43. Amanda Fogaça
    21 de junho de 2014 - 06:05

    Oi Juliana!
    Na receita está escrito claras, mas nas fotos parece que as gemas estão junto. To confusa. É só as claras ou os ovos inteiros?

    Beijos!

    • 25 de junho de 2014 - 20:57

      Amanda, são só claras mesmo! É que o açúcar deixou um tom amarelado nas claras, sem contar a luz da minha cozinha. :)

  44. Taís Abreu
    10 de julho de 2014 - 20:59

    Olá, Juliana! Como a Vivian, tive meu merengue perdido quando adicionei a margarina e bati. Ficaram grumos de margarina que não se misturaram e ainda fez perder o ponto do merengue :( Fiquei em dúvida se isso ocorreu por ser Margarina Ligth(mais precisamente a Qualy) ou se foi a temperatura. Considerando que bati constantemente, até esfriar. Deu uns 9 minutos. Vou ter que começar de novo,mas vou parar no merengue. Fico com medo de dar errado de novo…

    • 10 de julho de 2014 - 23:20

      Taís, o seu problema provavelmente foi usar margarina ao invés de manteiga. É diferente do problema da Vivian, já que ela usou manteiga. Margarina não dá o mesmo resultado, nem o mesmo sabor, afinal buttercream é um creme de manteiga, e não de margarina. Tente de novo com manteiga, vai dar certo! :)

      • Vivian Costa
        08 de agosto de 2014 - 10:38

        A ta agoa eu saquei… depoisq eu li o seu post sobre a manteiga q caiu a ficha. tbm usei a margarina forno e fogão…. o resto eu fis certo.. bjus bigadu

  45. Julya
    16 de julho de 2014 - 17:44

    Juliana! Também sou de Brasília. Aonde posso encontrar extrato de baunilha? Obrigada!

    • 04 de agosto de 2014 - 13:56

      Julya, infelizmente, só fazendo em casa. O que se acha por aí é essência. Se tiver interesse, eu tenho extrato caseiro. Mande um e-mail pra contato@cupcakeando.com.br que a gente conversa. :)

  46. Daniela
    21 de julho de 2014 - 13:08

    Oi Juliana, tudo bem? Queria saber de quantos ML é a sua xícara, 200ml ou 240ml?
    Obrigada!

    • 05 de agosto de 2014 - 16:49

      Daniela, ela é de 236mL, hahahaha. Específico, né? É o padrão das medidas dos EUA e dos medidores que você compra em lojas de confeitaria. Mas o de 240mL funciona também, não tem problema nenhum! Beijos!

  47. yasmin
    04 de agosto de 2014 - 17:06

    Olá. .na verdade sou muito fã da manteiga porém tenho uma encomenda de bolo q não pode ir um nada de lacticínios. .Então pensei em fazer o butercreen com margarina..mais gostaria de saber se da certo,se terei a mesma consistência?

    • 14 de agosto de 2014 - 00:46

      Yasmin, eu nunca consegui buttercream com margarina com a mesma consistência de quando uso manteiga. Porém, algumas leitoras disseram que tiveram sucesso. Você pode testar em casa :)

  48. Flavia
    24 de agosto de 2014 - 19:21

    Olá! Você está de parabéns pelas receitas!!! O buttercream ficou uma delícia! Já sinto umas calorias a mais… Hahaha

  49. Magna
    03 de novembro de 2014 - 20:59

    Oi juliana, ainda não fiz sua receita mas tenho algumas dúvidas: quanto tempo dura o cupcake já coberto?posso fazer no dia anterior? Outra coisa, ele fica amarelado? Como faço pra conseguir ele azul? Ou recomenda alguma outra cobertura? Bjssss

    • 17 de novembro de 2014 - 17:56

      Magna, ele dura uns dois dias fora da geladeira e uns 3 ou 4 na geladeira. Pode fazer antes sim, e ele fica amarelado por causa da manteiga, que é amareladinha, né? Mas basta colorir com corante que você consegue o azul sim. Beijos!

  50. Lbalzani
    17 de dezembro de 2014 - 18:04

    Olá! Adorei a receita… Gostaria de saber se esse buttercream pode ser usado pra nivelar o bolo pra colocar pasta americana depois… E aí, pode?

    Obrigada

  51. carolina augusta de souza brambilla
    02 de março de 2015 - 23:32

    Juliana gostaria de saber a quantidade de chocolate e qual chocolate colocar na receita de buttercream de merengue suiço, aguardo sua resposta, obrigado

    • 08 de março de 2015 - 09:44

      Carolina, eu colocaria umas 70g de chocolate meio amargo derretido (não muito quente, senão derrete o buttercream), para essa receita inteira. Beijos!

  52. Eduarda Morandi
    09 de março de 2015 - 07:24

    Olá Ju, tudo bem?
    Para decorar um bolo com bico de confeitar você me indicaria esse ou o buttercream com gosto de sorvete?

    • 16 de março de 2015 - 16:26

      Eduarda, tanto faz, os dois servem para bico de confeitar, aí depende da sua preferência. Beijos!

  53. Juliana Cunha
    29 de abril de 2015 - 08:33

    Oi Ju! Eu aqui de novo! Nas respostas acima você fala de colocar gelatina no Marshmallow. Você já fez? Saberia me dizer qual a quantidade? Outra coisa, uma vez fui fazer o merengue italiano e na hora de colocar a calda sobre as claras ela virou um fio duro e enrolou no batedor da batedeira e foi uma catástrofe! Hahaha. O que devo fazer para isso não acontecer de novo? Fiquei tão traumatizada que nunca mais tentei fazer novamente. Super bejio…

    • 30 de abril de 2015 - 17:41

      Ju, o que eu disse é que marshmallow tem gelatina, necessariamente. Entende? Pra ser marshmallow, tem que ter a gelatina. Você pode conferir na receita de marshmallow caseira do blog, lá no menu. Quanto a sua pequena catástrofe, hahaha, já me aconteceu várias vezes, e a dica que eu dou é evitar diminuir muito a receita porque a quantidade de claras fica pequena na tigela e fica mais difícil acertar a calda nas claras. Outra dica é derramar em um fio bem fino e mirar certinho nas claras. É prática mesmo hahahaha. Mas se seu merengue acabar com pedacinhos de calda endurecida por causa disso, é só passar ele por uma peneira com a ajuda de uma espátula! Dá trabalho mas pelo menos você não desperdiça tudo. Beijos!

  54. Anita
    16 de maio de 2015 - 01:14

    Oi Ju! Em primeiro lugar, parabéns pelo site! Estou procurando receitas para os cupcakes que vou fazer para o chá de bebê do meu primeiro filho e encontrei esta que me pareceu ótima, uma vez que ainda não tenho o termômetro culinário.
    Gostaria de saber se a manteiga nesta receita deve estar em temperatura ambiente? E no IMBC? Você menciona 3 minutos no congelador, mas partindo da temperatura ambiente?
    Obrigada desde já!

    Abraços
    Anita

    • 21 de maio de 2015 - 14:49

      Anita, nesta receita, eu gosto de deixá-la em temperatura ambiente, mas levemente firme. Ou seja, naquele ponto no qual ela ainda está um pouco fria, ponto de pomada. Já no IMBC, eu deixo ela no congelador, a partir da temperatura ambiente, por 3 minutos. Ela fica gelada por fora e mais mole por dentro. Beijos!

  55. Roberta
    28 de agosto de 2015 - 13:59

    Olá Ju, gostaria de saber se o cupcake com essa cobertura precisa ficar na geladeira até a a hora de servi? Pois eu pensei em deixar na mesa, fazendo parte da decoração. Bjs

    • 16 de setembro de 2015 - 23:03

      Roberta, buttercream deve ficar do lado de fora da geladeira, em temperatura ambiente, para consumo. Se estiver muito quente na sua cidade, você pode deixar na geladeira e retirar uns 20 minutos antes de servir, mas o buttercream deve ser consumido sempre em temperatura normal. Não fica gostoso quando gelado. Beijos!

  56. ariane
    24 de março de 2017 - 14:47

    olá Juliana, comecei a seguir seu blog agora, e estou amanda. Quero fazer cupcakes para vender, mas esse ano vai ser só de experiencias. Então gostaria de saber na sua opinião qual a cobertura mais estável, resistente ao clima quente aqui da minha cidade?

    Obrigada.

    • 28 de março de 2017 - 18:39

      Ariane, a mais indicada é brigadeiro ou merengue – ou seja, esta aqui até a parte de adicionar a manteiga. Chantininho também dizem que segura bem no calor.

  57. 17 de abril de 2017 - 10:04

    […] Cobertura de buttercream de merengue suíço 3 claras 1/2 xícara + 1 colher de sopa (110g) de açúcar 1/4 colher de chá de cremor tártaro (ou uma gotinha de suco de limão) 200g de manteiga 4 a 6 colheres de sopa de doce de leite, bem consistente […]

  58. Juliana
    04 de maio de 2017 - 09:38

    Olá, tenho duas dúvidas:
    Pode usar aquele pó pra preparo de merengue e acrescentar a manteiga?
    Essa receita é suficiente para cobrir um bolo de qual tamanho? Seria semi naked, espatulado.
    Obrigada!

    • 07 de maio de 2017 - 01:41

      Juliana, não da certo com o pó de merengue, não. Essa receita inteira cobre um bolo tranquilamente, dos grandes, se ele for naked.

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!