segunda, 06 de agosto de 2012
Buttercream de merengue italiano (IMBC)

Como para essa receita eu uso minha linda KitchenAid – carinhosamente apelidada de Kiki -, resolvi contar aqui o que chamo de “A Odisseia da Batedeira”. O causo trata de como, quando, onde e por que adquiri a primeira batedeira fixa da minha vida e os motivos que me fazem crer que ela foi a melhor aquisição que fiz em anos. Depois do meu Nintendo 64 em 1999.
Em 2011, comecei a busca pela mais densa, fixa e consistente cobertura para cupcakes, que sustentasse bem no nosso clima quente. Queria uma que segurasse bem as voltinhas lindas que amamos, mas sem ser enjoada porque tive que encher de açúcar para melhorar a consistência. Descobri o Italian Meringue Buttercream – vulgo IMBC, o buttercream de merengue italiano. Porém, notei que todos usavam uma batedeira fixa para fazê-la, pois o processo requer bater por pelo menos 12 minutos sem parar, para criar o merengue. Não há braço que aguente!
Então, no final do ano, passei o Natal e o Réveillon em Ft. Lauderdale, uma cidade a 40 minutos de Miami que meu pai insiste em adorar. Lá, comprei minha amada batedeira fixa. Não comprei no Brasil já que o preço do mesmo modelo que adquiri era quase o quádruplo do preço que paguei lá fora. O problema foi embalar aquela caixa de meio metro de altura dentro de uma mala. Enchi cada buraco possível de roupas e a tigela lá dentro foi cheia de confeitos da Wilton e calcinhas da Victoria’s Secret. Para completar, ainda corri para um posto do FedEx, pedi encarecidamente por adesivos vermelhos gigantes escritos “FRÁGIL” e entupi a mala com eles. Ficou bem discreta!
Tão discreta que me mandaram passar pelo raio X da alfândega em São Paulo. Nunca vou esquecer a expressão do agente quando viu uma batedeira na tela do computador. Ele só balançou a cabeça como quem diz “achei que já tinha visto de tudo” e nos deixou ir em frente. Para os que estão curiosos se eu engabelei a receita, a batedeira mais uma tigela extra e dois batedores diferentes dava um total de 370 dólares. Nosso limite é 500 por pessoa! Valeu ou não valeu a pena?

De ladinho!
Minha Kiki é uma KitchenAid Artisan 5-Quart. Para os americanos, esse tipo de batedeira dura uma vida inteira e serve para absolutamente qualquer coisa. Nela, você pode acoplar um moedor de carne, um abridor de massa e até uma sorveteira.

Buttercream de merengue italiano (IMBC)
Rende: aproximadamente 4 xícaras de cobertura, o suficiente para decorar cerca de 40 cupcakes com a voltinha clássica

100ml de água
300g de açúcar refinado
5 claras de ovo
1/8 de colher de chá de cremor tártaro
420g de manteiga sem sal
1/2 colher de chá de baunilha branca

1 – Em uma pequena panela, misture a água e 250g do açúcar refinado. Você precisa necessariamente usar esse: não use o granulado ou o impalpável. Acenda o fogo e misture com uma colher delicadamente, sem levantar nas paredes da panela. Com ajuda de um pincel e umas gotas de água, limpe as paredes e garanta que nenhum açúcar ficou por ali ou ele poderá cristalizar toda a calda.
2 – Enquanto isso, bata as claras com o cremor tártaro. Quando começarem a crescer, acrescente as outras 50g do açúcar em um fio. Bata somente até que se formem picos levemente firmes. Desligue a batedeira e espere pela calda.
3 – Com um termômetro, controle para que a calda chegue a 123˚C. Assim que alcançar, retire do fogo e mergulhe em uma tigela com gelo para parar a fervura. Imediatamente a seguir e com muito cuidado, derrame em um fino fio a calda por cima das claras com a batedeira ligada na velocidade média-alta.
4 – Acrescente a baunilha e deixe bater por 12 minutos, até que a temperatura da tigela diminua e você consiga tocá-la. Enquanto isso, corte a manteiga em cubinhos e coloque no congelador por no máximo 3 minutos.

A manteiga!Assim!
5 – Com a tigela morna, acrescente a manteiga levemente fria, cubinho por cubinho. Bata até incorporar e atingir a linda consistência de buttercream. Aqui, você pode colorir à gosto, usando corantes em gel!

Essa cobertura parece difícil, mas é apenas questão de fazê-la uma primeira vez para saber como é o passo a passo. Assim que você acrescentar a manteiga, a cobertura irá ficar líquida e você vai se desesperar achando que errou em alguma coisa. Mantenha a calma, isso é normal! Continue batendo! Ela irá se entender sozinha e resultar em um delicioso buttercream!

De cima!Voltinhas perfeitas!
Dicas:
- É importante que a calda atinja a temperatura certa: abaixo de 123˚C, ela não cozinhará as claras corretamente e acima disso tornará o buttercream muito duro. Infelizmente, não posso sugerir outra maneira mais certeira de fazer essa cobertura sem o uso de um termômetro de doces.
- Antes de bater as claras, garanta que sua tigela está impecavelmente limpa. Qualquer traço de gordura impede o crescimento das claras ao serem batidas. A dica é limpar com umas gotinhas de álcool ou suco de limão e uma toalha de papel!
- Mergulhar a panela com a calda no gelo faz também com que a maioria das bolhas da superfície diminuam e também a quantidade delas que você encontraria no resultado final do seu buttercream.
- Lembre-se que o corante sempre irá se misturar com o tom bege natural do buttercream, provindo do amarelo da manteiga.
- Você pode fazer essa cobertura antecipadamente e conservá-la, na geladeira, por até uma semana, e no congelador, por até 2 meses. Basta retirar 4 horas antes e bater novamente quando ficar maleável. Eu guardo em ziplocs!
- Se estiver com dificuldade de lavar a tigela, os batedores e a panela depois de fazer essa cobertura, ferva um pouco de água na panela (isso já limpará a calda de açúcar) e passe pelos utensílios sujos. Desse jeito, sai tudo!

Qual a melhor aquisição recente da sua vida?

128 comentários
Veja Também:
  1. 06 de agosto de 2012 - 16:37

    já ia questionar a quantidade de claras, mas aí vi que dá pra decorar 40 cupcakes :O

    ju, sempre fugi das receitas que pedem cremor tártaro porque eu morro de preguiça das substituições e talz. onde você conseguiu comprar aqui em brasília?

    besito!

    • 06 de agosto de 2012 - 16:52

      Fê, é fácil de achar na Festiva ou no Rei da Embalagens! Mas, se não quiser cair pra Asa Sul, eu já achei no La Palma na 404 norte (acho que é isso!).
      Se você também não quiser usar o cremor na receita, pode fazer sem, é super tranquilo! A diferença é que o cremor dá mais estabilidade pras claras, e deixa o buttercream com um resultado ainda mais consistente. Mas sem o cremor também dá muito certo! ;)

      Beijo!

  2. 09 de agosto de 2012 - 20:33

    gente, mas no la palma? haha, vou passar lá então :)
    valeu pela atenção, Ju!

  3. 16 de agosto de 2012 - 09:34

    [...] no fundo, e então as nozes crocantes e saborosas. Como cobertura, eu usei meia receita do buttercream de merengue italiano e ainda sobrou um [...]

  4. 19 de agosto de 2012 - 21:05

    [...] 5 – Alterne a adição dos ingredientes secos com o leite, terminando sempre com os secos. O segredo é não bater muito, pois o glúten da farinha irá se desprender demais e o resultado é um bolinho duro. Não queremos isso, né? 6 – Divida a massa em uma fôrma para 12 cupcakes com forminhas de papel, enchendo até no máximo 2/3 de cada uma. Asse no forno pré-aquecido por 18 minutos. Fique de olho, pois cada forno tem uma intensidade e pode ser que o seu precise de mais ou menos tempo. O jeito é ficar atenta e retirar assim que ele passar no teste do palito: espete todos os bolinhos no centro com um palito de dente. Se sair limpo, estão prontos. Essa massa fica branquinha, então não asse demais achando que eles precisam corar ou então vão ficar secos. 7 – Quando prontos, tire imediatamente da fôrma e deixe-os esfriar completamente antes de rechear e colocar sua cobertura favorita. Eu usei recheio de limão siciliano e uma cobertura simples, de buttercream de merengue italiano. [...]

  5. Aryadna
    13 de setembro de 2012 - 16:25

    Oi Juliana!
    amei o site! Tudo muito inspirador ..
    Nao tenho boas experiencias com buttercream, a ultima que fiz, similar a essa, ficou molenga, com uma aparencia de talhada D: uma frustraçao só! Mas nao desisto, ainda vou chegar a um resultado que me satisfaça. Vou, com muita fé, testar esta receita, rs. Só quero saber a medida do cremor tartaro, que está apenas como 1/8 .. é de xicara?

    Abraco e parabens!

    • 13 de setembro de 2012 - 16:45

      Oi Aryadna! Obrigada pelo toque! Estava faltando mesmo! É 1/8 de colher de chá, o que é uma pitada generosa… Obrigada! :)
      Aposto que com essa não vai ter erro, é uma ótima receita. Mas, claro, tudo com manteiga tem que ser bem armazenado fora do sol e do calor excessivo, ou então vai derreter.

      Boa sorte e me dê o feedback! Beijo!

      • Aryadna
        17 de setembro de 2012 - 18:05

        Okay, obrigada! É uma quantidade tao pequena que nem dá pra medir por peso, ne?! Mas ta certo, uma pitada generosa .. rs.
        É normal que ela ‘talhe’ pra depois incorporar?
        Assim que eu tiver uma oportunidade, testarei! Estou ansiosa por isto.
        Ah, sabe uma coisa que seria legal? em cada post, voce nos contar a numeraçao dos bicos que utilizou no cup da foto referente. :D Sempre ficam tao lindos.

        Abracao, Juliana. Obrigada, mais uma vez.

        • 17 de setembro de 2012 - 20:37

          Aryadna, é normal sim talhar. É só continuar batendo que tudo vai se juntar e dar certo no final! Porém, o que pode acontecer é se você colocar a manteiga muito gelada, pois daí a mistura não vai conseguir incorporar a manteiga direito. O que você pode fazer é testar isso pela temperatura da tigela da batedeira: se estiver muito gelada, esquente um pouco de água, mergulhe um pano e coloque em volta da tigela enquanto continua batendo (ou abrace a tigela com carinho e calor humano, hahahaha, é o que eu faço!). Se a tigela estiver quente, então você precisa colocar um pouco na geladeira, no máximo uns 4 minutinhos, só pra abaixar a temperatura. O certo é a temperatura ambiente!
          Vou fazer outro post sobre esses pequenos probleminhas da cobertura, porque pode acontecer sim, e é bom saber como resolver, né? :)

          Uma boa dica, obrigada!! Vou começar a colocar a numeração dos bicos sim!

          Beijão!

          • Aryadna
            21 de setembro de 2012 - 18:34

            Obrigadissima pelas dicas! :D

            Agora nao largo mais o cupcakeando! haha

            Abraço, Juliana. Otimo final de semana.

      • Aryadna
        17 de setembro de 2012 - 18:06

        Okay, obrigada! É uma quantidade tao pequena que nem dá pra medir por peso, ne?! Mas ta certo, uma pitada generosa .. rs.
        É normal que ela ‘talhe’ pra depois incorporar?
        Assim que eu tiver uma oportunidade, testarei! Estou ansiosa por isto. Combinado, te conto sim.
        Ah, sabe uma coisa que seria legal? em cada post, voce nos contar a numeraçao dos bicos que utilizou no cup da foto referente. :D Sempre ficam tao lindos.

        Abracao, Juliana. Obrigada, mais uma vez.

  6. 26 de setembro de 2012 - 09:40

    [...] 1/2 receita de buttercream de merengue italiano 1/3 xícara de purê de mirtilo (aproximadamente 1 1/3 xícaras de mirtilos frescos) 2 gotas de [...]

  7. 08 de outubro de 2012 - 11:06

    [...] Buttercream de merengue italiano 1/2 xícara (140g) de nutella em temperatura [...]

  8. 10 de outubro de 2012 - 16:47

    Ois Ju!,
    Fiquei muito feliz de saber ue vc é de Brasília.
    Viemos transferidos, nos apaixonamos e fincamos raízes aqui! Acabamos de comprar nosso ninho!
    Estou aprendendo a fazer cupcakes no seu blog. Fotos e explicações claras, bonitas e oncentivantes!
    Beijinhos,
    Clarinha

  9. 10 de outubro de 2012 - 16:48

    Ficou uma palavrinha errada !! A palavra correta é incentivante!!! :)))

    • 10 de outubro de 2012 - 17:46

      Oi Clarinha! Bem vinda!

      Eu amo Brasília! Não trocaria essa cidade por nenhuma outra no Brasil! Mas, se me mandar pros EUA ou pra Europa, vou ficar dividida… hehehehe.

      Que bom que gostou do blog! Um grande beijo!

  10. 11 de outubro de 2012 - 17:48

    [...] Buttercream de merengue italiano 1/2 xícara (140g) de nutella em temperatura [...]

  11. Luciana Peleskei
    21 de outubro de 2012 - 02:16

    Olá! Acabei encontrando seu blog através do facebook em um dos grupos que participo, parabéns pelo blog, ótimas receitas com dicas!
    Todas anotadas!!! hihihihi
    bjs

  12. 06 de novembro de 2012 - 09:53

    [...] receita de buttercream de merengue italiano 3 colheres de sopa de água morna (aquela que você consegue colocar o dedo dentro) 3 colheres de [...]

  13. Kizzy Pereira
    19 de novembro de 2012 - 23:40

    Oi, Ju!

    Encontrei o seu blog por acaso quando eu estava procurando uma receita de cobertura para Cupcake. Depois que a minha Princesa nasceu eu precisava de uma grana a mais e pensei: “porque não cupcake?, é lindo e gostoso, e eu gosto de inventar na cozinha”. Fiz alguns com cobertura de buttercream básico, distribui para saber opiniões, e minha primeira encomenda chegou.
    Hoje eu fiz a receita de Buttercream de Merengue Italiano e estou muito feliz que deu super certo. A dica para quem não tem o termômetro, é ir levantando a calda com uma colher e ir verificando até ela se transformar num fio, não tem erro. Lembro que minha mãe fazia muito isso no século passado rsrsrs.
    Eu só achei que depois de pronto ela incorporou muito ar, quando eu coloco no bico e faço as voltinhas ela não fica lisinha.

    Jú, vc é um anjo, parabéns pelo seu blog, é tudo muito explicadinho e obrigada me ajudou muito.

    Beijos

    • 20 de novembro de 2012 - 00:53

      Oi Kizzy! Que bom que gostou do blog, seja bem vinda!

      Realmente, sua dica é ótima! Nos tempos de nossas avós, quando não tinham esses avanços da tecnologia, era assim que era feito, né? Eu não arrisco porque fico com medo de me atrapalhar, me queimar, ou perder o ponto da calda… Mas dá super certo! Vou colocar no post!
      Para tirar um pouco as bolinhas de ar que ficam na cobertura, a dica é usar uma espátula e ir pressionando a cobertura nas paredes da tigela, estourando as bolhas. Você vai ouvir os barulhinhos! Outra dica também é trocar o batedor da batedeira e colocar um reto, e não o que parece uma gaiola, e deixar bater por alguns minutos. Ele faz o mesmo que a espátula, pressionando as bolhas nas paredes da tigela e estourando tudo!

      Volte sempre por aqui, viu? Mande fotos dos seus cupcakes com a cobertura, gosto muito de ver! :)

      Um beijo!

  14. Nayara
    23 de novembro de 2012 - 09:06

    Juliana, bom dia!
    Primeiramente parabéns pelo blog! Compartilho da mesma loucura pela culinária, mas não da mesma eficiência com as palavras ou paciência para postar! rsrs
    Enfim, estou iniciando minhas aventuras pela aquisição dos utensílios! Apesar de estar enlouquecida pela kitChen aid vermelha, não tenho grana para comprar aqui e nem como comprar lá fora! Tem um modelo planetário da arno e eu queria saber se serve! obrigada

    • 23 de novembro de 2012 - 09:16

      Oi Nayara! Bem vinda ao blog!

      A KitchenAid é cara mesmo, como eu disse é um projeto de aniversário, pedir pra todo mundo fazer uma vaquinha hahaha! Mas as outras batedeiras planetárias (Arno, etc) funcionam muito bem, pode confiar! Se você conseguir em promoção, aí não tenha dúvidas, pode levar!

      Um beijo!

  15. Juliana
    23 de novembro de 2012 - 10:44

    Oi Ju (xará, rs)

    Adorei seu blog tbm!!!
    Me arrisco na cozinha como vc…=))
    Eu ainda nao tinha tentado fazer o buttercream pq nao tinha achado uma receita boa!
    A minha duvida é um pouco diferente,rs… Estou prestes a realizar o sonho da Kitchenaid =)))))
    Estou indo em fevereiro pra Orlando e Miami…queria que vc me desse umas dicas de lugares bons pra comprar tanto a batedeira quanto produtos Wilton…já andei pesquisando mas quanto mais dicas melhor né?!?

    Obrigada desde já….e pode ter certeza que estarei sempre por aqui =))

    Beijos

    • 23 de novembro de 2012 - 11:16

      Oi xará! Haha :)

      Que bom que gostou do blog! Coincidentemente, outra pessoa me perguntou a mesma coisa em outro post, e eu respondi. Vou colar aqui a resposta, pra você, tá?
      “Gosto muito dos outlets de Orlando, porque, além de ser mais barato, eles têm algumas lojas de coisas de cozinha. Caso você tenha a chance, vá neles! Dê uma olhada nos mapas dos outlets que você vai pra já saber quais lojas de cozinha tem por lá.
      Caso contrário, as lojas que compro coisas de cupcake na Flórida são a Michaels, a Williams-Sonoma e os próprios supermercados gigantescos de lá, como o Walmart. Você pode achar os endereços das lojas dessas empresas que sejam mais próximas a você e sua estadia por lá, é só usar o Store Locator de cada site.
      Já a batedeira, eu te aconselho a comprar pela Amazon e mandar entregar no seu hotel ou na casa onde você ficar hospedado. Eu fiz isso e valeu muito a pena, pois consegui um bom desconto virtual.”
      Aliás, tem muita coisa que vale a pena você comprar pelo eBay ou Amazon, e mandar entregar no seu hotel. É só avisar a recepção quando você chegar. Se você estiver com pouco tempo de ir nas lojas, vale a pena! Eu prefiro ir nas lojas, porque vejo bem o produto antes de comprar, mas a escolha é sua! :)

      Acho que vou fazer um post ainda maior e mais completo sobre essas lojas, já que tem muita gente perguntando. Até fevereiro deve sair! Fica de olho!

      Um beijo!

  16. Juliana
    24 de novembro de 2012 - 13:40

    Obrigada Ju!!!

    Muitos úteis suas dicas…já tinha pensado mesmo em comprar online…mas meu marido não tá querendo…rs…ele acha que nao vai dar certo!!!

    Mas já entrei em sites de lojas que tem nos outlets de Orlando…e vi que lá tem a Kitchenaid!!!

    Te conto depois como foi =))

    Beijos

    • 24 de novembro de 2012 - 15:32

      Hahaha, dá certo sim! É tranquilo! Mas, antes, ligue no hotel pra perguntar se você pode mandar entregar coisas lá (ou mande um e-mail). Também, deixe pra comprar as coisas próximo da sua viagem, para que elas cheguem lá enquanto você estiver no hotel. Porque é sacanagem mandar entregar uma semana antes de você chegar, vai ficar lá parado ocupando espaço deles.

      Qualquer outra dúvida, me avisa! Um beijo!

  17. Larissa
    28 de novembro de 2012 - 03:33

    Oi, Juliana! Amei seu blog! Tudo é muito bonito e as receitas são incríveis. Queria saber qual bico você usou pra essa cobertura ficar linda assim! Quais bicos você recomenda para cupcakes?
    Obrigada! Beijo!

    • 29 de novembro de 2012 - 02:19

      Oi Larissa!

      Esse bico não tem nome ou marca, eu achei em uma loja de utensílios de cozinha. :/ Ele parece bastante com o 1M da Wilton, mas é mais aberto!
      Eu recomendo o 1M da Wilton, que é peça-chave, e o 5B da Mago, que eu adoro!

      Um beijo!

  18. Edirlene
    28 de novembro de 2012 - 16:47

    Olá Juliana…
    Adorei essa receita. Aonde eu consigo essa baunilha branca, tem alguma marca?! Você utilizou a essência ou o extrato?!
    Obrigada! Beijos…

    • 29 de novembro de 2012 - 02:28

      Oi Edirlene!

      Essa baunilha branca é uma essência, não extrato, e tem para vender em lojas especializadas de produtos de confeitaria. A que eu uso é da Mix. Se você não achar, até pode usar a essência normal, pretinha, mas vai acrescentar cor ao seu buttercream, então use pouco!

      Um beijo!

  19. 29 de novembro de 2012 - 11:20

    [...] escolhe a que é mais adequada, fácil ou saborosa para ela. Aqui no blog, eu já dei a receita de buttercream de merengue italiano (IMBC). Esta, agora, é suíça. A vantagem dela sobre o IMBC é que você consegue fazer sem termômetro [...]

  20. Lidiane Sousa Costa Carvalho
    05 de dezembro de 2012 - 20:03

    Olá Juliana, tudo bem? Amei o seu blog, pra mim encontrá-lo na net foi um grande achado, agora sou uma seguidora assídua do seu blog. Eu precisava muito de ter uma referência de receitas, dicas e segredinhos sobre cupcakes, tais como as que encontrei no seu blog, você está de parabéns!!! Eu encontrei o seu blog quando procurava uma receita de buttercream que não fosse tão doce quanto os tradicionais de açucar impalpáveL, foi então que fiz o buttercream de merengue suíço. O que eu fiz ficou pouquissímo doce, acentuou-se mais o gosto da manteiga, isso é normal ou eu fiz algo de errado? Posso usar margarina própria pra fazer bolo pra fazer o buttercream de merengue suíço ou tem que ser manteiga mesmo? Quando eu coloquei a manteiga na mistura da calda com o merengue, ela estava em temperatura ambiente, é normal ou tem que ser morna? E por fim gostaria de saber se eu coloco a calda na clara batida, juntamente com a baunilha e bato por 12 minutos, pra depois colocar a manteiga, ou eu faço tudo( bato a calda com as claras e baunilha e coloco a manteiga) nesse período de 12 minutos? Gostaria muito de sanar essas dúvidas se possível, desde já agradeço sua atenção e muito obrigada pelas receitas e dicas, beijossss…

    • 06 de dezembro de 2012 - 00:19

      Oi Lidiane! Que bom que gostou do blog! Seja muito bem vinda! :)

      Esse buttercream de merengue italiano (ou o suíço) é menos doce que o com açúcar impalpável mesmo. Ele tem realmente o gosto de manteiga, como o próprio nome americano já diz (butter-, manteiga, e -cream, creme). Com o extrato de baunilha, o sabor fica realmente agradável, quase que uma baunilha amanteigada.
      Esse buttercream deve ser feito com manteiga sem sal. Margarina eu não recomendo (pra nada, na verdade hahaha), mas se você quiser mesmo usar, não substitua tudo: mude 1/3 da manteiga da receita por margarina e o resto manteiga mesmo. Isso porque, senão, o buttercream pode não adquirir a consistência própria para o saco de confeitar no final, sem a manteiga.
      Quando você for acrescentar a manteiga ao merengue, o ideal é que ela esteja levemente gelada, não totalmente morna. O que eu faço é cortá-la em cubinhos e colocar na geladeira assim que eu começo a bater os 12 minutos do merengue. Quando eu retiro, ela está levemente gelada, ideal para o buttercream!
      A manteiga deve ir depois dos 12 minutos, quando o merengue já estiver plenamente desenvolvido. Ele vai estar bem brilhante, ao invés do pálido e fosco de quando você acabou de colocar a calda.

      Te ajudei? Espero que sim!

      Um beijo!

  21. Lidiane Sousa Costa Carvalho
    06 de dezembro de 2012 - 16:02

    Olá Ju,
    Primeiramente quero lhe agradecer pelos esclarecimentos que me ajudaram muito e lhe pedir desculpa por me expressar mal, num trecho do meu comentário anterior. Quando eu disse no trecho(“quando eu coloquei a manteiga na mistura da calda com o merengue, ela estava em temperatura ambiente”)na realidade eu quis dizer que quando eu bati o merengue ele ficou na temperatura ambiente e não morno e aí qdo acrescentei a manteiga levemente gelada a manteiga demorou um pouco a se homogenizar com o merengue, mas isso ocorreu só da primeira e segunda vez, pois eu não havia deixado bater o merengue por 12 minutos pra depois colocar a manteiga, sendo assim o merengue não estava morno como deveria, antes de acrescentar a manteiga. Me desculpe também por chamar o merengue italiano de merengue suíço, eu não sei onde eu estava com a cabeça kkkk, acho que estava pensando em chocolates suíços que são divinos, assim como os chocolates belgas também kkk. Se não for incomodo queria sanar mais uma dúvida, por ser a primeira vez que utilizo o termômetro, gostaria de saber se eu meço a calda durante a fervura, ou eu vou medindo tirando a panela do fogo e voltando (caso não tenha atingido a temperatura) até atingir finalmente os 123°C? Para medir a calda eu deixo o termômetro dentro da mesma o tempo todo ou eu vou mergulhando-o na calda de tempo em tempo até atingir a temperatura ideal? Para deixar o creme um pouquinho mais doce eu acrescentei mais 50g de açucar refinado no merengue, pode ser? E a manteiga eu coloquei 400g ao invez de 420g, tem algum problema? No mais é isso minha querida, vou ficar ligadinha no seu blog sempre atenta ás novidades!!! Beijos e muito obrigada pela atenção e pela ajuda, pois isso é muito raro nos dias de hoje encontrar pessoas dispostas a ajudar sem receber nada em troca, obrigada mesmo e que Deus te abenções sempre… Beijos..

    • 09 de dezembro de 2012 - 09:24

      Oi Lidiane!

      Se o merengue já estiver em temperatura ambiente quando você for colocar a manteiga, é bom que ela esteja em temperatura ambiente também. Senão, você vai ter pedacinhos de manteiga que não se misturam no buttercream. Dá pra contornar isso, é só colocar um pano com água quente em volta da tigela enquanto bate mais um pouco, só por 1 ou 2 minutos, para aumentar de leve a temperatura da mistura e derreter a manteiga.
      Quando medir a temperatura da calda, deixe ela no fogo. Dependendo do termômetro que você tem, dá pra deixar ele na panela enquanto ferve a calda. Eu tive uma péssima experiência assim (a alça do meu acabou derretendo) e por isso adquiri um termômetro digital a laser, que é só eu apontar que ele me diz a temperatura.
      Quanto as suas alterações, você está certíssima! Devemos fazer pequenas mudanças em receitas para ajustar ao nosso paladar. Ficou bom assim? Eu confesso que geralmente coloco 400g de manteiga ao invés de 420g.

      Obrigada pelo apoio e pelas palavras carinhosas!
      Um beijo! :)

  22. Lidiane Sousa Costa Carvalho
    10 de dezembro de 2012 - 20:14

    Ju vc é demais, muito obrigada pela atenção e pelos esclarecimentos das minhas dúvidas, tudo de bom pra vc, ficarei ligadinha no seu blog e experimentarei mais receitas em breve, beijosss…

  23. Jonas Cunha
    11 de dezembro de 2012 - 17:44

    Olá Juliana,gostei muito da sua receita e desde já agradeço pela sua atenção, mas tenho uma dúvida sobre esse tipo de battercream (IMBC): é recomendado para locais quentes? Ou é recomendado apenas para locais com sistema de arcondicionado?
    Parabéns pelo trabalho!
    Um abraço!

    • 12 de dezembro de 2012 - 11:07

      Oi Jonas!

      Esse buttercream costuma segurar melhor no calor do que outros buttercreams. Isso porque o merengue confere mais estabilidade. Porém, por experiência própria, se estiver muito quente e/ou abafado, não há cobertura à base de manteiga que resista.

      Um beijo!

  24. 12 de dezembro de 2012 - 00:04

    Olá xará! Adorei seu blog!! Amei as dicas! Uma pergunta quanto a esse buttercream, posso fazer, cobrir os cupcakes e deixá-los fora da geladeira por 24h? Obrigada! Sucesso!

    • 12 de dezembro de 2012 - 11:25

      Oi xará! Que bom que gostou do blog!

      Esse buttercream é recomendável que fique fora da geladeira antes do tempo de consumo. Ele endurece completamente quando fica na geladeira e torna-se impossível de morder, além de muito ruim. Por 24h, eu costumo deixar fora da geladeira, em caixas ou potes fechados. Se for mais do que isso, eu mantenho na geladeira e retiro 30 minutos antes de consumir.

      Um beijo!

  25. gisely
    22 de dezembro de 2012 - 13:13

    possso substituir o cremor tartaro? aqui na minha mini cidade nao tem essas coisas ..feliz Natal ..

    • 22 de dezembro de 2012 - 16:21

      Pode fazer sem o cremor tártaro, Gisely!

      Feliz Natal!

  26. gisely
    24 de dezembro de 2012 - 00:20

    posso usar o açucar de confeiteiro inves do refinado?

  27. Leticia
    31 de dezembro de 2012 - 17:08

    Boa tarde!!!
    Adorei mesmo o seu blog!! Está me ajudando bastante, nessa primeira semana que me aventurei a cozinhar os cupcakes (rs).
    Você poderia me dizer se a batedeira planetária, fica com uma textura boa também?

    Obrigada!
    E Feliz 2013!

    • 31 de dezembro de 2012 - 17:17

      Oi Leticia! Que bom que gosta do blog! :)

      Não entendi bem sua pergunta… você quer saber se essa cobertura na batedeira planetária fica com textura boa? Bem, essa cobertura é geralmente feita na batedeira planetária, exatamente porque ela fica parada e você não precisa mexer o braço. Tanto faz a marca – eu falo da Kitchen Aid porque, como dá pra notar, amo a marca, mas existem outras brasileiras que também possuem batedeiras muito boas!

      Um beijo e feliz 2013! :)

  28. Marelice
    20 de janeiro de 2013 - 09:44

    Querida Juliana, parabéns pelo site. Consegui sanar muitas dúvidas que tinha lendo as menssagens.
    Hoje vou tentar fazer o IMBC,depois te conto.
    Pode apostar que serei uma seguidora assídua.
    Grande beijo.

    • 20 de janeiro de 2013 - 12:11

      Oi Marelice!

      Obrigada! Que bom que gosta do blog! Depois me conte como foi com o IMBC.

      Um beijo!

  29. Tatiana
    23 de janeiro de 2013 - 01:26

    Ju, vc é uma fofa parabens pelo seu trabalho fantástico. Sou sua seguidora a tempos, mas so agora te escrevi por falta de tempo, sempre q entro aqui e para salvar algo q ja esta em andamento e acabo só entrando e saindo, mas hj tive um tempo. Parabenssssss e obrigada por tudo q vc disponibiliza para nós.

    • 23 de janeiro de 2013 - 18:11

      Oi Tati!

      Que bom que gosta do blog! Fico feliz por ele estar te ajudando na sua cozinha!

      Um grande beijo!

  30. 03 de fevereiro de 2013 - 11:50

    Ola,gostaria de saber o endereço,em Orlando,dos produtos WILTON pq passasarei por la e em N.Y.Comecei a fazer curso de Confeitaria e encantei_me.Sou avõ e como dizem na casa dos avós tem muito muito amor,muita bagunça e Muitos Doces.Muito grata pela atenção,SUCESSO,esperando ansiosamente pela sua resp pois embarco por esses dias para lá com meus 4 netos

  31. Ana Carolina de Oliveira
    06 de fevereiro de 2013 - 17:05

    Ola!

    Eu posso fazer esse merengue e acrescentar essencia de menta para gerar uma cobertura de menta ?? Já vi que posso colorir usando corante em gel.. Tenho procurado uma cobertura de menta boa mas não estou encontrando!! Outra coisas, esse tipo de merengue suporta bem fora da geladeira ou em um tempo mais quente ??

    Beijoo

    • 06 de fevereiro de 2013 - 18:53

      Oi Ana!

      Pode sim, trocando o extrato de baunilha por essência de menta, a cobertura vira mentolada. Inclusive, se quiser colorir levemente de verde, fica bem legal!
      Esse buttercream deve ficar fora da geladeira, senão ele fica muito duro para comer. Ele aguenta até uns 27˚C, se estiver na sombra e em um lugar ventilado. Em locais fechados e/ou abafados, ele precisa ficar no ar condicionado, senão derrete.

      Um beijo!

  32. Vivian
    13 de fevereiro de 2013 - 22:09

    a batedeira daqui de casa é a Philco Power Chef, foi ela quem me inspirou a fazer cupcake, cookies e outras coisas. Eu já acho minha batedeira um luxo, mas a sua supera kkkk. Adorei a receita, vai pro meu caderno de receitas pramim testar qualquer dia !
    beijos

  33. Jade Zamarchi
    05 de março de 2013 - 11:39

    Oi Juliana! Amo seu blog!! Gostaria de saber se essa cobertura pode ser feita com aquelas batedeiras de mão. A minha estragou e quero saber se a de mão do namorado quebra o galho. Um beijo!

    • 05 de março de 2013 - 20:12

      Oi Jade! Seja bem vinda!

      Pra fazer à mão, faça o buttercream de merengue suíço, que é mais tranquilo porque não envolve uma calda fervente de açúcar, hahahaha. E bote o namorado pra trabalhar, faça como eu e o Sr. Namorado! ;)

      Beijos!

  34. Jade Zamarchi
    06 de março de 2013 - 15:41

    Oi Ju! Consegui consertar minha planetária (a correia havia soltado) e fiz ontem mesmo o IMBC. O único imprevisto foi que na hora de medir a temperatura, meu termômetro estava sem bateria e tive que recorrer a internet. A dica que achei para o ponto da calda foi usá-la nas claras quando atingir ponto de fio fino (é bem fácil notar como o barulho das borbulhas mudam quando a calda começa a encorpar). Daí foi seguir todos os seus passos (deu medinho quando ficou tudo líquido depois da adição dos primeiros pedaços de manteiga! Haha) e tchãnãm, lá estava minha cobertura. Voltinhas perfeitas! O namorado amooou, levou pra casa as sobrinhas de buttercream e tudo! Ele não entende muito de cozinha, mas tenta e me incentiva, até porque ele se beneficia muito fazendo o papel de cobaia. Ando fazendo testes pra Páscoa e tão logo eu consiga fazê-los pra presentear mando fotos se você disponibilizar algum e-mail pras leitoras. Um beijo!

    • 07 de março de 2013 - 14:27

      Oi Jade!

      Que bom que conseguiu fazer sem o termômetro! Realmente há uma diferença no barulho das bolhas quando a calda chega no ponto, fica menos barulhento, né?
      Mande fotos das produções pra mim, sim: contato@cupcakeando.com.br

      Beijo grande!

  35. Mah
    18 de março de 2013 - 20:09

    Olá Juliana, lindo o seu blog.
    Fui fazer o buttercream e ele talhou, passou do ponto eu acho.
    Qual a explicação pra isso?

    • 18 de março de 2013 - 20:21

      Oi Mah!

      Ele talhou logo depois que você acrescentou a manteiga? Se sim, isso é normal, é só continuar batendo que o buttercream emulsifica. Se você continuar batendo e ele não “destalhar”, provavelmente é porque a manteiga estava muito quente ou o merengue estava muito quente quando você acrescentou a manteiga. Para resolver isso, deixe uns 5 minutos na geladeira, retire e bata novamente.

      Beijos!

  36. vanessa thome
    22 de março de 2013 - 20:57

    gostaria de saber se posso guardar buttercream,por quantos dias?

    • 24 de março de 2013 - 22:51

      Na geladeira, por até uma semana, e no congelador por até 3 meses!

  37. 28 de março de 2013 - 13:16

    [...] 1 receita de buttercream de merengue italiano Corante em gel (verde musgo ou verde e [...]

  38. 28 de março de 2013 - 13:18

    [...] Aproveitei um creme de limão siciliano que estava na geladeira, completei com metade da receita de buttercream de merengue italiano e cai de boca. Meu testador oficial, o Sr. Namorado, preferiu comer o bolinho sem nada, para sentir [...]

  39. Lana Noriz
    29 de março de 2013 - 17:00

    Oi Juliana, você diz que pode colorir o buttercream com corante em gel, se eu colocar o liquido, não da certo?

    • 31 de março de 2013 - 10:05

      Oi Lana!

      Dá sim, mas pode desestabilizar o buttercream. Em gel é melhor porque te garante que você pode usar maior quantidade de corante para atingir a cor que você quer, sem o perigo de desestabilizar o buttercream!

      Beijos!

  40. Tatiane
    03 de abril de 2013 - 22:58

    Olá Ju,
    Vou fazer para ver se dá certo.
    Estava procurando receitas e coberturas para poder testar e gostei da sua.
    Tenho uma dúvida qual o bico utilizado?

    Beijos,
    Taty

    • 03 de abril de 2013 - 23:16

      Oi Tatiane!

      Esse bico não tem marca, comprei em uma loja em Buenos Aires, no atacadão! Hahaha! Mas ele é igual a qualquer bico pitanga aberto que você encontrar!

      Beijos!

  41. Pâmela
    10 de abril de 2013 - 21:32

    Oi Juliana!
    Adorei seu blog, continue assim!
    se eu trocar a margarina por creme vegetal tem alguma diferença no sabor?

    • 11 de abril de 2013 - 18:11

      Oi Pâmela!

      Não tem margarina nessa receita… tem certeza que comentou no post certo?

  42. 18 de abril de 2013 - 08:12

    [...] receita de buttercream de merengue italiano
 4 colheres de sopa de polpa de [...]

  43. 30 de abril de 2013 - 13:00

    Juliana,

    A receita de buttercream pode ser feita numa batedeira orbital? Tenho uma batedeira Britânia orbital,será que consigo este efeito?

  44. alessandra
    08 de maio de 2013 - 12:52

    oi posso substituir a baunilha branca? e como dividir a receita? daria certo com 3 claras? bjo

    • 13 de maio de 2013 - 14:17

      Oi Alessandra!

      Pode usar baunilha comum, mas isso pode tingir o buttercream por causa do preto da baunilha. Para dividir a receita, você pode usar 3 claras, ou 2 1/2 – é só despejar a clara numa tigela e transferir para a batedeira, deixando cair só um pouco, e não tudo.

      Beijos!

  45. Angela Michelle
    21 de maio de 2013 - 13:46

    Oi Juliana, estou entrando no mundo mágico dos cupcakes. POr enquanto é só de brincadeira, pra família. Fiquei afim de fazer de tanto assistir “A guerra dos cupcakes no TLC…rsrs. Amei seu site e vou testar sua receita de massa, a que eu faço é bem parecida, só mudam as quantidades, mas acho que ficam meio massudos, queria cupcakes fofinhos e molhadinhos. Minha última aquisição foi uma batedeira fixa que vai chegar dia 23, meu aniversário…me presenteei…rsrs.Não é uma Kitchen mas acho que vai me ajudar muito. Vou tentar o creme de manteiga, mas não faço ideia do que é e onde achar cremor no RJ…rsrs. Bjooooooo!!!!

  46. Cintia Nhandeara
    24 de maio de 2013 - 16:50

    Oi Juliana, conheci o seu blog recentemente e hoje testei esta cobertura M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A, com o uso do termômetro fica muito fácil o ponto da calda. Agora fiz tb a cobertura de negresco mas ficou muito mole acredito que seja pq aqui no nordeste a temperatura ambiente é muito alta talvez eu tenha deixado a manteiga muito mole, acrescentei mais negresco mas não chegou a consistência de saco de confeitar.

    • 31 de maio de 2013 - 18:08

      Oi Cintia!

      A cobertura de negresco geralmente é mais mole mesmo, mesmo quando a gente acrescenta mais negresco ou açúcar. Mas é deliciosa, não é?
      Beijos!

  47. Maíra Salomão
    27 de maio de 2013 - 09:41

    Oi Juliana,
    Depois de algumas tentativas frustradas, finalmente consegui fazer esse buttercream! Nem acreditei! Acho que da última vez não aguardei os 12 minutos e quando adicionei a manteiga as claras ainda estavam quentes. Guardei o buttercream na geladeira para usar daqui a dois dias, estou curiosa para ver se ele vai voltar a ficar fofinho! O único problema foi que o meu extrato de baunilha ainda está meio ralo e o gosto não ficou muito forte. Será que ainda posso acrescentar algum outro ingrediente quando for bater novamente?
    Obrigada!!

    • 31 de maio de 2013 - 18:22

      Oi Maíra!

      Coloque mais baunilha, mas não mais que 1 colher de chá. Se ainda não pegar o gosto, você pode adicionar chocolate derretido, como eu indico na receita.

      Beijos!

  48. Isa parente
    08 de junho de 2013 - 19:00

    Vc usa transformador com a batedeira? Ou mora num local 110 volts?

    • 18 de junho de 2013 - 08:49

      Isa, uso transformador. E um bem forte, porque a batedeira tem alta potência e precisa de um transformador correspondente.

  49. 09 de junho de 2013 - 22:27

    [...] cubra com a cobertura que achar melhor. Eu fiz um recheio de creme de limão siciliano e cobri com buttercream. Bem simples! Que todos vocês tenham um lindo dia das Mães neste fim de semana. Aproveitem com [...]

  50. Francine Souza
    25 de junho de 2013 - 01:18

    Esse seu BLOG vicia a gente.
    São 1:18 e estou eu aqui lendo TUUUDO e aprendendo muiiito.

  51. Thaila
    25 de junho de 2013 - 15:28

    Enquanto isso, bata as claras com o cremor tártaro. Quando começarem a crescer, acrescente as outras 50g do açúcar em um fio. Bata somente até que se formem picos levemente firmes. Desligue a batedeira e espere pela calda.

    Oi Ju, tudo bom?

    Amo seu blog….
    quando voce disse acrescente as outras 50g do açucar em um fio.

    Como e?

    Obrigado

    • 29 de junho de 2013 - 20:41

      Oi Thaila!

      Em fio nada mais significa que é para derramar bem devagar. Fica parecendo um fio de açúcar enquanto cai, por isso eu chamo assim.
      Beijos!

  52. Danielle Tanaka
    27 de junho de 2013 - 08:15

    Oi Ju gostaria de saber se posso utilizar essa cobertura do Merengue Italiano e deixar meus CupCakes nessas geladeiras propria
    para doces…vou participar de uma feira que dura tres dias, serra que ficaram duros?? A temperatura eh propria para sobremesas..por favor estou com medo do resultado…obrigada pela ajuda!!

    • 29 de junho de 2013 - 21:05

      Oi Danielle!

      Se a geladeira não estiver muito gelada, não faz mal. Abaixo de 8˚C, eles vão endurecer demais, daí você precisa recomendar que fique uns 30 minutos em temperatura ambiente antes do consumo. O ideal mesmo é ficar em temperatura ambiente, fora do sol e do calor.

      Beijos!

  53. Daniel lopes dos santos dias
    02 de agosto de 2013 - 13:37

    Essa cobertura não e amanteigada de mais, pois já fiz uma outra receita e fico muito amanteigado odiei ela.

  54. Maxilane Silva da Rocha
    10 de agosto de 2013 - 10:07

    Oi Juliana, fiquei bem interessada no seu blog. Como vc tb tenho uma profissão mas tenho uma louca paixão pela culinária (principalmente os doces). Sempre fiz para as amigas sem nenhum retorno financeiro ( mas um prazer enooooorme)! Agora decidi investir nisso e se tudo der certo mudarei de profissão rsrs.
    Tenho uma batedeira e um liqüidificador kitchenAid rosa claro – são meus mimos favoritos, agora estou tentando convencer uma amiga a trazer o processador para completar a família.
    Ontem fiz um cupcake e a cobertura não deu muito certo e derretei, fiquei arrasada! Vou testar essa do merengue e te conto aqui. Bjs

    • 13 de agosto de 2013 - 20:08

      Maxilane, estou doida pelo multiprocessador da KitchenAid também, pena que é tão caro. Vou acabar com um da Cuisinart, que é mais barato, e tão bom quanto.

      Beijos!

  55. Mellina Simões
    11 de agosto de 2013 - 10:41

    Bom Dia!
    Fiz essa cobertura agora de manhã e tudo estava indo muito bem até quando comecei a colocar a manteiga, cortei em cubinhos bem pequenos e fui adicionando um a um aos poucos. Quando terminei vi que a aparência era de um creme empelotado, achei que poderia ser a temperatura da manteiga e continuei batendo para tentar deixar homogêneo,mas por mais que eu batesse a textura não mudava. Acabei desistindo, coloquei um pouco na geladeira e então utilizei, ainda continua com a aparência empelotada e esta soltando liquido, separando, não sei onde está meu erro…será que pode ser porque não tenho batedeira planetária? Aguardo resposta. Obrigada.

    • 13 de agosto de 2013 - 20:11

      Oi Mellina! Provavelmente o merengue ainda estava quente quanto você começou a adicionar a manteiga. Da próxima vez, se não sair da aparência “empelotada”, coloque na geladeira por 5 minutos, retire e bata novamente para ver se a consistência muda.

      Beijos!

  56. Hálisson
    17 de agosto de 2013 - 11:01

    ola Ju, parabéns pelo blog. gostaria de saber se fica muito diferente se usar manteiga com sal, pois tenho dificuldade para encontrar sem. obrigado

  57. 20 de agosto de 2013 - 23:42

    [...] Tem coisas que só muita fofura visual consegue nos ensinar direito. Nessa linha de pensamento, decidi que algumas receitas do blog precisavam mais do que um monte de palavras explicando o que fazer. Chamei a Bruna para concretizar minha ideia e eu não podia estar mais feliz. Espero que gostem da nova série de Receitas Ilustradas aqui no blog! Está é a receita do Buttercream de Merengue Italiano, famoso IMBC, cuja original está aqui. [...]

  58. Anna
    21 de setembro de 2013 - 11:42

    Oi Juliana!!
    Achei o seu site um mimo, muito lindo e as receitas são ótimas!!
    Eu moro em Portugal, e queria muito fazer esse buttercream para fazer os Cupcakes Natalinos, e não consigo achar o Cremor tártaro em lugar nenhum.
    Dá para substituir o Cremor Tártaro por outra coisa??
    Já li que uma pitada de sal e um pouco de vinagre pode ajudar a aumentar o volume… é verdade?
    Parabéns, continue com as deliciosas receitas! :)

    • 22 de setembro de 2013 - 19:46

      Anna, na falta do cremor de tártaro, use duas ou três gotas de suco de limão, que o efeito é o mesmo! Beijos!

  59. Jacqueline
    18 de outubro de 2013 - 16:40

    Ju, nesse buttercream dá pra acrescentar o creamcheese? ou vc tem outra receita q faz, usando ele? bjos!

    • 08 de novembro de 2013 - 17:49

      Jacqueline, esse buttercream é com manteiga mesmo. Se você usar o creamcheese, é possível que ele perca a consistência. Tenho uma cobertura de creamcheese no blog, é só procurar no Menu! Beijos!

  60. Daniele
    28 de novembro de 2013 - 11:49

    Juuuu!Como gosto do seu site, menina! Seus Cups são chiques demais! Tenho pensado seriamente em trabalhar com isso e sempre que posso, acompanho suas receitas que parecem ser maravilhosas. Quero testar os Cups natalinos com esta receita de IMBC e gostaria de pedir encarecidamente que “traduzisse” para mim 1/8 de colher de chá de cremor tártaro, please! Sou ruim demais em Math! Hahaha… Acredito que seja bem pouco, mas gostaria de confirmar quanto equivale em gramas.

    Thanks! :)

    • 04 de dezembro de 2013 - 15:41

      Daniele, 1/8 de colher de chá é fácil de medir se você tiver colheres medidoras. Basta medir 1/4 (geralmente existe essa medida) e, então, retirar metade disso, no olho mesmo não faz mal. Se não tiver as colheres medidoras, 1/8 é mais ou menos uma pitada: ou seja, mergulhe seus dedos no cremor, feche, retire e abra-os nas claras. Isso é uma pitada. Beijos!

  61. Iris
    03 de dezembro de 2013 - 23:48

    Ja que o cremor tartaro é pra dar consistencia, tudo bem eu colocar um pouco de leite em pó? sempre coloco quando faço chantilly, deixa mto mais consistente!

    • 13 de dezembro de 2013 - 00:29

      Iris, é diferente. Aqui, o leite em pó não vai conferir consistência, vai apenas deixar a cobertura arenosa porque ele não vai incorporar direito. O cremor dá consistência às claras porque ele age quimicamente com a albumina que tem nelas, coisa que o leite em pó não fará. Beijos!

  62. Eliana K K do Carmo
    05 de dezembro de 2013 - 11:09

    Oi Juliana, gostaria de dizer que fiquei maravilhada com seu blog, que é de extremo bom gosto, amaria ter uma batedeira como a sua. Bem, eu gostaria muito de saber por quanto tempo depois de pronto eu posso usar o merengue italiano, tem que ser usado logo após feito ou eu posso guardá-lo para usar até quantos dias depois, e como armazená-lo se for o caso, muito obrigada.

    • 13 de dezembro de 2013 - 00:36

      Eliana, o merengue italiano deve ser usado assim que está pronto, porque ele começa a secar, como todo o bom merengue. Porém, se você quis saber sobre o BUTTERCREAM de merengue italiano, aí esse sim você pode guardar em ziplocs ou potes bem fechados, na geladeira, por uma semana, ou no congelador, por dois meses. Beijos!

  63. Daniele Pimentel
    06 de dezembro de 2013 - 22:03

    Obrigada pelas dicas, Ju!
    Abraços!

  64. Eliana K K do Carmo
    10 de dezembro de 2013 - 12:51

    Oi Juliana, eu vi que está tudo explicado na receita.

  65. Eliana K K do Carmo
    10 de dezembro de 2013 - 12:55

    Oi Juliana, eu vi em um programa onde uma culinarista diz que caso não seja possível assar os cupcakes ou se sobrar massa, pode-se cobrir a massa já com o fermento e deixar na geladeira por até 24 horas e depois não precisa deixar em temperatura ambiente, mas sim colocar nas forminhas e assar, gostaria de saber de vc sobre essa dica. Obrigada bjussss.

    • 15 de dezembro de 2013 - 00:33

      Eliana, de acordo com meu professor de confeitaria, da pra fazer exatamente isso que você descreveu e a massa dura por até uma semana na geladeira. Ainda não tentei, mas pretendo. Diz ele que fica até mais gostoso! Beijos!

  66. André Jambo
    12 de dezembro de 2013 - 05:34

    Oi, eu não tenho termômetro pra doces então sempre verifico se a calda está em ponto de fio, se a calda escorrer num fio contínuo está no ponto! Vou testar a receita pq aqui na minha cidade apenas o merengue suíço não fica consistente o suficiente por causa do clima, moro no Nordeste, acho q com essa receita vou conseguir cobrir um bolo bem direitinho!

    • 21 de dezembro de 2013 - 12:28

      André, o buttercream de merengue italiano é mais consistente que o suíço! Beijos e boa sorte!

  67. Ste
    18 de dezembro de 2013 - 02:04

    Oi, Juliana! Primeiramente, parabéns pelo site. Muito lindo e organizado.
    Eu fui fazer um buttercream simples… Coloquei a manteiga e o açúcar de confeiteiro, só que no saco dizia que era impalpável. Fiz com ele mesmo e não deu nada certo. Não ficou fofo e olha que eu bati mais de 10 minutos a manteiga e depois mais tempo pra manteiga e o açúcar, para ver se incorporava. Mas não foi o que aconteceu, pelo contrário. Não cresceu, não ficou fofo, ficou mole e quando eu comia sentia o açúcar, como se nem tivesse batido nada. Queria saber no que eu errei… Se era pra eu usar o Açúcar de confeiteiro refinado ou margarina ao invés de manteiga. To desesperada já, porque testei mais de 3x só hoje é nada de ficar durinho e fofo.
    Obrigada pela atenção.

    • 21 de dezembro de 2013 - 22:16

      Ste, não sei quanto ao “não ficar fofo” – provavelmente, faltou o leite -, mas quanto ao açúcar, é assim mesmo. O buttercream feito com manteiga e açúcar, somente, fica com esses granulados e é totalmente normal. O certo é açúcar impalpável mesmo, e manteiga ao invés de margarina. Margarina jamais vai endurecer, além de ser péssimo pra saúde e pro sabor. Beijos!

  68. Marina
    19 de dezembro de 2013 - 14:15

    Oi Ju c: Ameei os cupcakes do site, normalmente fazia as cobertura com merengue mesmo, e até conseguia as voltinhas, mas derretia muito rápido, e eu preciso deixar na geladeira até quase a hora de servir /: Agora vou fazer cupcakes pro natal e testar essa buttercream, mas fiquei com uma dúvida, eu mergulho a panela com a calda no gelo ou a calda mesmo? E a calda vai ferver mergulhada no gelo? E ao acrescentar a calda, o merengue vai ficar quente?

    • 21 de dezembro de 2013 - 22:19

      Marina, se você mergulhar a calda no gelo, não vai dar pra fazer mais nada com ela, hahahaha. É a panela com a calda, para que a fervura pare. O merengue vai cozinhar quando você derramar a calda fervente, e a tigela vai ficar bem quente. Só acrescente a manteiga depois que a tigela chegar a ficar quase em temperatura ambiente, batendo sempre. Beijos!

  69. cristiany
    09 de janeiro de 2014 - 12:13

    Oi, Juliana! Posso usar aquela manteiga Becel original nesta receita? Será que dá certo? Porque na verdade ele não é bem uma manteiga e sim um creme vegetal.

    • 11 de janeiro de 2014 - 21:05

      Cristiany, Becel não é nem nunca será manteiga. Sabe Tropa de Elite? “NUNCA SERÁ”, é isso. Tem que ser manteiga, manteiga mesmo. Beijos!

  70. Junior
    29 de janeiro de 2014 - 01:34

    Juh, td bem?
    Posso colocar emustab nas receitas?
    Ele tem o mesmo efeito que o tartaro?

    • 29 de janeiro de 2014 - 22:41

      Junior, não uso emustab em nenhuma receita minha, então não sei bem as propriedades químicas dele, mas assumo que não é a mesma coisa que cremor tártaro.

  71. Juliane
    05 de fevereiro de 2014 - 11:18

    oi Juliana, me mudei pra Brasilia tem pouco tempo e não conheço muitas lojas de confeitaria, onde acho o cremor tártaro e baunilha branca?
    Obrigada, seu blog é uma gostosura, amei

    • 16 de fevereiro de 2014 - 13:39

      Juliane, você acha em lojas de confeitaria na cidade, ou em mercadinhos gourmets, como o La Palma ou o Oba. :)

  72. Bianca
    13 de fevereiro de 2014 - 00:14

    Juliana, acabei de fazer o IMBC e ficou maravilhoso, quase chorei de tanta alegria, porque estava morrendo de medo de dar errado, e eu precisava que desse certo, pois será a cobertura dos cups do niver da minha filha, semana que vem. Eu já li a sua receita faz quase 1 ano, e ela foi o que me motivou a comprar o termômetro culinário na minha última viagem pra fora do país. Eu li atentamente varias vezes pra tentar fazer tudo certinho e acabou dando certo mesmo, é só se seguir suas instruções, que estão perfeitas. Pra pessoas não tão experientes como eu, acho o que gera mais tensão é a calda. Eu não sabia que ela demorava tanto tempo pra chegar na temperatura e fiquei morrendo de medo do termômetro estar errado. E realmente quando fica meio líquido quando está adicionando a manteiga, dá um certo pânico, mas foi impressionante que no ultimo cubinho, emulsificou e ficou na textura certinha. Parabéns, pelo seu blog, pela sua atenção com os leitores e destreza culinária. Bjos

    • 16 de fevereiro de 2014 - 17:58

      Bianca, minha experiência com o IMBC pela primeira vez foi exatamente como a sua, hahahaha. Mas dá tudo certo mesmo, basta seguir as instruções com calma (e nesse momento, deixar todos os ingredientes separados com antecedência ajuda muito). Que bom que gostou! Beijos! :)

  73. Jo
    26 de fevereiro de 2014 - 07:21

    Oi, Ju. Não vejo a hora de fazer esta receita, mas gostaria de saber se há como reduzir. Como ficaria para fazer, talvez somente a metade? Obrigada pelo blog MARAVILHOSO. Você está me fazendo um bem incrível.

    Bjs.

  74. Valéria
    28 de março de 2014 - 11:18

    Eu fiz sem o cremor tartaro e não deu certo, ficou molequando coloquei a manteiga e nao endureceu mais. Segui a receita direitinho.

    • 01 de abril de 2014 - 13:58

      Valéria, o clima na sua cidade podia estar muito quente ou você bateu as claras por tempo demais. Beijos!

  75. Caroline
    29 de março de 2014 - 18:33

    Olá Ju!
    estou entrando no mundo dos cupcakes e adorando todas as suas dicas.
    Fiz o cupcake de morango e ele é simplesmente maravilhoso!
    Obrigada pela disposição em nos ajudar com receitas perfeitas.
    a minha melhor aquisição recentemente, respondendo à sua pergunta, é uma máquina de lavar louça!!!!
    Ela se chama Benedita e me ajuda muuuiiito na cozinha.
    Bjs

    • 01 de abril de 2014 - 14:14

      Caroline, máquina de lavar louça é uma mão na roda né? Hahahaha! Preciso arrumar espaço pra ela na minha cozinha, pra me poupar de muito trabalho! Beijo grande!

Deixe seu comentário

128comentários