sexta, 16 de outubro de 2015

Buttercream de farinha com chocolate

24 Comentários

Existem mais tipos de cobertura do que imaginamos. No livro da Rose Levy, ela tem pelo menos umas dez receitas de cobertura diferentes – e ela nem conhece brigadeiro ou chantininho!
Essa cobertura com farinha eu já havia feito há muitos anos atrás e gostei do resultado. O sabor é bem delicado, não fica com forte gosto de manteiga e, talvez o melhor de tudo, não usa açúcar impalpável. Afinal, muita gente tem dificuldade de encontrar açúcar impalpável, nem toda a cidade tem lojas de confeitaria especializadas.

cobertura_buttercream_farinha_chocolate2
Então essa cobertura é uma opção legal porque você pode usar qualquer açúcar: cristal ou refinado. Talvez até demerara, ele só vai ficar com um leve gostinho a mais! Como essa receita aqui tem chocolate, a cor não é muito importante, né? Então usar um açúcar com um pouco de coloração não vai atrapalhar.
No fim, já consigo imaginar um bolo inteiro com essa cobertura, acho que vai ficar muito bacana. E vou testar outros sabores com essa ideia de buttercream com farinha: bora pra cozinha experimentar!
Essa cobertura vai ser usada já já em um cupcake de Halloween! Sim, tá chegando aquela época do ano pra se encher de doces (ou travessuras!).

Buttercream de farinha com chocolate
Rende: cobre 24 cupcakes (700g de cobertura)
Receita por Our Best Bites.

2/3 xícara (130g) de açúcar
1/3 xícara (42g) de farinha
3 colheres de sopa (20g) de cacau
1 xícara (245ml) de leite
220g de manteiga
1 xícara (110g) de chocolate meio amargo, picado e derretido

1 – Em uma panela pequena, junte o açúcar, a farinha, o cacau e o leite e leve para ferver. Depois que começar a borbulhar, cozinhe por 2 minutos, no máximo, mexendo sempre com uma espátula para não queimar no fundo. A mistura vai ficar numa consistência de creme bem firme. É assim mesmo! Depois do tempo de cozimento, passe o creme por uma peneira e leve para gelar em um prato ou tigela, com plástico filme tocando a superfície da mistura.
2 – Enquanto o creme esfria, derreta o chocolate se ainda não tiver feito isso, e mexa até que ele esfrie levemente. Ele não pode estar muito quente senão pode derreter a manteiga.
3 – Bata a manteiga na tigela da batedeira por 3 minutos, em velocidade média-alta. Ela vai clarear bastante. Então, adicione o creme quando ele estiver levemente gelado. Se ele ainda estiver quente, espere gelar um pouco, senão a manteiga vai derreter! Bata tudo para incorporar, por uns 5 minutos.
4 – Em seguida, acrescente o chocolate derretido e em temperatura ambiente. Bata por uns 2 minutos até incorporar tudo, limpando as paredes da tigela com uma espátula no meio do caminho. A receita original diz que você pode acrescentar mais cacau se quiser, mas eu usei chocolate 75% de cacau e daí ia ficar muito amargo. Acho que ficou no ponto certo! Mas prove em casa e veja o que você prefere.

É impressionante como essa cobertura não fica com sabor de farinha. Como? Quando cozinhamos naqueles minutinhos do passo 1, o sabor da farinha some. Então tenha certeza que você cozinhou bem!

cobertura_buttercream_farinha_chocolate3
Ela não segura muito bem o formato de bicos, é meio como a cobertura de creamcheese: precisa ficar um tempinho na geladeira para pegar uma consistência melhor para confeitar. Eu deixei uns 15 minutos na geladeira, batendo novamente no meio do tempo e no final, e depois coloquei no saco e confeitei rapidamente.
Deixei os cupcakes decorados com essa cobertura na geladeira porque em Brasília está muito, muito quente, mas em dias mais aceitáveis para seres humanos (e não para cactos) ela segura bem.

  1. Maitê
    16 de outubro de 2015 - 09:54

    Juliana, que marca de cacau você usa? Eu tenho usado o da Mãe Terra, que é 100%, acho que o sabor fica muito bom, mas se quero fazer red velvet ou outra receita com algum corante, o cacau rouba toda a cor, sempre dando a cara de chocolate. Aqui em São Paulo a variedade de opções é grande, então acho que não vou ter dificuldade em encontrar outro cacau em pó bem bom! ;)
    Aqui o calor também ta demais, isso que nem chegou o verão!

    • 19 de outubro de 2015 - 18:49

      Maitê, eu uso Callebaut, misturado com um pouco de cacau negro que comprei na Argentina. Fica bem escuro! O da Mavalério tem bom custo-benefício, claro que não é incrível como o da Callebaut, mas é bom também. Nunca usei o da Mãe Terra, mas sempre vejo no mercado e tenho vontade de levar! Vou testar um dia :) Beijos!

  2. Luane
    16 de outubro de 2015 - 10:51

    Oi Ju!!
    Eu queria saber qual a manteiga que você usa? Você tem preferência por uma marca?
    Adoro suas receitas!

    Bjos

    • 19 de outubro de 2015 - 18:50

      Luane, das manteigas com preço mais acessível no mercado, eu uso Itambé. Beijos!

  3. Vanessa Rodrigues da Silva Lucas
    16 de outubro de 2015 - 12:09

    Parece muito bom! Teria uma foto dessa cobertura em um cupcak ????

  4. Angélica
    16 de outubro de 2015 - 15:23

    Mas o açúcar impalpável não é açúcar com maisena? Já vi receita caseira dele

  5. 18 de outubro de 2015 - 20:58

    Oi Juliana!
    Descobri seu blog a poucos dias, estou encantada com seu talento. Estou lendo tudo desde o começo.
    Em breve vou começarei a testar suas receitas!
    Beijos

    • 19 de outubro de 2015 - 18:54

      Marga, que bom que me achou! Continue sempre por aqui :D

  6. Raissa
    26 de outubro de 2015 - 07:43

    Ju, você já fez aquela cobertura de chantilly de leite ninho? Sou doida pra testar, e as suas receitas eu faço de olho fechado porque sei que sempre dão certo! To aqui na campanha #voltanotebook hahahah beijos!

    • 26 de outubro de 2015 - 11:22

      Raissa, já fiz uma receita dessa cobertura de chantininho, é esse o nome né?, mas confesso que não gostei muito. Achei bem enjoada e ela não fez nada do que prometia (me disseram que aguentava no calor fácil e que segurava decorações em bico). Ainda to buscando uma verdadeiramente boa. Beijos!

  7. Ilmara Moura
    29 de outubro de 2015 - 08:23

    Oi! Juliana,
    Sou nova nesse ramo de bolo e cupcake gostaria de saber se essa farinha é farinha de trigo.

  8. 02 de novembro de 2015 - 19:36

    olá, venho acompanhando seu blog a bastante tempo, sua receita de red velvet e cobertura de creeam cheese é a minha preferida!
    Ju eu odeio buttecream acho muito doce, quero saber se a de creme suíço e essa aí são menos doces kkk só consigo comer a com creeam cheese!
    Amo seu blog, eu já tenho uma página mas estou pensando em investir em fazer cupcakes para vender!

    • 17 de novembro de 2015 - 10:02

      Mariana, os buttercreams de merengue geralmente são menos doces, pode ser que você goste!

  9. Rayane
    22 de novembro de 2015 - 13:48

    Ju, lindo demais esse seu blog hein ?! em primeiro lugar, sério.. se eu te olhar na rua eu vou te abraçar com certeza pelo saco sem sujeira!! mudou a minha vida hahah
    agora uma pergunta, sempre fico em duvida de qual chocolate derretido usar pra essas receitas, se é o fracionado ou o normal mesmo.. e outra , queria saber o pq de você usar a raquete no lugar do globo na batedeira :D

    Você esta de parabens demais pelo blog, pelas receitas e tambem pelo reconhecimento de sempre colocar as originais :)

    • 23 de novembro de 2015 - 17:07

      Rayane, chocolate é chocolate mesmo! Fracionado quase não é chocolate, tem muito pouco cacau e mil outros aditivos. Já as diferenças entre raquete e globo, você me deu uma ideia de post sobre isso! Ao invés de te responder aqui, vou fazer um post bem legal, ok? :) Beijos mil!

  10. Priscilla
    23 de novembro de 2015 - 15:58

    Oi Juliana, tudo bem??
    Primeiro, parabéns pelo blog! Você tem um modo muito divertido e didático de escrever! Demais!!
    Segundo: estou enfrentando um grande problema aqui em Floripa para manter a textura do creamcheese. Não segura a voltinha. Tens alguma dica? talvez eu esteja batendo demais o creamcheese.
    Beijos

    • 25 de novembro de 2015 - 14:47

      Priscilla, deve ser porque está muito quente por aí. Infelizmente a cobertura de creamcheese é a mais frágil pro calor, então o jeito é mesmo deixar na geladeira, antes e depois de confeitar.

  11. Mariane
    10 de fevereiro de 2016 - 12:05

    Oi Ju! Qual a validade dessa cobertura na geladeira? Também é 1 semana?

    • 10 de fevereiro de 2016 - 12:42

      Mariane, na geladeira, ela dura uma semana e meia, mais ou menos. Congelada ela dura bem uns 6 meses. Beijos!

  12. Daniele Ribeiro
    11 de abril de 2016 - 08:07

    Gostaria de saber se no lugar de manteiga posso utililizar gordura vegetal, para durar mais na umidade e dias mais quentes! obrigada.. ameiii sua página :)

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!