segunda, 10 de outubro de 2016

Brownies amargos com morangos

10 Comentários

Outro motivo de amar as férias é poder passar dias com o Freddie aqui em casa. Pra quem não sabe de outros posts, ele não mora comigo por duas razões.
A primeira é que ele não fica exatamente comportado com o Whey por perto, então deixar os dois sozinhos, com a casinha do Whey no chão e com fácil acesso, é pedir pra dar ruim. Num futuro, planejo subir a casinha do Whey com algum móvel e, assim, acho que eliminaremos o problema do Freddiezilla.
A segunda razão é que tenho dó dele sozinho aqui o dia todo. Desde que temos o Freddie, ele fica na casa do Sr. Namorado. Lá, sempre tem alguém, seja minha sogra, ou a diarista que é apaixonada por ele, ou o sobrinho ou a sobrinha do Sr. Namorado. E o Freddie é muito companheiro de gente, ele adora seres humanos.

Brownies de chocolate amargo com morangos frescos assados junto a massa.
Ele está bem acostumado com pessoas sempre em volta dele, então para tirar isso, só se eu e Sr. Namorado estivermos morando no mesmo lugar. Enquanto isso, deixe o garoto lá, super feliz com o sobrinho que derruba comida da mesa o tempo todo.
Entretanto, quando estou de férias, Freddie é meu. E enquanto escrevo esse post, ele está sentado de frente pra janela que ele sempre gostou aqui, olhando com determinação para a grama do outro lado da rua e avaliando novos possíveis locais para fazer xixi.
É amor que não cabe no meu coração.

Brownies de chocolate amargo com morangos frescos assados junto a massa.
Brownies de chocolate amargo com morangos frescos assados junto a massa.
Apesar da minha alergia à pelos, eu durmo abraçadinha com ele. Acordo com as orelhinhas baixas dele e o fuço bem próximo do meu olho, como quem estava só esperando abrir para… me encher de lambidas na cara. Estou apertado pro xixi, mãe, levanta logo.

Brownies amargos com morangos
Rende: uma fôrma quadrada de 20 x 20cm.

1/2 xícara (110g) de manteiga
50g de chocolate meio amargo ou amargo (70% de cacau)
1/2 xícara (37g) de cacau em pó
1 1/4 xícara (250g) de açúcar
uma pitada de sal
2 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha
3/4 xícara (105g) de farinha
morangos cortados na metade (mais ou menos 1 xícara de morangos)
200g de chocolate meio amargo

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em um banho-maria, derreta a manteiga e as 50g de chocolate, mexendo sempre. Retire do fogo.
2 – Acrescente o cacau, o açúcar e o sal e misture bem até incorporar tudo e o cacau diluir direitinho – veja se ficaram pedrinhas de cacau no meio e tente quebrá-las.
3 – Adicione a baunilha e os ovos. Misture bem com a espátula. Em seguida, acrescente a farinha e misture com movimentos envolventes para não trabalhar muito a massa.
4 – Cubra uma assadeira quadrada de 20 por 20 centímetros com papel manteiga no fundo e nas laterais. Coloque a massa e nivele com a espátula. Coloque os morangos por cima conforme a foto. Pressione cada um beeeeem de leve, só pra grudar mesmo. Leve para assar por 30 minutos. Retire quando estiver opaco, mas ainda um pouco molinho no centro da fôrma. Deixe esfriar completamente, leva umas 2 horas. O ideal inclusive é levar pra geladeira depois que esfriar o suficiente, pra ele ficar geladinho.
5 – Derreta as 200g de chocolate em uma tigelinha no microondas, esquentando de 15 em 15 segundos e mexendo nos intervalos para não queimar o chocolate. Não precisa temperar, pois o brownie fica na geladeira então o chocolate endurece, mas se quiser que fique uma casquinha de chocolate até quando tirar da geladeira, então faça a temperagem. Tem um vídeo ótimo da Dani Noce que ensina a fazer. Sirva quase gelado, recém tirado da geladeira, pra ver como fica INCRÍVEL. :)

Brownies de chocolate amargo com morangos frescos assados junto a massa.
Esse brownie fez sucesso no Instagram, então taí! Mais uma leva das receitas com os trilhares de morangos que comprei enquanto eles estavam em época. Agora, infelizmente, os precinhos já estão subindo…
Ju, não gosto de amargo, posso fazer com chocolate em pó/achocolatado/chocolate ao leite? Pode, mas talvez a consistência final do brownie mude. Eu manteria o chocolate meio amargo derretido, mas usaria chocolate em pó para ficar mais docinho. Lembre-se, também, que os morangos, estando bem maduros, são doces então não exagere no açúcar!

O que você mais ama nas suas férias?

  1. Maíra
    10 de outubro de 2016 - 09:08

    Nossa, amei!! Vontade de fazer agora! Rsrs
    Ju, faz uns videos do seus bichos! O freddie desce escada dando pulinhos, por causa das perninhas curtas? Acho muito fofo!!
    E o whey faz tempo q não tem foto…
    Bjs e sucesso pra vc, adoro as receitas.

    • 11 de outubro de 2016 - 10:47

      Maíra, ele anda rebolando e desce as escadas com a bundinha descendo depois, é muito fofo hahaha. Whey ta de férias na casa da avó pro Freddie poder ficar aqui, porque quando o Whey está, é uma loucura. Mas vou tirar mais fotos deles :)

  2. Angela Rodrigues Lustosa
    10 de outubro de 2016 - 10:04

    Adorei está receita Ju,o único motivo de eu não fazer hoje mesmo é a minha forma! Preciso urgentemente comprar uma forma para fazer brownie,para ele ficar “altinho” as minhas formas deixam ele bem baixinho. Mas farei com certeza. Bjoos.

  3. Valeria
    10 de outubro de 2016 - 12:54

    Não consegui visualizar a receita, poderiam me enviar???? Obrigada

  4. Izabel
    11 de outubro de 2016 - 15:33

    Olá Juliana, tudo jóia meu bem. Primeiramente gostaria de dizer que tem alguém aqui pertinho de você em Goiânia, que te acompanha a um tempão e acha você super criativa, detalhista, excelente escritora e com um olhar único em minha opinião para a gastronomia/fotografia/doces que poucas pessoas aqui na rede. Parabéns viu e obrigada pelo empenho em atualizar o site, quem cozinha sabe que este resultado final vem depois de muitas etapas (planejamento, preparação, $$$ compras, organização, limpeza… Enfim) valeu mesmo! Depois de abrir o coração, vamos a pergunta rs estou com uns morangos congelados maravilhosos aqui, sei que mudam de textura ao serem congelados, posso utilizá-los nesta receita?!

    • 04 de novembro de 2016 - 06:54

      Izabel, obrigada pelo carinho das suas palavras :) Olha, o morango congelado vai soltar muuuuuuita água nesse brownie, pode ser que não dê certo. Mas eu sou a favor do teste antes de afirmar, então se quiser experimentar, depois me diga como ficou! Beijos mil!

  5. Fabiana
    09 de junho de 2017 - 14:39

    Olá, pra comercialização qual a durabilidade desse brownie? Qual a validade?
    Obrigada

    • 17 de junho de 2017 - 16:24

      Fabiana, não muito longa porque tem fruta fresca na massa. Não recomendo comercializar a não ser que você tenha uma loja e deixe ele refrigerado.

  6. Mary Vasconcelos
    01 de setembro de 2017 - 07:58

    Olá, a farinha que a receita pede é a comum que misturamos com o feijão ? Não entendi nada

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!