segunda, 18 de fevereiro de 2013
Brownie de chocolate e nozes

Adoro dar presentes criativos para as pessoas. Tipo, se você curte zumbi, eu provavelmente vou te dar uma caixa com um kit de sobrevivência de zumbis. Sabe, com uma lanterna, algumas barras de cereais e mapas das cidades mais próximas. Armas eu não posso colocar.
Mas daí não posso repetir o presente no ano seguinte, né. Esse é o problema de fazer um presente mega legal: a gente tem que sempre se superar no ano seguinte. Na falta de criatividade para dar presentes, eu finalmente percebi que – ora bolas! – eu gosto de cozinhar. E quem é que não gosta de comer? Quem é que vai me dizer “ah, não curto muito comer, acho chato” ou “se eu pudesse, ficaria sem comer”? Todo mundo gosta de comer. A gente não gosta é de engordar, mas isso é outra história.

brownie_chocolate_nozes2
Brownies são ótimos presentes para os outros: eles são gostosos, fáceis de fazer, tem chocolate e ficam lindos embrulhadinhos em um simples papel manteiga. Então, em todo aniversário dos meus amigos, eu decidi: there will be brownie.
Aliás, eu estou com o título dessa receita na cabeça há meses, desde que discuti a grandiosidade do filme Sangue Negro com meus amigos, cujo nome em inglês é There Will Be Blood. A favor do amor, a gente troca blood por brownie.

Brownies de chocolate e nozes
Receita do livro My Cooking Class: Chocolate Basics.
Rende: 16 quadradinhos

230g (1 xícara) de manteiga, sem sal
350g de chocolate meio amargo
3 ovos
1 1/4 de xícara de açúcar mascavo
2/3 de xícara de farinha de trigo
uma pitada de sal
1 colher de chá de fermento
200g de nozes, picadas

1 – Ligue seu forno em 160˚C. Unte uma assadeira retangular de 28cm por 18cm, aproximadamente.
2 – Em uma tigela, coloque o chocolate picado e a manteiga. Leve ao microondas e derreta tudo, em intervalos de 20 segundos, mexendo sempre.
3 – Em outra tigela maior, bata os ovos até que eles estejam pálidos. Acrescente, então, a mistura de chocolate e mexa bem, para incorporar tudo.
4 – Pegue a peneira, coloque por cima da tigela. Meça a farinha, o fermento e o sal e peneire direto. Acrescente o açúcar, sem precisar peneirar, e misture bem. Acrescente também as nozes picadas. Misture delicadamente com uma espátula, tomando cuidado para não mexer demais ou os brownies ficam duros e secos.
5 – Coloque a massa na assadeira e leve ao forno por 35 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia sem massa líquida, mas com alguns farelinhos de massa. Espere chegar à temperatura ambiente na fôrma antes de cortar e removê-los.

brownie_chocolate_nozes
Porque brownie nada mais é do que chocolate, nozes e amor, tudo junto e assado delicadamente para deixar quem a gente gosta mais feliz.

Qual o presente mais criativo que você já recebeu?

44 comentários
Veja Também:
  1. Brenda
    18 de fevereiro de 2013 - 10:02

    Ju! Amo brownie! Vou experimentar com certeza! Beijo

  2. Nadine
    18 de fevereiro de 2013 - 11:46

    Visito esse blog todo dia para namorar seus cupcakes. Já se tornou um vicio. E nunca parei para comentar e hoje é o dia! Rs.
    O seu trabalho é excelente, as fotos, os posts, queria mais é experimentar todos esses cupcakes LINDOS que vc faz, que eu fico namorando e namorando querendo fazer igual! Rs!

    Hoje sou uma viciada em cupcake, mas não em comer, em fazer! Na minha cabeça surgem várias ideia todo dia! Toda receita de sobremesa que eu vejo, já imagino logo em como ficaria um cupcake disso ou daquilo.

    Seu blog tem sido uma inspiração, uma biblia quase! E quero te parabenizar enormemente por esse trabalho. Esse foi um dos primeiros blogs sobre o assunto que eu visitei e não sai mais!

    Espero que esse gerundio continue por muito e muito tempo e que sirva de inspiração para outras pessoas quanto foi pra mim!

    Ainda vou montar um blog e quando crescer quero que fique igual a este!!!!! Rs rs rs!!!!!!!!

    Um beijo Ju!

    • 18 de fevereiro de 2013 - 11:57

      Oi Nadine!

      Que bom, adoro ler palavras carinhosas como as suas. Faz o trabalho valer a pena! Espero que continue sempre por aqui, visitando e comentando no blog. Assim, meu gerúndio continua por muito, muito tempo!
      Essa vida de comer sobremesas e pensar em cupcakes é a minha há anos, seja bem vinda, hahahaha!

      Beijo grande!

  3. lorrane
    18 de fevereiro de 2013 - 13:39

    Ju! gostaria de saber se e possivel fazer sem nozes ?

    • 18 de fevereiro de 2013 - 14:34

      Oi Lorrane!

      É sim, pode retirar as nozes da receita que fica gostoso também! :)

      Beijo!

  4. Marina Lemos
    18 de fevereiro de 2013 - 15:30

    Eu substitui as nozes por castanha do pará (sou alérgia a nozes) e ficou uma DELÍCIA! fica a dica! Beijão

    • 18 de fevereiro de 2013 - 15:36

      Hmmmm, ótima ideia Marina!
      Substituindo por qualquer outra coisa, fica maravilhoso! Que tal gotas de chocolate branco?
      Ai Jesus, vou ter que fazer de novo assim que chegar em casa!

  5. Denise
    18 de fevereiro de 2013 - 16:12

    Oi, Juliana!

    Em se tratando de cupcakes, o que é melhor, fermento ou bicarbonato de sódio? Ou os dois juntos?
    Eu geralmente uso uma receita básica e altero o sabor, mas a última vez que fiz cupcakes, eles cresceram lindos no forno e, ainda dentro, estouraram! Isso nunca tinha acontecido…
    Depois de pensar mil vezes o que poderia ter acontecido, resolvi fazer outra receita com 2 colheres de chá de bicarbonato e 1 de fermento. Os cupcakes ficaram ótimos. Será que pode ter sido o fermento mesmo que fez eles estourarem?
    Ah, e se eu uso o bicarbonato eu tenho que colocar buttermilk na receita? Nessa receita que eu fiz, eu coloquei, mas precisa mesmo?
    Beijo

    • 18 de fevereiro de 2013 - 16:39

      Oi Denise!

      Depende muito da receita em questão, porque os outros ingredientes influenciam. Não é só trocar um pelo outro. Seus cupcakes provavelmente estouraram porque tinha fermento/bicarbonato demais, ou você colocou massa demais em cada forminha.
      O bicarbonato está mais presente em receitas com cacau em pó, porque ele tem uma reação química com o cacau que produz o mesmo resultado do fermento. O mesmo para o buttermilk. O bicarbonato precisa de outro ingrediente ácido para reagir, senão a única coisa que ele vai fazer na massa é deixar um sabor amargo.
      No fim das contas, a lógica é: você pode substituir bicarbonato por fermento, mas não pode substituir fermento por bicarbonato, a não ser que você faça alterações nos outros ingredientes também. Ou seja, trocando o leite por buttermilk, por exemplo.

      Beijos!

      • Denise
        18 de fevereiro de 2013 - 23:09

        Entendi. Provalmente foi muito fermento entao, o que, ainda assim, acho estranho. Mas tudo bem… Vou refazer a receita do mesmo jeitinho e diminuir um pouco o fermento. Muito obrigada pelas dicas!
        Beijo

  6. Maíra
    19 de fevereiro de 2013 - 11:39

    Oi Juliana,
    Cheguei até seu blog pela dica do extrato de baunilha e estou há horas passeando por todos os posts. O blog é ótimo, as fotos são lindas e os seus comentários são sempre pertinentes e divertidos. Adoro cozinhar mas não sou muito boa com os glacês e decoração. Também adoro presentear com doces. Logo será aniversário de uma tia e se eu criar coragem de fazer um dos bebês decorados eu te conto. Se não, vou deixar para testar em um dia com menos pressão. Ah, o extrato de baunilha já está preparado, não vejo a hora de poder usar. Obrigada pela dica!

    • 19 de fevereiro de 2013 - 11:47

      Oi Maíra!

      Que legal, seja bem vinda ao blog!
      A única coisa ruim do extrato de baunilha é ter que esperar dois meses pra usar, né? Hahahaha! Mas confesso que passou muito rápido pra mim, não sei o que foi!

      Beijos, fique sempre por aqui!

  7. Beatriz
    19 de fevereiro de 2013 - 13:31

    Linda receita! Claro que vou experimentar! Beijos

  8. Marina Lemos
    19 de fevereiro de 2013 - 20:04

    Ju, tenho uma receita MARAVILHOSA de cookie de chocolate fudge, com choc branco e preto! se tu quiser, te mando por mensagem na pagina do facebook! fica maravilhoosoooo

    • 19 de fevereiro de 2013 - 23:29

      Marina, me mande! Adoro receitas novas!!
      Beijo! :)

  9. nayara
    22 de fevereiro de 2013 - 14:37

    Juh!
    O açúcar acrescenta quando?
    Beijos

    • 22 de fevereiro de 2013 - 21:48

      Nay, bem que eu sentia que tava faltando alguma coisa. Né não? Hahahaha!
      Agora está lá, você mistura junto com a farinha, mas sem precisar peneirar – afinal, peneirar açúcar mascavo é um saco.

      Beijos!

  10. vitoria
    23 de fevereiro de 2013 - 21:22

    por onde voc criou o seu blog ?

    • 23 de fevereiro de 2013 - 22:31

      Oi Vitoria!

      Meu blog tem o Layout da Bruna Filippozzi e programação da Mari Assmann, e tudo é no wordpress. :)

      Beijos!

  11. Janaína Alves
    25 de fevereiro de 2013 - 22:28

    Juliana, o seu blog é maravilhoso! Virei fã! Parabéns! Descobri no fim de semana e não consigo mais parar de ler.
    Poxa eu ainda não ganhei nenhum presente criativo, mas adoraria ganhar este brownie… Bom, pelo menos agora eu posso dar. Pensando nisso, fiquei com uma dúvida: quanto tempo ele dura na temperatura ambiente do Rio de Janeiro?
    Bjs

    • 26 de fevereiro de 2013 - 08:21

      Oi Janaína!

      Em temperatura ambiente, em casa, ele dura uns dois dias. Na geladeira, dura uns quatro. Isso para o calor que anda fazendo aí! Em tempos melhores, ele pode durar três dias fora da geladeira. :)

      Beijos!

  12. Janaína Alves
    01 de março de 2013 - 03:09

    Oi, Juliana!
    Eu fiz o brownie! Ficou uma delícia! Mas… Preciso acertar alguns detalhes na próxima fornada. A temperatura mínima do meu forno é 180°C, então eu reduzi o tempo de cozimento para 30 minutos, fiz o teste do palito e achei que estava bom. Contudo, depois de frio, a casquinha não ficou crocante e alguns pedaços se partiram (parecia muito úmido). Acredito que uns minutos a mais no forno resolvem esta questão, você não acha? Outro ponto é o chocolate: eu utilizei o em barra comum (nestlé), aquele que a gente compra para comer… Qual o que você utiliza?
    Obrigada pelas respostas e pela paciência!
    Bjs

    • 01 de março de 2013 - 09:49

      Oi Jana!

      Sim, talvez mais alguns minutinhos do forno funcionaria bem. Às vezes, também, seu forno pode estar desregulado – é muito comum! – e a temperatura que a gente programa não é a mesma lá dentro. Por isso eu sempre indico o teste do palito, porque ele sim é infalível.
      Eu utilizo aquelas barras gigantes de chocolate da Nestlé (não confundir com os de cobertura fracionada), mas de vez em quando também uso esses de mercado. Procuro o meio amargo, mas o ao leite também pode ser usado, só é possível que fique um pouco doce demais para paladares mais exigentes.

      Beijo!

  13. Renata Bragança
    03 de abril de 2013 - 07:59

    Olá Juliana, adoro seu blog e sempre venho por aqui as escondidas, rs.
    Sobre o brownie, gostaria de saber se o açúcar mascavo pode ser trocado pelo refinado comum.
    Um beijjo!

  14. marcia
    31 de julho de 2013 - 16:31

    Oi juliana, não de conheço o que é uma pena. Mas acho que você é uma pessoa muito bem resolvida com a vida da para ver na maneira que você descreve suas receitas e com as coisas que acontece no seu dia a dia, você é muito espirituosa um grande abraço.Quanto a pergunta KKK, gostaria de saber se pode substituir o açucar mascavo por açucar comum. Outro abraço.

    • 13 de agosto de 2013 - 09:34

      Marcia, obrigada pelos elogios! Nessa receita, tem que ser açúcar mascavo mesmo, tá? Beijos!

  15. Roberta
    02 de agosto de 2013 - 11:55

    Olá Juliana! Adorei seu site! Não deixo mais de visitar!
    Uma dúvida sobre o brownie, eu posso trocar as nozes por castanha de caju?

    obrigada. Abraços!

    • 13 de agosto de 2013 - 19:24

      Roberta, pode trocar sim, pelo que você preferir. Inclusive, pode deixar de fora e fazer só de chocolate.

      Beijos!

  16. Priscila
    11 de agosto de 2013 - 11:17

    Juliana,
    Fiz essa receita e é muito gostosa mas meus brownies ficaram esfarelando, não consegui cortar os quadrados perfeitos :( Sabe o que pode ter acontecido? tirei ele do forno na indicação certa do ponto, mas ele tambem não ficou com a casquinha tão visível quanto o seu. Fiz pra familia e ficou bom do mesmo jeito, mas não ficou 100%

    • 13 de agosto de 2013 - 20:12

      Priscila, que esquisito. Você seguiu todos os ingredientes e passos da receita direitinho?

      Beijos!

  17. Leticia
    21 de fevereiro de 2014 - 11:00

    Oi Ju! Em gramas quanto seria de farinha de trigo? Posso substituir o açúcar mascavo por açúcar comum?Bjs

    • 27 de fevereiro de 2014 - 21:09

      Leticia, são 75g de farinha de trigo! Nessa receita, pode sim substituir os açúcares, mas pode ser que a textura mude bastante. Beijos!

  18. Aline
    28 de fevereiro de 2014 - 22:29

    Oi, estou encantando com seu site, parabéns!! Em Maio em niver de 2 aninhos da minha filha, e vou fazer uma festinha bem caseira, só para a família mesmo, e pensei em fazer os brownie para lembrancinha, o que você acha? outra coisa. quanto tempo eles duram, quer dizer, ficam gostosos depois de embruladinhos? Bjos

    • 23 de março de 2014 - 09:50

      Aline, brownies são ótimos para festinhas de criança! Eles duram uns 3 dias embalados. Se quiser deixar na geladeira, ficam ainda melhores porque preserva mais! Beijos e boa festa!

  19. Mágela Castelo
    26 de março de 2014 - 20:12

    Oi, Juliana! Adorei conhecer o seu blog. Vou fazer tudo que você indica. Gostaria de saber qual o tamanho da forma ideal para fazer os brownies. Quero que fique em uma altura ideal. Obrigada, Mágela Castelo.

  20. Danilo crazy
    30 de março de 2014 - 17:33

    *-* em casa não da tempo nem de esfriar quem dera durasse tres dias…

  21. Luisa
    15 de abril de 2014 - 20:27

    Amo suas receitas, especialmente por usarem ingredientes fáceis de encontrar e até mais saudáveis, porque usam bastante cacau, açúcar cristal ou mascavo etc. Sempre prefiro receitas assim, e não são muito fáceis de achar na internet. É bom ver receitas com coisas que se acha em qualquer mercado, em vez de ter que ir a uma loja especializada em confeitaria pra poder testar uma coisa nova na cozinha :) Parabéns!!!

    • 27 de maio de 2014 - 17:54

      Luisa, fico feliz que você entenda que meus cupcakes são mais saudáveis do que se imagina! Hahahaha. Muita gente pensa que ser saudável é apenas diminuir a gordura, mas não é. Obrigada pelo apoio!

  22. 16 de junho de 2014 - 10:54

    Oi, Juliana!
    Fiquei sabendo do seu site por meio da Sarita, minha amigona.
    Adorei a sugestão de dar comidinhas como presente de aniversário. E, então, resolvi testar essa receita de Brownie. Acho que foi a primeira vez que consegui fazer sem ficar parecendo bolo normal, rs. Eu amei!!!!! Obrigada! Acho muito legal o seu blog! Dá pra ver que tem capricho em tudo.
    E eu tenho uma sugestão: acho que seria super legal se o blog tivesse Instagram! Daria para postar outras fotos dessas comidinhas que você faz, dos bastidores, de pessoas provando… seria uma extensão bacana. :D

    beijos

    • 25 de junho de 2014 - 19:44

      Isabella, eu tenho o meu instagram pessoal que to começando a pensar em colocar lá em cima pra vocês seguirem, que tal? :) Vai ter muita foto do Freddie também, hahahaha. Beijos!

  23. Bárbara
    27 de junho de 2014 - 21:09

    O açúcar mascavo pode ser trocado pelo açúcar cristal?

    • 27 de junho de 2014 - 22:33

      Bárbara, pode sim, use a mesma quantidade do açúcar cristal, mas adicione uma colher de sopa de mel. Beijos!

  24. José Gomes
    28 de junho de 2014 - 21:25

    Oí Juliana, tudo bem? Parabéns pelo Blog, é maravilhoso. Tenho dúvidas de como bater essa massa, não ficou muito claro, se bate na batedeira ou na mão mesmo?

    Obrigado.

    • 29 de junho de 2014 - 20:26

      José, você mistura delicadamente com uma espátula, ou seja, na mão, como eu falo na receita mesmo. Beijos!

Deixe seu comentário

44comentários