Adoro dar presentes criativos para as pessoas. Tipo, se você curte zumbi, eu provavelmente vou te dar uma caixa com um kit de sobrevivência de zumbis. Sabe, com uma lanterna, algumas barras de cereais e mapas das cidades mais próximas. Armas eu não posso colocar.
Mas daí não posso repetir o presente no ano seguinte, né. Esse é o problema de fazer um presente mega legal: a gente tem que sempre se superar no ano seguinte. Na falta de criatividade para dar presentes, eu finalmente percebi que – ora bolas! – eu gosto de cozinhar. E quem é que não gosta de comer? Quem é que vai me dizer “ah, não curto muito comer, acho chato” ou “se eu pudesse, ficaria sem comer”? Todo mundo gosta de comer. A gente não gosta é de engordar, mas isso é outra história.
Brownies são ótimos presentes para os outros: eles são gostosos, fáceis de fazer, tem chocolate e ficam lindos embrulhadinhos em um simples papel manteiga. Então, em todo aniversário dos meus amigos, eu decidi: there will be brownie.
Aliás, eu estou com o título dessa receita na cabeça há meses, desde que discuti a grandiosidade do filme Sangue Negro com meus amigos, cujo nome em inglês é There Will Be Blood. A favor do amor, a gente troca blood por brownie.
Brownies de chocolate e nozes
Receita do livro My Cooking Class: Chocolate Basics.
Rende: 16 quadradinhos
230g (1 xícara) de manteiga, sem sal
350g de chocolate meio amargo
3 ovos
1 1/4 de xícara de açúcar mascavo
2/3 de xícara de farinha de trigo
uma pitada de sal
1 colher de chá de fermento
200g de nozes, picadas
1 – Ligue seu forno em 160˚C. Unte uma assadeira retangular de 28cm por 18cm, aproximadamente.
2 – Em uma tigela, coloque o chocolate picado e a manteiga. Leve ao microondas e derreta tudo, em intervalos de 20 segundos, mexendo sempre.
3 – Em outra tigela maior, bata os ovos até que eles estejam pálidos. Acrescente, então, a mistura de chocolate e mexa bem, para incorporar tudo.
4 – Pegue a peneira, coloque por cima da tigela. Meça a farinha, o fermento e o sal e peneire direto. Acrescente o açúcar, sem precisar peneirar, e misture bem. Acrescente também as nozes picadas. Misture delicadamente com uma espátula, tomando cuidado para não mexer demais ou os brownies ficam duros e secos.
5 – Coloque a massa na assadeira e leve ao forno por 35 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia sem massa líquida, mas com alguns farelinhos de massa. Espere chegar à temperatura ambiente na fôrma antes de cortar e removê-los.
Porque brownie nada mais é do que chocolate, nozes e amor, tudo junto e assado delicadamente para deixar quem a gente gosta mais feliz.
Qual o presente mais criativo que você já recebeu?
Ju! Amo brownie! Vou experimentar com certeza! Beijo
Visito esse blog todo dia para namorar seus cupcakes. Já se tornou um vicio. E nunca parei para comentar e hoje é o dia! Rs.
O seu trabalho é excelente, as fotos, os posts, queria mais é experimentar todos esses cupcakes LINDOS que vc faz, que eu fico namorando e namorando querendo fazer igual! Rs!
Hoje sou uma viciada em cupcake, mas não em comer, em fazer! Na minha cabeça surgem várias ideia todo dia! Toda receita de sobremesa que eu vejo, já imagino logo em como ficaria um cupcake disso ou daquilo.
Seu blog tem sido uma inspiração, uma biblia quase! E quero te parabenizar enormemente por esse trabalho. Esse foi um dos primeiros blogs sobre o assunto que eu visitei e não sai mais!
Espero que esse gerundio continue por muito e muito tempo e que sirva de inspiração para outras pessoas quanto foi pra mim!
Ainda vou montar um blog e quando crescer quero que fique igual a este!!!!! Rs rs rs!!!!!!!!
Um beijo Ju!
Oi Nadine!
Que bom, adoro ler palavras carinhosas como as suas. Faz o trabalho valer a pena! Espero que continue sempre por aqui, visitando e comentando no blog. Assim, meu gerúndio continua por muito, muito tempo!
Essa vida de comer sobremesas e pensar em cupcakes é a minha há anos, seja bem vinda, hahahaha!
Beijo grande!
Ju! gostaria de saber se e possivel fazer sem nozes ?
Oi Lorrane!
É sim, pode retirar as nozes da receita que fica gostoso também! :)
Beijo!
Eu substitui as nozes por castanha do pará (sou alérgia a nozes) e ficou uma DELÍCIA! fica a dica! Beijão
Hmmmm, ótima ideia Marina!
Substituindo por qualquer outra coisa, fica maravilhoso! Que tal gotas de chocolate branco?
Ai Jesus, vou ter que fazer de novo assim que chegar em casa!
Oi, Juliana!
Em se tratando de cupcakes, o que é melhor, fermento ou bicarbonato de sódio? Ou os dois juntos?
Eu geralmente uso uma receita básica e altero o sabor, mas a última vez que fiz cupcakes, eles cresceram lindos no forno e, ainda dentro, estouraram! Isso nunca tinha acontecido…
Depois de pensar mil vezes o que poderia ter acontecido, resolvi fazer outra receita com 2 colheres de chá de bicarbonato e 1 de fermento. Os cupcakes ficaram ótimos. Será que pode ter sido o fermento mesmo que fez eles estourarem?
Ah, e se eu uso o bicarbonato eu tenho que colocar buttermilk na receita? Nessa receita que eu fiz, eu coloquei, mas precisa mesmo?
Beijo
Oi Denise!
Depende muito da receita em questão, porque os outros ingredientes influenciam. Não é só trocar um pelo outro. Seus cupcakes provavelmente estouraram porque tinha fermento/bicarbonato demais, ou você colocou massa demais em cada forminha.
O bicarbonato está mais presente em receitas com cacau em pó, porque ele tem uma reação química com o cacau que produz o mesmo resultado do fermento. O mesmo para o buttermilk. O bicarbonato precisa de outro ingrediente ácido para reagir, senão a única coisa que ele vai fazer na massa é deixar um sabor amargo.
No fim das contas, a lógica é: você pode substituir bicarbonato por fermento, mas não pode substituir fermento por bicarbonato, a não ser que você faça alterações nos outros ingredientes também. Ou seja, trocando o leite por buttermilk, por exemplo.
Beijos!
Entendi. Provalmente foi muito fermento entao, o que, ainda assim, acho estranho. Mas tudo bem… Vou refazer a receita do mesmo jeitinho e diminuir um pouco o fermento. Muito obrigada pelas dicas!
Beijo
Oi Juliana,
Cheguei até seu blog pela dica do extrato de baunilha e estou há horas passeando por todos os posts. O blog é ótimo, as fotos são lindas e os seus comentários são sempre pertinentes e divertidos. Adoro cozinhar mas não sou muito boa com os glacês e decoração. Também adoro presentear com doces. Logo será aniversário de uma tia e se eu criar coragem de fazer um dos bebês decorados eu te conto. Se não, vou deixar para testar em um dia com menos pressão. Ah, o extrato de baunilha já está preparado, não vejo a hora de poder usar. Obrigada pela dica!
Oi Maíra!
Que legal, seja bem vinda ao blog!
A única coisa ruim do extrato de baunilha é ter que esperar dois meses pra usar, né? Hahahaha! Mas confesso que passou muito rápido pra mim, não sei o que foi!
Beijos, fique sempre por aqui!
Linda receita! Claro que vou experimentar! Beijos
Ju, tenho uma receita MARAVILHOSA de cookie de chocolate fudge, com choc branco e preto! se tu quiser, te mando por mensagem na pagina do facebook! fica maravilhoosoooo
Marina, me mande! Adoro receitas novas!!
Beijo! :)
Juh!
O açúcar acrescenta quando?
Beijos
Nay, bem que eu sentia que tava faltando alguma coisa. Né não? Hahahaha!
Agora está lá, você mistura junto com a farinha, mas sem precisar peneirar – afinal, peneirar açúcar mascavo é um saco.
Beijos!
por onde voc criou o seu blog ?
Oi Vitoria!
Meu blog tem o Layout da Bruna Filippozzi e programação da Mari Assmann, e tudo é no wordpress. :)
Beijos!
Juliana, o seu blog é maravilhoso! Virei fã! Parabéns! Descobri no fim de semana e não consigo mais parar de ler.
Poxa eu ainda não ganhei nenhum presente criativo, mas adoraria ganhar este brownie… Bom, pelo menos agora eu posso dar. Pensando nisso, fiquei com uma dúvida: quanto tempo ele dura na temperatura ambiente do Rio de Janeiro?
Bjs
Oi Janaína!
Em temperatura ambiente, em casa, ele dura uns dois dias. Na geladeira, dura uns quatro. Isso para o calor que anda fazendo aí! Em tempos melhores, ele pode durar três dias fora da geladeira. :)
Beijos!
Oi, Juliana!
Eu fiz o brownie! Ficou uma delícia! Mas… Preciso acertar alguns detalhes na próxima fornada. A temperatura mínima do meu forno é 180°C, então eu reduzi o tempo de cozimento para 30 minutos, fiz o teste do palito e achei que estava bom. Contudo, depois de frio, a casquinha não ficou crocante e alguns pedaços se partiram (parecia muito úmido). Acredito que uns minutos a mais no forno resolvem esta questão, você não acha? Outro ponto é o chocolate: eu utilizei o em barra comum (nestlé), aquele que a gente compra para comer… Qual o que você utiliza?
Obrigada pelas respostas e pela paciência!
Bjs
Oi Jana!
Sim, talvez mais alguns minutinhos do forno funcionaria bem. Às vezes, também, seu forno pode estar desregulado – é muito comum! – e a temperatura que a gente programa não é a mesma lá dentro. Por isso eu sempre indico o teste do palito, porque ele sim é infalível.
Eu utilizo aquelas barras gigantes de chocolate da Nestlé (não confundir com os de cobertura fracionada), mas de vez em quando também uso esses de mercado. Procuro o meio amargo, mas o ao leite também pode ser usado, só é possível que fique um pouco doce demais para paladares mais exigentes.
Beijo!
Olá Juliana, adoro seu blog e sempre venho por aqui as escondidas, rs.
Sobre o brownie, gostaria de saber se o açúcar mascavo pode ser trocado pelo refinado comum.
Um beijjo!
Oi juliana, não de conheço o que é uma pena. Mas acho que você é uma pessoa muito bem resolvida com a vida da para ver na maneira que você descreve suas receitas e com as coisas que acontece no seu dia a dia, você é muito espirituosa um grande abraço.Quanto a pergunta KKK, gostaria de saber se pode substituir o açucar mascavo por açucar comum. Outro abraço.
Marcia, obrigada pelos elogios! Nessa receita, tem que ser açúcar mascavo mesmo, tá? Beijos!
Olá Juliana! Adorei seu site! Não deixo mais de visitar!
Uma dúvida sobre o brownie, eu posso trocar as nozes por castanha de caju?
obrigada. Abraços!
Roberta, pode trocar sim, pelo que você preferir. Inclusive, pode deixar de fora e fazer só de chocolate.
Beijos!
Juliana,
Fiz essa receita e é muito gostosa mas meus brownies ficaram esfarelando, não consegui cortar os quadrados perfeitos :( Sabe o que pode ter acontecido? tirei ele do forno na indicação certa do ponto, mas ele tambem não ficou com a casquinha tão visível quanto o seu. Fiz pra familia e ficou bom do mesmo jeito, mas não ficou 100%
Priscila, que esquisito. Você seguiu todos os ingredientes e passos da receita direitinho?
Beijos!
Oi Ju! Em gramas quanto seria de farinha de trigo? Posso substituir o açúcar mascavo por açúcar comum?Bjs
Leticia, são 75g de farinha de trigo! Nessa receita, pode sim substituir os açúcares, mas pode ser que a textura mude bastante. Beijos!
Oi, estou encantando com seu site, parabéns!! Em Maio em niver de 2 aninhos da minha filha, e vou fazer uma festinha bem caseira, só para a família mesmo, e pensei em fazer os brownie para lembrancinha, o que você acha? outra coisa. quanto tempo eles duram, quer dizer, ficam gostosos depois de embruladinhos? Bjos
Aline, brownies são ótimos para festinhas de criança! Eles duram uns 3 dias embalados. Se quiser deixar na geladeira, ficam ainda melhores porque preserva mais! Beijos e boa festa!
Oi, Juliana! Adorei conhecer o seu blog. Vou fazer tudo que você indica. Gostaria de saber qual o tamanho da forma ideal para fazer os brownies. Quero que fique em uma altura ideal. Obrigada, Mágela Castelo.
*-* em casa não da tempo nem de esfriar quem dera durasse tres dias…
Amo suas receitas, especialmente por usarem ingredientes fáceis de encontrar e até mais saudáveis, porque usam bastante cacau, açúcar cristal ou mascavo etc. Sempre prefiro receitas assim, e não são muito fáceis de achar na internet. É bom ver receitas com coisas que se acha em qualquer mercado, em vez de ter que ir a uma loja especializada em confeitaria pra poder testar uma coisa nova na cozinha :) Parabéns!!!
Luisa, fico feliz que você entenda que meus cupcakes são mais saudáveis do que se imagina! Hahahaha. Muita gente pensa que ser saudável é apenas diminuir a gordura, mas não é. Obrigada pelo apoio!
Oi, Juliana!
Fiquei sabendo do seu site por meio da Sarita, minha amigona.
Adorei a sugestão de dar comidinhas como presente de aniversário. E, então, resolvi testar essa receita de Brownie. Acho que foi a primeira vez que consegui fazer sem ficar parecendo bolo normal, rs. Eu amei!!!!! Obrigada! Acho muito legal o seu blog! Dá pra ver que tem capricho em tudo.
E eu tenho uma sugestão: acho que seria super legal se o blog tivesse Instagram! Daria para postar outras fotos dessas comidinhas que você faz, dos bastidores, de pessoas provando… seria uma extensão bacana. :D
beijos
Isabella, eu tenho o meu instagram pessoal que to começando a pensar em colocar lá em cima pra vocês seguirem, que tal? :) Vai ter muita foto do Freddie também, hahahaha. Beijos!
O açúcar mascavo pode ser trocado pelo açúcar cristal?
Bárbara, pode sim, use a mesma quantidade do açúcar cristal, mas adicione uma colher de sopa de mel. Beijos!
Oí Juliana, tudo bem? Parabéns pelo Blog, é maravilhoso. Tenho dúvidas de como bater essa massa, não ficou muito claro, se bate na batedeira ou na mão mesmo?
Obrigado.
José, você mistura delicadamente com uma espátula, ou seja, na mão, como eu falo na receita mesmo. Beijos!
Oi Ju,
Amo seu blog, ele é lindo e super, super mesmo fácil de acompanhar receitas mais complicadas. Amo brownie, trabalho com isso em uma ” carreira solo ” rsrs. Em casa, mais feitos todos com muito amor,se chama The Brownie Conceito. Sempre gosto de renovar receitas, para amigos que se tornam fã do seu hobbie. Mas focando na pergunta, voce usou farinha sem fermento ou so acrescentou mais?
Ju, gosto muito de misturar um pouco de chocolate em pó com farinha, somente pra passar na forma, acho que dá um toque de amor a mais na minha receita.
Voce e uma linda, felicidades mil.
Ingrid Rocha
Ingrid, uso sempre farinha sem fermento, especialmente para brownies. Obrigada pelo carinho! Beijinhos! :)
Fiz a receita nesse final de semana… simplesmente divinos. Como eu defini para uma amiga, “imoral”.
Parabéns pelo blog! Já testei algumas receitas e todas sempre dão muito certo. Doce na medida certa e sempre uma delícia.
Segui exatamente como descrito e o meu ficou umido, esfarelado e sem a casca como na foto. Vi que mais de uma pessoa reclamou do mesmo problema.
Estranho … Será que é porque não bati muito?
Thiago, brownie é pra ficar meio úmido mesmo, então isso é ok. Se ele está esfarelado, talvez seja a quantidade de farinha. Certeza que você mediu direitinho? A casquinha também é opcional, se não formar está tudo bem. Beijos!
Ju, já fiz essa receita duas vezes mas sempre fica tão molinho que fica super dificil de desenformar. Já deixei até mais tempo no forno mas não adiantou. O que será que eu fiz de errado? :(
Isabela, acho que na verdade seu brownie está certo. Ele fica úmido e molinho mesmo. Mas se estiver muito mole, deixe na geladeira antes de cortar! Beijos!
Bom dia!!!
O que posso usar para o brownie durar mais tempo?
Com 3 dias ele ja fica duro…
bjus
Goretti, eu acredito que receita nenhuma deveria ser consumida depois de 3 dias. Para qualquer receita de boa qualidade, ou seja com ingredientes bons e sem conservantes, ela deve ser consumida o mais breve possível. Eu não recomendo adicionar nada aos brownies para que eles durem mais tempo, até porque sua família merece comer brownies fresquinhos não é? :) E se for para vender, é ainda mais importante que sejam ingredientes frescos e feito recentemente, afinal não é certo vender produtos velhos comestíveis…
Eu fiz este brownie e é simplesmente maravilhoso, saboroso e molhadinho.. ótimo, adorei
Ju a assadeira é de que tamanho?
Patricia, é uma assadeira retangular de 28cm por 18cm :)
Oi Ju,
Adorei a receita do brownie, só tenho uma dúvida, qual é a altura ideal dos brownies. Gostaria saber para comercializar. Outra coisa para recheá-los eu coloco um pedaço sobre outro ou corto ao meio.
beijão
Elisangela, depende, se você quer os brownies pra rechear, você pode fazê-los mais altos. Geralmente brownie sem recheio tem uns 3cm de altura, ele não costuma ser muito alto não.