segunda, 07 de julho de 2014

Bolo de limão siciliano com sementes de papoula

36 Comentários

Meu novo vício: Sherlock. Demorei um pouco para assistir, porque por algum motivo eu não ia muito com a cara do Benedict Cumberbatch. Acho que tinha a ver com a atuação dele em Álbum de Família, que achei muito deslocada. E ainda juntou com o Martin Freeman, que era um cara que eu nunca entendi bem como ator, achava ele raso demais. Mas acho que era uma interpretação errada minha sobre suas habilidades artísticas, ele tem seu valor – tem sempre uma reação nova em cada cena. E agora que cedi e vi todas as três temporadas de Sherlock de uma vez, sem pensar nas milhares de outras coisas que eu deveria estar fazendo, eu simplesmente achei tudo bom demais.

bolo_limao_siciliano_sementes_papoula3
A crítica já falava bem do seriado. É um transplante (posso falar isso?) de Sherlock Holmes para Londres moderna. Cada episódio dura longos quase 90 minutos, então considere que você vai ver um filme a cada episódio. São só três por temporada.
Se você leu os livros de Sherlock, é bem interessante ver como eles levaram várias histórias e casos do detetive para essa vibe moderna. Aqui e ali tem pequenos detalhes e piadinhas que remetem aos livros, mas tudo com um roteiro muito inteligente. Acho que roteiro inteligente é o diferencial padrão dos seriados britânicos, porque tentei assistir Elementary – que é basicamente Sherlock em NY – e parei nos primeiros 10 minutos, de tão bobo.
Já estou inconformada com a falta de novos episódios para assistir, porque estou apaixonada pelo Sherlock do Benedict. Ele é muito, muito, muito divertido. Se você gosta desse clássico detetive britânico, pode jogar no lixo aqueles dois filmes terríveis do Robert Downey Jr. e passar os dias reprisando Sherlock, todos os episódios.

bolo_limao_siciliano_sementes_papoula2
Esse bolinho fofinho também é tipo Sherlock: de acabar de uma vez só. Ele não é muito doce, então não te enjoa. Fica muito delicado e o sabor de limão é ideal, porque você não sente tanto o azedo, e sim o sabor! Eu fiz com limão siliciano, mas você também pode fazer com limão tahiti, seguindo a mesma receita. E as sementes de papoula são completamente opcionais, porque sei como elas são impossíveis de encontrar por aqui. Mas se achar, elas dão um sabor muito especial que combina com o limão!

Bolo de limão com sementes de papoula
Rende: uma fôrma redonda de 22cm
Receita por Lauren’s Latest, com adaptações.

1 xícara (225g) de açúcar
raspas de 2 limões sicilianos, bem finas
3 ovos
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1/2 xícara (118ml) de buttermilk
3 colheres de sopa (44ml) de suco de limão siciliano
1 3/4 xícaras (200g) de farinha
1 1/2 colheres de chá de fermento
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
pitada de sal
1/2 xícara (115g) de manteiga, derretida
2 colheres de sopa de sementes de papoula (opcional)

1 – Ligue seu forno em 180˚C e unte a fôrma com manteiga e farinha. Coloque ela na geladeira enquanto prepara a massa.
2 – Em uma tigela, misture o açúcar e as raspas. Se puder, deixe para raspar o limão agora, em cima do açúcar, para manter o máximo dos óleos da casca. Também não raspe a parte branca, apenas a amarela. Misture bastante até que o açúcar pareça areia molhada.
3 – Adicione os ovos levemente batidos e o extrato de baunilha e mexa com uma espátula. Reserve.
4 – Em uma tigela, misture o buttermilk e o suco de limão. Em outra tigela, peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal, juntos.
5 – Alterne a adição dos ingredientes secos e líquidos ao açúcar e ovos, mexendo com uma espátula somente até incorporar tudo. Por último, acrescente as sementes de papoula – lindinhas! – e a manteiga derretida. Misture bem, mas sem exagerar, ou seu bolo vai solar.
6 – Coloque a massa na fôrma recém-removida da geladeira. Dê umas batidinhas na mesa para remover algumas bolhas de ar e leve para assar por cerca de 40 minutos, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo. Cheque constantemente e gire a fôrma depois de passar da metade do tempo, para assar tudo por igual.

bolo_limao_siciliano_sementes_papoula
Depois corte em pedacinhos e aproveite! Eu peneirei açúcar gelado por cima, mas foi mais por causa da foto pro blog, porque esse bolo realmente não precisa de nada por cima, ele é ótimo puro!

Quem já assistiu Sherlock? Gostam? Também se surpreenderam com Benedict e Martin?

  1. Cecilia Silvestre
    07 de julho de 2014 - 10:24

    Também sou muito fã de Sherlock! Revi a serie umas 4 vezes… Não sei por que, mas gostei muito da 1ª temporada e da 3ª. (A cena no casamento do do Watson foi Perfeita!!). Já estou esperando urgentemente a próxima temporada! ;D

    Obs: Que delicia de receita!! Amo tudo que tem limão!! Adoro seu Blog!!

    • 10 de julho de 2014 - 22:35

      Cecilia, pra mim, o episódio do casamento do Watson é o melhor de todos! Já revi umas 5 vezes! :)

  2. Magaly Manzato
    07 de julho de 2014 - 13:32

    Pode me dizer por que a forma vai para a geladeira antes de colocar a massa? Pelo que sei no Brasil é proibida a comercialização de semente de papoula, vc sabe me informar se tem algum lugar onde encontro?

    • Rejane Lima
      10 de julho de 2014 - 13:57

      Ju, 236ml, nao eh muito pra ser meia xicara de buttermilk???

      • 10 de julho de 2014 - 23:17

        Rejane, é sim! Hahahaha, obrigada por me atentar, o certo é metade disso. Já arrumei lá na receita! Um beijo!

    • 10 de julho de 2014 - 22:54

      Magaly, já te respondi lá no Facebook! Reproduzindo: pra manteiga endurecer com a farinha e não misturar com a massa quando você colocar na fôrma. É mais um preciosismo de confeiteiro, hihihi!
      Não é proibida, só é burocraticamente complicada. Logo é muito complicado encontrar algum lugar que tenha conseguido passar por todas as exigências legais. Quando achei nesse mercado em Bsb, a própria dona avisou que foi tão complicado e moroso que ela não iria comprar novamente, apesar de ter muitos clientes que esperavam. Isso, claro, se trata apenas das sementes de papoula para fins culinários, que são inúteis para plantio e reprodução da espécie. As sementes de papoula para plantio, sim, são proibidíssimas e nem devem ser consumidas porque não são a mesma coisa.

  3. Juliana Gomes Vieira
    07 de julho de 2014 - 20:22

    Kkkkkkk Sherlock é mesmo maravilhoso! E sinceramente, desde então vejo quase todos os trabalhos de Benedict Cumber… Nunca me lembro do sobrenome dele. Ele é praticamente o novo ídolo nerd! Está em Sherlock, no Hobbit, em Star Trek. Ele arrasa em todos! :)
    A dó é que a 4ª temporada só vai ser lançada em 2015. Horrível isso.

    • 10 de julho de 2014 - 22:56

      Juliana, ai, gente, porque só 2015? Que abuso. Que tristeza. Tinha que ser agora, ontem! :(

  4. Larissa Cruz
    08 de julho de 2014 - 08:50

    Ju, onde você consegue comprar sementes de papoula? Eu não acho em lugar nenhum =(

    Beijos!

    • 10 de julho de 2014 - 22:56

      Larissa, achei em um mercadinho gourmet em Brasília, mas é difícil de encontrar mesmo. Beijos!

  5. 08 de julho de 2014 - 10:58

    Ju,
    Eu tenho uma admiração por tudo que envolve o Reino Unido, desde histórias até as produções. Inclusive meu ator preferido é inglês, e suspiro não só pelo sotaque, mas pelo seu jeito gentleman de ser (parece que todos os britânicos são assim).

    Tenho uma pergunta, que não me lembro se respondeu em algum post ou comentário: se eu mudar a quantidade de ovos, o que acontece com a estrutura? Por exemplo, às vezes uma receita com 8 fica líquida demais, aí deixo 7. O que você pensa sobre?

    Beijos

    • 10 de julho de 2014 - 23:01

      Aline, qual seu ator favorito? :)
      Quanto aos ovos, eu ia te explicar as diferenças, mas acho mais prático te mostrar esse link, que demonstra visualmente essa diferença: http://thecakeblog.com/2011/11/eggsactly-perfect-baking.html
      Beijos!

      • 15 de julho de 2014 - 16:55

        Juliana,
        Ótimo link que enviou! Em certas receitas que tirei um ovo realmente a massa começou a esfarelar. O jeito é ir testando as receitas.

        Eu me apaixonei pelo Tom Hiddleston, quando ele fez o primeiro Thor, e por aí foi. Tive que ver um por um… :)

        Beijos e obrigada pela info!

  6. Ana Luíza
    08 de julho de 2014 - 15:38

    Ju, fiz ontem e ficou uma delícia -tão bom que não durou uma tarde! Amo o teu blog!
    Tenho uma pergunta: se substituir a manteiga por óleo, qual a quantidade que devo por?
    beijos

    • 10 de julho de 2014 - 23:03

      Ana, também 1/2 xícara. Mas com óleo a receita não vai ficar tão saborosa… beijos!

  7. Rejane Lima
    11 de julho de 2014 - 00:44

    Bom, ja fiz e aprovadissimoooo nao sobrou nem pra contar historia

  8. SONIA
    11 de julho de 2014 - 18:17

    Lindo o bolo, e lindas as fotos! Estão super profissionais.Lindas mesmo!

  9. wanda macarone
    15 de julho de 2014 - 14:55

    Já salvei a receita, vou aproveitar que tenho limão siciliano em casa.
    Mas, o que eu queria te dizer mesmo, é que ando viciada em sementes de papoula por sua causa!!! rs Recentemente estive na França e trouxe de lá um potinho com 200g. Tenho usado em absolutamente tudo: shakes, bolos e também numa receita que (acho que) inventei, de cupcakes salgados de cenoura com atum – ficam uma delícia!!
    Também parei de usar óleo e margarina nas minhas receitas depois de um post seu, sobre manteiga… realmente tudo fica melhor com manteiga!
    Obrigada pelas dicas valiosas! =)

    • 04 de agosto de 2014 - 11:58

      Wanda, o bom dessas sementinhas é que duram tipo pra sempre, porque um pouquinho já adianta muito na receita, né? Hahahaha. Beijos!

  10. Amanda Fogaça
    15 de julho de 2014 - 17:28

    Juuuu, socorro! rs
    Dá pra fazer buttercream de merengue depois que ele já está totalmente frio (merengue italiano)? Só colocar a manteiga em temperatura ambiente? E SE eu bater a manteiga sozinha antes até ficar fofa e só então eu juntar a manteiga e o merengue pronto, será que dá certo?
    Olha, eu assisti um monte de videos no youtube de buttercream de merengue, e todos falam “Parece que tá tudo errado, mas é só continuar batendo”, mas nenhum MOSTRA ele todo errado. Eu vou te amar pra sempre se você fizer um vídeo mostrando isso, por que eu tentei fazer outro dia, deixei bater um tempo razoável e depois desisti. Será que devia ter insistido? Tava parecendo que a manteiga tava derretendo! Dai eu pensei que deve ter esquentado de tanto tempo na batedeira e coloquei num ziploc pra congelar. Uns dias depois deixei ele passar uma noite na parte de baixo da geladeira e quando fui pegar pra bater vi a “aguinha de manteiga derretida” dentro do ziploc e desanimei, rs.

    Olha, mudando de assunto, hoje comecei oficialmente a vender cupcakes e seu blog tem méritos nisso! Passei muuitas madrugadas aqui, caçando receitas e aprendendo sobre farinha, manteiga, decoração etc etc… Então fica aqui meu MUITO OBRIGADA, você faz um trabalho incrível nesse blog. Além das receitas, sempre simpatia e boas histórias: dá gosto de ler!

    Outra coisa que queria falar é uma dica/dúvida sobre os comentários aqui… Em outros blogs, eu recebo um email avisando quando meu comentário é respondido. Não sei sei dá, mas seria bem legal implementar isso aqui também!

    Desculpa escrever tanto! Beeeeijos!

    • 04 de agosto de 2014 - 12:01

      Amanda, então, eu fiz um vídeo já hahahaha, só falta colocar no blog porque ele ta sendo editado! :D Mas aguarde que no video eu mostro exatamente isso, quando ele parece que vai dar errado. Porém, no seu caso, acredito que estava muito quente mesmo. Pra corrigir é só deixar a tigela na geladeira uns 10 minutinhos antes de bater de novo. Também vou dar dicas de como “consertar” o buttercream quando há conserto. E obrigada pelo carinho! O blog não tem esse sistema que avisa os comentários, mas vou checar se tem como colocar isso. Beijos!

  11. Favara
    16 de julho de 2014 - 17:36

    Acabei de fazer com 236ml tomara que de certo e coloquei em forminhas de cupkes tenho encomenda p/ final de semana se der certo Ju, com o que eu enfeito eles

    • 04 de agosto de 2014 - 12:01

      Favara, você pode enfeitar como você preferir. Como é de limão, pode colocar umas raspinhas em cima, não? Beijos!

  12. Favara
    19 de julho de 2014 - 14:30

    Ju, a massa ficou boa o sabor fica na boca como os mistério de Sherlok, voce ligou bem ele com o sabor do limão siciliano.
    Mais não da p/cupcake, o papel das forminhas puxaram o óleo, meno assim comemos

  13. Rachel
    22 de agosto de 2014 - 19:55

    Ju, Esse bolo realmente parece incrivel!!! E eu queria fazer pra vender e eu tenho uma forma de silicone que tem formato de um mini bolo ingles! Parece o formato de uma Ana Maria. Sera q da pra fazer esse bolo nessa forma? E o procedimento de colocar na geladeira da certo tb com forma de silicone? Queria fazer assim pra ficar mais fácil na hora de vender!!!
    Obrigada bj

    • 25 de agosto de 2014 - 18:28

      Rachel, não uso fôrmas de silicone, mas acredito que dê pra assar nelas também. Não sei se a parte da geladeira daria certo, mas isso é opcional, você pode fazer sem esse passo. Beijos!

  14. Fernanda
    25 de agosto de 2014 - 17:49

    Oi Ju,

    Fiz essa receita duas vezes nesse fds, quis aproveitar que minha irmã trouxe da França as sementes de papoula!
    O bolo ficou lindo e delicioso! Mas ficou com cheiro de ovo… Pensei em batê-los da próxima vez, mas tnão sei se funcionará. O que posso fazer para evitar que isso ocorra novamente?
    Vou te marcar no face na foto do bolo!

    Obrigada por compartilhar!

    Beijos.

    • 25 de agosto de 2014 - 18:31

      Fernanda, é complicado em um preparo com ovos o produto final não ficar com cheiro de ovos, hahaha. Isso é bem comum, na verdade! Mas tente compensar isso com um bom extrato de baunilha e/ou outros extratos indicados na receita! Nesse aqui, fico impressionada que tenha sentido o cheiro dos ovos mais do que o da papoula e do limão, porque são bem fortes… Beijos! :)

  15. Tatiana Marques
    01 de março de 2015 - 09:23

    Meninas encontrei semente de papoulas no Pāo de açucar , potinho da marca CANNAMELA 35 gr por $12,00.

    Juliana será que dá para fazer cup cake com essa receita?
    Ameiiiii muito esse bolo .

  16. Juliana
    09 de março de 2015 - 22:33

    Ju, fiz esse bolo hj, mas alguma coisa deu errado pq ele não cresceu é, além disso, parece que as sementes ficaram com um sabor muito ressaltado… Não sei… Acho quererei o bolo!

    • 16 de março de 2015 - 16:32

      Juliana, ele não cresce muuuuuuito não, mas cresce um pouco. Talvez seu fermento esteja ruim ou você trabalhou demais a massa depois de incorporar a farinha e ele solou. Já quanto às sementes de papoula, elas tem sim um sabor forte que ressalta, essa é a ideia. Mas você pode diminuir a quantidade da próxima vez! Beijos!

  17. Joana Mariah Rampinely
    08 de outubro de 2015 - 16:00

    Olá Juliana,

    Eu adorei a receita, fiquei apaixonada ao ver a foto do bolo e sempre quis fazer.

    Eu não conseguia achar as sementes, mas finalmente eu achei, e queria deixar aqui o lugar para quem precisar:

    Rei dos Grãos (https://www.facebook.com/reidosgraos)

    Muito obrigada por sempre compartilhar receitas maravilhosas!!

    Abraços ^.^

  18. Silvana
    07 de janeiro de 2016 - 23:33

    Vou tentar fazer. amo seu blog! Deixa eu perguntar uma coisa… O leite para fazer o buttemilk, eh o de caixinha msm? Ou tem q ser aqueles de fazenda q tem bastante gordura e tal???

    • 25 de janeiro de 2016 - 22:34

      Silvana, pode ser o de caixinha mesmo, mas se usar um desses de fazenda, com mais gordura, fica ainda melhor. Beijos!

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!