2017 chegou. E enquanto passei o fim de 2016 lendo e ouvindo praticamente todo mundo comemorar a chegada de um novo ano, parei para pensar um pouco sobre isso.
Num geral, todo mundo achou 2016 um péssimo ano. Um monte de coisa esquisita aconteceu no Brasil, pessoas queridas morreram, celebridades terminaram relacionamentos duradouros e etc.
Mas, de verdade, que ano que não foi exatamente assim?
Praticamente todo ano é esquisito no Brasil. Gente morre todo dia – afinal, somos humanos e isso uma hora acontece. Ninguém é imortal. E celebridades podem sim terminar relacionamentos, afinal elas são pessoas normais, como eu e você, e uma hora as coisas podem não fazer mais sentido e precisam acabar. Geralmente, é simples assim mesmo.
Então porque temos que todo final de ano colocar todas as expectativas no ano seguinte? Como se o que passou não tivesse nem uma única situação que vale a pena lembrar e comemorar. Existem sim, mas a gente sempre coloca o foco na grama do vizinho – nesse caso, o vizinho é o ano seguinte.
Decidi abrir meu Memory Jar no final do ano, antes que ele acabasse, para poder concluir 2016 com a certeza de que não, não foi um péssimo ano. Pode não ter sido perfeito, mas perfeição nunca foi do meu agrado mesmo.
Boas recordações da pra fazer em qualquer momento, é só a gente parar pra notar as pequenas coisas e dar a elas o devido valor. Temos o costume de comemorar só o que é grande – comprei um carro, ganhei uma promoção no trabalho, viajei pra China. Mas e as pequenas-grandes coisas?
E aquele dia que você tirou folga no trabalho e passou a tarde lendo, e conseguiu terminar o livro que queria? E o almoço com amigos que você riu tanto que ficou com dor de barriga? E a flor na rua que alguém que você ama pegou para você?
Esse Memory Jar me ajudou a ver isso. Dentre os papeizinhos, a maioria eram de pequenas coisas que eu fazia questão de registrar que aconteceram. Algumas sequer foram “acontecimentos”, estando mais para o lado do “dia a dia”. Mas me fizeram felizes de alguma forma.
Por isso, não posso dizer que 2016 foi terrível. Foi muito bom. E 2017 vai ser ainda melhor!
Bolo de caneca de cappuccino
Rende: 1 bolo em uma caneca grande3 colheres de sopa de farinha
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de preparo para cappuccino do Café do Sitio
pitadinha mínima de sal
pitadinha de fermento em pó
1 ovo
1 colher de sopa de óleo
2 colheres de sopa de leite
ganache para deixar ainda mais indulgente (opcional)1 – Quebre o ovo dentro da caneca e bata com um garfo até misturar um pouco a gema e clara. Acrescente o óleo e o sal e bata para incorporar e obter uma mistura mais opaca e consistente.
2 – Adicione o leite e o açúcar e misture bem.
3 – Adicione os outros ingredientes, todos juntos: a farinha, o cappuccino e o fermento. Mexa com o garfo delicadamente e bata um pouquinho para quebrar grumos de farinha.
4 – Leve para o microondas por 2 minutos. Retire e cheque se está pronto – com cuidado, vai estar muito quente! Se quiser, deixe mais uns 30 segundos (vai depender muito do formato da sua caneca).
5 – Cubra com um pouco de ganache se quiser – ou nutella, ou brigadeiro! – e sirva quando estiver um pouco mais morno, uns 5 minutinhos depois de sair do microondas. Eu ainda polvilhei um tico de canela! :)
O Café do Sitio também tem entre seus produtos essa mistura para cappuccino, que vem nos sabores tradicional (que usei aqui) e canela. É super fácil de fazer e gostoso. E com tamanha praticidade, juntei nessa receita de bolo de caneca porque um bolo de caneca nasceu pra ser prático e rápido para todos, não é verdade?
Como vai ser o seu 2017? Quais os planos?!
Oi Juliana, em tempos de tantos tipos de farinhas..de trigo, de aveia, de de arroz, etc..etc..seria bom sempre deixar definido na receita o tipo. Outra coisa, uma pitadinha é uma medida muito relativa..será que seria algo como 1/2 colher de café ..ou menos? Adoro suas receitas e sempre recomendo. Um abraco
Leice, flor, no FAQ do blog eu explico direitinho os ingredientes. Lá eu digo que é sempre farinha de trigo a não ser que esteja especificado o contrário. O mesmo para manteiga (sem sal, sempre), leite, etc. ;)
Uma pitada é bem menos que 1/4 de colher de chá, por isso eu digo pitada. Seria algo entre 1/8 de colher de chá ou menos, mas já é difícil ter a medida de 1/4, que dirá 1/8. Uma pitada é literalmente pegar um pouco do ingrediente com dois dedos. (Às vezes eu até indico quando é pra usar três dedos, quando é aquela pitada mais “generosa” hahahaha)
Beijos!!
Que receita deliciosaa!! Fds farei pra mim e minha mãe :)
Eu sou uma pessoa que gosta muito (tipo muito MEEESMO hahaha) de tirar fotos, e revendo algumas desse ano eu pude constatar o mesmo: 2016 foi muito bom sim. O problema é esquecermos as pequenas-grandes coisas, e são elas que fazem toda a diferença.
Comecei a notar que pra um ano ser bom depende mais de mim do que de qualquer outra pessoa. Pra 2017, pretendo colocar isso em prática! Um feliz ano novo pra você, xará. Sucesso e felicidades <3
Ju, eu também tirei foto pra caramba em 2016! Hahaha! Feliz ano novo pra você também, que seja lindo e sempre melhor! :)
Oi Ju, tudo bem?
Bolo de caneca é tão gostoso, algo tão prático pra nos tirar da dieta… kkk
Esse ano eu pretendo dar mais valor ao trabalho do eu nutricionista e ao valor que eu gasto com isso, deixar de lado algumas comilanças desnecessárias e focar mais, voltar em como eu era em 2015. Assim como também melhorar os meus preparos na cozinha (dae já ferra com o primeiro plano! kkk). Mas estamos aí né.. haha
Beijos.
Biel, foca em receitas mais saudáveis, ou limita somente ao fim de semana hahahaha. É o que eu faço aqui! Fim de semana eu reservo pra fazer os trequinhos gostosos que eu fico vendo pela internet e salivando :) Feliz 2017 pra você!
Oi Ju!
Feliz 2017!
Tive a mesma impressão que você sobre o 2016. As vezes até me sentia monstrinho enquanto todos se lastimamam e eu falando ok.
Meu único projeto para 2017 é fazer minha memory jar. .. O resto deixa rolar.
Adorei a receita, mas tenho um trauma de bolo de microondas. … Acho o gosto estranho, talvez seja do cozimento sei lá. .. As vezes tenho vontade de botar a caneca no forno! Kkkkk
Nossa Camila, adorei. Penso igual: deixa rolar. Depois a gente avalia! :) Olha, bolinho de microondas eu acho bom pela praticidade, mas confesso que também acho que fica um gosto “de micro”. Acredito que seja porque usamos para várias coisas (esquentar comida, requentar pizza, etc). Feliz 2017 pra você também, flor!
amei a receita