Já tem um ano desde que vim morar sozinha no apê maravilhoso. Mais ou menos nesse período no ano passado, eu estava arrumando a mudança e me acostumando com a nova rotina. Me lembro de passar meu aniversário, dia 14, doente, de cama. Mas, mesmo derrotada pelas dores no corpo, eu estava muito feliz por essa conquista.
São as pequenas descobertas de vida morando sozinha que eu tenho a agradecer por esse ano que passou, mais um ano de vida. São 27 anos já e nem parece! Quando lembro que me formei já tem quatro anos, até me assusto. Passou muito rápido.
O que é bonito é a cada dia ver um detalhe – em mim, no apartamento, na vida – que pode ser melhorado. Sempre pode ser melhorado. São as perspectivas diferentes que nos fazem ver o que é possível e que nem sempre o que achamos certo, está certo mesmo. Ou seja melhor pra você. Pois, afinal, o que é o certo?
A cada ano, torço por coisas novas, mais vibrações boas, mais paz, mais amor. Torço pela liberdade de fazer o que bem entender, desde que não faça mal ou prejudique outra pessoa. E, assim, cada vez mais teremos gente feliz. Porque, afinal né, gente feliz não dá trabalho pra ninguém.
Exatamente hoje é também o aniversário do Freddie. Então, vai ter bolo: chocolatudo, como já diria Dani Noce. É MARAVILHOSO. É provavelmente a coisa mais gostosa que eu fiz nos últimos tempos. O café ajuda bastante o sabor da massa e se você quiser um bolo ultra molhadinho, é só fazer uma calda simples de açúcar ou molhar com o bom e velho refrigerante da mamãe.
Bolo chocolatudo de aniversário
Rende: 1 bolo de 18cm de diâmetro1/3 de xícara + 1 colher de sopa de água
1/4 de xícara de café líquido (ou um shot médio de Nespresso/Nescafé/qualquer marca)
1 xícara + 2 colheres de sopa de açúcar
3/4 de xícara + 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
3/4 de xícara + 1 colher de sopa de leite
1/3 de xícara + 1 colher de sopa de óleo
2 ovos
1 xícara + 3 colheres de sopa de farinha
3/4 de xícara + 4 colheres de sopa de cacau em pó
1/2 colher de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódioGanache de mel e licor
3/4 de xícara de creme de leite uht ou fresco
2 colheres de sopa de mel
280g de chocolate meio amargo
250g de chocolate ao leite
1/2 xícara de açúcar impalpável ou de confeiteiro
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de licor de cacau (ou mais, dependendo do seu gosto)1 – Faça a ganache primeiro para que ela tenha tempo de esfriar e criar consistência. Em uma tigela grande de banho-maria, leve os chocolates para derreter junto com o mel e a manteiga. Misture sempre!
2 – Quando estiver quase derretido, adicione o creme de leite e continue mexendo, até que tudo esteja bem misturado e uniforme. Retire do fogo e espere uns 10 minutinhos para esfriar um pouco.
3 – Por último, adicione o açúcar e o licor, e misture com um fouet ou com uma espátula, mas sem bater a ganache, senão ela separa. Lembre-se: a ganache precisa ser tratada com amor e carinho, assim como alguém que você ama.
4 – Para o bolo: ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela grande, bata os ovos com o óleo. Adicione o leite e a água e misture bem.
5 – Acrescente os açúcares e misture para derretê-los um pouco. Adicione, então, o café ou o Nespresso, garantindo que não está quente.
6 – Peneire por cima a farinha, o cacau, o fermento e o bicarbonato. Misture com uma espátula, fazendo movimentos envolventes e somente até incorporar tudo.
7 – Divida a massa entre duas fôrmas de 18cm de diâmetro untadas e enfarinhadas, e com papel manteiga no fundo para evitar que o bolo grude. Leve para assar por aproximadamente 30 minutos, mas o ideal é começar a checar a cada 2 minutos quando completar 24 minutos. Use um palito de dente limpo para furar o centro e, assim que sair limpo, estão prontos. Deixe esfriar um pouco nas fôrmas e então retire para esfriar totalmente.
8 – Monte o bolo: corte os topos que formaram domos de cada bolo para nivelá-los. O que sobra você pode e deve comer, porque é MUITO bom. Garanto. Ou faça cakepops. Cubra com um pouco de ganache uma base firme para bolo e coloque a primeira camada. Se quiser molhar o bolo, faça agora com a calda de sua preferência – eu honestamente acho sem necessidade porque essa massa é muito molhadinha. Passe uma camada da ganache, de quase meio centímetro ou um pouco mais, e leve para a geladeira para firmar um pouco, por uns 10 minutos.
9 – Retire da geladeira e posicione a outra camada do bolo (já molhada, se você quiser). Pressione com a palma da sua mão, para que a camada se fixe em cima da ganache.
10 – Com uma espátula, agora é só passar a ganache por todo o bolo. Eu começo pelo topo e vou passando pelas laterais. Faço sempre duas camadas, deixando um pouco na geladeira entre elas. Não tem jeito certo ou errado aqui, vai ficar gostoso do mesmo jeito! Finalize com bicos de confeitar pitanga aberto, para fazer essas conchinhas como eu fiz no meu bolo, mas se deixar sem tabém fica bonito, um estilo rústico! Então, fatie e seja feliz!
Seja feliz como eu fui comendo este bolo quando eu o fiz. Seja feliz como se todos os dias fossem o dia do seu aniversário e todos lhe desejassem parabéns e tudo de bom. Seja feliz, mesmo que o universo esteja conspirando contra você. Seja feliz e nade contra as correntes, se for preciso.
Seja feliz por si só. Não espere ajuda ou compreensão de ninguém. O universo pode estar contra você agora, mas tudo dá voltas. Você é jovem. Aproveite. Aproveite-se a cada ano.
Que legal Ju, parabéns por um ano de casa nova e pelo aniversário.
Adorei saber que temos a mesma idade e nascemos quase no mesmo dia (o meu é 10). Esse ano casei e a vida muda COMPLETAMENTE. Realmente ter a própria casa nos força a amadurecer em alguns pontos e dá aquela sensação de liberdade “agora posso fazer o q quiser na casa e arrumar quando eu quiser Rsrs”.
Vc enfeitou a casinha de natal? se tiver feito mostra aqui. Eu amei ter a minha primeira árvore de natal (comprei uma linda no taguacenter) :)
Parabéns e continue postando coisas deliciosas aqui.
Bjos
Gabriele, você faz parte da alta cúpula da sociedade formada por sagitarianos da primeira quinzena de dezembro, que são apenas as melhores pessoas do mundo (e as mais humildes). :) Não enfeitei a casa de Natal porque ainda estou apertada de grana, mas minha mãe me deu um enfeite de porta! Vou tirar foto e postar no Instagram :)
Beijos!
Feliz Aniversário Juu!!!
Nossa, esse bolo parece ser muuuuito bom, ainda mais com essa ganache toda especial! Que brilhosa hein?!
Vou fazer esse fim de semana pro aniversário do meu cunhado, que por sinal foi ontem também ;p
Esse efeito de espiral em cima tu faz com uma colher mesmo?
Essa massa ficaria boa como cupcake também?
Beijos
Vanessa, sim sim, essa espiral em cima eu fiz com uma espátula, mas da pra fazer com as costas da colher também. Vai girando o prato num movimento só e aproximando a colher do centro, até que você fique satisfeita com o efeito. Se não gostar, nivela de novo e refaz! Essa massa fica INCRÍVEL para cupcakes! Garanto! :)
Oi Ju, tudo bem?
Parabéns pelo seu aniversário! E parabéns pelo seu apartamento também, eu sofro pra manter o meu e aos poucos estou ajeitando ele pro meu gosto.
Adorei esse bolo! Quero muito testar o seu naked cake, vi esses dias e quero fazer!
Beijos.
Gabriel, por aqui também é difícil manter, mas é tão gostoso que a gente aguenta né? Beijos! :)
Oi Juliana
Parabém, pelo seu aniversário.Sozinha vc não ficou estivemos juntas eu
e toda galera que curte seu trabalho o ano todo um beijo muita saudê e paz.
Verdade Ana, vocês estão sempre comigo! :D
Parabéns pela data e muitos anos de casa nova e VIDA!
oi Juliana, acabei de fazer esta receita, confesso que achei que iria desandar, qdo vi aquela massa aguada ! Mas fica maravilhosa… é quase o estilo daquele cupcake de cobertura de cream cheese. Muito bom, parabéns!
4
Ju, xará! Vou deixar uma mensagem aqui que espero que te faça sorrir, pois será meu presente de aniversário pra você hahahah. Tem uma coisa que gostaria que você soubesse: encontrar o seu site/blog foi uma das melhores coisas que me aconteceu em 2015! Quando eu vi que era de uma Juliana-fã-de-fotografia… Pronto! Um sinal divino (e ainda li por aqui que voce tem muitos amigos de ciência da computação… É o meu curso. :)). Eu nunca fui muito de ir pra cozinha, e sempre que falhava eu desanimava ainda mais. Com o cupcakeando, a cada nova receita fui pegando mais confiança, mais vontade (meus pais e especialmente meu namorado que estão adorando isso – uma luz no fim do túnel). Eu posso dizer, com certeza, que seu site me fez uma pessoa melhor! Mais confiante, mais apta a tentar, acertar, melhorar. Ja fiz cupcake de chocolate (os cobaias, que “afundaram” mas felizmente não solaram, e estavam maravilhosos!), de coco (muitos elogios, com pedidos de receita – sim, ja sai indicando seu site pra bastante gente), petit gateau (que são exatamente como você os nomeou: fabulosos hahah), e pro fim de ano já anotei a receita dos cupcakes de laranja e pão com alho! – ansiosa pra tentar. Ah: mês que vem é meu aniversário e pela primeira vez nessa vida TODA farei meu próprio bolo, ao invés de comprar um (meu objetivo: seu lindo naked cake). Aprendi muita coisa técnica que vai me servir pro resto da vida! Sério, não é exagero quando digo que me sinto uma pessoa melhor, e que sou muito agradecida à você e a sua maravilhosa humildade de passar seu conhecimento para nós através de um site tão lindo, bem feito e cheio de carinho. Um feliz aniversário pra você, cheio de lambidas (amo cachorros, aliás) e muitos, muitos cupcakes. Muita saúde, alegria e SUCESSO. E obrigada novamente. <3
Xará, não faz ideia do quão feliz fico com comentários como o seu. Mesmo! É pra isso que faço o blog, pra isso que ele foi criado. Para compartilhar, ajudar os outros e aprender com vocês, com novas dicas – seja de cozinha ou da vida! Espero que seu aniversário seja incrível com muito doce, feito com amor e carinho por ninguém melhor do que você mesma! E obrigada pelo carinho, é por ele que me esforço por esse cantinho de cupcakes <3
Oi Juliana amei esse bolo!
Vou fazer no final de semana que vem, num almoço que vou dar.
Te pergunto? Qual o tamanho desta forma.
Estou apaixonada por suas receitas e fotografias! Parabéns!
Simone, tem 18cm de diâmetro :) Beijos!
Oi, Ju! Amei essa receita, pretendo fazer nesse fds para comemorar meu aniversário. Fiquei com uma dúvida, depois de preparar a ganache, devo deixar dentro ou fora da geladeira para chegar no ponto de confeitar? E durante quanto tempo? Obrigada. Beijos!
Dani, acho que já perdi o tempo de te responder né? Tenta mandar as perguntas com mais antecedência porque nem sempre eu estou vendo a tempo :(
Oi Juliana, acabei de fazer esse bolo e algo terrível aconteceu. Abri o forno e depois de vinte min. e o bolo murchou. A massa é super leve mas ficou com cara de vulcão invertido rsrsr. Falei pras crianças que o bolo era um vulcão de chocolate. A única coisa que fiz diferente foi assar em uma forma só. O que será que houve?
Marina, quando você assa numa fôrma só, o tempo é diferente porque tem muito mais massa. Logo, ele solou porque você abriu o forno muito cedo! :(
Oi, Ju! Posso bater os líquidos + açúcar no liquidificador, depois despejar numa tigela e aí misturar o resto (farinha, cacau, etc)? Posso substituir o mascavo pelo refinado ou cristal? E dá certo fazer meia receita? Vou fazer em uma forma redonda pequena. Os bolos de festa de chocolate que tenho feito acabam esfarelando muito na hora de cortar, é horrível. Agora vou testar a sua receita! Desculpa tantas perguntas. Se puder me ajudar agradeço desde já! Beijos
Oi Maria, até pode mas provavelmente não vai ficar tão aerado quanto na batedeira. Quanto ao açúcar, se você usar o cristal, a massa vai ficar um pouco mais seca, então você precisa ajustar o tempo no forno. E dá certo sim fazer meia receita, só lembre-se de medir direitinho. Beijos!
Oi, Juliana, acompanho sempre seu blog, acho o melhor de todos!! Como você acha que posso adaptar essa receita para um bolo de 20 cm de diametro? Obrigado!!
Getulio, não vai mudar muita coisa, então eu nem alteraria a receita. As camadas só vão ficar mais finas e, logo, o bolo fica mais baixinho!
Juuuuu, amei esse bolo!! Divino e extremamente chocolatudo rsrsrs…
Fiz na forma de buraco no meio e deu certo também…não tinha açúcar mascavo e coloquei 2xic açúcar e deu super certo…além disso, coloquei gotas de chocolate no meio e fiz calda de chocolate e mais gotas por cima rsrs…enfim, otimo bolo pra um domingo e com esse friozinho então….
Aline, que bom que gostou! Olha, com o açúcar mascavo eu acho que fica ainda melhor. Na próxima tente usar! :D
Juuuuuuu… Esse bolo é tudo, uma receita para se levar para a vida. Todas as suas receitas q eu ja fiz, sempre ficaram ótimas, mas confesso que eu fiquei com medo quando fiz esse bolo, porque ele leva água, e a massa ficou tão líquida #medo. Dai eu so pensava… Confia na Ju… Confia na Ju… Rsrsrs E valeu a pena confiar, ficou uma delícia Muito obrigada por essa e pelas muitas outras receitas. Bjs
Amanda, que bom que deu certo! Tirou fotos? Diga que sim! Me mande! Beijos!
Que maravilha de bolo, Jú!!!!
Como não tinha todos os ingredientes da ganache, fiz uma básica mesmo, só com o chocolate e o creme de leite. Mas, ficou sensacional. Muito bom mesmo!