quinta, 19 de dezembro de 2013

Biscoitos de manteiga de amendoim e bacon, para cachorros

17 Comentários

Completei mais um ano de vida no sábado passado e providenciei uma festinha em casa, para alguns amigos. O diferencial, como deve existir em todos os anos, foi ser uma festa de cachorro, porque o Freddie completava o primeiro ano de vida no domingo. Preparei comidinhas para seres humanos e cães, aproveitando uma trégua das constantes chuvas de verão que Brasília oferece. Foi um sábado muito bom!

dogparty_cupcakeando7
Os cachorros que apareceram foram o Bob, o Tony e o Shaolin. E ainda contamos com a presença especial do gato mais tranquilo que já vi, o Zeus. Afinal, ele passou o dia cercado de cães babões, empolgados e brincalhões, e quase nem se moveu do sofá.

dogparty_cupcakeandoBob!
dogparty_cupcakeando2Tony era frenquentemente confundido com a Mel, que não participou da festa por motivos de: ciumenta demais.
Eu estava com um pouco de medo desse evento, porque pensei que seria bicho demais junto. Eles podiam brigar, ainda mais com o Freddie sendo tão empolgado e saltitante como é. Mas foi melhor do que eu esperava. O Bob e sua energia (além da obediência e calma) ocuparam o aloprado Freddie enquanto o Tony se divertia com brinquedos e o Shaolin passeava entre os convidados, curtindo carinho.

dogparty_cupcakeando4Shaolin!
dogparty_cupcakeando5
Teve bolo também, ou não seria meu aniversário. Fiz três camadas, duas de baunilha e uma de mirtilo assado, intercaladas com creme de confeiteiro e mirtilos frescos. Tudo coberto com ganache de chocolate meio amargo. Tentei um estilo naked cake, mas deu pra notar na foto que não saiu exatamente com aquela beleza das fotos de propaganda. Vou dizer que desconfio muito delas, agora que tenho conhecimento prático.

dogparty_cupcakeando6
dogparty_cupcakeando3
Mas a receita de hoje é desses biscoitinhos especiais para nossos melhores amigos felpudos. Eles merecem.

Biscoitos de manteiga de amendoim e bacon, para cachorros
Rende: mais de 80 mini ossinhos (perdi a conta!)

2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de aveia em flocos pequenos
1/3 de xícara de manteiga de amendoim sem açúcar
1 1/4 de xícara de água quente
1 xícara de bacon picado em quadradinhos bem pequenos

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Misture todos os ingredientes secos em uma tigela grande. Em uma frigideira, frite o bacon até que fique bem sequinho. Não precisa acrescentar óleo nem manteiga, porque o próprio bacon já solta gordura suficiente para isso. Quando pronto, deixe secando em um papel toalha.
2 – Misture a manteiga de amendoim e a água, e depois acrescente aos ingredientes secos. Por último, acrescente o bacon.
3 – Quando virar uma massa, coloque em uma superfície e sove até uniformizar a massa.
4 – Abra a massa entre duas folhas de papel manteiga. Eu abri até 0,5 centímetro e cortei no formato de ossinhos, de 4 cm cada. Nesse tamanho e espessura, eles levam 12 minutos no forno, aproximadamente, em tabuleiros forrados com papel manteiga.

Para aumentar a validade dos biscoitinhos, assim que terminar de assar os vários tabuleiros (eu preenchi 6), coloque-os de volta no fogão ainda quente, mas desligado. O calor vai secá-los aos poucos. Retire somente no dia seguinte e eles vão durar até duas semanas. O Freddie adorou. Mas isso não é parâmetro para nada, já que ele já comeu um controle de ar condicionado, um sutiã, um top, um vestido rendado, várias garrafas plásticas de água e parte do cabo de carregar meu notebook. Uma pequena draga.
É preciso mencionar que apenas uma foto desse post é minha. Todas as outras são da minha amiga Natascha, que, segundo ela mesma, “fez fotojornalismo”. Bonita!

Como foi seu aniversário nesse ano que passou?

  1. Camila Sampaio
    19 de dezembro de 2013 - 09:04

    Estava esperando ansiosamente esse post kkkkkkk

    Deve ter sido ótima mesmo. Sabe se esses biscoitos podem ser devorados por filhotinho, 2 meses?

    Um beijo!

  2. Camila Sampaio
    19 de dezembro de 2013 - 09:04

    Estava esperando ansiosamente esse post… kkkkkkk

    Deve ter sido ótima mesmo. Sabe se esses biscoitos podem ser devorados por filhotinho, 2 meses?

    Um beijo!

    • 21 de dezembro de 2013 - 22:17

      Camila! Acho que sim, se ele já tiver dentinhos fortes. Porque esse biscoito fica realmente bem crocante, do jeito que cachorros gostam! :)

  3. Maíra S.
    19 de dezembro de 2013 - 14:57

    Como deve ter sido divertida essa festa! Muito lindos os cachorros!

  4. ana cleide cerveira lima
    19 de dezembro de 2013 - 17:10

    Juliana,

    Aproveitando a oportunidade, PARABÉNS pra você , por essa pagina maravilhosa e que tenha um FELIZ NATAL cheio de bençãos.
    Nao tinha comentado antes,mas sempre aprecio e faço as receitas, porque passei por um momento de muita tristeza mas, com a graça de Deus , hei de superar.
    Um ano de 2014 cheio de muita Paz e receitas maravilhosas!!!

    Um abração.

  5. 19 de dezembro de 2013 - 17:25

    Já tava com saudades dos seus posts, Ju! E Feliz Aniversário atrasado. ;)

    bjs!

  6. 19 de dezembro de 2013 - 17:25

    Já tava com saudades dos seus posts, Ju! E Feliz Aniversário atrasado. ;)

    bjs!

  7. mariangela
    27 de dezembro de 2013 - 17:05

    Parabéns atrasado muita luz e paz..
    Gostaria de dar os parabens tb pela receita de biscoito dos seus bichinho
    .e. gostaria de saber onde vc compra manteiga de amendoim.bjs e aguardo resposta

  8. 07 de fevereiro de 2014 - 07:44

    […] fui fazer biscoitos de cachorro e cupcakes para meu aniversário, para a Yoko, o Freddie e a Mell, precisava de manteiga de […]

  9. Vivian
    03 de março de 2014 - 18:56

    Oiii, vi a receita de Biscoitos de manteiga de amendoim e bacon, para cachorros. Bacon é apropriado para cães?

    • 23 de março de 2014 - 09:56

      Vivian, sim, quando ingerido com moderação. Nessa receita, uso muito pouco bacon, e, claro, retiro a gordura antes de fritá-lo. Beijos!

  10. Suellen
    24 de março de 2014 - 00:46

    Adorei seu site!!!!
    Porém, como Médica Veterinária é meu dever informar que: cães não podem ingerir bacon (por ser um alimento riquíssimo em gordura) e muito menos amendoim (pois este pode possuir uma toxina LETAL para os cães)!!!!!

  11. Suellen
    24 de março de 2014 - 00:47

    Ahhh,sem contar o chocolate que é alimento PROIBIDÍSSIMO para os cães!!!!!!

    • 26 de março de 2014 - 15:57

      Oi Suellen! Já te respondi via email, mas vou postar aqui também pra que todo mundo tenha acesso: Eu não coloco as coisas sem pesquisar e consultar antes. Para ambas as receitas para cachorros que eu tenho no blog, eu consultei dois veterinários em Brasília acerca dos ingredientes e ambos me deram o aval e o OK para o consumo tanto para meus cães quanto para publicar no blog. Assim como me foi repassado por duas veterinárias cujo trabalho eu confio 100% (uma delas salvou minha cachorra três vezes de um câncer que todos os outros vets diziam ser impossível), bacon em pequena quantidade e sem a gordura não faz mal aos bichinhos, contanto que seja consumido com moderação. Ou seja, não é pra sair dando 30 biscoitos por dia. O mesmo para o cupcake de cachorro do blog, cuja receita foi aprovada pelas duas (uma delas inclusive comentou no post da receita). Enfim, meus cães comem, cães de amigos comem e nunca houve nenhum problema seguindo a receita e a recomendação de consumo que eu recebi.
      Acho válido seu comentário aqui e vou deixá-lo exatamente para que outras pessoas possam julgar o que elas acham melhor para seus bichinhos, que são tão importantes na nossa vida! Beijos e muito obrigada!

  12. claudinhha pires
    09 de maio de 2014 - 15:18

    Oi Ju, amo seu blog e estou descobrindo ele aos poucos…vi a receita de biscoito p caes e amei, mas deixa eu te perguntar uma coisa: da p substituir a manteiga de amendoim por outra coisa?bj!

    • 05 de junho de 2014 - 23:22

      Claudinha, como é uma receita específica para os cães, é melhor não tentar fazer substituições drásticas assim, porque pode trocar por outra coisa que eles não podem comer. Beijos!

  13. Aline
    18 de dezembro de 2018 - 21:37

    Conheci seu blog hoje através da receita de cupcake de limão com manjericão pelo site da Dani Noce e, confesso que estou maravilhada com suas receitas de cupcakes. Fiz esse de limão com manjericão e de todos que já fiz foi o que ficou mais perfeito na forminha. Muito obrigada por compartilhá-las. Beijo

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!