sexta, 12 de junho de 2015

Biscoitos de coco e três anos de blog!

27 Comentários

Três anos atrás, eu estava fechando os últimos detalhes para publicar o primeiro post do Cupcakeando. Era só introdutório, como vocês podem ler aqui, mas já era muito importante pra mim. O blog tomou proporções maiores do que eu imaginava, numa velocidade maior do que eu previa. E tudo isso eu devo a vocês, leitores queridos, que me acompanham aqui, me incentivam, me elogiam e me divulgam por aí! Obrigada! Nesse ano não tem sorteio porque, como sabem, estou na pindaíba com dívidas de reforma. Mas tem muito amor pra todos vocês. <3 biscoitos_coco
Reli esse primeiro post e resolvi ver o que está diferente desde aquele dia.
Eu ainda sou uma jornalista que detesta redação. Continuo com mais paixões do que o tempo me permite: por exemplo, atualmente, ando louca de vontade de começar uma mini horta caseira e me tornar a diva dos produtos homemade, mas não arrumo tempo pra ir atrás de tudo que preciso para ser uma pequena jardineira.

biscoitos_coco2
Ainda amo ler, mas confesso que estou defasada. Já tem praticamente um ano que não leio livros de ficção. A única coisa que tenho tempo para folhear é o Comida e Cozinha do Harold McGee. Parte da culpa é do Netflix, maldito! Chego em casa e já ligo em alguma série, filme, documentário.
Freddie Mercury continua sendo o único rei deste mundo. Mas do meu mundo particular, tenho ele, o Sr. Namorado e o Freddie felpudo como reis.

freddie_sleepy
Esse felpudo.
Ainda amo Brasília, mas preciso me retratar com a América Latina. Saí da minha redoma de preconceito – eu tinha mesmo e eu sabia que era puro pré-conceito – e, depois de conhecer Buenos Aires, nunca mais fui a mesma. Já voltei duas vezes e sempre que penso em férias sem dinheiro, penso em fugir pra lá de novo. Cidade linda demais! Com isso, vou me abrir para novas perspectivas. Chile, talvez. Peru, com certeza.
Não moro mais numa casa com uma grande cozinha, mas encontrei na minha cozinha pequena e estrategicamente planejada o meu lar. E desse espacinho, saem coisas gostosas (e às vezes pequenos desastres) pra mostrar pra vocês.

Biscoitos de coco
Rende: esqueci de contar, mas acho que foram uns 30

200g de manteiga
1 1/3 de xícara (300g) de açúcar
1 1/4 xícaras (95g) de coco ralado
2 xícaras + 2 colheres de sopa (235g) de farinha
1 colher de chá de extrato de baunilha
2 gemas

1 – Em uma tigela, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme leve e fofo.
2 – Adicione o coco ralado e a baunilha, bata mais uma vez, e depois acrescente as gemas, uma a uma, batendo novamente até incorporar tudo.
3 – Adicione a farinha de uma vez, cubra a batedeira com um pano e ligue na menor potência. Misture até sentir que a batedeira está começando a ter dificuldade em incorporar tudo, daí você pode levantar o pano (o risco de ter uma nuvem de farinha em casa acabou). Pare de bater e misture o resto com as mãos, sem trabalhar muito a massa.
4 – Abra a massa entre duas folhas de papel manteiga até a espessura desejada. Eu fui até meio centímetro mais ou menos. Leve para gelar por pelo menos 1 hora.
5 – Ligue seu forno em 180˚C. Retire a massa da geladeira e corte seus biscoitos. Os meus tinham aproximadamente 5cm de diâmetro com esse cortador bonitinho. Coloque-os em uma fôrma com papel manteiga e leve para assar por aproximadamente 10 minutos. Lembre-se que se você aumentar ou diminuir o tamanho, o tempo no forno vai variar para mais ou para menos. Eles estão prontos quando começarem a ficar levemente dourados nas laterais.
6 – Deixe que esfriem em grades antes de remover do papel manteiga, porque eles vão estar moles até chegarem à temperatura ambiente.

Sim, aqui continua com muita sujeira na cozinha. Nunca vai acabar, se depender de mim, e espero que vocês sempre acompanhem. Como já dizem os biscoitos: obrigada! :)

biscoitos_coco3
Que venham mais anos de Cupcakeando pela frente!

  1. Mari
    12 de junho de 2015 - 11:19

    Como disse esses dias atrás que cheguei lá na na primeira postagem depois de devorar o seu blog que nem uma louca, agradeço por você ter essa boa vontade de compartilhar essas coisas lindas e deliciosas que você faz! E siiiim, continue sempre! Parabéns! Bjo

  2. Lia Domingues
    12 de junho de 2015 - 11:56

    Ah, o Chile é maravilhoso… :)
    Se puder, vá ao deserto do Atacama. Realizei esse sonho em 2009, uma das melhores viagens que tivemos.
    E parabéns pelo blog. Acompanho não tem muito tempo, mas já está entre os favoritos.
    Abraço!

    • 17 de junho de 2015 - 18:48

      Lia, vou anotar a indicação! Gosto de lugares diferentões! :D

  3. Elizabeth Annes
    12 de junho de 2015 - 12:29

    Ju, legal fazer horta. A minha está meio desarrumadinha, mas rende alfaces, rúculas, tempero verde, cebolinha, xuxu, couve, manjericão, manjerona, erva cidreira. A dica que queria te dar aprendi com Jamie Oliver. Ele tem uma granja ou sítio onde faz alguns programas e ele mesmo planta os legumes e hortaliças. Algo lindo. Ele tem batatas de todo tipo. Ele mostrou que se pode plantar batatas num saco de estopa cheio de terra. Abre-se um lado menor do saco, enfia-se uma batata no meio dele e fecha-se o saco novamente. O tempo é que não consigo lembrar quanto, mas depois de algumas semanas o saco pode ter até dez kilogramas de batatas. Um achado! Claro que tem que tomar uma chuvinha para germinar e crescer. Achei muito fácil.
    Gosto de fazer tuas receitas e me delicio comendo. Um chá para acompanhar e aquela satisfação de produzir coisinhas belas e gostosas. Um abraço da Beth.

    • 17 de junho de 2015 - 18:48

      Elizabeth, obrigada pelas dicas! Mas meu apartamento é bem pequeno, não acho que dá pra fazer isso tudo aí…

  4. Soraya
    12 de junho de 2015 - 12:54

    Parabéns pelo blog!!!
    Eu sempre acompanho as receitas e amooo os resultados, são sempre uma delícia!
    A gente é que agradece sua dedicação e bom gosto em fazer tudo aqui tão bonito.

  5. Mitchelly
    12 de junho de 2015 - 15:50

    Parabéns, Ju. Tenho certeza que você já ajudou muitas pessoas nesses três anos. Só conheci o blog há alguns meses, mas já tem me ajudado bastante. Então que venham mais e mais anos pela frente! ♥♥

  6. Elisabete
    12 de junho de 2015 - 22:30

    Parabéns,pelos 3 anos de existência,amo o seu blog pois sempre tem novidades.
    E obrigada por compartilhar o seu conhecimento,pois ajuda e incentiva quem quer
    aprender algo novo.
    Felicidades e sucesso para você e o blog,e que continue por muitos e muitos anos.

  7. Katia
    12 de junho de 2015 - 23:19

    Parabéns pelo seu Blog, ADORO!!! Estou sempre atenta as suas novidades e tem me ajudado muito
    Parabéns pelos três anos de Blog e que tenham muitos e muitos aniversários .

  8. Luis
    13 de junho de 2015 - 09:46

    Parabéns pelo blog mais lindo e delicioso da internet! Que venham todos os anos de muito amor, comidinhas lindas e muito sucesso!

  9. Cristina
    13 de junho de 2015 - 21:22

    Parabéns pelo blog. Sucesso sempre. Se tiveres oportunidade de conhecer Montevidéo no Uruguai, não vais te arrepender também. Moro em Porto Alegre e vejo muitas semelhanças entre as duas cidades. O doce de leite lá é algo.

  10. Talita
    14 de junho de 2015 - 16:18

    Olá! Acompanho seu blog há uns dois anos. Comecei um pouco antes de abrir minha confeitaria. Primeiramente gostaria de elogiar seu trabalho. Você e (o acento não saiu) muito talentosa. Parabéns. Gostaria de perguntar qual cortador usou e como escreveu o “thank you”. Dá pra escrever outra coisa?

    • 17 de junho de 2015 - 18:51

      Talita, isso é um cortador pronto, que comprei no RJ. Ele já corta nesse formato e depois carimba as marcações em cima. Beijos!

  11. Ana Paula Lamounier
    14 de junho de 2015 - 19:46

    Parabéns, Ju!!! Que venham muito mais receitas deliciosas e lições preciosas para nós leitores.
    Muitos beijos
    Ana

  12. 14 de junho de 2015 - 20:50

    Parabéns Ju!!!!!!!
    Muitos e muitos mais anos nos dando dicas, receitas fabulosas e muito amor!!
    Vc é demais!!
    EU sou sua fã!! e só Deus sabe como me senti quando li seu email dizendo que era minha fã!!!
    Estou fazendo um curso de “como falar em público” e teremos que nos apresentar, falando sobre algum assunto. Cada um vai falar sobre o que sabe. Escolhi falar sobre cupcakes e escolhi a sua receita de Cupcake de cerveja preta com bacon caramelado. rsrsrs
    Depois te conto como foi. :)
    Fiquei com vontade de ir pra cozinha fazer esses biscoitos!!
    Será que consigo fazer essa receita pra fazer aqueles biscoitos decorados com glacê real?
    Tenho passado seu blog nas minhas aulas! :D
    Beijos e muito sucesso!!

    Isa

    • 17 de junho de 2015 - 18:52

      Isa, mas eu sou fã de todos vocês que produzem essas coisas lindonas que vejo por aí! Com ou sem dicas do blog, fico sempre muito feliz de ver mais e mais comida feita por mãos de verdade, ao invés de robôs. :)
      Olha, esses biscoitos são mais delicados, mas dá sim pra decorar com o glacê! Talvez os faça com uma espessura maior. Beijos!

  13. Bruna
    14 de junho de 2015 - 21:10

    Parabéns pelos 3 anos de cupcakeando Ju!
    Desejo muitos outros anos, muita doçura e alegria para sua vida e para o blog.

    Muito sucesso! :)

  14. Fernanda
    16 de junho de 2015 - 12:36

    Oi, Juliana! Parabéns pelo aniversário do blog!
    Me senti identificada com várias coisas que você falou. Também formei em Jornalismo e detesto redação. Passei um tempo na área, mas vi que não dava mais para mim.
    Amo Buenos Aires! Já voltei várias vezes. Também tenho várias paixões. Arte é uma delas e agora estou me dedicando a esta área como sempre quis.

  15. vivi
    18 de junho de 2015 - 12:23

    Parabéns e obrigada por tudo.
    Uma pergunta, sempre quis fazer cups como os seus. mas suas receitas falam cacau em pó 100%.
    Agora encontrei pra comprar por um preço razoável.
    Mas duas dúvidas me sondam…
    o cacau em pó é da Cargill 100%.
    tem o natural e o alcalino. Qual o melhor pra fazer cupcakes?
    ultima pergunta….
    minha receita fala 1x de chocolate. Posso substituir por uma xícara de cacau? A vendedora disse que cacau vai deixar o bolinho duro.
    ah!!!! eu uso vinagre na receita.
    desculpa e obrigada.
    Besos
    Vivi

  16. vivi
    18 de junho de 2015 - 16:37

    Mas posso usar o alcalino né?! jajajajjaja
    Qual vc usa?!
    Daí pelo menos eu tenho uma base.
    Obrigada mais uma vez.
    Besos

    • 13 de julho de 2015 - 16:44

      Vivi, eu uso um alcalinizado. :)

  17. Camila
    18 de junho de 2015 - 18:28

    Parabéns pelos 3 anos de blog!
    Seu blog é alegre, divertido e inspirador! Sempre faço suas receitas! Amo cupcake em tudo!
    Vá até o Chile … HOJE! rs… Minha comida preferida de lá é o mais simples: o pão! Ainda mais se for o comprado em pequenos armazens do Sul!
    Também ensaio há muito tempo minha hortinha….

    Vida longa ao Cupcakeando!

  18. Camila
    18 de junho de 2015 - 18:57

    PS.: Vc tem o app passagens imperdíveis ? Chega a ter ida e volta pro Chile por 400!!!

  19. Ana
    21 de julho de 2015 - 13:46

    Essa manteiga é gelada ou temperatura ambiente?? Quero muito fazer esses biscoitos!! Amo o blog!

    • 25 de julho de 2015 - 01:37

      Ana, dá uma lida no FAQ do blog! Beijos!

  20. Daysi Mary
    13 de abril de 2016 - 14:31

    Obrigada pela generosidade de compartilhar asdelícias q faz
    Parabéns
    Obrigada

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!