10 de setembro de 2015 foi um dia muito louco. Alguma coisa aconteceu no universo que tudo de mais esquisito, estranho, maluco, grosseiro ou constrangedor resolveu acontecer comigo. E pra algumas pessoas que conheço, o dia não foi muito bom também, então vou assumir que foi um dia zicado.
O dia zicado começou com um plágio das minhas fotos no Facebook, que já estava rolando desde o dia anterior a noite. Depois fiquei sabendo que minha poodle de 17 anos de idade estava defecando com sangue e ninguém próximo dela decidiu ligar logo para a veterinária, o que é absurdo o suficiente. Mas o dia não acabou aí. Eu ainda briguei com um segurança grosseiro do meu trabalho, que, sem a menor razão ou motivo, decidiu quase gritar na minha cara todas as suas frustrações de vida. O que me deixou até com medo de cruzar a recepção novamente e dar de cara com o rapaz. Ele tem 2 metros de altura, gente, socorro.
Também rolou um comentário de uma leitora que me deixou bem chateada – vocês podem ver aqui. Acho que eu estava psicologicamente já bem afetada por tudo de louco que estava acontecendo no dia, porque geralmente comentários assim não me abalam. Mas dessa vez rolou um fuzuê mental aqui.
Continuando o dia zicado, eu ainda quase, por muito pouco, bati o carro. E também consegui molhar minha calça duas vezes com a descarga aloprada do banheiro do trabalho.
Definitivamente, 10 de setembro de 2015 foi um dos piores dias que tive nos últimos anos. Se parece ser pouca coisa esquisita e ruim para vocês, entendam que meus últimos anos têm sido bons e felizes, então pra ter um dia tão recheado de caquinha, é muita zica.
Uma sorte que não passa: a época dos morangos está aí. E eu decidi fazer cupcakes da fruta novamente. Para isso, precisava de purê de morango na receita. Decidi, então, fazer um purê mais profissa do que só bater morangos no processador.
Esse purê serve para qualquer receita de bolo ou cupcake, para misturar à massa, ou para coberturas. Mas essa receita da maravilhosa diva dos bolos, Rose Levy, capta perfeitamente o sabor do morango, deixando ele ainda mais acentuado, por causa da redução do suco.
Não é só pra receitas também. Coma com iogurte, faça uma pink lemonade, sei lá! Chega daquelas caldas açucaradas e enjoativas dos iogurtes dos supermercados, agora você tem o seu!
Faça em casa: Purê de morango
vulgo o melhor purê de morango da sua vida
Rende: 1 1/4 xícara, ou mais
Receita da rainha Rose Levy Beranbaum.600g de morangos frescos (eu comprei 1 caixa com 4 bandejas. Removendo os cabinhos, tinha mais ou menos isso, mas o ideal mesmo é pesar)
2 colheres de chá de suco de limão, espremido da fruta1 – Usando morangos frescos, você precisa congelá-los uma noite inteira, para depois descongelá-los novamente. Eu sei, parece idiota. Mas estamos fazendo esse processo para quebrar as membranas das células e, assim, extrair o máximo de suco possível. Então, congele os morangos durante uma noite inteira, depois retire pela manhã e deixe descongelarem em cima de uma peneira com um pote embaixo, para captar todo o suco. Lá pelo meio da tarde, já devem ter descongelado completamente.
2 – Pressione os morangos contra a peneira, para remover todo o suco possível. Faça isso com força moderada, porque não queremos que as peles e as sementes passem pela peneira, mas queremos extrair todo o suco possível. Você vai ter aproximadamente 1 1/4 xícara de suco depois desse processo. Reserve o que sobrou na peneira – olhe a foto do post pra ver mais ou menos como fica.
3 – Transfira o suco para uma panela e cozinhe em fogo médio para baixo, sempre de olho e mexendo constantemente, até obter 1/4 de xícara da mistura. Não deixe fervendo e saia de perto, ou o suco pode queimar no fundo ou até mesmo transbordar da panela. Não é um brigadeiro, mas ainda sim ele merece atenção e carinho.
4 – Quando reduzir o suficiente, remova do fogo e deixe esfriar. Enquanto isso, processe o que sobrou dos morangos até obter mais ou menos 1 xícara de purê.
5 – Adicione o suco reduzido, quando já estiver mais frio, e o suco de limão. Processe novamente para incorporar tudo e está pronto.
Voilá!
Dicas:
– Você pode usar morangos congelados, na mesma quantidade. Na verdade, a Rose afirma que eles são melhores para a receita. Ainda facilita porque remove o passo mais demorado, que é congelá-los completamente. Usando eles, é só você começar a receita pelo descongelamento.
– Ao invés de cozinhar no fogão, você pode colocar no microondas em um pote de vidro bem alto (porque ele borbulha e sobe) e cozinhar no máximo até reduzir a 1/4 de xícara também. O tempo exato eu não sei porque optei por fazer na panela, mas é só você ir checando e medindo.
– O purê dura 10 dias na geladeira ou 1 ano congelado. Isso mesmo, um ano inteiro congelado. E você pode descongelar, tirar só um pouquinho e recongelar várias vezes sem prejudicar o sabor ou a textura. Acho um esforço válido por algo tão prático e gostoso.
– Meus morangos estavam tão docinhos que não vi necessidade de adoçar o purê. Além disso, como eu ia usar em bolos e coberturas, que já tem muito açúcar, também não quis colocar mais. Mas se você quiser esse purê para comer e quiser adoçar, coloque uns 40g de açúcar e veja se está bom para você. Adicione mais se preferir.
– O suco de limão ajuda a acentuar o sabor dos morangos e deixar um pouquinho mais consistente, então ele é essencial na receita. Não, não fica com gosto de limão.
Qual foi seu último dia zicado?
Adorei! Tenho morangos congelados e não sabia o que fazer com eles. Problema resolvido!
Muito obrigada :)
Quanto ao dia ruim e ao auê com a leitora, let it go! Acho que não vale a pena o stress. O que importa é o que você pensa e, pra falar a verdade, quem tem bom discernimento conseguiu compreender muito bem sua colocação no post. Quanto aos demais acontecimentos do dia, nada melhor do que um dia após o outro. Espero que sua cadelinha esteja bem e que não seja nada grave.
Uma ótima semana, porque hoje é segunda-feira e recomeça tudo de novo!
Beijão
Regina, obrigada pelo carinho! Depois conta se o purê ficou bom! :)
Poxa Ju, sinto muito que tenha passado por tudo isso… tem dia que não é dia mesmo, que parece que o universo conspira contra. Mas às vezes a gente deixa passar uns dias e olhando tudo de outra perspectiva já parece tudo diferente! E não se sinta mal com comentários bad vibes, você num dia ruim, se deparou com o comentário da dita leitora num dia ruim, e aí não podia dar boa :) hahahha
Gostei de saber que esse purê pode ser congelado e recongelado por tanto tempo! Sempre tenho dúvidas sobre a possibilidade de recongelamento de alimentos e perda de sabor… pretendo testar esse!
Beijos!
Vivian, nem tudo dá pra congelar e descongelar sem prejuízo, mas esse dá e isso é ótimo. Eu já descongelei e gelei de novo umas 3 vezes aqui e tá tudo certo por enquanto! :D
Ju, você tem alguma receita de pudim pra indicar?
Olívia, o da minha mãe hahaha, mas preciso pegar a receita com ela e colocar no blog. Você espera? :)
Querida.. seria esse mês seu inferno astral?? ou só um dia zicado mesmo!!
Que coisa.. ainda bem que tudo passa nessa vida. Só não passa essa sua vontade e dedicação em compartilhar suas receitas e dicas super gostosas.
Obrigadaaaa!!
Muito beijos e boa semana!!
Ilza, meu inferno astral em teoria é dezembro, mas se ele resolver ser agora, eu aceito desde que em dezembro esteja tudo perfeito hahahah Beijos!
Oi, concordo com vc foi um dia ruim. Aqui em casa era o dia da cobrança caíram desabando em minha cabeça trocentas cobranças e tristezas de relacionamento das quais eu nem sabia, fiquei zonza e me senti frustrada o dia inteiro, tipo passei o dia no limite do choro. Por isto sou contra guardar mágoa, é preciso falar logo senão tudo se acumula e vc solta quando para o outro tava tudo bem!
Morganna, é assim mesmo, tem dias que tudo dá errado. Mas depois vem um dia bom! É só sobreviver ao dia ruim hehehehe Beijos!
Ju, estou nesse momento desejando que todas as boas energias do planeta te deem uma ajuda. E se vale a dica, toma um banho de sal grosso, arruda, bota incenso pela casa, pula 7 ondinhas, porque oh, está difícil. Mas tudo vai melhorar! Sobre a receita: EU AMEI. Como moro com uma amiga, tudo que é fresco aqui acaba estragando, então essa forma é ótima para comer com meu iogurte natural geladinho pela manhã. Muito obrigado!
Beijo no core <3
Ramon, obrigada! Brasília não tem praia, mas vou pular as ondinhas do lago, hihihihi, espero que funcione. Beijos!
Oi Juliana, eu sou louca por quindim mas ainda não achei uma receita boa, você tem alguma pra indicar?
Morena, fiz um num curso, mas ainda preciso tentar reproduzir em casa pra ver se era verdade ou ilusão do professor hehehe. Daí coloco aqui! Beijos!
Poxa, espero que tu não tenha um dia desses zicados tão cedo, muita energia positiva por ai, manda essa zica pra lá! haha
E o que falar desse pure de morango? parece ser delicioso, já salvei a receita aqui pq um dia também quero fazer!
:)
Assunto nada a ver com a postagem: o que acha de postar alguma receita de cookie, muffin e/ou alguma outra delícia que leve gotinhas de chocolate no meio? Adoro os meus muffins, mas gostaria de experimentar outras receitas. Tenho dó de usar qualquer receita que eu acho por aí porque odeio jogar ingredientes fora quando não dá certo.
Fernanda, tenho planos de fazer mais muffins pro blog, o problema é que sempre esqueço e vou fazer cupcake hahahaha. Mas pode contar com receitas novas de muffins! :)
Oi Ju. dias bons e dias ruins vem e vão. Estou numa fase de não esquentar muito com coisas que não valem a pena. Mas sei que as vezes isso não é muito fácil. Hoje em dia ou você é contra ou a favor. Não tem talvez não? A pessoa tá mudando de opinião sobre uma cidade. Não pode? Hehehehehe. Presta mais atenção no que lê. Adorei a dica do morango. É pra não passar sem dar uma pedidinho, tens alguma receita de doce de ovos? Bjs
Cristina, não tenho! Mas estou devendo fazer, o Sr. Namorado gosta! :)
Ju, morango é vida, ne? Hahahaha
Posso fazer uma observação? Sinto falta do campo de “busca” na versão mobile (se por acaso tem e eu que nao achei, desculpa! Hahah) Falando mesmo só com intuito de ajudar, as vezes alguns detalhes assim só se percebe quando os leitores falam, né?
Beijokas e continue com esses post lindos <3
Raissa, tenho que ver a implementação da busca no mobile! Algumas pessoas já pediram, vocês estão certíssimos :D
Obrigada por tudo que aprendo com você!!!!
Adoro sua página,sempre coisas maravilhosas e defácil
aprendizado.
Deus abençoe sua vida!!!
Beijo da Nayde
[…] de açúcar 1 colher de chá de fermento uma pitada de sal 1/4 xícara de óleo 3/4 xícara de purê de morango 1/2 colher de chá de extrato de baunilha 1/2 colher de chá de suco de limão 2 […]
Olá, Ju! Sei que muitas pessoas devem perguntar isso, mas eu gostaria de saber: por quanto da pra vender os cupcakes? Já vi um cupcake simples de chocolate sendo vendido por R$7.00 aqui em Brasília. Além das suas receitas serem ótimas, as fotos dão água na boca! Fico babando só de ver! Parabéns pelo ótimo trabalho! :*
Milena, leia esse post aqui: http://www.cupcakeando.com.br/dicas/confeitaria-101-quanto-cobrar-pelos-seus-produtos/ :)
Espero que ajude! Beijinhos!
Olá, Juliana!
Será que posso fazer dessa mesma forma com amoras também?
Suas receitas são maravilhosas e as fotos irresistíveis!!!
bjos
Roberta, segundo a Rose Levy, pode sim fazer com praticamente qualquer fruta vermelha! Mas lembre-se de sempre ir provando enquanto faz para checar se o sabor está ok. Beijos!
Fiz nesse final de semana, ficou ma-ra-vi-lho-so!!!! Muito saboroso, fora o cheiro delicioso que fica na cozinha :D
Estou planejando fazer os cupcakes com ele na semana que vem! Mais uma vez, obrigada pelas ótimas receitas.
Olá Juliana!
Você tem receita de outros sabores de purê?
Maria, no blog tem purê de morango e de abóbora. Dá uma busca ali do lado pela palavra “purê” que você encontra. Em breve terá mais! :)
Ju tudo bem!? Adoro suas receitas! Quero saber de vc se posso usar o chantily vegetal pra cobertura, se ele tem maior durabilidade e se faço da mesma forma como vc ensinou? Muito obrigada aguardo
. Quero fazer para o aniversário de 5 anoa da minha filha!
Silvia, o vegetal pode ficar fora da geladeira e a durabilidade dele é maior porque ele tem muito conservante. Pode usar da mesma forma sim, nas mesmas quantidades, acho que funciona :)