Essa época tem algumas vantagens: aproveitei a temporada de abóboras usadas em decoração de festas de Halloween. Em uma delas, tinham essas duas abóboras enormes e lindas – pareciam aquelas de plástico para enfeitar a churrasqueira de casa – esperando para virarem alguma coisa.
Pelas marquinhas na lateral, meus amigos tentaram fazer um rosto em cada uma, mas a ideia não deu certo. Acabaram recortando abóboras em cartolinas laranjas. Então, fiquei paquerando as de verdade durante toda a festa. Elas também me queriam, eu senti isso, elas queriam virar um prato bem gostoso. Pedi à dona da casa para levar embora, com a promessa de o que quer que viesse da fruta, ela provaria.
Como queria aproveitar o máximo possível, resolvi fazer purê de abóbora. Percebi que várias receitas começam com ele, talvez por ser mais prático para americanos e europeus. Mas como aqui no Brasil não se vende purê de abóbora enlatada, fui fazer experimentos na cozinha.
Purê de abóbora
Rende: 2 1/2 xícaras de purê, com uma abóbora de 30cm de altura
1 abóbora, do campo, moranga ou japonesa (a que você preferir)
1 – Lave bem a abóbora inteira. Seque com um pano e saque sua melhor faca de cozinha. Corte lateralmente a parte de cima, retirando o cabo. Corte em quartos. Não é preciso tirar a casca ainda, faremos isso mais pra frente.
2 – Ligue seu forno em 180˚C, para ir pré-aquecendo.
3 – Comece a retirar as sementes das abóboras com a ajuda de uma colher. O jeito é raspar mesmo. Se algumas ficarem presas, corte com a faca.
4 – Cubra uma fôrma de assar bolo com papel manteiga e posicione os pedaços da abóbora com a casca para baixo. Leve ao forno por 40 minutos ou até que ela esteja macia. Espete um garfo para saber: se entrar facilmente, está ótima.
5 – Retire e espere esfriar por uns 15 minutos (eu programei meu forno para 45 minutos e fui jantar. Quando voltei, o forno havia desligado no tempo certo e ela estava morna).
6 – Quando puder segurá-las, retire as cascas com a ajuda de uma faca serrilhada. Elas terão amolecido e sairão facilmente.
7 – Corte em pedaços menores e coloque em um multiprocessador ou liquidificador. Pulse até que tudo vire um purê.
8 – Prepare uma tigela pequena com um pano de cozinha limpo por cima. Derrame todo o purê em cima do pano. Torça para fechar e aperte bem. Retire todo o líquido que você conseguir, tomando cuidado para não levar junto o próprio purê. Jogue a água que sair fora.
Você pode usar imediatamente em qualquer receita que peça purê de abóbora. Você também pode colocar açúcar e comer puro mesmo. Caso não vá usar agora, guarde em um pote bem lacrado na geladeira ou em sacos ziplocs, como eu fiz. O purê dura duas semanas na geladeira ou até 7 meses no congelador.
Lembre-se que cada purê terá um sabor diferente dependendo do tipo da abóbora que você usar. É importante fazer o último passo para retirar o suco da abóbora, pois muito líquido em confeitaria pode desequilibrar a receita e estragar o resultado final.
Claro que esse purê, além de virar um risoto aqui em casa, vai se transformar em cupcake essa semana. Aguarde a receita!
O que sobrou da sua festa de Halloween?
Adorei!!!
Morei em Nova Iorque pr Quatro Anos, porque o maridoco foi transferido, bom vamos ao que interessa!!! Kkk
Enquanto Morava por lá, fiz moooooita Coisa gostosa de biscoitos a tortas, tanto ces om salgadas com os pures de abóbora enlatados!
De Volta a minha terra ultra amada, deixei minhas receitas com purê de abóbora de lado, mas depois desse post, lá vou eu pro mercado atrás de abóbora e ziplock pra fazer purê e congelar!!!
Brigadinha esse post tá o “bicho” de bom!!!!!
Beijo de Harmonização !!
Oi Clarinha! Que bom que gostou do post!
Eu vi que por lá é muito fácil achar purê de abóbora, mas que aqui é bem incomum! Mais normal achar abóbora cortada em pedaços, né? Bem, agora você já sabe fazer o seu caseiro, e delicioso!
Uma dica: quando terminar, passe o purê por um pano de cozinha para retirar a maior parte do suco. Muito líquido interfere nas receitas comuns de bolo, torta e biscoitos.
Um beijo!
[…] pó 3/4 colher de chá de bicarbonato de sódio 1/4 colher de chá de sal 3/4 de xícara (400g) de purê de abóbora 1/2 xícara de leite 1 colher de chá de extrato de baunilha 1/4 de xícara e 2 colheres de sopa […]
ola ,gosto muito de cozinhar ,gosto de inventar na cozinha mas gostaria de fazer algo doce e salgado com a abobora cabocha , gosto muito da textura e do sabor dela mas estou sem saber como bolar algo gostoso .
abraços
jose luiz
Oi José!
Abóbora cabocha eu não conheço… tens foto dela para me mandar?
Beijo grande!
Juliana,
A kabocha é o nome da abóbora japonesa – dá para trabalhar com ela do mesmo modo que se trabalha as outras abóboras (já fiz tanto pumpkin pie com ela quanto um molho de abobora e cream cheese para uma panela de macarrão tipo penne).
Parabéns pelo blog e pelas receitas!
Eu adoro cozinhar, e tenho uma paixão especial por cupcakes. Estava pesquisando coisas novas e me deparei com o seu blog, salvei varias receitas de cara, sem nem testar! rsrsrs Você passa confiança no que faz, parabéns
E o blog tem um design lindo, bem clean e fofo!
E por favor, continue testando mais e mais receitas e compartilhando conosco ;)