sexta, 25 de outubro de 2013

Faça em Casa: Pasta americana

101 Comentários

Como eu já disse aqui no blog antes, tenho um verdadeiro fascínio por reproduzir em casa coisas que compramos prontas. Adoro o que é homemade. Por isso tenho essa categoria específica no blog, o Faça em Casa, para mostrar que, às vezes, é bem legal fazer em casa o que a gente compra industrializado e cheio de conservante por aí. Hoje, a vez é da pasta americana.

faca_em_casa_pasta_americana2
Quem faz cupcakes ou bolos, certamente já teve que trabalhar com ela em algum momento, ou pelo menos chegou a pesquisar sobre. Ela é feita basicamente de gelatina, glucose e açúcar. E muito açúcar. Eu não sou particularmente fã de pasta americana exatamente porque ela é extremamente doce. Quando faço decorações em cupcakes com ela, deixo uma camada bem fina de pasta, ou produzo apenas detalhes de decoração (como uma flor ou uma joaninha pequena).
Esta receita sempre me agradou bastante em fazer, desde que experimentei pela primeira vez, porque a consistência e o sabor finais são muito bons, sem contar que ela fica bem branquinha mesmo.

Pasta americana caseira
Rende: aproximadamente 600g
Receita por Sandra Dias.

4 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de gelatina em pó incolor
1 colher de sopa de glucose
1 colher de chá de essência de amêndoas ou de baunilha branca
1 colher de sopa de margarina culinária
700g de açúcar impalpável peneirado

1 – Em uma panela pequena, hidrate a gelatina com a água. Basta polvilhar a gelatina por cima da água e esperar um ou dois minutos. Quando não houver mais gotas de água na superfície, ela está hidratada.
2 – Encha outra panela com água fria e leve ao fogo para fazer um banho-maria. Imediatamente, coloque junto a panela com a gelatina. Não espere para a água do banho-maria ferver para colocar a panela, porque você correrá o risco de queimar a gelatina.
3 – Quando a gelatina derreter, acrescente a glucose, a margarina em pequenos cubos e a essência de sua preferência. Misture um pouco para incorporar tudo e retire do fogo. Não precisa deixar a mistura ali mais do que o tempo suficiente para derreter a gelatina. O calor naturalmente irá derreter a margarina.

faca_em_casa_pasta_americana3Como exemplo, a minha panela quando fui verter sob a mesa: os pedaços de margarina ainda estavam inteiros.
4 – Prepare, em uma pedra de mármore, um pequeno “vulcão” de açúcar, conforme a foto abaixo. Não use todo o açúcar, pois pode ser que você não precise de tudo – deixe três ou quatro colheres de sopa de açúcar de fora a princípio. No centro, despeje a mistura e comece a trabalhar com uma colher.

faca_em_casa_pasta_americana
5 – No começo, não dá pra mexer com as mãos, pois tudo estará muito grudento. Vá incorporando o açúcar e usando um raspador de mesa, se necessário. Aos poucos, a mistura começará a adquirir consistência suficiente para que você comece a trabalhar com as mãos, sovando igual um pão. Vá incorporando cada vez mais açúcar, até que a massa pare de grudar na sua mão. Não coloque muito, senão ela ficará quebradiça demais. Se precisar de mais açúcar, use as colheres que ficaram de fora. Sove até obter uma massa lisa e bem branquinha.

Está pronta a sua pasta americana. Com a prática, eu descobri que ela está melhor assim que é feita. Portanto, se precisar cobrir um bolo, faça-a na hora e cubra-o imediatamente.
Para armazená-la, divida em dois tubos de massa e envolva com papel plástico, removendo todo o ar possível. Guarde em um pote vedado, em temperatura ambiente, por no máximo duas semanas. Como pasta americana não gosta de umidade, ela jamais deve ser armazenada na geladeira.
Na semana que vem, vamos usar essa pasta em uma decoração muito bacana de Halloween. Estava só esperando esse post sair e, a partir de hoje, vou dar dicas de decorações com pasta americana também!

E você, já fez pasta americana em casa? Gosta de trabalhar com ela?

  1. Daniela
    26 de outubro de 2013 - 11:25

    Oi Juliana!

    Eu sempre tive muita curiosidade em saber mais sobre a pasta americana e como/onde utilizá-la.

    Acompanho o seu blog há pouco tempo e sou bem leiga quando o assunto é cozinha, rs, por isso fiquei com dúvidas em relação a certos ingredientes (como a margarina, glucose e açúcar impalpável) eles são fáceis de serem encontrados?

    Parabéns pelo seu trabalho!

    Beijinhos

    • 08 de novembro de 2013 - 18:27

      Daniela, margarina você encontra em qualquer supermercado. Glucose e açúcar impalpável tem para comprar em lojas de confeitaria. Beijos!

  2. jaqueline
    26 de outubro de 2013 - 12:11

    oi,ja fiz ak em casa uma vez,na hora deu super certo,guardei ela bem fechadinha no armario,depois de umas semanas,ela ficou toda melenta e mofada,o q sera q aconteceu?

    • 08 de novembro de 2013 - 18:44

      Jaqueline, a pasta tem que ficar armazenada em um local fresco, longe do sol, e embalada completamente sem ar. Talvez algum desses fatores fez mofar. Porém, mais que duas semanas pode mesmo mofar, o prazo de validade dela é esse. Beijos!

  3. 26 de outubro de 2013 - 13:03

    Oi Juliana!

    Uso a pasta americana para decorar os cupcakes. Vou amar suas dicas de decoração!

    Lá na fan page vc pode olhar uns modelos q fiz…

    Bjks

  4. Josye
    26 de outubro de 2013 - 15:49

    Oi, Juliana! Sou leitora silenciosa do seu blog desde quase o comecinho. Achei por um acaso numa busca na internet e virei mega fã. Já testei várias receitas suas! Essa da pasta americana caiu como uma luva para mim porque estava decidida a fazer cupcakes decorados com ela para o meu aniversário. Sempre achei que fosse difícil de fazer, mas vc fez parecer tão simples… Estou super animada para tentar fazer a minha aqui em casa. Bjos!

  5. 28 de outubro de 2013 - 07:51

    […] de pirulito Pasta americana branca Corante preto em gel Essência de […]

  6. camila
    10 de novembro de 2013 - 18:37

    oi juliana estou começando no ramo de doces faço bombons pra vender e acabei de criar um blog pra divulgar meus doces,sempre tive o sonho de trabalhar por conta própria e o que eu gosto mesmo de fazer e doces, pois já estou cansada de trabalhar pros outros principalmente em casa de família tenho apenas 25 anos de idade e quero tentar algo novo,que dica você pode me dar a respeito disso.

    • 11 de novembro de 2013 - 15:33

      Camila, que bom que está começando nesse ramo tão gostoso! Tenho várias dicas aqui no blog, basta ir lendo e procurando informações que você vai encontrar bastante coisa! Beijos!

  7. 18 de novembro de 2013 - 14:31

    Oi! Eu já acompanho o blog há um tempo (sempre quietinha, haha) e adoro! Eu trabalho com bolos, cupcakes e docinhos e quero me especializar em bolos artísticos. Semana passada entrou uma encomenda de última hora, me vi sem pasta americana e lembrei que salvei esse post no Feedly – e foi minha salvação!

    Adorei a receita, super fácil (muito mais que outras duas que já tinha testado) e muuuito rápida, adorei!

    Já li um pouco sobre a Sandra Dias por aí e estou pensando em fazer algum curso com ela. Você já fez alguma coisa com ela ou a receita é dela só por coincidência?

    Obrigada de novo e parabéns pelo blog :)

    • 04 de dezembro de 2013 - 11:02

      Julia, nunca fiz cursos com ela, mas achei ela bem didática e instrutiva no vídeo que encontrei essa receita. Ela deve ter cursos muito bons!
      Que bom que o blog te ajudou! :)

  8. Sueli Ferreira
    10 de dezembro de 2013 - 11:46

    Na semana passada fiz a pasta americana, pela primeira vez, de acordo com receitas que tirei da internet, que são semelhantes a sua. Usei Glucose branca e gordura vegetal no lugar de mel e margarina. Não ficou tão branca quanto eu gostaria, mas foi simples de fazer. Minha duvida é: a quantidade de ingredientes que vc usa é suficiente apenas para cobrir o bolo ? mas que superfície???? 30 cm, 50 cm ???? Sobra para algum tipo de enfeite? É que preciso fazer mais um bolo para esse final de semana. Obrigada

    • 15 de dezembro de 2013 - 00:30

      Sueli, ela cobre um bolo de uns 25cm de diâmetro, altura média. Sobra alguns pedacinhos de pasta americana, mas não rende muito para vários enfeites. Beijos!

  9. Thaila
    10 de dezembro de 2013 - 21:30

    Boa noite Juliana,

    Trabalho com Bolos,Bombons,Cupcake e docinhos, sempre tenho clientes perguntando sobre pasta americana, nunca tive a coragem de fazer por sempre achar q e muito dificil, adorei sua dica, mas tenho uma duvida, ela não pode ficar umida correto?
    neste caso como que faço para cobrir um bolo que ficou montado refrigerado para cobrir no dia seguinte? e o bolo não podera ser tão molhadinho também correto?

    Obrigada Thaila

    • 15 de dezembro de 2013 - 10:26

      Thaila, é uma excelente pergunta. Um bolo molhadinho e úmido, coberto com pasta americana e deixado na geladeira, vai lentamente transpirar soltando mais umidade e, consequentemente, molhar a pasta americana. Isso é natural. Para a pasta americana ficar sequinha em cima desse bolo, você precisa deixar ele do lado de fora por algumas horas, para secar a pasta. Ou seja, para bolos com frutas frescas no recheio ou na massa, não é indicado cobrir com pasta americana. Geralmente, o ideal é fazer uma maquete mesmo. Beijos!

  10. LUELY LYRA MAIA ANDRADE
    11 de dezembro de 2013 - 15:57

    GOSTARIA DE SABER SE ELA FICA MUITO DOCE??

    • 21 de dezembro de 2013 - 12:25

      Luely, é uma massa feita de gelatina e açúcar, e muito muito açúcar. Então, sim, pasta americana em geral é muito doce. Beijos!

  11. Eliane Tolentino
    17 de fevereiro de 2014 - 14:19

    Oi Juliana,
    adorei td que vc postou, pena só hoje ter conhecido seu blog, suas postagens são fantásticas, enche a boca d’agua! parabénsss

  12. Francisca Reis
    21 de fevereiro de 2014 - 19:14

    Juliana por favor me ajude ja fiz diversas receitas de pastas todas ficam cheias de pintinhas umas bolinhas grudentas as vezes formam depois das flores pronta de já agradeço.

    • 27 de fevereiro de 2014 - 21:10

      Francisca, você precisa sovar bastante a pasta para remover as bolinhas, e ter certeza que não está esquentando demais a gelatina. Beijos!

  13. Isabel
    28 de fevereiro de 2014 - 19:28

    Gostaria de tirar uma dúvida. Por que meus cupcakes ficam soltando das forminhas? E resolví fazer a cobertura de ganache. Pela segunda vez, ficou cheio de bolinhas e qdo fui confeitar, o ganache começou a derreter e virou uma bagunça. Tem como me ajudar a descobrir o que está acontecendo?

    • 23 de março de 2014 - 09:49

      Isabel, o mistério das forminhas que se soltam não tem muita explicação exata. Tem a ver com a receita, com o clima, com a forminha (marca), com a gordura da receita, etc etc etc – é uma junção de muitos fatores, ou talvez nenhum deles. Recomendo que vá tentando alterar cada uma dessas condições citadas até ver qual funciona melhor. Se continuar acontecendo, recomendo que troque de receita. É melhor e te dá menos dor de cabeça.
      Quanto a ganache, as bolinhas devem ser do creme de leite, de baixa qualidade. E quanto ao derretimento, provavelmente ele tinha líquido demais ou estava muito quente na sua cidade. Beijos!

  14. Ingrid Paulino
    28 de março de 2014 - 12:47

    Olá Juliana, estava fazendo algumas pesquisas de receita de pasta americana e encontrei a sua, achei a mais simples de todas. Estou com dúvida em relação a glucose ela é líquida ou em gel?

    • 01 de abril de 2014 - 13:58

      Ingrid, essa glucose é líquida, mas ela é bem bem consistente, quase um gel, mas chamamos de líquida. Beijos!

  15. Elda oliveira
    07 de abril de 2014 - 14:49

    Gostaria de saber se posso tingir a pasta americana com corante liquido

    • 15 de abril de 2014 - 21:11

      Elda, corante em gel apenas. Líquido vai estragar a pasta americana. Beijos!

  16. 13 de abril de 2014 - 22:10

    Boa noite Juliana! Queria saber como colorir a pasta, se é melhor a anilina em gel ou a líquida? E querendo aumentar a quantidade, é só dobrar a receita, dá certo? Obrigado…

    • 27 de maio de 2014 - 16:39

      Dyego, use corante em gel. Corante líquido vai estragar a pasta com a umidade. Pra fazer mais, basta dobrar ou triplicar a receita, mas acredito que fique complicado pra sovar uma massa tão grande assim. Beijos!

  17. Laura
    23 de abril de 2014 - 06:50

    Bom dia, Juliana. Gostaria de saber se o açúcar impalpável é o mesmo que açúcar de confeiteiro. Obrigada, adoro seu blog!!

    • 29 de maio de 2014 - 23:38

      Laura, não, na maioria das marcas vendidas no Brasil, eles são diferentes! Beijos!

  18. 02 de maio de 2014 - 15:19

    Queria saber se o açucar empalpavel e o mesmo que o açucar de confeiteiro

  19. Adriana Coelho De Azevedo
    09 de maio de 2014 - 16:32

    Boa tarde!
    Pode usar essas essencias liquidas de supermercado?
    Adriana

    • 05 de junho de 2014 - 23:25

      Adriana, sim, é delas mesmo que a receita trata. Beijos!

  20. Ana
    19 de maio de 2014 - 12:03

    Oi Juliana, gostaria de saber aonde encontro a glicose e se posso usar a gordura vegeta no lugar da margarina.

    • 06 de junho de 2014 - 00:03

      Ana, você encontra glucose (glu, e não gli! Cuidado!) em lojas especializadas em confeitaria. Pode usar gordura vegetal sim, mas pode ser que ela não fique na mesma consistência da mesma forma. Beijos!

  21. Elisa da Silva Zeferino
    04 de julho de 2014 - 10:34

    Olá!!!estou começando agora no ramo de cupcakes e adorei suas receitas mas quero saber se é normal a pasta americana ,além de ser doce demais ter algum cheiro estranhompois comprei uma industrializada e veio com uma cheiro super forte. Obrigada

    • 04 de julho de 2014 - 11:24

      Elisa, pasta americana é doce demais porque ela é feita basicamente de açúcar (muito açúcar) e gelatina, como você pode ver na minha receita. E sim, ela tem um cheiro esquisito mesmo. Gosto mais da caseira exatamente porque conseguimos controlar isso usando essências e extratos de melhor qualidade. Beijos!

  22. 08 de julho de 2014 - 08:51

    aiiiiiiii que delicia….. a gente gosta de comer pratos novos…
    940394804

  23. heleneide pereira fabricio martins
    17 de julho de 2014 - 15:10

    boa tarde gostaria de saber o segredo da pasta não rachar quando cobrir o bolo principalmente quando o bolos e de andar

    • 05 de agosto de 2014 - 15:33

      Heleneide, o segredo é trabalhar rápido e evitar o ressecamento. Também não da certo trabalhar em lugares com ar condicionado ou muito secos, a pasta vai quebrar rápido. Beijos!

  24. Beatriz Maria Lhanos Panfilo
    30 de julho de 2014 - 19:40

    Oi Juliana. Tentei fazer a pasta americana não a sua receita que inclusive vou testar, a que eu fiz comecei a dar o ponto achei que estava, quando comecei a abrir a massa ela começa a quebrar, será que vc tem uma dica pra mim ou me dizer no que errei? Muito obrigada Bia.

    • 14 de agosto de 2014 - 00:26

      Beatriz, ou estava muito seco na sua cidade ou você acrescentou açúcar demais! Beijos!

  25. Eustaquia
    21 de agosto de 2014 - 18:34

    Boa noite! Gosto de tudo que vc escreve, me tire uma duvida, posso
    embalar os pirulitos de chocolate cobertos com pasta americana, logo em seguida
    da aplicaçao? Duvida cruel, ja to na faze de embalar, porem acabei de fazer. Obrigada!

    • 22 de agosto de 2014 - 09:31

      Eustaquia, não conheço essa receita. São pirulitos de chocolate puro? De qualquer maneira, eu preferiria esperar secar antes de colocar no saco. Beijos!

  26. fernanda
    26 de agosto de 2014 - 20:27

    e para fazer outras cores

  27. 29 de agosto de 2014 - 14:21

    Juliana ja faço essa pasta americana, aprendi num curso que eu fiz ela realmente é otima e gostosa, olha que eu odiava pasta americana nao comia de jeito nenhum, mais essa derrete na boca muito boa mesmo.

  28. Renata
    29 de agosto de 2014 - 23:07

    Oii Juliana!

    Outra dúvida: dá pra usar manteiga no lugar da margarina pra fazer a pasta americana?

    Um beijo!

    • 31 de agosto de 2014 - 22:24

      Renata, acredito que sim, mas a margarina nesse caso é melhor por causa de seu alto ponto de fusão (apesar de eu ser muito contra usá-la).

  29. Bárbara
    02 de setembro de 2014 - 01:55

    oi Juliana. ..

    eu posso pegar um pouco da massa e tingir de uma cor,e outra parte de outra de cor ?..

  30. ormy ottoni
    16 de setembro de 2014 - 22:38

    Gostaria de saber , se antes de aplicar a pasta americana, eu preciso de alguma outra cobertura, para a pasta fixar, e ficar bonita.

  31. Fernando
    17 de setembro de 2014 - 10:23

    Oi!
    Pasta americana e fondant são a mesma coisa?

    • 17 de setembro de 2014 - 10:50

      Fernando, fondant é uma calda de açúcar que endurece depois de aplicada. A pasta americana é tipo uma massinha de modelar. Mas tem marcas de pasta americana que chamam de fondant, porém são coisas diferentes.

  32. Fernando
    17 de setembro de 2014 - 11:08

    Pois é pq no programa do cake boss eles usam essa massa de modelar e a chamam de fondant, por isso fiquei confuso.

    • 17 de setembro de 2014 - 11:13

      Fernando, nos EUA pasta americana se chama fondant, ou sugarpaste (mais comum no Reino Unido). :)

      • Fernando
        17 de setembro de 2014 - 11:57

        Hummmmmmm! Agora esclareceu tudo!
        Que confusao esses americanos fazem, :S
        Obrigado pela atencao!

  33. Sara
    21 de setembro de 2014 - 13:48

    Olá, adorei a receita. Quero que tire uma dúvida pois sou leiga ainda no ramo, eu posso colocar qualquer tipo de recheio no bolo coberto com a pasta base? ou alguns podem danificar o resultado final? quais recheios são mais recomendáveis??? muito obrigada.

    • 30 de setembro de 2014 - 20:53

      Sara, não sou especialista em bolos cobertos com pasta americana, mas acredito que sim você possa colocar qualquer recheio neles. Beijos!

  34. jamine
    21 de outubro de 2014 - 10:35

    oi gosto demais do site, gostaria que me tirasse uma duvida.
    qual cobertura posso usar junto com a pasta americana sem derrete-la?
    obrigada desde ja
    bjs

    • 03 de novembro de 2014 - 16:31

      Jamine, praticamente qualquer cobertura que não seja muito líquida, ou seja, com consistência de cobertura para saco de confeitar mesmo. A pasta americana de início vai amolecer, melecar toda, porque ela está absorvendo a umidade do bolo, mas depois ela vai secar naturalmente. Beijos!

  35. Viviane Rodrigues
    03 de novembro de 2014 - 09:26

    Olá!
    Sou curiosa e vou experimentar essa receita. posso modelar o bolo de manha para usa-lo a noite? e um dia de calor, a massa resiste perfeita, mes de Janeiro ? Adorei o site!

    • 17 de novembro de 2014 - 17:46

      Viviane, pode sim! Esse é o ideal na verdade. A pasta segura bem (exceto em climas úmidos), mas você tem que levar mais em conta o bolo embaixo do que a pasta. Beijos!

  36. Josi
    09 de novembro de 2014 - 22:16

    Olá Juliana,eu gostaria de saber Se posso decorar(cobrir) o bolo de três andares e colocar na geladeira para ser usado no dia seguinte? Se puder qual temperatura? Ou qual o máximo de dias pode ficar na geladeira já montado? Amei suas dicas!

    • 18 de novembro de 2014 - 12:31

      Josi, você pode, mas dependendo da massa do seu bolo, ela não vai segurar bem na umidade da geladeira e a pasta também não. Melhor deixar do lado de fora. Beijos!

  37. Josi
    09 de novembro de 2014 - 22:22

    Olá Juliana, gostaria de saber se um bolo decorado com essa pasta pode passar a noite na geladeira e em qual temperatura? E qual p máximo de dias vc sugere que fique? Amei suas dicas!

  38. stefani
    10 de novembro de 2014 - 13:18

    Tem alguma técnica para colorir? Tentei colocar o corante e sovar, mas fiz uma sujeira enorme e não ficou muito boa. É assim mesmo?

    • 18 de novembro de 2014 - 12:42

      Stefani, é assim mesmo, mas você não pode sovar a pasta sem açúcar impalpável pra enfarinhar a mesa. É como trabalhar uma massa de pão. Beijos!

  39. edneia p lopes
    10 de novembro de 2014 - 23:13

    amei a dica da receita da pasta americana vou tentar fazer obg

  40. regileide
    24 de novembro de 2014 - 22:00

    Posso colocar papel de arroz o q posso udar para colocar?preciso colocar alguma cobertura antes da pasta no bolo?

    • 26 de dezembro de 2014 - 22:32

      Regileide, você pode colocar uma cobertura antes da pasta sim, ou só cobrir com a pasta, tanto faz.

  41. andreza
    28 de janeiro de 2015 - 00:57

    ju tem diferença se usar glucose branca ou amarela

    • 03 de fevereiro de 2015 - 23:23

      Andreza, pra consistência não, mas a amarela pode colorir a pasta americana de leve. Beijos!

  42. Aline
    03 de fevereiro de 2015 - 20:24

    Olá…vou fazer aqueles doces tipo alfajor feito com bolacha maria e coberto com chocolate para o aniversario do meu filho, quero fazer uma decoração nele com a pasta americana, mas queria saber com quanto tempo de antecedencia eu posso aplicar a decoração de pasta americana no doce

    • 03 de fevereiro de 2015 - 23:44

      Aline, não sei te dizer exatamente porque nunca fiz esse doce, na verdade não sei nem se estou associando direito qual é hahahaha. Mas pasta americana dura bastante tempo depois de pronta, quase uns dois meses.

  43. Thaila
    31 de março de 2015 - 08:03

    Bom dia Juliana,

    Já fiz essa receita antes e Adoro fazê-la , mas estou com um desafio de fazer um
    Bolo da Peppa e cupcakes que não
    Levam leite , pois a criança tem alergia a proteína do leite,
    A cobertura tem
    Uma sua com clara, açúcar e gordura hidrogenada que já uso e é ótima, mas estava vendo aqui a pasta leva margarina, tem algo que eu possa substituir ou até mesmo não usar a margarina?

    Obrigada

    • 02 de abril de 2015 - 23:24

      Thaila, desculpa mas não sou especialista em dietas especiais, então prefiro não arriscar uma recomendação incorreta. Melhor buscar um nutricionista ou algum site ou blog especializado nisso. Beijinhos!

  44. iris
    02 de junho de 2015 - 09:55

    E pra mim deixar ela da cor que eu quero é só mistura a cor

  45. cassiana
    16 de julho de 2015 - 17:48

    Não tenho muita habilidade com a pasta americana, gostaria de algumas dicas e se é melhor tingir a pasta ou comprar colorida. Obrigada pelas dicas.

    • 25 de julho de 2015 - 01:32

      Cassiana, para algumas cores, é melhor comprar colorida, tipo vermelho e preto. Beijos!

  46. 16 de julho de 2015 - 22:36

    Ju, uma ótima receita pra vc usar em vez de pasta americana é o Doce Feito de Leite em Pó
    1 xícara de açúcar refinado
    2 xícaras de leite em pó
    1 xícara de leite condensado
    É só bater tudo até virar uma massa moldável e pode usar corante à vontade

  47. Patricia
    04 de agosto de 2015 - 18:11

    O q fasso quando a pasta fica quebradiça.
    Grata

    • 07 de agosto de 2015 - 16:20

      Patricia, se você já tiver utilizado ela antes há muito tempo, provavelmente ela passou da validade. Se estiver nova, acrescente um pouco (bem pouco mesmo) de gordura vegetal hidrogenada e vá sovando a pasta até ela voltar ao normal. Beijos!

  48. maria telma
    28 de agosto de 2015 - 10:42

    vou fazer agora sua receita de pasta americana, creio que dará certo pois faço outra receita, só que a outra leva glicerina culinaria, e nao estou encontrando, e também vou substituir a margarina pela gordura vegetal, espero
    em DEUS que dê certo, depois te conto, que Nossa Senhora te cubra de muitas bençãos, tenhas muita saúde
    e grata, gratíssima pelo seu lindo trabalho.TELMA

  49. Franciane
    16 de setembro de 2015 - 22:30

    Olá! Acompanho seu blog, e quero te parabenizar e desejar muuuuito sucesso.
    Adorei esta receita… Meu problema é que quero fazer umas flores para colocar sobre o chantilly em cupcakes e esta massa já não dá. Que tipo de pasta eu poderia utilizar sem que derreta com a umidade do chantilly?
    Muito obrigada…

  50. Luana
    17 de setembro de 2015 - 21:26

    Olá ! Quanto de pasta americana eu preciso para cobrir 50 cupcakes? Obgda!

    • 28 de setembro de 2015 - 18:06

      Luana, aproximadamente umas 800g. Depende da espessura que você abre a massa.

  51. Miryan
    29 de setembro de 2015 - 09:35

    Olá! Sempre acompanho seu blog, tudo muito criativo e lindoo!!! =)
    Juliana, preciso de um help.. sabe me dizer a validade da pasta americana depois de trabalhada?
    Preciso fazer moldes com a pasta para depois serem aplicados…
    Obrigada desde já! =)

    • 15 de outubro de 2015 - 17:32

      Miryan, o açúcar é um preservante natural, então ela dura umas duas semanas fora da geladeira, se estiver adequadamente armazenada. Na geladeira, ela dura um ou dois meses! Beijos!

  52. Kelly
    11 de novembro de 2015 - 23:52

    Ola! Sempre acompanho seu blog, muito lindo.
    Gostaria de saber qual a durabilidade dessa pasta americana para bolo de isopor, ( bolo maquete).
    Obrigada.

    • 17 de novembro de 2015 - 10:51

      Kelly, ela dura umas duas semanas já montada no bolo, mas obviamente não para comer e apenas para decoração.

  53. Elizangela
    17 de novembro de 2015 - 15:02

    Queria saber o seguinte vou decorar um bolo de casamento mas tem problema de ser um dia antes e deixar na geladeira ate a festa

    • 20 de novembro de 2015 - 09:22

      Elizangela, se você quer saber sobre a pasta americana, ela não deve ir pra geladeira depois de decorada porque amolece e transpira, podendo até se desfazer. Às vezes fica na geladeira mas depois de retirar de lá, você precisa esperar pelo menos algumas horas para secar novamente.

  54. Giovanna
    02 de abril de 2016 - 01:46

    Olá Juliana, como vai? Gostaria de saber se para fazê-la colorida, é necessário apenas adicionar um corante da cor desejada, ou, no lugar da gelatina incolor uso uma com sabor? (Por causa das cores)
    Muito obrigada
    Giovanna

    • 14 de abril de 2016 - 11:24

      Giovanna, use corante em gel depois que a pasta estiver pronta, sovando o corante na massa aos poucos! Beijos!

  55. Rafaela
    01 de julho de 2016 - 21:20

    Gostaria de saber se eu posso montar o bolo um dia antes do evento?

    E como faço para o bolo ficar bem coberto com a pasta?

    • 20 de setembro de 2016 - 13:28

      Rafaela, eu não sou especialista em bolos cobertos com pasta americana, mas acredito que não tem problema.

  56. geniana moreira simao
    31 de maio de 2017 - 11:29

    adorei as digas , estou comecando agora neste mercado ,tenho muito o que aprender. o bolo não pode ficar muito molhado entre as camadas. beijos geniana

  57. Iraildes
    02 de junho de 2017 - 20:56

    Posso utilizar açúcar normal para fazer a pasta americana

Juliana Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pelo Cupcakeando, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!