Quando fiz o cupcakes vegano usando o substituto de ovo com linhaça, a hora de fazer a cobertura foi tensa. Veio sem tardar e eu havia esquecido dessa coisa óbvia. Afinal, não da pra fazer um buttercream. Ou dá?
Fui pesquisar e descobri manteigas veganas. Substitutos da manteiga animal, usando ingredientes bem diferentes. Fiquei curiosa e decidi experimentar em casa uma manteiga vegana caseira, para assim poder fazer aquele buttercream delícia.
Comecei pesquisando receitas mais simplificadas no passo a passo, e encontrei em sua maioria as que me indicavam utilizar aquafaba.
Gente, mas o que é aquafaba, pelo amor de dios mio?
Então, adentrei mais ainda no mundo vegano e descobri que aquafaba é aquele líquido que sobra dos enlatados de legumes, como grão-de-bico, lentilha, e etc. Especialmente grão-de-bico. E aí que vem a magia e a ciência – duas coisas maravilhosas neste mundo que, na minha opinião, são a mesma coisa –, pois esse líquido que consideramos “nojento” muitas vezes é CHEIO de proteína. O suficiente para agir igual uma clara de ovo.
E por ter tanta proteína, ele é usando como basicamente um substituto de ovos, sendo possível fazer esse modelo de manteiga vegana que vou ensinar e até mesmo suspiros – PERFEITOS! Fiz em casa também, gravei vídeo, e virá em seguida.
Para essa manteiga vegana, a aquafaba é essencial. Uma lata de grão-de-bico é suficiente para fazer uma boa quantidade de manteiga vegana.
Manteiga vegana
Rende: 80g de manteiga
Receita por PlantePusherne.3 colheres de sopa de aquafaba
1/3 xícara + 1 colher de sopa (85g) de óleo de coco
1 colher de sopa + 1 colher de chá (20ml) de óleo vegetal
2/3 colher de chá de suco de limão1 – Tudo começa com uma lata de grão-de-bico. Abra e retire somente o líquido. O grão você pode usar pra comer puro ou fazer uma enorme sorte de receitas maravilhosas – vou indicar aqui o site do André com várias! Depois, meça as colheres de aquafaba necessárias para a receita. Em outra tigela, derreta o óleo de coco – pode ser no microondas. Acrescente a ele o óleo vegetal e reserve.
2 – Em um mixer, que é o ideal pra fazer isso, coloque o suco do limão e a aquafaba. Bata até que comece a espumar. Vai ser tipo como se estivesse batendo claras de ovo mesmo, ele vai espumar bastante e clarear.
3 – Quando começar a espumar, acrescente aos poucos os óleos, batendo a cada adição. Se você já fez maionese, é mais ou menos o mesmo processo. Vai demorar uns 3 minutos batendo sem parar para que tudo se misture. Daí, a consistência vai ser exatamente de maionese mesmo, e bem branquinha. Sabe monange? Tipo isso. Lembre-se da Xuxa, hahaha.
4 – Transfira a mistura para um potinho para levar à geladeira. Não cubra com nada, leve para a geladeira do jeitinho em que está, por pelo menos 6h. Quando for comer, deixe fora da geladeira por uns 30 minutos pelo menos, pois como toda manteiga, ela estará bem dura e vai ser impossível passar no seu pão.
A manteiga, depois de geladinha e consistente, começa a soltar um certo líquido, que é a própria aquafaba. Basta ignorar, na verdade. Passe um papel toalha e retire antes de comer, não faz muita diferença.
É claro que, por ter óleo de coco, a manteiga tem sabor de coco. Mas é impressionante ver como ela atua exatamente igual uma manteiga: se você passar ela no pão, como mostro no vídeo, fica igualzinha. E colocar ela na panela para fritar algo, te juro, fica MUITO igual manteiga. Faz até o mesmo barulho!
Agora temos essa manteiga delícia para usar em diversas receitas veganas que vão surgir aqui :)
Dicas:
– Se conseguir encontrar latas de grão-de-bico com menos sódio, opte por elas. As padrões tornam a aquafaba muito salgada e o resultado final da manteiga também. Se você encontrar uma que não tenha sal nenhum, o que é raro, vai ser ainda melhor pois será possível fazer manteiga sem sal. Daí, se quiser, controle a quantidade de sal da sua manteiga – acrescente o sal enquanto bate a mistura.
– Óleo vegetal significa qualquer óleo, mas prefira aqueles com menos sabor ou odor possível. Gosto do de canola.
– A receita original indica que você utilize óleo de coco sem odor/sabor para manter a manteiga menos com sabor de coco possível. Mas eu sinceramente nunca encontrei pra vender por aqui. Será que vende no Brasil? Se sim, use!
Oi Ju!
Se quiser, dá pra cozinhar o grão de bico em casa e usar a água dele (caso a pessoa não queira comprar enlatado)!
E o óleo de coco sem sabor tem da Copra!
http://www.copraalimentos.com.br/produto/oleo-de-coco-sem-sabor/
Feliz de ver receitinhas de amor aqui! <3
Ebaaa, não sabia que dava pra usar a água do cozimento, que bom! E uma pena, não encontro esse óleo sem sabor da Copra aqui… acho que vou ter que olhar em outras lojas :(
Oi Ju!
Já comprei óleo de coco sem sabor na Biomundo do Boulevard Shopping, mas acredito que todas as biomundos vendam ahahha só tem dela do pote pequeno (pelo menos quando eu comprei não existia do grande!)
Beijos!
Vou atrás!
Nunca mais vou jogar a “aquafaba” pelo ralo! Cupcakeando é cultura… rs… tá ai, lição da aquafaba aprendida!
Oi, Ju… onde que você compra lata de grao de bico com pouco ou sem sódio em Bsb?
Gabi, eu nunca achei :( mas sei que existe, infelizmente não encontro em Bsb nos mercados que eu frequento. Mas se você souber, deixa aqui nos comentários pra todo mundo encontrar!
sempre joguei a água do cozimento do grão-de-bico fora! faz 2 semanas que fiquei sabendo da tal aquafaba e fiquei impressionada, mas ainda não tinha procurado receita. hoje estava procurando o nome certo pro bolinho que minha irmã fez (cupcake? muffin? ou simplesmente bolinho? hahaha) e achei seu blog. apertei na página inicial e me deparei com uma receita vegana, e pra minha surpresa, sobre aquafaba. coincidências da vida :)
amei o blog, já salvei por aqui!
Ju, sou vegana há tres anos e te digo: acuafaba é vida. É raio, estrela e luar e eu faço queijos tipo mussarela com ela que até derretem e gratinam heheheh
Mas sempre usei a água do cozimento e que quando sobra, congelo
Você cita lata mas de qual marca? Sempre vejo em caixinhas tetrapak
tem diferença? beijão
Katharina, passa essas receitas mágicas de queijo vegano aí! hahahaha
Eu usei aquela marca do Pão de Açúcar, sabe? Esqueci o nome agora… vem em latinhas.
Oi Catarina! Gostei da idéia de fazer queijo com aquafaba. Você poderia me passar a receita? Meu email é:luciafisiotaqua.mlf@gmail.com
Gratidão.
[…] a aquafaba quando decidi fazer manteiga vegana, como vocês puderam ver aqui no blog. Aparentemente, aquafaba é a prova remanescente de que existe magia neste mundo, e ficou tudo […]