Acho que estou devendo essa receita para vocês há muitos anos. Desde que esse blog estreou, talvez? Hahaha.
A questão é que eu não costumo fazer muitos biscoitos decorados, não tenho extrema habilidade com eles. E, como sou perfeccionista, quando não sai do jeito que eu considero bom e bonito o suficiente, eu paro de fazer. Foco nos cupcakes mesmo, brownies, brigadeiros, outros doces – que são a minha expertise de verdade!
Mas eu tenho uma receita favorita de glacê real, é claro. É da Sweetopia, que tem um dos mais antigos blogs que eu conheço. Além de fazer biscoitos lindos, ela tem ótimas receitas. O glacê real dela não leva claras e é um dos motivos pelos quais eu gosto dele: a consistência, ao meu ver, fica melhor. E além disso, no Brasil, o pessoal tem um pouco de pânico de ovos crus, então se você for fazer para alguém, é melhor usar uma receita que você sabe que ninguém vai ficar aterrorizado (“CLARAS CRUAS? Que perigo!”).
Sério, como seriam os brasileiros na França se visitassem as cozinhas das confeitarias tradicionais? Acho que não comeriam nada ao ver as quantidades absurdas de manteiga e gemas, o tanto de ovos crus, etc.
A receita base é a que segue. Ela é excelente para decorar biscoitos ou, se quiser, fazer confeitos de açúcar para seus doces. Lembram quando ensinei essa receita aqui? Pois bem, essa aqui também funciona. Aliás, nas fotos, os granulados rosinhas foram feitos dela.
Para entender o glacê real, você precisa praticar um pouco com ele. Entender as diferentes consistências e como usá-las no biscoito. É algo que leva tempo e exercício, não tem outro jeito. Vou fazer alguns posts sobre glacê real mostrando o que eu conheço sobre, mas aviso que não sou especialista. Aliás, recomendo como especialista a linda Paula, que inclusive dá cursos dos biscoitos maravilhosos que ela produz!
Faça em casa: Glacê real para decorar
Rende: uns 600g de glacê branco
Receita da Sweetopia.1/4 xícara + 2 colheres de sopa de água morna
2 1/2 colher de sopa de pó de merengue
1/2 colher de chá de cremor de tártato (já fiz sem e deu certo)
500g de açúcar impalpável1 – Em uma tigela de batedeira, misture a água, o pó de merengue e o cremor. Com um fouet, misture vigorosamente, batendo um pouco, para dissolver tudo junto.
2 – Adicione o açúcar todo de uma vez, com cuidado pra não levantar aquela nuvem sinistra. Leve a tigela para a batedeira, preferencialmente fixa, e comece a bater lentamente a princípio. Aumente a velocidade somente quando estiver mais incorporado, para não correr o risco de mais uma nuvem de açúcar.
3 – Deixe bater em velocidade média-baixa por uns sete minutos. Na metade do tempo, com uma espátula, limpe as laterais da tigela para garantir que tudo está bem incorporado. O glacê pronto tem uma consistência bem firme e dura. A partir daí, você acrescenta o corante na cor desejada (em gel, sempre!) e colheres de água filtrada aos poucos, mexendo após cada adição, até chegar na consistência que você precisa!
O pó de merengue é encontrado somente em lojas de confeitaria. Tem da Mix e da Wilton por aqui em Brasília, e claro que o da Mix é bem mais barato, mas ambos são bons. Se quiser saber onde encontrar em Brasília, veja o post com lojas de confeitaria na cidade que eu fiz aqui no blog.
Para colorir, use sempre corante em gel. O líquido arrisca tirar a consistência que você quer (mas você pode começar a diluir o glacê e colorir, ao mesmo tempo, que daí não tem muito grilo). O em pó eu já tentei, mas as quantidades que preciso usar para chegar no tom que quero são enormes.
Aliás, sempre que colorir glacê real, deixe-o descansar um pouco antes de botar mais e mais corante porque não está forte o suficiente. Geralmente, a cor fica mais apurada, mais viva, depois de um dia descansando. Você pode deixar ele em um pote, coberto com filme plástico, ou em um ziploc. Se for só um dia, não tem problema ficar fora da geladeira. Se for guardar pra usar só mais pra frente, então deixe na geladeira. Ele dura duas semanas na geladeira.
Ah, quer a receita dos biscoitos? Tá aqui ó!
Ju, no post com lojas de confeitaria em Brasília você menciona a Ceasa para comprar embalagens. Sabe me dizer onde ficam essas lojas por lá? O Rei das Embalagens mudou e agora vende artigos para festas. Eles até mudaram de nome. Estou com muita dificuldade em achar embalagens para meus doces em Brasília e não sei andar na Ceasa.
Marianna, lá na Ceasa não é muito difícil de encontrar as lojas. Elas circundam o galpão principal onde tem a feira do sábado, quase todas em volta vendem embalagens. Nos dias comuns, só algunas abrem. É tranquilo, não tem erro se você for sábado de manhã!
Vou tentar!! Iupiii! Obrigada por compartilhar Ju!!
Mais uma postagem linda!! Vou esperar a receita de chantininho, vejo muitas na internet e fico sem saber qual a melhor… se a receita for sua, sei que o sucesso é garantido hahaha :)
Ju, queria uma sugestão sua, por favor. Comprei açúcar impalpável pra fazer sua receita de red velvet, e aproveitei pra fazer também a torta cremosa de banana, já que ela também precisa desse açúcar (ps. ambos ficaram maravilhosos). Mas ainda sobrou bastante açúcar no pacote, e não sei o que fazer com ele.
Você tem alguma sugestão de receita pra mim? Beijos!
Ju, desculpa a demora pra responder, foram muitos comentários… açúcar dura pra caramba, sabe? Então eu te recomendaria a guardar pra outras vezes que você precisar. Mas se quiser gastar ele rápido, você pode fazer suspiros, ou massas de torta e deixar elas congeladas depois de assadas, já prontas pra qualquer recheio doce! :)
Toda vez que vibro com glacê nuca acerto sempre derrete.me ajude com um glacê que não derrete.
Iupiiiiiii…. esperava ansiosa por esta receita! Irei testar com certeza! Só não hj pq não tenho o bendito pó para merengue… Tenho pó para glacê real da mix, serve como substituto? Não me dei bem com a fluidez dele… Não consigo fazer acabamentos e detalhes pequenos em alto relevo, como florzinhas por exemplo. Ele se esparrama, e se coloco menos água q pede o preparo pra ficar mais firme não passa pelo bico… não me dei bem com ele… enquanto não faço um curso vou testando receitas, espero finalmente ter encontrado! Haha… Depois te conto
Mônica, o glacê real da mix não é o mesmo que o pó de merengue. Ele inclusive é só misturar com água que ta pronto pra usar. Eu prefiro usar o pó de merengue mesmo porque forma um glacê com uma consistência bem firme!
Ahhh… ovos crus não me incomodam…. mas com certeza vc evitou muitos mimimis… kkkkk… as pessoas comem salsicha e querem falar d ovos crus! Affff
Salvei esta receita aqui pra vida (alias qual plugin tu usa pra deixar a receita assim imprimível?), a receita de glace real que fiz na faculdade era tão complicada que achei que nunca mais ia fazer na vida e esta é tão simples! Sou doida pra brincar de biscoitos decorados, vamos ver se agora vai!
Beijao
Steph, fui olhar aqui porque quem instalou o plugin foi minha programadora hahahaha. É o Printfriendly and PDF!