quarta, 28 de setembro de 2016

Faça em casa: Creamcheese

18 Comentários

Hoje eu acordei e não tive que ir trabalhar. Sabem por que? SIM. PORQUE ESTOU DE FÉRIAS.
AI GIOVANA, SEGURA ESSE FORNINHO.
Gente, eu estava precisando de um intervalinho. E vou dizer que adoro meus colegas de trabalho, mas que não tem nada mais gostoso do que acordar em pleno dia de semana e não ter que ir trabalhar, sabendo que tem gente trabalhando no mesmo lugar. #maldade
Férias é ótimo. Nessas, eu optei por não torrar muito minha grana, já que buscamos melhorias para a decoração do apê ainda. Então eu e Sr. Namorado ficamos com alguns dias em São Paulo, que ficou bem ok pro nosso orçamento. Sim, como eu disse, estou procurando amar e respeitar essa cidade sempre. E lá tem ainda um catatau de coisa pra eu conhecer e gente linda pra eu visitar. :)

faca_em_casa_creamcheese2
Vou tentar produzir conteúdo pro blog lá. Quero visitar lojas de confeitaria e dar minha impressão, já que muita gente me pergunta o que eu indico em São Paulo. Alguma dica de passeio, gente?
Eu juro que faria encontrinho e tal, mas não me sinto tão popular assim pra dar quórum e nem gostaria de fazer algo do tipo sem poder dar conforto e comida pra vocês. Queria poder levar brownies feitos por mim, mini cupcakes e alfajores, sei lá. Um lindo naked, imaginem!

faca_em_casa_creamcheese
Quem sabe mais pra frente, um dia? Uma alma caridosa oferece a casa para eu cozinhar, que tal? Vamomarcá.

Faça em casa: Creamcheese
Receita da linda Dulce Delight.

2 xícaras de iogurte natural, integral e sem açúcar
1 colher de chá de sal (ou de acordo com seu paladar)

1 – Você vai precisar de: uma tigela grande e funda, uma peneira grande mas que não encoste no fundo da tigela e fraldas de pano de bebê. Sim, isso mesmo. A não ser que você tenha pano de queijo em casa, o que eu acho difícil – ou pelo menos te invejaria muito se você tiver. Bom, se tiver o pano, use-o, mas caso não tenha, faça com a fralda de pano, obviamente nunca usada para o seu propósito real. Uma fralda novinha, por favor.
2 – Coloque a fralda sobre a peneira, e a peneira sobre a tigela. Deixe uma borda da fralda bem maior do que a peneira. Você vai precisar amarrar as pontas então cheque pra ver se consegue fazer isso. Eu tive que cortar um pouco as pontas, fazendo um corte na diagonal do quadrado de fralda, pra poder efetivamente amarrar.
3 – Coloque todo o iogurte na fralda, dentro da peneira. Não faça nada além de colocar ele lá: não aperte, não esprema, não mexa. Amarre a trouxinha com cuidado e delicadamente, até sentir que o nó tocou a superfície do iogurte.
4 – Leve a tigela com a peneira para a geladeira, intocável, por pelo menos 24h. Depois desse período, vai sobrar na tigela um líquido turvo e na peneira você terá um lindo creamcheese. O líquido é nada mais nada menos que whey – sim, marombeiros. Mas não tem gosto de nada, praticamente. No entanto, da pra usar como substituição de água ou leite em receitas, ruim não fica (e ainda bomba seu consumo de proteína marombeira).
5 – Misture o sal ao creamcheese e prove, se achar que precisa de mais, coloque.
6 – Cubra um pote com mais fralda, deixando novamente uma borda pra fora, e coloque todo o creamcheese. Nivele e tampe com a fralda em excesso. Pressione bem. Use algum apoio pesado, como outro pote, para fazer pressão em cima do creamcheese. Leve para gelar por mais 3 horas no mínimo, depois retire, remova a fralda e recoloque o creamcheese no potinho. Deixe na geladeira e sirva-se quando quiser. Ele dura uma semana e fica realmente bom depois de uns dois dias pronto.

faca_em_casa_creamcheese3
Lembre-se que o sabor do seu creamcheese vai depender completamente do iogurte que você usar. Então, compre uma marca que você realmente goste, ou faça o seu iogurte em casa também – e depois o creamcheese. Hahahaha!

Qual o sentimento em vocês ao entrar em período de férias? :)

  1. Yasmin
    28 de setembro de 2016 - 10:19

    Nossa Ju, estava louca por essa receita de Creamcheese!
    Ele pode ser usado normalmente pra fazer Cheesecake? Qual o rendimento médio dessa receita?
    Esse sentimento de férias é demais, e como paulistana que se mudou recentemente pra Brasília, bateu até uma invejinha de você estar indo pra lá! Hahaha
    Recomendo MUITO a loja Santo Antonio, fica próxima à estação Tatuapé. É bem grande e completa, e ainda tem uns cursos super legais lá.
    Beijos e boas férias

    • 28 de setembro de 2016 - 18:58

      Yasmin, serve pra fazer cheesecake sim! O rendimento depende de quanto iogurte você usa e quanto tempo ele fica ali pingando o líquido. Dá mais ou menos uma xícara pra esse tanto que eu indico aí!

  2. Jessyca
    28 de setembro de 2016 - 10:57

    Sugestão de Loja de utensílios de cozinha em São Paulo: BarraDoce (Av. dos Eucaliptos, 305 – Indianópolis, São Paulo – SP, 04517-050 – (11) 5543-6652 aberto de segunda-sexta das 09:00–18:00 e aos sábados das 09:30–13:30)
    Olha, não subestime sua popularidade heim (rs) eu acho que daria quorum sim. Ah, e quem não amaria ceder a cozinha para sair delícias como estas do blog?! #JulianaVemNaMinhaCasa hahhaha
    Bora fazer uma cheesecake brûlée com este creamcheese no meu fds.

    • 28 de setembro de 2016 - 18:59

      Jessyca, eu já fui na Barra Doce em outra ocasião, gostei bastante! Acho que dessa vez vou na Bondinho ou na Santo Antonio, o que acha? São boas?! Hahaha, então já que pode dar quórum, vou pensar em algo pra uma próxima vez :D

  3. LILIANE MARILIA DE OLIVEIRA
    29 de setembro de 2016 - 03:54

    Ju, não sei se vc já conhece, mas eu nunca fui, até pq moro fora de SP, mas assim que tiver oportunidade, além de conhecer outros locais já citados acima, vou correndo aqui http://www.eataly.com.br/…..deve ser uma perdição para quem gosta de cozinhar e comer bem! Bjs e boas férias!

    • 29 de setembro de 2016 - 15:47

      Liliane, eu não posso viajar pra SP sem ir ao Eataly! Hahahah, mesmo que não compre nada, afinal é bem caro, mas eu vou pra curtir mesmo. Minha praia!

  4. 29 de setembro de 2016 - 16:44

    Essa é praticamente a receita para fazer iogurte grego natural. Só não precisa colocar sal nem apertar, para no passo 4. (24h na geladeira). Sempre faço com meu próprio iogurte natural.
    Agora vou testar o creamcheese.
    Uma dica para usar o soro do leite (whey) é colocar na gelatina. Imagina uma gelatina proteica!?! Só substituir a água gelada pelo soro. Fica ótimo.

    • 06 de outubro de 2016 - 22:23

      Gabriele, eu escuto dizer que o iogurte grego original não tem nada a ver com o que comemos por aqui industrializado… sei que a consistência desse aqui fica igual creamcheese! Será que o iogurte grego natural é mais firme também, tipo um creme? Me conta se você fizer!

  5. Luçamara
    03 de outubro de 2016 - 20:26

    O sabor fica parecido com o industrializado Ju?

  6. 06 de outubro de 2016 - 07:59

    […] A Ju do Cupcakeando fez essa semana a receita do cream cheese caseiro. Eu fiquei doida para experimentar. […]

  7. Paula
    10 de outubro de 2016 - 16:04

    N entendi essa receita.

    • 11 de outubro de 2016 - 10:48

      Hmmmmmmm se você falar o que não entendeu, podemos ajudar. :)

  8. Luçamara
    12 de outubro de 2016 - 18:46

    Obaaaa
    Confio no seu gosto partiu fazer creamcheese

  9. Morganna
    28 de junho de 2017 - 11:42

    Ju se rolar esse encontrinho em bsb avisa viu!! Quero te tietar pessoalmente e já vou dizendo logo que aqueles cupcakes de tiramissú aqui do site levam minha imaginação ao delírio! Pode colocar na lista de guloseimas do evento que eu até ajudo com a louça! Abraços!

    • 01 de julho de 2017 - 16:57

      Morganna, amada, claro que aviso sim! :D

  10. 01 de fevereiro de 2018 - 06:33

    amei vou tentar fazer em casa

  11. Suzana
    09 de julho de 2018 - 18:24

    Oi Ju.. amo de paixão o seu blog, belo trabalho!
    Queria saber qual marca de iogurte natural você utilizou, ja que existe diferenças entre elas. Tem alguma pra indicar?
    Beijos

Ju Morgado

Sou uma jornalista com mais paixões do que o tempo me permite cultivar. Descobri na cozinha meu paraíso, meu refúgio depois de um dia cansativo ou estressante. É quase um vício, realmente. Não apenas cupcakes, mas qualquer coisa que eu ache interessante, desafiante ou divertido de fazer. Apesar do nome do blog, não é só de cupcakes que eu vivo. Amo fazer risotos, de todos os sabores, e simplesmente amo qualquer receita que envolva qualquer tipo de queijo.

A história do Cupcakeando

Não sei bem quando ou porquê eu comecei a me interessar por cozinhar. A lembrança mais antiga que tenho é de minha mãe me puxando para a cozinha, para me ensinar a fazer arroz branco, comum, e o molho de macarrão com tomates frescos que só ela sabe temperar.
Tudo que eu sei de cozinha aprendi de um jeito: prática. Minhas receitas são criadas da minha cabeça e implementadas dos meus testes ou então milimetricamente medidas de fontes confiáveis.
Tenho uma verdadeira paixão por cupcakes, pois acho que eles reúnem o que há de melhor na cozinha: manteiga, açúcar, fofurice, capricho e criatividade. Tudo na medida certa para uma pessoa saborear. Gosto de tentar coisas novas com esses pequenos e descobrir jeitos diferentes de decorá-los. Quando não estou fazendo nada, começo a pesquisar e estudar receitas, teorias e decorações de cupcakes. É, isso mesmo, estudar.
O blog também é uma maneira de praticar minha segunda paixão: fotografia. Sou daquelas que, enquanto passeia pelo parque, começa a achar ângulos de fotos que ficariam maravilhosas. Assim como eu estudo gastronomia e culinária, sento para ler sites e livros enormes sobre fotografia.

O gerúndio

Não fale mal dele antes de conhecê-lo melhor. Já ouvi por aí dizerem que jornalista jamais, sob nenhuma circunstância, pode usar o gerúndio. A justificativa fez sentido: “você usa o gerúndio quando não quer dar nenhuma previsão de término para sua a ação”, o que, no jornalismo, é basicamente como deixar o leitor esperando para sempre por aquela obra sanitária que o governo prometeu.
Mas foi exatamente a mesma explicação que me convenceu a usar o gerúndio para o nome do blog: eu não tenho previsão de fim para minha produção de cupcakes, jamais pretendo parar de fazê-los ou de cozinhar em geral. Se não tiver mais encomendas, será para amigos. Se meus amigos enjoarem, será para minha família. Quando minha família me dizer “CHEGA”, será para mim mesma (e talvez meu corgi. Eu tinha uma husky siberiana linda, que infelizmente se foi, mas vai estar sempre na minha memória). Porque é o que eu amo fazer e o que me deixa feliz.

Copyright

Todas as fotos e textos nesse site são produzidos pela confeiteira Ju Morgado, a não ser que esteja especificado o contrário. Eles representam muito trabalho e esforço. Caso deseje utilizar alguma foto ou texto do site, por favor, entre em contato. Ficarei imensamente grata em ajudar, mas é importante dar os devidos créditos. :)

Creative Commons License
Essa obra é licenciada perante a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contato

Será que sua pergunta já não foi respondida no FAQ? Dê uma lida nele antes, para ter certeza!

Envie suas dúvidas ou pedidos de encomendas por aqui. Minhas encomendas de cupcakes são apenas para o Distrito Federal (DF). Outros doces e produtos podem ser enviados, a depender do pedido.

Eu respondo a todos os e-mails enviados. Garanta que você receberá minha resposta adicionando o e-mail contato@cupcakeando.com.br na sua lista de endereços seguros, ou minha resposta poderá cair na sua caixa de Spam!