Como uma boa viciada em cozinhar, eu adoro achar receitas faça você mesmo. Coisas que eu podia encontrar no supermercado, enlatadas e industrializadas, prontas para facilitar a nossa vida. No começo, era mais curiosidade: como elas eram feitas? Depois, passei a entender que era melhor fazer em casa do que comprar pronto.
Parte disso, devo ao Jamie Oliver. Foi muito tempo atrás, quando vi um vídeo dele na internet sobre como são feitos os nuggets que comemos nos fast foods. Eco! A verdade é essa: não fazemos a menor ideia do que as indústrias colocam nos produtos que comemos diariamente. Eu desconfio até dos legumes enlatados e, se eu pudesse, plantaria meus próprios tomates em casa.
Minha jornada pela comida de verdade teve outro passo a mais durante o Food Revolution Day, um evento internacional organizado pela fundação do Jamie, que aconteceu simultaneamente por várias cidades do mundo no dia 19 de maio. Basicamente, éramos voluntários e não ganhamos nada com isso além de momentos divertidos, várias receitas novas na cabeça, dicas de chefs e muita interação com a população brasiliense que compareceu ao Parque da Cidade. O vídeo abaixo foi feito pela produção do evento.
Foi um dia maravilhoso. Passei a ter mais esperança no futuro nutricional do nosso país ao ver muitas crianças andando por lá, observando atentamente as receitas dos chefs e aprendendo mais sobre frutas e legumes naturais.
Nessa onda, em um fim de semana em que desejei por um hambúrguer, resolvi fazer em casa. Qual a vantagem, você pergunta, de preparar na sua cozinha e não ir no fast food mais próximo? São vários argumentos e você pode escolher o seu: dá pra fazer do tamanho que você quiser, é mais barato, é mais gostoso, você sabe exatamente o que está ali dentro e você pode adicionar praticamente qualquer coisa.
Hambúrguer do Jamie
Receita original do Jamie Oliver, com adaptações.
Rende: pelo menos 6 hambúrgueres de 2 cm de altura
450g de carne moída, de boa qualidade: alcatra ou maminha
12 bolachas de cream cracker comum
3 colheres de sopa de salsa picada bem fina
2 colheres de chá de mostarda dijon
1 ovo grande
1/4 de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta a gosto
1 – Triture as bolachas. Eu fiz isso com ajuda de um pano de prato limpo e alguma força. Se precisar, use um martelinho de carne com cuidado. Um multiprocessador também serve, mas não deixe ficar muito fino e virar farinha.
2 – Em uma vasilha grande, coloque as bolachas quebradas, a carne moída, a mostarda dijon, o queijo e a salsa. Misture com a melhor ferramenta da cozinha, suas mãos limpas!
3 – Quebre o ovo em cima e então tempere com o sal e a pimenta. Misture tudo com intensidade, até que a massa esteja uniforme.
4 – Separe os hambúrgueres em 6 bolas e então as amasse até que tenha mais ou menos 1,5cm de espessura. Se quiser congelá-los, guarde envolto em papel plástico no congelador.
5 – Coloque-os em uma vasilha rasa, untada com um pouco de azeite. Leve-os ao congelador por no máximo 15 minutos.
6 – Para grelhar, o melhor é usar um grill (George Foreman ou uma daquelas máquinas de waffle, usando o lado liso), pois daí o hambúrguer fica ainda mais saudável sem o uso de óleo. Caso não tenha, use uma frigideira rasa antiaderente. Espere ficar bem quente para colocá-los – a dica é esperar sair fumaça – e então diminua para o fogo baixo. Cada hambúrguer leva mais ou menos 5 minutos de cada lado para ficar ao ponto, com o centro levemente avermelhado.
Como eu queria ser ainda mais saudável, ao invés de colocar no pão, comi com salada. Vergonhoso, não é? Mas estava gostoso, ainda mais com o molho caesar caseiro que fiz, ali do lado.
Dicas:
– Caso resolva congelar, retire da geladeira pelo menos 30 minutos antes de grelhar.
– Na falta de bolachas creamcrackers, um pão velho e triturado nas mesmas proporções dá conta do recado! Aquela farinha Panko também é boa.
– Exerça sua criatividade! Mude o queijo ou adicione outros temperos como tomilho, alecrim, erva doce e orégano. Fica muito gostoso!
O que você pensa sobre fazer tudo em casa? Acha melhor?
hmmmm, tem tbm uma receita no gnt muito boa!
bjj sewingadream.wordpress.com
Do Gastronomismo? Se for, eu já vi, é bem legal também! Quero testar! :)
Ah, ontem assisti o Chef Buddy Valastro (Carlo’s Bakery) preparando iscas de peixe com farinha Panko, deu pra sentir a crocância pela televisão. rsrs
Você conhece o molho apimentado delícia da Ceasar Salad do Outback? Sabe fazer?
Queria muito saber que receita é essa, pois adoro!!!
E tudo que eu puder fazer em casa, faço! Acredito e muito estar prologando mais alguns anos de nossas vidas. ;*
Já fiz uma réplica daquele molho em casa, mas sem a pimenta. Não sou tão fã de pimenta. Mas, claro, esses grandes restaurantes sempre tem um ou dois truques nos molhos e pratos para tornar impossível de reproduzir em casa fielmente. O meu ficou bem parecido! Vou fazer um dia para colocar aqui! :)
Meu próximo passo é fazer ketchup caseiro, porque os industrializados tem conservante demais. Em prol da comida de verdade, feita em casa!
Beijo!
Se paro para pensar nisso Ju, também tenho vontade de plantar meus próprios tomates! Kkkkkk!
AMO quando chego na casa da mãe e ela tem temperinhos e saladas orgânicas da horta pra me dar! Meu vô tinha uma plantação um pouco mais vasta, mas como ele se foi, a plantação acabou. :(
Nada como comer algo que você sabe de onde veio! Rsrsrsrsr!
Mas enfim, comentei aqui mesmo pra pedir receitas sem carboidratos! Estamos cortando ele durante a noite e tá cada vez mais difícil pensar em algo simples, fácil, rápido e GOSTOSO pra fazer de janta!
Será que você tem sugestões? :D
Beijos!!!
Como faz o molho caesar ?
A receita vai entrar no blog qualquer dia, Pedro. Fique ligado!
Ju, tb sou assim, dou preferência a tudo q é feito em casa, com minhas próprias mãos… primeiro pq tenho enxaqueca e 100% dos produtos industrializados são um gatilho, e segundo pq tudo q é caseiro é muito mais saboroso por ter o “tempero especial da vovó” e ser com produtos frescos e naturais…
Sei q essa quinta estava com desejo por hamburguer (isso pq odeio hamburguer hahaha) e decidi fazer para o jantar. Usei 500gr de maminha moída + 250gr de pernil moído + salsinha, cebolinha, cebola, sal e molho de pimenta caseiro(batidos no liquidifacador até ficar uma pastinha); o resultado foi um hamburguer extremamente saboroso, q até minha irmã q não abre mão dos Fast Food da vida ficou apaixonada e pediu para eu repetir o menu na sexta pq ela não ia mais jantar fora! hahaha (ela tb odeia pimenta, mas amou o sabor q ela deu)
Depois de assados com azeite, coloquei uma fatia de queijo prato e uma grossinha de gorgonzola por cima e deixei derreterem, e claro a parte saudável, alface e tomate hahaha
Enfim, experimente esse hamburguer, tenho certeza q vc vai adorar =) e já q vi vc falando sobre ketchup caseiro, tente a receita q o Buddy ensina no Kitchen Boss, é excelente!
A propósito, adoro seu blog. Entro toda semana na expectativa de ver o q de tão maravilhoso vc postou para eu testar!
Beijão!
Oi Thaís! Que receita bacana, certamente vou guardar e fazer! Mostrei pro Sr. Namorado e ele adorou a ideia de misturar pernil e maminha.
Beijos!
Oi, Ju. Parece uma delícia!! Como faz o molho caesar?
Jo, vou colocar a receita do molho no blog em breve, fique ligada! :)
[…] da Wilton, por muitos mil reais cada 100g. Muito frustrante. Então, juntei a chateação com meu desejo de fazer tudo em casa que tanto apavora o Sr. Namorado (“ketchup caseiro porque?? É só comprar PRONTO!”), e fui […]
Adoro salada! Eu tambem tenho a minha versao.
Ju, eu fiz com patinho e a textura ficou excelente mas ficou sem sal…eu sempre prefiro colocar menos sal pra nao correr o risco de exagerar mas como a carne era crua nao dava pra experimentar…vc pode me dar uma ideia de proporção entre o sal e a quantidade de carne pra não errar na próxima?
Ana, eu costumo usar 1 colher de chá de sal pra umas 450g-500g de carne, e também tempero BEM de leve a superfície dos hamburguers antes de ir pra frigideira. Mas uma dica é vc temperar tudo, misturar bem, depois tirar um pedacinho pequeno e fritar, pra provar e ver se ficou bom. Depois adicione mais se achar que precisa. :)