Wednesday, 12 de September de 2012

Sorvete de limão tahiti

20 Comments

Voltei, pessoal, à amada Brasília e ao blog. Estava com saudades!
Rodei Buenos Aires em um roteiro digno de um foodie e voltei com a mala entulhada de coisas, desde ingredientes à utensílios e coisinhas de decoração. Achei forminhas diferentes, cacau extra negro e bicos de confeitar novos… tudo em lojas bem legais de confeitaria na cidade. Vou preparar um post separado sobre a viagem, pois quem sabe você vai para Buenos Aires em breve e quer algumas dicas de onde comprar esse tipo de coisa!


Em nome de Buenos Aires e dos vários Freddos deliciosos espalhados pela cidade, a receita de hoje é também para estrear a linda sorveteira que comprei uns tempos atrás. Apesar de não ter um centavo no bolso, resolvi gastar uma pequena fortuna comprando uma sorveteira da KitchenAid. Não comprei dessa marca por ser uma ávida fã – eu sou, não conta pra ninguém! –, mas sim porque fiz uma extensa pesquisa de opinião em blogs nacionais e mundiais. Essa era a que atendia o dinheiro que eu tinha, a qualidade e confiança que eu procurava.

Sorvete de limão tahiti
Rende: aproximadamente 1 litro

5 gemas de ovo

1/2 xícara de açúcar
1 1/4 xícaras de creme de leite fresco (35% de gordura ou mais)
1/2 xícara de leite integral
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/2 xícara de suco de limão tahiti
raspas de dois limões tahiti

1 – Divida o açúcar em duas partes, aproximadamente. Em uma tigela grande, misture com um batedor de ovos uma das partes do açúcar com as gemas e reserve.
2 – Leve o leite, o creme de leite, o sal e o resto do açúcar ao fogo médio. Quando a mistura começar a ferver, derrame aos poucos e em um fio na tigela com as gemas, mexendo sem parar com o batedor de ovos. Isso é temperar a mistura, pois, se você simplesmente colocar tudo de uma vez, os ovos vão cozinhar.
3 – Quando acabar, devolva tudo para a panela e leve ao fogo novamente, mexendo sempre. O ponto ideal é quando o líquido engrossar e cobrir a espátula. Teste passando o dedo e conferindo que a mistura mantém a linha criada.
4 – Transfira para uma tigela, acrescente a baunilha, o suco e as raspas. Cubra com papel plástico, tocando a superfície da mistura, e leve à geladeira por pelo menos 2 horas. O ideal é deixar por 8 horas.
5 – Ligue sua máquina de sorvete de acordo com as instruções do equipamento, colocando a mistura dentro. Quando estiver pronto, a consistência será mole. Tem gente que gosta assim, então pode comer na hora. Eu prefiro mais firme, portanto transferi para um pote e deixei gelar por mais 2 horas antes de consumir.


Quanto mais tempo o sorvete ficar no congelador, mais duro ele ficará. Se você preferir uma consistência mais mole, deixe-o descongelando na geladeira por 30 minutos ou na mesa por 10 minutos. Como não tem nenhum tipo de conservante nessa maravilha, ele dura menos que os industriais: aproximadamente 2 semanas no congelador.


Fazer sorvete em casa é um processo de dois dias, se quiser um produto perfeito. Portanto, não é uma daquelas sobremesas para o jantar de amigos que você marcou mais tarde, infelizmente. Mas, honestamente, depois de provar o que é possível produzir com uma sorveteira, eu nunca mais quero comprar aqueles potes no supermercado. Aposto que vocês vão concordar comigo quando fizerem o seu sorvete caseiro!

E qual é o seu sabor de sorvete favorito?

  1. Ana Paula
    26 de September de 2012 - 20:53

    Com certeza! Tenho uma sorveteira da marca Cuisinart (ótima também!) e depois de experimentar os sorvetes caseiros feitos com fruta fresca, fica difícil gostar daqueles potes de supermercado. Super recomendo! É um ótimo investimento. :)

  2. Cláudia
    27 de September de 2012 - 17:31

    Açaí, farinha de tapioca, graviola, cajá, cupuaçu ;P

    • 27 de September de 2012 - 18:08

      Só sabor diferente! Hahaha!
      Farinha de tapioca eu nunca vi! É bom?

      Beijo!

  3. Gabriele moro
    14 de June de 2013 - 18:52

    E se eu n tiver sorveteira, da certo?

    • 18 de June de 2013 - 22:59

      Oi Gabriele! Você precisa de sorveteira para essa receita, ok? É possível fazer sem, mas você precisa levar para gelar de 2 em 2 horas, mexendo nesses intervalos, por umas 3 ou 4 vezes, e mesmo assim o resultado não é igual.

      Beijos!

  4. Jacqueline
    08 de August de 2013 - 22:25

    Juliana, sou sua fã! Adoro como escreve e “invejo” (invejinha boa, tá?!) como cozinha e, diga-se de passagem, com que utensílios e aparelhos. Desde que comecei a acompanhar seu blog sonho com a batedeira KitchenAid…imagino-me fazendo kitutes com ela…aiaiai: ainda chego lá! rsrs!Então, ainda nem te conhecia, então não era tão exigente quanto estou me tornando…rs, e comprei há uns meses uma sorveteira da Arno, você conhece? Sabe de algum comparativo prático? As receitas que vieram nela não são boas (exceto pelo de Nutella, meu Deus!!!Absurdamente bom!) e acabei por aposentá-la no alto da minha despensa. Vou testar essa receita e dar um feedback. Só queria mesmo te escrever alguma coisa…achei um motivo! bjim e não pare, nunca, de postar!

    • 13 de August de 2013 - 20:06

      Oi Jacqueline!

      Que bom que gosta do blog! :)
      Nunca vi pessoalmente a sorveteira da Arno, não, mas é uma marca que eu confio. Não conheço produtos ruins dela, por enquanto. Se ela funciona como todas as sorveteiras comuns, você pode fazer qualquer receita de sorvete e usar nela, sem problemas!

      Beijos!

  5. 01 de February de 2014 - 18:37

    Oi vc poderia dar umas dicas de como fazer sorvete na sorveteira kitchenaid complementando este post? Eu acabei de comprar a minha e as receitas in English tá hard rsrs. Quanto tempo vc colocou ela no freezer antes, durante, depois???

    Obrigada!!

    • 11 de February de 2014 - 16:40

      Bruna, pra usar a sorveteira da KitchenAid basta seguir as instruções do fabricante. Você encontra elas em português na internet também. A receita pode ser qualquer uma, desde que você siga as instruções do fabricante. No caso da KitchenAid, a sorveteria precisa ficar no congelador por mais de 8h para funcionar corretamente. Eu deixo um dia inteiro, só para garantir. Beijos!

  6. Laura
    23 de April de 2014 - 07:09

    Tem outra opção pra quem não tem máquina de sorvete?

    • 29 de May de 2014 - 23:43

      Laura, é possível fazer sem a máquina se você colocar para gelar e retirar a cada 30 minutos para mexer a mistura. Fazendo isso pelo menos umas 8 vezes, o sorvete fica cremoso também. :)

  7. Carlos Henrique
    30 de December de 2014 - 15:45

    Juliana,
    Você consegue fazer até quantas receitas de sorvete com a sorveteira kicthenAid?
    Eu posso preparar as receitas de alguns sabores e deixar para bater na máquina de uma só vez? Ou só tenho como fazer uma receita e depois esperar mais 8 horas a maquina no congelador novamente?

    • 30 de December de 2014 - 16:53

      Carlos, na sorveteira da KitchenAid eu já fiz 2 litros de sorvete, no máximo. Acho inclusive que é o indicado pelo fabricante. Nunca fiz uma receita seguida da outra nela, mas não acho que daria certo, pelo menos na KitchenAid, porque a tigela precisa estar BEM gelada, e depois de você bater os 20 minutos de uma receita, ela já esfriou por condução térmica pro sorvete. A próxima receita não sairia direito e a terceira, então, eu duvido que sequer gelasse. Falo sobre a KitchenAid, não sei com relação a outras máquinas, você teria que checar o manual ou o SAC do seu fabricante. Beijos!

  8. Diane
    24 de January de 2015 - 23:29

    Oi Juliana. Vc já tentou fazer outros sabores? Estou doida para estrear minha sorveteira é preciso de receitas. Tem alguma que não leva ovo?

    • 03 de February de 2015 - 23:15

      Diane, postei um de baunilha novinho, como você deve ter visto! As próximas agora são de chocolate :D

  9. 16 de October de 2016 - 14:13

    Ola! Vc comprou kitchenaid em Bs As? Me manda o endereço? Rita, obrigada

    • 04 de November de 2016 - 06:56

      Rita, minha KitchenAid é dos EUA. Beijos!

  10. Léa Teixeira
    06 de December de 2017 - 22:09

    Olá é possivel fazer esse sorvete batendo na batedeira ?

    • 16 de December de 2017 - 08:44

      Léa, bater na batedeira ou na mão seria o mesmo processo: você tem que deixar no congelador por 1h, retirar e bater, depois deixar na geladeira de novo mais 1h, retirar e bater, etc etc repetindo mais umas 3 vezes. Dá certo sim!

  11. Maria Engrácia. Pinheiro de Freitas
    02 de January de 2018 - 22:33

    Gelados caseiros são. uma delicia

Juliana Morgado

I’m a journalist with more passions than time can allow me to have. I have found in the kitchen my paradise, my resting place after a long and exhausting day. It’s my addiction, really. Not only cupcakes but anything that I find interesting, challenging or fun to do. Despite the blog’s name, it’s not all about cupcakes. I love cooking risotto, of all kinds, and I simply love any recipe with cheese.

Cupcakeando’s History

I’m not sure when or why I started to cook. My memories are of my mother putting me in the kitchen and teaching Brazilian white rice and her awesome pomodoro sauce for spaghetti, with fresh tomatoes just the way only she can do. All I know in the kitchen I’ve learned by one way: practice. My recipes are created from my head and implemented with the tests I run, or even meticulously measured from trusted sources.
I have a true passion for cupcakes, because I believe they represent everything that’s good in the kitchen: butter, sugar, cuteness, dedication and creativity. Everything in the right amount for one person.
I enjoy experimenting with these little ones, and finding out new ways do decorate them. When I have nothing better to do, I start researching and studying recipes, theories and decorations for cupcakes. Yeah, study, that’s right.
The blog is also a place for my second passion: photography. I’m that person who keeps looking for angles and shots while walking on the park. I also study the art of photography through websites and books.

The Name

Cupcakeando means, roughly, cupcakeing in Portuguese. The noun “cupcake” is in a verb tense that most well-schooled Brazilians hate because it means an action that will never stop. That’s precisely my intention. I don’t have any wish to stop my cupcake factory anytime soon, or even stop cooking in general. If I don’t have anymore orders, it will be for friends. If my friends get sick of it, it will be for my family. When my family says “ENOUGH”, it will be for myself (and maybe for my Siberian husky and my Pembroke corgi). Because that’s what I love to do and what makes me truly happy.

Copyright

All photos and texts on this website are produced by Cupcakeando, unless specified otherwise. They represent a lot of work and effort. In case you want to use any photo or text from this website, please make sure to link back to me or even get in touch with me before anything. I’ll be glad to help, but it’s important to give the proper recognition. :)

Creative Commons License
This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contact

What if your question has already been answered on the FAQ? Read it just to make sure!

Send your questions or doubts through here.
I answer to each and every e-mail sent to me. Make sure you’ll get my e-mail by adding contato@cupcakeando.com.br to your safe contacts, or my answer might just flip into your spam box.