Thursday, 09 de August de 2012

Mini cheesecakes de chocolate

16 Comments

Minha amiga viajou em julho abençoada com a minha inveja branca: vários dias na Itália e também na França. Aliás, percebi que esse mês passado foi um festival de viagens internacionais dos meus amigos enquanto eu permanecia em Brasília. Outra grande amiga foi para os EUA curtir o verão e meu melhor amigo desde os áureos tempos de ensino médio aproveitou a greve da universidade para sumir na Escócia e no Reino Unido. Estou esperando para vê-lo de saia.
Como retorno da minha amiga, nos reunimos para saber as novidades e curiosidades do meu país favorito. Por exemplo, ouvi dizer que as pizzas de Roma são as piores da sua vida já que eles tentam bastante agradar os turistas e mudam muito as receitas. Já ouvi falar também que não tem nada demais na Torre de Pisa e você pode simplesmente esquecer de passar nela. Ela ficou poucos dias na Itália, se comparado com o que eu pretendo, mas só com o que ela contou sobre o que fez, viu e – claro – comeu, eu sei cada vez mais que, no mínimo, tenho ancestrais por lá.

mini_cheesecake_chocolate2
Para alimentar as meninas, resolvi fazer um mac ‘n’ cheese e, de sobremesa, uma receita que vi há alguns dias e estava maluca para reproduzir: cheesecake de chocolate que não precisa assar. Cheesecakes são sobremesas da Grécia antiga e rodaram o mundo graças a colonização: os romanos pegaram dos gregos e passaram aos britânicos, que então levaram para os Estados Unidos. Atualmente, os cheesecakes costumam levar creamcheese, mas, na Itália por exemplo, é normal achar versões com ricota.
Sempre quis fazer, mas as receitas comuns requerem que asse em banho maria, como um pudim. Esse método me dá muita preguiça, então fiquei extasiada quando achei essa receita que elimina o passo de assar. Usei fôrmas com fundo falso, para conseguir desenformá-las perfeitamente depois.

Mini cheesecakes de chocolate
Receita original da Anna, no Tasty Kitchen, com adaptações.
Rende: 10 mini cheesecakes, dependendo do tamanho das fôrmas

Casca:
200g de biscoitos de maizena triturados
4 colheres de sopa de cacau em pó
56g de manteiga sem sal, derretida
Recheio:
450g de creamcheese em temperatura ambiente
100g de açúcar impalpável, peneirado
300g de chocolate meio amargo, picado
1 xícara de creme de leite fresco (40% de gordura)

1 – Misture o biscoito triturado com o cacau. Acrescente a manteiga derretida, até ficar homogêneo. Divida entre as forminhas, deixando o suficiente em cada uma para que a casca seja forte. Com as costas de uma colher – ou, como eu fiz, com o fundo de um copo -, deixe uniforme e compacto. Reserve-as.

mini_cheesecake_chocolate
2 – Derreta o chocolate picado em um banho maria ou usando o microondas. Reserve, para que esteja morno quando acrescentar à receita.
3 – Para o recheio, bata o creamcheese até ficar bem fofo, por cerca de 3 minutos.
4 – Adicione o açúcar e a baunilha, e bata mais um pouco.
5 – Acrescente o chocolate derretido aos poucos e bata até ficar homogêneo.
6 – Em outra tigela, bata a xícara de creme de leite fresco até atingir o ponto de chantilly. Cuidado para não bater demais ou ele irá virar manteiga. Quando pronto, acrescente delicadamente à mistura de creamcheese. Faça movimentos circulares com uma espátula, dobrando a massa sobre si mesma, para que ela não perca o ar incorporado pelo chantilly. Esse vídeo é ótimo e mostra bem como é o movimento que estou falando!
7 – Agora divida igualmente o recheio entre as fôrmas e leve para gelar por pelo menos 8 horas. Para desenformar, passe uma faca pelas paredes e levante o fundo falso vagarosamente com muito cuidado. Decore como preferir!

mini_cheesecake_chocolate3
Dá pra fazer uma cheesecake só, de uns 20cm de diâmetro, com essa receita. Eu preferi minis, pois foi só embalar a fôrma com papel plástico e minhas amigas levaram para casa. Como decoração, mantive a simplicidade da receita e salpiquei cacau em pó por cima, finalizando com uma mini amora e um adeus à minha dieta.

Dicas:
– Você pode substituir metade do chocolate meio amargo por amargo. Não recomendo o ao leite, pois essa cheesecake já tem um sabor bem forte e doce, então poderia acabar enjoada.
– Para bater chantilly, o único creme de leite que funciona é o fresco, com mais de 35% de gordura. Você o encontra na seção de frios do supermercado, geralmente próximo das manteigas e queijos.
– As medidas dos ingredientes se referem às condições deles após o que está descrito, ou seja: triture os biscoitos primeiro e depois pese 200g, não o contrário! O mesmo para o açúcar peneirado.

Para você, uma cheesecake de verdade tem ricota ou creamcheese?

  1. Nathalia Megale
    13 de August de 2012 - 20:14

    Poxa Ju fazer cheesecake e nao me chamar para degustar eh maldade viu!!! to louca para estrear minhas formas novas e EU pretendo te chamar pra provar o resultado tah!!!

    • 13 de August de 2012 - 20:42

      Ai minha dieta… hahaha pode chamar! Na próxima cheesecake que eu fizer, você também vai ser vítima! :D

  2. karina
    25 de October de 2013 - 21:29

    Olá juliana, sou seguidora do seu blog, e assim como seguidora sou daquelas que ve a receita e ja faz…vc poderia nos ensinar a fazer um cheesecakes com goiabada…uma receita totalmente testada e aprovada por vc…adoro e não sei fazer…me ajuda ai..kkk

    • 08 de November de 2013 - 18:24

      Karina, vou atrás de uma que me agrade e coloco aqui no blog! Beijos!

  3. Pri
    17 de January de 2014 - 15:28

    Estava aqui pensando com meus botões, será que rola substituir por queijo minas?

    • 20 de January de 2014 - 11:04

      Pri, queijo minas não dá certo, mas talvez dê com outros queijos. O tradicional mesmo é usar creamcheese. É preciso ser um queijo mais mole e “flexível”, que não seja muito salgado também. Beijos!

  4. Bruna
    30 de June de 2014 - 17:07

    Oi Juliana!

    Adoro seu Blog, estou seguindo há meses e sempre que posso faço alguma receita, amo cupcakes! Hehe.

    Os mini cheesecakes de chocolate parecem divinos, estou louca para colocar a mão na massa! Gostaria de saber o diâmetro das mini forminhas que você utilizou.

    Beijos e obrigada!

    • 01 de July de 2014 - 09:35

      Bruna, elas tem entre 7 e 8 cm cada! :)

  5. 14 de September de 2014 - 20:01

    Olá Juliana! Descobri recentemente seu blog e estou adorando! Gostei da sua escrita, das fotos e da organização, parabéns! Ultimamente tenho investido (quando tenho tempo) no meu lado chef, mas nunca tinha feito cupcake… Como minha cunhada ganhou um kit, resolvemos fazer ontem. Então, acho que empolguei demais para a primeira vez e peguei duas receitas. Para a massa fiz uma de chocolate que achei em outro site. Escolhi seu recheio de chocolate branco e a cobertura também, mas substitui na cobertura por chocolate meio amargo. Hehehe, o problema foi: a primeira fornada saiu uma beleza, mas já percebi que a massa era muito fofa e não apropriada para rechear. Daí na segunda fornada, enchemos mais (porque sobrou) e tirei no mesmo tempo do outro porque fiquei com medo de queimar, mas depois percebi que não tinha assado o suficiente para ficar escurinho. Acabou que não deu pra desenformar, grudou! Enfim, para uma primeira vez, até que não foi tão ruim, o gosto estava ótimo, mas acho que por enquanto vou seguir as receitas a risca, hehehe. E agora que vi sua receita de mini cheesecakes, achei perfeita para fazer de sobremesa no meu aniversário! Já virei frequentadora assídua (e desculpe o texto gigante)! Haa, também moro em Brasília e adoro a Itália…então já estou gostando de vc, hehehe, abçs!

    • 15 de September de 2014 - 22:25

      Larissa, obrigada mesmo pelos elogios! Que bom que gosta do blog! :D
      Qual foi a receita de massa que você usou? Talvez eu possa te ajudar a saber o que deu errado. Beijinhos!

  6. Luana
    03 de October de 2014 - 11:13

    Juliana, pode fazer essa receita em uma forma grande?

  7. Arlete
    30 de January de 2015 - 17:29

    Oi Juliana! Adoro o seu site. Não vi nos ingredientes a baunilha, em que parte da receita eu uso?
    Obrigada.

    • 03 de February de 2015 - 23:32

      Arlete, é verdade, estava sem! É uma colher de chá de baunilha :)
      Beijos!

  8. jacqueline tavares
    27 de February de 2015 - 18:45

    Ola boa noite,onde moro é quase impossível encontrar o creme de leite fresco….posso substituir pelo de lata ou outra coisa???

    • 08 de March de 2015 - 01:22

      Jacqueline, nessa receita pode, mas em outras pode ser que não. Beijos!

Juliana Morgado

I’m a journalist with more passions than time can allow me to have. I have found in the kitchen my paradise, my resting place after a long and exhausting day. It’s my addiction, really. Not only cupcakes but anything that I find interesting, challenging or fun to do. Despite the blog’s name, it’s not all about cupcakes. I love cooking risotto, of all kinds, and I simply love any recipe with cheese.

Cupcakeando’s History

I’m not sure when or why I started to cook. My memories are of my mother putting me in the kitchen and teaching Brazilian white rice and her awesome pomodoro sauce for spaghetti, with fresh tomatoes just the way only she can do. All I know in the kitchen I’ve learned by one way: practice. My recipes are created from my head and implemented with the tests I run, or even meticulously measured from trusted sources.
I have a true passion for cupcakes, because I believe they represent everything that’s good in the kitchen: butter, sugar, cuteness, dedication and creativity. Everything in the right amount for one person.
I enjoy experimenting with these little ones, and finding out new ways do decorate them. When I have nothing better to do, I start researching and studying recipes, theories and decorations for cupcakes. Yeah, study, that’s right.
The blog is also a place for my second passion: photography. I’m that person who keeps looking for angles and shots while walking on the park. I also study the art of photography through websites and books.

The Name

Cupcakeando means, roughly, cupcakeing in Portuguese. The noun “cupcake” is in a verb tense that most well-schooled Brazilians hate because it means an action that will never stop. That’s precisely my intention. I don’t have any wish to stop my cupcake factory anytime soon, or even stop cooking in general. If I don’t have anymore orders, it will be for friends. If my friends get sick of it, it will be for my family. When my family says “ENOUGH”, it will be for myself (and maybe for my Siberian husky and my Pembroke corgi). Because that’s what I love to do and what makes me truly happy.

Copyright

All photos and texts on this website are produced by Cupcakeando, unless specified otherwise. They represent a lot of work and effort. In case you want to use any photo or text from this website, please make sure to link back to me or even get in touch with me before anything. I’ll be glad to help, but it’s important to give the proper recognition. :)

Creative Commons License
This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contact

What if your question has already been answered on the FAQ? Read it just to make sure!

Send your questions or doubts through here.
I answer to each and every e-mail sent to me. Make sure you’ll get my e-mail by adding contato@cupcakeando.com.br to your safe contacts, or my answer might just flip into your spam box.