Thursday, 09 de January de 2014

Mini alfajores, para derreter no verão argentino

50 Comments

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

  1. Alessandra
    09 de January de 2014 - 10:07

    Nossa vou tentar fazer, sabe eu amo cozinhar, e faço tudo o que vejo por aí, aprendi a fazer cupcake com seu blog, muito delicioso. E o buttercream que você ensinou por aqui meu Deus dos sonhos só que não fiz com o extrato da baunilha fiz com a essência de baunilha branca. Assim que eu testar esse alfajor venho falar sobre o resultado!

    Adorooo os seus posts.

  2. Marília Thomas
    09 de January de 2014 - 18:46

    Oi Juliana!

    Sempre acompanhei teu blog… acho o máximo! Comecei a me aventurar na confeitaria e lógico, tuas receitas são sempre as escolhidas! E vou te dizer que é sucesso total entre meus amigos e família.
    Parabéns pelo talento e trabalho! Te desejo cada vez mais sucesso! :)
    E esse post teve tudo a ver comigo. Eu e meu marido passamos esse natal em Buenos Aires. Meu Deus que calor! Aquilo tava impossível!
    Me identifiquei totalmente com tudo que tu escreveu! Que bom que sobrevivemos! haha E também fiquei encantada com o Sucre!
    Depois vou tentar fazer os alfajores! :)

    Beijos! ;*

    • 11 de January de 2014 - 21:07

      Marília, então você compartilhou o terror desse calor comigo. Horrível né?! Mas Buenos Aires ainda assim é maravilhosa. E o Sucre então… o que vocês comeram lá? Beijos!

  3. Shamella
    09 de January de 2014 - 19:08

    Olá, adorei a receita!
    a tempo estava procurando uma receita de alfajores assim veem parecidos com os argertinos que são uma delicia!!!
    Ah é possível encontrar o doce de leite La Salamandra aqui no brasil sim, encontrei dele aqui em Goiania no supermercado Sam`s (Walmart) e com preço bacana R$ 10 cada!

  4. Camille
    09 de January de 2014 - 19:54

    Adorei Buenos Aires!! A Florida é um arraso!!!

  5. Priscila
    09 de January de 2014 - 22:43

    Oi Ju, adorei o posts dos utensílios, estou em Buenos Aires vou dar uma passada lá e fiquei curiosa para saber o que tinha neste prato maravilhoso.

    • 11 de January de 2014 - 21:08

      Priscila, o prato tinha amor, carinho e paz mundial. Hahahaha. Experimente! Beijos!

  6. 10 de January de 2014 - 09:28

    Menina, adooooooooro Buenos aires, meu maior sonho atualmente é poder morar lá nem que fosse por uns 2 ou 3 meses…. Adoro a cidade que é linda, adorei o povo e tudo o que fazem…. Qdo fui a primeira vez, fui com o pé atrás pela richa tão comum entre brasileiros e argentinos; acho que esperava receber alguma hostilidade deles mas foi tudo ao contrário. O povo é simpático, hospitaleiro, educado, enfim…. Estou indo novamente em Maio p/ o congresso da Marcela, vc não vai???
    Alem de ser fã de Buenos aires sou fã do seu blog tb…. Acho muito legal principalmente pela forma como vc escreve, é divertido e ainda tem muita informação legal… E receitas ótimas, claro…

    Ainda não fiz essa receita do alfajor, já tenho ela guardada há bastante tempo mas a idade vai fazendo a gente trabalhar no piloto automático e acabo fazendo sempre a mesma receita que comecei…rsrs

    Vou testar sim e volto pra falar como ficou…

    Voltando ao assunto: vamos pra Buenos aires??? Vou com algumas amigas confeiteiras, claro…

    Beijo e sucesso,

  7. 10 de January de 2014 - 09:31

    Ahhh…. esqueci de falar…
    O doce de leite La Salamandra é facilmente encontrado aki em Brasília na rede Pão de Açúcar ou Extra…. Mas nosso Itambé é tudibom tb… Pra vender o custo é melhor…

  8. 10 de January de 2014 - 11:37

    Que gostoso! Eu sou Argentina e na verdade o calor é insuportável :( Eu só fui uma vez para Buenos Aires, e gostei, mas adoro a minha cidade Córdoba :) Espero que os alfajores sejan sido como os originais, esse doce de leite.. meu deus, vou a um maxikiosko a comprar um kkkk
    Beijos!

    • 12 de January de 2014 - 14:43

      Mayté, que bom ter uma visitante da Argentina! Córdoba parece ser uma cidade bacana. Nas próximas visitas à Argentina, vou sair de Buenos e visitar outros lugares. Acho que Córdoba será um deles. Beijos!

  9. Thaynara
    10 de January de 2014 - 13:25

    Ju que delicia esses alfajores..
    você tempera o chocolate ou usa um fracionado de boa qualidade? se for o fracionado..você pode me indicar? morro de preguiça de temperar chocolate..
    e eu encontro La Salamandra para vender aqui em bsb no empório albamonte que fica na 203 norte :)
    beijos

    • 12 de January de 2014 - 14:44

      Thaynara, geralmente, eu tempero. Somente quando preciso de algo rápido ou quando está muito muito quente, eu uso chocolate fracionado. Costumo usar o fracionado da Sicao, acho bom! Beijos!

  10. 10 de January de 2014 - 14:49

    Adorei a receita de alfajor! Farei com certeza! Será mais uma figurinha no me álbum rsrs
    Moro no Rio de janeiro e consegui imaginar o calor da Argentina…
    E olha que na semana passada pegamos sensação térmica de 50 graus sem brisa… Um pesadelo!
    Gosto muito do seu blog, aproveite para me fazer uma visita! http://panelaminha.wordpress.com/
    Um grande abraço!

  11. wanda macarone
    19 de January de 2014 - 17:53

    Oi Juliana!
    Conheci o teu blog anteontem (qdo procurava algo sobre bicos de confeitar, no google) e já li todos os posts – fui até lá no comecinho. Chorei com a tua declaração de amor para a Yoko (também sou mãe de 4 cães e perdi uma recentemente), mas também dei muitas risadas com outras histórias.
    Moro atualmente no Uruguay e estou um pouco enjoada da tanto alfajor que comi por aqui… kkkkk Então, o que me motivou a escrever aqui hoje, foi que eu ia te lançar um desafio de fazer um cupcake canino – só que até nisso vc já se adiantou!
    Eu sempre faço biscoito pros meus cachorros (picolés e até sorvete) e eles adoram, mas nunca coloquei manteiga de amendoim e nem bacon, só uso frutas e legumes, mas vou tentar – já que vi vc comentando que não faz mal pra eles.
    Só que hoje, eu vou tentar fazer aquele cupcake canino e voltarei aqui pra te dar o veredito – direto da fonte.
    Parabéns pelo blog! Virei fã!
    Até logo…
    =)

    • 20 de January de 2014 - 11:22

      Wanda, que bom que achou o blog, e gostou!
      Ah, aposto que se eu morasse na Argentina, ia enjoar de alfajor rapidinho. Bom é quando é algo que você não tem acesso fácil!
      Depois volta e me diz como ficou o cupcake pros seus cachorros! :)

      Beijos, continue sempre por aqui!

  12. 21 de January de 2014 - 22:27

    Adorei a ideia da maionese, como voce falou tem tudo haver com a confeitaria! Jamais poderia imaginar!
    Vou testar!
    Um grande beijo

  13. sonia
    25 de January de 2014 - 18:10

    Vc pode dar alguma dica de barras de chocolate a ser usado nos cupcakes. Moro em N Friburgo, rj, e gosto demais do seu blog e de vc. parabéns!

    • 29 de January de 2014 - 22:36

      Sonia, te respondi no outro post que você comentou sobre a mesma coisa. Beijos!

  14. vivian
    06 de February de 2014 - 18:21

    oi ju gostaria de dar os parabens vc faz cada coisa linda de dar agua na boca, achei por acaso seu blog, eu e minhas irmas estamos pensando em vender cupcake e essas suas receitas veio bem na hora outra coisa vc mora aqui no brasil so curiosidade mesmo. Abracos Vivian

    • 16 de February de 2014 - 13:47

      Vivian, que bom que gosta do blog! Moro no Brasil sim. Beijos!

  15. Mariana
    25 de February de 2014 - 17:41

    Ju, qual doce de leite firme você indica?

  16. Janaina
    08 de March de 2014 - 13:59

    OI, Juliana! o site do submarino e americanas vende o doce de leite havanna, e tem umas lojas em SP também, para quem mora lá… Como também sou de Brasília, quando quero algo da marca compro pelo site http://havanna.com.br ou pelo submarino… Fica a dica…

    Não conheço a outra marca de doce de leite que indicou, mas também não acho que o Havanna seja tão maravilhoso assim. Meu marido diz que é o melhor, mas gosto é gosto!

    Achei seu blog hoje e já estou amando!
    ;)

    • 23 de March de 2014 - 14:52

      Janaina, se encontrar o La Salamandra por aí, compre e experimente. Eu acho ele muito mais saboroso que o Havanna. Mas gosto é gosto, como você disse! Beijos!

  17. Thais
    28 de March de 2014 - 00:25

    Boa noite, Juliana!

    Gostaria de saber qual o tempo de validade?
    Parabéns pelo blog, adoro suas receitas.

    • 01 de April de 2014 - 13:57

      Thais, o alfajor depois de pronto dura uns 4 dias, no máximo, fora da geladeira. Na geladeira, dura uma semana e pouco. Beijos!

  18. Dani
    21 de June de 2014 - 23:16

    Juliana, adorei sua receita de alfajor!! Confesso que não sou muito chegada, mas o seu está com uma cara maravilhosa! Gosto muito de confeitaria, e estou pensando em começar a vender estes alfajores… você tem alguma ideia de quanto (mais ou menos) eu poderia vender cada um? Os mini mesmo, acho melhor!
    Quanto ao doce de leite, sei que estes argentinos são melhores, mas você conhece algum gostoso mais em conta?

    Muito obrigada!

  19. Soyara de Andrade Bueno
    02 de July de 2014 - 14:19

    Estava procurando uma receita de bolachinhas, para fazer casadinho de goiabada, conhece? Então… Tinha experimentado algumas receitas de outros sites, mas nenhuma tinha agradado a mim, ou a minha família( ou eram doces demais, ou ficavam duras demais, ou então se desmanchavam na hora em que eram tiradas da forma) Resolvi testar a tua receita de massa para alfajor, e deu super certo! Meu filho amou as bolachinhas, e quase comeu todas sem recheio. Fica a dica para quem quiser experimentar, pois essa massa é muito versátil. Obrigada por compartilhar as tuas receitas e experiências conosco, nem todos estão dispostos a isso. Felicidades.

    • 03 de July de 2014 - 21:13

      Soyara, vou dizer que alguns biscoitinhos sempre somem antes de virarem alfajores dessa receita, hahahah. Ela é muito boa mesmo! Beijos!

  20. Maisa
    15 de August de 2014 - 23:08

    Mulher..fui em junho em BA..se tivesse visto esses lugares pra comprar coisa de confeitaria ..uma pena
    So pra fazer inveja eu fui tava um friiio.. 9 / 10 graus por aí..deu pra aproveitar..a calle florida me via sempre..e amei essa receita..como os argentinos arrasam no alfajor é com o doce de leite.. Compre varias coisas em uma das muitas lojas da Havanna que cruzei.. O que tem de Havanna Mc donalds nunca nem tinha visto .. Hehe.. Vou testar a receita

  21. Renata Campos
    21 de August de 2014 - 12:52

    Juliana, te acompanho sempre, parabéns pelo blog, suas receitas e dicas são ótimas!
    Qual a durabilidade do alfajor?

    • 21 de August de 2014 - 13:22

      Renata, o alfajor depois de pronto dura uns 4 dias, no máximo, fora da geladeira. Na geladeira, dura uma semana e pouco. Beijos!

  22. Ruth Silva
    26 de August de 2014 - 08:04

    Oi Juliana!!
    Fiz os alfajores esse fds, e que delícia. A bolachinha sozinha já é um sucesso, tive q me controlar… e como não queria comer tudo, levei para o trabalho e foi o maior sucesso, agora querem q eu leve pra vender.
    Como esqueci de comprar o doce de leite, fiz recheado com brigadeiro branco e preto e também com beijinho. Ficou otimo.
    Obrigada pela dica e disponibilidade.
    Sucesso!!!!

    • 29 de August de 2014 - 09:55

      Ruth, que legal! Várias ideias de alfajores deliciosos, também gosto de variar! Beijos! :)

  23. Ruth Silva
    26 de August de 2014 - 08:08

    Só uma dúvida: a massa precisa ir gelada para o forno. após cortar os biscoitos devo levar pra geladeira pra manter frio? já que minha assadeira e forno eram pequenos.
    Obrigada.

    • 29 de August de 2014 - 09:57

      Ruth, que legal! Várias ideias de alfajores deliciosos, também gosto de variar!
      Se você conseguir cortar todos os biscoitos enquanto ainda frios e levar pra assar, não tem problema, mas se te tomar algum tempo (o que provavelmente vai acontecer), é melhor deixar na geladeira uns 10 minutinhos antes de colocar no forno. A gente faz isso pra evitar que eles espalhem muito ao assar, o que já naturalmente acontece.
      Beijos! :)

  24. glaucia regina narciso vieira
    19 de September de 2014 - 17:46

    Oi Ju!!
    Só para deixar meu comentario, faço sucesso com seus alfajores, alias… meus, kkkkkk, vc eh otima…
    Mas entao preciso aprender os MACARRONS
    não consegui fazer flor, aguardo!!

  25. 23 de March de 2015 - 14:38

    Olá Juliana, como comentei no teu post de buttercream que era otima tua receita agora olhando tua receita de alfajor pensei em te passar a minha sou de lá e esta receita vem de generação em generação é infalivel e autentica! 2 ovos, 1/2 xicara de chá de açucar, 1/2 xicara de chá de oleo, bater na batedeira por 5 minutos , desligar e agregar 1/2 xicara de maicena + 2xicaras de cha de farinha de trigo + 1 xicara de chocolate 50 % + 1 colher de sopa de fermento, misturar amassar vai pedir um pouco mas de farinha como toda massa de biscoito,esticar cortar e pronto no forno a 180 / 200graus por 20 minutos + ó -. rechear e decorar!!! espero que seja de teu agrado! essa receita faz suceso tanto na argentina como aqui!beijos!

    • 02 de April de 2015 - 22:49

      Luna, obrigada pela receita! É um alfajor de chocolate então? Vou testar em casa e colocar no blog. Beijos!

  26. 23 de April de 2015 - 07:43

    […] a paixão, e fico sonhando com quando voltarei novamente – preferencialmente no inverno, porque o verão lá é uma coisa de louco. Buenos pode ser a porta de entrada para alguns dias em outros países latinos. Deixei o […]

  27. Isolda
    30 de April de 2015 - 09:27

    Oi Juliana, faz 2 semanas que descobri seu blog, procurando uma receita de alfajor, e desde então fico todos os dias me deliciando com suas receitas. Ontem a noite fiz o alfajor e que perfeição…. maravilhoso… maridinho amou… agora vou me aventurar nos cupcakes… mudei de cidade em janeiro e como vim desempregada resolvi fazer uns doces pra vender, comecei com meu delicioso pão de mel… graças a Deus tem feito muito sucesso por aqui (Vila Velha – ES)… e os alfajores também vão fazer, tenho certeza… obrigada por nos ajudar nesse doce mundo maravilhoso das guloseimas engordantes…rsrsrs…

  28. Maria Jose Gomes da Silva
    10 de July de 2015 - 23:43

    Boa Noite Juliana!
    Estou indo a Buenos Aires agora em Agosto de 2015, e gostaria que você me desse dicas de onde comprar alguns artigos ou utensílios para confeitaria, pois trabalhos com doces, salgados, bolos e tortas; e só vou ficar dois dias e meio na cidade, se você puder me dar alguns endereços vou ficar muito grata.
    bjos!

    • 14 de July de 2015 - 17:47

      Maria, tem outro post sobre Buenos Aires com dicas de lojas de confeitaria também. Dá uma pesquisada no blog que você acha! Beijos!

  29. Myrella
    29 de September de 2015 - 10:18

    Adoro seu blog, o jeito como você escreve me encanta profundamente. Parabéns! !! Irei testar a receita hoje mesmo. Depois volto para dizer como ficou

  30. Edna da Silva Lara\
    06 de June de 2016 - 16:45

    Boa tarde Juliana, fiquei feliz com a indicação de uma amiga de Campinas S Paulo, que me mandou o seu site .Fiz uma visita ,olhando as sua receitas ,fiquei encantada com o seu trabalho e profissionalismo como jornalista e dicas de Alfajor ,gostaria de saber fazer o buttercream ,caso fosse possível gostaria de aprender e outras novidades mais.Mande o seu blog estar atualizada com as novidades. O meu mto obgda pela atenção e carinho abs Edna Lara -Cuiabá -Mato-Grosso

    • 08 de June de 2016 - 11:49

      Edna, te cadastrei no mailing de e-mails do blog! Mas visite sempre que quiser e puder! Beijos!

  31. 27 de July de 2017 - 18:38

    […] em romaria nas cafeterias de Brasília atrás do melhor mocaccino possível. Algum que bata o do Lattente, talvez, mas acho que é pedir […]

Juliana Morgado

I’m a journalist with more passions than time can allow me to have. I have found in the kitchen my paradise, my resting place after a long and exhausting day. It’s my addiction, really. Not only cupcakes but anything that I find interesting, challenging or fun to do. Despite the blog’s name, it’s not all about cupcakes. I love cooking risotto, of all kinds, and I simply love any recipe with cheese.

Cupcakeando’s History

I’m not sure when or why I started to cook. My memories are of my mother putting me in the kitchen and teaching Brazilian white rice and her awesome pomodoro sauce for spaghetti, with fresh tomatoes just the way only she can do. All I know in the kitchen I’ve learned by one way: practice. My recipes are created from my head and implemented with the tests I run, or even meticulously measured from trusted sources.
I have a true passion for cupcakes, because I believe they represent everything that’s good in the kitchen: butter, sugar, cuteness, dedication and creativity. Everything in the right amount for one person.
I enjoy experimenting with these little ones, and finding out new ways do decorate them. When I have nothing better to do, I start researching and studying recipes, theories and decorations for cupcakes. Yeah, study, that’s right.
The blog is also a place for my second passion: photography. I’m that person who keeps looking for angles and shots while walking on the park. I also study the art of photography through websites and books.

The Name

Cupcakeando means, roughly, cupcakeing in Portuguese. The noun “cupcake” is in a verb tense that most well-schooled Brazilians hate because it means an action that will never stop. That’s precisely my intention. I don’t have any wish to stop my cupcake factory anytime soon, or even stop cooking in general. If I don’t have anymore orders, it will be for friends. If my friends get sick of it, it will be for my family. When my family says “ENOUGH”, it will be for myself (and maybe for my Siberian husky and my Pembroke corgi). Because that’s what I love to do and what makes me truly happy.

Copyright

All photos and texts on this website are produced by Cupcakeando, unless specified otherwise. They represent a lot of work and effort. In case you want to use any photo or text from this website, please make sure to link back to me or even get in touch with me before anything. I’ll be glad to help, but it’s important to give the proper recognition. :)

Creative Commons License
This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contact

What if your question has already been answered on the FAQ? Read it just to make sure!

Send your questions or doubts through here.
I answer to each and every e-mail sent to me. Make sure you’ll get my e-mail by adding contato@cupcakeando.com.br to your safe contacts, or my answer might just flip into your spam box.