Wednesday, 26 de August de 2015

Madeleines de limão

28 Comments

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

  1. maira
    26 de August de 2015 - 10:20

    Acho meio complicado julgar os atores assim, por causa de alguns filmes. É claro que alguns se especializam em determinados papéis ou, pior, ficam famosos só por eles e quem assiste acha que eles não sabem fazer nada diferente. Talvez você devesse fuçar a filmografia deles além dos Blockbusters, o que acha? Com exceção da Katherine Heighl, que realmente tem comédias românticas demais no curriculum, acho que os outros atores merecem uma chance na sua TV, Ju.rsrs
    Sobre o Clooney, você podia assistir Syriana; Boa Noite, e Boa Sorte; Os Descendentes; Gravidade; Caçadores de Obras Primas; Queime depois de Ler… bem diferentes do padrão que você citou. Você não assistiu a muitos filmes dele fora as comédias românticas, assistiu?
    Keira Knightley: O jogo da imitação, Simplesmente Amor e Mesmo se nada der certo.
    Robert Downey Jr.: Chaplin já diz tudo, assim como Sherlock Holmes.

    • 26 de August de 2015 - 10:46

      Maira, Syriana, check, Gravidade, check, Queime Depois de Ler, check. Todos ele faz o mesmo papel. Os Descendentes está na minha lista, mas cansei nos primeiros 20 minutos, vou retomar quando der.
      Os outros que você citou da Keira e do Robert (com exceção de Jogo da Imitação, que ainda não vi), também, todos os mesmos papéis.
      Aliás, todos esses filmes que você citou são blockbusters. Já assistiu Não Me Abandone Jamais? Solaris? Assassinos por Natureza? São exemplos melhores de atuações diferentes desses atores (respectivamente, Keira, Clooney e Robert), apesar de que acho que em Não Me Abandone Jamais a Keira fez o suprassumo do seu personagem irritante hahaha. Casou incrivelmente bem porque no livro a personagem é pra ser irritante mesmo.
      Beijos!

  2. 26 de August de 2015 - 10:33

    Sou doida pra fazer madeleines. Farei em homenagem ao Robert Downey Jr, que amo!

  3. Ophelia
    26 de August de 2015 - 13:15

    Ju, finalmente encontrei alguém que concorda que a Keira Knightley é BEM irritante, além de sempre fazer papel de época e com a mesma cara (na minha opinião) . Ás vezes chega a ser estranho ver ela normal “vestida de séc XXI” rsrsrs… já me disseram que essa “aversão” à atriz era recalque xD
    Essas madeleines parecem deliciosas. Vou provar! Bjos

    • 26 de August de 2015 - 15:08

      Ophelia, pra mim recalque seria se eu dissesse que ela é horrorosa. Ela não é, é uma mulher linda e já li por aí que os maquiadores de Hollywood dizem que o rosto dela é perfeito, sem rugas, sem defeitos e tal. O que fazemos é uma mera constatação óbvia hahahahah
      Beijos!

  4. Vivian
    26 de August de 2015 - 14:27

    Ju, nunca nem procurei receita de madeleines porque, na minha cabeça, eram difíceis! Adoro porque acho que têm um sabor tão delicado e simples, mas ao mesmo tempo tão bom! Gosto daquele episódio de Friends em que o Freddie Prinze Jr vira babá da Emma, e o Ross diz que ele é meio afeminado, mas faz madeleines “lighter than air” <3
    E entendo o que você quer dizer… tenho um bloqueio absurdo com o Johnny Depp, que sempre faz um personagem esquisito/afetado de alguma forma. Costumo dizer que se ele se vestisse de urso pra fazer um filme, eu ainda assim saberia que é ele!
    Beijos

    • 26 de August de 2015 - 15:14

      Vivian, eu tenho bloqueio com o Depp também, mas mais porque eu acho ele um péssimo ator HAHA. Acho até que ele faz papéis diversificados (Ed Wood, Porque Choram os Homens são filmes muito bons dele inclusive), mas é raro. Beijos!

  5. bianca
    26 de August de 2015 - 15:50

    Oi que lindos vou fazer essa semana, voce fez em forma de silicone?
    obrigado
    bjs

  6. 27 de August de 2015 - 07:30

    Oi Ju! Não pude deixar de comentar desta vez porque tudo bem, até posso concordar que esses atores fazem papeis parecidos, mas ao mesmo tempo, acho que isso acontece porque eles combinam com esses papéis. A Keira Knightley fez uma Elizabeth Bennet perfeita em Pride and Prejudice. Não sei se você leu Jane Austen mas ela conseguiu passar até as mesmas expressões que eu imaginava para a personagem, tão à frente de seu tempo. E sim, ela fez o mesmo tipo de personagem em Piratas do Caribe, uma mocinha com muitos ideais e que arrisca tudo pelo que acredita. Até mesmo neste último, O Jogo da Imitação, ela faz uma moça muito inteligente, uma “nerd”, a única mulher a passar em uma prova de seleção dificílima em uma época em que mulheres só conseguiam emprego como secretárias ou telefonistas. Desculpe mas não consigo ver onde ela se tornou tão irritante. Eu acho que ela faz muito bem personagens com personalidade forte, com ideais bem definidos e que são o retrato da mulher contemporânea, com tudo que teve e ainda tem que lutar para conquistar seu espaço na sociedade. Bom esta é só a minha opinião. Quanto à atuação do Robert Downey Jr por exemplo eu discordo um pouco, achei apenas ok. Prefiro ele com Homem de Ferro. O filme em sim, tbm ok. Por ser formada em Direito fui com uma expectativa diferente assistir a um filme com o nome de O Juiz. Mais uma vez, apenas minha opinião. Também não aprecio o estilo gostosão do Clooney mas ele faz bem o tipo e adoro a Katherine Heigl desde a sonhadora Izzy de Grey’s Anatomy. Enfim, não acho uma boa ideia julgar esses atores assim. Eles fazem bem os papéis nos quais são bons.

  7. maira
    27 de August de 2015 - 11:21

    Bom, discordo que o Clooney faça o mesmo papel em Syriana e em Gravidade, assim como em outros filmes, mas opinião é opinião, né? Cada um tem a sua. Acho que todo mundo tem um ator/atriz com quem simpatiza mais, ou com quem se irrite… Eu tinha essa impressão do Jack Black, que meu filho ama, mas depois fui aprendendo a não me irritar e gostar do jeito dele como é. Enfim, foco na Madeleine!

    • 27 de August de 2015 - 18:26

      Gente, hahahaha, Ana e Maira, acho que vocês estão levando muito pro S2 de vocês o meu post. Opinião é opinião. Eu acho a Keira irritante DEMAIS, mas é a minha percepção dela como atriz (e como pessoa, já viram entrevistas dela?). Não acho errado julgar o trabalho deles, afinal de contas é pra isso que se é um ator. Para agradar uns e não agradar outros. Não estou julgando as PESSOAS que eles são, e sim o TRABALHO deles. Exceto a Keira, que acho chata. Robertinho, inclusive, eu acho um cara MUITO foda pelo histórico de vida e superação que ele tem.
      Meu conceito ideal de ator é que a pessoa tem que ser capaz de fazer qualquer papel. Alguns são mais fáceis para elas, outros não, seja porque eles “combinam” com o personagem, ou porque não combinam, ou porque já viveram aquilo, ou porque exatamente nunca viveram e por isso conseguem representar. Não acho legal quando o ator se limita, por comodidade, vontade ou por qualquer que seja a razão, a repetir o mesmo papel, o mesmo estilo de personagem, over and over porque ele se encaixa bem nele. Gosto de atores camaleões, atores que passam credibilidade que se esforçaram pra representar alguém. Quando você repete o mesmo esterótipo em vários filmes, isso rebaixa um pouco a capacidade de atuação de alguém. Não disse que eles são péssimos atores (apesar de que a Heigl é), apenas que estão utilizando mal a capacidade que eles mesmos têm.
      E, de novo, é a minha opinião. É o meu bloqueio pessoal com esses atores que citei. Não quero que ninguém tenha o bloqueio que eu tenho (aliás, tenho com o Jack Black também, Maira! Hahaha), estava apenas contando minha situação. Desculpe se ofendi os gostos pessoais de vocês, hahahaha.

  8. Luciana Diniz
    27 de August de 2015 - 17:59

    Tudo bem querida? Adoro seu site!! Excelente as receitas. Posso usar água de rosas em vez de água de laranjeiras! Bj

    • 16 de September de 2015 - 23:01

      Luciana, pode sim, mas daí muda o sabor, né? :)

  9. ana cleide cerveira lima
    27 de August de 2015 - 23:58

    Juliana,

    Tenho verdadeira obsessão por bolos em miniaturas, ate receitas de tabuleiro sempre adapto em forminhas., mas pra minha tristeza não tenho de madeleine., Tenho procurado muito em minha cidade e encontrei uma não muito legal , meio grande , estranha e cara. Vou pesquisar pela internet,. Tens alguma sugestão de site? Quero experimentar essa receita em forma correta pra me deliciar também com o visual. Esses estão lindos e a receita deve ta maravilhosa. Abraços!

    • 16 de September de 2015 - 23:02

      Ana, eu comprei minhas formas de madeleine na França, exatamente por que não encontrava aqui. :(

  10. Regina Homem
    28 de August de 2015 - 21:10

    Que maravilha! Cheguei hoje da Florida e trouxe uma forma de Madeleines, justamente porque queria experimentar uma receita e, abro meu mail e dou de cara com sua receita! Muito obrigada!
    Assim que conseguir desfazer malas, guardar a tralha toda que trouxe, vou com certeza experimentar fazer sua receita.
    Beijos

  11. Aline
    31 de August de 2015 - 13:18

    O fermento é royal ou biológico Juliana?
    Obrigada!
    Beijos

    • 16 de September de 2015 - 23:04

      Aline, sempre é fermento em pó, a não ser que especificado na receita. Beijos!

  12. Fernanda Coura
    02 de September de 2015 - 10:19

    Que tipo de fôrma você usa para fazer as Madeleines, Juliana? Eu comprei uma de silicone, mas até hoje não acertei com aquilo. Será que uma fôrma normal é melhor?

    • 16 de September de 2015 - 23:05

      Fernanda, a minha é de metal mesmo. Mas já vi sendo feita na de silicone e deu certinho também. Eu pessoalmente também nunca acerto com formas de silicone heheheh

  13. Raquel
    02 de September de 2015 - 19:04

    Gosto é gosto mesmo.. Adoro filmes de época.. E quando a Keira faz, melhor. O importante é cada um respeitar a opinião de cada um. Adoro ler seus posts. Bjs! Obrigada pela receita.

  14. Marina
    07 de September de 2015 - 13:52

    Oi, eu não tenho fôrma de madeleines e nem de mini cupcakes, posso fazer em fôrma normal como se fossem biscoitos? Você tem alguma sugestão?

    • 16 de September de 2015 - 23:09

      Marina, você precisaria de uma forma que seja pelo menos um pouco fundinha, porque senão não fica com a consistência interna de madeleine. Vai ficar tipo uma whoopie pie. Não fica ruim, só não fica igual madeleine. Tenta forminhas de mini empadinhas :)

  15. Stela Willians de Carvalho
    08 de September de 2015 - 11:28

    Oi Julilana, parabéns pelo seu trabalho. a minha familia tem se deliciado com as suas guloseimas. Qualquer dia nos parabeniza com uma receita de financier? adoro comidas em pequenas porções.
    Bjs

    • 16 de September de 2015 - 23:13

      Stela, sugestão anotada! :D Adoro financiers também <3

  16. 10 de September de 2015 - 13:20

    […] uma pessoa muito aberta para debates e discussões, gosto bastante disso na verdade. Tanto que no post sobre como eu não curtia certos atores, achei produtiva a discussão nos comentários com quem discordava de mim. Então, se quiser […]

  17. 10 de January de 2016 - 21:26

    Simplesmente amo blogs que reunem gastronomia e cinema!!!
    Minha opinião é a seguinte: acho que como tudo na vida, é tudo questão de gosto, de “bater o santo”. Muitas vezes não gostamos de um ator ou atriz por uma atuação ruim ou porque não fomos com a cara mesmo rs…
    Um exemplo, eu concordo com a sua critica sobre a Katherine Heigl, e apesar disso adoro dela! E não consigo gostar de jeito nenhum da Cameron Diaz, por exemplo. Pura antipatia da minha parte, não gosto dela e pronto. Por isso que digo, é uma questão de gosto pessoal.
    Outros que também não me descem (e nem sei explicar porque rs): Ashton Kutcher, Johnny Depp, Ben Afleck, Catherine Zeta Jones…e mais um monte, a fila é grande hahaha…

    Parabéns pelo blog!

    • 25 de January de 2016 - 22:38

      Marcele, eu também não curtia a Cameron Diaz, mas depois que vi umas entrevistas dela, comecei a gostar dela como pessoa e agora até trago os filmes (bem ruinzinhos) que ela anda fazendo! hahahahaha Ashton nem fede nem cheira, Affleck e Catherine Zeta-Jones eu até curto, mas Johnny Depp………. cara, não desce na minha garganta, não mesmo. Ainda mais depois de Transcendence que foi muuuuuuito terrível. Beijos!

Juliana Morgado

I’m a journalist with more passions than time can allow me to have. I have found in the kitchen my paradise, my resting place after a long and exhausting day. It’s my addiction, really. Not only cupcakes but anything that I find interesting, challenging or fun to do. Despite the blog’s name, it’s not all about cupcakes. I love cooking risotto, of all kinds, and I simply love any recipe with cheese.

Cupcakeando’s History

I’m not sure when or why I started to cook. My memories are of my mother putting me in the kitchen and teaching Brazilian white rice and her awesome pomodoro sauce for spaghetti, with fresh tomatoes just the way only she can do. All I know in the kitchen I’ve learned by one way: practice. My recipes are created from my head and implemented with the tests I run, or even meticulously measured from trusted sources.
I have a true passion for cupcakes, because I believe they represent everything that’s good in the kitchen: butter, sugar, cuteness, dedication and creativity. Everything in the right amount for one person.
I enjoy experimenting with these little ones, and finding out new ways do decorate them. When I have nothing better to do, I start researching and studying recipes, theories and decorations for cupcakes. Yeah, study, that’s right.
The blog is also a place for my second passion: photography. I’m that person who keeps looking for angles and shots while walking on the park. I also study the art of photography through websites and books.

The Name

Cupcakeando means, roughly, cupcakeing in Portuguese. The noun “cupcake” is in a verb tense that most well-schooled Brazilians hate because it means an action that will never stop. That’s precisely my intention. I don’t have any wish to stop my cupcake factory anytime soon, or even stop cooking in general. If I don’t have anymore orders, it will be for friends. If my friends get sick of it, it will be for my family. When my family says “ENOUGH”, it will be for myself (and maybe for my Siberian husky and my Pembroke corgi). Because that’s what I love to do and what makes me truly happy.

Copyright

All photos and texts on this website are produced by Cupcakeando, unless specified otherwise. They represent a lot of work and effort. In case you want to use any photo or text from this website, please make sure to link back to me or even get in touch with me before anything. I’ll be glad to help, but it’s important to give the proper recognition. :)

Creative Commons License
This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contact

What if your question has already been answered on the FAQ? Read it just to make sure!

Send your questions or doubts through here.
I answer to each and every e-mail sent to me. Make sure you’ll get my e-mail by adding contato@cupcakeando.com.br to your safe contacts, or my answer might just flip into your spam box.