Wednesday, 24 de October de 2012

Halloween: cemitério de cupcakes

33 Comments

Apesar da minha revolta quanto à comemoração do Halloween no Brasil no post passado, eu gosto muito desse feriado. Gosto tanto que fico levemente irritada quando vejo decorações de Natal ocupando as lojas quando ainda nem chegamos no Halloween.
Resistirei bravamente aos risonhos papais noéis, pinheiros decorados e presépios empoeirados – sem contar a avalanche de panettones. Vou me manter nas caveirinhas, zumbis e vampiros por um tempo, pelo menos até passar Novembro.


Isso me lembrou de um ótimo restaurante que visitei em Nova Iorque, que nesta época do ano deve estar bombando. Chama-se Jekyll & Hyde e é também um pub à noite. A graça dele é ser totalmente decorado num estilo mórbido, com caixões pendurados nas paredes e esqueletos no teto. A porta do banheiro é uma estante de livros em um corredor sombrio.
Além disso, o lugar é praticamente um parque de diversões, porque algumas coisas se mexem. Os olhos dos quadros, por exemplo. Um garçom nos avisou que seria melhor se pudéssemos vir à noite, pois tudo é complementado com a escuridão e atores fantasiados. Tudo isso e a comida ainda era muito boa, bem servida e a um preço módico pela diversão oferecida.
Imagino que restaurantes desse tipo devem ser raros no nosso país. Em Gramado, cheguei perto disso, em uma cafeteria temática de chocolate, mas ainda está longe das caveiras que pulavam em cima de você enquanto comia seu hambúrguer.


No post passado, matei alguns cupcakes. Hoje, vou enterrá-los, claro, porque respeito os cupcakes.

Cemitério de cupcakes
Rende: 18 cupcakes.

Cupcakes de chocolate 
e laranja
1 receita de cupcakes de chocolate
2 1/2 colheres de sopa de raspas de laranja

1 – Depois de finalizar a preparação da massa, antes de dividir em forminhas, acrescente as raspas de laranja e misture bem.
2 – Divida entre as forminhas de papel e leve ao forno por 22 minutos. Estão prontos quando um palito inserido no meio de cada um deles sair limpo. Transfira-os para uma grade de resfriamento até o momento de recheá-los.

Creme de laranja, ou orange curd

Receita original de lemon curd da Sprinkles Bakes, com alterações.

Rende: 1 1/2 xícara, o suficiente para rechear aproximadamente 25 cupcakes

55g de manteiga
1/2 xícara de açúcar
1 ovo
1 gema
1/6 de xícara de suco de laranja lima, coado
1 colher de sopa de suco de limão siciliano
1 gota de corante laranja

1 – Bata a manteiga e o açúcar por aproximadamente 2 minutos.
2 – Acrescente o ovo e a gema, um de cada vez, e depois o suco de laranja e o de limão. Bata até incorporar.
3 – Leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma espátula. Quando não aparentar mais ter talhado, aumente o fogo ligeiramente e cozinhe, sem parar de mexer. Finja que é um brigadeiro!
4 – A mistura vai engrossar bastante. Meça a temperatura com um termômetro: quando chegar a 75˚C, pode tirar do fogo! Para quem não tem um, isso leva aproximadamente 3 minutos a partir do momento em que a mistura deixou de parecer talhada.
5 – Transfira para uma tigela e adicione o corante laranja. Misture bem e, então, cubra com papel plástico. Ele deve encostar em cima da superfície do creme, para evitar a formação de uma película enquanto ele esfria.
6 – Leve à geladeira até que fique completamente frio, quando estará pronto para ser o recheio dos seus cupcakes!

Buttercream (com gosto de sorvete!) de chocolate
230g de manteiga sem sal
140g de chocolate meio amargo derretido, à 36˚C
3 1/2 xícaras (400g) de açúcar impalpável, peneirado
1 1/2 colher de sopa de leite integral
uma pitada de sal

1 – Em uma batedeira fixa, bata a manteiga por 7 minutos na velocidade média. Pare na metade para limpar as paredes da tigela, assegurando que tudo seja misturado. A manteiga vai mudar de cor e ficar pálida, quase bege, e fofinha.
2 – Pare a batedeira e acrescente o chocolate derretido. Bata por mais 2 minutos, até bem incorporado.
2 – Adicione todo o açúcar e a pitada de sal de uma vez. Bata lentamente a princípio – ou o açúcar vai voar na sua cozinha toda! – e depois sem parar por 6 minutos. Quanto ao leite, coloque 1 colher primeiro e cheque a consistência. Se estiver boa o suficiente para espalhar com uma espátula, não precisa adicionar o resto do leite.

Lápides e terra
18 biscoitos Negresco
Pasta americana em tom cinza


1 – Separe as metades de cada biscoito. A dica é torcer as metades, até que elas se soltam, deixando o recheio quase todo de um lado só. Pode raspar e comer, porque cozinhar é isso aí. ;)
2 – Coloque 18 metades em um liquidificador ou multiprocessador e pulse até que obtenha farelo de negresco. Não precisa pulsar muito, pois é interessante manter alguns pedaços maiores, como se fossem pedras dos túmulos!
3 – Com as outras 18 metades, pegue uma faca serrilhada e faça dois cortes paralelos, para conseguir o formato de uma lápide.
4 – Abra a pasta americana e corte tiras do tamanho ideal para cobrir os biscoitos de negresco. O melhor jeito é cortar uma tira vertical, pois, quando você unir as pontas, ficará um pouco feio, mas vai dar para esconder quando posicionarmos nos cupcakes.
5 – Para facilitar a colagem da pasta americana ao biscoito, use um pequeno pincel (que sirva somente para cozinha! De maneira alguma use um pincel de pintura aqui) ou a ponta do seu mindinho para molhar levemente – bem de leve! – o biscoito com água.
6 – Espere secar e endurecer. Depois, você pode escrever RIP ou o que quiser nas lápides, com uma caneta de tinta comestível.

Montando os cupcakes:
1 – Depois de recheados, use uma espátula para fazer um montinho em cima de cada cupcake. Minha técnica é igual a demonstrada nesse vídeo, sem a parte de moldar o centro: retirar um pouco de cobertura da tigela em uma pequena bola, colocar em cima e ir girando o cupcake enquanto bato de leve com a espátula. Isso faz com que fique bem redondinho. Porém, faça da maneira que achar mais fácil para você. Se preferir usar um saco de confeitar com um bico redondo, também dá certo!
2 – Coloque os biscoitos moídos em um prato e, cuidadosamente, passe o cupcake com a cobertura por cima. Garanta que toda a cobertura ficou escondida.

Com delicadeza, é só rolar nos farelos de biscoito.
3 – Agora é só colocar as lápides e voilá! Trabalhoso, mas vale a pena, não?

Esses cupcakes ficam ótimos em uma festa de Halloween, com algumas abóboras em volta. Vou ceder às abóboras também, ora bolas, fazer o quê! A mistura de laranja com chocolate é sensacional, não imaginava que unir esses dois ingredientes daria tão certo. Vale a pena experimentar!


Você conhece algum restaurante no Brasil que tenha investido em algo parecido ao Jekyll & Hyde? Qual? Onde? Dê a dica!

  1. Larissa (prima da Verônyca)
    24 de October de 2012 - 11:35

    Muito legal, vou ver se faço tb!
    Mas só uma pergunta, como vc faz pra pasta americana ficar cinza?

    • 24 de October de 2012 - 11:42

      Larissa, se você não achar uma pasta americana cinza, é só comprar uma branca e corante em gel preto. Pega um palito de dente e mergulha no corante, mas bem pouco mesmo!, e passe na pasta branca. Depois, trabalhe ela com as mãos até ficar cinza. Se quiser um cinza mais escuro, coloca mais um pouco de corante, mas sempre BEM pouco. O preto é bem forte e é mais fácil colocar aos poucos do que voltar pra um tom mais claro. ;)

      Um beijo!

  2. vivi
    24 de October de 2012 - 12:17

    amada, pirei. vc é uma artista.
    nossa….
    se eu fosse num lugar assim eu morria. tenho paura disso.
    mas deve ser legal.
    não conheço nem queria conhecer. tenho pavor….
    vc é muitoooo habilidosa.
    obrigada por me presentear com posts maravilhosos.
    besos
    vivi

  3. 25 de October de 2012 - 11:14

    Juliana minha querida, que coisa mais linda.Você arrasa com seus cupcakes.Virei sua fã.Sua criatividade é surpreendente.Parabéns querida.Beijos, tenha um lindo dia.

  4. Mariana Bastos
    25 de October de 2012 - 19:54

    Oi Juliana! Esses cupcakes são bem assustadores! Você é muito criativa e talentosa. Amei a receita do creme de laranja. Beijos.

  5. 26 de October de 2012 - 14:47

    Wow, these cupcakes really are spooky! :D

    • 26 de October de 2012 - 15:07

      I know, right? But it’s delicious so it’s an excuse to be in a children’s party.
      Loved your website, btw!

      :)

  6. 28 de October de 2012 - 02:11

    Yum! These look so ghoulish and super-tasty!! Great cupcakes once again :)

  7. Verônyca
    29 de October de 2012 - 14:41

    E não é que a Larissa (minha prima) fez mesmo esse cupcake?! Ficou uma gracinha e muito gostoso, aprovadíssimo! =D

  8. Larissa
    30 de October de 2012 - 17:30

    Eu fiz! Deu trabalho mas ficou lindo e delicioso! :)

  9. sarah
    06 de March de 2013 - 11:40

    Ju, a laranja lima pode ser substituída pela tradicional? E o limão siciliano pelo tradicional? Bjss

    • 07 de March de 2013 - 14:26

      Sarah, pode substituir a laranja lima pela tradicional sim, mas o limão tem que ser siciliano. Ele tem mais sabor que o tahiti! Em breve, vou postar uma receita de recheio de limão tahiti, ok? Hahaha!

      Beijos!

  10. sarah
    08 de March de 2013 - 13:45

    Ok!! Bjss

  11. Silvana Rodrigues
    11 de March de 2013 - 17:13

    Juliana, é a primeira vez que entro no blog e adorei as dicas, no momento estou desempregada e como já fazia bolo por roby resolvi tentar ganhar uma graninha para sustentar meus estudos.
    Estou com uma encomenda de cupcakes para Bodas de Ouro e estou “louquinha” testando tudo pois amanha a cliente quer degustar, a festa é só dia 23/03, comprei uma vários ingredientes cada um de uma receita q vi na net rsrs, meu bolo estava igual ao errado da sua foto rsrs agora deu certo com sua receita acabei de fazer, agora vou bater o de chocolate. Estou com dificuldade de deixar o buttercream durinho pois estou no RJ e aqui ta muito quente, não sei se estou errando porque fui em uma loja de festa pedir a manteiga sem sal e quando vi é margarina e eles falaram que é igual, ou se tenho que temperar o chocolate antes.
    Li em outro blog dicas para usar cremor tártaro, pó de merengue, acabei comprando mais não usei, você tem como me dar alguma dica de como fazer pra não derreter???
    Obrigada por essa ótima ferramenta que é seu blog, Parabéns pela iniciativa.
    Beijos Silvana Rodrigues RJ

    • 11 de March de 2013 - 19:08

      Oi Silvana!

      Infelizmente, buttercream tem que ser feito com manteiga e ele não aguenta temperaturas muito altas, ou seja, acima de 28˚C ou ficar no sol direto. Não tem truque, é assim mesmo. Você pode trocar 1/3 da manteiga da receita por gordura vegetal hidrogenada na mesma quantidade, isso costuma ajudar um pouco a sustentar o calor, mas coisa de 1 ou 2 graus a mais.
      O IMBC que ensino aqui no blog costuma segurar melhor em temperaturas quentes, mas, de novo, não é nenhum milagre. Tudo com manteiga vai derreter se estiver muito quente.

      Beijos!

  12. Silvana Rodrigues
    12 de March de 2013 - 09:39

    Obrigada pela dica!
    Estou pensando em decorar com pasta americana será que segura mais tempo? Estou testando tudo serve como experiência, aqui no RJ é muito difícil trabalhar com doces mais vou conseguir.
    Um forte abraço,
    Silvana.

    • 13 de March de 2013 - 09:12

      Oi Sil!

      Pasta americana segura pra sempre hahahaha! Brincadeira, ela também tem data de validade, mas cupcakes nela sobrevivem por mais tempo. Eles não tem problema com temperatura, só com humidade que pode fazer a pasta “suar” e ficar toda grudenta, mas se estiverem em um local arejado depois o suor seca e fica tudo ok de novo!

      Beijos!

      • Silvana Rodrigues
        14 de March de 2013 - 17:00

        Oi Ju!
        Ficou bonito com pasta americana, mais posso ser sincera, aquelas voltinhas do buttercream não tem igual né.
        Testei sua receita (IMBC), só acrescentei 200g de chocolate branco, e posso te falar ficou “show” e não derreteu.
        Obrigada mais uma vez, e depois me diz como posso colocar fotos para você ver como ficou.
        Beijos!
        Sil.

        • 14 de March de 2013 - 21:18

          Oi Sil!

          Eu acho buttercream a coisa mais linda que tem, e infinitamente mais saboroso que pasta americana. Mas, infelizmente, o pessoal ainda prefere pasta americana porque “é mais bonitinho”. Sei lá, né, vai entender.
          Mande as fotos pra mim: contato@cupcakeando.com.br :)

  13. Kelly
    02 de October de 2013 - 19:51

    Oi Juliana
    Testei a receita do buttercream e talhou…. nao sei se foi pela açucar impalpavel? nao sei a de confeiteiro?

    • 06 de October de 2013 - 20:32

      Kelly, nunca talhou comigo. Quando você diz talhar, qual é a aparência? Em que momento ele talhou? Por quanto tempo você bateu?

  14. Ana Beatriz
    23 de October de 2013 - 18:20

    Juliana, achei o máximo o seu blog. Estou iniciando a fazer cupcakes por hobby mesmo, pois trabalho fora o dia todo numa empresa. Mas adoro fazer alguns trabalhos manuais…o buttercream é com açúcar impalpável ou de confeiteiro(glaçúcar)? Ele aguenta quanto tempo fora da geladeira?

    • 08 de November de 2013 - 18:23

      Ana, a receita do buttercream explica direitinho! É impalpável sim e aguenta por dois dias sem passar da validade, desde que esteja em temperatura ambiente (ou seja, bem ventilada e fora do calor). Beijos!

  15. Iza
    06 de November de 2013 - 00:12

    Juliana,
    Não costumo escrever em blogs, mas não posso deixar de compartilhar minha opinião aqui. Há alguns meses sigo seu blog e já fiz parte das receitas dele. Todas dão super certo e é uma delicia acompanhar o Cupcakeando!!!! Você escreve muito bem e suas fotos são incríveis! Você tem um senso de humor muito gostoso e uma ótima forma de conduzir a narrativa das receitas! Não fico com duvidas e, mesmo não sendo muito experiente, as receitas costumam ficar uma delicia!!! O Sr. Marido aprovou todas! Rss… E as festas em família ganharam um sabor especial!!
    Obrigada por compartilhar um pouco da sua arte e muitos parabéns!!! Você é muito talentosa e espero que tenha todo o sucesso do mundo!
    Bjos,
    Iza

    • 09 de November de 2013 - 22:29

      Iza, muito obrigada pelos elogios e pelo carinho! De verdade! É por comentários e visitas como as suas que eu faço tudo que está aqui no blog! :) Sempre que precisar, pode contar comigo pra ajudar nas dúvidas, receitas, comentários sobre a vida e o que mais vier. Beijos grandes!

  16. Luisa
    19 de February de 2014 - 16:54

    Eu gostaria de saber como faço para rechear os CUPACAKES,se quando eles já tiver assados ou ainda crus!!obrigada

  17. 11 de March de 2014 - 23:10

    adorei, seu blog é maravilhoso bem detalhado,faço bolos salgados e tortas,agora estou pensando em me aventurar em decoração com pasta americana, foi numa pesquisa que achei seu blog,me encantei decoro meus bolos e tortas com chantily e papel arroz ou guanache,já fiz bolinhos mas não com essas receitas, meus bolinhos geralmente eram de chocolate ou de cenouras mas só pro lanche em casa,so uma curiosidade, minha batedeira é planetária arno,será que bate butercrem,adorei a receita gostaria de testar,beijos e obrigado!

    • 23 de March de 2014 - 15:08

      Claudia, qualquer batedeira planetária faz o buttercream, pode ficar tranquila! :) Que bom que gosta do blog, continue sempre por aqui! Beijo!

  18. mariana cristine
    13 de March de 2014 - 19:39

    Não tem muitas xícara açúcar na cobertura?

    • 23 de March de 2014 - 15:11

      Mariana, não, está certinho! :)

  19. mariana cristine
    16 de March de 2014 - 20:33

    Açúcar de impalpavel é o mesmo que glaçuca? pois antes achava com nome de açúcar impalpavel agora na mesma marca só acho essa tal de glaçuca .

    • 23 de March de 2014 - 16:52

      Mariana, é diferente, viu? Açúcar impalpável vende em lojas de confeitaria!

Juliana Morgado

I’m a journalist with more passions than time can allow me to have. I have found in the kitchen my paradise, my resting place after a long and exhausting day. It’s my addiction, really. Not only cupcakes but anything that I find interesting, challenging or fun to do. Despite the blog’s name, it’s not all about cupcakes. I love cooking risotto, of all kinds, and I simply love any recipe with cheese.

Cupcakeando’s History

I’m not sure when or why I started to cook. My memories are of my mother putting me in the kitchen and teaching Brazilian white rice and her awesome pomodoro sauce for spaghetti, with fresh tomatoes just the way only she can do. All I know in the kitchen I’ve learned by one way: practice. My recipes are created from my head and implemented with the tests I run, or even meticulously measured from trusted sources.
I have a true passion for cupcakes, because I believe they represent everything that’s good in the kitchen: butter, sugar, cuteness, dedication and creativity. Everything in the right amount for one person.
I enjoy experimenting with these little ones, and finding out new ways do decorate them. When I have nothing better to do, I start researching and studying recipes, theories and decorations for cupcakes. Yeah, study, that’s right.
The blog is also a place for my second passion: photography. I’m that person who keeps looking for angles and shots while walking on the park. I also study the art of photography through websites and books.

The Name

Cupcakeando means, roughly, cupcakeing in Portuguese. The noun “cupcake” is in a verb tense that most well-schooled Brazilians hate because it means an action that will never stop. That’s precisely my intention. I don’t have any wish to stop my cupcake factory anytime soon, or even stop cooking in general. If I don’t have anymore orders, it will be for friends. If my friends get sick of it, it will be for my family. When my family says “ENOUGH”, it will be for myself (and maybe for my Siberian husky and my Pembroke corgi). Because that’s what I love to do and what makes me truly happy.

Copyright

All photos and texts on this website are produced by Cupcakeando, unless specified otherwise. They represent a lot of work and effort. In case you want to use any photo or text from this website, please make sure to link back to me or even get in touch with me before anything. I’ll be glad to help, but it’s important to give the proper recognition. :)

Creative Commons License
This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contact

What if your question has already been answered on the FAQ? Read it just to make sure!

Send your questions or doubts through here.
I answer to each and every e-mail sent to me. Make sure you’ll get my e-mail by adding contato@cupcakeando.com.br to your safe contacts, or my answer might just flip into your spam box.