Monday, 03 de December de 2012

Cupcakes de tutti frutti

26 Comments

Quem não conhece o 9gag? Bem, é um dos sites mais divertidos da internet, simplesmente porque as pessoas não tem a menor noção. Tem desde piada de jardim de infância, até aquelas que você tem vergonha de rir. Mas, de vez em quando, aparecem algumas coisas diferentes e inspiradoras, como esse cupcake.
Vi faz muito tempo no site, mas fiquei com a decoração dele na cabeça. Quando decidi fazer, aí entrei em outro dilema: de que sabor seria? Dentre muitas razões – entre elas o vestido azul da Dorothy, em o Mágico de Oz –, eu escolhi um cupcake de tutti frutti.


Sabiam que tutti frutti significa “todas as frutas” em italiano? Quando fiquei sabendo disso, foi uma das revelações de estourar a cabeça. Então aquele era o sabor de todas as frutas juntas?! Ainda não entendi bem, mas adoro falar tutti frutti com sotaque italiano em qualquer oportunidade.
Para fazer esse cupcake, usei a ideia do cupcake de morango e comprei um pacotinho de gelatina sabor tutti frutti. Ficou ótimo! Para a cobertura, é só fazer a receita de buttercream de merengue suíço sem a manteiga, ou seja, um merengue!

Cupcakes de tutti frutti
Rende: 12 cupcakes

113g (1/2 xícara) de manteiga
2/3 xícara de açúcar
1 pacote (30g) de gelatina de tutti frutti
3 ovos grandes
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1 1/2 xícaras de farinha
1 1/2 colher de chá de fermento
1/4 de colher de chá de sal
1/4 de xícara de leite + 2 colheres de sopa

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento e o sal.
2 – Bata a manteiga e o açúcar até que a mistura fique pálida e fofa. Leva uns 4 minutos. Depois, acrescente a gelatina em pó e bata até uniformizar.
3 – Acrescente os ovos, um por um, batendo bem. Misture o extrato de baunilha.
4 – Alterne a adição dos ingredientes secos com o leite, terminando sempre com os secos. Não bata muito!
5 – Asse no forno pré-aquecido por 20 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada um saia limpo.

Cobertura de merengue suíço

1 receita de merengue suíço

1 – Divida em dois potes: um com 2/3 da cobertura e outro com o resto.
2 – Pingue 3 gotas de corante em gel azul céu na tigela com mais cobertura e misture bem. Se preferir, pode misturar religando a batedeira. Se achar que precisa de mais cor, acrescente mais gotas, uma de cada vez.

Para decorar, usei dois bicos da Wilton: o 1A e o 6. O 1A foi para o céu do cupcake. Exercendo pressão igual e contínua, comece pelo centro do cupcake, abrindo a voltinha e fechando ao fim, como está na foto.


Para as nuvens, usei a ponta 6 com a cobertura branca. Simplesmente desenhei uma nuvem da melhor forma possível, fazendo movimentos de vai-e-vem para dar aquele efeito “enfofado”. Dá uma olhada na foto!


Finalizei com um pedaço de balinha arco-íris em fita, que dá pra comprar em qualquer quiosque de guloseimas. Cortei cada fita em 3 pedaços iguais, para segurar melhor na cobertura.
Agora vamos todos cantar comigo: somewhere over the rainbow, skies are blue.

Dicas:
– A massa do cupcake acaba com uma cor um pouco esverdeada, ao invés do azul da embalagem de gelatina. Isso porque o azul mistura com o amarelo da manteiga, resultando em esverdeado. Para balancear isso, eu acrescentei 3 gotas de corante azul em gel enquanto batia a massa.
– Tome muito cuidado para não assá-los demais, pois, além de secos, ficarão com uma cor muito feia.
– A cobertura começa a secar ao ar livre, portanto ela também é melhor se consumida no mesmo dia.

Qual descoberta o 9gag já te proporcionou?

  1. silvia
    03 de December de 2012 - 12:07

    parabens !! maravilhas…

  2. silvia
    03 de December de 2012 - 12:07

    adorei! parabens!!

  3. Nayara
    03 de December de 2012 - 20:01

    Ju to querendo uma receita de cupcake de coco para fazer em versão bolo! Me ajuda!? Tira uma dúvida o buttercream pode ser usado para cobrir o bolo todo? Fica bonito? liso? Obrigada

  4. Natascha
    04 de December de 2012 - 16:32

    O MELHOR Cupcake :)

  5. Bruna Carolina
    06 de December de 2012 - 20:22

    Ju, ficaram lindos. Já fiz desses, mas tenho um sério problema com coberturas e o meu se desmoronou todo. Mas enfim, hoje eu vou testar a negresco, espero que funfe. beijo

  6. 08 de December de 2012 - 04:28

    These are quite possibly the most beautiful cupcakes EVER! I love them.

    • 09 de December de 2012 - 09:28

      Like my friends say, this is the gayest cupcakes ever. :)

  7. Bruna Carolina
    08 de December de 2012 - 15:06

    Juuuu, to emocionada, fiz a cobertura de negresco, e sério, ficou incríivel. ontem estava um calor de uns 40º em Goiânia, e mesmo assim ela aguentou super bem.. acaba de ser eleita a melhooooor cobertura do mundo.

    • 09 de December de 2012 - 09:29

      Ela segurou Bruna?! Nossa! Até eu estou impressionada! Hahahaha. Que bom que gostou, porque ela é divina mesmo!

      Um beijo!

  8. Grazi
    09 de December de 2012 - 19:37

    Oi Ju!
    Estou entrando no fantástico mundo dos doces e dos cupcakes e desde que conheci seu blog estou viciada, quero ler e colocar todas as receitas em prática!!!
    Mas estou com uma dúvida cruel: Comprei uma fôrma de metal para 12 cupcakes, mas na maioria das receitas, o rendimento é maior que isso. Como posso reservar a massa restante adequadamente (pois o fermento já estará reagindo) para assá-los na próxima fornada?
    Beijoo!!!

    • 10 de December de 2012 - 02:18

      Oi Grazi! Seja bem vinda ao blog! :)

      O fermento só vai reagir quando você assar, porque ele precisa de calor para ativar. Eu não costumo armazenar massa que sobra – prefiro assar um cupcake a mais e comer! -, mas, quando faço, uso sacos ziplocs e vedo bem, tirando todo o ar que posso! Deixo na geladeira por, no máximo, 4 dias, ou no congelador por, no máximo, 1 mês. Depois, quando quiser assar, retire da geladeira ou freezer e espere chegar à temperatura ambiente para assar! :)

      Um beijo!

  9. 10 de December de 2012 - 09:15

    […] feliz. O Picnik, que falei sobre aqui, foi ótimo! Foi lindo ver as crianças fascinadas com os cupcakes de tutti frutti, os jovens malucos com os cupcakes de nhá benta e os adultos achando graça dos cupcakes para […]

  10. Stella
    14 de December de 2012 - 13:42

    Ficaram lindos!!!

    Eu não sabia que podia usar corante em gel no merengue suíço, pois li num site uma vez, que no merengue não se pode usar corante em gel, pois pode desestruturar… enfim! Vou testar! :D

    Adoro seu blog! Parabéns!

  11. 17 de December de 2012 - 07:02

    Very beautiful cupcakes and photos!

  12. 20 de December de 2012 - 16:32

    […] Cupcake de Tutti frutti: Aqui […]

  13. Lidia
    27 de April de 2013 - 18:14

    Lindos :)
    É possível utilizar gelatina de outros sabores?
    Beijo *

    • 30 de April de 2013 - 17:54

      Oi Lidia!

      Pode sim, do mesmo jeito. Beijos!

  14. Laiz
    07 de August de 2013 - 21:15

    Oi Ju, pode me dizer qual o nome (marca) dessa bala? Nao acho aqui no Rio em loja nenhuma, só uma que é toda vermelha! Bjinhos

    • 13 de August de 2013 - 19:51

      Laiz, ela não tem marca. Compro ela em lojas de balinhas no shopping, então não sei te dizer a marca, e se é que ela tem.

      Beijos!

  15. Mariane
    13 de November de 2013 - 22:29

    Parabéns pelo blog. Fiz essa receita hoje usando gelatina de morango, queria cupcakes rosa para agradar a filhinha de uma amiga. A massa ficou excelente. Coloquei recheio de brigadeiro, ficou uma delicia!

  16. 26 de December de 2014 - 15:58

    Ju, Olha só o que eu encontrei fuçando nas internets da vida: http://www.larecetadelafelicidad.com/2014/06/cupcakes-arcoiris.html

    • 27 de December de 2014 - 00:56

      Henrique, pois é, é uma ideia que roda pelo pinterest, então um monte de gente faz parecido hahahaha. Mas esse blog é lindo, eu sou fã! :)

  17. Sandra
    19 de May de 2017 - 21:46

    OI já li muitas receitas e ideias criativas, mais gostei muito das suas, minha paixão também é a culinária e já fiz muitas receitas para minha família junto com a minha mãe, Mais eu queria que você mostrasse uma receita de cupcakes de Açaí e de Mírtilos. Beijos

  18. Elaine
    05 de May de 2018 - 19:08

    Oi Ju, amo seu trabalho e te acompanho no you tube também!! queria saber se essa balinha derrete com o contato com a cobertura, e se pode por chantininho ao invés do merengue. Obrigada

    • 06 de August de 2018 - 13:43

      Elaine, ela segura bem no merengue, mas não acho que segure com o chantininho porque ele tem mais umidade.

Juliana Morgado

I’m a journalist with more passions than time can allow me to have. I have found in the kitchen my paradise, my resting place after a long and exhausting day. It’s my addiction, really. Not only cupcakes but anything that I find interesting, challenging or fun to do. Despite the blog’s name, it’s not all about cupcakes. I love cooking risotto, of all kinds, and I simply love any recipe with cheese.

Cupcakeando’s History

I’m not sure when or why I started to cook. My memories are of my mother putting me in the kitchen and teaching Brazilian white rice and her awesome pomodoro sauce for spaghetti, with fresh tomatoes just the way only she can do. All I know in the kitchen I’ve learned by one way: practice. My recipes are created from my head and implemented with the tests I run, or even meticulously measured from trusted sources.
I have a true passion for cupcakes, because I believe they represent everything that’s good in the kitchen: butter, sugar, cuteness, dedication and creativity. Everything in the right amount for one person.
I enjoy experimenting with these little ones, and finding out new ways do decorate them. When I have nothing better to do, I start researching and studying recipes, theories and decorations for cupcakes. Yeah, study, that’s right.
The blog is also a place for my second passion: photography. I’m that person who keeps looking for angles and shots while walking on the park. I also study the art of photography through websites and books.

The Name

Cupcakeando means, roughly, cupcakeing in Portuguese. The noun “cupcake” is in a verb tense that most well-schooled Brazilians hate because it means an action that will never stop. That’s precisely my intention. I don’t have any wish to stop my cupcake factory anytime soon, or even stop cooking in general. If I don’t have anymore orders, it will be for friends. If my friends get sick of it, it will be for my family. When my family says “ENOUGH”, it will be for myself (and maybe for my Siberian husky and my Pembroke corgi). Because that’s what I love to do and what makes me truly happy.

Copyright

All photos and texts on this website are produced by Cupcakeando, unless specified otherwise. They represent a lot of work and effort. In case you want to use any photo or text from this website, please make sure to link back to me or even get in touch with me before anything. I’ll be glad to help, but it’s important to give the proper recognition. :)

Creative Commons License
This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contact

What if your question has already been answered on the FAQ? Read it just to make sure!

Send your questions or doubts through here.
I answer to each and every e-mail sent to me. Make sure you’ll get my e-mail by adding contato@cupcakeando.com.br to your safe contacts, or my answer might just flip into your spam box.