Monday, 08 de October de 2012

Cupcakes de nutella

65 Comments

Então este é outubro, o mês em que a verdade chega, fuzilante: o ano está acabando. Novembro está bem na esquina e eu sei que, depois dele, boom! dezembro está aí, terminando dia após dia em velocidade ainda mais rápida.
Isso me faz pensar em duas coisas: se eu cheguei a concluir tudo que prometi a este ano, e se ainda dá tempo.


Uma das missões que eu tinha tomado para mim em 2012 era ler um livro por mês, ou seja, 12 no total. Agora, perguntem se eu consegui. Não, nem de perto. Em torno de abril, eu perdi a aposta comigo mesma e não acompanhei mais a lista de livros que eu tinha.
Tudo começou com o livro de abril, Precisamos Falar Sobre o Kevin. Apesar de ter adorado o filme, o livro foi dolorosamente lento e difícil de ler. E eu só cheguei até a página 25. Alguma coisa ali me confundiu e, quando retomei a vontade de ler, já estava em agosto. Agora, com a lista em mãos, estou tentando mentalizar uma estratégia para ler nove livros até o fim deste ano. O plano por enquanto é não fazer nada além de ler, ler, ler e ler. Porém, falar é mais fácil que fazer quando tenho tantas receitas e cupcakes que quero testar.

O Sr. Namorado faz as mordidas perfeitas para fotos… e não reclama, a não ser para me pedir pra andar rápido e ele poder terminar o serviço!
Esses cupcakes foram um pedido muito especial de um casal que eu adoro. Gosto de receber essas encomendas, fico animada como uma criança com pirulito colorido. A demanda foi “um cupcake com nutella e morango” e algo fofo.

Cupcakes de chocolate
Receita por The Pioneer Woman.
Rende: 18 cupcakes.

2 xícaras de farinha
2 xícaras de açúcar
1/4 de colher de chá de sal
4 colheres de sopa de cacau (não niveladas)
225g (1 xícara) de manteiga
1 xícara de água fervente
1/2 xícara de buttermilk
2 ovos
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de extrato de baunilha

1 – Faça o buttermilk e ligue seu forno em 180˚C.
2 – Derreta a manteiga em fogo baixo, em uma panela pequena, tipo de miojo, sabe? Quando estiver líquida, acrescente as quatro colheres de sopa de cacau não niveladas.
3 – Acrescente a água fervente e aumente para a chama média. Quando começar a borbulhar, espere 30 segundos e então retire a panela do fogo. Reserve enquanto prepara o resto.
4 – Em uma tigela bem grande, peneire a farinha, o açúcar e o sal juntos. Em outra tigela, bata os ovos e acrescente o buttermilk, o bicarbonato de sódio e o extrato de baunilha, mexendo bem.
5 – Derrame a mistura do cacau em cima dos ingredientes secos e mescle com uma espátula, “dobrando” a massa sobre ela mesma. Essa é uma técnica de confeitaria que evita movimentar agressivamente os ingredientes, o que poderia liberar mais glúten e perder a textura fofa da massa.
6 – Quando estiver homogêneo, derrame a mistura líquida, repetindo o mesmo processo. O resultado final é bastante líquido, mas fique tranquila, é normal e você não fez nada de errado.
7 – Divida entre as forminhas de papel e leve ao forno por 22 minutos. Estão prontos quando um palito inserido no meio de cada um deles sair limpo.

Recheio
130g de chocolate meio amargo, com 55% a 70% de cacau
70g de creme de leite fresco, com mais de 35% de gordura
50g de avelãs com ou sem casca
3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

1 – Pique o chocolate meio amargo e misture o creme de leite. Enquanto isso, coloque uma panela com 2 xícaras de água para ferver. Caso tenha comprado avelãs sem casca, pule a parte de removê-las.
2 – Prepare uma ganache: leve ao microondas em intervalos de 20 segundos, mexendo todas as vezes que retirar. Na terceira ou quarta vez, é provável que o chocolate já tenha derretido. Caso ainda existam pedacinhos, não precisa esquentar novamente, é só mexer bastante que ele irá derreter com o calor que ainda está ali. Reserve.
3 – Agora, provavelmente a água estará fervendo. Acrescente o bicarbonato e a água vai borbulhar. Derrame as avelãs na panela e deixe ferver por 4 minutos. Enquanto isso, prepare uma tigela com água e gelo.
4 – Remova as avelãs e imediatamente transfira-as para a tigela gelada. Você pode descascá-las ali mesmo ou, como eu, transferir para uma toalha de cozinha e esfregar com força até que toda a casca saia. Algumas foram insistentes, mas não faz mal.


5 – Assim que estiverem sem casca, pique-as em pequenos pedacinhos e misture à ganache de chocolate. Espere esfriar antes de rechear os cupcakes.

Cobertura
Buttercream de merengue italiano
1/2 xícara (140g) de nutella em temperatura ambiente

1 – Faça o buttercream como manda a receita. Ao fim, acrescente a nutella e bata até que fique uniforme.


Monte o cupcake recheando-os, como descrito aqui, e depois cobrindo-os com a cobertura, tentando não comer ela toda à colheradas direto da tigela.
Para os corações, escolhi os melhores e maiores morangos, cortei ao meio e então usei um pequeno cortador de biscoito. Além de fofo, simbolizou muito bem o casal: um grande coração cuidando de sua coraçãozinha, pois são exatamente assim.

Dicas:
– Você pode colocar 1 colher de chá de essência de avelã no recheio e trocar a baunilha da massa por ela, para que fique ainda mais “nutelloso”. Eu acharia um exagero, mas para um viciado em nutella pode ser o paraíso.

Qual a resolução de 2012 que você não completou, mas ainda dá tempo?

  1. Mariana Bastos
    09 de October de 2012 - 22:24

    Oi Juliana! Gostei muito dessa receita de cupcakes de nutella. Tenho uma dúvida: a massa de chocolate deste cupcake é mais gostosa do que a massa do cupcakes de chocolate de um post passado? Quero fazer cupcakes para o aniversário dos meus filhos, desse modo, gostaria de saber até quanto tempo antes da festa eu posso fazê-los. Esse buttercream fica bonito assim por muio tempo? Posso fazer com antecedência a cobertura dos cupcakes e mantê-lá na geladeira? Outra questão: posso fazer os cupcakes de pizza com antecedência? Beijos. Mariana Bastos

    • 10 de October de 2012 - 14:35

      Oi Mariana!
      Essa massa de chocolate é igual a do post de cupcakes de chocolate, eu só reproduzi aqui!
      Esse buttercream aguenta bem por um dia, fora da geladeira, e três na geladeira. Porém, para comer, ele precisa estar em temperatura ambiente, senão fica duro e sem sabor. Você pode assar e rechear os cupcakes no dia anterior, mantê-los em vasilhas fechadas na geladeira e fazer a cobertura e recheá-los no dia da festa!
      Os cupcakes de pizza ficam mais gostosos na hora que saem do forno, mas você pode fazer com antecedência e esquentá-los novamente na hora, para derreter o queijo. Uma dica também é deixar uma grande bacia da massa pré-pronta e só colocar no forno durante a festa, para que fiquem frescos!

      Beijos e boa sorte na festinha! :)

  2. Mariana Bastos
    10 de October de 2012 - 15:56

    Juliana, obrigada pelas dicas! Continue nos ensinando fazer todas essas delícias. Obrigada. Mariana Bastos.

  3. ana beatriz
    14 de October de 2012 - 03:34

    Olá Juliana, sou uma grande fã do seu blog e gostaria de lhe perdir 2 favores:
    1º Vc poderia fazer um post sobre saco de confeiteiro (qual é a melhor opção, etc)?
    2º O que sao colheres nao nivelas? sempre vejo isso e nao entendo o.o
    Bom na verdade foram 2 pergunta hehe, agradeço desde já.
    Beijos e boa sorte com os 9 livros!
    PS: engordei 98765 kilos só de ver essa dádiva de receita haha

    • 14 de October de 2012 - 11:09

      Oi Ana!
      1: Eu fiz um post sobre sacos de confeitar e falei um pouco sobre tipos e o que prefiro, o post está aqui.
      2: Colheres não niveladas estão exemplificadas no post dos cupcakes de chocolate, aqui. Quando medimos ingredientes secos, devemos nivelar o topo com uma faca para tirar a medida certa. Uma colher não nivelada significa pegar um pouco a mais sem medo. :)
      Que bom que gostou do blog! Estou tentando ler os 9 livros, mas nunca se sabe, né? Acho que não vai dar pra tudo!

      Um beijo!

  4. 15 de October de 2012 - 13:59

    Oi Juliana, acabei de conhecer seu blog e ja me apaixonei.Seus cupcakes são perfeitos e essa receita para os nossos filhos de 4 patas ficou dimais.Ja estou te acompanhando a partir de agora e verei suas receitas mais antigas.Parabéns você tem muito talento.
    Beios e uma linda semana.

    • 15 de October de 2012 - 14:26

      Oi Léia! Bem vinda ao blog!
      Que bom que gostou! Nossos filhotes merecem, né?

      Um beijo!
      :)

  5. 19 de October de 2012 - 21:20

    Olá Juliana!!esse sabor ficou perfeito!!
    O filme “Precisamos falar sobre kevin” já me deixou desconcertada, não conseguiria ler o livro…

  6. 16 de December de 2012 - 21:08

    […] wonderful time of the year. Não achamos o menino Jesus e eu também não li nenhum dos livros que faltavam da minha lista de 2012, mas não dá tempo pra mais nada, a não ser preparar a ceia de […]

  7. gi
    18 de December de 2012 - 01:41

    pode misturar o nutella no buttercrean normal?

    • 18 de December de 2012 - 08:54

      Oi Gi!

      Qual buttercream você quer dizer?
      Como diz a receita, você deve acrescentar a nutella ao buttercream e bater, normalmente, até incorporar tudo.

      Um beijo!

  8. Ione
    13 de January de 2013 - 02:19

    Olá, Juliana esse Cup Cake de Nutella farei no aniversário de meu caçula que fará 25 anos dia 18/03, ele é simplesmente viciado em Nutella, advinha se ele irá se contentar com 1 duzia de Cup Cake, eu vou ensina-lo isso sim.
    DEUS a abençoe amei todas as receitas
    Ione

    • 13 de January de 2013 - 13:36

      Oi Ione!

      Que bom que gostou do blog! Espero que seu filhote goste do cupcake! Pra quem é viciado em nutella, eu acho que vai adorar! ;)

      Um beijo!

  9. Gina
    17 de February de 2013 - 14:19

    Olá, Juliana… acompanho o seu blog há algum tempo (meus favoritos: cupcakes de halloween) e, apesar de ADORAR culinária, nunca tinha me aventurado no mundo dos cupcakes… até a semana passada. Esta receita foi a minha primeira tentativa e deu supercerto, a massa é fabulosa. Só fiz algumas adaptações no recheio e buttercream porque não tinha todos os ingredientes (confesso que não achei que daria certo, nunca fui muito boa com bolos e não queria desperdiçar nutella e avelãs). Minha filha também virou fã e já abasteci a despensa para novas receitas.

    Agora entendo porque o namorado está sempre ajudando com as fotos. Parabéns, continue postando essas receitas maravilhosas!

    • 17 de February de 2013 - 19:05

      Oi Gina!

      Que bom, fico muito feliz em ler palavras como as suas! É assim mesmo, adaptando para dar certo na nossa cozinha, não é? Se ficou bom e todo mundo adorou, é isso que importa!
      Espero você sempre por aqui vendo minhas receitinhas!

      Um beijo!

  10. ana
    07 de March de 2013 - 21:06

    cade a receita do buttercream?

  11. ana
    07 de March de 2013 - 21:07

    e se não tiver creme de leite fresco? não se acha isso em mercado, acho.

    • 08 de March de 2013 - 15:01

      Oi Ana, a receita está ali, em link, que te leva pra outra página.
      Creme de leite fresco tem nos supermercados, fica perto das manteigas, na parte dos refrigerados. Se não tiver, você pode usar o creme de leite de caixinha com meia colher de sopa de manteiga.

  12. Juliana Albuquerque
    11 de March de 2013 - 11:52

    Ju por acaso você tem outra sugestão para cobertura com Nutella é que ainda não consegui acertar no buttercream…e todos que fiz ficaram com sabor forte demais de manteiga…acho que não agradaria o pessoal daqui…Obrigada!!

    • 11 de March de 2013 - 13:39

      Oi Juliana,

      Você pode simplesmente passar nutella em cima dos cupcakes, que ela mesma já tem uma consistência legal para cobertura. Não exatamente para usar em bico de confeitar, mas sim para espalhar com uma espátula.

      Beijo!

  13. Raquel
    13 de March de 2013 - 13:25

    Oi Juliana! Olha eu aqui de novo! Nessa receita é possível substituir o bicarbonato pelo fermento químico? Qual a quantidade?
    bjos

  14. Ana Carolina
    07 de April de 2013 - 22:18

    Quando vc fala sobre misturar os ingredientes e tal com leveza…eu devo misturar todos a mão em vez de bater na batedeira?

    • 10 de April de 2013 - 10:39

      Sim, a mão, com uma espátula, como indicado na receita!

  15. Ana Karla
    11 de April de 2013 - 23:38

    Oi Ju, adoro seu site!!! Já tentei varias receitas daqui e quase sempre dao certo.. Por incrível que pareca, minha dificuldade maior eh com os cupcakes de baunilha! Eles não ficam fofinhos e leves como os outros..
    Minha duvida eh a seguinte: tem como misturar a nutella com o buttercream de merengue suíço? Ainda não tenho o termômetro culinário, então fica complicado fazer o italiano…

    • 21 de April de 2013 - 10:32

      Oi Ana!

      Tem sim! É só misturar a mesma quantidade que eu indico aqui na receita. :)

      Beijo!

  16. Aline
    05 de June de 2013 - 15:40

    Oi Ju, depois de muito tempo pensando em como seria difícil fazer essa cobertura, decidi me arriscar e fazer a receita completa como essa do blog!
    Tenho uma dúvida sobre o recheio de Nutella, encontrei aqui na minha cidade Avelã moída, gostaria de saber se posso compra-la pra agilizar meu trabalho e qual o intuito de ferver as avelãs na água com bicarbonato? Se eu comprar as avelãs moídas precisarei fazer isso também?
    Obrigada desde já.
    Beijos

    • 06 de June de 2013 - 21:04

      Oi Aline!

      Fervemos elas na água com o bicarbonato para retirar a casca mais facilmente. Se você comprar avelã já moída, provavelmente ela virá sem a casca então não faz sentido fervê-las.

      Beijos!

  17. Aline
    11 de June de 2013 - 13:58

    Obrigada Juuuuu, você é uma querida :D

  18. Janaina
    21 de June de 2013 - 14:40

    Ju, me ajuda. Dá pra substituir o creme de leite fresco pelo de caixinha ou outra coisa parecida?
    As pessoas não param de elogiar os meus cupcakes; fiz uma festa de aniversário e fiz mais de 150. O pessoal saia de marmita da minha festa. Eu indiquei o seu site, que é muito diferente, irreverente a vai ao encontro de todos que primam pela qualidade e excelência nas receitas.
    Vc é uma fofa.

    • 22 de June de 2013 - 18:07

      Oi Janaina!

      Muito obrigada pelos elogios e pela divulgação! O blog vai sempre estar aqui pra te ajudar, e eu também! :)
      Quanto ao creme de leite, dá sim pra substituir pelo creme de leite de caixinha, mas você vai ter que aumentar a quantidade dele para a ganache continuar cremosa. Provavelmente, colocar uns 120g de creme de leite de caixinha para 130g de chocolate meio amargo picado. Isso porque o de caixinha tem menos gordura que o fresco.

      Beijos!

  19. Ellen Ferreira
    22 de July de 2013 - 20:56

    Olá Juliana,

    testei a receita de cupcake de chocolate(com adaptações minhas)para o aniversário de um amigo meu, ficou uma delicia (foi a primeira vez que fiz um capcake na vida) eu me surpreendi com o resultado, usei recheio de brigadeiro de morangos e buttercream na cobertura, tentei fazer so 24 mas n deu tive que fazer mais pq eu, meu marido e minha amiga comemos metade.

    Obrigada pela sua dedicação

    Lele Ferreira

  20. 18 de September de 2013 - 11:23

    Juliana, amei seu blog e admiro a sua boa vontade de partilhar seus conhecimentos com o público. Pude perceber tb que vc pesquisa muito sobre cupcakes. Gostaria que vc disponibilizasse em seu blog a opção imprimir receita. Abraços, Maria Lucia

    • 22 de September de 2013 - 19:35

      Oi Maria! Vou ver se consigo incluir essa opção de imprimir por aqui, obrigada pela sugestão! Beijos!

  21. Kézia
    01 de November de 2013 - 00:44

    Oi Juliana ! to pensando seriamente em fazer cupcakes para vender,só que tenho dúvidas quanto ao preço . Um cupcake como esse , você vende por quanto a unidade ? aguardo a resposta , beijos !

  22. Luciana Gomes
    18 de November de 2013 - 00:03

    Olá, Juliana!
    Fiz a receita do buttercream de nutella e o sabor está divino, porém estou achando a consistência mole! Tenho quase 100% de certeza que fiz tudo certo e como pretendo usá-la amanhã nos cupcakes de chocolate quis consultar você para saber se tem algum ingrediente que eu possa acrescentar no buttercream para ele ficar mais consistente. Se fosse uma receita simples e com poucos ingredientes faria tudo de novo, mas não é o caso dessa receita! Obrigada! Beijos!

    • 04 de December de 2013 - 10:36

      Luciana, buttercream corre o risco de ficar mole se você: a) não chegar a temperatura do termômetro exata, b) bater o merengue demais ou c) estiver muito quente na sua cidade. Em todos os casos, não tem muito o que fazer pra resolver o problema. Você pode deixar na geladeira alguns minutinhos e bater novamente, mas ficando em temperatura ambiente (o que é o certo), ele vai voltar a ficar mais mole. Opte pelo brigadeiro, da próxima vez. Ele é mais consistente!

  23. Val
    20 de November de 2013 - 21:04

    Oi, amei seus blog!
    Me apaixono cada vez mais pelos cupcakes qd venho aqui!
    Gostaria de pedir um favor, faz um cupcake se floresta negra!
    Desde ja, obrigada!
    Bjinhos*

  24. Flavia
    23 de November de 2013 - 10:21

    Acabei de fazer!!! Ficou muito bom!! Eh a segunda receita q faco do seu site!!
    A cobertura fiz diferente! Bati o chantily e coloquei um pouco de nutela!!
    Ficou uma delicia!!
    No momento estou na italia!! Todo mundo amou aqui!!
    Pois nutela aqui na italia todo mundo ama!!
    Fiz tambem o red velvet!! Ficou divino!!
    Soh achei a cobertura doce demais!!!
    Um bjo enorme
    E muito obrigada por compartilhar essas receitas maravilhosas com todos!
    Ainda mais desse jeitinho tao especial com tantos detalhes!!

    • 04 de December de 2013 - 11:48

      Flavia, que inveja de você por estar na Itália, mas aposto que está aproveitando muito bem. Bom saber que a receita fez sucesso por aí! Beijos!

  25. ariany
    21 de December de 2013 - 16:41

    juliana nao sei se é pedir muito… mas traduz estes ingredientes pra mim PARA GEADA:
    1/2 xícara finamente picado nozes-pecã
    1-3/4 vara Manteiga
    4 colheres (empilhamento) Cacau
    6 colheres de sopa de leite
    1 colher de chá de baunilha
    £ 1 (menos 1/2 xícara) de açúcar em pó

    • 21 de December de 2013 - 22:21

      Ariany, acho que você já traduziu a receita num tradutor automático, né? Por causa disso, não consigo traduzir porque não entendi nada da receita, hahahaha. Beijos!

  26. Lilian Fernandes Pimenta
    11 de March de 2014 - 09:53

    Oi Juliana.

    Parabéns pelo blog, e por ter o “dom” de cozinhar ;)

    Por favor, será que você pode me ajudar? Tenho um probleminha com a questão das medidas, acho bem mais fácil quando encontro receitas com indicações do tipo “1 xicara (chá) (café) e etc, ou 1 colher (sopa) (sobremesa) e etc”, só que quando encontro receitas com gramas ao invés de medidas como essa, me confundo todinha… já procurei em alguns sites, mas nem sempre eles me ajudam… o ideal seria uma balança, ou comprar medidores? As vezes acho que é uma questão de matemática, mas sou péssima nisso… :(

    Obrigada.

    Beijos.

    • 23 de March de 2014 - 15:05

      Lilian, o ideal é ter os dois! E quando a receita (pelo menos no meu blog) dá indicações de xícaras e colheres, você deve usar medidores apropriados e comprados para isso. Nada de usar a xícara de café da sua casa porque não tem nada a ver. O melhor mesmo é usar uma receita com medidas em peso, porque é realmente confiável, mas eu costumo fazer com medidas em xícaras e colheres e sempre dá certo. Ficar pesando tudo é muito chato. Beijos!

  27. Kenia
    13 de June de 2014 - 12:37

    Oi. Gostaria de saber qual o bico de confeitar que vc usa pra essa cobertura? É o 1M da Wilton?? Bjo.

  28. Camila
    22 de July de 2014 - 16:21

    Essa receita de cupcake de chocolate nao tem fermento em pó?

  29. Renata
    04 de August de 2014 - 14:59

    oi Juliana, adoro cupcake, mas não sou boa de cozinha, e queria fazer pro aniversário da minha filha, para não gastar muito, então gostaria de saber se você tem uma receita fácil de fazer , própria para iniciantes …
    quanto tempo antes da festa posso fazer , pra não estragar ?

    desde já aguadeço
    Renata

    • 14 de August de 2014 - 00:45

      Renata, o blog é cheio de receitas, dê uma olhada no menu e avalie qual é menos complicada pra você! :)

  30. 14 de August de 2014 - 13:35

    Olá, Juliana, descobri seu blog hoje e pensei: “_Como eu pude viver sem ele?”rsrs, parabéns, fiquei muito encantada com as fotos lindas, as receitas maravilhosas e o seu jeito especial de nos envolver nas receitas com as suas histórias! Já me cadastrei pra não perder nadinha…olhei agora pro relógio e percebi que já são mais de duas horas de puro deleite, copiando receitas, escolhendo qual cupcake será feito no fds, até esqueci de almoçar,rs, minha caçula sempre assiste comigo ao programa Guerra dos Cupcakes e vive pedindo que eu encontre algumas receitas e faça pra ela,rs, agora não tenho mais desculpas pra deixar de fazer,rs!
    Obrigada pelas dicas, um beijo!

    • 20 de August de 2014 - 21:55

      Simone, que bom que gostou do blog! Espero te ver sempre por aqui! :)

  31. Debora
    25 de August de 2014 - 17:32

    Olá Juliana, so quero dizer que suas receitas são maravilhosas, voce me ajudou muito, Obrigada, te desejo muito sucesso e espero poder fazer cursos contigo. Beijos

  32. Rose Utida
    02 de October de 2014 - 23:13

    Oi Ju. Suas receitas são divinas. Já fiz os cupcakes red velvet e este de chocolate. A massa fica tão fofinha, tão macia e deliciosa que dá para comer sem recheio..rs. Eu gostaria de saber se fica bom fazer esta massa como se fosse um boloe qual seria o tamanho da forma. Parabéns pelas receitas e pelo blog. E agradeço por compartilhar. Bjos

    • 06 de October de 2014 - 07:06

      Rose, sim, essa receita inclusive é de bolo que eu uso para cupcakes. Pode usar a fôrma no tamanho que desejar, desde que você só preencha até 2/3 dela para ter espaço pra crescer. Geralmente eu uso uma de 22cm de diâmetro. Beijos!

  33. Kelin
    08 de October de 2014 - 10:41

    Olá!
    O buttermilk pode ser substituído por alguma outra coisa?
    Desde já agradeço!
    Aguardo retorno!
    Bjs

    • 11 de October de 2014 - 10:33

      Kelin, leite integral comum! :)

  34. Kelin
    08 de October de 2014 - 10:43

    O que seria Buttermilk?
    Bjs

  35. maria lucia tavares
    17 de November de 2014 - 21:19

    A sua Yoko é linda mesmo, mas eu tenho em minha casa três viralatíssimas lindonas que também me fazem muito feliz.
    Beijocas e parabéns pelo blog.

  36. Milena Maciel
    07 de December de 2014 - 19:14

    Oi Juliana, posso usar chocolate em po no lugar do cacau?
    A manteiga é com ou sem sal? E quanto ao açúcar, posso usar
    o demerara? Não uso açúcar refinado.
    Desde já agradeço!
    Parabéns pelo blog!

    • 26 de December de 2014 - 23:54

      Milena, tem que ser cacau em pó, senão seu bolo pode solar. O açúcar pode ser demerara, a manteiga é sempre sem sal. Beijos!

  37. Ruth
    10 de May de 2015 - 19:07

    Juliana, essa massa é uma delícia! Mas quando coloquei a nutella no buttercream desandou, não ficou firme de novo. Acho que bati muito! O jeito foi comer a colheradas!!!

    • 11 de May de 2015 - 18:57

      Ruth, coloque menos da próxima vez, e aos poucos! Bater mais ou menos não muda muito, não, esse buttercream é bem estável. Beijos!

Juliana Morgado

I’m a journalist with more passions than time can allow me to have. I have found in the kitchen my paradise, my resting place after a long and exhausting day. It’s my addiction, really. Not only cupcakes but anything that I find interesting, challenging or fun to do. Despite the blog’s name, it’s not all about cupcakes. I love cooking risotto, of all kinds, and I simply love any recipe with cheese.

Cupcakeando’s History

I’m not sure when or why I started to cook. My memories are of my mother putting me in the kitchen and teaching Brazilian white rice and her awesome pomodoro sauce for spaghetti, with fresh tomatoes just the way only she can do. All I know in the kitchen I’ve learned by one way: practice. My recipes are created from my head and implemented with the tests I run, or even meticulously measured from trusted sources.
I have a true passion for cupcakes, because I believe they represent everything that’s good in the kitchen: butter, sugar, cuteness, dedication and creativity. Everything in the right amount for one person.
I enjoy experimenting with these little ones, and finding out new ways do decorate them. When I have nothing better to do, I start researching and studying recipes, theories and decorations for cupcakes. Yeah, study, that’s right.
The blog is also a place for my second passion: photography. I’m that person who keeps looking for angles and shots while walking on the park. I also study the art of photography through websites and books.

The Name

Cupcakeando means, roughly, cupcakeing in Portuguese. The noun “cupcake” is in a verb tense that most well-schooled Brazilians hate because it means an action that will never stop. That’s precisely my intention. I don’t have any wish to stop my cupcake factory anytime soon, or even stop cooking in general. If I don’t have anymore orders, it will be for friends. If my friends get sick of it, it will be for my family. When my family says “ENOUGH”, it will be for myself (and maybe for my Siberian husky and my Pembroke corgi). Because that’s what I love to do and what makes me truly happy.

Copyright

All photos and texts on this website are produced by Cupcakeando, unless specified otherwise. They represent a lot of work and effort. In case you want to use any photo or text from this website, please make sure to link back to me or even get in touch with me before anything. I’ll be glad to help, but it’s important to give the proper recognition. :)

Creative Commons License
This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contact

What if your question has already been answered on the FAQ? Read it just to make sure!

Send your questions or doubts through here.
I answer to each and every e-mail sent to me. Make sure you’ll get my e-mail by adding contato@cupcakeando.com.br to your safe contacts, or my answer might just flip into your spam box.