Wednesday, 04 de June de 2014

Cupcakes de milho da Copa do Mundo

43 Comments

Vai ter Copa sim, pessoal. E como eu disse no post passado, tem Copa do Mundo em absolutamente tudo, inclusive em cupcakes!
Muita gente não concorda com a Copa, e outra grande parte acha que vai ser a melhor coisa que já aconteceu no Brasil. O que interessa é que o evento vai rolar, então o que nos resta, apoiadores ou não, é fazer uma boa imagem do país para o mundo, não é?

cupcakes_milho_copa_do_mundo2
Pensando no que fazer para o cupcake da Copa, a ideia era mostrar o que só nós temos, e do melhor. Então, não sei vocês, mas eu amo milho e acredito firmemente que bolo de milho tem seu posto no céu. Além disso, nunca vi bolo de milho em lugar nenhum dos que já visitei nesse planeta, a não ser no Brasil. É uma delícia típica nossa, que representa o país até na cor, porque fica amarelinho.
Pra decorar, nada mais apropriado para o momento que um campo de futebol. Eu, o Sr. Namorado e o amigo de infância dele pensamos em fazer um pequeno Neymar de pasta americana, mas o plano não foi bem sucedido, talvez para um bem maior. O Sr. Namorado até tentou fazer uma taça da Copa de pasta americana, mas no final ela parecia mais pornográfica do que deveria.

cupcakes_milho_copa_do_mundo4
Para fazer a bola de pasta americana, tive que abrir uma imagem bem grande de uma bola de futebol e fui me guiando assim. Primeiro, fiz um pentágono no centro, puxei linhas guias de cada ponta e fiz outros pentágonos no final de cada linha. Não precisa fazer embaixo, porque a bola vai ficar deitada na graminha de buttercream. Como pintei? Com corante preto e uma ou duas gotas de essência de limão, para deixar mais líquido e fácil de manejar. Usei um pincel fino, incrivelmente fino.
Quanto às graminhas, pintei o buttercream de verde folha e usei o bico 233 da Wilton. Ele é pequeno, então você precisa fazer vários para criar o efeito de grama que cubra todo o cupcake. O ideal é não colocar muita cobertura no saco, senão fica duro para pressionar e você ainda vai derreter a cobertura que ficar em contato prolongado com a sua mão.
O jeitinho é: posicionar o bico a 90˚C, retinho, pressionar até fazer uma “caminha” de buttercream e puxar pra cima, soltando a pressão no saco. Quanto mais você pressionar enquanto sobe, maior será a graminha. Se ela ficar muito grande, vai naturalmente cair, então tente encontrar um meio termo. Afinal, grama de estádio é arrumadinha (em teoria).

cupcakes_milho_copa_do_mundo
A receita é de família. Peguei no caderninho antigo da minha mãe, que carrega parte da história da minha infância, com os bolos que eu levava pra escola nas festinhas.

Cupcakes de milho da Copa do Mundo
Rende: 16 cupcakes

3 colheres de sopa (45g) de manteiga
3 gemas
1 xícara (225g) de açúcar
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1 lata de milho
1 xícara (236ml) de leite
1/2 xícara (60g) de fubá
1 1/2 xícaras (170g) de farinha
1 colher de sopa de fermento
3 claras

1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, bata as claras até formar picos firmes. Reserve.
2 – Em outra tigela, bata a manteiga, o açúcar e as gemas até que fique pálido, por cerca de 3 minutos. Adicione o extrato de baunilha e bata novamente até misturar tudo. Reserve.
3 – Bata no liquidificador o leite e o milho, sem a água da lata. Se preferir o bolo sem os pedacinhos de milho, basta passar essa mistura pela peneira e usar apenas o líquido, porém eu prefiro com os pedacinhos e acho que fica com mais sabor de milho ainda. Em outra tigela, peneire a farinha, o fubá e o fermento.
4 – À mistura de manteiga, açúcar e gemas, alterne a adição dos ingredientes secos e líquidos, terminando com os secos. Não bata demais, para que a massa não sole.
5 – Por último, com uma espátula, adicione as claras em neve em três partes, misturando com movimentos envolventes e tomando cuidado para não mexer demais.
6 – Divida a massa entre as forminhas e asse por 16 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo.

Buttercream (com gosto de sorvete!)
Rende: cobrir todos os 16 cupcakes com a graminha

180g de manteiga, em temperatura ambiente
1 3/4 xícaras (200g) de açúcar impalpável, peneirado
1 colher de sopa de leite integral
1/2 colher de sopa de extrato de baunilha branca
uma pitadinha de sal
corante em gel verde folha

1 – Em uma batedeira fixa, bata a manteiga por 8 minutos na velocidade média. Pare na metade para limpar as paredes da tigela, assegurando que tudo seja batido. A manteiga vai mudar de cor e ficar pálida, quase bege, e fofinha.
2 – Adicione todo o açúcar, a pitada de sal e a baunilha branca de uma vez. Por último, adicione a colher de sopa de leite, aos poucos!
3 – Bata lentamente a princípio – ou o açúcar vai voar na sua cozinha toda! – e depois bata sem parar por 6 minutos.
4 – Pingue o corante e bata para misturar a cor. Faça aos poucos até chegar no tom grama. Pra mim, precisei de 4 gotas generosas.

cupcakes_milho_copa_do_mundo3
Pronto, cedi à Copa. Mas cedi num cupcake muito gostoso, porque comi logo três de uma vez, então ta valendo. Aliás, não recheei, mas se quiserem, diz minha mãe que coco e leite condensado combina muito bem com bolo de milho.

O que mais representa nosso Brasil pros visitantes nos próximos meses? Só vale coisa boa!

  1. Bianca Alves
    04 de June de 2014 - 08:12

    Bom dia Ju!
    Ju eu sempre fico om receio de usar o buttercream, sempre acho que ele não vai combinar com o sabor do bolo kkkk, se você fosse usar outra cobertura nesse cupcake qual seria? beijos

  2. jaqueline de castro silva reis
    04 de June de 2014 - 09:10

    LINDOOOOOOOO!!!!!vc é 10,tbém fico com medo do buttercream,ja tentei fazer mas ak no rio de janeiro nao deu muito certo derreteu rápido de mais.bjosssss

  3. Ana Cleide Cerveira Lima
    04 de June de 2014 - 09:41

    Juliana , ameiiiiii!

    A ideia legal, inclusive o bico de confeitar já tenho, agora é só
    colocar a mão na massa e goooool.

    Abraços.

  4. Gilma Alves Pires
    04 de June de 2014 - 10:00

    Parabéns Juliana, gostei muito. Ainda não fiz, mas vou me aventurar!!. Se a manteiga for com sal preciso colocar mais sal? Bjos.

  5. Flavia Nicoletti
    04 de June de 2014 - 10:01

    Ju, fiquei em duvida qto a qtd de leite na receita de buttercream, na descrição dos ingredientes , vc cita 1 colher de sopa de leite e na explicação da receita, da a entender que sao 3 colheres de sopa. Bjs

    • 04 de June de 2014 - 10:18

      Flavia, estava errado mesmo! É que diminui a quantidade da receita original do blog, e esqueci de alterar o texto. Obrigada! :)

  6. Gilma Alves Pires
    04 de June de 2014 - 10:14

    Oi Juliana.
    Juliana gostaria de saber se posso usar qualquer massa de bolo para fazer Cupcake, as de bolo comum (de chocolate, bolo branco?)? Eu fiz uma de suas receita, mas não ficou tão boa, não conseguir deixá-la macia sabe. Talvez foi o jeito de fazer, ou talvez fica daquele jeito mesmo. Mais durinho!Bjos.

  7. Jenifer Oliveira
    04 de June de 2014 - 10:32

    Milhoooo… Amo Milho Ju!!! Vou testar com certeza! Só fico em dúvida com o buttercream, o sabor dele não me agrada, acho doce demais e fica áspero… Tem alguma dica??? beijooooo

  8. Renata Ferreira
    04 de June de 2014 - 12:32

    Oi, Juliana..
    Essa receita caiu do céu!!! Estava mesmo procurando uma receita de cupcake de milho \o/ Vou fazer esse final de semana!!! Tem alguma sugestão para recheio?? Será que fica bom recheando com cream cheese?? bjOO enorme

    • 13 de June de 2014 - 17:23

      Renata, fiz uma sugestão de recheio no post! :D Beijos!

  9. Fernanda Mezzadri Lopes
    05 de June de 2014 - 15:26

    Achei muito legal!
    Deu vontade de imitar pra um dia de jogo do Brasil, vamos ver se o ânimo chega!rs
    Beijo

  10. Melina
    06 de June de 2014 - 16:39

    Ju, quero fazer uma cobertura bem branquinha para o meu chá de panela. O que eu posso usar? E quanto tempo “dura” o buttercream? Posso fazer no dia anterior?

    • 13 de June de 2014 - 17:51

      Melina, merengue e chantilly são completamente brancos. O Buttercream sempre tem um tom amarelado por conta da manteiga. Ele dura quase dois dias fora da geladeira e você pode sim fazer no dia anterior, só tenha certeza que o clima não está muito quente por aí. Senão, é melhor deixar na geladeira. Beijos!

  11. Flávia Antunes
    08 de June de 2014 - 17:38

    Oi Ju,

    gostaria de saber se essa manteiga do buttecream é normal. ou seja com sal, pq na receita vc não menciona se ela é sem sal e na maioria dos buttcreams se usa a sem sal.

    Beijos, os cupcakes ficaram lindos como sempre!!

    • 13 de June de 2014 - 18:20

      Flávia, eu não menciono porque já faz parte da lógica do blog. Está no FAQ, depois dê uma lida! É manteiga sem sal, sempre, a não ser que eu diga que é com. Beijos!

  12. Juliana R
    10 de June de 2014 - 10:07

    Olá Juliana, fiz esses cupcakes para o pessoal do pilates e eles amaram. Só não consegui esse domo lindo dos seus. Qual o segredo?

    • 21 de June de 2014 - 10:25

      Juliana, não tem muito segredo não, é preencher a forminha adequadamente e preparar a massa direitinho pra ela não solar. Beijos!

  13. Gabi Pazian
    11 de June de 2014 - 22:13

    Nossa que triste, meu buttercream ficou bem molinho…Segui tudo a risca..Que manteiga vc usa?? A propósito, eu ameei seu blog descobri essa semana e já fucei em tudinho!! Segundo dia me aventurando em cupcakes!! Parabéns tudo muito fofo! beijos

    • 21 de June de 2014 - 13:54

      Gabi, eu costumo usar Itambé, mas a marca geralmente não faz muita diferença. Provavelmente ficou mole porque estava muito quente na sua cidade. Beijos!

  14. Janaina
    22 de June de 2014 - 20:34

    Olá Juliana! Como ninguém na minha casa gosta de buttercream eu pensei eu fazer um ganache de chocolate branco para cobrir. Vc sabe se posso tingir de verde o chocolate? Se sim, qual corante usar? Adorei o blog! Beijos!

    • 25 de June de 2014 - 20:59

      Janaina, pode sim, use corante específico para chocolate (ele é a base de óleo). Vende em casas de confeitaria. Beijos!

  15. Stella Carvalho
    24 de June de 2014 - 14:01

    Olá!! Adorei o seu site e já favoritei ! uhull Em julho vou festejar os dois aninhos de minha filha e o tema será da Peppa Pig. Quais sugestões para decoração de cupcake vc me recomendaria? Abraços.

    • 25 de June de 2014 - 22:07

      Stella, eu faria a Peppa em biscoito com royal icing, porque ela não deve ser fácil de fazer em pasta americana. Ou colocaria tags com o rostinho dela por cima, pra ficar bonitinho. Beijos!

  16. Fernanda Valle
    25 de June de 2014 - 12:26

    Oi, Juliana!

    Acompanho o seu site há muito tempo, mas essa é a primeira vez que comento.

    Gostaria de saber se um buttercream de canela ficaria bom com o bolinho? É pq sempre que eu penso em bolo de milho, me lembra canela… eu vi em alguns lugares que as pessoas estavam fazendo brigadeiro de milho e salpicando canela em cima. Por isso eu gostaria de saber se a massa fica com gosto muito forte de milho? Se não, o brigadeiro de milho realçaria o sabor. Ela fica muito doce?

    Muito obrigada pelas suas receitas maravilhosas!

    Abraços

    • 25 de June de 2014 - 22:27

      Fernanda, buttercream com canela fica bom sim, mas eu honestamente preferiria salpicar por cima. Essa massa tem bastante gosto de milho, na minha opinião, acho que um brigadeiro de milho por cima ficaria enjoado demais. Beijos!

  17. 07 de August de 2014 - 14:33

    Olá, Juliana!

    Sou nova com cupcakes e aqui no blog, (aliás, parabéns, tudo lindo!), e gostaria de saber se você poderia fazer um post explicativo de como fazer a “voltinha” do cupcake, sabe, bem simplisinho mesmo, para iniciantes! Beijos!

  18. Lívia Guerra
    20 de November de 2014 - 09:11

    Ju, se eu usar corante em pó ao invés do em gel, daria certo também?

    • 23 de December de 2014 - 13:00

      Lívia, da certo sim, mas em gel costuma ser mais forte que o em pó. Beijos!

  19. Fernanda Carvalho
    21 de February de 2015 - 23:40

    Oi Juliana! Parabens pelo seu site! Tem informacoes maravilhosas!! Super organizado e bonito!!! Estou querendo fazer uns cupcakes com essa decoracao de graminha verde… mas quero usar brigadeiro branco colorido de verde… vc ja fez? Ou sabe se da certo? Tenho medo de nao dar o ponto e a grama “ficar mole”. Pq se eu firmar muito noponto, nao vai passar no bico 233. Aceito sugestoes rs

    • 08 de March de 2015 - 00:17

      Fernanda, eu costumo fazer com buttercream porque sai mais facilmente e segura bem o formato. Nunca fiz com brigadeiro, não sei dizer bem como se comportaria. Faça com chantilly de caixinha, talvez seja melhor! Beijos!

  20. Nalige Zanin
    23 de April de 2015 - 12:55

    Boa tarde Juliana, eu queria saber se da pra fazer a graminha com o bico 234 da mago?

    • 26 de April de 2015 - 09:28

      Nalige, dá sim, mas a grama é um pouco “maior”, hahahah!

  21. Nalige Zanin
    28 de April de 2015 - 13:13

    Muito maior? Não achei pra comprar o 233!!! :(

    • 30 de April de 2015 - 14:49

      Nalige, um pouco maior só, vai ficar mais “espaçado”, mas ainda fica bonito! :)

  22. Clarissa
    03 de July de 2015 - 00:51

    Oiii Ju, primeiro parabens por tudooo site, receitas, dedicaçao, carinho, é tudo que sinto quando procuro algo no seu site, sempre indico para quem quer fazer cups, minha filha de 4 anos disse que estou perita em cupcakes rsrs gracas a vc, queria saber se poderia eu tirar o fuba? Beijos

    • 13 de July de 2015 - 18:54

      Clarissa, se você tirar o fubá, não vai ter o mesmo gosto de milho. Beijos!

  23. Arlete
    23 de March de 2016 - 15:42

    Olá Juliana, boa tarde. Quanto tempo dura o buttercream na geladeira? Obrigada

    • 11 de April de 2016 - 19:44

      Arlete, na geladeira dura uma semana ou mais. Beijos!

  24. Carina Menezes Mattos
    25 de April de 2017 - 21:22

    Oi Ju!!!
    Meu afilhado vai fazer aniversário e o tema é futebol. Viu fazer essa receita é a decoração também, acho que vai dar para os 24 mini Cupcakes. Posso decorar com a Graminha na véspera, ou será que vai ficar mole. Sou do RJ, mas em Maio aqui no Rio está mais fresco. Se ficar bonito, te mando a foto.Bjs

    • 07 de May de 2017 - 01:29

      Carina, dá pra decorar antes sim. Recomendo deixar na geladeira até a hora da festa, porque vivemos num país tropical né kkkk Beijos!

  25. Tatiane
    06 de July de 2017 - 07:14

    Oi Juliana, eu tive uma experiência ruim com Chantilly e pasta americana, fiz CupCakes do Mickey e as orelhas derreter amanhã e eu quase morri chorando, sabes me dizer quais podem misturar com pasta americana sem estragar, tipo este de futebol com a bolinha em pasta americana.

    • 11 de July de 2017 - 13:59

      Tatiane, misture um pouco de CMC à pasta americana para que ela fique mais dura e seca, então não vai ter problemas com o chantilly!

Juliana Morgado

I’m a journalist with more passions than time can allow me to have. I have found in the kitchen my paradise, my resting place after a long and exhausting day. It’s my addiction, really. Not only cupcakes but anything that I find interesting, challenging or fun to do. Despite the blog’s name, it’s not all about cupcakes. I love cooking risotto, of all kinds, and I simply love any recipe with cheese.

Cupcakeando’s History

I’m not sure when or why I started to cook. My memories are of my mother putting me in the kitchen and teaching Brazilian white rice and her awesome pomodoro sauce for spaghetti, with fresh tomatoes just the way only she can do. All I know in the kitchen I’ve learned by one way: practice. My recipes are created from my head and implemented with the tests I run, or even meticulously measured from trusted sources.
I have a true passion for cupcakes, because I believe they represent everything that’s good in the kitchen: butter, sugar, cuteness, dedication and creativity. Everything in the right amount for one person.
I enjoy experimenting with these little ones, and finding out new ways do decorate them. When I have nothing better to do, I start researching and studying recipes, theories and decorations for cupcakes. Yeah, study, that’s right.
The blog is also a place for my second passion: photography. I’m that person who keeps looking for angles and shots while walking on the park. I also study the art of photography through websites and books.

The Name

Cupcakeando means, roughly, cupcakeing in Portuguese. The noun “cupcake” is in a verb tense that most well-schooled Brazilians hate because it means an action that will never stop. That’s precisely my intention. I don’t have any wish to stop my cupcake factory anytime soon, or even stop cooking in general. If I don’t have anymore orders, it will be for friends. If my friends get sick of it, it will be for my family. When my family says “ENOUGH”, it will be for myself (and maybe for my Siberian husky and my Pembroke corgi). Because that’s what I love to do and what makes me truly happy.

Copyright

All photos and texts on this website are produced by Cupcakeando, unless specified otherwise. They represent a lot of work and effort. In case you want to use any photo or text from this website, please make sure to link back to me or even get in touch with me before anything. I’ll be glad to help, but it’s important to give the proper recognition. :)

Creative Commons License
This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contact

What if your question has already been answered on the FAQ? Read it just to make sure!

Send your questions or doubts through here.
I answer to each and every e-mail sent to me. Make sure you’ll get my e-mail by adding contato@cupcakeando.com.br to your safe contacts, or my answer might just flip into your spam box.