Friday, 19 de June de 2015

Cupcakes de chocolate e geleia de morango

27 Comments

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

  1. Juliana Cunha
    19 de June de 2015 - 11:23

    Oi Jú! Vc não acredita mas fiz um cupcake com esse morango banhado no chocolate hoje mesmo! Quando abri o blog nem acreditei. Parece que foi sintonia de pensamentos. Hahaha. Claro que não ficou lindíssimo como esse, mas um dia eu chego lá. Vou mandar a foto no seu e-mail. Bom, o shoyo fica muito bom no molho de cebolas caramelizadas, que dá pra por em cima de carnes grelhadas; esse molho também também fica perfeito no hamburguer que vc fizer em casa mesmo. Humm. Os cogumelos shimeji também combinam muito com shoyo…E quanto ao manjericão, eu ponho em tudo, pq adooooro manjericão. Quando tenho um que tá meio perdendo em casa, bato no mixer só com azeite e um pouquinho de alho, pimenta do reino e sal e ponho em bisnagas daquelas de pit dog, sabe?! Na geladeira dura um tempão. Aí dá pra por na salada, na massa, na torrada… enfim, onde vc quiser. Super beijo e boa sorte nas desventuras culinárias.

  2. Jo
    19 de June de 2015 - 11:47

    A-ha!! Sabia que você iria postar hoje, pois me lembro quando entrei pela primeira vez no seu blog e vi que o primeiro post havia sido publicado no dia 19/06, meu aniversário. Então você faz aniversário de blog hoje!! Parabéns para nós, querida!!! E essa receita é um presente, hein!!! Adoooooro!!! Bjs.

    • 13 de July de 2015 - 16:48

      Jo, parabéns então! Feliz aniversário junto com o blog hehehehe Beijos!

  3. Suzana Quintino Soares
    19 de June de 2015 - 11:49

    Oi Jú…
    Tem quase dois anos que sigo você, e é a primeira vez que quebro o silêncio para comentar… rsrrsrs
    Amo você de paixão, seus posts lindos, sinceros, como você abre seu coração e sua vida para nós com tanta poesia e beleza.
    Sempre lhe envio muitas energias positivas, para que este novo desafio do apê próprio lhe proporcione muita luz e bênçãos. Também ando mentalizando prosperidade, já que você tem comentado que a grana tá curta hehehehe.

    Quanto ao seu pedido de sugestões, não uso muito shoyu em casa porque meu marido não gosta, mas manjericão, como também tenho uma pequena horta, tem muita audiência aqui rsrsr.
    Faço bruschetta para aproveitar os pãezinhos que estão ficando velhinhos: corto os tomates sem sementes em cubos, e tempero com as folhas de manjericão, azeite de oliva e flor de sal. O pão uso o que tiver. Se estou tentando ser light, coloco apenas creme de ricota embaixo, se vou enfiar o pé na jaca, vai muçarela, ou outro queijo mais pesado.
    Também uma iguaria deliciosa de fazer em casa com manjericão fresco é molho pesto. Tem muitos para comprar, mas nada se compara à colher as folhinhas e fazer na hora. Use o manjericão, também pode colocar umas folhinhas de salsa, uma pontinha de dente de alho, amêndoas ou outra oleaginosa (pinhole, castanha), parmesão ralado, e azeite de oliva, bate tudo com o mixer ou liquidificador até ter a consistência que você preferir. Puro amor.
    Beijos com muito carinho!!

    • 13 de July de 2015 - 17:11

      Suzana, obrigada pelo carinho! Continue enviando energias positivas, estou precisando ultimamente! Hehehehe
      Bruschetta é uma delícia, já viu a que fiz e botei a receita no blog? Beijos!

  4. Luciana Grizze
    19 de June de 2015 - 19:59

    Ju,
    Adoro suas receitas e toda vez que sai uma nova, tenho vontade de fazer, mas me falta tempo. Um dia serei como você, rsrsrs.
    Gostaria de saber o que você acha de usar aquela cobertura de creamcheese (do red velvet) ao invés do merengue italiano? Será que ficaria gostoso?
    Obrigada pelas receitas maravilhosas e pelo carinho que você dedica a este blog. Beijos.

    • 13 de July de 2015 - 17:23

      Luciana, fica bom sim! Eu particularmente amo cobertura de creamcheese. Beijos!

  5. Rafaela Dourado
    20 de June de 2015 - 14:49

    Flor, usa seu shoyu pra temperar peito de frango também, fica uma delícia e dá uma cor bonita.
    Nossa, manjericão fresco é um sonho! Faz uma massa (eu gosto de penne) com molho ao pesto! Certeza de sucesso!
    Beijoca ;)

  6. Marcia
    20 de June de 2015 - 22:50

    Juliana,tudo bom ?
    Shoyo vai muito bem com tofu ou tofu vai muito bem com shoyo ?!? rss…combinação perfeita e simples.
    Manjericão no molho caseiro de tomates para cobrir um espaguete al dente perfuma a casa e agrada o paladar.
    Sei que são muito simples e nem precisa de receita mas são classicamente “delicious” na minha opinião.
    vc bem que podia inventar uns cupcakes com esses ingredientes,hein ?

  7. Eliana
    21 de June de 2015 - 21:14

    Olá Juliana! Parabéns pelo seu blog! Vou fazer a festa do meu filho e fazer cupcake. A cobertura de buttercream IMBC dura por algum tempo fora da geladeira sem perder a forma?

    • 13 de July de 2015 - 17:26

      Eliana, IMBC não deve ficar na geladeira, senão ele endurece e não é bom de comer quando está duro. Ele tem que ficar em temperatura ambiente. Se estiver muito quente ou se for pra ficar no sol, então essa não é a cobertura certa! Beijos!

  8. vivi
    22 de June de 2015 - 15:36

    Jú, qdo na sua receita fala água quente, posso colocar leite quente?
    Essa àgua quente é só para acentuar o sabor do chocolate ou tem outra finalidade tb, uma vez que tenho que deixar esfriar depois né?!
    obrigada
    besos
    Vivi

    • 13 de July de 2015 - 17:29

      Vivi, pode usar leite mas vai mudar a textura da massa. Melhor usar água. A água quente ajuda a acentuar o sabor do cacau, porque você vai meio que ferver o cacau na água quente. Beijos!

  9. Elizabeth
    27 de June de 2015 - 00:10

    Ju, adoro fazer geleias e chimias. O melhor truque para que elas fiquem coloridas e lindas é colocar na panela ou no microondas somente a fruta e cozinhar ela pura por um tempo. Quando ficar meio cozida, colocar um pouco menos da metade do volume de açúcar e cozinhar até dar o ponto. Com os morangos, é lavar, tirar as folhinhas, escorrer o excesso de água e cozinhar alguns minutos. Tirar todo machucado dos morangos, pois deixam a geleia escura. Colocar açúcar, provar e acertar o açúcar a gosto e dar o ponto. Ela vai ficar bem vermelhinha. Pode experimentar.

  10. 29 de June de 2015 - 11:11

    Olá Juliana estou entrando no mundo da confeitaria e sempre encontro informações interessantes aqui no seu blog e gostaria de ver se vc pode me ajudar. Estou usando uma receita de cupcake de chocolate que eu adoro, adoro os ingredientes que vão na massa, adoro o método de fazer, o sabor, a consistência depois de pronto. Adoro tudo! Mas, nem sempre ela dá certo! Já pensei que pudesse ser o forno pois eu não tenho termômetro de forno, mas eu consigo assar minhas outras massas tranquilamente então acho que não é isso, a receita é balanceada então também não acho que seja um erro de proporção. O que pode ser? O que dá errado é que nem sempre faz aquele domo, as vezes ele cresce no forno e depois fica reto e as vezes afunda um pouco, mas fica perfeitamente cozido por dentro. só que outras vezes forma o domo e fica lindo!!
    O que será?

    • 13 de July de 2015 - 18:27

      Glau, isso não é dar certo ou errado. Tem receitas que formam o domo e tem receitas que não formam. Também depende muito da temperatura do seu forno. Por exemplo: quando asso menos cupcakes na fôrma, 4 ou 5, o domo deles cresce muito. Quando asso duas fôrmas num forno só, todos ficam mais baixinhos. Então depende. Só porque não formou o domo não quer dizer que está errado. Beijos!

  11. Deisy
    29 de June de 2015 - 15:38

    Oi Jú!
    Gostaria de saber se essas receitas de Cups que tu posta dariam certo em versão bolo de pote. O que achas?

  12. denyse
    01 de July de 2015 - 14:06

    Juliana, comprei um cacau em pó toda feliz, pois não é comum encontrar nos supermercados da minha cidade. Ele era orgânico e eu fiquei mais feliz ainda. Fiz um bolo comum e ficou delicioso. Na segunda vez que comprei o produto (da mesma marca, só que não orgânico), os cups e até o brigadeiro ficaram com gosto de canela! A marca é uma que eu considero muito boa. Você sabe o que aconteceu?

    • 13 de July de 2015 - 18:44

      Denyse, se for orgânico, acredito que é natural ter essas variações de sabor. Acho inclusive que é parte da graça de provar cacaus diferentes. Beijos!

  13. Eliana
    09 de July de 2015 - 14:31

    Oi Juliana!
    Ontem fiz o buttercream de merengue italiano….ficou lindo e delicioso….todos gostaram!!! Segui todos os passos que estão na receita. Parabéns e obrigada pelas receitas!!!

  14. jussara
    12 de July de 2015 - 20:49

    Oi Juliana!! ahh reparei que forminhas de papel ,mesmo de boa qualidade, depois de guardadas um tempo parecem “laciar”, ai ponho na forma e fica sobrando papel, e essas sobras entram na massa se eu não dobrar antes, é horrível!! Como evitar isso, por favor?! Espero que tenha entendido o caso! hehhehe
    Agradeço a generosidade de compartilhar as experiências, tudo de mais gostoso pra você!!!!!!!!!!

    • 14 de July de 2015 - 17:49

      Jussara, você precisa comprar forminhas que já não estejam “arregaçadas” desse jeito. Elas precisam vir bem fechadinhas. E as guarde em um lugar sem nada que fique por cima delas. Se tiver um copo, é bom deixá-las dentro dele, para não ter problema. Beijos!

  15. Caroline
    03 de September de 2015 - 22:04

    Oie Ju…estou seguindo seu blog e confesso rsr me apaixonei nos seus posts, espero toda semana o próximo rsr, confesso que adoro suas ideias para os cupcakes, tenho uma duvida…oq posso usar para substituir o buttermilk?? Semana que vem é niver do meu irmão e gostaria de testar essa receita…

    Bjos, tudo de melhor pra vc ;)

    Carol

    • 16 de September de 2015 - 23:08

      Caroline, use leite comum mesmo. O buttermilk deixa mais gostoso, mas não dá errado fazer com leite não. Beijos!

  16. Marluce Toledo
    05 de April de 2016 - 12:24

    Ei Ju, bom dia! Me esclarece uma dúvida, essa massa é mais líquida mesmo? Já testei várias massas suas, que aliás, amo de paixão, mas essa ficou mais líquida. É isso mesmo? Bj!

    • 14 de April de 2016 - 11:27

      Marluce, é sim! Ela deve ficar mais líquida, mas nada INCRIVELMENTE líquida. O ponto certo é tipo uma “lava”. Beijos!

Juliana Morgado

I’m a journalist with more passions than time can allow me to have. I have found in the kitchen my paradise, my resting place after a long and exhausting day. It’s my addiction, really. Not only cupcakes but anything that I find interesting, challenging or fun to do. Despite the blog’s name, it’s not all about cupcakes. I love cooking risotto, of all kinds, and I simply love any recipe with cheese.

Cupcakeando’s History

I’m not sure when or why I started to cook. My memories are of my mother putting me in the kitchen and teaching Brazilian white rice and her awesome pomodoro sauce for spaghetti, with fresh tomatoes just the way only she can do. All I know in the kitchen I’ve learned by one way: practice. My recipes are created from my head and implemented with the tests I run, or even meticulously measured from trusted sources.
I have a true passion for cupcakes, because I believe they represent everything that’s good in the kitchen: butter, sugar, cuteness, dedication and creativity. Everything in the right amount for one person.
I enjoy experimenting with these little ones, and finding out new ways do decorate them. When I have nothing better to do, I start researching and studying recipes, theories and decorations for cupcakes. Yeah, study, that’s right.
The blog is also a place for my second passion: photography. I’m that person who keeps looking for angles and shots while walking on the park. I also study the art of photography through websites and books.

The Name

Cupcakeando means, roughly, cupcakeing in Portuguese. The noun “cupcake” is in a verb tense that most well-schooled Brazilians hate because it means an action that will never stop. That’s precisely my intention. I don’t have any wish to stop my cupcake factory anytime soon, or even stop cooking in general. If I don’t have anymore orders, it will be for friends. If my friends get sick of it, it will be for my family. When my family says “ENOUGH”, it will be for myself (and maybe for my Siberian husky and my Pembroke corgi). Because that’s what I love to do and what makes me truly happy.

Copyright

All photos and texts on this website are produced by Cupcakeando, unless specified otherwise. They represent a lot of work and effort. In case you want to use any photo or text from this website, please make sure to link back to me or even get in touch with me before anything. I’ll be glad to help, but it’s important to give the proper recognition. :)

Creative Commons License
This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

Contact

What if your question has already been answered on the FAQ? Read it just to make sure!

Send your questions or doubts through here.
I answer to each and every e-mail sent to me. Make sure you’ll get my e-mail by adding contato@cupcakeando.com.br to your safe contacts, or my answer might just flip into your spam box.